Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira

Participe do fórum, é rápido e fácil

Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira
Eletrônica Silveira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
HOMENAGEM

Na vida tudo passa tudo acontece mas alguém igual a você a gente jamais esquece

Etapa de saída AIWA 1-74


★ 22 de novembro de 1991

† 12 de março de 2016

Nosso eterno amigo, administrador e fundador deste fórum
Quem está conectado?
91 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 91 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 362 em Sex 9 Abr 2021 - 22:11
Últimos assuntos
» Meu irs 900 stereo
Etapa de saída AIWA EmptyOntem à(s) 17:40 por sandy silva de oliveira

» LAYOUT DA TIME ONE E OS PDF
Etapa de saída AIWA EmptySex 19 Abr 2024 - 20:01 por cristaltec

» PI ITALIANO 6V DETECTOR DE METAL
Etapa de saída AIWA EmptyQua 10 Abr 2024 - 19:10 por Fardin pezzhan

» DETECTOR DE METAIS IDX-PRO
Etapa de saída AIWA EmptySex 5 Abr 2024 - 19:51 por Fardin pezzhan

» Fonte Chaveada 2000W SG3525 & IR2110
Etapa de saída AIWA EmptyQui 4 Abr 2024 - 12:55 por sandy silva de oliveira

» Todas as revistas CTA VOL 1 A 12 - aproveitem.
Etapa de saída AIWA EmptyTer 2 Abr 2024 - 22:28 por Rodrigo L Santos

» >>>>>>> Sobre a criação de novos tópicos<<<<<<<<<<<<<<<
Etapa de saída AIWA EmptyDom 24 Mar 2024 - 16:10 por crisnich

» Defeito intermitente amplificador Ciclotron TIP5000
Etapa de saída AIWA EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:13 por fastaveira

» Esquema Amplificador Audio Leader AL 5.0
Etapa de saída AIWA EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:01 por fastaveira

» MK4000 - FONTE CHAVEADA FULL BRIDGE
Etapa de saída AIWA EmptyDom 17 Mar 2024 - 18:43 por sandy silva de oliveira

» amplificador class h tailandes
Etapa de saída AIWA EmptySex 15 Mar 2024 - 22:41 por mehuysal

» Amplificador Super Strong
Etapa de saída AIWA EmptyQui 14 Mar 2024 - 13:03 por Reginaldo Silva

» Amplificador Classe D UCD1500
Etapa de saída AIWA EmptyQua 13 Mar 2024 - 13:07 por Guille

»  NS450 - FONTE CHAVEADA PARTE 2
Etapa de saída AIWA EmptySeg 11 Mar 2024 - 6:55 por ffernand3s

» Amplificador Fonte Simples em teia de aranha
Etapa de saída AIWA EmptySex 1 Mar 2024 - 12:17 por Reginaldo Silva

Top dos mais postadores
Rafael Silveira (7816)
Etapa de saída AIWA I_vote_lcapEtapa de saída AIWA I_voting_barEtapa de saída AIWA I_vote_rcap 
Caca Silva (6057)
Etapa de saída AIWA I_vote_lcapEtapa de saída AIWA I_voting_barEtapa de saída AIWA I_vote_rcap 
renatoscp (3891)
Etapa de saída AIWA I_vote_lcapEtapa de saída AIWA I_voting_barEtapa de saída AIWA I_vote_rcap 
CMeletronica (3234)
Etapa de saída AIWA I_vote_lcapEtapa de saída AIWA I_voting_barEtapa de saída AIWA I_vote_rcap 
michel chagas (2791)
Etapa de saída AIWA I_vote_lcapEtapa de saída AIWA I_voting_barEtapa de saída AIWA I_vote_rcap 
Railson (2119)
Etapa de saída AIWA I_vote_lcapEtapa de saída AIWA I_voting_barEtapa de saída AIWA I_vote_rcap 
alexsandro rodrigues de a (1835)
Etapa de saída AIWA I_vote_lcapEtapa de saída AIWA I_voting_barEtapa de saída AIWA I_vote_rcap 
naldo santos (1625)
Etapa de saída AIWA I_vote_lcapEtapa de saída AIWA I_voting_barEtapa de saída AIWA I_vote_rcap 
ablacon64 (1222)
Etapa de saída AIWA I_vote_lcapEtapa de saída AIWA I_voting_barEtapa de saída AIWA I_vote_rcap 
gilvantexas (1061)
Etapa de saída AIWA I_vote_lcapEtapa de saída AIWA I_voting_barEtapa de saída AIWA I_vote_rcap 

Medidor de Velocidade


Etapa de saída AIWA

+2
Mario Mota
systemjol
6 participantes

Ir para baixo

Etapa de saída AIWA Empty Etapa de saída AIWA

Mensagem por systemjol Seg 28 Out 2013 - 8:32

Olá amigos.Tenho uma dúvida a respeito da etapa de saída dos minisystems AIWA.Eles usam transistores darlington de baixa corrente (8 a 10 amperes) mas a tensão que eles trabalham no circuito é muito alta,chega a atingir os 70+70v.Como isso é possível apenas com um par de transistores de 10a?Outros amplificadores com as mesmas características de impedância de saída e tensão de alimentação teria que se usar no mínimo 3 pares de transistores de 15a.
Se alguém aí entende desses amplificadores AIWA,por favor,dê uma explicação detalhada aí pois acho que a dúvida não é só minha.Desde já obrigado.
systemjol
systemjol
Avançado
Avançado

Mensagens : 919
Data de inscrição : 24/12/2012
Idade : 38
Localização : Almenara-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Etapa de saída AIWA Empty Re: Etapa de saída AIWA

Mensagem por systemjol Ter 29 Out 2013 - 10:34

??
Alguém aí?
systemjol
systemjol
Avançado
Avançado

Mensagens : 919
Data de inscrição : 24/12/2012
Idade : 38
Localização : Almenara-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Etapa de saída AIWA Empty Re: Etapa de saída AIWA

Mensagem por Mario Mota Ter 29 Out 2013 - 11:35

Bom dia SystemJOL!
Amigo qual o modelo para queimar neurônios junto com o senhor?
Mario Mota
Mario Mota
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 927
Data de inscrição : 03/11/2012
Idade : 62
Localização : Belém/Pará/Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Etapa de saída AIWA Empty Re: Etapa de saída AIWA

Mensagem por systemjol Ter 29 Out 2013 - 11:52

Obrigado pela atenção Very Happy 
Todos os aparelhos que utilizam transistores na saída.Ex:NSX-T99;NSX-T76;NSX-F959 etc.
systemjol
systemjol
Avançado
Avançado

Mensagens : 919
Data de inscrição : 24/12/2012
Idade : 38
Localização : Almenara-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Etapa de saída AIWA Empty Re: Etapa de saída AIWA

Mensagem por naldo santos Ter 29 Out 2013 - 12:46

Bem ,o que me parece é que estes amplificadores são dotados de uma etapa limitadora de corrente(VI limiter) nos saidas impedindo que esta ultrapasse os limites toleravéis pelos darlingtons de saida,a vantagem nisto tudo é poder trabalhar com voltagens e correntes altas com poucos transistores na saida,porem não tera toda a potencia que o amplificador pode dar pois ela sera controlada por tal etapa e mante-rá o potencia em um nivel toleravél pelos saidas evitando avalanche térmica nos mesmo,aparelhos antigos já utilizavam deste artificio,alguns gradientes,marantz,sansuy e outros o bom é que com tal corrente e tensão conseguimos bons graves e uma sensação de extremo peso sem forçar muito o aparelho!!! e acho que o aiwa seja o uns dos que ainda insiste em tal configuração,pois hoje a maioria esta bolando algo é para obter mais potencia e não mante-la estabilizada em determinado ponto!!é o que eu achei,que me corrijam ou complementem se preciso for!!Positivo 

Abraços!!

Naldo Santos.


Última edição por naldo santos em Ter 29 Out 2013 - 12:53, editado 1 vez(es)

_________________
Naldo Santos.

só sei que nada sei!!!
naldo santos
naldo santos
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 1625
Data de inscrição : 30/08/2012
Idade : 51
Localização : salvador-ba

Ir para o topo Ir para baixo

Etapa de saída AIWA Empty Re: Etapa de saída AIWA

Mensagem por Caca Silva Ter 29 Out 2013 - 12:52

Naldo uma das razões disso pode ser por esses aparelhos usarem caixas de som com alto-falantes pequenos e fracos ou eu estou errado hehehehehe.

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Caca Silva
Caca Silva
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Mensagens : 6057
Data de inscrição : 30/01/2011
Idade : 43
Localização : Ritápolis MG

Ir para o topo Ir para baixo

Etapa de saída AIWA Empty Re: Etapa de saída AIWA

Mensagem por naldo santos Ter 29 Out 2013 - 12:58

cacabest escreveu:Naldo uma das razões disso pode ser por esses aparelhos usarem caixas de som com alto-falantes pequenos e fracos ou eu estou errado hehehehehe.
Também Cacá!! um exemplo é um amplificador com darlington na saida que temos aqui no forum e acho que você montou também..um dos principais problemas dele era justamente por não existir esta configuração ai o que acontecia??...não podia ultrapassar os 45V e nem trabalhar com baixa impedancia na carga pois os saidas torravam,se fosse com o vi limiter isto seria controlado,mas perderia potencia no final!! Positivo 

_________________
Naldo Santos.

só sei que nada sei!!!
naldo santos
naldo santos
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 1625
Data de inscrição : 30/08/2012
Idade : 51
Localização : salvador-ba

Ir para o topo Ir para baixo

Etapa de saída AIWA Empty Re: Etapa de saída AIWA

Mensagem por jlg Ter 29 Out 2013 - 13:52

Eu já vi muitos aparelhos aiwa que trabalham em classe AB+H. Isso pode melhorar o rendimento.

Em alguns aparelhos, um único par de mosfet comanda dois ou quatro canais, chaveando para uma tensão maior. Achei estranho, pois normalmente cada par de mosfet chaveia a tensão para um único canal.

Parece um mistério algumas configurações que vemos na etapa de saída dos aparelhos aiwa, são simples mas não vemos ninguém montando.
jlg
jlg
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 45
Data de inscrição : 29/10/2012
Idade : 42
Localização : Angélica MS

Ir para o topo Ir para baixo

Etapa de saída AIWA Empty Re: Etapa de saída AIWA

Mensagem por netto Sex 8 Nov 2013 - 22:54

naldo santos escreveu:Bem ,o que me parece é que estes amplificadores são dotados de uma etapa limitadora de corrente(VI limiter) nos saidas impedindo que esta ultrapasse os limites toleravéis pelos darlingtons de saida,a vantagem nisto tudo é poder trabalhar com voltagens e correntes altas com poucos transistores na saida,porem não tera toda a potencia que o amplificador pode dar pois ela sera controlada por tal etapa e mante-rá o potencia em um nivel toleravél pelos saidas evitando avalanche térmica nos mesmo,aparelhos antigos já utilizavam deste artificio,alguns gradientes,marantz,sansuy e outros o bom é que com tal corrente e tensão conseguimos bons graves e uma sensação de extremo peso sem forçar muito o aparelho!!! e acho que o aiwa seja o uns dos que ainda insiste em tal configuração,pois hoje a maioria esta bolando algo é para obter mais potencia e não mante-la estabilizada em determinado ponto!!é o que eu achei,que me corrijam ou complementem se preciso for!!Positivo 

Abraços!!

Naldo Santos.
Mestre Naldo vou montar em breve seu amplificador e postar os comentários, andei super apurado e meio sem tempo.

Eu andei consertando muitos modelos destes Aiwa e é um saco, teve um que dava uns estralos num canal e armava proteção, troquei tudo que podia e o problema não sumia, troquei transistor darlington, transistores smd, fiquei 1 mes em cima dele, até que ressoldei tudo e problema sumiu.

Naldo você falou que existe um limitador de voltagem na saída? Pois eu notei que os darlingtons de saída são ligados direto na fonte, sem nenhum circuito intermediário, da uma esclarecida pra gente aí,

valeu e bom fim de semana a todos Positivo 
netto
netto
Avançado
Avançado

Mensagens : 337
Data de inscrição : 12/03/2013
Idade : 34
Localização : cascavel

Ir para o topo Ir para baixo

Etapa de saída AIWA Empty Re: Etapa de saída AIWA

Mensagem por systemjol Sáb 9 Nov 2013 - 8:06

Realmente vale a pena juntar todos os conhecimentos desses aparelhos e colocar aqui pois ainda são muito usados hoje em dia e não tem um circuito convencional como os outros amps.Tem alguns modelos que usam mosfets de baixa tensão e alta corrente que chaveiam a voltagem para entregar aos darlingtons.Certa vez medi a tensão antes e depois de um deles com o aparelho sem audio tocando e deu 68vdc antes e 26vdc depois,parece,pelo que vi,que os mosfets funcionam em classe g,em pouca potencia liberam a metade da fonte,e quando aumentamos o vol,ele libera tudo mas limitando ainda assim a corrente,para que não exceda o limite máximo suportado pelos darlingtons.Acho que é isso que o Naldo quis dizer.
systemjol
systemjol
Avançado
Avançado

Mensagens : 919
Data de inscrição : 24/12/2012
Idade : 38
Localização : Almenara-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Etapa de saída AIWA Empty Re: Etapa de saída AIWA

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos