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Seletor de Números da Lotos 1-74


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Mensagem por Railson Sex 11 Mar 2011 - 19:17

USE O NOSSO SELETOR DE NÚMEROS DA LOTO PARA GANHAR UMA FORTUNA!


Seletor de LOTO ou BINGO – para ajudá-lo a ganhar uma fortuna!
Dado simples ou duplo para jogos tais como Banco Imobiliário.
Dado Percentual (0-99) para bingos, jogos de guerra e estratégia.
Gerador de números aleatórios para puro entretenimento.

Seletor de Números da Lotos Loto_003

O Seletor da Loto pronto


Seletor de Números da Lotos 001loto

O circuito completo. O diagrama esquemático segue fielmente o layout da placa de circuito impresso.

Este é realmente um projeto vencedor, em mais de uma maneira. Quando você tiver entendido como o circuito funciona, verá que se trata de 4 projetos em 1. E ele tem dois modos de operação: MANUAL e AUTOMÁTICO.
Todo mundo gosta de um pouco de agitação. O aparecimento de tantos estabelecimentos para jogos é uma prova positiva disso. Toda semana, o total de prêmios distribuídos em bingos e loterias aumenta, e só esse fato já é suficiente para atrair muitos outros clientes.
A possibilidade de ganhar alguma coisa sem esforço atrai até mesmo a mais cautelosa das pessoas para comprar um bilhete. Nada teve mais sucesso do que a Loto. O conceito de escolher os próprios números é brilhante. Ele engana a grande maioria dos jogadores fazendo-os pensar que estão mais próximos de ganhar assim do que comprando um bilhete pré-numerado. Embora nada esteja acima da verdade, nenhuma quantidade de informação irá impedir o ávido investidor de fazer sua aposta semanal. Então, ao invés de ser contra eles, nós decidimos juntar forças e oferecer uma contribuição para ele escolher uma combinação vencedora... nós chamamos nosso gerador eletrônico de números SELETOR DA LOTO.
Ele quase que certamente irá trazer alguma fortuna para alguém e oferecer muita diversão, tanto em sua construção quanto em sua operação.
Nosso circuito é uma verdadeira jóia rara. Ele parece simples, mas entre os 5 chips há uma série de blocos de construção à espreita.
A característica mais significativa do circuito é a ausência de 14 resistores para o display. Ambos os 4511 são controladores de displays e sob condições normais, um conjunto de resistores limitadores de corrente seria requerido. Nós projetamos nosso circuito com apenas 1 para cada display.
Na outra ponta do conjunto de eletrônicos nós usamos uma chave de pólo-único com o centro desligado, para desempenhar duas funções.
Para conseguir isso, nós inserimos a chave na linha negativa. Todas essas características são plenamente explicadas no texto.

O EFEITO

Quando a chave é ligada (ou em modo MANUAL ou AUTOMÁTICO), os dois displays mostrarão um "8" cada. Eles irão diminuir gradualmente e números começarão a piscar nos displays. Isso diminuirá ainda mais, até que um par de números poderá ser identificado. Finalmente, um número aleatório permanecerá na tela.

UM BREVE RESUMO DE COMO O CIRCUITO FUNCIONA


Quando a energia é LIGADA, um oscilador Schmitt Trigger entrega um sinal de 10kHz para o chip 4518. Este é um contador decádico com 2 estágios separados. A saída desses estágios é binária e essas 4 linhas de binários alimentam os acionadores individuais dos displays.
Os números que aparecem nos dois displays são gerados aleatoriamente devido a um outro oscilador cíclico lento, que prevê a condição de parada. Entre cada número que aparece na tela, o oscilador de alta velocidade está gerando até 40 ciclos de clock.


PAR OU IMPAR!


Pegue uma moedinha. Ela é usada em qualquer lugar, desde um campo de críquete até o bar de um hotel para a tomada de decisões. Ela fornece respostas a perguntas como: “quem paga a próxima rodada”, ou, “quem é o próximo rebatedor”, ou “quem vai pagar o táxi”.
A chance de sair cara ou coroa quando jogamos uma moeda é de 50%. Assim, é evidente para qualquer um que esta é uma maneira justa para decidir-se uma disputa.
Um dado, ou dados, também são usados para a tomada de decisões, e a chance de conseguir-se um determinado resultado é de uma em seis.
Essas são situações fáceis. Entretanto, se eu perguntar sobre a probabilidade de selecionar 6 números de um total de 40, a maioria das pessoas daria uma resposta muito distante da realidade.
Poucas pessoas compreendem números altos. Como prova, teste um amigo com este simples problema. Pegue uma folha de papel e rasgue-a no meio. Coloque uma metade sobre a outra e rasgue novamente ao meio. Repita a operação vinte vezes. De que altura você acha que a pilha chegará? Se eu disser que a altura atingiria o céu você se sentiria impressionado? Pois assim é a grandeza da multiplicação.
Por parecer assim, completamente impossível conceber uma probabilidade com apenas 40 números, surgiu o jogo da Loto. Chances e probabilidades são um estudo matemático fascinante. Um que pode ocupar um estudante dedicado por toda a sua vida.
O pseudo-estudo da probabilidade tem sido a ruína de muitos que apostam contra a banca que pensam que são bons em prognósticos.
Sem os dados matemáticos corretos, o apoio casual de “palpites” e “certezas” vai eventualmente levar um novato à bancarrota.
Somente usando corretamente a probabilidade é que você pode aumentar suas chances de vencer. Entretanto, a taxa de ganho é de apenas 2 a 5 % e poucas pessoas são agraciadas com margens tão pequenas. Elas querem altos ganhos e rapidamente!
Não pense que eu estou encorajando esta forma de apostas. Não é por apresentar o Seletor da Loto que eu concordo com qualquer tipo de jogo a dinheiro. Ainda assim, dizendo isso, eu sou hipócrita. A vida é um jogo. Conduzir um negócio é um jogo. Até mesmo, dirigir até o trabalho ou comprar um produto é uma forma de jogo também.
Jogar por si só não é perigoso. Apenas devemos alertar que o excesso de jogo conduz à ruína.
Bem, chega de pregação.
Se você é contra qualquer forma de jogo a dinheiro, você ainda pode usar o projeto para se divertir com uma série de jogos inofensivos.
Os dois displays podem ser considerados um par de dados, nos quais os números 1 a 6 são usados, e quaisquer outros são ignorados.
Outros jogos, como jogos de batalha e Banco imobiliário requerem uma leitura centesimal e os dois dígitos podem ser usados.
Por outro lado você pode usá-lo individualmente para adivinhar o próximo número a aparecer. Com a chave na posição automática você pode usar o projeto como um jogo de adivinhação.
Isso é ainda mais dramático em um quarto escuro, onde o display terá resultados melhores. Você pode até mesmo usá-lo como um indutor de sono e tentar ficar acordado até que as baterias acabem!


COMO O CIRCUITO FUNCIONA

O OSCILADOR SCHMITT
O coração do SELETOR DA LOTO é um oscilador que roda livremente. Ele é composto de um Schmitt Trigger entre os pinos 13 e 12 do 74C14. Ele oscila a aproximadamente 10kHz devido ao valor dos componentes que definem a freqüência: o capacitor de 10n e o resistor de 4k7.
A saída do oscilador tem um ciclo de trabalho bastante curto devido à presença do diodo 1N4148. Isso quer dizer que o tempo LIGADO da saída é muito curto comparado com o tempo DESLIGADO. O tempo de carga do capacitor de 10n é determinado pelo diodo e, uma vez que ele causa uma queda de voltagem muito pequena, o capacitor é carregado muito rapidamente.
Quando o capacitor é carregado com 2/3 da voltagem de alimentação, o Trigger muda de estado e a saída fica BAIXA. O diodo não é polarizado inversamente e não tem nenhum efeito na descarga do capacitor. O tempo de descarga é provido pelo resistor de 4k7. São esses dois itens que ajustam a freqüência. A razão do tempo de descarga pelo tempo de carga é de aproximadamente 25:1. Esse ciclo de trabalho não afetará a contagem no chip contador decádico (4518), mas é uma parte essencial de um projeto muito inteligente. Veremos mais sobre isso mais adiante.
O sinal de 10kHz é passado ao pino de clock de uma das metades do 4518. Esse chip é um contador decádico e irá dividir os pulsos de entrada por 10. Ele é projetado para dar uma leitura dos algarismos 0 a 10 de forma binária e isso requer 4 linhas de saída como mostrado no diagrama.
A linha de mais alta prioridade (pino 14) é levada à entrada de clock do segundo estágio. O resultado é um contador capaz de contar até 100.
Cada uma das saídas consiste de 4 linhas de informação binária sobre um número decimal. Assim isso é chamado de DECIMAL CODIFICADO EM BINÁRIO (BCD – Binary coded Decimal).
Essas saídas são passadas para um chip controlador de display 4511, que é projetado para converter a informação binária em 7 linhas de informação para controlar um display de 7 segmentos. Um chip é totalmente empregado para fazer isso devido ao número de pinos requerido.
Uma outra característica do 4511 é a capacidade de TRAVA ou CONGELAMENTO.
Um número pode ser congelado no display enquanto outro está sendo trabalhado nas linhas de entrada.
Dois pinos controlam esse efeito.
Um pino (pino 4) é chamado de LIMPADOR DE ENTRADA. Ele tem o efeito de desligar todos os segmentos quando está BAIXA. Isso quer dizer que ele é ATIVO BAIXA (produz um efeito quando está BAIXA).
O outro pino (pino 5) é o HABILITADOR DE TRAVA. Ele produz o efeito de congelamento quando está ALTA porque ele habilita a trava (permite que ela opere) quando está BAIXA. É isto o que acontece: Se o pino 4 está BAIXA, você não será capaz de ver qualquer coisa no display. Quando ele está ALTO, a imagem do display irá depender dos valores das linhas BCD de entrada e também do estado do pino número 5, HABILITADOR DE TRAVA.
Se o pino 5 está BAIXO, os números irão mudar no display conforme as alterações nas informações de entrada. Quando está ALTA, o display irá congelar e a informação que chega não passará pelo circuito de trava.
Agora, imagine o pino limpador sendo ligado por 4% de um ciclo e desligado pelos outros 96%. Isso ocorre a uma razão de 10 mil vezes por segundo quando o projeto LOTO está ligado. Devido a essa alta velocidade nós temos a impressão que o display está ligado o tempo todo. Mas a eletrônica é mais rápida que os olhos. O display (composto de 7 diodos emissores de luz) irá responder a essa velocidade e será ligado e desligado nessa freqüência, sem nenhum dano ser causado.
A razão para esse arranjo em um circuito inteligente é muito interessante. Você notará que nós incluímos apenas um resistor de queda entre o display e o chip controlador. Normalmente nós precisaríamos de 7 resistores de cerca de 470 ohm para derrubar a voltagem em cada display. E esse circuito precisaria de 14 resistores. Nós usamos apenas 2. Muito inteligente! Isso economizou componentes, espaço e minimizou problemas de layout. A razão para escolhermos esse método de operação é dupla. Nós evitamos o gasto de energia produzido por limitadores de voltagem e em segundo lugar o display trabalha em um nível mais eficiente.
Para conseguir um bom nível de brilho, é possível controlar os displays com 4 vezes a corrente normal por um período bem curto de tempo. Isso produz um brilho mais intenso, pois os cristais emissores de luz têm maior eficiência com correntes mais altas.
A próxima característica a observar é o circuito que altera os números.
Isso é conseguido tornando-se o pino 5 brevemente BAIXO, e então ALTA novamente. O novo número que aparece nas linhas BCD será congelado pelas travas e mostrado nos displays. Um chip 555 é usado para a operação de mudança de números porque ele pode ser projetado em um circuito para ter uma largura de pulso bem curta, pode ser usado para diminuição e é garantido que se torna BAIXA no final do seu ciclo.
A operação de diminuição é realizada por um transistor BC557. Esse transistor é ligado pela carga (voltagem) de um eletrolítico de 1µ e age como um resistor variável. O transistor e o resistor de 10k formam a resistência de carga para o capacitor de 100n. O resistor de descarga foi eliminado e isso quer dizer que o tempo para o ciclo BAIXO será muito curto.

Seletor de Números da Lotos Diagrama

Diagrama de Blocos do Seletor da loto


Para fazer o oscilador de diminuição funcionar, o eletrolítico de 1µ é ligeiramente carregado quando você coloca seus dedos nos FIOS DE TOQUE. Essa voltagem é passada para a base dos transistores BC 557 através do resistor de 10M e uma condição de “ligar” acontece entre a base e o emissor. O resistor de 3M3 é um resistor de sangria para descarregar lentamente o eletrolítico de 1µ. Isso faz com que a “resistência efetiva“ entre o emissor e o coletor mude e o chip 555 responde mudando a sua taxa de clock. O resistor 4M7 através do capacitor de tempo de 100n assegura que a voltagem no capacitor de 100n caia para zero para evitar que o 555 emita pulsos aleatórios uma vez que já tenha parado.
O circuito é projetado para operação AUTOMÁTICA ou MANUAL.
Na posição manual, a chave de toque entra em operação e você pode obter seus próprios números tocando a CHAVE DE TOQUE.
Na posição AUTOMÁTICA, o SELETOR DE LOTO irá gerar um número, exibi-lo por poucos segundos e então começar a contar novamente. Esse controle automático é governado por um longo atraso criado pelo Schmitt Trigger entre os pinos 5 e 6. Sua taxa de repetição é controlada pelo resistor de 1M e pelo eletrolítico de 22µ. Normalmente a saída do gatilho inversor é ALTA. Isso faz com que o eletrolítico de 22µ carregue-se através do resistor de 1M até 2/3 da voltagem de pólo. O circuito gatilho muda de estado e a saída se torna BAIXA. Quando isso acontece, o eletrolítico de 1µ no circuito de diminuição está se carregando através do diodo e isso tem o mesmo efeito de tocar-se a CHAVE DE TOQUE.
O eletrolítico de 22µ descarrega-se através do diodo 1N4148 (e o resistor de 10k) bem rapidamente e isso fornece um breve pulso no eletrolítico de 1µ. Quando a voltagem no eletrolítico de 22µ cai para 1/3 da voltagem de alimentação, a saída do gatilho inversor se torna ALTA. O circuito de diminuição entra em operação para fornecer um número novo. Isso se repete ’ad infinitum’.
Finalmente um truque inteligente na chave liga/desliga.
Para que o timer de atraso longo não entre em operação quando o Seletor é ajustado em Manual, nós mantivemos a voltagem nos pinos BAIXA através de um diodo. Pode não ser fácil de perceber, mas o diodo 1N4002 é posicionado de forma que alimente o resto do circuito com energia quando ligado na posição MANUAL. Nessa configuração o diodo 1N4148 é conectado à terra e o pino 5 não consegue aumentar além de 0,5v, assim o circuito trigger não realizará ciclos. Esse arranjo não poderia ser feito na linha positiva uma vez que o Schmitt Trigger precisa ser mantido BAIXO para a sua saída permanecer ALTA.


Seletor de Números da Lotos Loto

MONTAGEM

Todos os componentes se ajustam do lado superior da placa de circuito impresso e cada componente é identificado na legenda. Sua tarefa é aprender como identificar os componentes enquanto estiver construído o projeto. Assim, não tenha pressa.
Disponha os componentes na bancada e certifique-se de ter todos os componentes referindo-se à lista de peças. Coloque os resistores separadamente em ordem crescente de valor. Cuidado para não confundir entre os de 1M e de 10M. Veja a diferença entre a faixa verde e a azul.
Os primeiros itens a serem colocados na placa são os jumpers de ligação. São feitos de cobre estanhado que foram esticados para remover quaisquer irregularidades. Comece por um lado da placa. Corte um comprimento de fio e dobre-o em forma de grampo ou “U”. Passe-o pelos furos na placa e solde cada extremidade com o ferro. Quando a soldagem estiver completa o jumper deve estar tocando a placa e o fio deve estar reto. Complete os 12 jumpers e os dois FIOS DE TOQUE com o mesmo tipo de fio de cobre estanhado.
Os próximos componentes a serem montados são os diodos. Algumas vezes eles são difíceis de identificar e um ponto importante a se notar é que a COR da faixa não é a identificação principal. Esta é, ou a largura de uma das bandas, ou a sua posição na extremidade do diodo. Veja estes exemplos:
Um diodo com uma faixa pintada de azul indica o cátodo. Não considere o terminal vermelho dentro do invólucro de vidro. Essa é meramente a cor do acabamento para o cristal.
Um diodo com estas faixas: uma linha marrom fina, uma linha amarela fina, uma linha vermelha fina e uma linha grossa amarela. Ele é identificado pela linha grossa amarela indicando o cátodo.
Os 8 resistores são os próximos componentes a serem colocados na placa. Os terminais devem ser dobrados próximos ao final do resistor, mas não muito para que não quebrem. Insira o resistor até ele tocar na placa de circuito impresso. Você deve segurar o resistor com seus dedos e soldar fracamente um dos terminais. Então você solda o outro terminal corretamente e refaz a solda do primeiro para criar uma conexão perfeita.
Cheque duas vezes o valor de cada resistor antes de continuar, assim você garante que não cometeu nenhum erro.

Seletor de Números da Lotos Loto_pcb

A placa de Circuito Impresso do Seletor da Loto

Coloque os 5 soquetes de CI de forma que a identificação do pino 1 dos soquetes alinhe-se com o ponto marcado na placa. Isso torna mais fácil a inserção dos CI’s na posição correta ao final do projeto. Solde cada pino de forma limpa e rápida, com cuidado para não deixar nenhum terminal em curto por excesso de solda.
Os dois displays FND 500 são identificados pelo ponto decimal e são soldados na posição conforme mostrado na fotografia.
O diodo de força 1N4002 é montado de forma que a faixa em seu corpo corresponda ao terminal cátodo indicado na legenda da placa.
Os 3 eletrolíticos são colocados de forma que o pólo positivo (o mais longo) coincida com o furo marcado na placa. Tome cuidado ao fazer isso, pois o terminal marcado no corpo dos eletrolíticos é o pólo negativo.
Os dois capacitores revestidos de verde podem ser colocados de qualquer modo e soldados em posição de forma que toquem a placa.
O transistor BC 557 ajusta-se diretamente aos 3 furos na placa.
Conecte a chave de força LIGA/DESLIGA para a posição ligada através do furo na placa e use fio de cobre estanhado para conectar os 3 terminais à placa. A conexão da bateria finaliza a construção do projeto.
Tudo o que resta fazer é colocar os 5 chips em seus soquetes, com o pino 1 cobrindo o ponto marcado na placa.
O SELETOR DE LOTO está pronto para funcionar.
Uma bateria de 9v ou 6 pilhas AA em um suporte é o recomendado para este primeiro teste de funcionamento. Pilhas ou baterias alcalinas (NiCd) podem entregar uma corrente muito alta e causar danos se algum curto-circuito estiver presente.
Depois que o Seletor estiver funcionando corretamente, aí sim, um conjunto de bateria ou pilhas alcalinas de Níquel-Cádmio pode ser usado como fonte de alimentação.




Seletor de Números da Lotos Loto_caixa


EXPERIMENTANDO O SELETOR DA LOTO


Várias características do SELETOR DA LOTO podem ser verificadas com a ajuda de um PROVADOR LÓGICO. Esse equipamento bastante útil será coberto em uma edição futura e é realmente uma aquisição essencial para a sua oficina.
Aqui vai uma lista das suas capacidades.
Ele é basicamente um CR0 (osciloscópio de raios catódicos) digital. Ele lhe permitirá saber quando um circuito digital está funcionando corretamente e será muito mais útil do que um multímetro.
Em algumas circunstâncias ele será até mais informativo do que um CR0 uma vez que lhe dirá se a amplitude de um pulso é suficiente para acionar a entrada de um contador.
O PROVADOR LÓGICO também tem um estágio de divisão de forma que freqüências de até cerca de 5Hz possam ser contadas diretamente. Um circuito one-shot produz pulsos individuais de forma que você pode diminuir a operação de um circuito de forma que ele possa ser compreendido. O provador lógico lhe permite “ver” o funcionamento interno de um circuito.
Eis aqui a forma de conectar o Provador Lógico ao projeto LOTO:
Ajuste o provador para 9v e alimente o Seletor com 9v, separadamente, por exemplo através de uma bateria.
Para testar o projeto Loto você precisará de uma linha comum a partir do Provador e isso é feito levando-se um jumper do pino marcado GND no Provador, próximo à ponte de diodos, até o pólo negativo do projeto Loto, no centro da chave.
Alternativamente o Seletor da Loto pode ser conectado diretamente ao Provador entre o ponto de tomada do positivo (marcado com um sinal ‘+’ no topo da placa) e o terra, GND. Agora, um terminal de testes pode ser levado de qualquer entrada do provador até a placa do Seletor.
O Provador Lógico pode ser ajustado para fornecer divisão por 1280 conectando-se a saída ‘C’ do 4026 à entrada de clock do contador binário 4024. A entrada de clock do 4026 tem um jumper e este é usado para sondar a saída do oscilador de alta-freqüência (74C14).
O 74c14 foi amplificado de forma que você possa ler a freqüência de saída. Não sonde os pinos 12 e 13, pois isso irá matar o oscilador e os displays irão acender feito velas. Refira-se ao diagrama a seguir para sondar os pinos 10, 9 ou 8 para detectar a presença de uma onda de alta-freqüência.
Coloque os terminais de sonda nos pinos 11, 12, 13 e 14 do 4518 e perceba as diferentes freqüências nas linhas BCD. Uma divisão ainda mais alta é disponível nos pinos 3, 4, 5 e 6. Usando o pino 6 e a divisão por 1024 do Provador Lógico, você será capaz de determinar a freqüência do oscilador 74c14.
Observe as saídas do contador binário no Provador Lógico. A divisão mais alta é rotulada com ‘64’ e isso indica que ele acenderá após uma contagem de 64. Ele permanecerá aceso durante 64 contagens e assim um ciclo completo para esse LED é 128. Nós conectamos o Provador Lógico para representar uma divisão de 1280 ligando o divisor decádico (4026) à entrada do contador binário.
Estágios adicionais de divisão são fornecidos pelos chips no Seletor da Loto. Cada metade do 4518 é um divisor por 10, tornando a divisão total 128.000.
O oscilador de alta-freqüência estará rodando de 10 a 14 kHz e você poderá ver essa freqüência sendo dividida até um ponto em que você possa de fato contar os ciclos.
Ligue um jumper ao pino 6 do 4518 e leve-o à linha de clock do 4026. A saída ‘C’ do 4026 é levada ao clock do 4024. O ponto de contagem é o LED ‘64’. Comece a operação de cronometragem quando esse LED acender: esse é o ‘zero’ da contagem. Quando ele ACENDER da próxima vez, é contado o 1. Mantenha-se contando até 10 e pare a cronometragem.

Seletor de Números da Lotos Freq_loto


A freqüência do oscilador de diminuição pode ser detectada no Provador Lógico tocando-se o pino 3 do 555 na placa do Seletor com o jumper.
Quando você encosta na CHAVE DE TOQUE, o display Provador Lógico irá piscar em sincronismo com os displays do projeto Loto. O contador binário irá mostrar exatamente o quanto rápido o 555 está rodando.
O Seletor da Loto pode ser modificado para contar até 40 ao invés de 0-99. Isso requer uma pequena quantidade de atalhos entre os chips 4518 e 4511 mostrando os ”10’s” e a adição de um diodo e um resistor para criar uma condição de ‘reset’ quando a contagem atingir 40. O duplo zero é lido como 40.
O circuito modificado é mostrado abaixo:

Seletor de Números da Lotos 002loto

Modificações para Contagem até 40


SE NÃO FUNCIONAR

Se o SELETOR DA LOTO não funcionar, você precisará de um multímetro e do PROVADOR LÓGICO para verificar a seção de sinal dentro do circuito.
A iluminação dos displays será o fator de decisão a ser verificado.

SE OS DISPLAYS NÃO ACENDEREM


Conecte o terminal negativo da bateria ao projeto e use um jumper ligado ao pólo positivo como ponta de prova. Coloque um resistor de 1k em linha com essa ponta de prova e ligue o projeto, ou em MAN ou AUTO. O projeto Loto não será alimentado pela bateria para este teste e, na verdade, o circuito não deve estar funcionando para esta parte do teste uma vez que a saída do 4511 entrará em curto com a nossa voltagem de teste.
Toque o resistor de 1k ao longo da linha de pinos superiores de cada um dos 4511 (pinos 9 a 16) e você verá cada segmento das luzes do display acender em ordem. Se eles não acenderem, ou os displays estão defeituosos ou o terminal comum de aterramento não está conectado ao terra. Você também pode testar esses pinos removendo os 4511. Se os displays acendem apenas quando os 4511 são removidos, os chips podem estar defeituosos.
Se os displays passarem no teste com o resistor de 1k, mas ainda falharem em acender, a falha pode estar vindo da linha de LIMPEZA. Esta é o pino 4 do 4511 e se permanece BAIXA, os displays não irão acender.
Você deve testar o pino 4 com muito cuidado. Você não pode deixá-lo flutuar nem colocar nele um nível ALTO, porque os displays estão ligados diretamente aos chips controladores e podem queimar se a voltagem de alimentação for aplicada a eles. O pino 4 normalmente está recebendo um pulso muito curto e apenas esse pequeno ciclo de trabalho pode ser duplicado para a operação correta do conjunto. Um CRO irá mostrar-lhe a razão marca-espaço do pulso de entrada, mas na ausência desse equipamento você pode usar o Provador Lógico mostrado anteriormente.
Uma falha no oscilador Schmitt Trigger entre os pinos 13 e 12 do 74c14 fará os displays permanecerem apagados se o pino 12 estiver BAIXO ou se o pino 13 estiver ALTA. O pino 13 pode estar tocando o pino 14, ou recebendo um vazamento da linha de 9v. O resistor de 10k pode estar defeituoso e falhando em descarregar o capacitor de 10n. O inversor Schmitt pode estar com defeito. Se for este o caso, você pode usar um dos inversores não utilizados do pacote.


SE O DISPLAY ACENDER “COMO UMA VELA”

Se os displays não apresentarem brilho satisfatório, a falha estará no oscilador de alta-freqüência entre os pinos 13 e 12 do 74c14. Desligue o Seletor imediatamente e acrescente um resistor de 100 ohm a uma das linhas da bateria. Agora você pode rastrear a falha sem queimar os displays. Use o Provador Lógico para detectar a freqüência desse oscilador, conectando-o a um dos pinos 8, 9 ou 10. Você NÃO será capaz de detectar o pulso na saída do oscilador (pino 12), assim, use os estágios de amplificação fornecidos. Os displays irão acender se o oscilador estiver danificado, no modo de saída ALTA. Isso significa que o pino de entrada (pino 13) estará BAIXO e isso pode ser devido a um curto no capacitor de 10n, um curto entre os terminais ou um vazamento no caminho à terra. Também pode ser o chip. Outra possibilidade é a falha conjunta do resistor de 10k e do diodo. Isso fará o capacitor de 10n falhar ao carregar-se.
Muitas dessas possibilidades são improváveis, mas, pode haver uma falha na soldagem do resistor ou do diodo, o que deixaria a linha de carga aberta. Esse tipo de coisa acontece. Nós já encontramos muitos curtos, finos como fios de cabelo tocando trilhas adjacentes, difíceis de serem detectados, e também encontramos soldas frias difíceis de serem detectadas. Assim, não fique surpreso se você só detectar o problema com um microscópio.

SE OS NÚMEROS NÃO MUDAM

Os números no display mudam quando o pino 5, HABILITADOR DA TRAVA, está BAIXO. Os pulsos do 4518 podem agora passar através do chip controlador de display (4511) e alterar os números. Um nível ALTO no pino 5 faz os números congelarem. Ambos os pinos HABILITADORES DE TRAVA, pinos 5, são controlados a partir da saída do 555 e a falha pode estar nesse oscilador. Teste o funcionamento do 555 colocando um resistor de 100k com jumpers conectado um ao positivo da bateria. Toque o outro terminal no pino 7 do 555. Você deve ver os números mudando bem rapidamente. Um resistor de 1M fará os números mudarem mais lentamente. Se os números não mudam, a falha está no capacitor de 100n (solda fria) ou o resistor 4M7 está com o valor incorreto (remova-o para testar). Os pinos 2, 6 e 7 têm um vazamento para o terra, ou estão efetivamente em curto com o terra. O resistor de 10k está errado ou tocando o terra. Se o resistor de 1M produzir uma mudança nos números no display, teste os dois terminais do resistor de 10k. O efeito deve ser o mesmo. Se não for, o resistor de 10k pode estar com defeito.
A seguir, coloque um resistor de 1M entre a base do transistor BC 557 e o terra. Isso irá acionar o transistor. Se nada acontecer ele pode estar com problemas. Tente outro transistor PNP, certificando-se que é um tipo PNP.
Finalmente, teste um lado de cada vez do resistor de 10M com um de 100k resistor em um jumper, com a outra extremidade no negativo. Se o lado da CHAVE DE TOQUE do resistor de 10M não funcionar pode ser que o resistor esteja aberto, o eletrolítico de 1µ pode estar em curto com a linha positiva ou o diodo 1N4148 pode estar invertido ou em curto.

SE O DISPLAY NÃO PÁRA

Se o display permanece piscando e não repousa na posição Manual, isso pode ser devido a uma fuga no transistor BC 557, vazamento através das linhas de TOQUE, ou vazamento no diodo 1N 4148. Remova o diodo, suspenda um terminal do resistor de 10M, suspenda um terminal do resistor 3M3. Se o display persistir piscando, o transistor está defeituoso. Outra possível falha é o capacitor de 100n não estar descarregando-se completamente. O resistor 4M7 foi projetado para executar essa operação. Tente um resistor de 1M através do capacitor de 100n. Os pinos 2, 6 e 7 podem ter um caminho de fuga para a grade positiva. Cheque as suas soldas e as trilhas.
Se o display não parar no modo AUTO, a falha será devido ao circuito de atraso de tempo, constituído pelo inversor entre os pinos 5 e 6, o eletrolítico de 22µ e o resistor de 1M. Você pode usar um multímetro para ver quando o pino de saída (pino 6) está ALTO. Ele deve permanecer ALTO para permitir que os números diminuam gradualmente. Se ele se tornar BAIXA os números irão acelerar novamente.
Para aumentar o tempo de atraso, o resistor de 1M pode ser aumentado. Mas, antes disso, tente um novo capacitor de 22µ, pois esses eletrolíticos requerem uma voltagem de “formação” para atingirem a sua capacitância plena. Após algumas cargas, a capacitância aumenta.
Para aumentar o tempo de atraso, use um resistor de 1M5 como resistência de carga. Se o display continuar apresentando ciclos no modo Manual, o diodo de chaveamento no pino 5 do inversor estará aberto ou terá uma junção mal feita. Se o display não apresentar ciclos e produzir um novo número no modo AUTO, o timer de atraso não está funcionando. Verifique o pino de saída 6 com um multímetro por uma mudança de ALTA para BAIXA após 10 ou 20 segundos. Se isso não ocorrer o cronômetro não está funcionando. A falha pode ser devido a um vazamento no eletrolítico de 22µ maior do que a corrente de carga, o que conseqüentemente impede que ele atinja os 2/3 do valor da Vcc. O resistor de 1M pode estar com o valor errado (por exemplo, 10M), o diodo 1N4002 pode estar com fuga (remova-o e veja se o problema é corrigido), ou o chip pode estar danificado.
Espero que você não tenha nenhum problema insuperável com o projeto LOTO, embora fosse interessante encontrar um pequeno problema e precisar usar um multímetro ou o PROVADOR LÓGICO para localizar a falha.





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