Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira

Participe do fórum, é rápido e fácil

Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira
Eletrônica Silveira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
HOMENAGEM

Na vida tudo passa tudo acontece mas alguém igual a você a gente jamais esquece

DEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 1-74


★ 22 de novembro de 1991

† 12 de março de 2016

Nosso eterno amigo, administrador e fundador deste fórum
Quem está conectado?
235 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 235 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 362 em Sex 9 Abr 2021 - 22:11
Últimos assuntos
» Meu irs 900 stereo
DEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 EmptyTer 23 Abr 2024 - 18:00 por ROLDAO

» LAYOUT DA TIME ONE E OS PDF
DEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 EmptySex 19 Abr 2024 - 20:01 por cristaltec

» PI ITALIANO 6V DETECTOR DE METAL
DEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 EmptyQua 10 Abr 2024 - 19:10 por Fardin pezzhan

» DETECTOR DE METAIS IDX-PRO
DEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 EmptySex 5 Abr 2024 - 19:51 por Fardin pezzhan

» Fonte Chaveada 2000W SG3525 & IR2110
DEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 EmptyQui 4 Abr 2024 - 12:55 por sandy silva de oliveira

» Todas as revistas CTA VOL 1 A 12 - aproveitem.
DEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 EmptyTer 2 Abr 2024 - 22:28 por Rodrigo L Santos

» >>>>>>> Sobre a criação de novos tópicos<<<<<<<<<<<<<<<
DEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 EmptyDom 24 Mar 2024 - 16:10 por crisnich

» Defeito intermitente amplificador Ciclotron TIP5000
DEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:13 por fastaveira

» Esquema Amplificador Audio Leader AL 5.0
DEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:01 por fastaveira

» MK4000 - FONTE CHAVEADA FULL BRIDGE
DEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 EmptyDom 17 Mar 2024 - 18:43 por sandy silva de oliveira

» amplificador class h tailandes
DEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 EmptySex 15 Mar 2024 - 22:41 por mehuysal

» Amplificador Super Strong
DEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 EmptyQui 14 Mar 2024 - 13:03 por Reginaldo Silva

» Amplificador Classe D UCD1500
DEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 EmptyQua 13 Mar 2024 - 13:07 por Guille

»  NS450 - FONTE CHAVEADA PARTE 2
DEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 EmptySeg 11 Mar 2024 - 6:55 por ffernand3s

» Amplificador Fonte Simples em teia de aranha
DEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 EmptySex 1 Mar 2024 - 12:17 por Reginaldo Silva

Top dos mais postadores
Rafael Silveira (7816)
DEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 I_vote_lcapDEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 I_voting_barDEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 I_vote_rcap 
Caca Silva (6057)
DEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 I_vote_lcapDEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 I_voting_barDEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 I_vote_rcap 
renatoscp (3891)
DEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 I_vote_lcapDEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 I_voting_barDEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 I_vote_rcap 
CMeletronica (3234)
DEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 I_vote_lcapDEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 I_voting_barDEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 I_vote_rcap 
michel chagas (2791)
DEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 I_vote_lcapDEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 I_voting_barDEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 I_vote_rcap 
Railson (2119)
DEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 I_vote_lcapDEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 I_voting_barDEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 I_vote_rcap 
alexsandro rodrigues de a (1835)
DEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 I_vote_lcapDEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 I_voting_barDEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 I_vote_rcap 
naldo santos (1625)
DEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 I_vote_lcapDEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 I_voting_barDEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 I_vote_rcap 
ablacon64 (1222)
DEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 I_vote_lcapDEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 I_voting_barDEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 I_vote_rcap 
gilvantexas (1061)
DEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 I_vote_lcapDEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 I_voting_barDEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 I_vote_rcap 

Medidor de Velocidade


DEBUNKER DIAMOND X2

+47
saiko
Odorico Alfredo
Nestor ferreira da cruz n
Joseefraim1987
Nisito BH-MG
EdyGuitar
Rafael Duarte
audium
jpeinfor
Kroika
Carlos Jose Duarte
Bruno ag bass
jocabacellar
vilsonborges
neni
silva123
zainan
Reginaldo Silva
fmartins
Andrew Rafael Fritsch
Igor01
nevaldo
ziltecs
ZAS
jefferson toledo
Minondas
alissonks
alanjunior
wellingtonmatheus
renatoscp
Mario Mota
Bilbon
Falkon
naldo santos
Everaldo K. Maus
bruno santana
GOMES MATOS
CarlosVot
netto
Pedro maestra
flpcdm
Bolasha
Valdenilton Santos França
lgeorg12
alexsandro rodrigues de a
CMeletronica
mamacom
51 participantes

Página 3 de 20 Anterior  1, 2, 3, 4 ... 11 ... 20  Seguinte

Ir para baixo

DEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 Empty Re: DEBUNKER DIAMOND X2

Mensagem por renatoscp Qui 17 Dez 2015 - 21:54

Bom...  Já tem 4 páginas, parece que o meu amigo Liliano anda bem atarefado esse fim de ano (assim como eu) e nenhum de nós dois vai ter tempo pra testar o PCB, então...  Embora eu n]ao goste de postar placa sem testar antes, também não posso privar os amigos de montar. Nesse caso em específico, verifiquei intensamente as trilhas, me parece tudo correto, só peço que os mais experientes realizem a checagem também antes da montagem, comparando com o esquema que está de acordo com o montado e testado no protoboard. Segue o link provisório para os arquivos em minha nuvem, depois da primeira montagem realizada eu atualizo eles no primeiro post do tópico juntamente com as fotos da montagem de quem fizer primeiro.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Só peço aos iniciantes, e aos menos experientes em amplificadores que AGUARDEM a primeira montagem de um membro experiente afim de evitar falsos positivos (erros de montagem e não de projeto).

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

albino  albino  Positivo


Última edição por renatoscp em Sáb 19 Dez 2015 - 11:04, editado 3 vez(es)
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 3891
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 43
Localização : Santa Cruz das Palmeiras - SP

Ir para o topo Ir para baixo

DEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 Empty Re: DEBUNKER DIAMOND X2

Mensagem por Pedro maestra Sex 18 Dez 2015 - 0:06

Boa Noite.

Amigo Renato.
Teria algum jeito de eu usar quase 50v,uns 48v pois eu tenho um toroide no jeito aqui e queria usar ele neste amplificador.
Oque acha?
avatar
Pedro maestra
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 109
Data de inscrição : 02/08/2015
Idade : 30
Localização : jales

Ir para o topo Ir para baixo

DEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 Empty Re: DEBUNKER DIAMOND X2

Mensagem por renatoscp Sex 18 Dez 2015 - 7:34

Pedro maestra escreveu:Boa Noite.

Amigo Renato.
Teria algum jeito de eu usar quase 50v,uns 48v pois eu tenho um toroide no jeito aqui e queria usar ele neste amplificador.
Oque acha?

Bom dia irmão...

Olha, teoricamente as polarizações suportam de boa, a tensão máxima fica limitada apenas pelos transistores BCs e BDs utilizados. Os BDs são menos críticos, quanto aos BCs temos que tomar mais cuidado, existem vários "genéricos" que não suportam sequer uns 45V sem abrir.

Eu testei o amplificador com 38V simétricos, recomendo que pelo menos a primeira montagem seja realizada com essa tensão ou perto disso, depois partam para as modificações sob conta e risco rs...
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 3891
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 43
Localização : Santa Cruz das Palmeiras - SP

Ir para o topo Ir para baixo

DEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 Empty Re: DEBUNKER DIAMOND X2

Mensagem por Pedro maestra Sex 18 Dez 2015 - 11:49

Kkkkk conta em risco.
E aí meu amigo Renato.Tudo bem?

Então eu dei uma olhada no datasheet dos bcs e eles supostamente aguenta 80v mas tem isso que você falou né.
Eu compro com a ecatronix,nunca tive problema com falsificados,o dono é um amigo meu, ele falou que tem prejuízo com isso pois compra e quando vem falsificação ele não repassa e fica lá parado,esses tempos ele me deu 4 90n20 para brincar falando que é falsificado e tem que tomar cuidado porque explode mesmo Kkkkk.
Mas vou montar com 50V mesmo, quando montar retorno com notícias. Obrigado
avatar
Pedro maestra
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 109
Data de inscrição : 02/08/2015
Idade : 30
Localização : jales

Ir para o topo Ir para baixo

DEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 Empty Re: DEBUNKER DIAMOND X2

Mensagem por renatoscp Sex 18 Dez 2015 - 12:08

Pedro maestra escreveu:Kkkkk conta em risco.
E aí meu amigo Renato.Tudo bem?

Então eu dei uma olhada no datasheet dos bcs e eles supostamente aguenta 80v mas tem isso que você falou né.
Eu compro com a ecatronix,nunca tive problema com falsificados,o dono é um amigo meu, ele falou que tem prejuízo com isso pois compra e quando vem falsificação ele não repassa e fica lá parado,esses tempos ele me deu 4 90n20 para brincar falando que é falsificado e tem que tomar cuidado porque explode mesmo Kkkkk.
Mas vou montar com 50V mesmo, quando montar retorno com notícias. Obrigado

Conta e risco!! rsrsrs... Se não estabilizar com essa tensão me manda uma MP que a gente estabiliza ele na unha rsrsrs...

Quanto aos BCs... Recentemente o amigo CM teve problemas com alguns lá operando perto de 45V... Certamente eram falsos, o que eu fico me perguntando é qual a vantagem que se tem em falsificar um componente tão barato... Eu fiz questão de utilizar BCs no projeto justamente por serem populares e fáceis de se encontrar, mas nada impede que montadores os substituam por MPSA, 2N ou BF, observenado suas posições, que no caso tem que ser montado invertido.
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 3891
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 43
Localização : Santa Cruz das Palmeiras - SP

Ir para o topo Ir para baixo

DEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 Empty Re: DEBUNKER DIAMOND X2

Mensagem por Pedro maestra Sex 18 Dez 2015 - 13:34

Verdade amigo Renato.
Aí se houver problema posso utilizar mesa 42 e 92,mas aí teria alguma alteração no áudio?
avatar
Pedro maestra
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 109
Data de inscrição : 02/08/2015
Idade : 30
Localização : jales

Ir para o topo Ir para baixo

DEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 Empty Re: DEBUNKER DIAMOND X2

Mensagem por Pedro maestra Sex 18 Dez 2015 - 13:48

Estabiliza ele na unha é? Kkkkk vai ver a unha ficar preta Kkkkk
avatar
Pedro maestra
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 109
Data de inscrição : 02/08/2015
Idade : 30
Localização : jales

Ir para o topo Ir para baixo

DEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 Empty Re: DEBUNKER DIAMOND X2

Mensagem por Pedro maestra Sex 18 Dez 2015 - 17:21

Amigo Renato.

Avistei só uma coisa que esta trocada que não tem importância nenhuma.

Nos componentes o capacitor de 220uf/25v la esta 220nf/25v.
Mas quem monta esses tipos de amplificadores tem pelo menos um pouco de experiencia e logo saberá contornar facilmente isso.
Obrigado.
avatar
Pedro maestra
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 109
Data de inscrição : 02/08/2015
Idade : 30
Localização : jales

Ir para o topo Ir para baixo

DEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 Empty Re: DEBUNKER DIAMOND X2

Mensagem por renatoscp Sex 18 Dez 2015 - 21:39

Obrigado por conferir Pedro. Somente isso? Erro de digitação, não é a primeira vez rs... Amanha corrijo o link, pq agora to no cel, acabei de chegar em casa e ja tomei umas 3, não é uma boa idéia mexer com isso agora né kkkk
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 3891
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 43
Localização : Santa Cruz das Palmeiras - SP

Ir para o topo Ir para baixo

DEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 Empty Re: DEBUNKER DIAMOND X2

Mensagem por Pedro maestra Sáb 19 Dez 2015 - 1:20

Nao foi nada amigo Renato.

Foi só isso mesmo,muito normal,só acontece com quem disponha em fazer.

A entao queria ver voce montar um class D com ir 2092 com a fonte de 85+85 no protoboard sem lampada desse jeito,só ia ver fogos de artificio partindo do protoboard para o teto kkkkk.
Falando nisso assisti seus videos e vi umas marquinhas suspeitas na sua protoboard oque seria em kkkk.
Eu acho que éra sól né kkk.
Abraço amigo.
avatar
Pedro maestra
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 109
Data de inscrição : 02/08/2015
Idade : 30
Localização : jales

Ir para o topo Ir para baixo

DEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 Empty Re: DEBUNKER DIAMOND X2

Mensagem por renatoscp Sáb 19 Dez 2015 - 10:36

Pedro maestra escreveu:Nao foi nada amigo Renato.

Foi só isso mesmo,muito normal,só acontece com quem disponha em fazer.

A entao queria ver voce montar um class D com ir 2092 com a fonte de 85+85 no protoboard sem lampada desse jeito,só ia ver fogos de artificio partindo do protoboard para o teto kkkkk.
Falando nisso assisti seus videos e vi umas marquinhas suspeitas na sua protoboard oque seria em kkkk.
Eu acho que éra sól né kkk.
Abraço amigo.

Tem lampada sim amigo, não faço anda sem ela não rsrs... Sou meio (PALAVRA CENSURADA 10), mas não ao extremo kkkk... As marquinhas no protoboard são resultados de testes em fontes chaveadas, não tem como evitar certos fogos de artifício... Pra conhecer os limites, temos que ultrapassá-los kkkkk
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 3891
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 43
Localização : Santa Cruz das Palmeiras - SP

Ir para o topo Ir para baixo

DEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 Empty Re: DEBUNKER DIAMOND X2

Mensagem por Pedro maestra Sáb 19 Dez 2015 - 10:54

Kkkkk Muito bom amigo Renato
avatar
Pedro maestra
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 109
Data de inscrição : 02/08/2015
Idade : 30
Localização : jales

Ir para o topo Ir para baixo

DEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 Empty Re: DEBUNKER DIAMOND X2

Mensagem por Pedro maestra Sáb 19 Dez 2015 - 10:56

Renatao eu me escrevi no seu canal do youtube e vi uns testes de um amplificador com fets. O que virou?.
Sou meio novo no fórum e não peguei essa época.
avatar
Pedro maestra
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 109
Data de inscrição : 02/08/2015
Idade : 30
Localização : jales

Ir para o topo Ir para baixo

DEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 Empty Re: DEBUNKER DIAMOND X2

Mensagem por alexsandro rodrigues de a Sáb 19 Dez 2015 - 11:35

renato no meu o capacitor de feedback são dois de 220uF em ligação para despolarizar e ficar com 100 uF (etapa de ganho ligado aos resistores de 1k e 56k ) na placa deveria ter o espaço e as ilhas (furação) para quem quiser usar ele despolarizado assim como o da entrada pois no comercio e muito difícil encontrar os capacitores despolarizado para entrada de sinal e feedback.

capacitores despolarizados são usados pelos amplificadores de alta qualidade.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
alexsandro rodrigues de a
alexsandro rodrigues de a
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 1835
Data de inscrição : 12/12/2013
Idade : 47
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

DEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 Empty Re: DEBUNKER DIAMOND X2

Mensagem por renatoscp Sáb 19 Dez 2015 - 11:41

Pedro maestra escreveu:Renatao eu me escrevi no seu canal do youtube e vi uns testes de um amplificador com fets. O que virou?.
Sou meio novo no fórum e não peguei essa época.

Funcionou bem, o som dos fets é ainda mais magnífico que ps BJT, eles se aproximam mais das válvulas eu acho, porém há uma certa limitação de tensão de gate em relação aos HexFets (IRFPs da vida, mosfets verticais) que são chaveadores e os que temos de forma acessível pra comprar aqui nesse país de m.erda... Ou seja, o dreno e fonte deles somente se comportam de forma linear em relação ao que é aplicado no gate até um certo limite (tensão). Quando esse limite é ultrapassado, eles simplesmente curto-circuitam seu dreno com sua fonte, pois essa é a função deles: CHAVEAR. Com isso, para aplicarmos em audio, das duas uma: Ou limitamos a tensão simétrica de trabalho para um certo patamar (mesmo assim fica arriscado), ou enchemos o circuito de recursos de proteção (zeners, ceramicos e cia ltda) afim de se evitar essa auto-polarização deles. Mais esses recursos todos acabam comprometendo a qualidade do som em picos de potência, o que pra mim não presta. Quando o Naldo soltou o NS450, que por sinal possui um som esplêndido, me lembro de alguns usuários relatando queima de fets consecutivamente, por abusar da tensão de entrada. Daí culpam o projeto por ultrapassar os limites... Eu tenho um NS450 aqui montado numa caixa amplificada que toca bem até hoje, nunca deu problema, mas dentro do seu limite...

O problema é que nem todos respeitam esse limite...

Pra elaborar um fetado seguro e com qualidade de som teríamos que utilizar fets laterais, como os 2SK1058 / 2SJ162 por exemplo, que são específicos pra audio, mas que porém são caros e difíceis aqui no Brasil...

Existe um artigo muito interessante do Elliott onde ele dá algumas dicas sobre como utilizar HexFets de forma segura em projetos de audio, utilizando pra isso um par de drivers, da mesma forma em que se faz com BJTs, porém, ao utilizar esses drivers, o som fica ligeiramente cagado em comparação quando ligamos os gates diretamente ao multiplicador VBE, então... Perde o sentido fazer fetado assim:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Olha aqui o problema dos HexFets:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Existem muitos mosfetados pela net, inclusive alguns quasi-complementar como os Legend por exemplo, que operam em tensões elevadas... Mas não acredito que a qualidade de som deles seja interessante, e se for pra montar apenas pra fazer barulho, não há necessidade de uso dos mosfets...

Ps: Já corrigi o nF pelo uF rsrsrs
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 3891
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 43
Localização : Santa Cruz das Palmeiras - SP

Ir para o topo Ir para baixo

DEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 Empty Re: DEBUNKER DIAMOND X2

Mensagem por renatoscp Sáb 19 Dez 2015 - 11:45

alexsandro rodrigues de a escreveu:renato no meu o capacitor de feedback são dois de 220uF em ligação para despolarizar e ficar com 100 uF (etapa de ganho ligado aos resistores de 1k e 56k ) na placa deveria ter o espaço e as ilhas (furação) para quem quiser usar ele despolarizado assim como o da entrada pois no comercio e muito difícil encontrar os capacitores despolarizado para entrada de sinal e feedback.

capacitores despolarizados são usados pelos amplificadores de alta qualidade.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Bom dia irmão!!

O capacitor de entrada é fácil de encontrar, pois a impedância do cara é 56K, capacitor de 1uF tem eletrolítico, tantalo, multicamadas e poliester, esse é teta... Quanto ao de feedback, também fiz testes com 2 em série pra despolarizar, mas com toda sinceridade do mundo... Não há diferença alguma no som! E como não há tensões ou correntes críticas alí, não vejo necessidade de despolarizá-lo, apenas montar respeitando a posição...

Tô com um projetinho de proteção aqui, depois quero trocar uma idéia contigo, assim que terminar o rascunho te mando um e-mail...

Valeu!
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 3891
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 43
Localização : Santa Cruz das Palmeiras - SP

Ir para o topo Ir para baixo

DEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 Empty Re: DEBUNKER DIAMOND X2

Mensagem por Pedro maestra Sáb 19 Dez 2015 - 12:32

renatoscp escreveu:

Funcionou bem, o som dos fets é ainda mais magnífico que ps BJT, eles se aproximam mais das válvulas eu acho, porém há uma certa limitação de tensão de gate em relação aos HexFets (IRFPs da vida, mosfets verticais) que são chaveadores e os que temos de forma acessível pra comprar aqui nesse país de m.erda...  Ou seja, o dreno e fonte deles somente se comportam de forma linear em relação ao que é aplicado no gate até um certo limite (tensão). Quando esse limite é ultrapassado, eles simplesmente curto-circuitam seu dreno com sua fonte, pois essa é a função deles: CHAVEAR. Com isso, para aplicarmos em audio, das duas uma: Ou limitamos a tensão simétrica de trabalho para um certo patamar (mesmo assim fica arriscado), ou enchemos o circuito de recursos de proteção (zeners, ceramicos e cia ltda) afim de se evitar essa auto-polarização deles. Mais esses recursos todos acabam comprometendo a qualidade do som em picos de potência, o que pra mim não presta. Quando o Naldo soltou o NS450, que por sinal possui um som esplêndido, me lembro de alguns usuários relatando queima de fets consecutivamente, por abusar da tensão de entrada. Daí culpam o projeto por ultrapassar os limites...  Eu tenho um NS450 aqui montado numa caixa amplificada que toca bem até hoje, nunca deu problema, mas dentro do seu limite...

O problema é que nem todos respeitam esse limite...

Pra elaborar um fetado seguro e com qualidade de som teríamos que utilizar fets laterais, como os 2SK1058 / 2SJ162 por exemplo, que são específicos pra audio, mas que porém são caros e difíceis aqui no Brasil...

Existe um artigo muito interessante do Elliott onde ele dá algumas dicas sobre como utilizar HexFets de forma segura em projetos de audio, utilizando pra isso um par de drivers, da mesma forma em que se faz com BJTs, porém, ao utilizar esses drivers, o som fica ligeiramente cagado em comparação quando ligamos os gates diretamente ao multiplicador VBE, então...  Perde o sentido fazer fetado assim:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Olha aqui o problema dos HexFets:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Existem muitos mosfetados pela net, inclusive alguns quasi-complementar como os Legend por exemplo, que operam em tensões elevadas...  Mas não acredito que a qualidade de som deles seja interessante, e se for pra montar apenas pra fazer barulho, não há necessidade de uso dos mosfets...

Ps: Já corrigi o nF pelo uF rsrsrs

Amigo teria que usar um limiter optico (ldr),mas aí seria um amplificador mais completo com ajustes chatos que quem não tem ociloscopio e nem gerador de áudio não daria muito certo.
Mas quem usa com moderação pode montar,mas mesmo assim com uma pulga atrás da orelha.
Muito bom Renatão,obrigado pela explicação,gostei de ver.
avatar
Pedro maestra
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 109
Data de inscrição : 02/08/2015
Idade : 30
Localização : jales

Ir para o topo Ir para baixo

DEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 Empty Re: DEBUNKER DIAMOND X2

Mensagem por Pedro maestra Sáb 19 Dez 2015 - 14:58

Renatão precisava de bolarmos um jeito fácil de fazer essa bobina do diamond pois não tenho indutimetro ai fica difícil e mais,isso vai servir para muitos outros também que não tenha.
Ex.Em volta de uma caneta ou algo assim,quantas voltas e o awg do fio.
Muito Obrigado.
avatar
Pedro maestra
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 109
Data de inscrição : 02/08/2015
Idade : 30
Localização : jales

Ir para o topo Ir para baixo

DEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 Empty Re: DEBUNKER DIAMOND X2

Mensagem por renatoscp Sáb 19 Dez 2015 - 15:19

Procure na net um software bem pequeno que se chama Calcbob, ele ajuda muito... Apesar que essa bobina do zobel não é critica, alguns amps nem utilizam rede zobel.
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 3891
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 43
Localização : Santa Cruz das Palmeiras - SP

Ir para o topo Ir para baixo

DEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 Empty Re: DEBUNKER DIAMOND X2

Mensagem por Pedro maestra Sáb 19 Dez 2015 - 15:54

Beleza Renatão.
Obrigado.
avatar
Pedro maestra
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 109
Data de inscrição : 02/08/2015
Idade : 30
Localização : jales

Ir para o topo Ir para baixo

DEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 Empty Re: DEBUNKER DIAMOND X2

Mensagem por Pedro maestra Sáb 19 Dez 2015 - 17:02

Aí amigo Renato
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
avatar
Pedro maestra
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 109
Data de inscrição : 02/08/2015
Idade : 30
Localização : jales

Ir para o topo Ir para baixo

DEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 Empty Re: DEBUNKER DIAMOND X2

Mensagem por alexsandro rodrigues de a Sáb 19 Dez 2015 - 19:32

Bobina:

é recomendável utilizar:

núcleo de 1cm de 14 a 23 espiras diâmetro de acordo com a potência.
alexsandro rodrigues de a
alexsandro rodrigues de a
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 1835
Data de inscrição : 12/12/2013
Idade : 47
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

DEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 Empty Re: DEBUNKER DIAMOND X2

Mensagem por Pedro maestra Dom 20 Dez 2015 - 8:35

Amigo usei núcleo de 1.5cm.
Enrolei com 10 esperas.
Calculei em Calcbob. 3.5uh
avatar
Pedro maestra
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 109
Data de inscrição : 02/08/2015
Idade : 30
Localização : jales

Ir para o topo Ir para baixo

DEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 Empty Re: DEBUNKER DIAMOND X2

Mensagem por alexsandro rodrigues de a Dom 20 Dez 2015 - 12:31

L1 6,8 µH

Resistor de 6,8 R x 5W a 10R x 5W em paralelo com a bobina.

os valores não são críticos portanto pode ter variações.
alexsandro rodrigues de a
alexsandro rodrigues de a
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 1835
Data de inscrição : 12/12/2013
Idade : 47
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

DEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 Empty Re: DEBUNKER DIAMOND X2

Mensagem por alexsandro rodrigues de a Dom 20 Dez 2015 - 12:32

Renato qual é a corrente de bias que vc recomenda Question
alexsandro rodrigues de a
alexsandro rodrigues de a
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 1835
Data de inscrição : 12/12/2013
Idade : 47
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

DEBUNKER DIAMOND X2 - Página 3 Empty Re: DEBUNKER DIAMOND X2

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 20 Anterior  1, 2, 3, 4 ... 11 ... 20  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos