Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira

Participe do fórum, é rápido e fácil

Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira
Eletrônica Silveira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
HOMENAGEM

Na vida tudo passa tudo acontece mas alguém igual a você a gente jamais esquece

IRF 630 Pi Polones aquecendo demais 1-74


★ 22 de novembro de 1991

† 12 de março de 2016

Nosso eterno amigo, administrador e fundador deste fórum
Quem está conectado?
69 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 69 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 362 em Sex 9 Abr 2021 - 22:11
Últimos assuntos
» Todas as revistas CTA VOL 1 A 12 - aproveitem.
IRF 630 Pi Polones aquecendo demais EmptyOntem à(s) 21:53 por sergiopbastos

» Meu irs 900 stereo
IRF 630 Pi Polones aquecendo demais EmptyQua 1 maio 2024 - 17:40 por sandy silva de oliveira

» LAYOUT DA TIME ONE E OS PDF
IRF 630 Pi Polones aquecendo demais EmptyDom 14 Abr 2024 - 12:58 por ROLDAO

» PI ITALIANO 6V DETECTOR DE METAL
IRF 630 Pi Polones aquecendo demais EmptyQua 10 Abr 2024 - 19:10 por Fardin pezzhan

» DETECTOR DE METAIS IDX-PRO
IRF 630 Pi Polones aquecendo demais EmptySex 5 Abr 2024 - 19:51 por Fardin pezzhan

» Fonte Chaveada 2000W SG3525 & IR2110
IRF 630 Pi Polones aquecendo demais EmptyQui 4 Abr 2024 - 12:55 por sandy silva de oliveira

» >>>>>>> Sobre a criação de novos tópicos<<<<<<<<<<<<<<<
IRF 630 Pi Polones aquecendo demais EmptyDom 24 Mar 2024 - 16:10 por crisnich

» Defeito intermitente amplificador Ciclotron TIP5000
IRF 630 Pi Polones aquecendo demais EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:13 por fastaveira

» Esquema Amplificador Audio Leader AL 5.0
IRF 630 Pi Polones aquecendo demais EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:01 por fastaveira

» MK4000 - FONTE CHAVEADA FULL BRIDGE
IRF 630 Pi Polones aquecendo demais EmptyDom 17 Mar 2024 - 18:43 por sandy silva de oliveira

» amplificador class h tailandes
IRF 630 Pi Polones aquecendo demais EmptySex 15 Mar 2024 - 22:41 por mehuysal

» Amplificador Super Strong
IRF 630 Pi Polones aquecendo demais EmptyQui 14 Mar 2024 - 13:03 por Reginaldo Silva

» Amplificador Classe D UCD1500
IRF 630 Pi Polones aquecendo demais EmptyQua 13 Mar 2024 - 13:07 por Guille

»  NS450 - FONTE CHAVEADA PARTE 2
IRF 630 Pi Polones aquecendo demais EmptySeg 11 Mar 2024 - 6:55 por ffernand3s

» Amplificador Fonte Simples em teia de aranha
IRF 630 Pi Polones aquecendo demais EmptySex 1 Mar 2024 - 12:17 por Reginaldo Silva

Top dos mais postadores
Rafael Silveira (7816)
IRF 630 Pi Polones aquecendo demais I_vote_lcapIRF 630 Pi Polones aquecendo demais I_voting_barIRF 630 Pi Polones aquecendo demais I_vote_rcap 
Caca Silva (6057)
IRF 630 Pi Polones aquecendo demais I_vote_lcapIRF 630 Pi Polones aquecendo demais I_voting_barIRF 630 Pi Polones aquecendo demais I_vote_rcap 
renatoscp (3891)
IRF 630 Pi Polones aquecendo demais I_vote_lcapIRF 630 Pi Polones aquecendo demais I_voting_barIRF 630 Pi Polones aquecendo demais I_vote_rcap 
CMeletronica (3234)
IRF 630 Pi Polones aquecendo demais I_vote_lcapIRF 630 Pi Polones aquecendo demais I_voting_barIRF 630 Pi Polones aquecendo demais I_vote_rcap 
michel chagas (2791)
IRF 630 Pi Polones aquecendo demais I_vote_lcapIRF 630 Pi Polones aquecendo demais I_voting_barIRF 630 Pi Polones aquecendo demais I_vote_rcap 
Railson (2119)
IRF 630 Pi Polones aquecendo demais I_vote_lcapIRF 630 Pi Polones aquecendo demais I_voting_barIRF 630 Pi Polones aquecendo demais I_vote_rcap 
alexsandro rodrigues de a (1835)
IRF 630 Pi Polones aquecendo demais I_vote_lcapIRF 630 Pi Polones aquecendo demais I_voting_barIRF 630 Pi Polones aquecendo demais I_vote_rcap 
naldo santos (1625)
IRF 630 Pi Polones aquecendo demais I_vote_lcapIRF 630 Pi Polones aquecendo demais I_voting_barIRF 630 Pi Polones aquecendo demais I_vote_rcap 
ablacon64 (1222)
IRF 630 Pi Polones aquecendo demais I_vote_lcapIRF 630 Pi Polones aquecendo demais I_voting_barIRF 630 Pi Polones aquecendo demais I_vote_rcap 
gilvantexas (1061)
IRF 630 Pi Polones aquecendo demais I_vote_lcapIRF 630 Pi Polones aquecendo demais I_voting_barIRF 630 Pi Polones aquecendo demais I_vote_rcap 

Tópicos semelhantes
Medidor de Velocidade


IRF 630 Pi Polones aquecendo demais

5 participantes

Ir para baixo

IRF 630 Pi Polones aquecendo demais Empty IRF 630 Pi Polones aquecendo demais

Mensagem por Pesquisador de praia Sex 6 Jan 2017 - 22:48

Boa noite pessoal!  Quero pedir por favor a ajuda de vocês, pois terminei de montar o meu Pi polones, entretanto observo que o IRF630 aquece demais ( o dissipador de aluminio retirado de um PC esquenta muito junto com o IRF).  Tempos atrás, eu comprei uma placa de PI pronta (bem feita) pela internet, e a utilizo até hoje. Ela utiliza um IRF640 no lugar do que mencionei, não aquece nada...nem dissipador ela tem, pois trabalha fria fria. Sinceramente já é a segunda placa que monto, e o mesmo problema de aquecimento nas duas.  Tentei testar rapidinho enquanto não esquentava tanto, e verifiquei que ele também não está detectando...giro o trimpot, consigo fazer ele silenciar o apito mas não acusa metais. É estranho pois o detector parece regulado, faz os mesmos sons que o outro faz, mas não detecta. Devo mencionar ainda, que se eu ligar na bateria de nobreak ele tem os mesmos sintomas descritos, mas esquenta menos. Ligado em uma bateria de cerca eletrica de 12v ele esquenta rápido na mesma regulagem. Se eu ligar ele numa fonte, ele não aquece, entretanto fica com um "tec-tec-tec" (1 pulso por segundo aproximadamente) e se mexer no PR1 ele só faz o mesmo barulho ficar mais grave ou agudo. Interessante que esta mesma fonte, eu ligo a outra placa (comprada) e funciona normal normal. Shocked   Detalhe que esta é a mesma bobina que funciona perfeitamente no outro comprado pela internet.  O que pode estar acontecendo? Sad
Pesquisador de praia
Pesquisador de praia
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 3
Data de inscrição : 06/01/2017
Idade : 43
Localização : Maceió

Ir para o topo Ir para baixo

IRF 630 Pi Polones aquecendo demais Empty Re: IRF 630 Pi Polones aquecendo demais

Mensagem por Dark36 Qui 12 Jan 2017 - 22:52

Pesquisador de praia escreveu:Boa noite pessoal!  Quero pedir por favor a ajuda de vocês, pois terminei de montar o meu Pi polones, entretanto observo que o IRF630 aquece demais ( o dissipador de aluminio retirado de um PC esquenta muito junto com o IRF).  Tempos atrás, eu comprei uma placa de PI pronta (bem feita) pela internet, e a utilizo até hoje. Ela utiliza um IRF640 no lugar do que mencionei, não aquece nada...nem dissipador ela tem, pois trabalha fria fria. Sinceramente já é a segunda placa que monto, e o mesmo problema de aquecimento nas duas.  Tentei testar rapidinho enquanto não esquentava tanto, e verifiquei que ele também não está detectando...giro o trimpot, consigo fazer ele silenciar o apito mas não acusa metais. É estranho pois o detector parece regulado, faz os mesmos sons que o outro faz, mas não detecta. Devo mencionar ainda, que se eu ligar na bateria de nobreak ele tem os mesmos sintomas descritos, mas esquenta menos. Ligado em uma bateria de cerca eletrica de 12v ele esquenta rápido na mesma regulagem. Se eu ligar ele numa fonte, ele não aquece, entretanto fica com um "tec-tec-tec" (1 pulso por segundo aproximadamente) e se mexer no PR1 ele só faz o mesmo barulho ficar mais grave ou agudo. Interessante que esta mesma fonte, eu ligo a outra placa (comprada) e funciona normal normal. Shocked   Detalhe que esta é a mesma bobina que funciona perfeitamente no outro comprado pela internet.  O que pode estar acontecendo? Sad


Arrow INVERTE OS PINOS DOIS E TRÊS (FONTE E DRENO)............

Dark36
Dark36
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 123
Data de inscrição : 18/01/2013
Idade : 54
Localização : Guaíba - Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

IRF 630 Pi Polones aquecendo demais Empty Re: IRF 630 Pi Polones aquecendo demais

Mensagem por Pesquisador de praia Sex 13 Jan 2017 - 13:11




Arrow   INVERTE OS PINOS  DOIS E TRÊS   (FONTE E DRENO)............

[/quote]

Opa amigo! Bom dia!
Segui sua orientação, retirei o componente, soldei 3 pedaços pequenos de fio (isolado com termoretrátil) e reposicionei a fonte e o dreno e soldei novamente. Continua não detectando. Faz o barulho de regulagem normal, consigo ajustar PR1 e PR2, potenciometros também...só que não dispara com metais posicionados em frente a bobina. O IRF 630 continua esquentando mesmo com dissipador.
Pesquisador de praia
Pesquisador de praia
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 3
Data de inscrição : 06/01/2017
Idade : 43
Localização : Maceió

Ir para o topo Ir para baixo

IRF 630 Pi Polones aquecendo demais Empty Re: IRF 630 Pi Polones aquecendo demais

Mensagem por Dark36 Ter 17 Jan 2017 - 12:59

Pesquisador de praia escreveu:


Arrow   INVERTE OS PINOS  DOIS E TRÊS   (FONTE E DRENO)............


Opa amigo! Bom dia!
Segui sua orientação, retirei o componente, soldei 3 pedaços pequenos de fio (isolado com termoretrátil) e reposicionei a fonte e o dreno e soldei novamente. Continua não detectando. Faz o barulho de regulagem normal, consigo ajustar PR1 e PR2, potenciometros também...só que não dispara com metais posicionados em frente a bobina. O IRF 630 continua esquentando mesmo com dissipador.[/quote]


Seta Pelo menos vc conseguiu ajustar o pino 6 do 5534.... deve ficar o mais próximo possível de 0 V DC .

Quais equipamentos vc possui (osciloscópio, frequencímetro, etc....)?

O 555 deve estar gerando um pulso de 200 Hz (fica em nível alto aproximadamente 5 milissegundos, no final ele fica em nível baixo -> liga o IRF por 50 microssegundos, tempo que a bobina vai ficar energizada)

- confere:
- soldas da tua placa (posta uma foto do lado da soldas e do lado dos componentes, verifica se não trocou nenhum valor de resistores ....)
- fontes de alimentação de + 5VDC e - 5 VDC (ICL 7660)
- diâmetro da bobina (quantas voltas vc deu) na minha o diâmetro é de 20 cm com 24 voltar de fio 25 AWG.
- o resistor de 390 R (ele que vai ajustar a curva) vc pode fazer um teste soltando um dos terminais e ir colocando outros valores (1k, 5 R, 470 R, ...), se
a curva não ficar ok vc vai ter um sintoma parecido com este que vc está relatando..... (sei disto pq estou tentando fazer um surf PI com o Arduíno Uno, mas o coitadinho é meio lento, não consegue fazer mais do que seis medições da curva, aí a sensibilidade cai muito, más já detecta alguma coisa .....).

** NÃO É O TEU DEFEITO MÁS JA TIVE VÁRIOS PROBLEMAS COM O 5534 DE NÃO REGULAR O OFF SET, tanto que escolhi o LF 351N (no proto board funciona no final de semana que vem ele vai para a placa definitiva, no proto os testes são promissores, pois melhorou o ganho em 20 %, vamos ver na placa se isto se mantém....)



** Hoje as 20h30 vou estar on line .....







Dark36
Dark36
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 123
Data de inscrição : 18/01/2013
Idade : 54
Localização : Guaíba - Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

IRF 630 Pi Polones aquecendo demais Empty Re: IRF 630 Pi Polones aquecendo demais

Mensagem por Pesquisador de praia Ter 17 Jan 2017 - 16:21

Muito boa tarde amigo!  Pois é...ainda estou na luta para descobrir o problema deste PI. Wink
Respondendo suas perguntas:
1-Infelizmente não possuo osciloscópio, nem frequencímetro. Só multímetro.
2-Com relação a bobina, o que tenho a dizer é que a utilizo em outro PI e sempre funcionou perfeitamente, com as dimensões aproximadas desta sua, também feita com fio esmaltado, que inclusive tem uma ótima resposta na detecção.
3-Vou testar trocar o resistor que você disse (390 R).
4- Vou testar os pinos que você disse no 555.

Vou postar aqui as fotos para que possivelmente alguém possa me ajudar. Não sou técnico em eletrônica, apenas curioso para aprender. Very Happy Very Happy

IRF 630 Pi Polones aquecendo demais Image_3

IRF 630 Pi Polones aquecendo demais Image

IRF 630 Pi Polones aquecendo demais Image_1

IRF 630 Pi Polones aquecendo demais Image_2


hosting image
Pesquisador de praia
Pesquisador de praia
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 3
Data de inscrição : 06/01/2017
Idade : 43
Localização : Maceió

Ir para o topo Ir para baixo

IRF 630 Pi Polones aquecendo demais Empty Re: IRF 630 Pi Polones aquecendo demais

Mensagem por Dark36 Qua 18 Jan 2017 - 21:18

Na tua cidade tu consegues comprar um IRF640?  

Para uma placa montada por alguém que não é técnico, ficou muito boa....

** pega o teu multímetro e mede na placa entre cada pino soldado (retira o CI para medir) se encontrares baixa resistência, pega um estilete e passa entre cada pino (as vezes fica um resto de cobre na placa e isto interfere no circuito), principalmente dos amplificadores....

** as tensões de alimentação estão corretas? + 5, - 5 e 12 VDC?


Abç...




Pesquisador de praia escreveu:Muito boa tarde amigo!  Pois é...ainda estou na luta para descobrir o problema deste PI. Wink
Respondendo suas perguntas:
1-Infelizmente não possuo osciloscópio, nem frequencímetro. Só multímetro.
2-Com relação a bobina, o que tenho a dizer é que a utilizo em outro PI e sempre funcionou perfeitamente, com as dimensões aproximadas desta sua, também feita com fio esmaltado, que inclusive tem uma ótima resposta na detecção.
3-Vou testar trocar o resistor que você disse (390 R).
4- Vou testar os pinos que você disse no 555.

Vou postar aqui as fotos para que possivelmente alguém possa me ajudar. Não sou técnico em eletrônica, apenas curioso para aprender. Very Happy Very Happy

IRF 630 Pi Polones aquecendo demais Image_3

IRF 630 Pi Polones aquecendo demais Image

IRF 630 Pi Polones aquecendo demais Image_1

IRF 630 Pi Polones aquecendo demais Image_2


hosting image
Dark36
Dark36
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 123
Data de inscrição : 18/01/2013
Idade : 54
Localização : Guaíba - Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

IRF 630 Pi Polones aquecendo demais Empty Re: IRF 630 Pi Polones aquecendo demais

Mensagem por wal nizio Sex 2 Fev 2018 - 18:43

esse pi polones que esta no topico ta com os 2 regulador de tensão invertido não tecnico em eletronica mais já fiz dois pi polones e um surf master e vi que ta errado pois não é o l7805 e nem o 7905 é só inverter os reguladres de tensão que vai parar de esquentar
wal nizio
wal nizio
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 17
Data de inscrição : 04/01/2018
Idade : 62
Localização : cerrado rua aritana

Ir para o topo Ir para baixo

IRF 630 Pi Polones aquecendo demais Empty Re: IRF 630 Pi Polones aquecendo demais

Mensagem por wal nizio Dom 4 Fev 2018 - 23:15

eu escrevi augo sobre o pi do amigo ai que o irf ta esquentando mesmo com um decepador de caloria eu já disse antes que não sou tecnico em eletronica mais tenho conhecimento na areia pois os pinos são diferente é ao contrario o lm 7805 a parte da frente é igual o lm 7805 a pinagem é 1e 2g 3s o lm 78l05 começa com 3s 2g 1e é só verificar os pinos e tambem substituir o 220r de 1/2 por um de 5w e troque o irf 630 por um irf 740 que vai parar de esquentar
wal nizio
wal nizio
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 17
Data de inscrição : 04/01/2018
Idade : 62
Localização : cerrado rua aritana

Ir para o topo Ir para baixo

IRF 630 Pi Polones aquecendo demais Empty Re: IRF 630 Pi Polones aquecendo demais

Mensagem por wal nizio Dom 4 Fev 2018 - 23:34

mais agora eu estou precisando da ajuda de algum amigo ai pois a minha bobina foi feita com 18 espiras em uma forma de 20cm mais estou querendo o esquema pra uma bobina maior com fio esmaltado awg 24 pois eu não tenho um ociloscopio pra verificar ir verificando a indundancia da bobina eu sei que posso medir a bobina com um multimetro mais em ohms medi a minha com 18 espiras por 20 de diametro e deu entre 7a8 ohms quem poder me ajudar com essa maior eu agradeço
wal nizio
wal nizio
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 17
Data de inscrição : 04/01/2018
Idade : 62
Localização : cerrado rua aritana

Ir para o topo Ir para baixo

IRF 630 Pi Polones aquecendo demais Empty Re: IRF 630 Pi Polones aquecendo demais

Mensagem por wal nizio Dom 4 Fev 2018 - 23:46

amigo acabei de verificar direito a sua placa você ta colocando resistor 390r que não é para opi polones e sim para o surfmaster pi troque por 220r de 5w um abraço
wal nizio
wal nizio
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 17
Data de inscrição : 04/01/2018
Idade : 62
Localização : cerrado rua aritana

Ir para o topo Ir para baixo

IRF 630 Pi Polones aquecendo demais Empty Mesmo Problema

Mensagem por afavetti Dom 26 Mar 2023 - 22:41

Pesquisador de praia escreveu:Boa noite pessoal!  Quero pedir por favor a ajuda de vocês, pois terminei de montar o meu Pi polones, entretanto observo que o IRF630 aquece demais ( o dissipador de aluminio retirado de um PC esquenta muito junto com o IRF).  Tempos atrás, eu comprei uma placa de PI pronta (bem feita) pela internet, e a utilizo até hoje. Ela utiliza um IRF640 no lugar do que mencionei, não aquece nada...nem dissipador ela tem, pois trabalha fria fria. Sinceramente já é a segunda placa que monto, e o mesmo problema de aquecimento nas duas.  Tentei testar rapidinho enquanto não esquentava tanto, e verifiquei que ele também não está detectando...giro o trimpot, consigo fazer ele silenciar o apito mas não acusa metais. É estranho pois o detector parece regulado, faz os mesmos sons que o outro faz, mas não detecta. Devo mencionar ainda, que se eu ligar na bateria de nobreak ele tem os mesmos sintomas descritos, mas esquenta menos. Ligado em uma bateria de cerca eletrica de 12v ele esquenta rápido na mesma regulagem. Se eu ligar ele numa fonte, ele não aquece, entretanto fica com um "tec-tec-tec" (1 pulso por segundo aproximadamente) e se mexer no PR1 ele só faz o mesmo barulho ficar mais grave ou agudo. Interessante que esta mesma fonte, eu ligo a outra placa (comprada) e funciona normal normal. Shocked   Detalhe que esta é a mesma bobina que funciona perfeitamente no outro comprado pela internet.  O que pode estar acontecendo? Sad

Meu Amigo, estou passando pelo mesmo problema seu, pode me falar se conseguiru resolver e o que fez??
afavetti
afavetti
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 1
Data de inscrição : 26/03/2023
Idade : 47
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

IRF 630 Pi Polones aquecendo demais Empty Re: IRF 630 Pi Polones aquecendo demais

Mensagem por gerson silva Ter 6 Jun 2023 - 8:21

IRF ESQUENTANDO MUITO ...FREQUENCIA MUITO ALTA ..FAÇA AJUSTE NO TRIM POT DE 100 K ATE ELE PARAR DE ESQUENTAR...MEDIR FREQUENCIA NO IC 4 .. 555 PINOS 1 E 3... COM FREQUENCIMETRO OU MULTIMETRO QUE TENHA ESSA FUNÇÃO.
gerson silva
gerson silva
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 60
Data de inscrição : 07/03/2013
Idade : 61
Localização : santa catarina

Ir para o topo Ir para baixo

IRF 630 Pi Polones aquecendo demais Empty Re: IRF 630 Pi Polones aquecendo demais

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos