Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira

Participe do fórum, é rápido e fácil

Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira
Eletrônica Silveira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
HOMENAGEM

Na vida tudo passa tudo acontece mas alguém igual a você a gente jamais esquece

Ajuda com acionamento de motor - projeto centrifuga 1-74


★ 22 de novembro de 1991

† 12 de março de 2016

Nosso eterno amigo, administrador e fundador deste fórum
Quem está conectado?
251 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 251 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 362 em Sex 9 Abr 2021 - 22:11
Últimos assuntos
» Meu irs 900 stereo
Ajuda com acionamento de motor - projeto centrifuga EmptyTer 23 Abr 2024 - 18:00 por ROLDAO

» LAYOUT DA TIME ONE E OS PDF
Ajuda com acionamento de motor - projeto centrifuga EmptySex 19 Abr 2024 - 20:01 por cristaltec

» PI ITALIANO 6V DETECTOR DE METAL
Ajuda com acionamento de motor - projeto centrifuga EmptyQua 10 Abr 2024 - 19:10 por Fardin pezzhan

» DETECTOR DE METAIS IDX-PRO
Ajuda com acionamento de motor - projeto centrifuga EmptySex 5 Abr 2024 - 19:51 por Fardin pezzhan

» Fonte Chaveada 2000W SG3525 & IR2110
Ajuda com acionamento de motor - projeto centrifuga EmptyQui 4 Abr 2024 - 12:55 por sandy silva de oliveira

» Todas as revistas CTA VOL 1 A 12 - aproveitem.
Ajuda com acionamento de motor - projeto centrifuga EmptyTer 2 Abr 2024 - 22:28 por Rodrigo L Santos

» >>>>>>> Sobre a criação de novos tópicos<<<<<<<<<<<<<<<
Ajuda com acionamento de motor - projeto centrifuga EmptyDom 24 Mar 2024 - 16:10 por crisnich

» Defeito intermitente amplificador Ciclotron TIP5000
Ajuda com acionamento de motor - projeto centrifuga EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:13 por fastaveira

» Esquema Amplificador Audio Leader AL 5.0
Ajuda com acionamento de motor - projeto centrifuga EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:01 por fastaveira

» MK4000 - FONTE CHAVEADA FULL BRIDGE
Ajuda com acionamento de motor - projeto centrifuga EmptyDom 17 Mar 2024 - 18:43 por sandy silva de oliveira

» amplificador class h tailandes
Ajuda com acionamento de motor - projeto centrifuga EmptySex 15 Mar 2024 - 22:41 por mehuysal

» Amplificador Super Strong
Ajuda com acionamento de motor - projeto centrifuga EmptyQui 14 Mar 2024 - 13:03 por Reginaldo Silva

» Amplificador Classe D UCD1500
Ajuda com acionamento de motor - projeto centrifuga EmptyQua 13 Mar 2024 - 13:07 por Guille

»  NS450 - FONTE CHAVEADA PARTE 2
Ajuda com acionamento de motor - projeto centrifuga EmptySeg 11 Mar 2024 - 6:55 por ffernand3s

» Amplificador Fonte Simples em teia de aranha
Ajuda com acionamento de motor - projeto centrifuga EmptySex 1 Mar 2024 - 12:17 por Reginaldo Silva

Top dos mais postadores
Rafael Silveira (7816)
Ajuda com acionamento de motor - projeto centrifuga I_vote_lcapAjuda com acionamento de motor - projeto centrifuga I_voting_barAjuda com acionamento de motor - projeto centrifuga I_vote_rcap 
Caca Silva (6057)
Ajuda com acionamento de motor - projeto centrifuga I_vote_lcapAjuda com acionamento de motor - projeto centrifuga I_voting_barAjuda com acionamento de motor - projeto centrifuga I_vote_rcap 
renatoscp (3891)
Ajuda com acionamento de motor - projeto centrifuga I_vote_lcapAjuda com acionamento de motor - projeto centrifuga I_voting_barAjuda com acionamento de motor - projeto centrifuga I_vote_rcap 
CMeletronica (3234)
Ajuda com acionamento de motor - projeto centrifuga I_vote_lcapAjuda com acionamento de motor - projeto centrifuga I_voting_barAjuda com acionamento de motor - projeto centrifuga I_vote_rcap 
michel chagas (2791)
Ajuda com acionamento de motor - projeto centrifuga I_vote_lcapAjuda com acionamento de motor - projeto centrifuga I_voting_barAjuda com acionamento de motor - projeto centrifuga I_vote_rcap 
Railson (2119)
Ajuda com acionamento de motor - projeto centrifuga I_vote_lcapAjuda com acionamento de motor - projeto centrifuga I_voting_barAjuda com acionamento de motor - projeto centrifuga I_vote_rcap 
alexsandro rodrigues de a (1835)
Ajuda com acionamento de motor - projeto centrifuga I_vote_lcapAjuda com acionamento de motor - projeto centrifuga I_voting_barAjuda com acionamento de motor - projeto centrifuga I_vote_rcap 
naldo santos (1625)
Ajuda com acionamento de motor - projeto centrifuga I_vote_lcapAjuda com acionamento de motor - projeto centrifuga I_voting_barAjuda com acionamento de motor - projeto centrifuga I_vote_rcap 
ablacon64 (1222)
Ajuda com acionamento de motor - projeto centrifuga I_vote_lcapAjuda com acionamento de motor - projeto centrifuga I_voting_barAjuda com acionamento de motor - projeto centrifuga I_vote_rcap 
gilvantexas (1061)
Ajuda com acionamento de motor - projeto centrifuga I_vote_lcapAjuda com acionamento de motor - projeto centrifuga I_voting_barAjuda com acionamento de motor - projeto centrifuga I_vote_rcap 

Medidor de Velocidade


Ajuda com acionamento de motor - projeto centrifuga

+2
Alberto Neves
Ricardo_Fetter
6 participantes

Ir para baixo

Ajuda com acionamento de motor - projeto centrifuga Empty Ajuda com acionamento de motor - projeto centrifuga

Mensagem por Ricardo_Fetter Seg 22 Fev 2021 - 9:36

Saudações!!!

Estou fazendo um controlador para uma centrifuga. Preciso apenas medir a rotação para controlar o motor. É para uso em apicultura, então apenas tenho que rodar numa velocidade baixa por um tempo, e depois vou aumentando até a velocidade final que é pouco mais que o dobro da inicial. Posso aumentar em 2 ou 3 degraus até a V.F. Não preciso ser exato nas velocidades, só preciso criar um tipo de rampa de aceleração, e como o rotor tem bastante inercia, posso fazer só um liga desliga. Ex.: Começo do rpm e vou até 120rpm, aí desligo e quando cair abaixo de 100rpm ligo e vou até 140, aí desligo até 120 tornando a ligar até 170. Esses valores são apenas demonstrativos. Ainda preciso coletar mais dados sobre essas faixas. Sei que devo ir de 120 até 280rpm. O ciclo todo dura cerca de 3 minutos. Vou usar motor de maquina de lavar. Percebi que o processo é parecido com a centrifugação dessas maquinas, pois o motor fica ligando e desligando. Bom, agora vem minha pergunta...

Preciso usar algum tipo de partida suave para acionar o motor? Sei que as lavadoras não usam relés e sim triacs, mas não descobri ainda se é só um liga e desliga ou se tem algum pwm ou até pid, e se preciso disso ou poderia fazer só com relé. A potencia do motor é de 320W.
Ricardo_Fetter
Ricardo_Fetter
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 32
Data de inscrição : 06/01/2014
Idade : 35
Localização : Taquara-RS

carloscarrera gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com acionamento de motor - projeto centrifuga Empty Re: Ajuda com acionamento de motor - projeto centrifuga

Mensagem por Alberto Neves Sex 12 Mar 2021 - 11:23

Opa. tudo certo Ricardo ? que tipo de motor você vai usar? AC ou DC ?
Alberto Neves
Alberto Neves
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 37
Data de inscrição : 12/11/2012
Idade : 55
Localização : florianopolis

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com acionamento de motor - projeto centrifuga Empty Re: Ajuda com acionamento de motor - projeto centrifuga

Mensagem por Alberto Neves Sex 12 Mar 2021 - 11:29

qual seu nível de conhecimento em:
elétrica?
eletrônica?
programação ?
arduino?
Alberto Neves
Alberto Neves
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 37
Data de inscrição : 12/11/2012
Idade : 55
Localização : florianopolis

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com acionamento de motor - projeto centrifuga Empty Re: Ajuda com acionamento de motor - projeto centrifuga

Mensagem por Ricardo_Fetter Sex 12 Mar 2021 - 11:44

O motor é AC. Pelo testes que fiz esses de 1/3cv vão me servir bem. Só que uma coisa e funcionar, outra é funcionar bem por uma dia inteiro..

Tenho Técnico em Eletrônica e também em Eletrotécnica. Então já mexi bastante com atmel, mas eram coisas simples ocmo contadores com display de 7 segmento ou lcd, controlador de temperatura, coisas desse nível. Tenho boa noção de comandos elétricos. E na eletrônica consigo projetar e desenhar minhas pcis. Também nada muito absurdo, amplificadores e filtros basicamente. Comprei um arduino Uno ano passado. As vezes brinco um pouco, consegui fazer um tacometro já.
Ricardo_Fetter
Ricardo_Fetter
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 32
Data de inscrição : 06/01/2014
Idade : 35
Localização : Taquara-RS

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com acionamento de motor - projeto centrifuga Empty Re: Ajuda com acionamento de motor - projeto centrifuga

Mensagem por Ricardo_Fetter Sex 12 Mar 2021 - 11:47

O projeto da centrifuga ficou parado por falta de tempo mesmo. Mas vou retomar na semana seguinte.
Ricardo_Fetter
Ricardo_Fetter
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 32
Data de inscrição : 06/01/2014
Idade : 35
Localização : Taquara-RS

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com acionamento de motor - projeto centrifuga Empty Controlador

Mensagem por carloscarrera Sex 12 Mar 2021 - 12:42

[quote="Ricardo_Fetter"]Saudações!!!

Estou fazendo um controlador para uma centrifuga. Preciso apenas medir a rotação para controlar o motor. É para uso em apicultura, então apenas tenho que rodar numa velocidade baixa por um tempo, e depois vou aumentando até a velocidade final que é pouco mais que o dobro da inicial. Posso aumentar em 2 ou 3 degraus até a V.F. Não preciso ser exato nas velocidades, só preciso criar um tipo de rampa de aceleração, e como o rotor tem bastante inercia, posso fazer só um liga desliga. Ex.: Começo do rpm e vou até 120rpm, aí desligo  e quando cair abaixo de 100rpm ligo e vou até 140, aí desligo até 120 tornando a ligar até 170. Esses valores são apenas demonstrativos. Ainda preciso coletar mais dados sobre essas faixas. Sei que devo ir de 120 até 280rpm. O ciclo todo dura cerca de 3 minutos. Vou usar motor de maquina de lavar. Percebi que o processo é parecido com a centrifugação dessas maquinas, pois o motor fica ligando e desligando. Bom, agora vem minha pergunta...

Saudações Ricardo!
Desenvolvi para o meu primo um controlador de motor por pressao, qdo a pressão de uma bomba d'água atingir X ele liga a bomba qdo atingir Y ele desliga, exatamente o que vc quer, mas o seu e pela rotação.
Finciona com um ESP8266 no modo AP, com controle por uma pagina Html.
O programa para controlar o motor, tbm tenho, que seria assim, liga o motor fica x minutos 25% da velocidade, x min 50%, x min 75% até 100%..

carloscarrera
carloscarrera
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 17
Data de inscrição : 27/02/2014
Idade : 66
Localização : Osasco

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com acionamento de motor - projeto centrifuga Empty Re: Ajuda com acionamento de motor - projeto centrifuga

Mensagem por Ricardo_Fetter Sex 12 Mar 2021 - 13:59

carloscarrera escreveu:

Legal. No meu caso a dúvida é sobre o acionamento do motor. A bomba no caso é dessas de 1/2Cv? E como você fez para acionar o motor?
Ricardo_Fetter
Ricardo_Fetter
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 32
Data de inscrição : 06/01/2014
Idade : 35
Localização : Taquara-RS

carloscarrera gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com acionamento de motor - projeto centrifuga Empty Re: Ajuda com acionamento de motor - projeto centrifuga

Mensagem por Alberto Neves Sex 12 Mar 2021 - 16:16

Beleza .. ja que voce manja um pouco, vai ficar mais fácil.

primeiramente eu montaria a parte mecânica e depois da mecânica 100% aprovada , partiria para a parte elétrica.

para testar em baixa velocidade, acredito que um dimmer comum deva servir. Normalmente tem a venda em lojas de ferragens.

o controle do motor pode ser feito usando um TRIAC, do tipo BTA16 (A indica isolado e o 16 a corrente máxima dele) controlado por um MOC3041 (esse moc 304X aciona o triac quando a fase tem passagem por zero volts, assim não da pico de consumo na rede elétrica quando liga o motor). Eu prefiro essa solução em vez do rele.. se não quiser montar o circuito, pode comprar um rele de estado solido.

dai a parte de controle pode ser analógica ou digital. existem muitas opções em ambas.








-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ricardo_Fetter escreveu:O motor é AC. Pelo testes que fiz esses de 1/3cv vão me servir bem. Só que uma coisa e funcionar, outra é funcionar bem  por uma dia inteiro..

Tenho Técnico em Eletrônica e também em Eletrotécnica. Então já mexi bastante com atmel, mas eram coisas simples ocmo contadores com display de 7 segmento ou lcd, controlador de temperatura, coisas desse nível. Tenho boa noção de comandos elétricos. E na eletrônica consigo projetar e desenhar minhas pcis. Também nada muito absurdo, amplificadores e filtros basicamente. Comprei um arduino Uno ano passado. As vezes brinco um pouco, consegui fazer um tacometro já.
Alberto Neves
Alberto Neves
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 37
Data de inscrição : 12/11/2012
Idade : 55
Localização : florianopolis

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com acionamento de motor - projeto centrifuga Empty Re: Ajuda com acionamento de motor - projeto centrifuga

Mensagem por Ricardo_Fetter Sex 12 Mar 2021 - 17:53

Obrigado Alberto.

Entendi perfeitamente. A dica sobre montar primeiro a mecânica também é muito boa. Honestamente, quando comecei projeto a ideia era justamente essa, mas não consegui dar prioridade pra isso. E o projeto foi ficando pra escanteio. Daqui uns 15 dias vou retomar. Assim que tiver algo para mostrar vou compartilhar aqui. Obrigado.
Ricardo_Fetter
Ricardo_Fetter
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 32
Data de inscrição : 06/01/2014
Idade : 35
Localização : Taquara-RS

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com acionamento de motor - projeto centrifuga Empty Re: Ajuda com acionamento de motor - projeto centrifuga

Mensagem por carloscarrera Sex 12 Mar 2021 - 18:21

Ricardo_Fetter escreveu:

Veja se atende a sua necessidade.

https://youtu.be/zsI4bt0vgoc

carloscarrera
carloscarrera
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 17
Data de inscrição : 27/02/2014
Idade : 66
Localização : Osasco

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com acionamento de motor - projeto centrifuga Empty Re: Ajuda com acionamento de motor - projeto centrifuga

Mensagem por Thiago Tuareg Sáb 13 Mar 2021 - 12:53

Mano, porque voce nao arruma um motor trifásico e um inversor de frequência da weg? O w10 e super barato e voce programa ele todinho com rampa de aceleração com tempo de subda e descida, controle fixo de rotação ou ajuste por Potenciometro, alem disso tudo voce nao perde torque do motor e seu projeto fica super enxuto!!! Tem varios videos no YouTube! Espero ter ajudado!!
Thiago Tuareg
Thiago Tuareg
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 1
Data de inscrição : 29/07/2020
Idade : 43
Localização : Recife PE

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com acionamento de motor - projeto centrifuga Empty Re: Ajuda com acionamento de motor - projeto centrifuga

Mensagem por corazzi Seg 15 Mar 2021 - 11:39

Thiago Tuareg escreveu:Mano, porque voce nao arruma um motor trifásico e um inversor de frequência da weg? O w10 e super barato e  voce programa ele todinho com rampa de aceleração com tempo de subda e descida, controle fixo de rotação ou ajuste por Potenciometro, alem disso tudo voce nao perde torque do motor e seu projeto fica super enxuto!!! Tem varios videos no YouTube! Espero ter ajudado!!


ESTA É A SOLUÇÃO MOTORES DE INDUÇÃO NÃO FUNCIONAM COM DIMERS
corazzi
corazzi
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 4
Data de inscrição : 17/10/2018
Idade : 67
Localização : São Paulo

alqudwa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com acionamento de motor - projeto centrifuga Empty Re: Ajuda com acionamento de motor - projeto centrifuga

Mensagem por Alberto Neves Ter 16 Mar 2021 - 16:53

se for motor que utiliza capacitor permanente funciona. Vide ventiladores de teto, ventiladores de parede e alguns de mesa.
outros motores de indução que funcionam com dimmer são o universal e o espira em curto ou polo sombreado.
E quer ver um DIMMERZÃO porreta, os soft start para motores trifásicos.


corazzi escreveu:


ESTA É A SOLUÇÃO MOTORES DE INDUÇÃO NÃO FUNCIONAM COM DIMERS
Alberto Neves
Alberto Neves
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 37
Data de inscrição : 12/11/2012
Idade : 55
Localização : florianopolis

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com acionamento de motor - projeto centrifuga Empty Re: Ajuda com acionamento de motor - projeto centrifuga

Mensagem por corazzi Ter 16 Mar 2021 - 22:20

motor universal sim , motores de indução funcionam por frequência , por isso o uso de inversores de frequência.
corazzi
corazzi
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 4
Data de inscrição : 17/10/2018
Idade : 67
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com acionamento de motor - projeto centrifuga Empty resposta

Mensagem por Gilvane Seg 16 maio 2022 - 20:39

amigo trabalho com conserto de maquinas de lavar, elas usam triac mas não alteram o angulo de fase como no dimmer, elas apenas ligam e desligam o motor por um tempo. se quiser posso ajudar no projeto
Gilvane
Gilvane
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 1
Data de inscrição : 02/02/2013
Idade : 36
Localização : Içara - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com acionamento de motor - projeto centrifuga Empty Re: Ajuda com acionamento de motor - projeto centrifuga

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos