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Mensagem por renatoscp Sex 4 maio 2012 - 21:17

Produzir placas de circuito impresso por processo fotográfico é um sonho da maioria dos hobistas de eletrônica. O processo fotográfico sempre foi cercadas de mitos e as poucas empresa sou pessoas que dominam alguma técnica exploram vendendokits a preços elevados.Este trabalho é resultado do aprimoramento e da adaptação de algumas técnicas já conhecidas, e da experiência em laboratório fotográfico e computação gráfica, e permitirá em poucos minutos, o preparo da placa e a confecção do fotolito para produzir placas com trilhas de até 0.20 mm, o suficiente para passar duas trilhas entre as ilhas dos terminais de um CI, e com qualidade que irá surpreender qualquer amador.

Obs: Trilhas muito finas requer o domínio desta técnica, comece com layout mais básico para não desanimar.

Diretrizes que guiaram o meu trabalho:

1 - Não depender de produtos que apenas uma empresa fabrica e/ou que são caros e difíceis de encontrar.

2 - Poder gerar o fotolito pelo computador e com impressoras jato de tinta de razoável qualidade e não dependerunicamente de fotocópias laser.

3 - Não depender unicamente do Sol para expor as placas e poder contar com uma fonte de luz alternativa eficiente ede baixo custo.
 
4 - Poder executar todo o processo sem ter que sair de casa.

5 - Ser de baixo custo.

6 - Contrariando a tendência de muitos no Brasil, divulgarei totalmente a técnica após o sucesso dos testes.

Materiais e equipamentos necessários:

TUTORIAL - Como fazer placas de circuito impresso PROFISSIONAL 2-0dbc4b7748

Computador e impressora com boa qualidade.

Um software de confecção de placas de Circuito Impresso(recomendado).

Transparência para jato de tinta.

Placas virgens de CI.

Emulsão foto-sensível para Silk-Screen e respectivo sensibilizante (1 litro custa de R$15,00 a R$23,00 com o sensibilizante e tem validade para 2 anos). Pode ser encontrada em qualquer loja de produtos de serigrafia. Cola branca a base de PVA, lavável (tipo Tenaz lavável)também funciona bem e pode ser comprada em quantidade menor.

Pincel de pelo de lontra de 12 mm (pode ser encontrado facilmente em casas de tintas).

Rolo de espuma pequeno, 40 mm.

Esponja Scotchbrite ou esponja de aço

Secador de cabelo

Duas placas de vidro um pouco maior que o tamanho daplaca a ser feita

Fita crepe

Cola Super Bonder ou similar

Lâmpada halógena de 500 w ou 1000w com refletor. É possível usar o Sol caso não tenha a lâmpada. Uma lampada economica de 30 Watts tb serve, basta ajustar o tempo de esposição necessário, em média, bem maior que lampadas convencionais (cerca de 3 min), porém, ocm melhores resultados.

Produzindo um bom fotolito:

Eu recomendo o uso de um software de elaboração de circuito impresso, pois produz a imagem da placa em modo vetorial, que independe de resolução e podem gerar traços muito finos com qualidade e sem os serrilhados causados pelos pixels dos arquivos de imagens convencionais ou “mapa de bits”, além de poupar o trabalho de capturar converter e tratar layout de outras fontes. Em muitos casos compensa transcrever o layout de uma revista ou internet para o software de circuito impresso, pois permitirá uma qualidade maior e facilidade para editar. Existem vários softwares de circuito impresso que têm versões grátis ou limitadas, mas que permitem gerar e imprimir a imagem do layout. Tente baixar com algum software P2P o Pcbwizard versão 2.6 que é uma versão beta, porém funcional ou a versão 2.7. O 'Ares Lite' também é um bom programa e permite gerar o layout.

Impressão e montagem do fotolito:

Deve se ter o cuidado de imprimir o fotolito invertido (fundo preto e trilhas brancas) e espelhado (visto pelo lado doscomponentes). Os softwares de CI já têm este recurso para impressão, mas se o layout vier de outra fonte preste atenção naorientação correta e faça a inversão com o software de imagem que costuma usar.

Imagens do layout após a impressão em transparência:

TUTORIAL - Como fazer placas de circuito impresso PROFISSIONAL 4-e350bc022e

Uma deficiência que percebi na impressão das transparência spor jato de tinta é que o preto não ficava opaco o suficiente para uma foto-impressão adequada, e este era o principal ponto fraco do processo. Apelando para um processo semelhante ao que é usado emalgumas técnicas fotográficas, para aumento de contraste,consegui corrigir esta deficiência. A solução consistiu em sobrepor em duas ou três imagens até conseguir a opacidade necessária.

Diferentes tipos de transparências e impressoras darãoresultados diversos e é bom testar várias combinações e escolher a que proporcionar o preto mais carregado e opaco.Usar resolução fotográfica também não deu bom resultado na minha impressora, deixando a camada de tinta mais fina e transparente. O melhor resultado foi obtido com as transparências da HP que têm a camada de gelatina levemente fosca, o que deixou a tinta mais opaca de que as transparências lisas e usando resolução para papel comum e no modo “ótimo”.

Seque bem a impressão com o secador de cabelo tomando cuidado para não esquentar muito e empenar a transparência. Corte as imagens deixando 0,5 cm de margem, manipule as transparências pela borda para não mancha-las. Sobreponhaduas imagens sobre um fundo claro e iluminado e ajuste até que as imagens estejam coincidentes, cuidadosamente coloque uma pequena gota de cola Super Bonder entre as bordas de um dos lados das transparências e faça uma pequena pressão com os dedos. Ajuste a imagem do outro lado e vá colando dois ou trêspontos de cada lado, cuidando para que tudo fique bem plano,faça o mesmo com a terceira imagem. Após o empilhamento estará pronto o fotolito de alto contraste.

Montagem do fotolito com três imagens:

TUTORIAL - Como fazer placas de circuito impresso PROFISSIONAL 5-beaca76c10

Testando o fotolito:

O meu teste de opacidade do fotolito é feito olhando, através da parte preta do fotolito, para uma lâmpada de 60w (daquelas brancas), distante um cinco cm, até que não seja possível ver ocontorno da lâmpada através do preto, ou que fique bem atenuado.

Teste de opacidade:

TUTORIAL - Como fazer placas de circuito impresso PROFISSIONAL 6-bf2d94cfab

Como eu havia proposto, o processo não deveria depender apenas de cópias laser e poderia ser feito todo sem sair de casa, porém se desejar poupar o trabalho de fazer este sandwich de transparências imprima em papel de boa qualidade e mandefazer cópias a laser em transparência e peça para carregar bastante no toner. Aqui na minha cidade ainda não consegui quem faça essas cópias laser com bastante toner e depois de jogar algum dinheiro fora com copiadoras que só querem economizar toner, acabei desistindo das cópias laser.

Preparo e sensibilização da placa:

Corte a placa pelo menos um cm maior que o layout já que adistribuição do sensibilizante nas bordas não fica muito regular. Limpe bem toda a superfície da placa com a scotchbrite do lado verde ou esponja de aço, lave com detergente, após enxaguar não toque mais na superfície da placa e seque-a bem com o secador de cabelo. Prepare a emulsão em um local com iluminação fraca e indireta, não é necessário ficar na escuridão e mesmo uma luminária demesa com uma luz fraca e voltada para outro lado não afetará a emulsão. Use cinco gotas de sensibilizante para cada 3ml de emulsão (meia tampa de garrafa pet). Eu utilizo um tubo plástico de remédio em gotas para dosar o sensibilizante, já que ele não vem em frasco com gotejador.

Veja abaixo:

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Obs: Os sensibilizantes são tóxicos e devem ser manuseadoscom cuidado.

Com cola tenaz use duas gotas de sensibilizante. Isso dá para uma placa de 15x15cm ou mais. Misture bem e devagar para não fazer muita bolha. Aplique a emulsão na placa com o pincel fazendo movimentos contínuos de um lado ao outro para nãoficar marcas de pinceladas no meio da placa. Vá distribuindo mais emulsão até que fique uma camada homogênea por todasuperfície. A camada de sensibilizante deve ficar ligeiramente grossa para que fique mais resistente e não saia no momento da corrosão. É possível fazer a aplicação em duas camadas,aguardando a primeira secar e aplicando outra. Isso garanteuma melhor distribuição do sensibilizante.

TUTORIAL - Como fazer placas de circuito impresso PROFISSIONAL 7-e2d79f41a1

Ainda no ambiente escurecido seque bem a placa com o secador de cabelo no calor médio, cuidando para não aquecer demais, pois o sensibilizante é sensível ao calor e também pode levantar bolha. O ideal é a secagem lenta em local sem iluminação e bem ventilado. Tenho usado o secador de cabelos para apressar o processo, mas este apressamento pode acarretar alguns problemas já que o calor pode reduzir a ação do sensibilizante. A pressa é o grande inimigo deste processo. Pegue o fotolito e coloque sobre a placa preparada com a tinta voltada para a placa. Coloque a placa com o fotolito entre os dois vidros e use presilhas ou fita crepe para prendê-los firmemente sem obstruir a face do circuito.

TUTORIAL - Como fazer placas de circuito impresso PROFISSIONAL 8-d289bba436

TUTORIAL - Como fazer placas de circuito impresso PROFISSIONAL 9-93e93e446b

Eu utilizava uma lâmpada halógena de 1000w do tipo usado em filmagens e expunha a placa por 1 minuto a distancia de 40 cm. No Sol forte do meio dia o tempo será de três minutos aproximadamente, porém o Sol varia conforme a condição atmosférica e o horário e aí só a experiência irá determinar o tempo correto, por isso gosto de usar luz artificial porque, além de funcionar a qualquer hora, terá sempre o mesmo tempo de exposição. Depois de exposta a placa pode ser retirada do vidro e o fotolito removido cuidadosamente. Tome cuidado para não expor a placa sem o fotolito à luz forte por muito tempo, pois a emulsão entre as trilhas ficará endurecida e não sairá na revelação.

Abaixo está a foto da mesa de luz que montei a partir de umalâmpada halógena de 500w com refletor, do tipo usado em jardim e que custa de R$30,00 a R$35,00 e pode ser encontradaem lojas de material elétrico. A exposição com esta lâmpada é de3 minutos a uma distância de 35 - 40 cm

Obs. Atualmente tenho usado apenas esta lâmpada de 500 W erecoloquei o vidro frontal que eu havia removido, pois o vidroajuda a bloquear o calor emitido pela lâmpada favorecendo acorreta impressão do fotolito na placa.

TUTORIAL - Como fazer placas de circuito impresso PROFISSIONAL 10-ffd38aa615

Revelação da placa:

Coloque a placa em uma vasilha com água, observe como aemulsão que não foi exposta vai embranquecendo:

TUTORIAL - Como fazer placas de circuito impresso PROFISSIONAL 10-ffd38aa615

Faça movimentos suaves com o rolo de espuma mantendo aplaca sempre molhada...

TUTORIAL - Como fazer placas de circuito impresso PROFISSIONAL 11-122e42ff4e

Vá verificando se existe resíduo de emulsão entre as trilhas e após a remoção de todos eles, a placa já pode ser enxaguada cuidadosamente com mais água limpa (evite colocar debaixo da torneira, pois o jato poderá remover trilhas)...

TUTORIAL - Como fazer placas de circuito impresso PROFISSIONAL 11-122e42ff4e

Seque muito bem a placa com o secador de cabelos e verifique em uma luz forte se está tudo certo. Pequenos reparos nas trilhas podem ser feitos com caneta de retro-projetor antes da corrosão. Uma dica que ajuda a endurecer a emulsão para quenão saia na hora da corrosão é passar um algodão embebido em sensibilizante puro sobre as trilhas depois de reveladas e secas,depois enxágüe, exponha à luz forte e deixe secar bem antes decorroer. Quando a foto-exposição da placa foi correta, a revelação em água ocorre rapidamente e a emulsão que não recebeu luz dissolve com bastante facilidade não levando mais que um minuto estar revelada e mais uns dois ou três para remover os resíduos mais difíceis. O uso de um rolo de espuma ao invés de esponja, para a lavagem na revelação ajuda a preservar as trilhas. Diferente da esponja que inevitavelmente produz muito atrito lateral, aumentando bastante a chance de descolar algumas delas, o rolo de espuma além de limpar bem os espaços entre trilhas, pressiona-as contra a placa reduzindo a chance dedanificá-las.  

Se a emulsão sair toda, inclusive as trilhas, é porque faltou exposição à luz e se não dissolver com facilidade é porque teve excesso de luz e ficou polimerizada (insolúvel). Neste caso limpe a placa e comece novamente.

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Para proteção e acabamento eu costumo polir as trilhas com um pouco de massa de polir e uma flanela, depois limpa com alcool os resíduos do polimento, seco bem e aplico uma camada deverniz transparente (desses em spray). Uma fina camada deverniz protege contra a oxidação e não atrapalha a soldagem.Depois de seco o verniz proceda à perfuração.

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Mensagem por alqudwa Sex 4 maio 2012 - 23:06

ótimo material mais não obtive bons resultados com esse processo !!!
primeiro que espalhar a emulsão com um pincel não fica totalmente uniforme, Então você tem que fazer uma centrifuga para espalhar a emulsão. outro problema e o maldito VEU "camada fina e transparente" que fica na placa quando não e bem lavada! mais existe o produto ant-veu. mais e carinho!!!

tem quem goste desse processo, EU não gosto.
Prefiro a transferência térmica. com 3 minutos estou com a placa pronta, E outra vantagem que leva sobre o processo fotográfico.
custo também e outra vantagem, a placa controladora de drive você monta por 5$ e compra uma impressora laser por 50$ "sucata" e monta uma laminadora de PCI. ACABOU-SE foi a melhor coisa que fiz na vida!!! ferro de passar nunca mais !!!

Mais e como falei TEM QUEM TIRE BONS RESULTADOS COM ESSA TÉCNICA, NÃO PODE SER AGONIADO FEITO EU KUHAKUHAKHAKHAKUHA

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Mensagem por renatoscp Sáb 5 maio 2012 - 0:14

Eu costumo fazer com transferencia térmica tb, sempre me dei bem, mas qd pego um glossy ruim quero morrer véi.... E transparencia nunca deu certo pra mim, fica td no plastico... Já mechi muito com silk no passado, porém nunca tentei esse lance com placas, to querendo tentar pra ver....

Laminadora de PCI??? Me explica esse troço?
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Mensagem por alqudwa Sáb 5 maio 2012 - 0:27

renatoscp escreveu:Eu costumo fazer com transferencia térmica tb, sempre me dei bem, mas qd pego um glossy ruim quero morrer véi.... E transparencia nunca deu certo pra mim, fica td no plastico... Já mechi muito com silk no passado, porém nunca tentei esse lance com placas, to querendo tentar pra ver....

Laminadora de PCI??? Me explica esse troço?

e isso aqui ô!!!

e uma mão na roda !!! ferro de passar nunca mais !
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Mensagem por renatoscp Sáb 5 maio 2012 - 0:36

Cara... Ce num sabe brincar não... rsrsrs... Não me mostra essas coisas po... Hj nem durmo....

Ce que montou? Onde tem informações sobre?
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Mensagem por alqudwa Sáb 5 maio 2012 - 7:49

renatoscp escreveu:Cara... Ce num sabe brincar não... rsrsrs... Não me mostra essas coisas po... Hj nem durmo....

Ce que montou? Onde tem informações sobre?

ja montei a placa e estou esperando chegar o fusor que comprei no mercado livre.

maiores informações tem na descrição do vídeo.

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Mensagem por Railson Sáb 5 maio 2012 - 10:27

Opa, também fiquei interessado nesse treco...Tem como você postar mais informações a respeito, alqudwa?

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Mensagem por Rafael Silveira Sáb 5 maio 2012 - 11:16

Eu tava querendo fazer por processo fotográfico, mas não encontro a emulsão e o estabilizante aqui onde eu moro. Mas parece ser bem complicado mesmo. Essa laminadora parece ser boa, quando terminar e testar, avisa nós. hehehe

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Mensagem por renatoscp Sáb 5 maio 2012 - 12:57

Rafael Silveira escreveu:Eu tava querendo fazer por processo fotográfico, mas não encontro a emulsão e o estabilizante aqui onde eu moro. Mas parece ser bem complicado mesmo. Essa laminadora parece ser boa, quando terminar e testar, avisa nós. hehehe

Rafa, não tem nada de complicado, pode acreditar... Eu fazia telas de Silk a um tempo atrás, e a cola Tenaz se comportava melhor que a Emulsão, o sensibilizante, se vc quiser comprar pela net custa 3,50 olha:

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Minha receita basica (pra telas de silk) na época, era 9 partes de cola pra 1 parte de sensibilizante, e algumas gotas daquele corante pra tintas latex, somente pra colorir mesmo e facilitar a vizualização na hora de revelar...

Quanto a lampada, eu usava uma mesinha adaptada com vidro em cima, com 3 lampadas fluorescentes tubulares de 20W cada, a 3 minutos de exposição, mas como as placas de CI são bem menores que as telas, pode fazer com apenas uma lampada fluorescente compacta de 30W, e fazer testes pra ajustar o tempo de esposição...

A unica coisa chata é ajustar esse tempo, talvez vc perca algum tempo até ajustar o tempo certo, mas depois que ajustar, o tempo é o mesmo sempre, pra qualquer tela (ou placa)...

Nunca fiz com placas, somente com telas de silk, mas creio que o processo seja praticamente o mesmo, exeto pelo fato que na tela, não precisamos ter tanto cuidado na hora da revelação, pois a cola adere melhor devido aos micro-furos da mesma, visto que a placa de circuito é lisa, por isso a necessidade de se lavar muito bem ela... Eu aconselharia lixar antes com uma lixa dágua grana 600, visto que seria praticamente um processo de "pintura" da placa com a emulsão ou cola, e como qualquer pintura, se a superficie não estiver preparada (lixada e limpa) a tinta se solta mesmo, ou "descasca"...

Mas é como o Thiago falou, o processo de transferencia térmica é bem mais rápido, visto que dispensa a fabricação de um fotoito... Pra fazer apenas uma placa de um determinado modelo, eu faria por transferencia térmica... Maaaas.... Pelo metodo fotográfico, depois que o fotolito foi feito, ele serve pra fazer quantas placas vc quiser, e pode guardar ele tb pra futuras placas...

O que me desanima um pouco no processo de transferencia térmica é que nem sempre se obtem o mesmo resultado, em função do tipo de papel usado, temperatura do ferro, pressão do mesmo.... É desanimador ver as trilhas saindo junto quando vai se retirando o papel na água...
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Mensagem por Rafael Silveira Sáb 5 maio 2012 - 13:17

Entendido. Quando der quero tentar com o processo fotográfico pra ver como fica. Com processo térmico minha placas sempre saem com algumas trilhas arrancadas junto com o papel e tenho que retocar com caneta. Nunca fica um trabalho bonito.

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Mensagem por alqudwa Sáb 5 maio 2012 - 14:59

Railson escreveu:Opa, também fiquei interessado nesse treco...Tem como você postar mais informações a respeito, alqudwa?

Vou abrir um tópico ensinando como montar.

Rafael Silveira escreveu:Eu tava querendo fazer por processo fotográfico, mas não encontro a emulsão e o estabilizante aqui onde eu moro. Mas parece ser bem complicado mesmo. Essa laminadora parece ser boa, quando terminar e testar, avisa nós. hehehe

E trabalhoso, Mais o processo de Silk leva vantagem !!!

renatoscp escreveu:

Rafa, não tem nada de complicado, pode acreditar... Eu fazia telas de Silk a um tempo atrás, e a cola Tenaz se comportava melhor que a Emulsão, o sensibilizante, se vc quiser comprar pela net custa 3,50 olha:

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Minha receita basica (pra telas de silk) na época, era 9 partes de cola pra 1 parte de sensibilizante, e algumas gotas daquele corante pra tintas latex, somente pra colorir mesmo e facilitar a vizualização na hora de revelar...

Quanto a lampada, eu usava uma mesinha adaptada com vidro em cima, com 3 lampadas fluorescentes tubulares de 20W cada, a 3 minutos de exposição, mas como as placas de CI são bem menores que as telas, pode fazer com apenas uma lampada fluorescente compacta de 30W, e fazer testes pra ajustar o tempo de esposição...

A unica coisa chata é ajustar esse tempo, talvez vc perca algum tempo até ajustar o tempo certo, mas depois que ajustar, o tempo é o mesmo sempre, pra qualquer tela (ou placa)...

Nunca fiz com placas, somente com telas de silk, mas creio que o processo seja praticamente o mesmo, exeto pelo fato que na tela, não precisamos ter tanto cuidado na hora da revelação, pois a cola adere melhor devido aos micro-furos da mesma, visto que a placa de circuito é lisa, por isso a necessidade de se lavar muito bem ela... Eu aconselharia lixar antes com uma lixa dágua grana 600, visto que seria praticamente um processo de "pintura" da placa com a emulsão ou cola, e como qualquer pintura, se a superficie não estiver preparada (lixada e limpa) a tinta se solta mesmo, ou "descasca"...

Mas é como o Thiago falou, o processo de transferencia térmica é bem mais rápido, visto que dispensa a fabricação de um fotoito... Pra fazer apenas uma placa de um determinado modelo, eu faria por transferencia térmica... Maaaas.... Pelo metodo fotográfico, depois que o fotolito foi feito, ele serve pra fazer quantas placas vc quiser, e pode guardar ele tb pra futuras placas...

O que me desanima um pouco no processo de transferencia térmica é que nem sempre se obtem o mesmo resultado, em função do tipo de papel usado, temperatura do ferro, pressão do mesmo.... É desanimador ver as trilhas saindo junto quando vai se retirando o papel na água...

quando comecei a fazer minhas placas testei de tudo, começando pelo Silk.
Olha como tudo começou !!!

esse foi um dos primeiros amps que montei!!!

depois deixei de lado o silk e passei para o fotográfico.

com o pincel não ficava uniforme e ficava muito grosa a camada de emulsão, então parti para uma centrifuga igual a esta so que com motor de liquidificador!!!
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Desculpa o pessoal que tem 56Kbps. Me desculpe depois eu tiro as fotos e faço um slay.
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Última edição por alqudwa em Sáb 5 maio 2012 - 16:03, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : pronto agora o pessoal não tem o que reclamar!!! eu esqueço que minha net e uma bala!!!)
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Mensagem por renatoscp Sáb 5 maio 2012 - 16:06

Thiago, só complementando pra não confundir a cabeça da galera que já tá axando td muito complicado... rs:

Método Silk:

Vc usa a mesma emulsão e sensibilizante que usaria no método fotográfico, porém, vc faz telas de silkscreen para somente depois usá-las para estampar as placas, ou seja: É na tela de silk que vc aplica a emulsão e expõe essa tela para a revelação. Ao final, vc tem uma tela de silk, para passar para a placa, vc simpolesmente coloca a tela em cima da placa e aplica tinta comum de silkscreen com a espatula de borracha. Essa técnica, particularmente eu acho que só funciona pra fabricação em grande escala de placas que não possuem trilhas muito finas, pois o processo de confecção da tela é dispendioso caso utilize em apenas 2 ou 3 placas, além de que trilhas finas não ficam boas, a tinta pode borrar, a qualidade da tela prejudica, etc...

Método fotográfico:

Vc utiliza a emulsão diretamente sobre a placa virgem, e expõe a própria placa à luz para queimar. Com esse processo, vc revela a própria placa e não uma tela de silk que seria usada porteriormente para estampar sobre a placa. Esse método, se utilizado corretamente, depois de adquirir prática e utilizar de recursos bons pra espalhar a emulsão (como a centrifuga do Thiago por ex), oferece resultados excelentes, com ótima resolução em trilhas mais finas.
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Mensagem por alqudwa Sáb 5 maio 2012 - 16:34

renatoscp escreveu:Thiago, só complementando pra não confundir a cabeça da galera que já tá axando td muito complicado... rs:

Método Silk:

Vc usa a mesma emulsão e sensibilizante que usaria no método fotográfico, porém, vc faz telas de silkscreen para somente depois usá-las para estampar as placas, ou seja: É na tela de silk que vc aplica a emulsão e expõe essa tela para a revelação. Ao final, vc tem uma tela de silk, para passar para a placa, vc simpolesmente coloca a tela em cima da placa e aplica tinta comum de silkscreen com a espatula de borracha. Essa técnica, particularmente eu acho que só funciona pra fabricação em grande escala de placas que não possuem trilhas muito finas, pois o processo de confecção da tela é dispendioso caso utilize em apenas 2 ou 3 placas, além de que trilhas finas não ficam boas, a tinta pode borrar, a qualidade da tela prejudica, etc...

Método fotográfico:

Vc utiliza a emulsão diretamente sobre a placa virgem, e expõe a própria placa à luz para queimar. Com esse processo, vc revela a própria placa e não uma tela de silk que seria usada porteriormente para estampar sobre a placa. Esse método, se utilizado corretamente, depois de adquirir prática e utilizar de recursos bons pra espalhar a emulsão (como a centrifuga do Thiago por ex), oferece resultados excelentes, com ótima resolução em trilhas mais finas.

pois é tenho amigos que tirão ótimos resultados com ambas as técnicas !

Tem um que e tão fuleiro que fez uma placa com uma trilha passando pelo meio de duas de um CI, Bem fininha parecendo um fio de cabelo. E me enviou pele correio.
Tem amigo Safado quem pode!!!

Outra Deixar claro que Não quero poluir o tópico do Renato nem quero ser estraga prazer, so estou expondo as Dificuldades que tive com o material aplicado a técnica e minha agonia de ver a bagaça funfando!!!

Em suma, Se você tem paciência, Materiais próprios para a técnica. Tente, quem sabe você descobre algo que revolucione!!! Sem tentar você não vai saber se e fácil ou difícil.

Eu apanhei muito ate chegar a técnica que uso ( tipo do papel, temperatura do rolo fusor, limpeza da e lixamento da placa de fonolite ou fibra de vidro)

querendo juda para montar uma centrifuga com motor de liquidificador? e so mandar uma MP.

querendo ajuda para montar uma messa reveladora de tela?, e so mandar uma MP

querendo ajuda para montar uma laminadora de PCI com impressora laser? AGUARDE O TÓPICO QUE VOU ABRIR!!!kuhakuhaukha

SO SE APRENDE QUEBRANDO A CARA!!!

Renato depois vou entrar en contado com você para juntarmos todo esse material das 3 técnicas e fazer um tuto com fotos e bem explicadinho para o pessoal escolher
uma técnica e ser feliz com suas plaquinhas!!!

flow !
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Mensagem por renatoscp Sáb 5 maio 2012 - 16:40

alqudwa escreveu:

pois é tenho amigos que tirão ótimos resultados com ambas as técnicas !

Tem um que e tão fuleiro que fez uma placa com uma trilha passando pelo meio de duas de um CI, Bem fininha parecendo um fio de cabelo. E me enviou pele correio.
Tem amigo Safado quem pode!!!

Outra Deixar claro que Não quero poluir o tópico do Renato nem quero ser estraga prazer, so estou expondo as Dificuldades que tive com o material aplicado a técnica e minha agonia de ver a bagaça funfando!!!

Em suma, Se você tem paciência, Materiais próprios para a técnica. Tente, quem sabe você descobre algo que revolucione!!! Sem tentar você não vai saber se e fácil ou difícil.

Eu apanhei muito ate chegar a técnica que uso ( tipo do papel, temperatura do rolo fusor, limpeza da e lixamento da placa de fonolite ou fibra de vidro)

querendo juda para montar uma centrifuga com motor de liquidificador? e so mandar uma MP.

querendo ajuda para montar uma messa reveladora de tela?, e so mandar uma MP

querendo ajuda para montar uma laminadora de PCI com impressora laser? AGUARDE O TÓPICO QUE VOU ABRIR!!!kuhakuhaukha

SO SE APRENDE QUEBRANDO A CARA!!!

Renato depois vou entrar en contado com você para juntarmos todo esse material das 3 técnicas e fazer um tuto com fotos e bem explicadinho para o pessoal escolher
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Tranquilo!! Vai juntando o material, vc tem mais prática que eu, a minha pratica limita-se ao Silk e à transferencia térmica... Abço!
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Mensagem por Rafael Silveira Sáb 5 maio 2012 - 17:14

Sobre a centrífuga, vi em um site que foi utilizado (para placas pequenas) um tubo daqueles que é usado para armazenar discos (CDs e DVDs) e um cooler.
Assim que eu encontrar os materiais, quero tentar fazer por esse método.

Agora sobre a laminadora, vou aguardar o tópico ensinando montar. hehehe

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Mensagem por betonatal Sáb 5 maio 2012 - 18:35

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Mensagem por renatoscp Sáb 5 maio 2012 - 20:56

Rafa, a centrifuga eu creio que não existe muita "técnica", basta usar a imaginação e o que mais se tiver em mãos... Quanto a laminadora, fiquei curioso tb, mas creio que seja meio caro montar... Usa o próprio tooner da impressora ou somente o pó Thiago? Qual o principio de funcionamento dela?
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Mensagem por alqudwa Sáb 5 maio 2012 - 22:25

renatoscp escreveu:Rafa, a centrifuga eu creio que não existe muita "técnica", basta usar a imaginação e o que mais se tiver em mãos... Quanto a laminadora, fiquei curioso tb, mas creio que seja meio caro montar... Usa o próprio tooner da impressora ou somente o pó Thiago? Qual o principio de funcionamento dela?

Então, eu usei um motor de liquidificador porque minhas placas geralmente tem 20x20.

com uma bacia plastica eu recortei o fundo que entra-se nos rasgos que já existia no liquidificador. Colei e no pino central eu usava uma dupla face da 3M.

Sobre a laminadora pci e o seguinte.
o principio básico e usar a lâmpada e o rolo fusor da mesma. com a lâmpada esquentamos o rolo fusor da impressora ate 180ºC MAXIMO. e com a placa controladora controlamos essa temperatura entre 180º e 160ºC.
Para quando colocarmos a placa com o papel couché o rolo fusor faz pressão linear sobre toda a placa. coisa que não acontece com o ferro de passar, e ai que as trilhar não saem por completas. O processo não muda, você vai ter que imprimir no papel da sua escolha e em vez de passar o ferro, você vai colocar a placa na laminadora.

alguma duvida?, se tiver pode falar. a minha placa controladora eu gastei 10conto, e 50conto de um rolo fusor de impressora laser (com lâmpada halogena e o motor)

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Mensagem por renatoscp Sáb 5 maio 2012 - 23:37

Eu tava viajando legal.... Axava que a laminadora imprimia diretamente sobre a placa... Nesseao, é bemmm mais simples e barato do que eu imaginava! Essa lampada vai dentro do rolo fusor? eu tenho uma impressora laser da HP, mas se não me engano esse rolo faz parte do tooner, é isso mesmo? Tem fotos dessas peças, ou link pra elas?
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Mensagem por alqudwa Dom 6 maio 2012 - 8:17

renatoscp escreveu:Eu tava viajando legal.... Axava que a laminadora imprimia diretamente sobre a placa... Nesseao, é bemmm mais simples e barato do que eu imaginava! Essa lampada vai dentro do rolo fusor? eu tenho uma impressora laser da HP, mas se não me engano esse rolo faz parte do tooner, é isso mesmo? Tem fotos dessas peças, ou link pra elas?

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então se você tem uma laser quebrada ja esta com mais da metade do projeto.

o toner e depositado no papel e o rolo fusor aquece tudo para grudar no papel!!!

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Mensagem por Rosh Talipa Dom 8 Jul 2012 - 18:19

No momento eu utilizo o Silk com bons resultados.... e bom quando se necessita de fazer mais de uma placa de uma vez...
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Mensagem por eder2011 Dom 8 Jul 2012 - 18:52

amigos neste site tem varios produtos para circuito impresso, tem tambem um forum com varios tutorias e video aula.

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Mensagem por marcelosaguiar Qua 9 Abr 2014 - 23:43

Pessoal, na minha humilde opinião o melhor método ainda é o silk pois as placas ficam Profissional,trabalho com placas há 10 anos já tentei de tudo mas o silk foi o melhor resultado que tive. Dicas: Use telas com nylon amarelo pois elas tem boa resolução, nylon 120 fios, tinta UV um pote de 900ML eu faço umas 5000 placas...ou mais, deixe 2 mm fora de contato da fenolite o resultado é perfeito! se puder me avisem eu posto fotos...só quero ajudar. Obrigado!
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Mensagem por CMeletronica Qui 10 Abr 2014 - 0:31

exatamente a trama de 120 é a melhor para trilhas finas e legendas pequenas , mas recomendo a todos aumentar a legenda pois nem sempre ficam boas , outra dica ate para quem faz as placas com transferencia termica , derretam um pouco de breu com alcool e passem essa mistura para proteger por um tempo mais o cobre e da um brilho .
cuidado com as titas falsas pois para processo de tela devem ser em UV .
não se esqeuçam tambem que pra processo de tela o layout tem que ser invertido para fazer a tela pois a luz vai queimar o ponto sem desenho aderindo na tela .
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Mensagem por renatoscp Qui 10 Abr 2014 - 7:11

Claro que silk é a melhor... Porém, só e válido pra quem vai fazer várias placas iguais... No meu caso, e no caso de um monte de gente por aqui, que desenvolve alguns circuitos e depois necessitam de placa protótipo, é apenas uma placa, aí torna-se inviável o silk...

Meu problema com a transferencia térmica sempre foi a fixação do toner no cobre... Por mais que eu limpe o cobreado, passe bombril, álcool isopropílico, sempre parece que a superficie fica meio que "anti-aderente" e com isso o toner tem mais facilidade de ficar no papel que no cobreado...

Já tentei até lixa fina, ams aí começa a tirar muito material da placa...

Pensei em tentar algum processo químico para deixar o cobre mais "áspero" pra receber o tonner, mas ainda não tentei...

Abçs!
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