Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira

Participe do fórum, é rápido e fácil

Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira
Eletrônica Silveira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
HOMENAGEM

Na vida tudo passa tudo acontece mas alguém igual a você a gente jamais esquece

Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 1-74


★ 22 de novembro de 1991

† 12 de março de 2016

Nosso eterno amigo, administrador e fundador deste fórum
Quem está conectado?
256 usuários online :: 2 registrados, 0 invisíveis e 254 visitantes :: 1 motor de busca

ALBANO ZINELLI, Domingos Pereira

O recorde de usuários online foi de 362 em Sex 9 Abr 2021 - 22:11
Últimos assuntos
» Meu irs 900 stereo
Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 EmptyTer 23 Abr 2024 - 18:00 por ROLDAO

» LAYOUT DA TIME ONE E OS PDF
Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 EmptySex 19 Abr 2024 - 20:01 por cristaltec

» PI ITALIANO 6V DETECTOR DE METAL
Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 EmptyQua 10 Abr 2024 - 19:10 por Fardin pezzhan

» DETECTOR DE METAIS IDX-PRO
Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 EmptySex 5 Abr 2024 - 19:51 por Fardin pezzhan

» Fonte Chaveada 2000W SG3525 & IR2110
Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 EmptyQui 4 Abr 2024 - 12:55 por sandy silva de oliveira

» Todas as revistas CTA VOL 1 A 12 - aproveitem.
Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 EmptyTer 2 Abr 2024 - 22:28 por Rodrigo L Santos

» >>>>>>> Sobre a criação de novos tópicos<<<<<<<<<<<<<<<
Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 EmptyDom 24 Mar 2024 - 16:10 por crisnich

» Defeito intermitente amplificador Ciclotron TIP5000
Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:13 por fastaveira

» Esquema Amplificador Audio Leader AL 5.0
Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:01 por fastaveira

» MK4000 - FONTE CHAVEADA FULL BRIDGE
Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 EmptyDom 17 Mar 2024 - 18:43 por sandy silva de oliveira

» amplificador class h tailandes
Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 EmptySex 15 Mar 2024 - 22:41 por mehuysal

» Amplificador Super Strong
Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 EmptyQui 14 Mar 2024 - 13:03 por Reginaldo Silva

» Amplificador Classe D UCD1500
Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 EmptyQua 13 Mar 2024 - 13:07 por Guille

»  NS450 - FONTE CHAVEADA PARTE 2
Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 EmptySeg 11 Mar 2024 - 6:55 por ffernand3s

» Amplificador Fonte Simples em teia de aranha
Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 EmptySex 1 Mar 2024 - 12:17 por Reginaldo Silva

Top dos mais postadores
Rafael Silveira (7816)
Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 I_vote_lcapToroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 I_voting_barToroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 I_vote_rcap 
Caca Silva (6057)
Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 I_vote_lcapToroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 I_voting_barToroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 I_vote_rcap 
renatoscp (3891)
Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 I_vote_lcapToroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 I_voting_barToroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 I_vote_rcap 
CMeletronica (3234)
Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 I_vote_lcapToroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 I_voting_barToroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 I_vote_rcap 
michel chagas (2791)
Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 I_vote_lcapToroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 I_voting_barToroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 I_vote_rcap 
Railson (2119)
Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 I_vote_lcapToroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 I_voting_barToroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 I_vote_rcap 
alexsandro rodrigues de a (1835)
Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 I_vote_lcapToroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 I_voting_barToroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 I_vote_rcap 
naldo santos (1625)
Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 I_vote_lcapToroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 I_voting_barToroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 I_vote_rcap 
ablacon64 (1222)
Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 I_vote_lcapToroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 I_voting_barToroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 I_vote_rcap 
gilvantexas (1061)
Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 I_vote_lcapToroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 I_voting_barToroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 I_vote_rcap 

Medidor de Velocidade


Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada

+21
Caca Silva
Erick1976
jose luiz figueredo
cristianojcaudio
Sergioleo
hellder
isaias tavares da siuva
deus efiel
systemjol
elber68
louroimortaldotempo
alexsandro rodrigues de a
michael@
renatoscp
foxeletronic
lipemixsom
lynos
giovaniriopreto
Utog Remix
Shaullin Silva
Eletronica Silva
25 participantes

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 Empty Re: Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada

Mensagem por renatoscp Sáb 24 Out 2015 - 14:45

Legal esse tópico... Seria a solução de muitos problemas... Agora, a pergunta que não cala é a seguinte: E a permeabilidade desses franksteins? rsrs... Como calcular os enrolamentos deles? Manda o pau em 2000?
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 3891
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 43
Localização : Santa Cruz das Palmeiras - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 Empty Re: Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada

Mensagem por michael@ Sáb 24 Out 2015 - 18:09

Eletronica Silva escreveu:Terceito video....

parabéns meu amigo sua fonte ficou bacana !! Positivo Positivo Positivo Positivo
michael@
michael@
Avançado
Avançado

Mensagens : 861
Data de inscrição : 01/10/2013
Idade : 35
Localização : RJ Guapimirim

Ir para o topo Ir para baixo

Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 Empty Re: Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada

Mensagem por Eletronica Silva Sáb 24 Out 2015 - 20:28

renatoscp escreveu:Legal esse tópico...  Seria a solução de muitos problemas...  Agora, a pergunta que não cala é a seguinte: E a permeabilidade desses franksteins? rsrs...  Como calcular os enrolamentos deles? Manda o pau em 2000?

Obrigado renatoscp!


agora, sobre suas propriedades magneticas fico devendo pois nao sei como saber sua permeabilidade e etc... devido usar varios ferrites diferentes.Mas pude perceber que seu desempenho na fonte auto oscilante (detex) que tem sua frequencia por volta de 130khz foi satisfatorio! aguentou na boa picos no primario de 18A em 98 vac (deveria ter 120vac pelo menos mas a energia tava ruim mesmo..) nao tive aquecimento excecivo no toroide e nao explodiu nada!rsrsr pois era o que eu esperava!

Para os calculos eu uso entre 24 e 28 espiras no primario com base em 170vdc que me dá 6 a 7 volts por volta.
A bitola do fio uso conforme a corrente que desejo obter.

Agora, se for usar em fonte é regulada com ociladores tipo sg3525 outl494 ai a coisa muda! se alguem desejar nos mostrar como ele se comporta....

Eu testei em uma placa de um amplificador classe ab e o som ficou limpo pesado sem chiados ou interferencias!
Eletronica Silva
Eletronica Silva
Avançado
Avançado

Mensagens : 317
Data de inscrição : 07/09/2014
Idade : 33
Localização : Santarem

Ir para o topo Ir para baixo

Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 Empty Re: Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada

Mensagem por Eletronica Silva Sáb 24 Out 2015 - 20:29

michael@ escreveu:
parabéns meu amigo sua fonte ficou  bacana !! Positivo Positivo Positivo Positivo

Obrigado Michael! albino
Eletronica Silva
Eletronica Silva
Avançado
Avançado

Mensagens : 317
Data de inscrição : 07/09/2014
Idade : 33
Localização : Santarem

Ir para o topo Ir para baixo

Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 Empty Re: Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada

Mensagem por alexsandro rodrigues de a Sáb 24 Out 2015 - 20:47

parabéns amigo, se funcionou bem com fonte chaveada muito provavelmente funciona como núcleo de fonte toroidal, em tempo de crise e uma boa solução. Positivo

quanto a frequência, faz o calculo como se fosse um núcleo original e vê o resultado na pratica deve ficar com uma margem de tolerância para os resultados.
alexsandro rodrigues de a
alexsandro rodrigues de a
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 1835
Data de inscrição : 12/12/2013
Idade : 47
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 Empty Re: Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada

Mensagem por louroimortaldotempo Sáb 24 Out 2015 - 23:05

eletronica silva ver se essa imagem ajuda em alguma coisa,
Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 12027789_1065915693429175_1093062258325581603_n

quanto a esse tipo de nucleo, acho que só funcione com bom rendimento onde seja necessário GAP pois essa fonte detex é igual aqueles reatores eletrônicos de lampadas fluorescente e precisam de gap ,mas acho que em fonte
half bridge e full bridge não funcione pois acho que a permeabilidade não passe de 20 nh/n2

_________________
o amor é lindo mas...é de vidro kkkk
louroimortaldotempo
louroimortaldotempo
Avançado
Avançado

Mensagens : 319
Data de inscrição : 23/06/2013
Idade : 55
Localização : palmeira dos indios alagoas

Ir para o topo Ir para baixo

Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 Empty Re: Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada

Mensagem por Eletronica Silva Seg 2 Nov 2015 - 21:20

Meus amigos, o meu objetivo em abrir esse topico é de expor a voces uma possivel solução (recurso técnico Lendo rsr) na falta de transformadores ou toroides para potencias altas... sei que esses componentes são críticos... precisamos de muitas informações tecnicas sobre eles para podermos aplicar a um determinado projeto. Digo que sobre esses toroides toroides caseiros nao dá pra determinar suas especificações tecnicas, pois o material enpregado no toroide foi retirado de varias sucatas, sendo assim, uma mistura de materiais diferentes... como o titulo diz,,, Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada... entao, é caseiro mesmo!rsrsr

Eu o fiz, testei em uma fonte chaveada com a mesma configuração to trafo original auto-oscilante (detex) aki do forum e funcionou maravilhosamente bem... sem aquecimento nos mosfets e no toroide...de inicio ultilizei um ferro de 1000w como carga e ela levou de boa.... mas nao fiquei satisfeito,,,,ai coloquei uma carga de 2000w sim...2000W ela me deu 19A no primario em 127v e olha que de 127vac foi pra 88vac a rede nem aguenta! mas a fonte permaneceu funcionando tranquila!
Observando, que com o trafo etd49 essa fonte com mesma configuração original de enrrolamento nao rende esse resultado a que diz respeito ao aquecimento e potencia final.

Em fontes que sao mais complexas utilizando os sg3525 tl494 ir2153 nao testei e nao vou testar pq nao me dou bem com esses carinhas..ja perdi muito dinheiro montando projetos que envolvem eles... e olha que eu fazia tudo coxinha!srss entao pelo menos por enquanto...só trabalho com fontes auto-oscilantes.

Mas tenho pra mim que se funciona em auto-oscilantes há de funcionar em fontes estabilizadas. se o trafo precisa de GAP faremos um GAP na hora de sua confecção para nao saturar facil...tudo depende de tentarmos para dominarmos e obter assim o sucesso no projeto. foi assim que cheguei até aqui.

Aki fica a minha ajuda! E pesso aos colegas que quando tiverem recursos e tempo caso fiquem interessados possam testar como eu testei... e nos ajudar a aprimorarmos nossas abilidades e conhecimentos com esses bixinhos! albino
Eletronica Silva
Eletronica Silva
Avançado
Avançado

Mensagens : 317
Data de inscrição : 07/09/2014
Idade : 33
Localização : Santarem

Ir para o topo Ir para baixo

Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 Empty Re: Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada

Mensagem por elber68 Ter 3 Nov 2015 - 8:01

Bom dia amigo,vc poderia passa um passa uma informação,a auto oscilante  o trafo tem GAP to tentando monta uma aqui mas ela não arma de primeira,to usando um ETD 55 ele não te GAP .desde ja obrigado.
elber68
elber68
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 77
Data de inscrição : 03/04/2015
Idade : 56
Localização : montes claros

Ir para o topo Ir para baixo

Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 Empty Re: Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada

Mensagem por systemjol Ter 3 Nov 2015 - 9:11

Eletronica Silva escreveu:Meus amigos, o meu objetivo em abrir esse topico é de expor a voces uma possivel solução (recurso técnico Lendo  rsr) na falta de transformadores ou toroides para potencias altas... sei que esses componentes são críticos... precisamos de muitas informações tecnicas sobre eles para podermos aplicar a um determinado projeto. Digo que sobre esses toroides toroides caseiros nao dá pra determinar suas especificações tecnicas, pois o material enpregado no toroide foi retirado de varias sucatas, sendo assim, uma mistura de materiais diferentes... como o titulo diz,,, Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada... entao, é caseiro mesmo!rsrsr

Eu o fiz, testei em uma fonte chaveada com a mesma configuração to trafo original auto-oscilante (detex) aki do forum e funcionou maravilhosamente bem... sem aquecimento nos mosfets e no toroide...de inicio ultilizei um ferro de 1000w como carga e ela levou de boa.... mas nao fiquei satisfeito,,,,ai coloquei uma carga de 2000w sim...2000W ela me deu 19A no primario em 127v e olha que de 127vac foi pra 88vac  a rede nem aguenta! mas a fonte permaneceu funcionando tranquila!
Observando, que com o trafo etd49 essa fonte com  mesma configuração original de enrrolamento nao rende esse resultado a que diz respeito ao aquecimento e potencia final.

Em fontes que sao mais complexas utilizando os sg3525 tl494 ir2153 nao testei e nao vou testar pq nao me dou bem com esses carinhas..ja perdi muito dinheiro montando projetos que envolvem eles... e olha que eu fazia tudo coxinha!srss entao pelo menos por enquanto...só trabalho com fontes auto-oscilantes.

Mas tenho pra mim que se funciona em auto-oscilantes há de funcionar em fontes estabilizadas. se o trafo precisa de GAP faremos um GAP na hora de sua confecção para nao saturar facil...tudo depende de tentarmos para dominarmos e obter assim o sucesso no projeto. foi assim que cheguei até aqui.

Aki fica a minha ajuda! E pesso aos colegas que quando tiverem recursos e tempo caso fiquem interessados possam testar como eu testei... e nos ajudar a aprimorarmos nossas abilidades e conhecimentos com esses bixinhos! albino

Bom dia amigo,pode me responder uma coisa?Montei um protótipo dessa fonte auto-oscilante da detex,funciona sem aquecimento,forma de onda muito boa mas a tensão cai pela metade com carga,mesmo carga pequena como 20w ja cai de 100v pra 47v.Você parece já ter experiencia nela,sabe o que pode ser?
systemjol
systemjol
Avançado
Avançado

Mensagens : 919
Data de inscrição : 24/12/2012
Idade : 38
Localização : Almenara-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 Empty Re: Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada

Mensagem por deus efiel Ter 3 Nov 2015 - 9:33

Com dia pessoal já montei essas auto osilante egoste de todas
Essa 2k5 sem carga 85+85 com carga fica com70+70 e uma resistência de
Chuveiro de10r
deus efiel
deus efiel
Avançado
Avançado

Mensagens : 501
Data de inscrição : 24/02/2013
Idade : 41
Localização : fortaleza -ce

Ir para o topo Ir para baixo

Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 Empty Re: Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada

Mensagem por Eletronica Silva Ter 3 Nov 2015 - 13:35

elber68 escreveu:Bom dia amigo,vc poderia passa um passa uma informação,a auto oscilante  o trafo tem GAP to tentando monta uma aqui mas ela não arma de primeira,to usando um ETD 55 ele não te GAP .desde ja obrigado.

Elber68, Já montei trafos nessa fonte com gap e sem gap...todas funcionaram de primeira! Deve ter erro na hora de enrolar o auxiliar de partida da fonte,,,como vc está fazendo o enrolamento do trafo? quantas voltas no primario que fio vc está ultilizando? é em 127vac ou 220? se estiveres usando em 127 atente para a chave que seleciona a tenção usada 127-220vac.

Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 118da1l
Eletronica Silva
Eletronica Silva
Avançado
Avançado

Mensagens : 317
Data de inscrição : 07/09/2014
Idade : 33
Localização : Santarem

Ir para o topo Ir para baixo

Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 Empty Re: Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada

Mensagem por Eletronica Silva Ter 3 Nov 2015 - 14:10

systemjol escreveu:

Bom dia amigo,pode me responder uma coisa?Montei um protótipo dessa fonte auto-oscilante da detex,funciona sem aquecimento,forma de onda muito boa mas a tensão cai pela metade com carga,mesmo carga pequena como 20w ja cai de 100v pra 47v.Você parece já ter experiencia nela,sabe o que pode ser?

Garnde Joel!!! Cara sou seu fã!!! cheers cheers

Olha ae....esse problema nunca tive...mesmo ultilizando trafos de tv que sao pequenos comparado ao usado originalmente nessa fonte! de 95vdc caia para 75vdc com carga de 1000w..

Acredito que seu problema seja pouca capacitância no primario. No minimo use 680uf no minimo o aconcelhavel é usar 1000uf para cada lado isso se vc ultilizar ela com chave seletora de tenção como mostrado na figura assima...se for só em 220vac podes usar 2 de 470uf\400v outra causa provavel poder ser que voce esqueceu de acionar a chave seletora para 127vac caso use 127vac. se vc fez a fonte para 127vac - 220vac deves estár atento a esse detalhe... se nao vai ter muita queda de tenção, pois ela vai estar trabalhando como se tivesse em 220vac. veja se o resistor de partida 22r\10w aquece com ou sem carga....o rele pode nao está acionando! ai ja vio né! rsr

O trafo de tv ou toroide de ferrit enrole 24 a 28 voltas de fio 16awg ou 5 fios 22awg em paralelo voce vai ter 6v por volta. use 170vdc como referencia para o calculo..tipo assim:

170vdc \ 28 voltas para o primario = 6 volts por volta

12 voltas com fio 15awg ou 8 fios 22awg para o secundario x 6 volts por volta = 72vdc para o secundario enrole mais um e vc terá a simetria!

enrole 3 voltas de fio 22awg para o auxiliar de partida isso vai dar 18vdc use um bom rele.

O trafo oscilador use fio 32awg ou 36awg que é o original...200 voltas e 20+20 um em conta fase.
com mosfets diferentes aos irfp460 altera a frequencia e consequentemente afeta o rendimento da fonte.


Eu notei que com bitolas de fios mais grossos a fonte fica com menos queda de tenção, e mais potente!

nesse toroide aki do topico usei no primario fio 14awg 28 voltas e no secundário usei fio 13awg... a queda de tenção de 170vdc caia pra 120vdc por causa da tençaõ da rede que caia muito quando eu aplicava a carga de 1000w. e a minha irma ainda tava usando o fono eletrico pra assar o meu bolo de aniversario!!!!! rsrs erá o meu niver naquele dia!rsrs
Eletronica Silva
Eletronica Silva
Avançado
Avançado

Mensagens : 317
Data de inscrição : 07/09/2014
Idade : 33
Localização : Santarem

Ir para o topo Ir para baixo

Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 Empty Re: Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada

Mensagem por Eletronica Silva Ter 3 Nov 2015 - 14:11

deus efiel escreveu:Com dia pessoal  já montei essas auto osilante egoste de todas
Essa 2k5 sem carga 85+85 com carga fica com70+70 e uma  resistência  de
Chuveiro de10r

Isso mesmo amigo! Positivo
Eletronica Silva
Eletronica Silva
Avançado
Avançado

Mensagens : 317
Data de inscrição : 07/09/2014
Idade : 33
Localização : Santarem

Ir para o topo Ir para baixo

Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 Empty Re: Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada

Mensagem por Eletronica Silva Ter 3 Nov 2015 - 14:51

Outra coisa... usem sempre capacitores de amortecimento de 0.1uf\400v

sao alqueles em paralelo ligando o +b dos capacitores ao primario do trafo.

Outros valores afetarao no rendimento e tenção final.
Eletronica Silva
Eletronica Silva
Avançado
Avançado

Mensagens : 317
Data de inscrição : 07/09/2014
Idade : 33
Localização : Santarem

Ir para o topo Ir para baixo

Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 Empty Re: Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada

Mensagem por elber68 Ter 3 Nov 2015 - 15:13

grato pela atenção enrolei em trafo ee19  200 voltas sentido horário isolado mais 20 horário e 20 ante horário,to usando em 127 mas com dobrador 2 capacitor de 2200mf X 250volts.ja monto fonte com sg 3524 e sg 3525 e trafo driver e com ir 2110 ,mas essa realmente não entendo o que ta havendo ja conferi todos os componestes,mas de qual que forma farei novo trafo oscilador, grato pela atenção amigo boa tarde.
elber68
elber68
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 77
Data de inscrição : 03/04/2015
Idade : 56
Localização : montes claros

Ir para o topo Ir para baixo

Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 Empty Re: Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada

Mensagem por elber68 Ter 3 Nov 2015 - 15:22

to usando IGBTs

 IGW75N60T
em conjunto com RURP 3060.
elber68
elber68
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 77
Data de inscrição : 03/04/2015
Idade : 56
Localização : montes claros

Ir para o topo Ir para baixo

Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 Empty Re: Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada

Mensagem por Shaullin Silva Ter 3 Nov 2015 - 18:48

Eletronica Silva escreveu:
Mas tenho pra mim que se funciona em auto-oscilantes há de funcionar em fontes estabilizadas. se o trafo precisa de GAP faremos um GAP na hora de sua confecção para nao saturar facil...tudo depende de tentarmos para dominarmos e obter assim o sucesso no projeto. foi assim que cheguei até aqui.

Aki fica a minha ajuda! E pesso aos colegas que quando tiverem recursos e tempo caso fiquem interessados possam testar como eu testei... e nos ajudar a aprimorarmos nossas abilidades e conhecimentos com esses bixinhos! albino


boa noite all !
bem eu tenho uma fonte cobaia e fiz o teste com o toroide caseio e não funciona.
a fonte e aquela com o ir2153 modificada com ir's bons 47n60c3, fiz o teste com 4 tamanho diferentes de toroides , espiraras e fios e não deu certo .
em fim já que estava com a mão na massa enrrolei em um ferrite de flay-bak de tv.
já qe não seve fontes dessas por ai, mais são primario 30 voltas de 7 fios 20awg e secundário 19 voltas de 6 fios 20awg pa 105vdc duplo rsrsr! ferro elétrico de 1000w ligado caio para 102vdc com
5.4A no primário ate o ferro desarmar não aqueceu os TR's e nem os diodos, levi aquecimento no Trafo so isso... Very Happy
Shaullin Silva
Shaullin Silva
Avançado
Avançado

Mensagens : 302
Data de inscrição : 10/09/2013
Idade : 55
Localização : MG Ipatinga

Ir para o topo Ir para baixo

Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 Empty Re: Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada

Mensagem por Shaullin Silva Ter 3 Nov 2015 - 19:03

ai esta ela o frankenstein hehehehehe


Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 K38acp

Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 30uwfew


Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 14ailnb
Shaullin Silva
Shaullin Silva
Avançado
Avançado

Mensagens : 302
Data de inscrição : 10/09/2013
Idade : 55
Localização : MG Ipatinga

Ir para o topo Ir para baixo

Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 Empty Re: Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada

Mensagem por Shaullin Silva Ter 3 Nov 2015 - 19:36

bem acho qe não espliqei .
se a fonte precisa de gap, o toroide caseiro funciona . agora se não , não vai funciona.
a detex funciona porque ussa gap.
o toroide caseiro e como de po de ferro e não como o de ferrite mesmo qe vc somente use pila ferrite ele vai fica como po de ferro...
Shaullin Silva
Shaullin Silva
Avançado
Avançado

Mensagens : 302
Data de inscrição : 10/09/2013
Idade : 55
Localização : MG Ipatinga

Ir para o topo Ir para baixo

Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 Empty Re: Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada

Mensagem por Eletronica Silva Ter 3 Nov 2015 - 20:58

elber68 escreveu:grato pela atenção enrolei em trafo ee19  200 voltas sentido horário isolado mais 20 horário e 20 ante horário,to usando em 127 mas com dobrador 2 capacitor de 2200mf X 250volts.ja monto fonte com sg 3524 e sg 3525 e trafo driver e com ir 2110 ,mas essa realmente não entendo o que ta havendo ja conferi todos os componestes,mas de qual que forma farei novo trafo oscilador, grato pela atenção amigo boa tarde.

Entao vc se refere ao trafinho oscilador é??? scratch scratch ou ao trafo principal o de potencia??? scratch scratch

Eu me referi ao de potencia! o toroide caseiro usei para potencia!

o trafinho ee16 ou 19 nao tem gap... pelo menos os que montei aki nunca fiz com gap. o enrolamento que vc fez esta certo! é assim mesmo.

Desculpe pelo equivoco pale
Eletronica Silva
Eletronica Silva
Avançado
Avançado

Mensagens : 317
Data de inscrição : 07/09/2014
Idade : 33
Localização : Santarem

Ir para o topo Ir para baixo

Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 Empty Re: Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada

Mensagem por Eletronica Silva Ter 3 Nov 2015 - 21:08

Shaullin Silva escreveu:bem acho qe não espliqei .
 se a fonte precisa de gap, o toroide caseiro funciona .  agora se não , não vai funciona.
a detex funciona  porque ussa gap.
o toroide caseiro  e como de po de ferro e não como o de ferrite  mesmo qe vc somente use pila ferrite ele vai fica como  po de ferro...

É isso ai shaullin! Vamo testar esses MOnstros! affraid

Caraca de 105vdc pra 102vdc... cheers parruda essa fonte!

As veses pensamos que esses ferrits de fly-back ou alguma outra sucata veia nao presta mais pra nada....ai é onde erramos e gastamos dinheiro.... essas peças despresadas lá no cando da parede dentro de uma caixa de papelao mofado sao perfeitas para essas fontes! ou amplifcadores,, Positivo pirat

Eletronica Silva
Eletronica Silva
Avançado
Avançado

Mensagens : 317
Data de inscrição : 07/09/2014
Idade : 33
Localização : Santarem

Ir para o topo Ir para baixo

Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 Empty Re: Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada

Mensagem por Eletronica Silva Ter 3 Nov 2015 - 21:13

Agora me veio uma duvida.... scratch

Um toroide tem gap?
tem como fazer?

pra mim um gap é um espaço entre as partes....certo?

entao, se eu fizer um rasgo no toroide ai ele fica pito um C, claro que um rasgo de 1 ou 2mm...isso seria um gap no toroide?
Eletronica Silva
Eletronica Silva
Avançado
Avançado

Mensagens : 317
Data de inscrição : 07/09/2014
Idade : 33
Localização : Santarem

Ir para o topo Ir para baixo

Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 Empty Re: Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada

Mensagem por Shaullin Silva Ter 3 Nov 2015 - 21:45

bem um gap diminui o campo magnético do núcleo ou Gauss, assim levando o núcleo a exigir mais espiras para dar a mesma indutância.
o núcleo caseiro e como tivesse gap assim não necessita fazer isso nele porque a densidade já e baixa permitindo assim o uso em class d e fontes qe usa gap ...
Shaullin Silva
Shaullin Silva
Avançado
Avançado

Mensagens : 302
Data de inscrição : 10/09/2013
Idade : 55
Localização : MG Ipatinga

Ir para o topo Ir para baixo

Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 Empty Re: Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada

Mensagem por louroimortaldotempo Ter 3 Nov 2015 - 21:57

Shaullin Silva escreveu:bem um gap diminui o campo magnético do núcleo  ou Gauss, assim levando o núcleo a exigir mais espiras para dar a mesma indutância.
o núcleo caseiro e como tivesse gap assim não necessita fazer isso nele porque a densidade já e baixa permitindo assim o uso em class d e fontes qe usa gap ...  

albino isso mesmo shaullin,o modo como é construído esse toroidal caseiro já cria micros gaps.

Positivo

_________________
o amor é lindo mas...é de vidro kkkk
louroimortaldotempo
louroimortaldotempo
Avançado
Avançado

Mensagens : 319
Data de inscrição : 23/06/2013
Idade : 55
Localização : palmeira dos indios alagoas

Ir para o topo Ir para baixo

Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 Empty Re: Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada

Mensagem por Eletronica Silva Ter 3 Nov 2015 - 22:09

Foi por isso que eu entrei pra esse forum!!!!! vocês sao 10!!!!!

Eu ia penar SOS pra descobrir isso ou talves nem ia descobrir! Obrigado!

Eletronica Silva
Eletronica Silva
Avançado
Avançado

Mensagens : 317
Data de inscrição : 07/09/2014
Idade : 33
Localização : Santarem

Ir para o topo Ir para baixo

Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada - Página 2 Empty Re: Toroidal de ferrite casero para fonte chaveada

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos