Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira

Participe do fórum, é rápido e fácil

Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira
Eletrônica Silveira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
HOMENAGEM

Na vida tudo passa tudo acontece mas alguém igual a você a gente jamais esquece

AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 1-74


★ 22 de novembro de 1991

† 12 de março de 2016

Nosso eterno amigo, administrador e fundador deste fórum
Quem está conectado?
24 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 24 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 362 em Sex 9 Abr 2021 - 22:11
Últimos assuntos
» MK4000 - FONTE CHAVEADA FULL BRIDGE
AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 EmptyQua 15 maio 2024 - 17:47 por rgb audio

» Ajuda com projeto de fonte para 4000 voltz
AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 EmptyQua 15 maio 2024 - 9:56 por JeanCastilhoa

» esquema studio r z1
AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 EmptySex 10 maio 2024 - 16:50 por luiz h souza

» Todas as revistas CTA VOL 1 A 12 - aproveitem.
AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 EmptyTer 7 maio 2024 - 21:53 por sergiopbastos

» Meu irs 900 stereo
AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 EmptyQua 1 maio 2024 - 17:40 por sandy silva de oliveira

» LAYOUT DA TIME ONE E OS PDF
AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 EmptyDom 14 Abr 2024 - 12:58 por ROLDAO

» PI ITALIANO 6V DETECTOR DE METAL
AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 EmptyQua 10 Abr 2024 - 19:10 por Fardin pezzhan

» DETECTOR DE METAIS IDX-PRO
AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 EmptySex 5 Abr 2024 - 19:51 por Fardin pezzhan

» Fonte Chaveada 2000W SG3525 & IR2110
AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 EmptyQui 4 Abr 2024 - 12:55 por sandy silva de oliveira

» >>>>>>> Sobre a criação de novos tópicos<<<<<<<<<<<<<<<
AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 EmptyDom 24 Mar 2024 - 16:10 por crisnich

» Defeito intermitente amplificador Ciclotron TIP5000
AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:13 por fastaveira

» Esquema Amplificador Audio Leader AL 5.0
AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:01 por fastaveira

» amplificador class h tailandes
AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 EmptySex 15 Mar 2024 - 22:41 por mehuysal

» Amplificador Super Strong
AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 EmptyQui 14 Mar 2024 - 13:03 por Reginaldo Silva

» Amplificador Classe D UCD1500
AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 EmptyQua 13 Mar 2024 - 13:07 por Guille

Top dos mais postadores
Rafael Silveira (7816)
AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 I_vote_lcapAMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 I_voting_barAMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 I_vote_rcap 
Caca Silva (6057)
AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 I_vote_lcapAMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 I_voting_barAMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 I_vote_rcap 
renatoscp (3891)
AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 I_vote_lcapAMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 I_voting_barAMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 I_vote_rcap 
CMeletronica (3234)
AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 I_vote_lcapAMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 I_voting_barAMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 I_vote_rcap 
michel chagas (2791)
AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 I_vote_lcapAMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 I_voting_barAMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 I_vote_rcap 
Railson (2119)
AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 I_vote_lcapAMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 I_voting_barAMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 I_vote_rcap 
alexsandro rodrigues de a (1835)
AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 I_vote_lcapAMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 I_voting_barAMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 I_vote_rcap 
naldo santos (1625)
AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 I_vote_lcapAMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 I_voting_barAMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 I_vote_rcap 
ablacon64 (1222)
AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 I_vote_lcapAMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 I_voting_barAMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 I_vote_rcap 
gilvantexas (1061)
AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 I_vote_lcapAMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 I_voting_barAMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 I_vote_rcap 

Medidor de Velocidade


AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03

+65
GOMES MATOS
lessil
PATRICK BRAYNER
Pedro maestra
Sandro Souza
welton
isaias tavares da siuva
Antonio de oliveira santa
Reginaldo Silva
elementoex
amozuo
maiko_bito
MaiconnKoczeski
gabriel castro
marcosf
Luiz Nogueira
betotora
wellingtonmatheus
marcomputter
thiagomaromba
nazirdigi
alanjb27
guinaldo
exciter
audium
CarlosVot
alex jhonn
jccarlos
keny rogeres
costapaulolimanatalrn
evilasiomarlene
Noral som
alanjunior
criseletron
DEL GUIMARAES
amcstudioa
Ademir
EXFLACO
zezingtr
raiontech
marcos antonio calsa
adirson
ricardoc978
ysk2
Só Áudio
Dierson Silva
infocompsalgueiro
Isaias Pereira
djlian
emerson luis
sandro03
wellington lima
chaves_paulo
Wando48
Andrew Lebon
alexsandro rodrigues de a
neudsonbr
CARLOS91
Mario Mota
Fsimoesjr
djcleivan
michael@
foxeletronic
del guimaraes solidade
CMeletronica
69 participantes

Página 31 de 40 Anterior  1 ... 17 ... 30, 31, 32 ... 35 ... 40  Seguinte

Ir para baixo

AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 Empty Re: AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03

Mensagem por Mario Mota Qui 26 Nov 2015 - 21:38

Antonio de oliveira santa escreveu:ola amigos do fórum eu montei esse amplificador  mais eu acho que  está aquecendo acima do normal  o som está forte e limpo ou seja muita qualidade e potencia a fonte está com uma voltagem de 65+ -0 - 65- com 4 capacitores de 10000 x 100 v  a montagem está igual  essa que o amigo Mario Mota  postou eu conferi tudo se alguém de vocês puderem me ajudar a solucionar esse problema pois já tem cliente interessado nessa máquina de som mais uma coisa eu quero saber a verdadeira posição dos transistores BD 139 e BD 140   no caso B , C , E  nessa placa  aguardo resposta urgente abraços
Boa noite amigo!
Eles são o controle de BIAS e também serve como um sensor de temperatura, só que nesta versão com controle da temperatura sendo feito pelo processo de ventilação forçada e sem limiter nas base dos transistores, não vejo a necessidade de ficar no dissipador.
Mario Mota
Mario Mota
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 927
Data de inscrição : 03/11/2012
Idade : 62
Localização : Belém/Pará/Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 Empty Re: AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03

Mensagem por ysk2 Qui 26 Nov 2015 - 23:14

Devo ter perdido esta parte sobre o limitador VI, mas gostaria de saber porque ele foi eliminado do projeto?
abs
ysk2
ysk2
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 24
Data de inscrição : 11/11/2012
Idade : 65
Localização : Curitiba Pr Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 Empty Re: AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03

Mensagem por maiko_bito Sex 27 Nov 2015 - 10:48

Pessoal, me desculpem interferir sobre o assunto da montagem...

Esta semana que passou tirei uma conclusão ruim do meu BX sabe, e gostaria de uma dica de vocês....

Eu tenho um BX montado a algum tempo já, com a seguinte configuração
Transformador 75 + 75 X 35A mperes (Toroidal)

400.000UF no banco de capacitores da fonte... ponte retificadora de 50 amperes
depois da retificação sai 105+105v DC

tenho 2 placas do BX, sendo 2 canais.... cada canal tem 10 pares sendo um par como drivers finais, e contando os outros 9 pares como potência final

resumindo tenho 18 pares na saida descontando os 2 pares que são drivers...

no final das contas eu ligo os 2 canais em ponte (bridge) pra formar um canal com o dobro da potência... utilizo um pequeno pré feito com TL072 que inverte a polaridade de uma das entradas pra possibilitar o bridge... funciona muito bem, livre de roncos e interferencias...

O caso é que sempre liguei subwoofers automotivos nele, até 8 subwoofers de 400w RMS tocou perfeitamente.... exigindo dele sempre frequências em torno de 10 a 35Hz

a alguns dias atrás eu e meu irmão ligamos no BX uma caixa com 2 Selenium JBL de 15 polegadas destes mais novos... se não me engano 94 ou 98dbs algo assim... 300RMS cada em 8 Ohms.... ligamos os 2 em paralelo de forma a fechar 4 Ohms e uma carga de 600w... ligamos neste BX e o resultado não foi animador... com todo o volume do BX o som tocou legal, mas me espantei por não haver folga alguma para tocar 600w em estilo cone seco....
neste teste cortamos tudo que havia abaixo de 40Hz... tentamos abrir a frequencia para baixo os 2 falantes bateram bobina devido a excesso de ecursão... então tirei uma conclusão... o BX é forte mesmo só para graves baixos? ou possívelmente algo errado na minha montagem...

dai algo me matou a pau... eu tenho um amplificador xiru na minha TV... que fiz daquele site Construyasuvideorockola sabem... um de 400w stereo complementário... resolvi tirar meu amplificador da TV e ligar nessa mesma caixa com os 2 de 15 só por curiosidade... este amplificador usa 8 transistores na saida 2SA1943 e 2SC5200... e uma fonte retificada de 75+75 DC... Rapaz não vou dizer que tocou o dobro do BX, mas quase isso!... porém mesmo abrindo todo grave baixo não bateu bobina dos altofalantes....

conclusão... me parece que o BX tem agressividade de sobra nas baixas, e carência nas altas... o fator de amortecimento dele deve ser muito alto, ele abusa do altofalante com facilidade.... embora o outro amplificador bem mais fraco tocou mais forte em frequências altas...

o estranho é que meu BX não aquece pra valer... ele fica em uma temperatura que posso classificar como "morno" para "quente" consigo segurar a mão no dissipador normalmente sem chegar ao ponto de esquentar e não conseguir continuar encostando no dissipador.... geralmente amplificadores assim costumam esquentar muito mais... pode ter algo errado?
maiko_bito
maiko_bito
Avançado
Avançado

Mensagens : 273
Data de inscrição : 12/03/2015
Idade : 35
Localização : Pérola D Oeste - PR

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 Empty Re: AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03

Mensagem por alexsandro rodrigues de a Sex 27 Nov 2015 - 11:14

Mario ele perguntou sobre a disposição dos terminas BCE na placa, mas vale lembrar este outro assunto sobre onde devem ser instalados os transistores do bias.
alexsandro rodrigues de a
alexsandro rodrigues de a
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 1835
Data de inscrição : 12/12/2013
Idade : 47
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 Empty Re: AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03

Mensagem por maiko_bito Sex 27 Nov 2015 - 11:18

Olá Amigo Alexsandro... Você me lembrou de algo que não lembro de perguntar... em vários amplificadores que vejo, os transistores de ajuste de biass são parafusados junto ao dissipador de saida, para quando aquecerem junto limitarem mais a corrente dos transistores de saida... não sei se isso confere... no caso do BX teria que parafuscar os 2 BDs junto ao dissipador de saida? usando isolação
maiko_bito
maiko_bito
Avançado
Avançado

Mensagens : 273
Data de inscrição : 12/03/2015
Idade : 35
Localização : Pérola D Oeste - PR

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 Empty Re: AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03

Mensagem por alexsandro rodrigues de a Sex 27 Nov 2015 - 11:19

Transistores do Bias

As informações dos projetistas e de que estes transistores são instalados com pasta térmicas e isolantes no dissipador onde esta os saídas para poder ter uma atuação ativa, reduzindo o nível de potencia em sub graves na saída em relação à temperatura, os transistores do bias trabalha como sensor e eles atua quando e excedido a temperatura segura de funcionamento dos transistores de saída evitando que eles chegue a temperatura de degradação.

Outro sistema de proteção e o termostato que pode ser de 85º ou de 95ºC caso seja uma amplificador de muita potencia.

A ventilação forçada obrigatoriamente deve ser utilizada para ser dissipado o calor que e cerca de 40% da potencia.

O acionamento do fan (exaustor) e iniciado em 45ºC para os que tem sensor térmico.

Podemos melhorar o sistema utilizando dois fan (exaustor ) um no começo e outro no final do dissipador que deve ter uma forma fechada (blindada) obrigando o ar a circular por dentro. Isso evita também umidade sujeira e oxidação nas placas dos transistores de saída.

Outro ponto a ser observado e a rotação RPM dos fan, quanto maior melhor e pode ser controlado através da temperatura com circuitos independentes.


respondendo a pergunta do porque foi retirado o circuito vi limite.

a resposta e de que e inviável a utilização de vi limite (volts amperes –VI) em um projeto diy devido a este trabalhar limitando a potencia em relação a todos os componentes do sistema para cada caso tem que ser calculado os resistores que vai dar o limite da potencia.

Temos muitas variantes que devem ser levado em consideração para encontra a potencia máxima em uma configuração segura.

A maior duvida dos montadores e descobrir qual a potencia máxima do seu projeto, pois devido aos custos normalmente são subdimencionados.

A potencia e limitada por estes componentes:

Potencia do transformador e placa de filtragem (capacitores que deve ter 2.000uF para cada amperes de fonte no mínimo de 1.000uF

tipos de transistores de saída utilizados e quantidade

tamanho do dissipador e capacidade de dissipação térmica

potencia dos fan e rotação rpm (exaustor)

Impedância mínima dos alto falantes


Caso não seja bem dimensionado o circuito vi pode induzir uma grande distorção no sistema e limitar a potencia em um valor muito inferior a que ele efetivamente pode fornecer.


A conclusão e que este sistema deve ser usado apenas por quem já tem todo o sistema montado e tem a ajuda de um osciloscópio para encontrar os valores desejados no corte de potencia ideal levando em consideração todos os fatores que limita a potencia.
alexsandro rodrigues de a
alexsandro rodrigues de a
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 1835
Data de inscrição : 12/12/2013
Idade : 47
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 Empty Re: AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03

Mensagem por maiko_bito Sex 27 Nov 2015 - 11:38

Excelente explicação amigo Alexsandro.

Apenas não compreendi a parte do "retirado o circuito vi limite." mas como eu não vinha acompanhando os ultimos comentários, vou ler eles para entender...

Por hora vou manter meu BX assim, forte e agressivo nas baixas... ele toca muito bem 8 subwoofers automotivos de 400 RMS cada... Estou com problemas de saúde que podem ser motivado em partes, pela solda, vou repetir exames de eletrocadiograma, estou com um possível problema de coração... vou ter que dar um tempo para eletrônica, mas dentro de algum tempo quero alterar meu BX e ver se consigo melhorias nele
maiko_bito
maiko_bito
Avançado
Avançado

Mensagens : 273
Data de inscrição : 12/03/2015
Idade : 35
Localização : Pérola D Oeste - PR

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 Empty Re: AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03

Mensagem por alexsandro rodrigues de a Sex 27 Nov 2015 - 11:56

att: maiko_bito

Entre em contato via email para estas atualizações do sistema amplificador, pré amplificador e módulos crossover.

Filtros,

o alto falante deve ficar sempre aparentemente com pouco deslocamento para reproduzindo som puro.

o cone dos falantes de subgraves e graves, muitas vezes apresenta movimentos visíveis, que consomem a potência inutilmente sem fazer som.

Estes movimentos são defeitos criados geralmente pela flutuação da rede elétrica.

O filtro do crossover vai evitar todo tipo de movimentação anormal do
cone dos falantes e toda esta energia será transformada em som.

Certifique-se de que a faixa de freqüência utilizada é própria para o alto falante, principalmente as frequências sub sônicas que não são reproduzidas pelo alto falante, e ajuste o filtro do seu crossover as frequências ideais.

Consulte o manual dos alto falantes e veja qual e a freqüência mínima de trabalho.
alexsandro rodrigues de a
alexsandro rodrigues de a
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 1835
Data de inscrição : 12/12/2013
Idade : 47
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 Empty Re: AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03

Mensagem por alexsandro rodrigues de a Sex 27 Nov 2015 - 19:31

nestas placas simplificadas o circuito vi limiter foi retirado do sistema.
alexsandro rodrigues de a
alexsandro rodrigues de a
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 1835
Data de inscrição : 12/12/2013
Idade : 47
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 Empty Re: AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03

Mensagem por welton Sáb 28 Nov 2015 - 3:53

Ola galera um amigo meu montou esse projeto bx e eu resolvi fazelo fiz uma placa feia mais gostei ai na segunda montagem fico melhor a placa fico invertida mas os componentes seguindo o diagrama todos polarizados corretamente ae resolvi testa com o tempo de 5 minutos no maximo o som distorceu e morreu depois volto a funciona com o volume no meio qando levantei o volume morreu e agr so fica roncando troquei transistor testei capacitores eletroliticos e nada tem dc na saida quado toco na entrada de som e ao mesmo temo no +70 o som sai limpo mas a lampada serie acusa curto... se ouderem me ajuda
welton
welton
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 9
Data de inscrição : 21/11/2015
Idade : 30
Localização : porto alegre

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 Empty Re: AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03

Mensagem por alexsandro rodrigues de a Sáb 28 Nov 2015 - 14:42

O recomendável é que vc faça ou adquira a placa padrão para facilitar a montagem e evitar erros. (não utilize placa com erros ou invertida)

Compre dois resistores de 470R x 10W de fio para realizar os testes de bias e offset eles ficam em serie com a alimentação do + e – para limitar a corrente de teste pois a lâmpada em serie protege mais o transformador do que os transistores que podem ser danificado devido a corrente dos capacitores.

Com a placa padrão do bx que esta na pagina 1 em mãos vc pode reaproveitar os resistores trimpot diodos 1n4007 capacitores cerâmicos diodos zener de entrada.

Certamente houve erro na montagem a dica, mas pratica é:

Substituir por novos os transistores, capacitores eletrolíticos e diodo zener do bias, que fica no centro da placa.

Não reutilize os componentes recomendado para substituição, pois podem apresentar defeito apenas na tensão de trabalho ficando difícil identificar com um multímetro.

Utilize isolante e pasta térmica nos transistores de saída, drives e transistores do bias, para teste ligue apenas um par de transistores de saída aos drives em caso de erro evita queimar todos de um vez.

Veja a isolação dos transistores entre o coletor e dissipador veja se não ficou com rebarba os furos no dissipador provocando curto na isolação.

Faça os ajustes e repita depois de 10 minutos retire os resistores de carga da fonte e refaça os ajustes e teste por mais duas vezes com intervalo de 10minutos para dar tempo ao sistema aquecer naturalmente.

Informe as tensões encontradas conforme solicitado na relação de teste do tópico 3

Leia todas as dicas dos tópicos, pois são importantes fique atento a tensão dos capacitores cerâmicos e eletrolíticos.
alexsandro rodrigues de a
alexsandro rodrigues de a
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 1835
Data de inscrição : 12/12/2013
Idade : 47
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 Empty Re: AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03

Mensagem por welton Dom 29 Nov 2015 - 4:58

Ok alesandro farei uma nova placa com a posição correta .. essa bx que fiz estava funcionando antes de parar tocou por aproximadamente 4 min os testes sao 5 minutos deixei no maximo e distorceu e desde entao ela so ronca ...troquei varios componentes ja. so que como nao sou tecnico queria conseguir resolver este problema para adiquirir experiência pois em uma nova placa com componentes novos funcionara mas se parar novamente nao saberei resolver teste de offset vou fazer com a nova bx ja trabalhei com homma e Light studio r z3 z4 quando nao entendia parafernalhas nenhuma e agora que tenho um pouco de conhecimemto e vi que so tem gente top aqui resolvi recorrer aos veteranos obrigado pela paciencia Tnho 2 capacitores de 22.000 uf 63 volts e um trafo de 48+48 depois de retificado vai para mais de 70 volts so que nao sei ate quanto o capacitor aguenta 22.000 63-10+50% isso eh a descrição do capacitor posso usar ele com esses 70 e pocos volts sem carga
welton
welton
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 9
Data de inscrição : 21/11/2015
Idade : 30
Localização : porto alegre

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 Empty Re: AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03

Mensagem por alexsandro rodrigues de a Dom 29 Nov 2015 - 12:23

Resposta: esse seu capacitor de 63v não e recomendável para a tensão do seu transformador 48+48 acv (não use). o capacitor para essa fonte tem que ter tensão mínima de 80V vc pode usar os de 100V também.

Quanto a placa e aconselhável fazer a placa padrão, pois placas invertidas não tem valor e como vc esta iniciando e melhor procurar o modo mais fácil de resolver os problemas e em caso de queima de muitos componente e melhor trocar tudo do que passar dias em um reparo que pode nunca ficar satisfatório por causa de componentes parcialmente defeituosos e com falhas intermitentes.

Vc pode adquirir experiência sem gastar nada apenas lendo os tópicos e procurando por apostilas como a do SENAI e cursos de eletrônicas disponibilizados.

O custo de trocar todos os componentes da excitadora não chega a pagar uma diária de serviço então leve isso em consideração.

Para a montagem e necessário que vc adquira um multímetro digital para ajustes e um analógico para analisar a tensão de saída.
alexsandro rodrigues de a
alexsandro rodrigues de a
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 1835
Data de inscrição : 12/12/2013
Idade : 47
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 Empty Re: AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03

Mensagem por welton Dom 29 Nov 2015 - 12:58

como faco a medida do maximo de corrente da fonte depois da retificação
welton
welton
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 9
Data de inscrição : 21/11/2015
Idade : 30
Localização : porto alegre

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 Empty Re: AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03

Mensagem por alexsandro rodrigues de a Dom 29 Nov 2015 - 16:03

formula para encontrar a tensão em corrente continua VCC ou VDC
ACV ou VCA = voltagem corrente alternada.

ACV x 1,41 = DCV

para medir a corrente tem que analisar a queda de tensão em relação a uma resistência de potencia como as de chuveiro em um recipiente com água mineral

quando ocorrer a queda abrupta de tensão e o limite de corrente considere de 10 a 20% menor para um limite seguro.

o valor do resistor de carga e calculado em relação a expectativa de potencia do trafo ate mesmo analisando a capacidade do fio utilizado e tamanho do núcleo.

alexsandro rodrigues de a
alexsandro rodrigues de a
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 1835
Data de inscrição : 12/12/2013
Idade : 47
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 Empty Re: AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03

Mensagem por alexsandro rodrigues de a Dom 29 Nov 2015 - 16:05

as medidas de corrente são realizadas apenas no transformador em ACV e ACA
alexsandro rodrigues de a
alexsandro rodrigues de a
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 1835
Data de inscrição : 12/12/2013
Idade : 47
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 Empty Re: AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03

Mensagem por marcos antonio calsa Dom 13 Dez 2015 - 20:46

Bom dia pessoal, tô meio ausente, mais enfim terminei de montar o bx ,gostei bem forte!!! Sendo que estou usando um transformador de 58+58v chapa E I, depois de fitrado e retificado +70-70. Mais estou com um problema, o ronco dos 60 hz, tá me enchendo o saco, Não sei o que faço pra amenizar pelo menos. Alguém poderia me ajudar por favor!!!! Estou usando na fonte 20.000 mf em cada ramo de alimentação e acrescentei um potenciometro de 100k na entrada do amp.
marcos antonio calsa
marcos antonio calsa
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 244
Data de inscrição : 22/04/2013
Idade : 53
Localização : indaiatuba sp

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 Empty Re: AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03

Mensagem por michael@ Dom 13 Dez 2015 - 20:49

marcos antonio calsa escreveu:Bom dia pessoal, tô meio ausente, mais enfim terminei de montar o bx ,gostei bem forte!!! Sendo que estou usando um transformador de  58+58v  chapa E I, depois de fitrado e retificado +70-70.  Mais estou com um problema, o ronco dos 60 hz, tá me enchendo o saco, Não sei o que faço pra amenizar pelo menos. Alguém poderia me ajudar por favor!!!! Estou usando na fonte 20.000 mf em cada ramo de alimentação e acrescentei um potenciometro de 100k na entrada do amp.
boa noite amigo vc esta usando um alto trafo e um isolado !!
michael@
michael@
Avançado
Avançado

Mensagens : 861
Data de inscrição : 01/10/2013
Idade : 35
Localização : RJ Guapimirim

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 Empty Re: AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03

Mensagem por marcos antonio calsa Dom 13 Dez 2015 - 20:57

Naõ estou usando ele ele só em classe A/B com trafo comum!!! Só os +- 70v.
marcos antonio calsa
marcos antonio calsa
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 244
Data de inscrição : 22/04/2013
Idade : 53
Localização : indaiatuba sp

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 Empty Re: AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03

Mensagem por michael@ Dom 13 Dez 2015 - 20:59

marcos antonio calsa escreveu:Naõ estou usando ele ele só em classe A/B com trafo comum!!! Só os +- 70v.

bem amigo pode so falta de aterramento ou o seu trafo pode esta com problema podem ter calculado ele mal !
michael@
michael@
Avançado
Avançado

Mensagens : 861
Data de inscrição : 01/10/2013
Idade : 35
Localização : RJ Guapimirim

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 Empty Re: AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03

Mensagem por marcos antonio calsa Dom 13 Dez 2015 - 21:11

Fora do gabinete funciona legal, foi só por no gabinete,ai fudeu!!!!
marcos antonio calsa
marcos antonio calsa
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 244
Data de inscrição : 22/04/2013
Idade : 53
Localização : indaiatuba sp

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 Empty Re: AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03

Mensagem por marcos antonio calsa Seg 14 Dez 2015 - 21:32

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Segue imagem!!
marcos antonio calsa
marcos antonio calsa
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 244
Data de inscrição : 22/04/2013
Idade : 53
Localização : indaiatuba sp

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 Empty Re: AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03

Mensagem por marcos antonio calsa Seg 14 Dez 2015 - 21:36

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Segue imagem!![Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
marcos antonio calsa
marcos antonio calsa
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 244
Data de inscrição : 22/04/2013
Idade : 53
Localização : indaiatuba sp

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 Empty Re: AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03

Mensagem por marcos antonio calsa Seg 14 Dez 2015 - 21:38

Ainda não consegui eliminar ruido ac do trafo!!!!!
marcos antonio calsa
marcos antonio calsa
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 244
Data de inscrição : 22/04/2013
Idade : 53
Localização : indaiatuba sp

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 Empty Re: AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03

Mensagem por alexsandro rodrigues de a Seg 14 Dez 2015 - 22:04

Dicas:

Use fio blindado para os potenciômetros e entrada de sinal, use capacitor cerâmico de 100nF na alimentação da fonte, faça o aterramento em um ponto único, use haste de aterramento individual exclusiva ligado ao gabinete, faça uma blindagem com chapas de metal em volta do transformador para evitar ondas eletromagnéticas, ligue o terra da fonte ao gabinete no mesmo ponto em comum e com o fio mais curto possível.

Afaste os fios do AC do transformador da placa excitadora se for possível blinde ela com chapas de metal ou placas de fibra de vidro.

os capacitores da alimentação são novos, estão em bom estado?
Qual a tensão dos capacitores e qual a tensão em AC e DC do transformador?
use cabo blindado para interligar a fonte de sinal como o dvd player ou pc etc.

Poste fotos mais próximas e em vários ângulos.

Fique tranqüilo que vai dar certo
alexsandro rodrigues de a
alexsandro rodrigues de a
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 1835
Data de inscrição : 12/12/2013
Idade : 47
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03 - Página 31 Empty Re: AMPLIFICADOR-STUDIO-R-mod-BX-PARTE - 03

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 31 de 40 Anterior  1 ... 17 ... 30, 31, 32 ... 35 ... 40  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos