Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira

Participe do fórum, é rápido e fácil

Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira
Eletrônica Silveira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
HOMENAGEM

Na vida tudo passa tudo acontece mas alguém igual a você a gente jamais esquece

metodos de regulação de fonte chaveada com zener e tl431 1-74


★ 22 de novembro de 1991

† 12 de março de 2016

Nosso eterno amigo, administrador e fundador deste fórum
Quem está conectado?
251 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 251 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 362 em Sex 9 Abr 2021 - 22:11
Últimos assuntos
» Meu irs 900 stereo
metodos de regulação de fonte chaveada com zener e tl431 EmptyTer 23 Abr 2024 - 18:00 por ROLDAO

» LAYOUT DA TIME ONE E OS PDF
metodos de regulação de fonte chaveada com zener e tl431 EmptySex 19 Abr 2024 - 20:01 por cristaltec

» PI ITALIANO 6V DETECTOR DE METAL
metodos de regulação de fonte chaveada com zener e tl431 EmptyQua 10 Abr 2024 - 19:10 por Fardin pezzhan

» DETECTOR DE METAIS IDX-PRO
metodos de regulação de fonte chaveada com zener e tl431 EmptySex 5 Abr 2024 - 19:51 por Fardin pezzhan

» Fonte Chaveada 2000W SG3525 & IR2110
metodos de regulação de fonte chaveada com zener e tl431 EmptyQui 4 Abr 2024 - 12:55 por sandy silva de oliveira

» Todas as revistas CTA VOL 1 A 12 - aproveitem.
metodos de regulação de fonte chaveada com zener e tl431 EmptyTer 2 Abr 2024 - 22:28 por Rodrigo L Santos

» >>>>>>> Sobre a criação de novos tópicos<<<<<<<<<<<<<<<
metodos de regulação de fonte chaveada com zener e tl431 EmptyDom 24 Mar 2024 - 16:10 por crisnich

» Defeito intermitente amplificador Ciclotron TIP5000
metodos de regulação de fonte chaveada com zener e tl431 EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:13 por fastaveira

» Esquema Amplificador Audio Leader AL 5.0
metodos de regulação de fonte chaveada com zener e tl431 EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:01 por fastaveira

» MK4000 - FONTE CHAVEADA FULL BRIDGE
metodos de regulação de fonte chaveada com zener e tl431 EmptyDom 17 Mar 2024 - 18:43 por sandy silva de oliveira

» amplificador class h tailandes
metodos de regulação de fonte chaveada com zener e tl431 EmptySex 15 Mar 2024 - 22:41 por mehuysal

» Amplificador Super Strong
metodos de regulação de fonte chaveada com zener e tl431 EmptyQui 14 Mar 2024 - 13:03 por Reginaldo Silva

» Amplificador Classe D UCD1500
metodos de regulação de fonte chaveada com zener e tl431 EmptyQua 13 Mar 2024 - 13:07 por Guille

»  NS450 - FONTE CHAVEADA PARTE 2
metodos de regulação de fonte chaveada com zener e tl431 EmptySeg 11 Mar 2024 - 6:55 por ffernand3s

» Amplificador Fonte Simples em teia de aranha
metodos de regulação de fonte chaveada com zener e tl431 EmptySex 1 Mar 2024 - 12:17 por Reginaldo Silva

Top dos mais postadores
Rafael Silveira (7816)
metodos de regulação de fonte chaveada com zener e tl431 I_vote_lcapmetodos de regulação de fonte chaveada com zener e tl431 I_voting_barmetodos de regulação de fonte chaveada com zener e tl431 I_vote_rcap 
Caca Silva (6057)
metodos de regulação de fonte chaveada com zener e tl431 I_vote_lcapmetodos de regulação de fonte chaveada com zener e tl431 I_voting_barmetodos de regulação de fonte chaveada com zener e tl431 I_vote_rcap 
renatoscp (3891)
metodos de regulação de fonte chaveada com zener e tl431 I_vote_lcapmetodos de regulação de fonte chaveada com zener e tl431 I_voting_barmetodos de regulação de fonte chaveada com zener e tl431 I_vote_rcap 
CMeletronica (3234)
metodos de regulação de fonte chaveada com zener e tl431 I_vote_lcapmetodos de regulação de fonte chaveada com zener e tl431 I_voting_barmetodos de regulação de fonte chaveada com zener e tl431 I_vote_rcap 
michel chagas (2791)
metodos de regulação de fonte chaveada com zener e tl431 I_vote_lcapmetodos de regulação de fonte chaveada com zener e tl431 I_voting_barmetodos de regulação de fonte chaveada com zener e tl431 I_vote_rcap 
Railson (2119)
metodos de regulação de fonte chaveada com zener e tl431 I_vote_lcapmetodos de regulação de fonte chaveada com zener e tl431 I_voting_barmetodos de regulação de fonte chaveada com zener e tl431 I_vote_rcap 
alexsandro rodrigues de a (1835)
metodos de regulação de fonte chaveada com zener e tl431 I_vote_lcapmetodos de regulação de fonte chaveada com zener e tl431 I_voting_barmetodos de regulação de fonte chaveada com zener e tl431 I_vote_rcap 
naldo santos (1625)
metodos de regulação de fonte chaveada com zener e tl431 I_vote_lcapmetodos de regulação de fonte chaveada com zener e tl431 I_voting_barmetodos de regulação de fonte chaveada com zener e tl431 I_vote_rcap 
ablacon64 (1222)
metodos de regulação de fonte chaveada com zener e tl431 I_vote_lcapmetodos de regulação de fonte chaveada com zener e tl431 I_voting_barmetodos de regulação de fonte chaveada com zener e tl431 I_vote_rcap 
gilvantexas (1061)
metodos de regulação de fonte chaveada com zener e tl431 I_vote_lcapmetodos de regulação de fonte chaveada com zener e tl431 I_voting_barmetodos de regulação de fonte chaveada com zener e tl431 I_vote_rcap 

Medidor de Velocidade


metodos de regulação de fonte chaveada com zener e tl431

2 participantes

Ir para baixo

metodos de regulação de fonte chaveada com zener e tl431 Empty metodos de regulação de fonte chaveada com zener e tl431

Mensagem por jott257 Sáb 14 Out 2017 - 1:12

Galera, montei uma fonte com o sg3525 modelo push pull e estou tendo problemas com a regulaçao

testei com o tl431 e zener pra ativar o opto tlp817 e o 4n25 e nao funciona

a fonte parece que diminui o pwm pro minimo, o led de carga chega a piscar.

a fonte e 310vdc pra 5v inicialmente.


segue 2 videos mostrando como está

no pino 2 do 3525 tem um divisor de tensao com 2 resistores de 10k pegando os 5v de referencia, deixando 2,56v em cima desse pino e no pino 1 entra a saida do opto com os 5v de referencia

PS: os gnd estao todos juntos pois inicialmente eu estava testando ela sem ser isolada e com divisor de tensao ela regula certinho os 5v ja com opto nao funciona, seria o caso dela nao esta isolada? Vou ver se testo depois.

PS2: eu fiz a fonte com 2 saidas, 5v e 12v porem quando se poe carga no 5v os 12v que esta marcando 15v sobem pra 20v
sao 2 enrolamentos separados, gostaria de saber se eu fizesse os rolamentos compartilhados se teria alguma diferença,

tipo usei 2 voltas pro 5v e 5 voltas pro 12v  com 2 enrolamentos distintos, se eu desse 7 voltas e pegasse os 5v dum tap na 2 volta e os 12v na 7 volta, mudaria alguma coisa, ja que a corrente dos 5v e 12v passariam pelo mesmo enrolamento?

PS3: vou fazer o teste com ela isolada, nesse tipo de fonte tenho de por aquele capacitor de poliester de uns 400v entre os negativos? Qual seria a funçao dele, alguem sabe informar?



com zener de 5,1v
https://youtu.be/qIhJl5iZvVM
usei um zener e um resistor acho que foi de 470r, tentei por um potencimetro pra ver se mudava e nada...

com tl431
https://youtu.be/fUZM3T66WFU
testei com aquele resistor acho que e de bias, de 1k entre o katodo e anodo do opto e aquele capacitor e resistor, se nao me engano esta entre o negativo e pino de referencia do 431, testei sem tambem... nao muda nada.
pra referencia do 431 coloquei 2 resistores de 820r, 1k e 10k e nada sempre a mesma coisa, estava dando 2,53v em cima do pino de ref, era pra dar apenas uns 2,49v.
esse capacitor e o resistor tem de ser dimensionado, acho que coloquei 1k e 100nf, se sim alguem tem o material explicando?
jott257
jott257
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 40
Data de inscrição : 02/04/2015
Idade : 33
Localização : fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

metodos de regulação de fonte chaveada com zener e tl431 Empty Re: metodos de regulação de fonte chaveada com zener e tl431

Mensagem por systemjol Dom 15 Out 2017 - 13:07

Voce disse que é uma fonte push-pull convertendo AC da rede em DC usando 3525?Ainda não vi essa topologia pra esse proposito,somente conversores DC-DC de 12v usam essa topologia,pois a tensao inversa sobre os transistores seria muito grande,teria que usar transitores de quase mil volts pra aguentar,por isso ninguem usa,o correto seria half bridge ou flyback com um transistor.Mas de qualquer forma,posta o esquema da sua ideia,o esquema completo porque sem ele fica dificil ajudarmos.
systemjol
systemjol
Avançado
Avançado

Mensagens : 919
Data de inscrição : 24/12/2012
Idade : 38
Localização : Almenara-MG

Ir para o topo Ir para baixo

metodos de regulação de fonte chaveada com zener e tl431 Empty Re: metodos de regulação de fonte chaveada com zener e tl431

Mensagem por jott257 Dom 15 Out 2017 - 19:33

systemjol escreveu:Voce disse que é uma fonte push-pull convertendo AC da rede em DC usando 3525?Ainda não vi essa topologia pra esse proposito,somente conversores DC-DC de 12v usam essa topologia,pois a tensao inversa sobre os transistores seria muito grande,teria que usar transitores de quase mil volts pra aguentar,por isso ninguem usa,o correto seria half bridge ou flyback com um transistor.Mas de qualquer forma,posta o esquema da sua ideia,o esquema completo porque sem ele fica dificil ajudarmos.

nao e exatamente ac, pego a tensão de baterias que variam de 250v descarregadas e 360v totalmente carregadas 310v nominal

Sim, ela e push pull, estou usando fets de 1000v, estou fazendo nessa topologia porque e facil e consegui montar e fazer funcionar aqui + queria fazer era uma flyback mesmo...

Estou avaliando mudar a topologia mas, nesse caso, nao consegui fazer a regulaçao... gostaria de saber porque nao deu certo...

EDIT: estou pensando em pegar a fonte half brid com sg3525 aqui do forum e tirar o ir2110 e a parte retifiadora, ja que essa minha e pra no max uns 150w, nao acho que precise do ir ne?
jott257
jott257
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 40
Data de inscrição : 02/04/2015
Idade : 33
Localização : fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

metodos de regulação de fonte chaveada com zener e tl431 Empty Re: metodos de regulação de fonte chaveada com zener e tl431

Mensagem por systemjol Seg 16 Out 2017 - 20:01

Precisa sim!É ele que adequa os níveis de tensão necessários pra meia ponte funcionar,ele cria o gnd virtual pro primeiro mosfet de cima.Uma alternativa a ele é voce usar um trafinho driver,mas no seu caso é melhor optar pelo ir mesmo.E sim,a topologia half é mais facil e muito simples de regular.
systemjol
systemjol
Avançado
Avançado

Mensagens : 919
Data de inscrição : 24/12/2012
Idade : 38
Localização : Almenara-MG

Ir para o topo Ir para baixo

metodos de regulação de fonte chaveada com zener e tl431 Empty Re: metodos de regulação de fonte chaveada com zener e tl431

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos