Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira

Participe do fórum, é rápido e fácil

Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira
Eletrônica Silveira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
HOMENAGEM

Na vida tudo passa tudo acontece mas alguém igual a você a gente jamais esquece

Esquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 1-74


★ 22 de novembro de 1991

† 12 de março de 2016

Nosso eterno amigo, administrador e fundador deste fórum
Quem está conectado?
74 usuários online :: 1 registrado, 0 invisíveis e 73 visitantes :: 1 motor de busca

Guga47056

O recorde de usuários online foi de 362 em Sex 9 Abr 2021 - 22:11
Últimos assuntos
» Meu irs 900 stereo
Esquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 EmptyTer 23 Abr 2024 - 18:00 por ROLDAO

» LAYOUT DA TIME ONE E OS PDF
Esquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 EmptySex 19 Abr 2024 - 20:01 por cristaltec

» PI ITALIANO 6V DETECTOR DE METAL
Esquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 EmptyQua 10 Abr 2024 - 19:10 por Fardin pezzhan

» DETECTOR DE METAIS IDX-PRO
Esquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 EmptySex 5 Abr 2024 - 19:51 por Fardin pezzhan

» Fonte Chaveada 2000W SG3525 & IR2110
Esquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 EmptyQui 4 Abr 2024 - 12:55 por sandy silva de oliveira

» Todas as revistas CTA VOL 1 A 12 - aproveitem.
Esquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 EmptyTer 2 Abr 2024 - 22:28 por Rodrigo L Santos

» >>>>>>> Sobre a criação de novos tópicos<<<<<<<<<<<<<<<
Esquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 EmptyDom 24 Mar 2024 - 16:10 por crisnich

» Defeito intermitente amplificador Ciclotron TIP5000
Esquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:13 por fastaveira

» Esquema Amplificador Audio Leader AL 5.0
Esquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:01 por fastaveira

» MK4000 - FONTE CHAVEADA FULL BRIDGE
Esquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 EmptyDom 17 Mar 2024 - 18:43 por sandy silva de oliveira

» amplificador class h tailandes
Esquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 EmptySex 15 Mar 2024 - 22:41 por mehuysal

» Amplificador Super Strong
Esquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 EmptyQui 14 Mar 2024 - 13:03 por Reginaldo Silva

» Amplificador Classe D UCD1500
Esquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 EmptyQua 13 Mar 2024 - 13:07 por Guille

»  NS450 - FONTE CHAVEADA PARTE 2
Esquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 EmptySeg 11 Mar 2024 - 6:55 por ffernand3s

» Amplificador Fonte Simples em teia de aranha
Esquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 EmptySex 1 Mar 2024 - 12:17 por Reginaldo Silva

Top dos mais postadores
Rafael Silveira (7816)
Esquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 I_vote_lcapEsquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 I_voting_barEsquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 I_vote_rcap 
Caca Silva (6057)
Esquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 I_vote_lcapEsquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 I_voting_barEsquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 I_vote_rcap 
renatoscp (3891)
Esquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 I_vote_lcapEsquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 I_voting_barEsquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 I_vote_rcap 
CMeletronica (3234)
Esquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 I_vote_lcapEsquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 I_voting_barEsquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 I_vote_rcap 
michel chagas (2791)
Esquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 I_vote_lcapEsquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 I_voting_barEsquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 I_vote_rcap 
Railson (2119)
Esquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 I_vote_lcapEsquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 I_voting_barEsquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 I_vote_rcap 
alexsandro rodrigues de a (1835)
Esquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 I_vote_lcapEsquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 I_voting_barEsquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 I_vote_rcap 
naldo santos (1625)
Esquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 I_vote_lcapEsquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 I_voting_barEsquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 I_vote_rcap 
ablacon64 (1222)
Esquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 I_vote_lcapEsquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 I_voting_barEsquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 I_vote_rcap 
gilvantexas (1061)
Esquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 I_vote_lcapEsquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 I_voting_barEsquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 I_vote_rcap 

Medidor de Velocidade


Esquema De Amplificador Hi-Fi

+11
Pedro maestra
Isaias Pereira
CarlosVot
alexsandro rodrigues de a
exciter
renatoscp
Minondas
netto
Falkon
maiko_bito
claredes
15 participantes

Página 4 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ir para baixo

Esquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 Empty Re: Esquema De Amplificador Hi-Fi

Mensagem por netto Ter 29 Dez 2015 - 13:08

maiko_bito escreveu:Amigos eu construi recentemente 2 Matrix, absurdo de qualidade e ótima potência

500w @ 4 Ohms


Positivo
netto
netto
Avançado
Avançado

Mensagens : 337
Data de inscrição : 12/03/2013
Idade : 34
Localização : cascavel

Ir para o topo Ir para baixo

Esquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 Empty Re: Esquema De Amplificador Hi-Fi

Mensagem por Falkon Ter 29 Dez 2015 - 14:10

Parte 2
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Falkon
Falkon
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 134
Data de inscrição : 07/04/2014
Idade : 64
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Esquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 Empty Re: Esquema De Amplificador Hi-Fi

Mensagem por Falkon Ter 29 Dez 2015 - 14:31

Carlos, muito legal esse amplificador The End mk.4a,foi uma postagem bem oportuna pois estávamos discutindo sobre
os malefícios do abuso da realimentação,e esse não tem realimentação global.Pena que vamos ter que aguardar o final
para podermos testar... Crying or Very sad . Valeu mesmo Positivo
Falkon
Falkon
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 134
Data de inscrição : 07/04/2014
Idade : 64
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Esquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 Empty Re: Esquema De Amplificador Hi-Fi

Mensagem por CarlosVot Ter 29 Dez 2015 - 14:52

Falkon,

Esse foi um dos motivos de ter separado esse esquema.
O outro é a largura de banda, particularmente gosto mais de
diferencial simples na entrada.Acho os graves mais soltos.
Esse circuito mk com um bias dinâmico deve ficar muito bom.
CarlosVot
CarlosVot
Avançado
Avançado

Mensagens : 289
Data de inscrição : 31/10/2012
Idade : 64
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Esquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 Empty Re: Esquema De Amplificador Hi-Fi

Mensagem por Minondas Ter 29 Dez 2015 - 15:46

Seria bom se existisse um circuito que pudesse utilizar o chassi e dissipadores do PA, sem grandes intervenções, aproveitando a sua alimentação. No esquema consta + 48 0 - 48 VCC, utilizando-se, originalmente, diodos de 6 A. Porém, na verdade, o valor real é + 55 0 -55 VCC. Presumo que o trafo seja de 6 A(?). O debate anda animado por aqui (não por mim, que não entendo nada, mas pelos foristas conhecedores do assunto)! Muito bom!
Minondas
Minondas
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 198
Data de inscrição : 01/09/2012
Idade : 55
Localização : interior de são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Esquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 Empty Re: Esquema De Amplificador Hi-Fi

Mensagem por CarlosVot Ter 29 Dez 2015 - 16:50

Aqui a versão MKII:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
CarlosVot
CarlosVot
Avançado
Avançado

Mensagens : 289
Data de inscrição : 31/10/2012
Idade : 64
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Esquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 Empty Re: Esquema De Amplificador Hi-Fi

Mensagem por Falkon Ter 29 Dez 2015 - 17:17

Carlos,
Também gosto de par diferencial simples na entrada,são menos complicados que os duplos que requer transistores
casados tanto npn quanto pnp,sendo que os dois pares devem ter o mesmo hfe,senão há desequilibrio total.
A Cygnus indicava o hfe pintando o topo dos transistores com tinta de cores variadas,o qual havia uma tabela em seu
esquemário com os valores correspondentes.
Obrigado pelo The End MKII,tenho o pdf do MKIII Millenium,com servo.que aliás era uma das marcas dos amplificadores do
Fabio Timi.
Falkon
Falkon
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 134
Data de inscrição : 07/04/2014
Idade : 64
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Esquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 Empty Re: Esquema De Amplificador Hi-Fi

Mensagem por Falkon Ter 29 Dez 2015 - 17:26

Minondas,
Existem vários circuitos de amplificadores que podem utilizar o chassi,dissipador e fonte do PA 400,
seria bom se voce montasse alguns parecidos e ver se gosta do som,pra depois pensar em colocar
no lugar do circuito original.
Se o fizer,guarde as placas como estão,originais,caso mude de ideia recoloque-as e terá seu amplificador
vintage de volta.

Falkon
Falkon
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 134
Data de inscrição : 07/04/2014
Idade : 64
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Esquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 Empty Re: Esquema De Amplificador Hi-Fi

Mensagem por netto Ter 29 Dez 2015 - 22:20

CarlosVot escreveu:Falkon,

O outro é a largura de banda, particularmente gosto mais de
diferencial simples na entrada.Acho os graves mais soltos.

Cara eu gosto mais dos que tem duplo diferencial, não sei se é por causa do meu gosto musical, curto metal e som com grave mais seco e rápido, livre de colorações.

Mas admito que essa topologia que você gosta da um som bem gostosa mesmo Positivo
netto
netto
Avançado
Avançado

Mensagens : 337
Data de inscrição : 12/03/2013
Idade : 34
Localização : cascavel

Ir para o topo Ir para baixo

Esquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 Empty Re: Esquema De Amplificador Hi-Fi

Mensagem por Minondas Qua 30 Dez 2015 - 17:20

Qual a diferença sônica que um amplificador sem realimentação apresenta? Por que em circuitos diy não há menção quanto ao ganho dos transístores nas diversas etapas e a Cygnus tinha tal preocupação? (aliás, isso é que me faz ter receio de fazer alguma alteração nos transístores)
Minondas
Minondas
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 198
Data de inscrição : 01/09/2012
Idade : 55
Localização : interior de são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Esquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 Empty Re: Esquema De Amplificador Hi-Fi

Mensagem por netto Qua 30 Dez 2015 - 20:13

Minondas, os transistores de saída que tu pode trocar não são casados, só são casados em hfe os das etapas iniciais, me parece que o mais importante é o casamento em vbe dos transistores dos estágios iniciais, dizem que é mais importante pra qualidade que o HFE.

Tem uns que vem de dois em dois no mesmo encapsulamento, e são próprios pra pares diferenciais, esses são tops, mas difíceis de achar.

Transistores de saída é bom que seja casado, mas como o ganho de corrente é muito alto, não da muita diferença na qualidade de som.

Claro que se tu usar transistores de saída fakes ou de má qualidade, um com ganho 50 outro com ganho 200 aí não fica bom.
netto
netto
Avançado
Avançado

Mensagens : 337
Data de inscrição : 12/03/2013
Idade : 34
Localização : cascavel

Ir para o topo Ir para baixo

Esquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 Empty Re: Esquema De Amplificador Hi-Fi

Mensagem por netto Qua 30 Dez 2015 - 20:37

Minondas escreveu:Qual a diferença sônica que um amplificador sem realimentação apresenta? Por que em circuitos diy não há menção quanto ao ganho dos transístores nas diversas etapas e a Cygnus tinha tal preocupação? (aliás, isso é que me faz ter receio de fazer alguma alteração nos transístores)


Até hoje não entendo essa tara por alto ganho em malha aberta. Isto é coisa da "alta fidelidade" dos anos 80, que só serviu pra produzir coisas ásperas e frias, em nome de uma baixíssima THD, que só serve pra fazer o consumidor de trouxa. THD está milhares de anos-luz distante de determinar qualquer coisa sobre qualidade ou sonoridade do amplificador.

netto
netto
Avançado
Avançado

Mensagens : 337
Data de inscrição : 12/03/2013
Idade : 34
Localização : cascavel

Ir para o topo Ir para baixo

Esquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 Empty Re: Esquema De Amplificador Hi-Fi

Mensagem por Minondas Qua 30 Dez 2015 - 21:28

Me desculpe a ignorância, mas o que vem a ser transístor casado em 'vbe'?
Minondas
Minondas
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 198
Data de inscrição : 01/09/2012
Idade : 55
Localização : interior de são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Esquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 Empty Re: Esquema De Amplificador Hi-Fi

Mensagem por Falkon Qua 30 Dez 2015 - 23:40

Minondas,
Um amplificador sem realimentação tem melhor qualidade sonora,o som se assemelha ao de um amplificador
a valvulas embora seja com transistores,graves mais naturais e agudos cristalinos são uma das características.
Geralmente são voltados mais para o mercado HI-FI e para quem escuta música num sentido mais crítico e prima por detalhes musicais.
Amplificadores com muita realimentação negativa gritam muito e tem agudos estridentes,longe do que seja um
som com qualidade.
Um exemplo de amplificador sem realimentação [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]



Falkon
Falkon
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 134
Data de inscrição : 07/04/2014
Idade : 64
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Esquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 Empty Re: Esquema De Amplificador Hi-Fi

Mensagem por Falkon Qui 31 Dez 2015 - 0:02

Neto,amplificadores Hi-Fi são bem atuais e um tanto restritos devido ao seu alto preço,tem que ter caixas com
extrema qualidade para poder extrair tudo que podem oferecer,sem falar no toca discos que deve estar a altura de
todo equipamento.Lembrando que um elo fraco compromete toda uma corrente.
Gostaria de saber os novos conceitos que determinam a qualidade ou sonoridade de amplificadores já que THD está milhares de anos-luz distante.Me baseio nessas medidas convencionais há muitos anos e meu conhecimento deve estar
defasado.Curioso é quando alguém faz análise de um amplificador no simulador vai logo na senoide e no medidor de
distorção pra ver se está 0,0000000.........1 de distorção.Smile
Abs






Falkon
Falkon
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 134
Data de inscrição : 07/04/2014
Idade : 64
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Esquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 Empty Re: Esquema De Amplificador Hi-Fi

Mensagem por netto Qui 31 Dez 2015 - 0:31

Falkon escreveu:Neto,amplificadores Hi-Fi são bem atuais e  um tanto restritos devido ao seu alto preço,tem que ter caixas com
extrema qualidade para poder extrair tudo que podem oferecer,sem falar no toca discos que deve estar a altura de
todo equipamento.Lembrando que um elo fraco compromete toda uma corrente.
Gostaria de saber os novos conceitos que determinam a qualidade ou sonoridade de amplificadores já que THD está milhares de anos-luz distante.Me baseio nessas medidas convencionais há muitos anos e meu conhecimento deve estar
defasado.Curioso é quando alguém faz análise de um amplificador no simulador vai logo na senoide e no medidor de
distorção pra ver se está 0,0000000.........1 de distorção.Smile
Abs

A THD é um parâmetro, mas um amplificador com THD baixo não significa necessariamente que tem um som maravilhoso. Já ouvi um technics que tem um thd de 0,0001% e não achei graça nenhuma, um som frio e choco.

THD baixo é bom, mas não é a única coisa que deixa o som de um amplificador fodástico.

Alias só pra tu ter uma ideia de como THD é algo insignificante em amplificadores, o próprio alto falante é um gerador de harmônicos. A própria caixa de som se não for bem revestida com material absorvente gera harmônicos.
netto
netto
Avançado
Avançado

Mensagens : 337
Data de inscrição : 12/03/2013
Idade : 34
Localização : cascavel

Ir para o topo Ir para baixo

Esquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 Empty Re: Esquema De Amplificador Hi-Fi

Mensagem por Minondas Qui 31 Dez 2015 - 7:15

Falkon,

Este Ayre seria um 'high-end', e também 'high-cost' (7.500 obamas!). Aproveitando a deixa, você acha que o preço desses equipamentos se justifica, ao menos em termos de materiais? Em termos de diy, seria possível a construção de algo parecido com um custo acessível?
Minondas
Minondas
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 198
Data de inscrição : 01/09/2012
Idade : 55
Localização : interior de são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Esquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 Empty Re: Esquema De Amplificador Hi-Fi

Mensagem por netto Qui 31 Dez 2015 - 8:57

Minondas escreveu:Falkon,

Este Ayre seria um 'high-end', e também 'high-cost' (7.500 obamas!).  Aproveitando a deixa, você acha que o preço desses equipamentos se justifica, ao menos em termos de materiais? Em termos de diy, seria possível a construção de algo parecido com um custo acessível?

A pergunta não é pra mim mas vou deixar minha opinião.

O preço justifica e não justifica, tem operacionais de áudio mesmo que custa 800 reais cada um. Não sei que componentes ele usa, mas tudo que é bom tem um preço, bons componentes custam caro.



netto
netto
Avançado
Avançado

Mensagens : 337
Data de inscrição : 12/03/2013
Idade : 34
Localização : cascavel

Ir para o topo Ir para baixo

Esquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 Empty Re: Esquema De Amplificador Hi-Fi

Mensagem por CarlosVot Qui 31 Dez 2015 - 15:53

Feliz ano novo a todos os participantes colegas e amigos
que fiz aqui nesse forum.
Voltando ao tema de amplis HiFi, a topologia é determinada
pelo gosto musical, duplo diferencial é bom para Rock, etc graves secos.
Os diferenciais simples eu curto bastante para Jazz, principalmente com
baixo acústico.
Quanto a malha aberta, todos sabem que realimentação negativa ajuda
um lado e prejudica outros.Os puristas, principalmente aos adeptos as válvulas.
Preferem um som natural sem realimentação,a maioria dos preamp's não possuem
sequer controle de tonalidade.
Como disse o Falkon a percepção é maior quando utilizamos equipamentos de
referencia e sensibilidade.Um falante já faz toda a diferença.
Outro dia vi uma discussão interessante em outro forum sobre THD.
Quem dos senhores fica ouvindo somente 1khz?
Ele defendia a tese de um THD menor, porem linear em toda a faixa de áudio.
Isso é muito mais plausível em minha opinião.
CarlosVot
CarlosVot
Avançado
Avançado

Mensagens : 289
Data de inscrição : 31/10/2012
Idade : 64
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Esquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 Empty Re: Esquema De Amplificador Hi-Fi

Mensagem por Minondas Qui 31 Dez 2015 - 16:05

Muito boas as colocações dos foristas em torno do tema. CarlosVot: não teria um amplificador 'eclético'? rs
Minondas
Minondas
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 198
Data de inscrição : 01/09/2012
Idade : 55
Localização : interior de são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Esquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 Empty Re: Esquema De Amplificador Hi-Fi

Mensagem por maiko_bito Qui 31 Dez 2015 - 16:40

Pessoal eu não tenho estudo ou formação na area de eletrônica, hoje estou com 26 anos e lido com eletrônica dos 9 anos até os dias atuais, aprendi muita coisa com o passar do tempo só em base de testes... e com o passar do tempo conclui algumas coisas...

1° impedância alta é um ftor determinante na qualidade, de forma que quanto mais alta a impedância mais eu percebi a presença de qualidade e detalhes no som.

2° o diferencial de entrada, percebi que o diferencial duplo tem o grave mais seco, porém com maior ganho e desempenho, ele se mostra mais agressivo e mais forte em amplificadores de potência...
já o diferencial simples percebi que apesar de ter menor ganho o grave é aveludado e responde fácil as frequências bem baixas com perfeição... me parece que o diferencial duplo força algo... e o diferencial simples opera mais livremente...

3° percebi que quanto menor a participação da realimentação negativa maior a qualidade do som, me parece bem mais detalhado e livre de distorção....

4° percebi que difernecial alimentado com voltagem mais alta, o som parece mais puro... perceba que muitos amplificadores usam diodo zener para fazer uma pequena fonte no diferencial, me parece que o som fica amarrado com umas faixas deficientes na resposta... já os amplificadores com diferencial operando na mesma voltagem do amplificador geral ou voltagem próxima... e melhor ainda fica quando tem fonte de corrente constante no diferencial, pois elimina qualquer ruido de corrente vindo da fonte quando ela oscila com os graves...

maiko_bito
maiko_bito
Avançado
Avançado

Mensagens : 273
Data de inscrição : 12/03/2015
Idade : 35
Localização : Pérola D Oeste - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Esquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 Empty Re: Esquema De Amplificador Hi-Fi

Mensagem por Falkon Qui 31 Dez 2015 - 17:10

Antes de tudo desejo um feliz ano novo a todos do forum.
Carlos,realmente ninguém fica ouvindo 1khz,sinais musicais são mais complexos e em que faixa o amplificador
distorce fica difícil precisar,basta ver como é difícil medir distorção por intermodulação de transientes.
Depois posta o link do forum pra gente visitar. Positivo
Neto concordo com voce quando diz que THD não define que o amplificador soa maravilhoso,mas temos que ter uma
referencia pra comparar,quem entende de medições tecnicas saberá escolher aquele que agrada em THD,relação sinal
ruido,fator de mortecimento...e por aí vai.Ao contrário daquele que não entende e compra pelo belo visual e pela
alta potencia que vem escrita no painel,mesmo que seja em PMPO.Só sabemos se agrada após ouvi-lo.
É mais ou menos como vinho,desculpe a comparação,voce pode pegar um vinho de milhares de reais oferecer a um
amigo,ele não gostar e dizer a voce que gosta daquele do supermercado que é doce e custa 10 Reais.
Se tivéssemos muitos amigos audiófilos bastaria escutar seus amplificadores e ficaria fácil a escolha.
Por volta dos anos 80 haviam salas chamadas Show Room,em que voce podia escolher o amplificador ouvindo com a
caixa que mais agradasse (acho que o Carlos lembra disso...)infelizmente acabou.
Caixas geram ressonâncias que colorem o som reproduzido.Amortecimento interno é somente para pequenos picos e
corrigir um pouco,não funciona em frequências muito baixas pois a quantidade necessária torna inviável,melhor refazer
o projeto ou partir pra outro.
Minondas,fica difícil montar um amplificador HI-END homemade
1-Encontrar componentes confiáveis,a maioria são falsificados (vendedores vão jurar que são originais,afinal eles querem vender)
2-Esquemas desses amplificadores são guardados a 7 chaves e não são abertos ao público.
3-Ter equipamento de teste,osciloscópio,gerador de audio,medidores de distorção...o laboratório de um amigo
ajuda no caso.
4-Saber usar tudo isso e também ter motivação.
Se voce abrir um equipamento HI-END poderá encontrar até alguns componentes comuns e outros não pois
selecionar componentes e fazer os ajustes exige mão de obra especializada e tudo tem que sair conforme o projeto,
caso contrário põe se tudo a perder.Por isso que sai tão caro.
Em outros paises,me refiro a primeiro mundo,se voce fizer um amplificador e ele
não conferir com as especificações fornecidas,é tirado da prateleira,e o código de defesa do consumidor te ferra.
Mas, vale manter o espírito DIY,é divertido e ajuda na criatividade.Very Happy









Falkon
Falkon
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 134
Data de inscrição : 07/04/2014
Idade : 64
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Esquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 Empty Re: Esquema De Amplificador Hi-Fi

Mensagem por CarlosVot Qui 31 Dez 2015 - 18:21

Falkon,

O forum é o Diy Audio Forum, o tópico preciso ver novamente.
"ninguém fica ouvindo 1khz", foram palavras do autor do tópico.
E isso me chamou a atenção.
Quanto a esquemas é possível conseguir, inclusive clones completos.
O problema realmente é conseguir componentes de qualidade.
Transistores, capacitores Wima, Audiophiler, etc.
Ficamos sempre com as sobras, isso acontece com as frutas, etc.
O Jeito é usar o que possuímos de bom, a criatividade de sempre.
Existe uma postagem do Amigo Fabrício um ampli Sansui:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ótimo para quem gosta de duplo diferencial,ampla faixa de resposta e baixo THD.
Existe um duplo fet para essa função, o problema é achar pra comprar.
Quanto as salas de audição eu lembro sim Falkon, era cliente assíduo de uma delas.
Havia um seletor onde podia comutar entre caixas, amplificadores, receivers,etc.
Que saudade!
CarlosVot
CarlosVot
Avançado
Avançado

Mensagens : 289
Data de inscrição : 31/10/2012
Idade : 64
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Esquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 Empty Re: Esquema De Amplificador Hi-Fi

Mensagem por netto Qui 31 Dez 2015 - 18:41

maiko_bito escreveu:

4° percebi que difernecial alimentado com voltagem mais alta, o som parece mais puro... perceba que muitos amplificadores usam diodo zener para fazer uma pequena fonte no diferencial, me parece que o som fica amarrado com umas faixas deficientes na resposta... já os amplificadores com diferencial operando na mesma voltagem do amplificador geral ou voltagem próxima... e melhor ainda fica quando tem fonte de corrente constante no diferencial, pois elimina qualquer ruido de corrente vindo da fonte quando ela oscila com os graves...


Tenho um que usa duplo diferencial, e os diferenciais são alimentados por um outro enrolamento do transformador, ou seja, uma fonte totalmente independente, o som é espetacular.
netto
netto
Avançado
Avançado

Mensagens : 337
Data de inscrição : 12/03/2013
Idade : 34
Localização : cascavel

Ir para o topo Ir para baixo

Esquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 Empty Re: Esquema De Amplificador Hi-Fi

Mensagem por netto Qui 31 Dez 2015 - 18:44

CarlosVot escreveu:Falkon,

Quanto a esquemas é possível conseguir, inclusive clones completos.
O problema realmente é conseguir componentes de qualidade.
Transistores, capacitores Wima, Audiophiler, etc.
Ficamos sempre com as sobras, isso acontece com as frutas, etc.
O Jeito é usar o que possuímos de bom, a criatividade de sempre.

eu compro alguns wima no site aliexpress, são uns vermelhinhos. tu acha até de 10uf x 50 volts, não são grandes e cabem em qualquer placa. se são originais não sei, mas são ótimos. obs: demora 3 meses pra chegar Razz Razz
netto
netto
Avançado
Avançado

Mensagens : 337
Data de inscrição : 12/03/2013
Idade : 34
Localização : cascavel

Ir para o topo Ir para baixo

Esquema De Amplificador Hi-Fi - Página 4 Empty Re: Esquema De Amplificador Hi-Fi

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos