Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira

Participe do fórum, é rápido e fácil

Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira
Eletrônica Silveira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
HOMENAGEM

Na vida tudo passa tudo acontece mas alguém igual a você a gente jamais esquece

Amplificador para guitarra - Página 2 1-74


★ 22 de novembro de 1991

† 12 de março de 2016

Nosso eterno amigo, administrador e fundador deste fórum
Quem está conectado?
229 usuários online :: 1 registrado, 0 invisíveis e 228 visitantes :: 1 motor de busca

CristianLP

O recorde de usuários online foi de 362 em Sex 9 Abr 2021 - 22:11
Últimos assuntos
» Meu irs 900 stereo
Amplificador para guitarra - Página 2 EmptyTer 23 Abr 2024 - 18:00 por ROLDAO

» LAYOUT DA TIME ONE E OS PDF
Amplificador para guitarra - Página 2 EmptySex 19 Abr 2024 - 20:01 por cristaltec

» PI ITALIANO 6V DETECTOR DE METAL
Amplificador para guitarra - Página 2 EmptyQua 10 Abr 2024 - 19:10 por Fardin pezzhan

» DETECTOR DE METAIS IDX-PRO
Amplificador para guitarra - Página 2 EmptySex 5 Abr 2024 - 19:51 por Fardin pezzhan

» Fonte Chaveada 2000W SG3525 & IR2110
Amplificador para guitarra - Página 2 EmptyQui 4 Abr 2024 - 12:55 por sandy silva de oliveira

» Todas as revistas CTA VOL 1 A 12 - aproveitem.
Amplificador para guitarra - Página 2 EmptyTer 2 Abr 2024 - 22:28 por Rodrigo L Santos

» >>>>>>> Sobre a criação de novos tópicos<<<<<<<<<<<<<<<
Amplificador para guitarra - Página 2 EmptyDom 24 Mar 2024 - 16:10 por crisnich

» Defeito intermitente amplificador Ciclotron TIP5000
Amplificador para guitarra - Página 2 EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:13 por fastaveira

» Esquema Amplificador Audio Leader AL 5.0
Amplificador para guitarra - Página 2 EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:01 por fastaveira

» MK4000 - FONTE CHAVEADA FULL BRIDGE
Amplificador para guitarra - Página 2 EmptyDom 17 Mar 2024 - 18:43 por sandy silva de oliveira

» amplificador class h tailandes
Amplificador para guitarra - Página 2 EmptySex 15 Mar 2024 - 22:41 por mehuysal

» Amplificador Super Strong
Amplificador para guitarra - Página 2 EmptyQui 14 Mar 2024 - 13:03 por Reginaldo Silva

» Amplificador Classe D UCD1500
Amplificador para guitarra - Página 2 EmptyQua 13 Mar 2024 - 13:07 por Guille

»  NS450 - FONTE CHAVEADA PARTE 2
Amplificador para guitarra - Página 2 EmptySeg 11 Mar 2024 - 6:55 por ffernand3s

» Amplificador Fonte Simples em teia de aranha
Amplificador para guitarra - Página 2 EmptySex 1 Mar 2024 - 12:17 por Reginaldo Silva

Top dos mais postadores
Rafael Silveira (7816)
Amplificador para guitarra - Página 2 I_vote_lcapAmplificador para guitarra - Página 2 I_voting_barAmplificador para guitarra - Página 2 I_vote_rcap 
Caca Silva (6057)
Amplificador para guitarra - Página 2 I_vote_lcapAmplificador para guitarra - Página 2 I_voting_barAmplificador para guitarra - Página 2 I_vote_rcap 
renatoscp (3891)
Amplificador para guitarra - Página 2 I_vote_lcapAmplificador para guitarra - Página 2 I_voting_barAmplificador para guitarra - Página 2 I_vote_rcap 
CMeletronica (3234)
Amplificador para guitarra - Página 2 I_vote_lcapAmplificador para guitarra - Página 2 I_voting_barAmplificador para guitarra - Página 2 I_vote_rcap 
michel chagas (2791)
Amplificador para guitarra - Página 2 I_vote_lcapAmplificador para guitarra - Página 2 I_voting_barAmplificador para guitarra - Página 2 I_vote_rcap 
Railson (2119)
Amplificador para guitarra - Página 2 I_vote_lcapAmplificador para guitarra - Página 2 I_voting_barAmplificador para guitarra - Página 2 I_vote_rcap 
alexsandro rodrigues de a (1835)
Amplificador para guitarra - Página 2 I_vote_lcapAmplificador para guitarra - Página 2 I_voting_barAmplificador para guitarra - Página 2 I_vote_rcap 
naldo santos (1625)
Amplificador para guitarra - Página 2 I_vote_lcapAmplificador para guitarra - Página 2 I_voting_barAmplificador para guitarra - Página 2 I_vote_rcap 
ablacon64 (1222)
Amplificador para guitarra - Página 2 I_vote_lcapAmplificador para guitarra - Página 2 I_voting_barAmplificador para guitarra - Página 2 I_vote_rcap 
gilvantexas (1061)
Amplificador para guitarra - Página 2 I_vote_lcapAmplificador para guitarra - Página 2 I_voting_barAmplificador para guitarra - Página 2 I_vote_rcap 

Medidor de Velocidade


Amplificador para guitarra

+3
Alfredo Padrao
wellingtonmatheus
lferger
7 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Amplificador para guitarra - Página 2 Empty Re: Amplificador para guitarra

Mensagem por elias andrade Dom 17 Jan 2016 - 16:17

eu tenho guardado algums esquemas onde twm essa filtragem do b+ pro screen, com as mesmas valvulas q eu tenho, um par de 6v6, ja tenho o ponto de partida.falta pegar mais uma 12ax7 e o soquete, q ja vi com um amigo meu, e ai ja começo a montagem.
elias andrade
elias andrade
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 31
Data de inscrição : 06/01/2016
Idade : 39
Localização : ponta grossa

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador para guitarra - Página 2 Empty Re: Amplificador para guitarra

Mensagem por Matec Dom 17 Jan 2016 - 16:39

Por curiosidade, qual o tipo de amplificador que você pretende montar?
Se possível, poste o esquema.

Abs
Matec
Matec
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 61
Data de inscrição : 13/02/2015
Idade : 54
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador para guitarra - Página 2 Empty Re: Amplificador para guitarra

Mensagem por elias andrade Dom 17 Jan 2016 - 16:56

na verdade ainda não tenho um esquema pronto, eu axei alguns esquemas separados, de saidas, prés, quero montar algo simples e pratico, uma entrada pra guita, volume, controle do ganho do drive, grave, medio, agudos, e uma saida 8r, se funcionar bem eu vejo se dou uma encrementada mais tarde...vou definir o esquema, depois eu mando aki.
elias andrade
elias andrade
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 31
Data de inscrição : 06/01/2016
Idade : 39
Localização : ponta grossa

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador para guitarra - Página 2 Empty Re: Amplificador para guitarra

Mensagem por elias andrade Dom 17 Jan 2016 - 17:39

vou ter q fazer o trafo de saida com ferro comum, reaproveitado de um trafo de fonte.não tem ninguem q venda as chapas aki, piorou o ferro GO, mas não creio q vai dar mta diferença, pelo q eu li vai dar uma pequena perda na potencia, e uma alteração na resposta minima de frequencia...
elias andrade
elias andrade
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 31
Data de inscrição : 06/01/2016
Idade : 39
Localização : ponta grossa

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador para guitarra - Página 2 Empty Re: Amplificador para guitarra

Mensagem por Matec Dom 17 Jan 2016 - 18:20

Dependendo do seu projeto, o transformador de saída pode ficar bom, mesmo com núcleo GNO. O ruim é que as chapas que se encontram por aí não tem uma especificação. O cálculo acaba sendo um chute. A guitarra tem uma frequência mínima de 80HZ se o transformador responder até essa frequência, estrá dentro do esperado.

Existem por aí muitos esquemas de amplificadores que já funcionam perfeitamente. Tente utilizar um que seja comprovadamente funcional, pois alguns detalhes acabam atrapalhando um bom funcionamento.

Não tente criar um esquema próprio, se você não souber como fazer.

Abs

Matec
Matec
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 61
Data de inscrição : 13/02/2015
Idade : 54
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador para guitarra - Página 2 Empty Re: Amplificador para guitarra

Mensagem por elias andrade Seg 18 Jan 2016 - 7:41

eu vou fazer uma montagem tipo "em blocos", um pré com uma 12ax7 pra distorção(tenho um programa de calculo pro ponto de trabalho de cada metade dela), um lado saturando o outro, com um pot d 1M pra controle de ganho.depois, um equalizador funcional, mandando o sinal pra um inversor diferencial com outra 12ax7, passando pras 6v6.não tenho um esquema pronto, mas tenho varios exemplos separados de cada etapa, axo q não deve ser tão complicado fzr assim né?
elias andrade
elias andrade
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 31
Data de inscrição : 06/01/2016
Idade : 39
Localização : ponta grossa

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador para guitarra - Página 2 Empty Re: Amplificador para guitarra

Mensagem por elias andrade Seg 18 Jan 2016 - 7:48

baixei tbm o datasheet das valvulas, pra conhecer melhor as caracteristicas de cada uma, e saber com oq eu to mexendo!!...vou calcular uma entrada até uns 70mv, um pouco mais q o sinal da guitarra, mas fazer a soma dos ganhos de cada estagio pra xegar com os 10,6v~ no falante, à partir de um sinal de uns 30mv, q é a "media" de uma guitarra...to indo bem?kkk...
elias andrade
elias andrade
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 31
Data de inscrição : 06/01/2016
Idade : 39
Localização : ponta grossa

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador para guitarra - Página 2 Empty Re: Amplificador para guitarra

Mensagem por elias andrade Seg 18 Jan 2016 - 7:53

o par de 6v6 chega no maximo a 14w, por isso os 10,6v, vou usar um falante d 8R, dai vai dar 1.325A, 14.045w.(arredondei o valor da tensão de saida, deu uns mw à mais..)
elias andrade
elias andrade
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 31
Data de inscrição : 06/01/2016
Idade : 39
Localização : ponta grossa

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador para guitarra - Página 2 Empty Re: Amplificador para guitarra

Mensagem por elias andrade Seg 18 Jan 2016 - 8:03

na verdade não preciso extrair a potencia maxima, vou usar o ampli em casa, pra curtir e pra dar aula, dai saindo uns 8 ou 10 w ja da e sobra, oq eu quero é um timbre legal de valvulado, a saida vai ser baseada nos fender, e o equalizador só axei nos esquemas da marshall, mas não da pra copiar tudo, são com as el84, dai da mta diferença no circuito de saida.
elias andrade
elias andrade
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 31
Data de inscrição : 06/01/2016
Idade : 39
Localização : ponta grossa

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador para guitarra - Página 2 Empty Re: Amplificador para guitarra

Mensagem por elias andrade Qui 28 Jan 2016 - 8:10

bom dia povo, só pra relatar...
ontem eu terminei um trafo de saida, eu tava fazendo um push pull pra 2 6v6, mas teve um problema...msm alinhando bem as espiras não coube todo o primario calculado, e de 8k acabou ficando com 5k(81 espiras no secundario, 2020 no primario.tive q mudar a estrategia, coloquei um gap na ferragem e liguei em single-ended...fiz uns testes, funcionou mto bem, pena q não era o q eu queria, mas vou usar até montar o pré, depois q estiver tudo ok eu faço um push mais bem dimencionado, e acrescento a outra 6v6.
elias andrade
elias andrade
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 31
Data de inscrição : 06/01/2016
Idade : 39
Localização : ponta grossa

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador para guitarra - Página 2 Empty Re: Amplificador para guitarra

Mensagem por elias andrade Qui 28 Jan 2016 - 8:15

usei um carretel de 22x30, pra resposta minima de 100hz, pra cowntry e um rock'nroll basico ja da, mas vou calcular o proximo pra uns 70hz, axo q ainda faltou um pouquinho de graves...
elias andrade
elias andrade
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 31
Data de inscrição : 06/01/2016
Idade : 39
Localização : ponta grossa

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador para guitarra - Página 2 Empty Re: Amplificador para guitarra

Mensagem por Matec Qui 28 Jan 2016 - 10:10

Com certeza é um transformador pequeno, mesmo para os 14w.
Pena que não foi utilizado um núcleo conhecido (de preferência GO), necessitaria de menos espiras e a resposta estaria próxima do que você precisa.
De todo modo parabéns. Pouca gente se habilita a fazer um OT.

Abs
Matec
Matec
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 61
Data de inscrição : 13/02/2015
Idade : 54
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador para guitarra - Página 2 Empty Re: Amplificador para guitarra

Mensagem por elias andrade Sex 29 Jan 2016 - 19:08

valeu, obrigado!da bastante trabalho mesmo, por isso deixei montado o trafo,mesmo não sendo bem oq eu queria, outra hora eu aproveito ele...
elias andrade
elias andrade
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 31
Data de inscrição : 06/01/2016
Idade : 39
Localização : ponta grossa

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador para guitarra - Página 2 Empty Re: Amplificador para guitarra

Mensagem por elias andrade Sex 29 Jan 2016 - 19:21

eu vi varios projetos de trafos de 14 a 20w com carretel de 25x31mm, tenho as chapas EI guardadas la, uma pilha de uns 5cm, creio q vai ficar bom se eu seguir essa "medida padrão", o q eu fiz saturou mto rapido, axo q até uns 2 w saia limpinho, dai ja distorcia...sera q é apenas pelo tamanho do trafo q eu fiz, ou pelo fato de ser ferro comum?..
elias andrade
elias andrade
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 31
Data de inscrição : 06/01/2016
Idade : 39
Localização : ponta grossa

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador para guitarra - Página 2 Empty Re: Amplificador para guitarra

Mensagem por elias andrade Sex 29 Jan 2016 - 19:24

o timbre com distorção ficou bom, bem caracteristico dos valvulados, e com um volume q ja da pra escutar reclamação dos vizinhos se ligar num domingo de manhã, mas eu curto mto treinar solos de cowntry, dai o som tem q estar mais limpo...
elias andrade
elias andrade
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 31
Data de inscrição : 06/01/2016
Idade : 39
Localização : ponta grossa

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador para guitarra - Página 2 Empty Re: Amplificador para guitarra

Mensagem por Matec Sex 29 Jan 2016 - 20:45

Olá Elias

Houve um erro no cálculo de espiras no seu transformador.

As 2020 espiras é normal não é muito e também não é pouco. Dá pro gasto. Smile

Já o secundário, para fazer uma impedância de 8000ohms que as 6V6 precisam (à partir das 2020 espiras do primário) precisaria de apenas 63 espiras e não 81 (ou mais)!

A relacão de impedâncias é função da relação de espiras. Mas não quer dizer que se tem que aumentar o número de espiras do secundário para se aumentar a impedância do transformador, é justamente o contrário!

Para não perder o seu trabalho, desmonte o núcleo desse  transformador e retire 18 espiras do secundário. Deixe um total 63 espiras (para 8 ohms).
Aí remonte o núcleo com os E I, alternadamente de um lado e do outro (um à um dá o melhor aproveitamento do núcleo).

O que dá 3W em SE, pode dar 10W em PP (se o seu núcleo permitir). Positivo

Abs
Matec
Matec
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 61
Data de inscrição : 13/02/2015
Idade : 54
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador para guitarra - Página 2 Empty Re: Amplificador para guitarra

Mensagem por elias andrade Sáb 30 Jan 2016 - 7:31

eu tinha calculado pra fazer umas 2700 espiras no primario, pra elas q faltou espaço.sera q é mto então?eu fabriquei um carretel ontem, de 25x31mn. to indo buscar mais fio 32 awg, quero ver se alcanço os 14w com mais graves doq o outro trafo ..tenho as chapas ja, mas é ferro comum tbm...
elias andrade
elias andrade
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 31
Data de inscrição : 06/01/2016
Idade : 39
Localização : ponta grossa

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador para guitarra - Página 2 Empty Re: Amplificador para guitarra

Mensagem por Matec Sáb 30 Jan 2016 - 8:01

O número de espiras do primário só depende do tipo de núcleo que se utiliza.
Núcleos de densidade magnética menor precisam de mais espiras, e vice versa.
Como você não sabe exatamente qual o tipo de núcleo está utilizando, pode-se supor que é de densidade baixa. Mas não há certeza.

Núcleos para transformador SE devem ter um núcleo maior, para não saturar.
Com o mesmo núcleo, você consegue um pouco mais de graves se estiver trabalhando em PP.

Abs

Matec
Matec
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 61
Data de inscrição : 13/02/2015
Idade : 54
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador para guitarra - Página 2 Empty Re: Amplificador para guitarra

Mensagem por elias andrade Sáb 30 Jan 2016 - 9:22

o maximo indicado pro ferro comum segundo o programa de calculo q eu usei é 11300gaus, baixei pra 10000, e deu esse resultado, 2880 /91, pra uma resposta minima de 70 hz em push pull,to querendo arriscar, sera q ta isagerado o numero de espiras ou ta coerente o calculo?
elias andrade
elias andrade
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 31
Data de inscrição : 06/01/2016
Idade : 39
Localização : ponta grossa

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador para guitarra - Página 2 Empty Re: Amplificador para guitarra

Mensagem por elias andrade Sáb 30 Jan 2016 - 9:34

vou comprar uns potenciometros pra controlar o ganho dos estagios do pre,e montar o equalizador tbm.axei uns esquemas bem interessantes da marshall, e tbm o AX84 e o AX84P1, não sei se são da marshall tbm ou se são uma copia, mas são mto parecidos, o esquema me pareceu mto bem elaborado, e bem compreensível tbm.
elias andrade
elias andrade
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 31
Data de inscrição : 06/01/2016
Idade : 39
Localização : ponta grossa

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador para guitarra - Página 2 Empty Re: Amplificador para guitarra

Mensagem por elias andrade Sáb 30 Jan 2016 - 9:46

me surgiu uma ideia agora aki...colocar um resistor 4r7 em serie com o falante de 8r, isso vai subir a impedancia do primario pra 8R, sem precisar mexer nos enrolamentos, vou perder 1/3 da potencia no resistor, mas ja vou saber se vale a pena torna-lo um push pull mais tarde, ou deixar pra usar como single msm em outro projeto...sabe me dizer se muda mto a resposta fazendo isso, em comparação com o procedimento correto(tirar algumas espiras do secundario), como vc falou?
elias andrade
elias andrade
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 31
Data de inscrição : 06/01/2016
Idade : 39
Localização : ponta grossa

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador para guitarra - Página 2 Empty Re: Amplificador para guitarra

Mensagem por elias andrade Sáb 30 Jan 2016 - 9:50

corrigindo:vai subir o primario pra 8K...
elias andrade
elias andrade
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 31
Data de inscrição : 06/01/2016
Idade : 39
Localização : ponta grossa

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador para guitarra - Página 2 Empty Re: Amplificador para guitarra

Mensagem por Matec Sáb 30 Jan 2016 - 10:26

O que eu sei é que as válvulas vão trabalhar dentro do especificado. O que é muito bom. Positivo
Matec
Matec
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 61
Data de inscrição : 13/02/2015
Idade : 54
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador para guitarra - Página 2 Empty Re: Amplificador para guitarra

Mensagem por elias andrade Sáb 30 Jan 2016 - 10:40

verdade.vou tentar organizar a bancada hj, pra continuar com os testes.foi bom eu ter feito a experiencia com uma valvula, assim ja tenho uma noção pratica do negocio, e posso refazer os calculos a partir dos resultados...
elias andrade
elias andrade
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 31
Data de inscrição : 06/01/2016
Idade : 39
Localização : ponta grossa

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador para guitarra - Página 2 Empty Re: Amplificador para guitarra

Mensagem por elias andrade Ter 2 Fev 2016 - 8:21

quase pronto o novo trafo!enrolei 2500 espiras de primario, divididas por 3 camadas do secundario de 80 cada, emparalelo.agora vem a calibragem, gosto de testar o trafo direto no 127, uma parte do primario de cada vez, medir qnto gera de tensão na outra parte, e no secundario, ligo os dois de placa no 127 depois, e vejo se o center tap esta na metade da tensão da rede, e por ultimo jogo 9v no secundario, e confiro se os dois primarios estão gerando a mesma tensão.
elias andrade
elias andrade
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 31
Data de inscrição : 06/01/2016
Idade : 39
Localização : ponta grossa

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador para guitarra - Página 2 Empty Re: Amplificador para guitarra

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos