Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira

Participe do fórum, é rápido e fácil

Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira
Eletrônica Silveira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
HOMENAGEM

Na vida tudo passa tudo acontece mas alguém igual a você a gente jamais esquece

                                               Insanity pode ser seu  de 1.500 W / 4 Ohms Amplificador CLASS - G 1-74


★ 22 de novembro de 1991

† 12 de março de 2016

Nosso eterno amigo, administrador e fundador deste fórum
Quem está conectado?
50 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 50 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 362 em Sex 9 Abr 2021 - 22:11
Últimos assuntos
» Meu irs 900 stereo
                                               Insanity pode ser seu  de 1.500 W / 4 Ohms Amplificador CLASS - G EmptyTer 23 Abr 2024 - 18:00 por ROLDAO

» LAYOUT DA TIME ONE E OS PDF
                                               Insanity pode ser seu  de 1.500 W / 4 Ohms Amplificador CLASS - G EmptySex 19 Abr 2024 - 20:01 por cristaltec

» PI ITALIANO 6V DETECTOR DE METAL
                                               Insanity pode ser seu  de 1.500 W / 4 Ohms Amplificador CLASS - G EmptyQua 10 Abr 2024 - 19:10 por Fardin pezzhan

» DETECTOR DE METAIS IDX-PRO
                                               Insanity pode ser seu  de 1.500 W / 4 Ohms Amplificador CLASS - G EmptySex 5 Abr 2024 - 19:51 por Fardin pezzhan

» Fonte Chaveada 2000W SG3525 & IR2110
                                               Insanity pode ser seu  de 1.500 W / 4 Ohms Amplificador CLASS - G EmptyQui 4 Abr 2024 - 12:55 por sandy silva de oliveira

» Todas as revistas CTA VOL 1 A 12 - aproveitem.
                                               Insanity pode ser seu  de 1.500 W / 4 Ohms Amplificador CLASS - G EmptyTer 2 Abr 2024 - 22:28 por Rodrigo L Santos

» >>>>>>> Sobre a criação de novos tópicos<<<<<<<<<<<<<<<
                                               Insanity pode ser seu  de 1.500 W / 4 Ohms Amplificador CLASS - G EmptyDom 24 Mar 2024 - 16:10 por crisnich

» Defeito intermitente amplificador Ciclotron TIP5000
                                               Insanity pode ser seu  de 1.500 W / 4 Ohms Amplificador CLASS - G EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:13 por fastaveira

» Esquema Amplificador Audio Leader AL 5.0
                                               Insanity pode ser seu  de 1.500 W / 4 Ohms Amplificador CLASS - G EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:01 por fastaveira

» MK4000 - FONTE CHAVEADA FULL BRIDGE
                                               Insanity pode ser seu  de 1.500 W / 4 Ohms Amplificador CLASS - G EmptyDom 17 Mar 2024 - 18:43 por sandy silva de oliveira

» amplificador class h tailandes
                                               Insanity pode ser seu  de 1.500 W / 4 Ohms Amplificador CLASS - G EmptySex 15 Mar 2024 - 22:41 por mehuysal

» Amplificador Super Strong
                                               Insanity pode ser seu  de 1.500 W / 4 Ohms Amplificador CLASS - G EmptyQui 14 Mar 2024 - 13:03 por Reginaldo Silva

» Amplificador Classe D UCD1500
                                               Insanity pode ser seu  de 1.500 W / 4 Ohms Amplificador CLASS - G EmptyQua 13 Mar 2024 - 13:07 por Guille

»  NS450 - FONTE CHAVEADA PARTE 2
                                               Insanity pode ser seu  de 1.500 W / 4 Ohms Amplificador CLASS - G EmptySeg 11 Mar 2024 - 6:55 por ffernand3s

» Amplificador Fonte Simples em teia de aranha
                                               Insanity pode ser seu  de 1.500 W / 4 Ohms Amplificador CLASS - G EmptySex 1 Mar 2024 - 12:17 por Reginaldo Silva

Top dos mais postadores
Rafael Silveira (7816)
                                               Insanity pode ser seu  de 1.500 W / 4 Ohms Amplificador CLASS - G I_vote_lcap                                               Insanity pode ser seu  de 1.500 W / 4 Ohms Amplificador CLASS - G I_voting_bar                                               Insanity pode ser seu  de 1.500 W / 4 Ohms Amplificador CLASS - G I_vote_rcap 
Caca Silva (6057)
                                               Insanity pode ser seu  de 1.500 W / 4 Ohms Amplificador CLASS - G I_vote_lcap                                               Insanity pode ser seu  de 1.500 W / 4 Ohms Amplificador CLASS - G I_voting_bar                                               Insanity pode ser seu  de 1.500 W / 4 Ohms Amplificador CLASS - G I_vote_rcap 
renatoscp (3891)
                                               Insanity pode ser seu  de 1.500 W / 4 Ohms Amplificador CLASS - G I_vote_lcap                                               Insanity pode ser seu  de 1.500 W / 4 Ohms Amplificador CLASS - G I_voting_bar                                               Insanity pode ser seu  de 1.500 W / 4 Ohms Amplificador CLASS - G I_vote_rcap 
CMeletronica (3234)
                                               Insanity pode ser seu  de 1.500 W / 4 Ohms Amplificador CLASS - G I_vote_lcap                                               Insanity pode ser seu  de 1.500 W / 4 Ohms Amplificador CLASS - G I_voting_bar                                               Insanity pode ser seu  de 1.500 W / 4 Ohms Amplificador CLASS - G I_vote_rcap 
michel chagas (2791)
                                               Insanity pode ser seu  de 1.500 W / 4 Ohms Amplificador CLASS - G I_vote_lcap                                               Insanity pode ser seu  de 1.500 W / 4 Ohms Amplificador CLASS - G I_voting_bar                                               Insanity pode ser seu  de 1.500 W / 4 Ohms Amplificador CLASS - G I_vote_rcap 
Railson (2119)
                                               Insanity pode ser seu  de 1.500 W / 4 Ohms Amplificador CLASS - G I_vote_lcap                                               Insanity pode ser seu  de 1.500 W / 4 Ohms Amplificador CLASS - G I_voting_bar                                               Insanity pode ser seu  de 1.500 W / 4 Ohms Amplificador CLASS - G I_vote_rcap 
alexsandro rodrigues de a (1835)
                                               Insanity pode ser seu  de 1.500 W / 4 Ohms Amplificador CLASS - G I_vote_lcap                                               Insanity pode ser seu  de 1.500 W / 4 Ohms Amplificador CLASS - G I_voting_bar                                               Insanity pode ser seu  de 1.500 W / 4 Ohms Amplificador CLASS - G I_vote_rcap 
naldo santos (1625)
                                               Insanity pode ser seu  de 1.500 W / 4 Ohms Amplificador CLASS - G I_vote_lcap                                               Insanity pode ser seu  de 1.500 W / 4 Ohms Amplificador CLASS - G I_voting_bar                                               Insanity pode ser seu  de 1.500 W / 4 Ohms Amplificador CLASS - G I_vote_rcap 
ablacon64 (1222)
                                               Insanity pode ser seu  de 1.500 W / 4 Ohms Amplificador CLASS - G I_vote_lcap                                               Insanity pode ser seu  de 1.500 W / 4 Ohms Amplificador CLASS - G I_voting_bar                                               Insanity pode ser seu  de 1.500 W / 4 Ohms Amplificador CLASS - G I_vote_rcap 
gilvantexas (1061)
                                               Insanity pode ser seu  de 1.500 W / 4 Ohms Amplificador CLASS - G I_vote_lcap                                               Insanity pode ser seu  de 1.500 W / 4 Ohms Amplificador CLASS - G I_voting_bar                                               Insanity pode ser seu  de 1.500 W / 4 Ohms Amplificador CLASS - G I_vote_rcap 

Medidor de Velocidade


Insanity pode ser seu de 1.500 W / 4 Ohms Amplificador CLASS - G

+4
CarlosVot
Andrew Lebon
alexsandro rodrigues de a
shaullin
8 participantes

Ir para baixo

                                               Insanity pode ser seu  de 1.500 W / 4 Ohms Amplificador CLASS - G Empty Insanity pode ser seu de 1.500 W / 4 Ohms Amplificador CLASS - G

Mensagem por shaullin Qua 26 Mar 2014 - 0:52

EDITOR Rod Elliott (ESP)
Introdução
Esse projeto é principalmente em resposta àqueles para quem nenhuma quantidade de energia é suficiente. Já perdi a conta do número de vezes que as pessoas têm perguntado se está tudo bem para aumentar a tensão de alimentação em cada circuito publicado, e, em geral, a resposta é não - é não bem. Todo o projeto deste site é otimizado para a potência indicada. Há sempre alguma flexibilidade, mas você deve ter muito cuidado para se certificar de que transistor área de operação segura (SOA) não seja excedido. Há também uma tensão máxima para um semicondutor, e os dispositivos devem ser selecionados para garantir que eles são usados ​​dentro de suas classificações.

Enquanto MOSFETs (lateral) oferecem algumas vantagens reais, eles são relativamente caros e difíceis de obter com tensões nominais acima de 200V. MOSFETs verticais (por exemplo, HEXFETs e semelhantes) são uma possibilidade, mas sofrem a não linearidade bruto a muito baixas correntes. Por conseguinte, uma corrente de repouso relativamente elevada é necessário, e isso faz com que a remoção de calor muito mais difícil. Existem outros problemas também, mas uma discussão deles está fora do âmbito deste artigo.

Amps comerciais de cerca de o mesmo poder que este amplificador estão disponíveis, e são tão estúpido como o seu design. Estes são quase sempre Classe-G para limitar a dissipação de potência total. Está se tornando comum para grandes amplificadores de potência para utilizar fontes de alimentação switchmode (SMPS), e há alguns que são de classe-D (aka PWM ou erroneamente chamado de amplificadores "digitais"). Muitas das versões mais recentes desses amplificadores são construídos sobre um grande PCB, utilize predominantemente de montagem em superfície de peças, e são "reparados", substituindo toda a placa de circuito em muitos casos.

Ventilador de refrigeração é absolutamente essencial, mas não há quase nunca sequer um indício de que o proprietário deve limpar os filtros (se instalado) ou o dissipador de calor e montagens de ventilador em intervalos regulares. Isso resulta em muitas falhas ... às vezes o amp sobrevive (se ele tem proteção térmica efetiva), e outros apenas explodir. Os reparos são caros e muitas vezes muito difícil, porque esses produtos não são projetados para ser atendido utilizando técnicas convencionais.

Qualquer expectativa de que a última geração de amplificadores de alta potência vai durar 20 anos ou mais (comuns para amps mais convencionais) é mal aconselhado, e PCBs de substituição, uma vez concluída não estão mais disponíveis no amplificador é apenas tanta sucata. Dependendo de onde ele é feito e por quem, este poderia ser o mais cedo amanhã à tarde.


ATENÇÃO
Este projeto descreve um amplificador, fonte de alimentação e os procedimentos de testes que são todos inerentemente perigosos. Nada descrito neste artigo deve mesmo ser considerada a menos que você está totalmente experiente, sabe exatamente o que você está fazendo, e estão dispostos a tirar o máximo de 100% a responsabilidade pelo que você faz. Há aspectos do projeto que pode exigir análise, detecção de falhas e / ou modificação. Ao continuar a ler este artigo e / ou iniciar o trabalho no projeto, você fornece seu acordo implícito de que ESP deve ser considerada isenta de responsabilidade por qualquer perda ou dano , não obstante a causa. Você aceita todos os riscos para a vida, a integridade física e finanças (este será um empreendimento muito caro) que o projeto pode apresentar. ESP aceita que pode haver erros e / ou omissões no texto e diagramas que se seguem, e você aceita que estes tornam-se a sua responsabilidade se você decidir construir o projeto.




Sem assistência alguma será fornecido para este projeto! Se você me perguntar sobre isso, eles não serão respondidas!


Capaz de pico 2 kW e um mínimo de 1,5 kW contínua, tem que ser dito que este amplificador vai explodir qualquer alto-falante conectado a ele. Independentemente do poder afirmou que vários motoristas podem manusear, eles não podem. Para colocar toda esta questão em perspectiva, ter o driver mais potente e robusto que você pode (8 ohms), e conectá-lo diretamente à rede de 110 V (eu recomendo este como um "experimento mental", em vez de realmente fazê-lo!). 110V RMS em 8 ohms é de 1.500 W. Quanto tempo você esperaria que o alto-falante para durar? A maioria vai ser brinde dentro de talvez 30 segundos ou menos! A poucos vai durar um pouco mais, mas nada vai tirar esse nível de abuso por mais de alguns minutos.

Eu sugiro fortemente (na verdade, eu insisto ) que você leia Poder Vs. Eficiência antes de continuar.

Dê uma olhada no voicecoil de qualquer alto-falante. Imagine como ele vai ficar quente, mesmo com 100W de potência contínua - sinta uma lâmpada de 100W - 100W é suficiente para fazer qualquer pequena massa ficar muito quente, de fato, muito rapidamente. 1.500 W é uma quantidade incrível (mesmo assustador) de potência! Olhe para o cabo de tamanho necessário para levar 20A, em seguida olhar para o tamanho do fio utilizado para a voicecoil. Se você não vê um problema real, então eu sugiro que você abandonar eletrônica levar até arranjos florais como um hobby.

Deve-se entender que esta é uma abordagem de "força bruta", e que muito é deliberada. Embora seja possível usar mais finesse no projeto final (como o uso de uma fonte de alimentação de rastreamento, ou uma abordagem trilho de alimentação Classe-G múltiplas), estes são mais difíceis de projetar, e exigiria a construção de um protótipo para verificar a performance. Como não tenho necessidade alguma para tanto poder, eu não estou preparado para passar o tempo e dinheiro para construir e testar algo que nunca vai precisar.

Eu sei que nenhum alto-falante que eu tenho (ou sou provável que já tem) pode tomar tanto poder, eo amp seria um desperdício de dinheiro. Caso alguém seja tolo o suficiente para me pagar a AU $ 12,000 eu cobraria para construir uma versão mono do amplificador, então eu ficaria feliz em fazê-lo. Então, estou confiante de que ele vai funcionar como descrito, mas é quase certo que nunca será construído por mim. Espero que meus leitores compartilhar minha pragmatismo.:-)

Se você (sabiamente) decidir que este amp é tão bobo como eu acho que é, em seguida, voltar ao Projeto 68 . A versão dual placa com ± 70V abastece ainda é capaz de destruir muitos motoristas, mas há alto-falantes que podem levar a sua produção a curto prazo. Isso o torna ideal para o dever subwoofer, facilmente dando mais de 500W em 4 ohms de sinais transitórios, ou 450W contínua (o que ele pode fazer durante todo o dia com um ventilador do dissipador de calor forçada). Este é um projeto comprovado, e embora não seja barato, ele ainda representa relativamente bom valor para tal amplificador de alta potência. IMO não há nenhum ponto de tentar por mais poder, como alguns motoristas podem lidar com mais de um par de centenas de Watts, sem sofrer uma compressão de potência grave.

Descrição
Primeiro, vamos olhar para os requisitos para obter 1,5 kW em 4 ohms. Precisamos 77.5V RMS através da carga, mas precisamos ter um pouco mais, porque a tensão de alimentação vai entrar em colapso sob a carga, e haverá sempre alguma tensão perdida através dos transistores, resistores de emissor, etc A tensão de alimentação deve ser ...

V DC = V RMS * 1.414
V DC = 77,5 * 1,414 = ± 109.6V DC

Uma vez que não têm permitido para perdas, no entanto, precisamos permitir que cerca de 3-5V para o amplificador, e um 10V adicional ou de modo a permitir a tensão de alimentação cair quando o amplificador é carregado. Quanto maior for a corrente, maior será a I ² R (resistiva) perdas, de modo 5V foi utilizado neste desenho. Com um transformador avaliado em 2 x 90V, isso dá uma oferta sem carga de ± 130V DC (260V DC total), de modo que a oferta tem que ser tratada com extremo cuidado - é muito perigoso. Não é um termo antigo usado por aqueles que trabalham com altas tensões ...

Um flash e você está cinza!

... E você faria bem em lembrar disso. Adicionar nas fontes auxiliares (tendo o total para 270V DC), ea oferta é capaz de matá-lo várias vezes, mesmo depois de ser desligado da rede. Até mesmo o sinal de saída para os alto-falantes devem ser tratados com cuidado, pois 77V é suficiente para lhe dar um choque desagradável.

A tensão de alimentação final será em torno de ± 120V, porque mesmo com os maiores transformadores e condensadores do filtro, você vai perder tensão. A demanda atual também é prodigiosa. Com um pico de tensão de 110V, a corrente de pico de alimentação é 27.5A em uma carga de 4 ohms. Atual orador RMS é um pouco menos 20A na potência máxima. Tudo o que você achava que sabia sobre a construção amp precisa ser repensado. Faixas PCB não pode ser usada para esses níveis atuais, porque a resistência extra irá causar problemas de balanceamento atuais com os transistores de potência. Toda a fiação deve ser extremamente robusto, e absolutamente não deve permitir qualquer possibilidade de contacto (que irá matá-lo) ou curto-circuitos (que vai matar o amp). A oferta é capaz de vaporizar fios finos e faixas PCB.

Por causa das questões discutidas acima, transistores bipolares foram selecionados como mais apropriado para o estágio de saída. Este foi ditada principalmente pela tensão de alimentação, o que excede o permitido para qualquer MOSFET lateral, acessível. É ainda um desafio para BJTs acessíveis, mas os MJ15004 / 5 ou MJ21193 / 4 pares estão dentro de classificações, assim que estes são sugeridas. Enquanto eu normalmente especificar um par composto (também chamado de par Sziklai) para o estágio de saída, neste caso, é uma fase triplo, eo par Sziklai (tanto quanto eu gosto dele) pode ser propenso a oscilação, principalmente no negativo lado. Isto é altamente indesejável para um amplificador com o poder do que a descrita aqui. Apesar das reservas, o triplo Darlington é mais apropriado para esta aplicação.

Em seguida, é preciso olhar atentamente para a dissipação de energia dos dispositivos. Pior caso dissipação carga resistiva ocorre quando ½ a tensão de alimentação está do outro lado, tanto de carga e transistores. Isso ocorre com uma tensão de 65V através da carga (pior caso), e dá um pico (instantâneo) de energia, tanto de carga e saída de palco ...

P = V ² / R = 65 ² / 4 = 1056W

Este é apenas um ponto de partida, porque nós temos que ter uma margem de segurança. Lembre-se que a dissipação de pico em uma carga reativa com um ângulo de 45 ° fase é quase o dobro que o calculado anteriormente, cerca de 1900W. Se os transistores podem ser mantida a 25 ° C (não provável), isso é bom, mas precisamos adicionar mais para permitir a temperatura elevada. Tenho optado por usar 9 dispositivos de saída, com um décimo dispositivo usado como um driver. Isso mantém o pior caso de pico de dissipação de 212W - não muito de uma margem de segurança, mas deve ser aprovado na prática - em parte por causa da tensão de alimentação vai entrar em colapso sob a carga. O resfriamento é extremamente importante - este amplificador vai precisar de um dissipador de calor muito substancial, e resfriamento ventilador é essencial. Os fãs devem reduzir em pelo não superior a 35 ° C.

Os dispositivos MJ15024 / 5 (ou MJ21193 / 4), devem-3 pacotes, e são especificados para a dissipação de 250W a 25 ° C. Vale a pena notar que o driver neste arranjo contribuirá com cerca da saída, mas apenas reduz a dissipação de pico principal do transistor em cerca de 5W. TO-3 dispositivos são especificados porque eles têm a potência mais alta de qualquer pacote de propósito geral, porque a resistência térmica é inferior a qualquer dispositivo de plástico flat-pack.

Os MJE340/350 pré-pilotos reduzir a carga sobre o VAS (estágio de amplificação de tensão) e garante uma boa linearidade com aceitavelmente baixo dissipação do transistor VAS (Q4) e sua fonte de corrente (Q6). Mesmo assim, com cerca de 12 mA através de EAV, a dissipação é 0.72W, então Q4, Q6, Q9 e Q10 devem ter dissipadores de calor (ou um dissipador de calor comum que é adequado para a potência dissipada). O transistor viés servo (Q5) deve ser montado em contato térmico com o dissipador de calor principal.

O circuito de proteção irá limitar a potência de pico transistor para cerca de 180W, com uma corrente de curto-circuito de cerca de 12A. Isso é um pouco fora do SOA dos transistores de saída. Embora seja possível obter o circuito de protecção para forçar a fase de saída para seguir a curva de SOA, isto significa que quase inevitavelmente potência máxima não pode ser conseguida a menos que o circuito de protecção é feita consideravelmente mais complexa. Para um amplificador que (espero) nunca será construído, este não se justificava. A alternativa é adicionar mais transistores de saída.

Figura 1 [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Figura 1 - Amplificador de Potência 1,5 kW

O circuito é completamente convencional, usando um estágio de entrada par de cauda longa, direta acoplado ao VAS. N espelho de corrente foi utilizado para o LTP, como este aumenta o ganho de circuito aberto e pode dar origem a problemas de estabilidade. Em um amplificador de potência muito alta, a estabilidade é fundamental. O amplificador nunca deve oscilar em qualquer condição de carga normal, porque o calor gerado pode causar insuficiência transistor quase instantânea.

* Observação: É imperativo que Q5 (o viés servo transistor) é montado sobre o dissipador de calor, em excelente contato térmico. Isto porque, ao contrário da maioria de meus outros projetos, este amp usa configuração de saída convencional Darlington. É necessária a utilização de um arranjo de Darlington (ou um baixo poder de Darlington como transistor mostrado) para Q5 para assegurar que o preconceito permanece a um valor seguro, com a temperatura. Isto é deixado para o construtor, porque, como notou que não irá fornecer assistência técnica para este projeto. Provavelmente há um bom motivo para modelar e testar este aspecto do projeto com muito cuidado, porque é muito importante. O arranjo como mostrado vai reduzir corrente de repouso em temperaturas elevadas. Por exemplo, se Iq total a 24 ° C é 165mA, este cairá para ~ 40 mA a 70 ° C. Este é provavelmente bom, porque há um certo atraso entre o um poder 'onda' e os transistores de saída transferir seu calor para o servo do preconceito através do dissipador de calor.

Os componentes adicionais de feedback (R6a e C3a, mostrados pontilhada) são opcionais. Eles podem ser necessários para garantir a estabilidade. A saída de diodos 'flyback' (D9 e D10) normalmente só nunca se realizar o circuito de proteção atua quando o amp está levando uma carga reativa. Os diodos 1N5404 pode suportar uma corrente não repetitiva de pico de 200A. Componentes nominais mais elevadas podem ser utilizadas se desejado. A tensão nominal deve ser de pelo menos 400V.

A 100 ohm trimpot usado no PLP é usada para ajustar o desvio de corrente contínua para o mínimo. Com os valores dos componentes, como mostrado, offset deve estar dentro de ± 25mV, antes do ajuste. A segunda trimpot é usado para definir corrente de repouso. Isso deve ser definido para um valor apenas suficiente para minimizar a distorção crossover. Corrente de repouso alta não é desejável, simplesmente por causa da dissipação de energia. Corrente de repouso é definido para que 150mV é medido através de R19 ou R20.

Você também vai notar que a proteção SOA foi incorporada. Eu não gosto de circuitos de proteção muito, pois eles podem causar degradação muito audível a qualidade do som se operar, mas em um amplificador com tantos transistores (para não mencionar a fonte de alimentação maciça necessário), a energia disponível causará destruição instantânea de o estágio de saída se a proteção não é usado. Será que eu realmente arriscar a aplicação de um curto-circuito nos terminais de saída? Não, eu não faria isso. Eu não construiu este projeto, e eu não tenho nenhuma intenção de fazê-lo. A simulação completa diz-me que os circuitos de proteção devem garantir que nada explode, mas eu não pretendo descobrir.

Sensibilidade de entrada é de cerca de 1.77V para 900W em 8 ohms, ou 1800W em 4 ohms, ou 1.6V RMS para potência nominal (1,5 kW em 4 ohms).

Mais poder?
Acredite ou não, o projeto pode ser empurrado ainda mais. Você terá que adicionar mais transistores de potência e atualizar a fonte de alimentação embora. Tensões de alimentação de até ± 150V pode ser usado sem mudar nada além de aumentar o número de dispositivos de saída. Embora o MJ15024 / 5 são classificados em 250V, eles vão ter mais porque a base está ligada ao emissor com uma resistência muito baixa. 1200W em 8 ohms é perfeitamente possível, com cerca de 2 kW em 4 ohms (ou 4 kW / 8 ohms em configuração BTL). Eu sugiro que o número de dispositivos de saída de ser aumentada em pelo menos 25% - um total de 13 dispositivos, para cada colector de alimentação (26 no total, incluindo os motoristas).

Não parece haver algumas razões válidas para a utilização de transistores MOSFET, até porque a tensão é facilmente alcançada com dispositivos de baixo custo (comutação). O uso de dispositivos de alta tensão com uma relativamente elevada RDS sobre é necessário para minimizar a distorção em níveis baixos. Tendo em conta que estes geralmente usar o pacote TO220, eu recomendo que pico de dissipação é limitado a 35W ou menos (média 15W ~). O pacote TO220 é conveniente, mas é impossível para a transferência de calor significativa a partir de junção de dissipador de calor. Isto exigiria cerca de 50 x TO220 dispositivos para cada carril (100 no total). Lembre-se que MOSFETs verticais devem ser iguais, então espere para comprar pelo menos 300-500 transistores para permitir a correspondência. Todos os dispositivos em paralelo devem ter o mais próximo possível para o mesmo V TH (tensão de limiar, porta a fonte). Note-se que uma versão MOSFET vertical tem sido simulado, construído e testado na potência mais baixa (um par de centenas de Watts), mas não é mostrado aqui.

Tendo em conta que o poder do amplificador como descrito pico de produção será em torno de 950W em 8 ohms e perto de 1800W em 4 ohms, duvido que serão necessárias quaisquer atualizações :-).

2 Ohms?
Não. Não é um acaso. Adicionando mais transistores certamente permitirá que ele - na verdade, os transistores de lá já vai chegar muito perto. O problema é simplesmente uma questão de curso. Mais de 40A RMS de potência total apenas significa que grandes quantidades de potência de saída será dissipada na forma de calor nos conectores e cabos de altifalantes de, e não é só vale o esforço. Quem quer arrastar em torno de cabos de solda industriais como orador leads? Mesmo em 4 Ohms, você tem que lidar com mais de 20A RMS (e picos de 30A), por isso leva e os conectores precisam ser muito robusto.

Sim, eu sei que muitos amplificadores comerciais permitem que duas cargas do ohm, e há ainda nenhum ponto. Este é apenas bobagem no seu pior, com os fabricantes de favorecer aos caprichos de usuários que nunca ouviram falar da lei de Ohm e não entendem as leis mais básicas da física.

Fonte de alimentação
O fornecimento de energia necessário para um amplificador deste tamanho é enorme. Máquinas de solda Grown vai olhar para ele e chorar. Para intermitente operação, você precisa de um mínimo de um transformador 1kVA (ou 1,5 kVA para a versão 2 kW), e ele vai ter de ser feitos por causa das tensões usadas. Se você pretende executar o amp em alta potência contínua, então transformadores deve ser 2 kVA e 3kVA respectivamente. Filtrar capacitores será um problema - porque você precisa tampas classificados para 150V, estes serão difíceis de encontrar. Devido alta tensão tampões de alto valor pode ser difícil encontrar, pode ser necessária a utilização de duas eletros em série, para cada localização condensador. Esta é a disposição mostrada. É necessário incluir as resistências em paralelo - estes equalizar a tensão através de cada condensador, de modo que eles têm a mesma voltagem. Lembre-se de verificar a classificação atual ondulação! Isto pode vir a ser mais de 10A, e sub-avaliado capacitores vai explodir.

Outra dificuldade é a ponte retificadora. Embora as pontes 35A parece ser adequada, a corrente de pico repetitivo é tão elevado que não pode ser preparado para a tarefa. Eu sugiro que você use dois (ou mesmo três) em paralelo, como mostrado. A voltagem ponte retificadora deve ser um mínimo de 400V, e eles devem ser montados em um dissipador de calor substancial.

Figura 2 [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Figura 2 - Fonte de Alimentação

Note-se que a oferta apresentada é adequada para um amplificador só! Para uma versão estéreo, você vai precisar de um transformador com o dobro da classificação para um único amp, eo dobro da capacidade. Apesar de uma placa controladora padrão P39 macio circuito de partida vai funcionar bem, os resistores terá de ser atualizado. A série resistor de partida suave deve ser em torno de 33 ohms, e avaliado em 50W ou mais. Como você pode ver, o interruptor de alimentação simplesmente aplica baixo AC tensão para o retificador de ponte de alimentação auxiliar e para o circuito de partida suave através de contatos de relé. O relé está localizado na placa de controle que também tem DC e detecção térmica.

As fontes de 5V adicionais mostrados dará um pequeno aumento da potência de saída de pico, mas pode ser omitido. Com a tensão, potência de pico é de cerca de 2.048 W, 1.920 W vs sem ele. Embora isso possa parecer valer a pena, em termos reais, é apenas 0,5 dB mais. Você vai ganhar muito mais, usando mais pesados ​​rede de bitola e palestrante ligações ou uma tomada diferente.

Proteção DC - ! Você não pode usar relés de saída com este amplificador Se uma falha DC ser detectado na saída, a única opção é desligar a energia. Um relé que irá suportar quebrar 115V ou 150V DC a 25 ou mais vai ser difícil de obter, e extremamente caro. Embora os alto-falantes será submetido à tensão de alimentação completa até que a descarga de tampas de filtro, como o construtor do amp, você está confiante de que eles vão resistir ao poder.

Eu, eu não tenho tanta certeza.

Você vai notar que o cabo de alimentação AC é especificado por apenas 230/240V. Use a 115V não é recomendado por causa da atual. A plena capacidade, o amp vai chamar um mínimo de 10A (ligeiramente acima da taxa do transformador), mas com 115V, que irá aumentar para mais de 20A. As perdas são demasiado elevado com tanta corrente, de modo que em países 115/120V, eu sugiro que o amplificador de ser ligado a uma fonte de alimentação de duas fases como uma coisa natural. Mesmo com a tensão de alimentação superior, o limite para uma tomada elétrica padrão na Austrália é 10A, então a potência contínua entrada é limitada a 2400W e potência contínua será substancialmente menos do que isso.

Figura 3 [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Figura 3 - Proteção e Controle Circuitos

O circuito de controlo não precisa de ser complexa, mas é muito importante. Apesar de P33 poderia ser usado para a detecção de DC, seria preferível utilizar um circuito dedicado (que não foi concebida, e não será). Os sensores térmicos podem ser transistores ou CIs dedicados, e um circuito comparador simples detecta que a temperatura está acima do valor de viagem de 35 ° C para ligar os fãs. Os fãs precisam ser tipos de saída altas, como eles vão ser chamados a dispor de uma quantidade prodigiosa de calor quando o amplificador está sendo empurrado. Interruptores térmicos agir como um backup - se o controlador de ventoinhas não funcionar por qualquer motivo, interruptores térmicos normalmente abertos começará os fãs.

Sugiro que um esquema de proteção térmica terciário ser adicionados, de modo que do dissipador de calor atinge uma temperatura elevada do amplificador será encerrado.

Refrigeração a água é uma opção viável para um amplificador como este, especialmente para o uso de alta potência a longo prazo em um local fixo.

Construção
Se você decidir construir este amplificador, você vai estar preparado para gastar um monte de dinheiro e tempo. Você também terá experiência suficiente para ser capaz de trabalhar a construção processa-se. Para um único canal, as peças só vai custar mais de R $ 1.000, provavelmente mais perto de AU 1500 dólares ou até mais. Apenas o transformador de potência é provável que seja em torno de US $ 250-300, e não há, provavelmente, mais US $ 300 ou mais para que os capacitores de filtro. Você vai precisar de um dissipador de calor avaliado em cerca de 0,03 ° C / W com refrigeração forçada. Eu não posso sugerir um dissipador de calor adequado, mas você pode ter certeza que ele vai ser grande e caro.

Por favor, note que este projeto é fornecido apenas como informação, e eu não irá fornecer qualquer assistência aos construtores em potencial. Todo o projeto é de sua responsabilidade se você quiser levá-lo por diante.

Prova
Se você é louco o suficiente para construir este amplificador, então você vai ter habilidades suficientes para ser capaz de descobrir o que é necessário para testá-lo. Lembre-se que o menor erro poderia facilmente despachar muitos transistores caros, explodir as pistas fora de uma PCB, derreter a fiação, e toda sorte de outras possibilidades desagradáveis.

Como acontece com qualquer amplificador de alta potência, o teste inicial deve ser feito com uma fonte de alimentação limitada atual e sem carga. O amp será funcional com tão pouco como ± 10V ou menos, ea fonte de alimentação eo amplificador completo deve ser testado usando um Variac (ignorando o arranque suave para testes iniciais). O Variac precisa de ser avaliado o mesmo que o transformador de potência (isto é, pelo menos, 2 kVA).

Vou deixar o restante do procedimento de teste para o construtor, uma vez que as únicas pessoas que devem ainda tentam construir um amplificador desse poder deve ser muito experiente com sistemas de alta potência. Se isso não descrevê-lo, então nem sequer pensar nisso.



[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

















shaullin
shaullin
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 17
Data de inscrição : 13/12/2013
Idade : 55
Localização : ipatinga MG

Ir para o topo Ir para baixo

                                               Insanity pode ser seu  de 1.500 W / 4 Ohms Amplificador CLASS - G Empty Re: Insanity pode ser seu de 1.500 W / 4 Ohms Amplificador CLASS - G

Mensagem por alexsandro rodrigues de a Sáb 17 maio 2014 - 8:23

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Link direto
alexsandro rodrigues de a
alexsandro rodrigues de a
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 1835
Data de inscrição : 12/12/2013
Idade : 47
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

                                               Insanity pode ser seu  de 1.500 W / 4 Ohms Amplificador CLASS - G Empty Re: Insanity pode ser seu de 1.500 W / 4 Ohms Amplificador CLASS - G

Mensagem por Andrew Lebon Sáb 17 maio 2014 - 13:04

Hello
greetings does the biasing section work as shown in schematic some DOUBTS on schematic
warm regards
andrew
Andrew Lebon
Andrew Lebon
Avançado
Avançado

Mensagens : 492
Data de inscrição : 22/02/2014
Idade : 64
Localização : AGRA INDIA

Ir para o topo Ir para baixo

                                               Insanity pode ser seu  de 1.500 W / 4 Ohms Amplificador CLASS - G Empty Re: Insanity pode ser seu de 1.500 W / 4 Ohms Amplificador CLASS - G

Mensagem por CarlosVot Sáb 17 maio 2014 - 15:32

shaullin,

Bem colocado, tem que ter certa experiência para montar.
Diria que o circuito é um tanto ousado.
Rails de 135V utilizando trimpot no ajuste de corrente DC de saída.
Um pequeno toque neste pode mandar todos os saídas para o saco.(saco de transistores queimados).
Tá bom assim moderação?
Mediria o valor necessário e colocaria resistor fixo, mesmo que tivesse que fazer associação.
Um circuito Servo DC aqui cairia bem, bem projetado é claro.
Não montaria sem incluir capacitores (470n) talvez entre base e coletor de Q9 e Q10.
Também não montaria com trimpot de ajuste de corrente de repouso. Pelos mesmos motivos
Citados anteriormente, e preferível medir e colocar resistor fixo.
Circuito de proteção gosto muito do A1 da Gradiente e outros que utilizam o mesmo princípio.
Colhe a amostra de tensão individualmente em cada resistor de emissor dos TR de saída.
A PCI no caso teria que ser muito bem projetada para não acarretar outros problemas como oscilações.
Visto que são 10 bases + 10 bases para trabalhar e mais anteninhas no circuito,
Embora que nesse estágio a sensibilidade das bases é menor e os níveis de polarização altos.
A saída trabalha em darlington,colocaria resistor de baixo valor entre emissores e base dos saídas.
Por último, não esquecer a lâmpada em série com a fonte durante e depois dos testes.
Pelo menos durante um tempo. Boa montagem!
CarlosVot
CarlosVot
Avançado
Avançado

Mensagens : 289
Data de inscrição : 31/10/2012
Idade : 64
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

                                               Insanity pode ser seu  de 1.500 W / 4 Ohms Amplificador CLASS - G Empty Re: Insanity pode ser seu de 1.500 W / 4 Ohms Amplificador CLASS - G

Mensagem por Tarcisio Afonso Boa Ter 15 Jul 2014 - 19:16

Olá Shaullin! Tenho uma placa dessa. Troquei os transistores 2sa1943 e 2sc5200 pelos Njw21193/94 e aumentou uns 20% a potência. Uso dois alto-falantes de 1000 rms a 8 ohms e fala muito. Ela esquenta um pouco amigo. Tem que usar um bom dissipador e um bom cooler. Mas nada que não esteja normal. Vou tirar fotos e postarei aqui para falarmos mais sobre esse tópico, ok??? Abraços a todos.
Tarcisio Afonso Boa
Tarcisio Afonso Boa
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 1
Data de inscrição : 15/07/2014
Idade : 42
Localização : Conceição da Barra ES

Ir para o topo Ir para baixo

                                               Insanity pode ser seu  de 1.500 W / 4 Ohms Amplificador CLASS - G Empty Re: Insanity pode ser seu de 1.500 W / 4 Ohms Amplificador CLASS - G

Mensagem por michael@ Ter 15 Jul 2014 - 22:41

Tarcisio Afonso Boa escreveu:Olá Shaullin! Tenho uma placa dessa. Troquei os transistores 2sa1943 e 2sc5200 pelos Njw21193/94 e aumentou uns 20% a potência. Uso dois alto-falantes de 1000 rms a 8 ohms e fala muito. Ela esquenta um pouco amigo. Tem que usar um bom dissipador e um bom cooler. Mas nada que não esteja normal. Vou tirar fotos e postarei aqui para falarmos mais sobre esse tópico, ok??? Abraços a todos.
tamos junto e aguardando ??//
michael@
michael@
Avançado
Avançado

Mensagens : 861
Data de inscrição : 01/10/2013
Idade : 35
Localização : RJ Guapimirim

Ir para o topo Ir para baixo

                                               Insanity pode ser seu  de 1.500 W / 4 Ohms Amplificador CLASS - G Empty Re: Insanity pode ser seu de 1.500 W / 4 Ohms Amplificador CLASS - G

Mensagem por LAVINDO Sex 1 Ago 2014 - 0:46

aguarde ...
LAVINDO
LAVINDO
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 12
Data de inscrição : 13/02/2013
Idade : 52
Localização : indonesia

Ir para o topo Ir para baixo

                                               Insanity pode ser seu  de 1.500 W / 4 Ohms Amplificador CLASS - G Empty Re: Insanity pode ser seu de 1.500 W / 4 Ohms Amplificador CLASS - G

Mensagem por EXFLACO Sáb 2 Ago 2014 - 19:50

Eso no es clase g, es ab con 5 v mas de tension en el driver ,solo eso no confundir
EXFLACO
EXFLACO
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 89
Data de inscrição : 20/05/2013
Idade : 67
Localização : Santa Fe Argentina

Ir para o topo Ir para baixo

                                               Insanity pode ser seu  de 1.500 W / 4 Ohms Amplificador CLASS - G Empty Re: Insanity pode ser seu de 1.500 W / 4 Ohms Amplificador CLASS - G

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos