Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira

Participe do fórum, é rápido e fácil

Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira
Eletrônica Silveira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
HOMENAGEM

Na vida tudo passa tudo acontece mas alguém igual a você a gente jamais esquece

Como diagnosticar erros em bias, ajuda  1-74


★ 22 de novembro de 1991

† 12 de março de 2016

Nosso eterno amigo, administrador e fundador deste fórum
Quem está conectado?
70 usuários online :: 1 registrado, 0 invisíveis e 69 visitantes :: 1 motor de busca

idu

O recorde de usuários online foi de 362 em Sex 9 Abr 2021 - 22:11
Últimos assuntos
» Meu irs 900 stereo
Como diagnosticar erros em bias, ajuda  EmptyOntem à(s) 17:40 por sandy silva de oliveira

» LAYOUT DA TIME ONE E OS PDF
Como diagnosticar erros em bias, ajuda  EmptyDom 14 Abr 2024 - 12:58 por ROLDAO

» PI ITALIANO 6V DETECTOR DE METAL
Como diagnosticar erros em bias, ajuda  EmptyQua 10 Abr 2024 - 19:10 por Fardin pezzhan

» DETECTOR DE METAIS IDX-PRO
Como diagnosticar erros em bias, ajuda  EmptySex 5 Abr 2024 - 19:51 por Fardin pezzhan

» Fonte Chaveada 2000W SG3525 & IR2110
Como diagnosticar erros em bias, ajuda  EmptyQui 4 Abr 2024 - 12:55 por sandy silva de oliveira

» Todas as revistas CTA VOL 1 A 12 - aproveitem.
Como diagnosticar erros em bias, ajuda  EmptyTer 2 Abr 2024 - 22:28 por Rodrigo L Santos

» >>>>>>> Sobre a criação de novos tópicos<<<<<<<<<<<<<<<
Como diagnosticar erros em bias, ajuda  EmptyDom 24 Mar 2024 - 16:10 por crisnich

» Defeito intermitente amplificador Ciclotron TIP5000
Como diagnosticar erros em bias, ajuda  EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:13 por fastaveira

» Esquema Amplificador Audio Leader AL 5.0
Como diagnosticar erros em bias, ajuda  EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:01 por fastaveira

» MK4000 - FONTE CHAVEADA FULL BRIDGE
Como diagnosticar erros em bias, ajuda  EmptyDom 17 Mar 2024 - 18:43 por sandy silva de oliveira

» amplificador class h tailandes
Como diagnosticar erros em bias, ajuda  EmptySex 15 Mar 2024 - 22:41 por mehuysal

» Amplificador Super Strong
Como diagnosticar erros em bias, ajuda  EmptyQui 14 Mar 2024 - 13:03 por Reginaldo Silva

» Amplificador Classe D UCD1500
Como diagnosticar erros em bias, ajuda  EmptyQua 13 Mar 2024 - 13:07 por Guille

»  NS450 - FONTE CHAVEADA PARTE 2
Como diagnosticar erros em bias, ajuda  EmptySeg 11 Mar 2024 - 6:55 por ffernand3s

» Amplificador Fonte Simples em teia de aranha
Como diagnosticar erros em bias, ajuda  EmptySex 1 Mar 2024 - 12:17 por Reginaldo Silva

Top dos mais postadores
Rafael Silveira (7816)
Como diagnosticar erros em bias, ajuda  I_vote_lcapComo diagnosticar erros em bias, ajuda  I_voting_barComo diagnosticar erros em bias, ajuda  I_vote_rcap 
Caca Silva (6057)
Como diagnosticar erros em bias, ajuda  I_vote_lcapComo diagnosticar erros em bias, ajuda  I_voting_barComo diagnosticar erros em bias, ajuda  I_vote_rcap 
renatoscp (3891)
Como diagnosticar erros em bias, ajuda  I_vote_lcapComo diagnosticar erros em bias, ajuda  I_voting_barComo diagnosticar erros em bias, ajuda  I_vote_rcap 
CMeletronica (3234)
Como diagnosticar erros em bias, ajuda  I_vote_lcapComo diagnosticar erros em bias, ajuda  I_voting_barComo diagnosticar erros em bias, ajuda  I_vote_rcap 
michel chagas (2791)
Como diagnosticar erros em bias, ajuda  I_vote_lcapComo diagnosticar erros em bias, ajuda  I_voting_barComo diagnosticar erros em bias, ajuda  I_vote_rcap 
Railson (2119)
Como diagnosticar erros em bias, ajuda  I_vote_lcapComo diagnosticar erros em bias, ajuda  I_voting_barComo diagnosticar erros em bias, ajuda  I_vote_rcap 
alexsandro rodrigues de a (1835)
Como diagnosticar erros em bias, ajuda  I_vote_lcapComo diagnosticar erros em bias, ajuda  I_voting_barComo diagnosticar erros em bias, ajuda  I_vote_rcap 
naldo santos (1625)
Como diagnosticar erros em bias, ajuda  I_vote_lcapComo diagnosticar erros em bias, ajuda  I_voting_barComo diagnosticar erros em bias, ajuda  I_vote_rcap 
ablacon64 (1222)
Como diagnosticar erros em bias, ajuda  I_vote_lcapComo diagnosticar erros em bias, ajuda  I_voting_barComo diagnosticar erros em bias, ajuda  I_vote_rcap 
gilvantexas (1061)
Como diagnosticar erros em bias, ajuda  I_vote_lcapComo diagnosticar erros em bias, ajuda  I_voting_barComo diagnosticar erros em bias, ajuda  I_vote_rcap 

Medidor de Velocidade


Como diagnosticar erros em bias, ajuda

+3
exciter
maiko_bito
lgeorg12
7 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Como diagnosticar erros em bias, ajuda  Empty Como diagnosticar erros em bias, ajuda

Mensagem por lgeorg12 Sáb 17 Out 2015 - 2:17



Olá, eu como hobbysta, eu estou tendo problemas com a bias em projetos que usam diodos como bias.
Estou errando muito e gostaria de algumas dicas dos colegas, pois são 3 projetos consecutivos que não consigo fazer funcionar os amp's. Primeiro foi 2 mini-strong, agora com um amp [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

no qual recebi a placa pronta, as voltagens nas bases sempre estão altas quando não no total da tensão.
Por favor me ajudem que estou quase enlouquecendo, se alguém puder ajudar dando um procedimento de procura de erros ou de onde vem a tensão negativa, se é via diodos ou via reguladores de tensão e como eu faço para diagnosticar aonde está acontecendo o erro eu agradeceria humildemente .

L.Georg
.
lgeorg12
lgeorg12
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 783
Data de inscrição : 27/04/2015
Idade : 54
Localização : Balneário Camboriú

Ir para o topo Ir para baixo

Como diagnosticar erros em bias, ajuda  Empty Re: Como diagnosticar erros em bias, ajuda

Mensagem por lgeorg12 Sáb 17 Out 2015 - 8:39

Conferi todos os TR's, tudo desconectado falante e entrada e dá -40v na base dos TR's..

_________________
L.Georg




[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
lgeorg12
lgeorg12
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 783
Data de inscrição : 27/04/2015
Idade : 54
Localização : Balneário Camboriú

Ir para o topo Ir para baixo

Como diagnosticar erros em bias, ajuda  Empty Re: Como diagnosticar erros em bias, ajuda

Mensagem por lgeorg12 Sáb 17 Out 2015 - 8:44

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

_________________
L.Georg




[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
lgeorg12
lgeorg12
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 783
Data de inscrição : 27/04/2015
Idade : 54
Localização : Balneário Camboriú

Ir para o topo Ir para baixo

Como diagnosticar erros em bias, ajuda  Empty Re: Como diagnosticar erros em bias, ajuda

Mensagem por exciter Sáb 17 Out 2015 - 8:57

vc pode curto-circuitar o estagio de bias pra efeito de teste,,,o amp deve funcionar sem problemas,so com alguma distorçao por crossover, que a s vezes nem e audivel..e so depois, saben do que o amp ta funcionando, vc deve liberar o bias via ajuste..se ele nao funcionar, existe outro problema,,,,cc na saida ou entrada nao tem nada a ver com bias
exciter
exciter
Avançado
Avançado

Mensagens : 305
Data de inscrição : 28/11/2013
Idade : 53
Localização : vitoria

Ir para o topo Ir para baixo

Como diagnosticar erros em bias, ajuda  Empty Re: Como diagnosticar erros em bias, ajuda

Mensagem por lgeorg12 Sáb 17 Out 2015 - 13:17

exciter escreveu:vc pode  curto-circuitar  o estagio de bias  pra efeito de teste,,,o amp deve  funcionar sem problemas,so com  alguma  distorçao  por crossover, que a s vezes nem e audivel..e so  depois, saben do que o amp  ta funcionando, vc deve liberar o bias  via ajuste..se  ele nao funcionar, existe outro problema,,,,cc na  saida ou entrada  nao tem nada a  ver com bias

Eu estive, e estou pensando bastante no assunto, é que talvez eu esteja focado na tensão, que as vezes pode ser alta mas de baixa corrente, oque não iria interferir no imediato funcionamento, mas meu receio é ligar o falante e escutar aquele tremendo TUUUMMM e a lâmpada acender e queimar metade do circuito.
Neste último projeto em particular eu usei todos os valores específicos, achei o zener de 24v meio alto, mais assim está no original ( Não vamos nos ater a qualidade de som, pois é para um sub. ) ele vem bem especificado os valores ( sinal que já foi bem testado ) e inclusive uma tabela com quais componentes podem ser reajustados e seus efeitos, os únicos que não, são justamente do bias, e eu particularmente não gostei desses projetos com bias fixo por diodos, e apesar de usar TR's NPN, que portanto tem o mesmo ganho, eu vejo com desconfiança.
Mas em suma, a tensão na base do Tr de saída e no seu excitador ( TIP42) não pode ultrapassar o limite de 10v, correto ?
Faço os testes com a entrada de som aterrada ou aberta ?
Se eu abrir a junção dos 2 diodos, eu teria que ter uma voltagem negativa e outra positiva em cada base do excitador, certo ?
Já montei coisas bem mais complexas, mas estes amp's com diodos estão me judiando a semanas...Acontecia a mesma coisa com os Mini-Strong.
Segue novamente o link do projeto, que já me veio a placa pronta e de boa qualidade :

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Quem puder me ajudar a achar meus vacilos meus humildes agradecimentos.
lgeorg12
lgeorg12
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 783
Data de inscrição : 27/04/2015
Idade : 54
Localização : Balneário Camboriú

Ir para o topo Ir para baixo

Como diagnosticar erros em bias, ajuda  Empty Re: Como diagnosticar erros em bias, ajuda

Mensagem por maiko_bito Sáb 17 Out 2015 - 13:31

Esse amplificador é mais um derivado da linha "Zener Amplificador" é um amplificador inventado pelos colombianos, particularmente "minha opinião" é uma droga o som desse amplificador, abafado nos agudos, e o grave desfalca fácil, me desculpe não quero te desanimar, mas to te alertando por que gastei muita placa montando ele várias vezes e depois comparando a outros amplificadores percebi o quanto ele era ruim.... e ele tem disso de soltar DC na saida quando tem algo errado... ele solta a fonte toda... bom no meu caso foi um dos transistores pequenos da entrada que tava com uma minima fuga e fazia gerar DC na saida, eu taquei na lampada ela acendia toda e o falante ficava colado pra fora "tuuuuuuummmmmmmmmm...." troquei todos os transistores de entrada sem medir, resolveu..depois fui ver um tinha fuga aparentemente..... mas é lamentavel tamanho esforço e o amplificador não ser dos melhores...ele é o mesmo "Expansivel de 300 a 1500W" que tem lá no site, só que a versão mais resumida.... e tem também 500W quasi complementário, que vem ser o mesmo também.... eu acho que esse zener mata a pau o circuito, o diferencial trabalha com baixa voltagem e gera uma amplitude baixa de mais ou sei lá o que é que não combina... em resumo o som é abafado, o grave distorce rapido, e os transistores de saida pra queimar é mole mole...esquenta pra caramba
maiko_bito
maiko_bito
Avançado
Avançado

Mensagens : 273
Data de inscrição : 12/03/2015
Idade : 35
Localização : Pérola D Oeste - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Como diagnosticar erros em bias, ajuda  Empty Re: Como diagnosticar erros em bias, ajuda

Mensagem por exciter Sáb 17 Out 2015 - 18:58

o que controla o dc na saida e o equilibrio entre os 2sa1015,,,quanto mais casados em ganho.menor o offset.....nao montaria esse circuito....2 pnps na saida e uma piada
exciter
exciter
Avançado
Avançado

Mensagens : 305
Data de inscrição : 28/11/2013
Idade : 53
Localização : vitoria

Ir para o topo Ir para baixo

Como diagnosticar erros em bias, ajuda  Empty Re: Como diagnosticar erros em bias, ajuda

Mensagem por lgeorg12 Sáb 17 Out 2015 - 19:38

exciter escreveu:o que  controla  o dc na saida e  o equilibrio  entre  os  2sa1015,,,quanto mais  casados em ganho.menor  o offset.....nao montaria  esse  circuito....2 pnps  na saida  e uma piada

Desculpe eu errei, é duplo NPN, no site tem um vídeo comparando todos eles.
Como eu disse anteriormente é para um sub-ativo que usava TIP35 e 36.
Se for para qualidade meu AmpLeach Aquário, é quase imbatível, não tem para Pionner e nem Denon:

lgeorg12
lgeorg12
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 783
Data de inscrição : 27/04/2015
Idade : 54
Localização : Balneário Camboriú

Ir para o topo Ir para baixo

Como diagnosticar erros em bias, ajuda  Empty Re: Como diagnosticar erros em bias, ajuda

Mensagem por lgeorg12 Sáb 17 Out 2015 - 20:28

Os primeiros amplificadores transtorizados potentes usavam saída quase complementar com NPN's 2N3055, vide Gradiente SQ14000.
O 2SC5200 aquenta bem mais, então porque não usar em um sub, mas a questão não é essa, existe um número enorme de combinações em amplificadores, o meu problema é conseguir acertar, ou enxergar aonde estou errando neste.

_________________
L.Georg




[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
lgeorg12
lgeorg12
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 783
Data de inscrição : 27/04/2015
Idade : 54
Localização : Balneário Camboriú

Ir para o topo Ir para baixo

Como diagnosticar erros em bias, ajuda  Empty Re: Como diagnosticar erros em bias, ajuda

Mensagem por lgeorg12 Sáb 17 Out 2015 - 23:07

Descobri meu erro ! Estava testando com a lâmpada em série, e o Trafo original é bem fraquinho causando uma queda de tensão brusca nos graves.
Isto na placa complementar com LM741 de diferencial, as outras deveria eu estar recaindo no mesmo erro.

_________________
L.Georg




[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
lgeorg12
lgeorg12
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 783
Data de inscrição : 27/04/2015
Idade : 54
Localização : Balneário Camboriú

Ir para o topo Ir para baixo

Como diagnosticar erros em bias, ajuda  Empty Re: Como diagnosticar erros em bias, ajuda

Mensagem por maiko_bito Dom 18 Out 2015 - 2:14

um video do amplificador zener colombiano tocando... essa versão no video é a versão somente PNP como vimos no site tem a versão só NPN e a versão só PNP.... o rendimento é o mesmo já construi as 2....pra mim ele é fraco

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
maiko_bito
maiko_bito
Avançado
Avançado

Mensagens : 273
Data de inscrição : 12/03/2015
Idade : 35
Localização : Pérola D Oeste - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Como diagnosticar erros em bias, ajuda  Empty Re: Como diagnosticar erros em bias, ajuda

Mensagem por lgeorg12 Dom 18 Out 2015 - 8:09

Estou testando uma agora com saída complementar, mas com certeza é mais forte que o TIP35/36 com 40v que era o original da placa do sub-ativo que estou trocando, pois a maresia provocou corrosão na placa toda. Um PureAcoustics RB1150, que jura dar 175 RMS !!

_________________
L.Georg




[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
lgeorg12
lgeorg12
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 783
Data de inscrição : 27/04/2015
Idade : 54
Localização : Balneário Camboriú

Ir para o topo Ir para baixo

Como diagnosticar erros em bias, ajuda  Empty Re: Como diagnosticar erros em bias, ajuda

Mensagem por Reginaldo Silva Dom 18 Out 2015 - 14:05

Boa tarde amigo LGeorg, li o que você falou do amplificador Zener dos Colombianos e como pretendo montar em breve tenho algumas dívidas :
1- Você disse que ele é fraco( fraco significa qualidade ruim) ?
2- Quanto de sinal de entrada você jogou no amplificador ?
3- Qual o valor Dc da fonte ?
Obrigado.

_________________
Reginaldo Silva
avatar
Reginaldo Silva
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 233
Data de inscrição : 14/08/2015
Idade : 61
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Como diagnosticar erros em bias, ajuda  Empty Re: Como diagnosticar erros em bias, ajuda

Mensagem por lgeorg12 Dom 18 Out 2015 - 20:36

Olá, eu não disse fraco, foi outro membro.
Na montagem de um projeto de Amp., há vários fatores a considerar, muitos na verdade.
Eu sou hobbysta, minha profissão é funcionário público  ,mas por força maior ( Dilma, PMDB, Jesus.com, etc, etc, etc ) comecei a fazer alguns bicos para um amigo dos tempos que eu trabalhava com informática, pois está me sobrando tempo.
Então, a ser considerados na minha humilde opinião:
-Uso, para qual finalidade ?
#Uso estrito pessoal, para hobby e pesquisa.
#Uso pessoal, possível venda a amigos e conhecidos.
#Uso comercial.
Dentro destes parâmetros existem os outros :
-Hi-Fi uso doméstico
-Hi-Fi uso semi-profissional
-Hi-Fi alta-potência
-Uso somente para reforço de graves.
E o mais complicado, que é o meu caso : Reparo e substituição de circuito ( Por uma série de aspectos que o forçam a trocar a placa )
Entra mais complicadores, como potênciaXalimentação
e frequência de trabalho ( Sub-Ativos como exemplo )
e mais local de instalação ( Por incrível que pareça, alguns sub-ativos são completamente lacrados ! )
Mais um complicador, qual pré será usado ? E sua compatibilidade com alimentação e espaço.
- Custo X Componentes de boa qualidade. Neste quesito eu particularmente acho um enorme desperdício de excelentes componentes irem direto para a prensa de alguma recicladora, tipo receiver's e fontes ATX de boa potência ( Já vi um No-Break do tamanho de um armário com enormes trafos senoidais ir direto para prensa...).
Sei que estou me alongando demais, mas veja, são muitos os aspectos práticos a serem considerados.
Meu de uso pessoal e gosto muito por sua qualidade, e veja bem : Escabilidade, o AmpLeach, lhe permite usar de 55+55 até 90+90, pode ser usado com 2 pares ou mais de Tr's ( Vide SuperAmp Leach, onde tem a fórmula para a tensão dos 6 resistores diferenciais de acordo com a supply ) Eu uso atualmente com 2 pares de 2SC5200/2SA1943, ( Comprei todos os componentes de SP em pares casados ) que eu gostaria de testar com os novos NJW, mas ainda não sobrou verba, em uma fonte linear de 75+75, Trafo de No-Break enrolado por mim mesmo, e para quem não gosta do V-Limiter tem como controla-lo ou até suprimir, no próprio projeto se refere a isto. Oque ajudou muito depois foi acrescentar um pré de com graves, médios e agudos ( Kit chinês que gostei muito )
Minha idéia era usar a NS450 como fonte, ela está montada mas não consegui ainda a tensão desejada e tenho projetos e reparos mais urgentes na frente.
##No caso de reparo, estou vendo qual é a melhor alternativa, montei um Mini-Strong com Darlington's, funcionou mas estava distorcendo o som e por urgência está para ser revisto, no meu caso e opinião pessoal, o mini ficou muito mini mesmo, difícil de fazer as furações e soldas, todas muito próximas, a não ser que vc. tenha placas feitas profissionalmente, e ajuste eu não me dei bem ainda com ele, fiz outra placa redimensionado o tamanho um pouco maior, mas também encontrei problemas, mas acho que são problemas técnicos meus.
Os Amp's gringos, acho que são uma opção para quem não exige qualidade de som, apesar que tem bem descrito quais componentes a serem alterados de acordo com a necessidade, mas veja bem, são 2 projetos em 3 ! Existe o com 2 pares de diferenciais e o com LM741 somente como diferencial. Eu fiz uma placa complementar com LM741 que agora está funcionando, e sem ver bem comprei uma placa semi-complementar NPN com TR's de diferenciais, no projeto era 46v e estou usando em 40v, razoável para o uso que será para sub de 100W, mas tem que ficar atento a questão do calor e dissipação, mas que está me gerando agora é o problema do crossover...O projeto com NPN acho muito interessante para se tentar com o tempo seu uso com transistores de ATX para uso somente para baixas frequências, tem que estudar e tentar sua viabilidade.
 Estou muito interessado no projeto com os Darlington's, pois em caso de reparo ou reposição é bem mais fácil, e existe muitos em sucatas de boa qualidade. Sofri e sofro muito na minha região por componentes de boa qualidade, em um caso comprei 2 pares de MLE350/340 e veio 3 marcas diferentes, comprei TIP41/42 "ST" que deu 36 de HFE...
E tem a questão dos Classe D que eu também quero testar...
 Ficou muito grande, ninguém vai ler tudo e eu não falei metade do que eu penso e das minhas experiências,  rs, rs, rs.

 Depois eu mando mais.

Um abraço.

L.Georg


Última edição por lgeorg12 em Sex 10 Nov 2017 - 19:22, editado 1 vez(es)

_________________
L.Georg




[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
lgeorg12
lgeorg12
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 783
Data de inscrição : 27/04/2015
Idade : 54
Localização : Balneário Camboriú

Ir para o topo Ir para baixo

Como diagnosticar erros em bias, ajuda  Empty Re: Como diagnosticar erros em bias, ajuda

Mensagem por lgeorg12 Dom 18 Out 2015 - 20:48

lgeorg12 escreveu:Olá, eu não disse fraco, foi outro membro.
Na montagem de um projeto de Amp., há vários fatores a considerar, muitos na verdade.
Eu sou hobbysta, minha profissão é funcionário público ( Área de fiscalização Estadual/Federal via convênio entre os poderes, mas sou efetivo, estatutário estadual, sem nenhum tipo de reajuste salarial vai fazer 4 anos )  ,mas por força maior ( Dilma, PMDB, Jesus.com, etc, etc, etc ) comecei a fazer alguns bicos para um amigo dos tempos que eu trabalhava com informática, pois está me sobrando tempo já que não vou mais viajar até março do ano que vem e a jornada de trabalho passou para 6 horas corridas ( Sim, cerca de 70 % das cidades da minha sede regional ficarão sem fiscalização, cerca de 40 municípios ! ).
Então, a ser considerados na minha humilde opinião:
-Uso, para qual finalidade ?
#Uso estrito pessoal, para hobby e pesquisa.
#Uso pessoal, possível venda a amigos e conhecidos.
#Uso comercial.
Dentro destes parâmetros existem os outros :
-Hi-Fi uso doméstico
-Hi-Fi uso semi-profissional
-Hi-Fi alta-potência
-Uso somente para reforço de graves.
E o mais complicado, que é o meu caso : Reparo e substituição de circuito ( Por uma série de aspectos que o forçam a trocar a placa )
Entra mais complicadores, como potênciaXalimentação
e frequência de trabalho ( Sub-Ativos como exemplo )
e mais local de instalação ( Por incrível que pareça, alguns sub-ativos são completamente lacrados ! )
Mais um complicador, qual pré será usado ? E sua compatibilidade com alimentação e espaço.
- Custo X Componentes de boa qualidade. Neste quesito eu particularmente acho um enorme desperdício de excelentes componentes irem direto para a prensa de alguma recicladora, tipo receiver's e fontes ATX de boa potência ( Já vi um No-Break do tamanho de um armário com enormes trafos senoidais ir direto para prensa...).
Sei que estou me alongando demais, mas veja, são muitos os aspectos práticos a serem considerados.
Meu de uso pessoal e gosto muito por sua qualidade, e veja bem : Escabilidade, o AmpLeach, lhe permite usar de 55+55 até 90+90, pode ser usado com 2 pares ou mais de Tr's ( Vide SuperAmp Leach, onde tem a fórmula para a tensão dos 6 resistores diferenciais de acordo com a supply ) Eu uso atualmente com 2 pares de 2SC5200/2SA1943, ( Comprei todos os componentes de SP em pares casados ) que eu gostaria de testar com os novos NJW, mas ainda não sobrou verba, em uma fonte linear de 75+75, Trafo de No-Break enrolado por mim mesmo, e para quem não gosta do V-Limiter tem como controla-lo ou até suprimir, no próprio projeto se refere a isto. Oque ajudou muito depois foi acrescentar um pré de com graves, médios e agudos ( Kit chinês que gostei muito )
Minha idéia era usar a NS450 como fonte, ela está montada mas não consegui ainda a tensão desejada e tenho projetos e reparos mais urgentes na frente.
##No caso de reparo, estou vendo qual é a melhor alternativa, montei um Mini-Strong com Darlington's, funcionou mas estava distorcendo o som e por urgência está para ser revisto, no meu caso e opinião pessoal, o mini ficou muito mini mesmo, difícil de fazer as furações e soldas, todas muito próximas, a não ser que vc. tenha placas feitas profissionalmente, e ajuste eu não me dei bem ainda com ele, fiz outra placa redimensionado o tamanho um pouco maior, mas também encontrei problemas, mas acho que são problemas técnicos meus.
Os Amp's gringos, acho que são uma opção para quem não exige qualidade de som, apesar que tem bem descrito quais componentes a serem alterados de acordo com a necessidade, mas veja bem, são 2 projetos em 3 ! Existe o com 2 pares de diferenciais e o com LM741 somente como diferencial. Eu fiz uma placa complementar com LM741 que agora está funcionando, e sem ver bem comprei uma placa semi-complementar NPN com TR's de diferenciais, no projeto era 46v e estou usando em 40v, razoável para o uso que será para sub de 100W, mas tem que ficar atento a questão do calor e dissipação, mas que está me gerando agora é o problema do crossover...O projeto com NPN acho muito interessante para se tentar com o tempo seu uso com transistores de ATX para uso somente para baixas frequências, tem que estudar e tentar sua viabilidade.
 Estou muito interessado no projeto com os Darlington's, pois em caso de reparo ou reposição é bem mais fácil, e existe muitos em sucatas de boa qualidade. Sofri e sofro muito na minha região por componentes de boa qualidade, em um caso comprei 2 pares de MLE350/340 e veio 3 marcas diferentes, comprei TIP41/42 "ST" que deu 36 de HFE...
E tem a questão dos Classe D que eu também quero testar...
 Ficou muito grande, ninguém vai ler tudo e eu não falei metade do que eu penso e das minhas experiências,  rs, rs, rs.

 Depois eu mando mais.

Um abraço.

L.Georg


Esqueci a questão da quantidade de sinal, eu experimentei primeiro com saída pré RCA de CD automotivo, funcionou bem, porque quando vc. aumenta o volume, as saídas RCA's aumentam também, usei na saída out de receiver Pionner não ficou muito bom apesar de um potenciômetro na entrada, sinal fica meio fraco, e no meu caso não consegui fazer funcionar a saída sub do receiver. Terei de montar um pré-crossover, o original é complicado e não me achei com eles ainda, aquela história de fase e contra-fase, não existe somente uma saída out. Não me achei, no próximo vou estudar o esquema, deste RB1150 não existe.
lgeorg12
lgeorg12
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 783
Data de inscrição : 27/04/2015
Idade : 54
Localização : Balneário Camboriú

Ir para o topo Ir para baixo

Como diagnosticar erros em bias, ajuda  Empty Re: Como diagnosticar erros em bias, ajuda

Mensagem por alexsandro rodrigues de a Dom 18 Out 2015 - 22:12

Eu li todo o texto, é muito bom compartilhar as experiência.

Antes de fazer uma montagem verifique se foi o projeto foi testado.

Bem o projeto mais versátil em relação à tensão entre 50 a 130V e o bx um projeto sem erros e com potencia de 100 a 3150 W RMS por canal com baixa temperatura e consumo em relação a outros projetos AB, alem de ter todos as características técnicas como o bias e offset , sinal de entrada, distorção, etc... testados , com step drive e alimentação de +/-150V pode chegar a mais potencia com consumo ainda menor e menor temperatura.

Dicas:

Tenha uma fonte com lâmpada em serie de 60w se não encontrar compre uma halógena de 150w com o primário e resistores de 150R a 470R x 10W em serie com o + e – e leds antes e depois dos resistores com resistência de controle de corrente para os leds em caso de sobrecarga fica bem visível muito pratico.

Em quanto os ajustes não estiverem sido realizadas ligue apenas através dos resistores de carga para evitar a queima dos componentes da placa.
Na saída do alto falante ligue leds um diretamente polarizado e outro de outra cor inversamente polarizado use resistores de 6k8 1w para cada um em caso de tensão alta de offset ou curto na saída um dos leds vai acender.

Na alimentação da régua de saída transistores de saída use leds também com resistores de 10k 1W isso vai fazer vc visualizar o consumo de corrente através do brilho dos leds.

Os leds transparentes são bons para esse uso mas na falta pode usar qualquer tipo exceto o branco de alto brilho que não é indicado por ter muito brilho dificultando a percepção e é prejudicial a visão se vc olhar diretamente para ele.

Outra dica simples são as lâmpadas para caminhão e carros de 24v ou 12v de variadas potencias 1w,5w ,21w 50w ,150w elas pode servir de carga na alimentação ou na saída do auto falante ate mesmo sendo usadas em serie para visualizar a intensidade de corrente tenha pelo menos duas de cada potência com os soquetes.

Offset = tensão continua na saída onde idealmente deve ter 10mV
Bias = corrente de repouso, corrente mínima do sistema que evita distorção a baixo volume.
alexsandro rodrigues de a
alexsandro rodrigues de a
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 1835
Data de inscrição : 12/12/2013
Idade : 47
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Como diagnosticar erros em bias, ajuda  Empty Re: Como diagnosticar erros em bias, ajuda

Mensagem por lgeorg12 Seg 19 Out 2015 - 0:55

Obrigado pela atenção, sobre a lâmpada em série, estou usando uma de filamento de 100W, sempre a uso, mas neste caso específico ela me trouxe um problema que me deu dor de cabeça: O som distorcia em um grave mais profundo, as tensões nas bases enlouqueciam, oscilando entre + e -, e eu fuçando em tudo, até perceber que a tensão toda caia, e a lâmpada nem dava uma brilhadinha...O Trafo é que era muito fraquinho, original 110v, foi ligar direto que funcionou, erros acontecem...
Eu tenho um Spot aqui na bancada com uma lâmpada halógena 12v de 40W, mas só um Trafo de nobreak dá conta dela, se eu ligar em uma fonte ATX desarma na hora, se eu ligar na saída para alto-falantes não boto tudo em curto pois s a carga não é muito alta ?
A idéia dos Led's é legal.

_________________
L.Georg




[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
lgeorg12
lgeorg12
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 783
Data de inscrição : 27/04/2015
Idade : 54
Localização : Balneário Camboriú

Ir para o topo Ir para baixo

Como diagnosticar erros em bias, ajuda  Empty Re: Como diagnosticar erros em bias, ajuda

Mensagem por Reginaldo Silva Seg 19 Out 2015 - 8:50

Bom dia Lgeorg, realmente me equivoquei, quem disse que o amplificador era fraco foi outro membro. Desculpe.

_________________
Reginaldo Silva
avatar
Reginaldo Silva
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 233
Data de inscrição : 14/08/2015
Idade : 61
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Como diagnosticar erros em bias, ajuda  Empty Re: Como diagnosticar erros em bias, ajuda

Mensagem por alexsandro rodrigues de a Seg 19 Out 2015 - 10:24

Att: lgeorg12

Resposta: use um resistor de 4R x 10 W em serie com a lampada isso vai evitar curto na saída provocado pela baixa resistência da lampada ou use o próprio auto falante ele é uma resistência limitadora.

o mais importante são os resisitores na fonte de 150 a 470 R x 10W eles evita em caso de curto a queima dos componentes pois com o capacitor da fonte carregados a lampada não atua rapidamente e a carga dos capacitores e suficiente para queimar os componentes.

o uso da lampada em serie com o primário do transformador e feito apenas para teste e a baixa potencia, o transformador tem que ter potencia para que a lampada possa atuar se ele for de baixa potencia a lampada não vai controlar pois a resistência do fio e muito alta e a resistência da lampada e baixa.

obs: em ac resistência e impedância.
alexsandro rodrigues de a
alexsandro rodrigues de a
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 1835
Data de inscrição : 12/12/2013
Idade : 47
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Como diagnosticar erros em bias, ajuda  Empty Re: Como diagnosticar erros em bias, ajuda

Mensagem por alexsandro rodrigues de a Seg 19 Out 2015 - 10:32

outra dica vc pode medir a resistência da lampada a frio ou seja desligada para ver se ela vai sobrecarregar ou não a resistencia deve ser maior que 4R se for menor use um resistor em serie ou um alto falante.

esse teste e feito depois dos ajustes de offset e bias e os resistores de carga em serie com a fonte já devem ter sido desconectado e o amplificador deve esta ligado direto na fonte e o transformador direto na rede.
alexsandro rodrigues de a
alexsandro rodrigues de a
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 1835
Data de inscrição : 12/12/2013
Idade : 47
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Como diagnosticar erros em bias, ajuda  Empty Re: Como diagnosticar erros em bias, ajuda

Mensagem por alexsandro rodrigues de a Seg 19 Out 2015 - 10:44

o uso da lampada na saída e feito para aquecer os transistores e poder testar a potencia e o bias e offset sem o risco de queimar o alto falante.

o bias e offset tende a ficar um pouco alterado para mais depois que o dissipador fica quente.

deve ser colocado áudio para que seja amplificado o sinal como se fosse uma fonte de alimentação para a lampada, vc pode colocar um fone de ouvido e um resistor limitador de acordo com a potencia para monitorar o sinal.
alexsandro rodrigues de a
alexsandro rodrigues de a
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 1835
Data de inscrição : 12/12/2013
Idade : 47
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Como diagnosticar erros em bias, ajuda  Empty Re: Como diagnosticar erros em bias, ajuda

Mensagem por lgeorg12 Ter 20 Out 2015 - 23:35

oBrigado pelas dicas, a troca de experiências é importante, no meu caso específico de um sub-ativo, cuja placa eu fiz e testei fora com Trafo Yamaha, quando montei tudo no lugar é que deu problema, e até eu constatar o "problema" do Trafo fraco com uma lâmpada em série...Fez eu me bater em 3 placas ! 2 Mini e uma complementar Colombiana, está aqora está funcionando bem. A fonte é fraca. A caixa e o falante para um sub-ativo que "promete" 150W é ruim, pois se eu aumentar o volume a caixa sai andando pelo falante ser leve e também a caixa, acho que a Colombiana vai ficar aí mesmo. Tenho uma Projekt 150 PSK que o projeto é muito superior em termos de fonte de alimentação, caixaXfalante contra essa PureAcoustics RB1150, que deve ser a mais barata da linha deles. Eu testei a Colombiana com 46v e em um sub Bomber 12' 150RMS New Edge e achei legal, já na caixa original o falante é mais "Full".

_________________
L.Georg




[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
lgeorg12
lgeorg12
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 783
Data de inscrição : 27/04/2015
Idade : 54
Localização : Balneário Camboriú

Ir para o topo Ir para baixo

Como diagnosticar erros em bias, ajuda  Empty Re: Como diagnosticar erros em bias, ajuda

Mensagem por alexsandro rodrigues de a Qua 21 Out 2015 - 10:49

Essas dicas ajuda bastante a minimizar os problemas de queimar os componentes na hora dos ajustes podemos brincar a vontade sem ter medo de esvaziar a carteira com a compra dos saídas e drives novamente rsrsrs....
Para ver na pratica coloque uma musica conhecida e com voz suave e feminina ao menor volume audível possível para perceber a distorção por crossover.

Fique atento que cada projeto tem uma corrente de repouso especifica dependendo da potencia, tensão e topologia do projeto ela deve ser especificada pelo projetista após analise com osciloscópio temos o ponto ideal.

Se não for possível ajustar o bias ou um dos leds acender e não apagar os transistores de saída ou os drive podem estar danificados ou ainda ser falsos pois estão apresentando fuga. Para confirmar desconecte as bases para não responsabilizar o circuito bias por esta fuga.

Geralmente a corrente e medida na alimentação protegida através de resistores de limitação de corrente como já foi explicado e também em paralelo com o resistor de emissor dos saídas neste caso e utilizado o voltímetro na escala milivolts dc.

o alto falante deve estar conectado para fazer o teste de bias.

Podemos também verificar a tensão base emissor das etapas drive e saída para ver se estão polarizados corretamente com tensão de cerca de 0,6v

Veja na figura 5
Informativo com diversos parâmetros técnicos importantes.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
alexsandro rodrigues de a
alexsandro rodrigues de a
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 1835
Data de inscrição : 12/12/2013
Idade : 47
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Como diagnosticar erros em bias, ajuda  Empty Re: Como diagnosticar erros em bias, ajuda

Mensagem por flpcdm Qui 17 Mar 2016 - 9:17

Bom dia amigos, estou tentando encontrar a solução para minha dúvida em relação a um vintage sansui r70 que está comigo. Ele está queimando uma das saídas, estou utilizando lampada em série. Já testei os componentes e até agora não encontrei nada errado. Li porém que é muito comum esse amplificador "soprar" as saídas. Aqui estou anexando uma imagem cortada, com uma parte do circuito de amplificação (um lado).
Nele podemos ver os transistores de saída TR20 (2sc2579) e TR22 (2sa1104). Os resistores de emissor, usado para medir o BIAS são dois de 0.33ohm e achei estranho que está mostrando que deve ficar só com 1.5mV.
Esse amp não tem proteção na saída e dizem que baixas impedâncias causam a queima dos transistores de potência. Será que alterar o valor desses resistores de emissor pode ajudar?
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
flpcdm
flpcdm
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 27
Data de inscrição : 30/09/2013
Idade : 36
Localização : Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

Como diagnosticar erros em bias, ajuda  Empty Re: Como diagnosticar erros em bias, ajuda

Mensagem por alexsandro rodrigues de a Qui 17 Mar 2016 - 10:14

qual a tensão base emissor dos tr 20 e 22
qual o valor do resistor r 168 e 166
qual a voltagem encontrada em cima dos resistores de saida e seu valor ôhmico

tensão da fonte
impedancia do alto falante
transistores originais ou comprados recentemente Question
dissipador original esta com pasta termica.
poste fotos
alexsandro rodrigues de a
alexsandro rodrigues de a
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 1835
Data de inscrição : 12/12/2013
Idade : 47
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Como diagnosticar erros em bias, ajuda  Empty Re: Como diagnosticar erros em bias, ajuda

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos