Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira

Participe do fórum, é rápido e fácil

Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira
Eletrônica Silveira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
HOMENAGEM

Na vida tudo passa tudo acontece mas alguém igual a você a gente jamais esquece

Full Bridge em Classe AB 1-74


★ 22 de novembro de 1991

† 12 de março de 2016

Nosso eterno amigo, administrador e fundador deste fórum
Quem está conectado?
40 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 40 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 362 em Sex 9 Abr 2021 - 22:11
Últimos assuntos
» Meu irs 900 stereo
Full Bridge em Classe AB EmptyQua 1 maio 2024 - 17:40 por sandy silva de oliveira

» LAYOUT DA TIME ONE E OS PDF
Full Bridge em Classe AB EmptyDom 14 Abr 2024 - 12:58 por ROLDAO

» PI ITALIANO 6V DETECTOR DE METAL
Full Bridge em Classe AB EmptyQua 10 Abr 2024 - 19:10 por Fardin pezzhan

» DETECTOR DE METAIS IDX-PRO
Full Bridge em Classe AB EmptySex 5 Abr 2024 - 19:51 por Fardin pezzhan

» Fonte Chaveada 2000W SG3525 & IR2110
Full Bridge em Classe AB EmptyQui 4 Abr 2024 - 12:55 por sandy silva de oliveira

» Todas as revistas CTA VOL 1 A 12 - aproveitem.
Full Bridge em Classe AB EmptyTer 2 Abr 2024 - 22:28 por Rodrigo L Santos

» >>>>>>> Sobre a criação de novos tópicos<<<<<<<<<<<<<<<
Full Bridge em Classe AB EmptyDom 24 Mar 2024 - 16:10 por crisnich

» Defeito intermitente amplificador Ciclotron TIP5000
Full Bridge em Classe AB EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:13 por fastaveira

» Esquema Amplificador Audio Leader AL 5.0
Full Bridge em Classe AB EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:01 por fastaveira

» MK4000 - FONTE CHAVEADA FULL BRIDGE
Full Bridge em Classe AB EmptyDom 17 Mar 2024 - 18:43 por sandy silva de oliveira

» amplificador class h tailandes
Full Bridge em Classe AB EmptySex 15 Mar 2024 - 22:41 por mehuysal

» Amplificador Super Strong
Full Bridge em Classe AB EmptyQui 14 Mar 2024 - 13:03 por Reginaldo Silva

» Amplificador Classe D UCD1500
Full Bridge em Classe AB EmptyQua 13 Mar 2024 - 13:07 por Guille

»  NS450 - FONTE CHAVEADA PARTE 2
Full Bridge em Classe AB EmptySeg 11 Mar 2024 - 6:55 por ffernand3s

» Amplificador Fonte Simples em teia de aranha
Full Bridge em Classe AB EmptySex 1 Mar 2024 - 12:17 por Reginaldo Silva

Top dos mais postadores
Rafael Silveira (7816)
Full Bridge em Classe AB I_vote_lcapFull Bridge em Classe AB I_voting_barFull Bridge em Classe AB I_vote_rcap 
Caca Silva (6057)
Full Bridge em Classe AB I_vote_lcapFull Bridge em Classe AB I_voting_barFull Bridge em Classe AB I_vote_rcap 
renatoscp (3891)
Full Bridge em Classe AB I_vote_lcapFull Bridge em Classe AB I_voting_barFull Bridge em Classe AB I_vote_rcap 
CMeletronica (3234)
Full Bridge em Classe AB I_vote_lcapFull Bridge em Classe AB I_voting_barFull Bridge em Classe AB I_vote_rcap 
michel chagas (2791)
Full Bridge em Classe AB I_vote_lcapFull Bridge em Classe AB I_voting_barFull Bridge em Classe AB I_vote_rcap 
Railson (2119)
Full Bridge em Classe AB I_vote_lcapFull Bridge em Classe AB I_voting_barFull Bridge em Classe AB I_vote_rcap 
alexsandro rodrigues de a (1835)
Full Bridge em Classe AB I_vote_lcapFull Bridge em Classe AB I_voting_barFull Bridge em Classe AB I_vote_rcap 
naldo santos (1625)
Full Bridge em Classe AB I_vote_lcapFull Bridge em Classe AB I_voting_barFull Bridge em Classe AB I_vote_rcap 
ablacon64 (1222)
Full Bridge em Classe AB I_vote_lcapFull Bridge em Classe AB I_voting_barFull Bridge em Classe AB I_vote_rcap 
gilvantexas (1061)
Full Bridge em Classe AB I_vote_lcapFull Bridge em Classe AB I_voting_barFull Bridge em Classe AB I_vote_rcap 

Tópicos semelhantes
Medidor de Velocidade


Full Bridge em Classe AB

+3
maiko_bito
MaiconnKoczeski
criseletron
7 participantes

Ir para baixo

Full Bridge em Classe AB Empty Full Bridge em Classe AB

Mensagem por MaiconnKoczeski Seg 29 Jun 2015 - 9:49

Estou com uma dúvida. Pode ser que alguém já tenha pensado na mesma coisa...

hoje eu utilizo boa parte dos meus amplificadores AB em bridge, coloco um CI na entrada pra inverter a polaridade de um dos canais e utilizo só os 2 positivos das saidas, ignorando completamente o GND.... agora estou com a seguinte dúvida... o GND da fonte é necessário? "digo isso independente de esquema" meu esquema não tem redução com diodo zener que precise jogar algum componente contra o terra.... é um amplificador simples... dai pergunto a vocês, o que deve acontecer se desligar o GND dos 2 canais? lembrando que o amplificador tem realimentação e tem aquele resistor com capacitor de 100UF contra o GND aquele resistor é o ganho do amplificador... mas digo o seguinte, sem o terra da fonte ele vai aterrar junto com o terra da entrada do equipamento que estiver ligado, certo? mas e quando não tiver nada conectado ao amplificador, qual seria o comportamento? resumindo o que eu quero é desligar o terra da fonte simetrica do amplificador que está tocando em bridge, não sei se existe uma real necessidade de simetria quando é bridge pois os altofalantes não são ligados ao terra
MaiconnKoczeski
MaiconnKoczeski
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 121
Data de inscrição : 15/06/2015
Idade : 35
Localização : Pérola D Oeste - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Full Bridge em Classe AB Empty Re: Full Bridge em Classe AB

Mensagem por criseletron Seg 29 Jun 2015 - 19:22

bom amigo gnd dá saida vc pode tira mais da placa citadora depende do seu amplifcador se presissa do gnd ...qe amplificador vc esta usando..
criseletron
criseletron
Avançado
Avançado

Mensagens : 613
Data de inscrição : 09/12/2012
Idade : 44
Localização : belém do pará

Ir para o topo Ir para baixo

Full Bridge em Classe AB Empty Re: Full Bridge em Classe AB

Mensagem por MaiconnKoczeski Seg 29 Jun 2015 - 20:34

o meu amplificador tem realimentação e ganho com capacitor no GND... isso que seria minha dúvida... andei verificando e existe amplificadores com realimentação pelo positivo... o capacitor que vai ligado ao resistor do ganho fica ligado ao positivo e não ao GND... alguém conhece algo assim?
MaiconnKoczeski
MaiconnKoczeski
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 121
Data de inscrição : 15/06/2015
Idade : 35
Localização : Pérola D Oeste - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Full Bridge em Classe AB Empty Re: Full Bridge em Classe AB

Mensagem por criseletron Seg 29 Jun 2015 - 21:37

em bridge ñ precisa do gnd mais da placa citadora o gnd e responsavel para ligar pc ou cd player dvd
criseletron
criseletron
Avançado
Avançado

Mensagens : 613
Data de inscrição : 09/12/2012
Idade : 44
Localização : belém do pará

Ir para o topo Ir para baixo

Full Bridge em Classe AB Empty Re: Full Bridge em Classe AB

Mensagem por MaiconnKoczeski Ter 30 Jun 2015 - 10:12

Eu tenho aqui um amplificador analógico da marca Pyramid modelo PB1480 automotivo de 1800W pmpo, a placa do amplificador é separada da placa da fonte dele(conversor DC) a fonte dele solta 40+40v... eu removi a placa da fonte e coloquei um transformador que deu 40+40 retificado e liguei somente a placa do amplificador dentro de casa... toca perfeitamente, 4 canais sendo ligados em bridge resultando 2 canais com o dobro da potência cada, e não sendo necessário GND na ligação com o a saida pra o altofalante.... vem um fio fase de cada amplificador e ignora o GND... dai outro dia ouvindo musica sem querer escapou o center tap do transformador.... ficando só os 2 da ponta somando 80v DC... mas não aconteceu nada, nem sinal na musica que tocava nem nada... tocou normal mesmo sem o GND.... dai percebi que eu estava alimentando o amplificador só com voltagem única de 80V e a simetria não foi mais necessária pois ele formou um fullbridge... dai fiquei em dúvida... mas como esse amplificador pode funcionar sem GND? como fica a realimentação pelo negativo? desmontei a placa pra ver, e me assustei, sai uma linha da saida de som do amplificador chega a um resistor de 1K (resistor do ganho) e vai para o negativo de um capacitor eletrolitico de 1000UF(estranho pois geralmente é 100UF) já o positivo do capacitor vai ao positivo da alimentação do amplificador (estranho pois normalmente vai no GND) e com isso o amplificador é totalmente independente do GND quando em bridge... dai fica a pergunta... alguém já viu isso? me parece um tipo de realimentação pelo positivo
MaiconnKoczeski
MaiconnKoczeski
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 121
Data de inscrição : 15/06/2015
Idade : 35
Localização : Pérola D Oeste - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Full Bridge em Classe AB Empty Re: Full Bridge em Classe AB

Mensagem por MaiconnKoczeski Ter 30 Jun 2015 - 16:52

vou tentar ser mais claro em minha explicação

quase todos os amplificadores analógicos que conheço volta o sinal da saida de som para a entrada do amplificador feedback, e nesse retorno tem um resistor e um capacitor com o terra.. o resistor define a descarga do capacitor pelo que entendi... quanto mais direto maior o ganho do amplificador.... agora vem a pergunta... existe forma ou alguém já viu, este capacitor ser ligado entre o feedback e o positivo da alimentação?
MaiconnKoczeski
MaiconnKoczeski
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 121
Data de inscrição : 15/06/2015
Idade : 35
Localização : Pérola D Oeste - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Full Bridge em Classe AB Empty Re: Full Bridge em Classe AB

Mensagem por alexsandro rodrigues de a Ter 30 Jun 2015 - 17:46

normalmente e ligado ao terra mas em eletrônica nunca podemos dizer nunca praticamente tudo que tem logica é possível.
em relação ao ganho, quanto maior a resistência maior o ganho e também maior o ruido.
alexsandro rodrigues de a
alexsandro rodrigues de a
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 1835
Data de inscrição : 12/12/2013
Idade : 47
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Full Bridge em Classe AB Empty Re: Full Bridge em Classe AB

Mensagem por MaiconnKoczeski Ter 30 Jun 2015 - 17:53

então amigo, estou tenteando desvendar como é que o amplificador automotivo classe AB que tem esse capacitor e tem esse resistor, consegue trabalhar sem GND
MaiconnKoczeski
MaiconnKoczeski
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 121
Data de inscrição : 15/06/2015
Idade : 35
Localização : Pérola D Oeste - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Full Bridge em Classe AB Empty Re: Full Bridge em Classe AB

Mensagem por alexsandro rodrigues de a Ter 30 Jun 2015 - 23:26

tente obter o esquema dele
alexsandro rodrigues de a
alexsandro rodrigues de a
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 1835
Data de inscrição : 12/12/2013
Idade : 47
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Full Bridge em Classe AB Empty Re: Full Bridge em Classe AB

Mensagem por alexsandro rodrigues de a Ter 30 Jun 2015 - 23:35

mas porque isso e tão importante para vc e por conta da fonte não ter o CT (simétrica de 3 fios) se tiver é melhor usar com o terra mesmo os filtros de RF são desviados para o terra essa e a melhor solução com 1 capacitor se vc desvia para o positivo ou negativo fica mais difícil filtrar com 2 capacitores mas é possível.
alexsandro rodrigues de a
alexsandro rodrigues de a
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 1835
Data de inscrição : 12/12/2013
Idade : 47
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Full Bridge em Classe AB Empty Re: Full Bridge em Classe AB

Mensagem por maiko_bito Ter 30 Jun 2015 - 23:46

amigo eu quero meter um amplificador analógico AB em fullbridge direto na rede retificado 127 dando 189v DC... entendeu? já sei de todos os riscos não precisam me alertar... vou usar disjuntores, proteção na entrada com isolador, e vou tomar toda a devida atenção.... mas já descobri que o amplificador pode sim tocar sem GND... ele precisa apenas de uma referência ali no capacitor e resistor do ganho e realimentação... essa referência pode ser feita usando 2 capacitores em serie na energia normal não simétrica e tirando o centro pra jogar ali como referência fiz testes hoje e tocou bem
maiko_bito
maiko_bito
Avançado
Avançado

Mensagens : 273
Data de inscrição : 12/03/2015
Idade : 35
Localização : Pérola D Oeste - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Full Bridge em Classe AB Empty Re: Full Bridge em Classe AB

Mensagem por alexsandro rodrigues de a Qua 1 Jul 2015 - 0:10

sim esta esclarecido.
alexsandro rodrigues de a
alexsandro rodrigues de a
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 1835
Data de inscrição : 12/12/2013
Idade : 47
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Full Bridge em Classe AB Empty Re: Full Bridge em Classe AB

Mensagem por jonesmlr Dom 5 Jul 2015 - 12:30

Amigo Maiko, essa sua idéia já é "QUASE" que utilizada comercialmente em amplificadores trifásicos da ETELJ.
dá uma olhada neste artigo:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Ali inclusive é explicado, que em redes de média tensão (13,8 KV) não se utiliza o cabo de NEUTRO, pois os trafos são ligados em DELTA, não em ESTRELA.
Mas eles ainda assim utilizam um trafo toroidal no AMP, só que segundo o artigo, a vantagem é a redução da necessidade de filtragem de ripple, com um maior número de fases.
jonesmlr
jonesmlr
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 47
Data de inscrição : 29/04/2015
Idade : 48
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Full Bridge em Classe AB Empty Re: Full Bridge em Classe AB

Mensagem por Noral som Seg 6 Jul 2015 - 6:46

Bom dia amigos tenho um amplificador Taramps 1.2k e gostaria de ligar ele direto na rede 127 volts é claro retificado a rede desde já agradeço amigos[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
avatar
Noral som
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 189
Data de inscrição : 15/10/2013
Idade : 56
Localização : Conchal Sp

Ir para o topo Ir para baixo

Full Bridge em Classe AB Empty Re: Full Bridge em Classe AB

Mensagem por jonesmlr Ter 7 Jul 2015 - 20:35

Oura coisa, o seu GND vai ser simplesmente o que vc referenciar como tal a partir da PONTE RETIFICADORA e CAPACITORES, mesmo que ela venha de um AC proveniente direto da tomada. Tem como vc ter uma fonte simétrica usando um trafo sem o center tape, portanto deve ser a mesma coisa apenas usando o AC proveniente da tomada, claro que tomando as devidas precauções, como vc mesmo bem disse, já que o circuito todo não vai ser isolado, esses 127 VAC poderão aparecer até mesmo no altofalante...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
jonesmlr
jonesmlr
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 47
Data de inscrição : 29/04/2015
Idade : 48
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Full Bridge em Classe AB Empty Re: Full Bridge em Classe AB

Mensagem por MaiconnKoczeski Ter 7 Jul 2015 - 20:47

este seu exemplo é uma fonte com center tap flutuante.. para pequenas cargas ela pode ser usada... mas para grandes cargas você precisa passar a confiar absolutamente nos capacitores, se um deles deixar a desejar ou ficar em desvantagem em relação ao outro a simetria desequilibra o centro
MaiconnKoczeski
MaiconnKoczeski
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 121
Data de inscrição : 15/06/2015
Idade : 35
Localização : Pérola D Oeste - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Full Bridge em Classe AB Empty Re: Full Bridge em Classe AB

Mensagem por jonesmlr Ter 7 Jul 2015 - 21:06

Sim, isso é verdade!
jonesmlr
jonesmlr
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 47
Data de inscrição : 29/04/2015
Idade : 48
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Full Bridge em Classe AB Empty Re: Full Bridge em Classe AB

Mensagem por jonesmlr Ter 7 Jul 2015 - 21:07

Além do mais, vc não tem os 177 VDC contando em cada lado, vc teria 88 VDC para cada lado.
jonesmlr
jonesmlr
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 47
Data de inscrição : 29/04/2015
Idade : 48
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Full Bridge em Classe AB Empty Re: Full Bridge em Classe AB

Mensagem por MaiconnKoczeski Ter 7 Jul 2015 - 21:11

você sabe que a maioria dos amplificadores AB tem um retorno da saida para que volta pra entrada... o pessoal chama de realimentação... no meu caso eu fiz isso que você demonstrou só pra ter uma referência de center tap pra jogar no capacitor da realimentação... e liguei 2 canais em ponte onde o GND não vai ligado aos altofalantes...
MaiconnKoczeski
MaiconnKoczeski
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 121
Data de inscrição : 15/06/2015
Idade : 35
Localização : Pérola D Oeste - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Full Bridge em Classe AB Empty Re: Full Bridge em Classe AB

Mensagem por jonesmlr Ter 7 Jul 2015 - 21:16

MaiconnKoczeski escreveu:você sabe que a maioria dos amplificadores AB tem um retorno da saida para que volta pra entrada... o pessoal chama de realimentação... no meu caso eu fiz isso que você demonstrou só pra ter uma referência de center tap pra jogar no capacitor da realimentação... e liguei 2 canais em ponte onde o GND não vai ligado aos altofalantes...

Ok, entendi sim... mas vc ainda não fez o teste sem trafo, né? Nesse caso precisaria, se eu estiver errado me corrija, de um violento resistor de potência e baixo valor na entrada AC...
jonesmlr
jonesmlr
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 47
Data de inscrição : 29/04/2015
Idade : 48
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Full Bridge em Classe AB Empty Re: Full Bridge em Classe AB

Mensagem por jonesmlr Ter 7 Jul 2015 - 22:53

...ou então um autotrafo. scratch
jonesmlr
jonesmlr
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 47
Data de inscrição : 29/04/2015
Idade : 48
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Full Bridge em Classe AB Empty Re: Full Bridge em Classe AB

Mensagem por andre galvao luis Ter 23 Jan 2018 - 13:42

MaiconnKoczeski escreveu:Estou com uma dúvida. Pode ser que alguém já tenha pensado na mesma coisa...

hoje eu utilizo boa parte dos meus amplificadores AB em bridge, coloco um CI na entrada pra inverter a polaridade de um dos canais e utilizo só os 2 positivos das saidas, ignorando completamente o GND.... agora estou com a seguinte dúvida... o GND da fonte é necessário? "digo isso independente de esquema" meu esquema não tem redução com diodo zener que precise jogar algum componente contra o terra.... é um amplificador simples... dai pergunto a vocês, o que deve acontecer se desligar o GND dos 2 canais? lembrando que o amplificador tem realimentação e tem aquele resistor com capacitor de 100UF contra o GND aquele resistor é o ganho do amplificador... mas digo o seguinte, sem o terra da fonte ele vai aterrar junto com o terra da entrada do equipamento que estiver ligado, certo? mas e quando não tiver nada conectado ao amplificador, qual seria o comportamento? resumindo o que eu quero é desligar o terra da fonte simetrica do amplificador que está tocando em bridge, não sei se existe uma real necessidade de simetria quando é bridge pois os altofalantes não são ligados ao terra
Qual ci utilizou ? Pode me explicar
andre galvao luis
andre galvao luis
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 26
Data de inscrição : 19/05/2017
Idade : 32
Localização : Sao luis

Ir para o topo Ir para baixo

Full Bridge em Classe AB Empty Re: Full Bridge em Classe AB

Mensagem por andre galvao luis Dom 11 Fev 2018 - 16:33

Ola galera achei na net esse diagrama vou testar e em breve posto fotos desse circuito
andre galvao luis
andre galvao luis
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 26
Data de inscrição : 19/05/2017
Idade : 32
Localização : Sao luis

Ir para o topo Ir para baixo

Full Bridge em Classe AB Empty Re: Full Bridge em Classe AB

Mensagem por andre galvao luis Dom 11 Fev 2018 - 16:34

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
andre galvao luis
andre galvao luis
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 26
Data de inscrição : 19/05/2017
Idade : 32
Localização : Sao luis

Ir para o topo Ir para baixo

Full Bridge em Classe AB Empty Re: Full Bridge em Classe AB

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos