Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira

Participe do fórum, é rápido e fácil

Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira
Eletrônica Silveira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
HOMENAGEM

Na vida tudo passa tudo acontece mas alguém igual a você a gente jamais esquece

impedância menor que a recomendada pelo amplificador 1-74


★ 22 de novembro de 1991

† 12 de março de 2016

Nosso eterno amigo, administrador e fundador deste fórum
Quem está conectado?
252 usuários online :: 2 registrados, 0 invisíveis e 250 visitantes :: 1 motor de busca

Fardin pezzhan, user60bbe58e37ebb

O recorde de usuários online foi de 362 em Sex 9 Abr 2021 - 22:11
Últimos assuntos
» Meu irs 900 stereo
impedância menor que a recomendada pelo amplificador EmptyTer 23 Abr 2024 - 18:00 por ROLDAO

» LAYOUT DA TIME ONE E OS PDF
impedância menor que a recomendada pelo amplificador EmptySex 19 Abr 2024 - 20:01 por cristaltec

» PI ITALIANO 6V DETECTOR DE METAL
impedância menor que a recomendada pelo amplificador EmptyQua 10 Abr 2024 - 19:10 por Fardin pezzhan

» DETECTOR DE METAIS IDX-PRO
impedância menor que a recomendada pelo amplificador EmptySex 5 Abr 2024 - 19:51 por Fardin pezzhan

» Fonte Chaveada 2000W SG3525 & IR2110
impedância menor que a recomendada pelo amplificador EmptyQui 4 Abr 2024 - 12:55 por sandy silva de oliveira

» Todas as revistas CTA VOL 1 A 12 - aproveitem.
impedância menor que a recomendada pelo amplificador EmptyTer 2 Abr 2024 - 22:28 por Rodrigo L Santos

» >>>>>>> Sobre a criação de novos tópicos<<<<<<<<<<<<<<<
impedância menor que a recomendada pelo amplificador EmptyDom 24 Mar 2024 - 16:10 por crisnich

» Defeito intermitente amplificador Ciclotron TIP5000
impedância menor que a recomendada pelo amplificador EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:13 por fastaveira

» Esquema Amplificador Audio Leader AL 5.0
impedância menor que a recomendada pelo amplificador EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:01 por fastaveira

» MK4000 - FONTE CHAVEADA FULL BRIDGE
impedância menor que a recomendada pelo amplificador EmptyDom 17 Mar 2024 - 18:43 por sandy silva de oliveira

» amplificador class h tailandes
impedância menor que a recomendada pelo amplificador EmptySex 15 Mar 2024 - 22:41 por mehuysal

» Amplificador Super Strong
impedância menor que a recomendada pelo amplificador EmptyQui 14 Mar 2024 - 13:03 por Reginaldo Silva

» Amplificador Classe D UCD1500
impedância menor que a recomendada pelo amplificador EmptyQua 13 Mar 2024 - 13:07 por Guille

»  NS450 - FONTE CHAVEADA PARTE 2
impedância menor que a recomendada pelo amplificador EmptySeg 11 Mar 2024 - 6:55 por ffernand3s

» Amplificador Fonte Simples em teia de aranha
impedância menor que a recomendada pelo amplificador EmptySex 1 Mar 2024 - 12:17 por Reginaldo Silva

Top dos mais postadores
Rafael Silveira (7816)
impedância menor que a recomendada pelo amplificador I_vote_lcapimpedância menor que a recomendada pelo amplificador I_voting_barimpedância menor que a recomendada pelo amplificador I_vote_rcap 
Caca Silva (6057)
impedância menor que a recomendada pelo amplificador I_vote_lcapimpedância menor que a recomendada pelo amplificador I_voting_barimpedância menor que a recomendada pelo amplificador I_vote_rcap 
renatoscp (3891)
impedância menor que a recomendada pelo amplificador I_vote_lcapimpedância menor que a recomendada pelo amplificador I_voting_barimpedância menor que a recomendada pelo amplificador I_vote_rcap 
CMeletronica (3234)
impedância menor que a recomendada pelo amplificador I_vote_lcapimpedância menor que a recomendada pelo amplificador I_voting_barimpedância menor que a recomendada pelo amplificador I_vote_rcap 
michel chagas (2791)
impedância menor que a recomendada pelo amplificador I_vote_lcapimpedância menor que a recomendada pelo amplificador I_voting_barimpedância menor que a recomendada pelo amplificador I_vote_rcap 
Railson (2119)
impedância menor que a recomendada pelo amplificador I_vote_lcapimpedância menor que a recomendada pelo amplificador I_voting_barimpedância menor que a recomendada pelo amplificador I_vote_rcap 
alexsandro rodrigues de a (1835)
impedância menor que a recomendada pelo amplificador I_vote_lcapimpedância menor que a recomendada pelo amplificador I_voting_barimpedância menor que a recomendada pelo amplificador I_vote_rcap 
naldo santos (1625)
impedância menor que a recomendada pelo amplificador I_vote_lcapimpedância menor que a recomendada pelo amplificador I_voting_barimpedância menor que a recomendada pelo amplificador I_vote_rcap 
ablacon64 (1222)
impedância menor que a recomendada pelo amplificador I_vote_lcapimpedância menor que a recomendada pelo amplificador I_voting_barimpedância menor que a recomendada pelo amplificador I_vote_rcap 
gilvantexas (1061)
impedância menor que a recomendada pelo amplificador I_vote_lcapimpedância menor que a recomendada pelo amplificador I_voting_barimpedância menor que a recomendada pelo amplificador I_vote_rcap 

Medidor de Velocidade


impedância menor que a recomendada pelo amplificador

3 participantes

Ir para baixo

impedância menor que a recomendada pelo amplificador Empty impedância menor que a recomendada pelo amplificador

Mensagem por jott257 Ter 29 Dez 2015 - 7:00

olá galera, entrei pro ramo de 'potencias' a pouco tempo e recentemente montei o amplificador mini strong tudo como indicado no topico, com alimentaçao 42v +- porem, estou usando ele com 2 caixas de 4 ohms em paralelo que sao as disponiveis que tenho....


sei que em 4 ohms o amp da 100w rms e em 2 ohms ele daria teoricos 200w rms porem nao quero ganhar potencia com isso... quero apenas tocar as caixas que ja tenho... eu sei que a galera recomenda baixar a tensao de trabalho do amplificador se quiser usar uma impedancia menor porem eu fiz diferente.

eu coloquei 1 VU metter de 5 leds e coloquei um led azul no ultimo e regulei de forma que o ultimo so acendesse com uma tensao de 14v (pela formula p=v^2/R => p=98w) regulado com uma frequencia de 100hz tocando, essa e minha duvida esse metodo realmente funciona? Eu testei com uma frequencia de 1k hz tocando e deu na mesma o led so acendeu com 14v tambem usei multimetro true rms pois dizem que o normal nao pega bem a tensao ne...? porque sao projetados p ler em 60hz...


minha duvida e essa... posso fazer essa regulagem usando esse vu, agindo como se fosse um limitador de potencia? eu so poderia aumentar o volume ate o led acender....

Usando o amp numa impedancia menor que a recomendada o amp mandaria distorcao antes dos 100w rms que ele fornece em 4 ohms? essa e minha principal duvida.

ja fiz essa montagem a alguns meses e esta funcionando perfeitamente, inclusive fiz 1 ate pra mulher... No caso eu sei que usando uma impedancia menor a corrente que circula pelos transistores aumenta e aumenta a dissipação de calor correto? estou usando aqueles coolers quadrado de proc amd e 1 fan de 80mm com um circuito com NTC pra controle da vel do cooler apenas pra ele nao ligar quando frio... notei que ele esquenta bastante mais ate hoje nao queimou... ja passei umas 2 horas com ele ligado em vol max e nao deu pau.


enfim, o que queria saber era isso, desculpem se alguem ja perguntou ou se falei besteira e agradeço desde ja.

PS: resumindo, desde que os transistores de saida consigam suportar a potencia e corrente gerada e ele consiga dissipar o calor de forma eficiente eu poderia ligar a impedancia que eu quisesse? Ou no caso ele distorcia antes da potencia projetada pra ele usando em impedancia menor? certo ou errado?
jott257
jott257
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 40
Data de inscrição : 02/04/2015
Idade : 33
Localização : fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

impedância menor que a recomendada pelo amplificador Empty Re: impedância menor que a recomendada pelo amplificador

Mensagem por alexsandro rodrigues de a Ter 29 Dez 2015 - 11:50


jott257 escreveu:ATT: jott257 Resposta = R:

olá galera, entrei pro ramo de 'potencias' a pouco tempo e recentemente montei o amplificador mini strong tudo como indicado no topico, com alimentaçao 42v +- porem, estou usando ele com 2 caixas de 4 ohms em paralelo que sao as disponiveis que tenho....

R: monte dois amplificadores um para cada caixa de 4 ohms. Ou use os alto falantes de grave em serie para dar a impedância de 8 ohms.

sei que em 4 ohms o amp da 100w rms e em 2 ohms ele daria teoricos 200w rms porem nao quero ganhar potencia com isso... quero apenas tocar as caixas que ja tenho... eu sei que a galera recomenda baixar a tensao de trabalho do amplificador se quiser usar uma impedancia menor porem eu fiz diferente.

R: Potencia máxima absoluta dos transistores 5200/1943 = 150 a 175 W com grande dissipador e ventilação forçada de alta potencia.
recomendado para 100W em alta fidelidade.

eu coloquei 1 VU metter de 5 leds e coloquei um led azul no ultimo e regulei de forma que o ultimo so acendesse com uma tensao de 14v (pela formula p=v^2/R => p=98w) regulado com uma frequencia de 100hz tocando, essa e minha duvida esse metodo realmente funciona? Eu testei com uma frequencia de 1k hz tocando e deu na mesma o led so acendeu com 14v tambem usei multimetro true rms pois dizem que o normal nao pega bem a tensao ne...? porque sao projetados p ler em 60hz...

R: sim funciona o vu indica a tensão de saída, a freqüência pode interferir no resultado principalmente na faixa de agudo ele pode não indicar a potencia correta em uso mas isso depende do circuito e do capacitor shunt que faz a limitação de funcionamento em alta freqüência do vu ele e interligado ao pino de entrada de sinal.

R: Vc pode usar um multímetro analógico ou digital True RMS.

minha duvida e essa... posso fazer essa regulagem usando esse vu, agindo como se fosse um limitador de potencia? eu so poderia aumentar o volume ate o led acender....

R: não o vu não e um limiter esse recurso não funciona de modo manual tem que ser automático pois a diferença de potencia entre uma musica e outra pode ser muito grande e queimar os saídas sem que vc possa ter tempo para baixar o volume.


Usando o amp numa impedancia menor que a recomendada o amp mandaria distorcao antes dos 100w rms que ele fornece em 4 ohms? essa e minha principal duvida.

R: Sim pode dar distorção antes da potencia.


ja fiz essa montagem a alguns meses e esta funcionando perfeitamente, inclusive fiz 1 ate pra mulher... No caso eu sei que usando uma impedancia menor a corrente que circula pelos transistores aumenta e aumenta a dissipação de calor correto? estou usando aqueles coolers quadrado de proc amd e 1 fan de 80mm com um circuito com NTC pra controle da vel do cooler apenas pra ele nao ligar quando frio... notei que ele esquenta bastante mais ate hoje nao queimou... ja passei umas 2 horas com ele ligado em vol max e nao deu pau.

R: um dia o fan /exaustor/ (cooler) vai queimar e as saídas também.


enfim, o que queria saber era isso, desculpem se alguem ja perguntou ou se falei besteira e agradeço desde ja.

R: E melhor perguntar do que ficar na duvida ok.

PS: resumindo, desde que os transistores de saida consigam suportar a potencia e corrente gerada e ele consiga dissipar o calor de forma eficiente eu poderia ligar a impedancia que eu quisesse? Ou no caso ele distorcia antes da potencia projetada pra ele usando em impedancia menor? certo ou errado?

R: a impedância mínima e dimensionada pelo projeto não depende apenas dos saídas e gera distorção alem do nível normal.
alexsandro rodrigues de a
alexsandro rodrigues de a
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 1835
Data de inscrição : 12/12/2013
Idade : 47
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

impedância menor que a recomendada pelo amplificador Empty Re: impedância menor que a recomendada pelo amplificador

Mensagem por Bolasha Ter 29 Dez 2015 - 13:08

A diferença fica nos transistores de saída. Com 14v/2ohms você teria 98W sim.
Em 4ohms você teria 20v/4 e teria os 100w do mesmo jeito.
A diferença é que em 4 ohms você tem 5 amperes na saída pra alcançar 100w, e em 2 ohms você tem 7 amperes pra alcançar a mesma potência, gerando quase o dobro de calor e forçando muito mais os transistores de saída.

Me corrijam se falei (PALAVRA CENSURADA 06).
Bolasha
Bolasha
Avançado
Avançado

Mensagens : 359
Data de inscrição : 19/07/2015
Idade : 34
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

impedância menor que a recomendada pelo amplificador Empty Re: impedância menor que a recomendada pelo amplificador

Mensagem por jott257 Ter 29 Dez 2015 - 17:26

De qualquer forma se a fan queimasse as saidas queimariam...

Resumindo... se mesmo em 2 ohms o cooler ta dando conta do recado, acho que nao vou ter problemas ne?

eu fiz 1 teste em 4 ohms com osciloscopio na facul e deu os 100w rms em 4 ohms, comecou a distorcer com 22v .... quando puder vou tentar testar em 2 ohms se da distorcao antes.

no caso eu citei limitador manual pq eu que limito o som entendeu? aumentando o volume ate o led ascender ele nao atua sosinho...

Outra coisa... acho que por 2 amps p cada caixa nao rola... teria mais gastos...
jott257
jott257
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 40
Data de inscrição : 02/04/2015
Idade : 33
Localização : fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

impedância menor que a recomendada pelo amplificador Empty Re: impedância menor que a recomendada pelo amplificador

Mensagem por alexsandro rodrigues de a Ter 29 Dez 2015 - 18:00

vc pode danificar os transistores de saída mesmo usando o fan e se ele queimar os saidas vai junto.

não é possível controlar a potencia manualmente apenas pelo controle de volume pois o ganho não e ajustado pelo volume quando tiver uma musica gravada em alto db ele vai ultrapassa a potencia maxima e com isso danificar o transistor.

a fonte deve ser capaz de suportar a corrente para não provocar distorção.

o amplificador AB não vai dobrar a potencia ao reduzir a impedância pela metade devido as perdas em calor e o baixo hfe dos transistores ao trabalhar com muita corrente eles se auto protege reduzindo o ganho.

em 2 ohms todos os amplificadores apresenta maior distorção e se for sub dimensionado ainda mais.

o osciloscópio e o seu melhor professor comprove tudo na pratica.

a corrente em 2 ohms e muito maior do que a proporcional em 4 devido as perdas em calor e ate mesmo o fio que interliga o amplificador ao alto falante provoca perdas, o transistor fica com mais resistência interna devido ao baixo ganho ao trabalhar com mais corrente isso ocasiona ainda mais calor.

alexsandro rodrigues de a
alexsandro rodrigues de a
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 1835
Data de inscrição : 12/12/2013
Idade : 47
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

impedância menor que a recomendada pelo amplificador Empty Re: impedância menor que a recomendada pelo amplificador

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos