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Mensagem por dougdps Dom 19 Abr 2015 - 10:26

Amigos, eu estou precisando de um projeto temporizador de 12v que acione um relé por uns 6 segundos e depois desligue, mesmo mantendo o PULSO CONSTANTE 12v de acionamento no temporizador .
O pulso deve ser constante porque o circuito destina-se ao acionamento da bomba de combustível do carro quando fecha a ignição (pos-chave) antes da partida durante os 6 segundos somente e abra o relé, mesmo mantendo o circuito acionado até que o carro seja desligado, voltando a situação inicial, para repetir a operação quando a ignição for acionada novamente.
Os carros mais novos já possuem esse acionamento da bomba antes da partida comandado pela central do carro. Porém os mais antigos ( que é o meu caso) só acionam a bomba durante a partida, junto com o motor de arranque, bobinas de ignição e sonda lambda, sobrecarregando a bateria, pois o carro só vai pegar quando a linha de combustível estiver pressurizada.
Com o pré carregamento da bomba de uns 6 segundos, a linha já vai estar pressurizada antes d partida, sendo necessário o minimo de giro do arranque pro carro pegar na hora.
Consegui vários circuitos temporizadores ativados por pulso de um push-button, mas não posso usá-los visto que a ignição vai acionar com 12v contínuo o pulso do temporizador.
Já vi um circuito de pulso contínuo a venda no ML, mas queria o esquema pra montar eu mesmo.
Se alguém tiver um circuito ou projeto que sirva nesta aplicação, acho que seria de grande valia para muitos no forum.
Obrigado a todos.
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Mensagem por ELETRÔNICA PEREZ Seg 20 Abr 2015 - 14:49

No seu carro não tem aquele indicador de óleo do motor ? Quando liga a chave ele indica se há óleo no motor e também indica se há aquecimento excessivo ,poderia usar um rele ali,e alimentar a bomba,porque ele mantem uma lampada acessa por uns 5 segundos.

Caso,seu carro tenha alarme daria para adaptar também.

Diga ai qual é o seu carro,as vezes alguém já fez essa adaptação.
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Mensagem por dougdps Seg 20 Abr 2015 - 16:10

Então Leandro,
Obrigado por dar uma dica.
O carro é o omega cd 4.1 1996 com painel digital. O módulo motronic 2.8.1 não possui a função de pré carga da pressão de combustível antes da partida, e a luz que vc citou da pressão de óleo, neste carro é um contador digital que mostra a pressão e uma luz/seta de baixa pressão vermelha nele fica acesa direto até que seja dada a partida. Se eu ligar o acionamento do relé nesta luz, ele vai ficar acionado direto com a ignição ligada, sem temporização, somente sendo desenergizado quando fosse dada a partida. Isso até resolveria a pré pressurização da linha de combustível, mas continuaria sobrecarregando a bateria na partida, acionando a bomba de combustível, a sonda lambda, o arranque e até a ventoinha do radiador, dependendo da temperatura do carro.

O que eu queria mesmo era instalar um temporizador que alimentasse o relé durante uns 6 segundos, mas que não fosse acionado por pulso e sim por tensão contínua 12v.

Andei pesquisando sobre colocar um gerador de pulso único para acionar o circuito temporizador, mas o gerador de pulso único também é acionado por pulso (push button) e não por alimentação contínua. Sendo assim caio novamente no dilema em questão.

O que na verdade preciso é de um circuito que consiga gerar um pulso único a partir de uma alimentação contínua de 12v, mesmo que esse circuito continuasse sendo alimentado pelo pós chave até que o carro fosse desligado.

Vou continuar na pesquisa, se achar uma solução, posto aqui.

Obrigado pela sugestão. Positivo
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Mensagem por dougdps Sex 8 maio 2015 - 19:53

Amigos,
Conforme prometi, fiz uma pesquisa e a partir de um circuito Timer Automático CIR 1146 , publicado por Newton C. Braga, consegui adaptar para o uso do pré-carregamento da bomba de combustível antes da partida, usando o 12v do pós chave do carro.
A regulagem do tempo pode ser obtida através do trimpot 100k e pelo valor do capacitor eletrolítico.
O intuito desse circuito é temporizar a saída, mesmo mantendo a alimentação de 12v contínuo (ao invés de pulso como ocorre nos temporizadores com ci 555) após o corte da bomba, ou da carga que se quer alimentar por um tempo determinado.
O circuito foi testado no EWB e funcionou normalmente. As resistencias de 100 ohm são para exemplificar a resistencia da bobina de acionamento do relé no teste do ewb. Não são necessárias se os relés forem para 12v.
O relé NF vai ficar fechado até o fim do tempo programado alimentando a carga (no meu caso 6 segundos), quando abrirá e permanecerá assim até que o circuito seja desernegizado, iniciando o processo quando for ligado novamente.

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Mensagem por alissonks Qui 18 Jun 2015 - 2:30

Vc poderia ter usado 1 temporizador simples com o 555 e na entrada ter usado 1 capacitor eletrolitico em paralelo com 1 resistor com alta resistencia, 500k por exemplo. o capacitor deixaria passar somente 1 pulso pra acionar o temp, e o resistor descarregaria o capacitor quando não estivesse mais recebendo os 12v do sinal!
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Temporizador de 12v pulso contínuo (Ajuda) Empty Re: Temporizador de 12v pulso contínuo (Ajuda)

Mensagem por Jonas Piffer Seg 27 Jul 2015 - 0:15

Até hoje o único carro q eu vi não temporizar a bomba foi o corsa antigo, q por consequência demora a pegar.. Seu carro é igual ao corsa ou colocaram a bomba pós chave, por talvez um problema no módulo. A DNI tem relês temporizadores, é só procurar no mercado.
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Temporizador de 12v pulso contínuo (Ajuda) Empty Você poderia postar este link do diagrama

Mensagem por wancosta Qui 22 Dez 2016 - 16:22

dougdps escreveu:Amigos,
Conforme prometi, fiz uma pesquisa e a partir de um circuito Timer Automático CIR 1146 , publicado por Newton C. Braga, consegui adaptar para o uso do pré-carregamento da bomba de combustível antes da partida, usando o 12v do pós chave do carro.
A regulagem do tempo pode ser obtida através do trimpot 100k e pelo valor do capacitor eletrolítico.
O intuito desse circuito é temporizar a saída, mesmo mantendo a alimentação de 12v contínuo (ao invés de pulso como ocorre nos temporizadores com ci 555) após o corte da bomba, ou da carga que se quer alimentar por um tempo determinado.
O circuito foi testado no EWB e funcionou normalmente. As resistencias de 100 ohm são para exemplificar a resistencia da bobina de acionamento do relé no teste do ewb. Não são necessárias se os relés forem para 12v.
O relé NF vai ficar fechado até o fim do tempo programado alimentando a carga (no meu caso 6 segundos), quando abrirá e permanecerá assim até que o circuito seja desernegizado, iniciando o processo quando for ligado novamente.

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você poderia enviar este link ou postar aqui. O link acima está corrompido ou inativo

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