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PWM para motor de arranque de carro. Leiam para entender. Grato
3 participantes
Página 1 de 1
PWM para motor de arranque de carro. Leiam para entender. Grato
Amigos,
Achei este forum recentemente e não sou conhecedor de eletronica, mas preciso de uma ajuda.
Montei um bicicleta eletrica e estou pensando em usar um motor de arranque de carro para impulsiona-la devido ao seu bom torque, visto que a bike ficou um tanto pesada.
Se alguém souber ou poder me indicar um controlador PWM para ligar-se ao motor de arranque e faze-lo girar controladamente e não do 0 a 100% como é comum nos carros.
Este PWM ira controlar sómente a armadura do arranque (rotor) e não as bobinas de campo e rotor em conjunto como é normal nos arranque quando atachados nos carros.
A tensão que ele terá de aguentar será a de uma bateria de carro de 12V por 50/ 60/ 70 Amperes mais ou menos.
Pergunto se alguém sabe montar ou indicar alguém que monte um PWM destes, para este tipo de motor.
No ML tem alguns projetos prontos para celula HHO mas não sei se estes funcionam num motor de arranque.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Se puderem me explicar e informar, ou indicar um esquema para eu mesmo tentar montar, eu lhes agradeceria.
Obrigado.
SE FOR POSSIVEL, UM MELHOR 2016 PARA TODOS.
Achei este forum recentemente e não sou conhecedor de eletronica, mas preciso de uma ajuda.
Montei um bicicleta eletrica e estou pensando em usar um motor de arranque de carro para impulsiona-la devido ao seu bom torque, visto que a bike ficou um tanto pesada.
Se alguém souber ou poder me indicar um controlador PWM para ligar-se ao motor de arranque e faze-lo girar controladamente e não do 0 a 100% como é comum nos carros.
Este PWM ira controlar sómente a armadura do arranque (rotor) e não as bobinas de campo e rotor em conjunto como é normal nos arranque quando atachados nos carros.
A tensão que ele terá de aguentar será a de uma bateria de carro de 12V por 50/ 60/ 70 Amperes mais ou menos.
Pergunto se alguém sabe montar ou indicar alguém que monte um PWM destes, para este tipo de motor.
No ML tem alguns projetos prontos para celula HHO mas não sei se estes funcionam num motor de arranque.
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Se puderem me explicar e informar, ou indicar um esquema para eu mesmo tentar montar, eu lhes agradeceria.
Obrigado.
SE FOR POSSIVEL, UM MELHOR 2016 PARA TODOS.
Felloni- Nível 1
- Mensagens : 6
Data de inscrição : 14/05/2013
Idade : 65
Localização : Ribeirão Preto-SP
elber68- Nível 2
- Mensagens : 77
Data de inscrição : 03/04/2015
Idade : 56
Localização : montes claros
Re: PWM para motor de arranque de carro. Leiam para entender. Grato
elber68 escreveu:
ELBERT,
Grato por sua pronta resposta.
O que eu pretendo fazer é mostrado neste link, que não postei antes por não conseguir acha-lo na minha bagunça virtual:
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Note que as bobinas de campo seráo separadas do rotor e sairá um fio para um PWM e do PWM pra as escovas do rotor para fechar o circuito e fazer o motor girar, e com o PWM ele irá girar devagar no começo e ir aumentando gradativamente a rotação como se queira.
O fio negativo terá de ser tirado da carcaça do proprio motor e ligado no negativo da bateria. Mais ou menos isso.
Aqui uma outra solução, se podemos dizer assim:
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Elbert, este circuito que voce indicou no post serviria para estes propositos ou não?
------------------------------------------
No momento vou testar um motor de ventoinha de radiador de carro, mas não sei sua potencia em Watts.
Pergunto se é possivel se saber a potencia (W) do mesmo usando-se um multimetro ou alicate amperimetro. Ele é certamente 12V (DC) pois trabalha com a eletricidade da bateria de carro. Se houver jeito de saber os watts do motor eletrico (como ligar e configurar os instrumentos que mencionei) e alguém puder explicar (para um leigo em eletronica/eletrica), eu agradeço.
OF
Felloni- Nível 1
- Mensagens : 6
Data de inscrição : 14/05/2013
Idade : 65
Localização : Ribeirão Preto-SP
Re: PWM para motor de arranque de carro. Leiam para entender. Grato
Esse circuito postado pelo Elber vai servir sim para seu propósito Fellone. Mas se for feita a ligação como foi proposto no link q vc postou creio q os fets vão esquentar bastante!!! retire somente o solenóide e deixe ligado "direto"(ligando os dois fios vermelhos na foto do link q vc postou). aí é só aplicar o pwm com o circuito postado pelo Elber q vc vai modular a corrente em ambas as bobinas a assim terá menos perdas, economizando bateria.
alanjb27- Nível 2
- Mensagens : 37
Data de inscrição : 26/06/2012
Idade : 40
Localização : teresina-pi
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