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Tutorial de confecção de placa de circuito impresso pelo método da serigrafia
+2
hdstec
alqudwa
6 participantes
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Tutorial de confecção de placa de circuito impresso pelo método da serigrafia
Pessoal vou postar aqui um dos passos a passos que segui para criação de PCI, utilizando a técnica de Serigrafia.
Para quem precisa fazer varias placas e uma boa!!!
Ps: Não postarei as fotos e Sim os links para deixar o tópico mais leve!!! O pessoal de 56kbps Não precisa agradecer !!!
Vamos ao que interessa.
Preparação do fotolito
A emulsão endurece onde a luz incide. Portanto, precisamos de um fotolito positivo, ou seja, aquele que corresponde a imagem que queremos impressa. Desta forma, ao revelar a tela com água, a emulsão nas áreas que não foram expostas à luz sai.
Eu utilizo transparência da marca Sistem, que considero muito boa.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
A transparência para inkjet tem uma face sensível à água . É por isto que é possível imprimir nela. Temos que ter o cuidado para não tocá-la com a mão molhada e não deixar respingar água.
Eu imprimo a imagem duas vezes para depois sobrepô-las e conseguir um fotolito de melhor qualidade, pois, quanto mais opacas as áreas impressas melhor.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Preparação da emulsão
Existem diversos fabricantes de suprimentos para serigrafia.
A melhor marca na minha opinião é a HB:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
As emulsões desta marca são relativamente caras, porém são excelentes. São vendidas em embalagens de pelo menos 1 litro.
Eu utilizava a emulsão rosa da marca Saturno, que é encontrada em frasco de 250 ml e o sensibilizador da mesma marca:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Esta emulsão é para tintas à base de solvente, já que a tinta utilizada para imprimir a placa é a base de solvente
Para ativar a emulsão precisamos misturá-la com o sensibilizador, na proporção de 10% de sensibilizador.
Hoje eu utilizo a emulsão Unifilm C2 da HB que é presensibilizada e, portanto, não precisa ser misturada com sensibilizador:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
A vantagem é que eu posso retornar para o frasco a emulsão que sobrou na calha.
A partir daqui, tudo deve ser feito num quarto com pouca iluminação, pois, após misturada com o sensibilizador, a emulsão fica sensível à luz.
Eu utilizo uma lâmpada de 25W vermelha,
Para produzir uma tela com a emulsão Saturno, eu colocava 20 ml de emulsão no bécher e adicionava 2 ml de sensibilizador:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Misturava bem devagar para formar menos bolhas. As bolhas podem provocar falhas na tela.
Depois de misturados a emulsão e o sensibilizador, é bom deixar repousando por pelo menos 15 minutos para as bolhas maiores se desfazerem.
Depois deste tempo, eu despejava a emulsão na calha.
Com a emulsão Unifilm C2 basta despejar na calha:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Aplicação da emulsão na tela
O quadro que utilizo é de madeira. Ele tem 20cm x 25cm.
Quando o comprei, pedi para que colassem um tecido de 120 fios.
Nas lojas que vendem produtos para serigrafia eles colam o tecido no quadro utilizando máquinas para tencionar o tecido.
Mas, recomendo que se compre um quadro de alumínio, pois, o de madeira pode empenar, além do que a madeira encharca e demora para secar quando se lava o quadro.
Daqui em diante, vou chamar de tela o tecido esticado no quadro.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
A largura da calha deve ser um pouco menor do que a largura interna do quadro.
Para aplicar a emulsão, eu encosto a calha na tela na posição vertical e, então, inclino a tela levemente para que a emulsão escorra e toque a tela.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Quando a emulsão, que é bem viscosa, tenha encostado na tela em toda a extensão da calha, eu puxo a calha para cima num movimento rápido, mas, antes de chegar no fim, volto a tela para a posição vertical. Isto é para que não fique uma camada grossa no fim do percurso.
Faço isto uma vez em cada um dos dois lados da tela.
O importante é que a camada aplicada seja homogênea e não fique grossa.
Isto exige prática.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Com um cartão de crédito, que utilizo como espátula, eu espalho para fora a emulsão acumulada nas beiradas que demoraria muito para secar.
Agora temos que esperar a emulsão secar.
Eu acelero a secagem abanando a tela com uma cartolina.
Exposição da tela
O próximo passo é expor a tela à luz.
Para isto eu utilizo um refletor de lâmpada halógena de 500W:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Temos que encostar o fotolito no lado de fora da tela e com a imagem invertida.
Para assegurar que o fotolito fique bem encostado na tela, evitando que a luz penetre por baixo das áreas opacas, eu utilizo dois vidros:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Um tem em uma de suas faces um papel preto colado e é um pouco menor do que as parte interna do quadro para que ele possa entrar dentro do quadro.
O outro é transparente.
Faço, então, um sanduíche: o vidro com o papel preto colado, a tela, o fotolito e o vidro transparente, por cima.
O vidro de baixo vai em cima de uma caixa para livrar o quadro:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
A função do papel preto é evitar que a luz atinja, por baixo, as áreas onde o fotolito é opaco através de reflexão no vidro de baixo.
Quanto mais longe da tela o refletor estiver, melhor. Isto porque quanto mais puntiforme a fonte de luz for, melhor.
Deve-se utilizar, pelo menos, uma distância de 1 metro. Menos que isto, a luz pode penetrar por baixo das áreas onde o fotolito é opaco devido ao ângulo entre a fonte de luz e o fotolito.
Nesta distância de 1 metro, eu deixo a tela sendo exposta por 6 minutos.
Quanto maior a distância, maior o tempo de exposição. Se for menos, a emulsão não vai endurecer o suficiente e se for mais, ela pode endurecer onde não deveria (onde o fotolito é opaco).
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Revelação da tela
A revelação da tela é feita com um jato moderado de água, mas, antes devemos molhar a tela ainda no quarto escuro.
Depois de terminada a exposição da tela, utilizando uma bacia com água, eu molho os dois lados da tela. Isto é para poder sair com a tela para a claridade, já que a emulsão molhada é menos sensível a luz.
Existem esguichos de água à venda nas lojas de produtos para serigrafia. Eu fiz o meu com um esguicho de pulverizador:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
A água esguichada retira a emulsão das partes que não foram expostas à luz.
Não se pode demorar nesta etapa, pois, mesmo as partes que foram expostas à luz acabam desmanchando se demorar muito.
Deve-se esguichar até ter certeza de que a imagem foi totalmente revelada. Imediatamente em seguida, aplica-se o anti-véu HB70:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Primeiro no lado de dentro da tela e depois no lado de fora com uma esponja de espuma macia para evitar a formação de veus que são áreas fechadas na tela provocadas por emulsão que não endureceu e escorre pela tela.
Em seguida, retira-se o excesso de água da tela com papel toalha, apenas encostando o papel, sem esfregar.
Depois de totalmente seca, a tela está pronta:
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Impressão da placa
Eu posiciono a placa a ser impressa entre outras duas placas coladas numa mesa com fita adesiva dupla face.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Estas outras duas placas servem para que eu possa puxar o rodo desde fora da placa, no mesmo nível. Assim ele não esbarra com as quinas da placa prejudicando a impressão nas bordas.
O rodo é de poliuretano de dureza alta (75-80 shores) com corte vivo e a sua largura, é claro, deve ser maior do que a largura da placa que queremos imprimir:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
As duas placas nos cantos servem para calçar o quadro para que haja uma distância de cerca de 1mm entre a tela e a placa.
Em seguida, posiciono o quadro e fixo ele com um par de prisioneiros:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Para imprimir a placa, utilizo a tinta Etch Resist da marca Genesis:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Faço uma trilha de tinta e puxo pressionando bem a quina do rodo na tela.:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Após a impressão, verifico se não houve falhas:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
E então, recolho a tinta que sobrou sobre a tela com um cartão de crédito que utilizo como espátula e retorno para a lata de tinta.
Em seguida, limpo muito bem a tela e o rodo com estopa encharcada com aguarrás várias vezes até que toda a tinta seja retirada.
Devemos aguardar pelo menos 2 horas para corroer a placa.
Remoção da emulsão da tela
Para utilizar o quadro em outro projeto, precisamos remover a emulsão utilizando um produto próprio chamado removedor de emulsão:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Primeiro, deve-se molhar a tela e depois aplicar este removedor com um pincel de poliester.
Logo a emulsão amolece e pode ser lavada com um jato de água.
Lista dos principais materiais necessários
1) Transparência para imprimir o fotolito
2) Fita adesiva dupla face com 1cm de largura
3) Quadro de 20cm x 25cm com tecido de nylon de 120 fios colado.
4) Emulsão para tintas à base de solvente
5) Sensibilizador para emulsão (se a emulsão requerer)
6) Calha de 15 cm para aplicação de emulsão.
7) Refletor com lâmpada halógena de 500W.
Vidro de 15cm x 20cm com papel preto colado numa das faces.
9) Vidro de 15cm x 20cm transparente
10) Antivel HB70
11) Esguicho d'água em formato de leque
12) Papel toalha
13) Rodo de 15cm de polieretano de alta dureza com corte vivo
14) Tinta serigráfica Each Resist.
15) Aguarráz
16) Estopa
17) Removedor de emulsão
18) 2 Prendedores (prisioneiros)
Fotos de algumas placas impressas:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Fonte: Mulder_Fox
Espero que gostem.
Flow
Para quem precisa fazer varias placas e uma boa!!!
Ps: Não postarei as fotos e Sim os links para deixar o tópico mais leve!!! O pessoal de 56kbps Não precisa agradecer !!!
Vamos ao que interessa.
Preparação do fotolito
A emulsão endurece onde a luz incide. Portanto, precisamos de um fotolito positivo, ou seja, aquele que corresponde a imagem que queremos impressa. Desta forma, ao revelar a tela com água, a emulsão nas áreas que não foram expostas à luz sai.
Eu utilizo transparência da marca Sistem, que considero muito boa.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
A transparência para inkjet tem uma face sensível à água . É por isto que é possível imprimir nela. Temos que ter o cuidado para não tocá-la com a mão molhada e não deixar respingar água.
Eu imprimo a imagem duas vezes para depois sobrepô-las e conseguir um fotolito de melhor qualidade, pois, quanto mais opacas as áreas impressas melhor.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Preparação da emulsão
Existem diversos fabricantes de suprimentos para serigrafia.
A melhor marca na minha opinião é a HB:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
As emulsões desta marca são relativamente caras, porém são excelentes. São vendidas em embalagens de pelo menos 1 litro.
Eu utilizava a emulsão rosa da marca Saturno, que é encontrada em frasco de 250 ml e o sensibilizador da mesma marca:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Esta emulsão é para tintas à base de solvente, já que a tinta utilizada para imprimir a placa é a base de solvente
Para ativar a emulsão precisamos misturá-la com o sensibilizador, na proporção de 10% de sensibilizador.
Hoje eu utilizo a emulsão Unifilm C2 da HB que é presensibilizada e, portanto, não precisa ser misturada com sensibilizador:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
A vantagem é que eu posso retornar para o frasco a emulsão que sobrou na calha.
A partir daqui, tudo deve ser feito num quarto com pouca iluminação, pois, após misturada com o sensibilizador, a emulsão fica sensível à luz.
Eu utilizo uma lâmpada de 25W vermelha,
Para produzir uma tela com a emulsão Saturno, eu colocava 20 ml de emulsão no bécher e adicionava 2 ml de sensibilizador:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Misturava bem devagar para formar menos bolhas. As bolhas podem provocar falhas na tela.
Depois de misturados a emulsão e o sensibilizador, é bom deixar repousando por pelo menos 15 minutos para as bolhas maiores se desfazerem.
Depois deste tempo, eu despejava a emulsão na calha.
Com a emulsão Unifilm C2 basta despejar na calha:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Aplicação da emulsão na tela
O quadro que utilizo é de madeira. Ele tem 20cm x 25cm.
Quando o comprei, pedi para que colassem um tecido de 120 fios.
Nas lojas que vendem produtos para serigrafia eles colam o tecido no quadro utilizando máquinas para tencionar o tecido.
Mas, recomendo que se compre um quadro de alumínio, pois, o de madeira pode empenar, além do que a madeira encharca e demora para secar quando se lava o quadro.
Daqui em diante, vou chamar de tela o tecido esticado no quadro.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
A largura da calha deve ser um pouco menor do que a largura interna do quadro.
Para aplicar a emulsão, eu encosto a calha na tela na posição vertical e, então, inclino a tela levemente para que a emulsão escorra e toque a tela.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Quando a emulsão, que é bem viscosa, tenha encostado na tela em toda a extensão da calha, eu puxo a calha para cima num movimento rápido, mas, antes de chegar no fim, volto a tela para a posição vertical. Isto é para que não fique uma camada grossa no fim do percurso.
Faço isto uma vez em cada um dos dois lados da tela.
O importante é que a camada aplicada seja homogênea e não fique grossa.
Isto exige prática.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Com um cartão de crédito, que utilizo como espátula, eu espalho para fora a emulsão acumulada nas beiradas que demoraria muito para secar.
Agora temos que esperar a emulsão secar.
Eu acelero a secagem abanando a tela com uma cartolina.
Exposição da tela
O próximo passo é expor a tela à luz.
Para isto eu utilizo um refletor de lâmpada halógena de 500W:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Temos que encostar o fotolito no lado de fora da tela e com a imagem invertida.
Para assegurar que o fotolito fique bem encostado na tela, evitando que a luz penetre por baixo das áreas opacas, eu utilizo dois vidros:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Um tem em uma de suas faces um papel preto colado e é um pouco menor do que as parte interna do quadro para que ele possa entrar dentro do quadro.
O outro é transparente.
Faço, então, um sanduíche: o vidro com o papel preto colado, a tela, o fotolito e o vidro transparente, por cima.
O vidro de baixo vai em cima de uma caixa para livrar o quadro:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
A função do papel preto é evitar que a luz atinja, por baixo, as áreas onde o fotolito é opaco através de reflexão no vidro de baixo.
Quanto mais longe da tela o refletor estiver, melhor. Isto porque quanto mais puntiforme a fonte de luz for, melhor.
Deve-se utilizar, pelo menos, uma distância de 1 metro. Menos que isto, a luz pode penetrar por baixo das áreas onde o fotolito é opaco devido ao ângulo entre a fonte de luz e o fotolito.
Nesta distância de 1 metro, eu deixo a tela sendo exposta por 6 minutos.
Quanto maior a distância, maior o tempo de exposição. Se for menos, a emulsão não vai endurecer o suficiente e se for mais, ela pode endurecer onde não deveria (onde o fotolito é opaco).
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Revelação da tela
A revelação da tela é feita com um jato moderado de água, mas, antes devemos molhar a tela ainda no quarto escuro.
Depois de terminada a exposição da tela, utilizando uma bacia com água, eu molho os dois lados da tela. Isto é para poder sair com a tela para a claridade, já que a emulsão molhada é menos sensível a luz.
Existem esguichos de água à venda nas lojas de produtos para serigrafia. Eu fiz o meu com um esguicho de pulverizador:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
A água esguichada retira a emulsão das partes que não foram expostas à luz.
Não se pode demorar nesta etapa, pois, mesmo as partes que foram expostas à luz acabam desmanchando se demorar muito.
Deve-se esguichar até ter certeza de que a imagem foi totalmente revelada. Imediatamente em seguida, aplica-se o anti-véu HB70:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Primeiro no lado de dentro da tela e depois no lado de fora com uma esponja de espuma macia para evitar a formação de veus que são áreas fechadas na tela provocadas por emulsão que não endureceu e escorre pela tela.
Em seguida, retira-se o excesso de água da tela com papel toalha, apenas encostando o papel, sem esfregar.
Depois de totalmente seca, a tela está pronta:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Impressão da placa
Eu posiciono a placa a ser impressa entre outras duas placas coladas numa mesa com fita adesiva dupla face.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Estas outras duas placas servem para que eu possa puxar o rodo desde fora da placa, no mesmo nível. Assim ele não esbarra com as quinas da placa prejudicando a impressão nas bordas.
O rodo é de poliuretano de dureza alta (75-80 shores) com corte vivo e a sua largura, é claro, deve ser maior do que a largura da placa que queremos imprimir:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
As duas placas nos cantos servem para calçar o quadro para que haja uma distância de cerca de 1mm entre a tela e a placa.
Em seguida, posiciono o quadro e fixo ele com um par de prisioneiros:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Para imprimir a placa, utilizo a tinta Etch Resist da marca Genesis:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Faço uma trilha de tinta e puxo pressionando bem a quina do rodo na tela.:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Após a impressão, verifico se não houve falhas:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
E então, recolho a tinta que sobrou sobre a tela com um cartão de crédito que utilizo como espátula e retorno para a lata de tinta.
Em seguida, limpo muito bem a tela e o rodo com estopa encharcada com aguarrás várias vezes até que toda a tinta seja retirada.
Devemos aguardar pelo menos 2 horas para corroer a placa.
Remoção da emulsão da tela
Para utilizar o quadro em outro projeto, precisamos remover a emulsão utilizando um produto próprio chamado removedor de emulsão:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Primeiro, deve-se molhar a tela e depois aplicar este removedor com um pincel de poliester.
Logo a emulsão amolece e pode ser lavada com um jato de água.
Lista dos principais materiais necessários
1) Transparência para imprimir o fotolito
2) Fita adesiva dupla face com 1cm de largura
3) Quadro de 20cm x 25cm com tecido de nylon de 120 fios colado.
4) Emulsão para tintas à base de solvente
5) Sensibilizador para emulsão (se a emulsão requerer)
6) Calha de 15 cm para aplicação de emulsão.
7) Refletor com lâmpada halógena de 500W.
Vidro de 15cm x 20cm com papel preto colado numa das faces.
9) Vidro de 15cm x 20cm transparente
10) Antivel HB70
11) Esguicho d'água em formato de leque
12) Papel toalha
13) Rodo de 15cm de polieretano de alta dureza com corte vivo
14) Tinta serigráfica Each Resist.
15) Aguarráz
16) Estopa
17) Removedor de emulsão
18) 2 Prendedores (prisioneiros)
Fotos de algumas placas impressas:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Fonte: Mulder_Fox
Espero que gostem.
Flow
alqudwa- CONVIDADO DE HONRA
- Mensagens : 537
Data de inscrição : 17/03/2012
Idade : 41
Localização : Recife - PE - Brasil
Re: Tutorial de confecção de placa de circuito impresso pelo método da serigrafia
um vídeo para melhor entendimento!!!
flow !
flow !
alqudwa- CONVIDADO DE HONRA
- Mensagens : 537
Data de inscrição : 17/03/2012
Idade : 41
Localização : Recife - PE - Brasil
Re: Tutorial de confecção de placa de circuito impresso pelo método da serigrafia
Bom material,alqudwa.
Mas, a título de contribuição com seu tópico, [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] mostrei um método que uso para minhas poucas placas, com excelente resultado.
Resumindo:
*Neste processo é usado fotolito negativo com transparência para inkjet.
*No lugar da emulsão + sensibilizante, é usada a tinta Fast PCB aplicada sobre a placa PCI (a centrífuga ajuda a ter melhores resultados).
*Para exposição, é usado uma lampada UV (luz negra) à +- 20cm sobre a placa por cerca de 3 min.
*Não precisa estar no "escuro" para fazer a revelação.
*Não existe o famoso Véu após a revelação.
*As trilhas não se soltam da placa durante a corrosão.
Enfim, cada um usa o método que mais se adapta e é sempre bom divulgar outros.
Mas, a título de contribuição com seu tópico, [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] mostrei um método que uso para minhas poucas placas, com excelente resultado.
Resumindo:
*Neste processo é usado fotolito negativo com transparência para inkjet.
*No lugar da emulsão + sensibilizante, é usada a tinta Fast PCB aplicada sobre a placa PCI (a centrífuga ajuda a ter melhores resultados).
*Para exposição, é usado uma lampada UV (luz negra) à +- 20cm sobre a placa por cerca de 3 min.
*Não precisa estar no "escuro" para fazer a revelação.
*Não existe o famoso Véu após a revelação.
*As trilhas não se soltam da placa durante a corrosão.
Enfim, cada um usa o método que mais se adapta e é sempre bom divulgar outros.
hdstec- Nível 2
- Mensagens : 39
Data de inscrição : 25/09/2011
Idade : 58
Localização : São Paulo-SP
Re: Tutorial de confecção de placa de circuito impresso pelo método da serigrafia
hdstec escreveu:Bom material,alqudwa.
Mas, a título de contribuição com seu tópico, [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] mostrei um método que uso para minhas poucas placas, com excelente resultado.
Resumindo:
*Neste processo é usado fotolito negativo com transparência para inkjet.
*No lugar da emulsão + sensibilizante, é usada a tinta Fast PCB aplicada sobre a placa PCI (a centrífuga ajuda a ter melhores resultados).
*Para exposição, é usado uma lampada UV (luz negra) à +- 20cm sobre a placa por cerca de 3 min.
*Não precisa estar no "escuro" para fazer a revelação.
*Não existe o famoso Véu após a revelação.
*As trilhas não se soltam da placa durante a corrosão.
Enfim, cada um usa o método que mais se adapta e é sempre bom divulgar outros.
e também ja usei o fast pcb, muito bom mais me apaixonei pela transferência térmica.
aprimorei tanto que obtenho 100% de resultados!
flow !
alqudwa- CONVIDADO DE HONRA
- Mensagens : 537
Data de inscrição : 17/03/2012
Idade : 41
Localização : Recife - PE - Brasil
Re: Tutorial de confecção de placa de circuito impresso pelo método da serigrafia
óTimo tutorial alqudawa (que nomezinho ruim de escrever haha).
Estais de parabéns.
Estais de parabéns.
lucasl- Nível 1
- Mensagens : 4
Data de inscrição : 01/02/2012
Idade : 48
Localização : go
qual a potencia de sua luz negra amigo?
hdstec escreveu:Bom material,alqudwa.
Mas, a título de contribuição com seu tópico, [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] mostrei um método que uso para minhas poucas placas, com excelente resultado.
Resumindo:
*Neste processo é usado fotolito negativo com transparência para inkjet.
*No lugar da emulsão + sensibilizante, é usada a tinta Fast PCB aplicada sobre a placa PCI (a centrífuga ajuda a ter melhores resultados).
*Para exposição, é usado uma lampada UV (luz negra) à +- 20cm sobre a placa por cerca de 3 min.
*Não precisa estar no "escuro" para fazer a revelação.
*Não existe o famoso Véu após a revelação.
*As trilhas não se soltam da placa durante a corrosão.
Enfim, cada um usa o método que mais se adapta e é sempre bom divulgar outros.
alanjunior- Nível 1
- Mensagens : 11
Data de inscrição : 10/10/2013
Idade : 48
Localização : tomé-açu
Re: Tutorial de confecção de placa de circuito impresso pelo método da serigrafia
Eu também me adaptei bem com o processo de transferência térmica,fiz um gravador de pic para os tempos da faculdade,mais para mim,a parte mais trabalhosa é fazer a furação,principalmente quando agente faz 15 gravadores como esse da foto,me arrependo até hoje por ter oferecido meus serviços rsrrsrsrs.
Por isso que eu peço para o Liliano fazer as placas pra mim,dai fico só com a parte mais divertida do processo, que é a montagem.
[img][/img]
Por isso que eu peço para o Liliano fazer as placas pra mim,dai fico só com a parte mais divertida do processo, que é a montagem.
[img][/img]
Re: Tutorial de confecção de placa de circuito impresso pelo método da serigrafia
ELETRÔNICA PEREZ escreveu:Eu também me adaptei bem com o processo de transferência térmica,fiz um gravador de pic para os tempos da faculdade,mais para mim,a parte mais trabalhosa é fazer a furação,principalmente quando agente faz 15 gravadores como esse da foto,me arrependo até hoje por ter oferecido meus serviços rsrrsrsrs.
Por isso que eu peço para o Liliano fazer as placas pra mim,dai fico só com a parte mais divertida do processo, que é a montagem.
" />
Garoto esperto !!!
Abç
alqudwa- CONVIDADO DE HONRA
- Mensagens : 537
Data de inscrição : 17/03/2012
Idade : 41
Localização : Recife - PE - Brasil
Re: Tutorial de confecção de placa de circuito impresso pelo método da serigrafia
ELETRÔNICA PEREZ escreveu:Eu também me adaptei bem com o processo de transferência térmica,fiz um gravador de pic para os tempos da faculdade,mais para mim,a parte mais trabalhosa é fazer a furação,principalmente quando agente faz 15 gravadores como esse da foto,me arrependo até hoje por ter oferecido meus serviços rsrrsrsrs.
Por isso que eu peço para o Liliano fazer as placas pra mim,dai fico só com a parte mais divertida do processo, que é a montagem.
" />
Gostei da foto com o fio de cabelo, dá para comparar com as trilhas bem finas e com qualidade. KKKK
gantunes- Nível 2
- Mensagens : 34
Data de inscrição : 28/11/2012
Idade : 55
Localização : João Pessoa
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