Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira

Participe do fórum, é rápido e fácil

Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira
Eletrônica Silveira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
HOMENAGEM

Na vida tudo passa tudo acontece mas alguém igual a você a gente jamais esquece

Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 1-74


★ 22 de novembro de 1991

† 12 de março de 2016

Nosso eterno amigo, administrador e fundador deste fórum
Quem está conectado?
237 usuários online :: 2 registrados, 0 invisíveis e 235 visitantes :: 1 motor de busca

alcides alvarez, StudioENGLER

O recorde de usuários online foi de 362 em Sex 9 Abr 2021 - 22:11
Últimos assuntos
» Meu irs 900 stereo
Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 EmptyTer 23 Abr 2024 - 18:00 por ROLDAO

» LAYOUT DA TIME ONE E OS PDF
Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 EmptySex 19 Abr 2024 - 20:01 por cristaltec

» PI ITALIANO 6V DETECTOR DE METAL
Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 EmptyQua 10 Abr 2024 - 19:10 por Fardin pezzhan

» DETECTOR DE METAIS IDX-PRO
Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 EmptySex 5 Abr 2024 - 19:51 por Fardin pezzhan

» Fonte Chaveada 2000W SG3525 & IR2110
Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 EmptyQui 4 Abr 2024 - 12:55 por sandy silva de oliveira

» Todas as revistas CTA VOL 1 A 12 - aproveitem.
Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 EmptyTer 2 Abr 2024 - 22:28 por Rodrigo L Santos

» >>>>>>> Sobre a criação de novos tópicos<<<<<<<<<<<<<<<
Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 EmptyDom 24 Mar 2024 - 16:10 por crisnich

» Defeito intermitente amplificador Ciclotron TIP5000
Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:13 por fastaveira

» Esquema Amplificador Audio Leader AL 5.0
Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:01 por fastaveira

» MK4000 - FONTE CHAVEADA FULL BRIDGE
Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 EmptyDom 17 Mar 2024 - 18:43 por sandy silva de oliveira

» amplificador class h tailandes
Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 EmptySex 15 Mar 2024 - 22:41 por mehuysal

» Amplificador Super Strong
Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 EmptyQui 14 Mar 2024 - 13:03 por Reginaldo Silva

» Amplificador Classe D UCD1500
Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 EmptyQua 13 Mar 2024 - 13:07 por Guille

»  NS450 - FONTE CHAVEADA PARTE 2
Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 EmptySeg 11 Mar 2024 - 6:55 por ffernand3s

» Amplificador Fonte Simples em teia de aranha
Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 EmptySex 1 Mar 2024 - 12:17 por Reginaldo Silva

Top dos mais postadores
Rafael Silveira (7816)
Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 I_vote_lcapFonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 I_voting_barFonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 I_vote_rcap 
Caca Silva (6057)
Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 I_vote_lcapFonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 I_voting_barFonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 I_vote_rcap 
renatoscp (3891)
Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 I_vote_lcapFonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 I_voting_barFonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 I_vote_rcap 
CMeletronica (3234)
Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 I_vote_lcapFonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 I_voting_barFonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 I_vote_rcap 
michel chagas (2791)
Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 I_vote_lcapFonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 I_voting_barFonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 I_vote_rcap 
Railson (2119)
Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 I_vote_lcapFonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 I_voting_barFonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 I_vote_rcap 
alexsandro rodrigues de a (1835)
Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 I_vote_lcapFonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 I_voting_barFonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 I_vote_rcap 
naldo santos (1625)
Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 I_vote_lcapFonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 I_voting_barFonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 I_vote_rcap 
ablacon64 (1222)
Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 I_vote_lcapFonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 I_voting_barFonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 I_vote_rcap 
gilvantexas (1061)
Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 I_vote_lcapFonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 I_voting_barFonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 I_vote_rcap 

Medidor de Velocidade


Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões

+9
lipemixsom
bucanian
rgb audio
ELETRÔNICA PEREZ
deus efiel
euripedes taveira de mato
sandy silva de oliveira
naldo santos
renatoscp
13 participantes

Página 7 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ir para baixo

Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 Empty Re: Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões

Mensagem por renatoscp Seg 15 Abr 2013 - 13:05

Sinceramente, não vejo muita utilidade em fontes DC-DC, mas certamente são mais simples de fazer que as AC-DC, por dispensarem filtragens e retificação AC:

Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 P89-f9

Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 Car-amplifier-power-supply

Abçs!
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 3891
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 43
Localização : Santa Cruz das Palmeiras - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 Empty Mais um teste

Mensagem por ELETRÔNICA PEREZ Seg 15 Abr 2013 - 19:20


Olá a todos,fiz alguns testes aqui usando,uma derivação para alimentar tanto o pwm como uma ventoinha,percebam que eu retiro a alimentação auxiliar e a fonte continua funcionando.

Eu enrolei o toroide somente para os testes,a maneira correta de enrolar a tensão principal é dar um volta completa no núcleo,a gora a tensão auxiliar pode ser enrola,uma espira sobre a outra sem problemas.

A quantidade voltas,depende do núcleo e da frequência,no meu caso ficou 3 voltas para a ventoinha e 5 voltas para a alimentação do pwm.

A tensão sobre essas 5 voltas passando por um uf4007 com um capacitor de 470uv35v,deu aqui 19 volts,mais é interessante deixar com 25volts,porque quando for exigida potencia da fonte a tensão ira cair um pouco.

Agora só falta adaptar alguma fonte e sair 'pro abraço' .

ELETRÔNICA PEREZ
ELETRÔNICA PEREZ
Parceiro do Fórum
Parceiro do Fórum

Mensagens : 856
Data de inscrição : 14/01/2013
Idade : 44
Localização : Orizona-Goiás

http://www.eletronicaperez.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 Empty Re: Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões

Mensagem por renatoscp Seg 15 Abr 2013 - 20:24

leandromp escreveu:
Olá a todos,fiz alguns testes aqui usando,uma derivação para alimentar tanto o pwm como uma ventoinha,percebam que eu retiro a alimentação auxiliar e a fonte continua funcionando.

Eu enrolei o toroide somente para os testes,a maneira correta de enrolar a tensão principal é dar um volta completa no núcleo,a gora a tensão auxiliar pode ser enrola,uma espira sobre a outra sem problemas.

A quantidade voltas,depende do núcleo e da frequência,no meu caso ficou 3 voltas para a ventoinha e 5 voltas para a alimentação do pwm.

A tensão sobre essas 5 voltas passando por um uf4007 com um capacitor de 470uv35v,deu aqui 19 volts,mais é interessante deixar com 25volts,porque quando for exigida potencia da fonte a tensão ira cair um pouco.

Agora só falta adaptar alguma fonte e sair 'pro abraço' .


Legal Leandro, adorei o video!!!
Essa parte que vc colocou é a auto- alimentação dela certo... Apenas acrescentou 5 voltas, fez a retificação e a filtragem né? O arranque vc fez externamente com aquelas garras jacaré que vc retirou depois? Acho que é essa a parte mais chata né... Com reatancia capacitiva talvez a corrente fique baixa demais, um esquema com resistor de potencia talvez daria certo, mas teriamos que implementar um "timer" para desligar o arranque minutos depois da fonte iniciada... Resumindo, precisamos de uma fonte firme de energia que aguente tocar a fonte por apenas alguns milisegundos antes de pegar fogo, rsrs, ai entra a realimentação....

Abçooo!!
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 3891
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 43
Localização : Santa Cruz das Palmeiras - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 Empty Re: Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões

Mensagem por ELETRÔNICA PEREZ Seg 15 Abr 2013 - 21:14

Renato,na mosca,foi exatamente o que fiz.

Dá para 'puxar' um resistor +um diodo zener da tensão do B+ e jogar na alimentação auxiliar,é o mesmo recurso utilizado em fontes de tvs,dvds....

Com reatância capacitativa,funciona também porque tenho uma fonte assim aqui,só que precisaria aumentar aquelas 5 espiras,deixar a tensão perto dos 30volts,pelo menos foi o que medi na tal fonte.

Tem também outro tipo de fonte ,dessa vez utilizando transistor,também dá certo,eu faço o teste com um cooler aqui,se ela der conta dele,fica perfeito,cerca de 015A.

Deixa eu perguntar,no multisim dá para saber qual é a potencia da fonte capacitativa ? será que ela dá uns 200ma ?
ELETRÔNICA PEREZ
ELETRÔNICA PEREZ
Parceiro do Fórum
Parceiro do Fórum

Mensagens : 856
Data de inscrição : 14/01/2013
Idade : 44
Localização : Orizona-Goiás

http://www.eletronicaperez.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 Empty Re: Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões

Mensagem por renatoscp Seg 15 Abr 2013 - 21:55

Então... Foi realmente no multisim que eu fiz uma simulação que não deu em nada... Me lembro que mandei pro Naldo ver, ele confirmou o fracasso... Pode ser que na realidade se comporte diferente do simulador, mas não sei não... Além de dar pouco mais de 100mA apenas, e com um capacitor enorme de poliester, a curva de subida de tensão é lenta, pelo menos se comportou assim no simulador... Teria que fazer testes, mas se por reatancia desse certo, nem haveria a necessidade de realimentação pelo toróide, pois o esqueminah de reatancia pode ser mantido em funcionamento permanentemente... Mas no simulador realmente não deu...

Não tenho a simulação, deletei depois de fazer testes e ver que deu em nada, se quiser testar e simples, mas acho que teria que ser na real mesmo...
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 3891
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 43
Localização : Santa Cruz das Palmeiras - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 Empty Re: Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões

Mensagem por ELETRÔNICA PEREZ Seg 15 Abr 2013 - 22:10

Anão renato,eu não uso simuladores,seria apenas para obter informações já que você testou.Tentei algumas vezes mais achei um pouco complicado rsrsrs.

Observando a fonte original,realmente ele tem soft start,isso daria tempo para o capacitor carregar completamente.Mais não dá escapar do capacitor de 2u2 x250 para essa fonte.Fiz novos testes e consegui estabilizar uma tensão de 12v rodando um cooler,só que os resistores ficariam com pelo menos 5 W.

Sigo tentando..tenho certeza que encontraremos um solução ideal.
ELETRÔNICA PEREZ
ELETRÔNICA PEREZ
Parceiro do Fórum
Parceiro do Fórum

Mensagens : 856
Data de inscrição : 14/01/2013
Idade : 44
Localização : Orizona-Goiás

http://www.eletronicaperez.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 Empty Re: Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões

Mensagem por renatoscp Seg 15 Abr 2013 - 22:24

Pois é... Esse "start" que é um saco... Se for usar componentes muito grandes na placa, convém meter um trafinho msm rs.... É uma pena isso, essas fontes com o 3525, e algumas com o 494 (atx usa muito) tem uma excelente estabilidade, por se utilizarem de feedback... Nunca reparei... Como é a alimentação dos CIS das ATX??
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 3891
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 43
Localização : Santa Cruz das Palmeiras - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 Empty Fim dos testes.

Mensagem por ELETRÔNICA PEREZ Ter 16 Abr 2013 - 22:58

Então Renato,a alimentação das fontes ATX,são provenientes de uma fonte chaveada do tipo flyback.

Depois de horas de testes práticos,descobri que não é conveniente usar fonte capacitativa nesse projeto,esse recurso só será eficaz em fonte com soft start,mais longo que esse, o NTC usado nesse projeto,tem uma resposta muita rápida,e não há tempo hábil para carregar o capacitor eletrolítico que seria usado como fonte auxiliar.

Tentei também,resistores vindo dos pontos de B+ com 150 e 300 Volts,funcionaram mas...o uso de grandes resistores para diminuir a corrente se tornou inviável nesse caso,alem da tensão demorar para alcançar os 12 volts que precisamos,o correto seria a tensão alta 300 volts,chegar logo após o pwm já está ativo,evitando que os dois fets possam conduzir simultaneamente e entrar em curto.

O único recurso que me sobrou,foi o uso de transistor MJ13007/9 ou tip 50 + um diodo zener de 18 v e três resistores,um de 4,7 a 15K por 5W e dois de 39K por 2W.Pronto assim funcionou perfeitamente sem aquecimento dos mesmos.

Renato usando a fonte capacitativa,até funciona nesse projeto ,mais caso tenha alguma carga na saída,a fonte não atingira a sua tensão máxima de saída,os pulsos não atingiram os 4,5 vpp ao menos. E outra sabe o que acontece caso,quando se retira a alimentação ac e retorna novamente ? eu sei......bum,lá se vai o seu driver e os dois fets 'embora' .Mais isso usando a fonte capacitativa.

Então encerro os testes com a alimentação,e depois te passo maiores detalhes.

Caso,algum colega tenha dificuldade na montagens é só postar.

ELETRÔNICA PEREZ
ELETRÔNICA PEREZ
Parceiro do Fórum
Parceiro do Fórum

Mensagens : 856
Data de inscrição : 14/01/2013
Idade : 44
Localização : Orizona-Goiás

http://www.eletronicaperez.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 Empty Re: Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões

Mensagem por bucanian Ter 16 Abr 2013 - 23:07

leandromp escreveu: Então Renato,a alimentação das fontes ATX,são provenientes de uma fonte chaveada do tipo flyback.

Depois de horas de testes práticos,descobri que não é conveniente usar fonte capacitativa nesse projeto,esse recurso só será eficaz em fonte com soft start,mais longo que esse, o NTC usado nesse projeto,tem uma resposta muita rápida,e não há tempo hábil para carregar o capacitor eletrolítico que seria usado como fonte auxiliar.

Tentei também,resistores vindo dos pontos de B+ com 150 e 300 Volts,funcionaram mas...o uso de grandes resistores para diminuir a corrente se tornou inviável nesse caso,alem da tensão demorar para alcançar os 12 volts que precisamos,o correto seria a tensão alta 300 volts,chegar logo após o pwm já está ativo,evitando que os dois fets possam conduzir simultaneamente e entrar em curto.

O único recurso que me sobrou,foi o uso de transistor MJ13007/9 ou tip 50 + um diodo zener de 18 v e três resistores,um de 4,7 a 15K por 5W e dois de 39K por 2W.Pronto assim funcionou perfeitamente sem aquecimento dos mesmos.

Renato usando a fonte capacitativa,até funciona nesse projeto ,mais caso tenha alguma carga na saída,a fonte não atingira a sua tensão máxima de saída,os pulsos não atingiram os 4,5 vpp ao menos. E outra sabe o que acontece caso,quando se retira a alimentação ac e retorna novamente ? eu sei......bum,lá se vai o seu driver e os dois fets 'embora' .Mais isso usando a fonte capacitativa.

Então encerro os testes com a alimentação,e depois te passo maiores detalhes.

Caso,algum colega tenha dificuldade na montagens é só postar.


Leandro, parabéns!!!! Bravo!!!

Você já chegou a mdedir o máximode corrente que conseguiu "tirar" da fonte?

Um abraço!
bucanian
bucanian
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 57
Data de inscrição : 04/06/2012
Idade : 61
Localização : sp

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 Empty Re: Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões

Mensagem por renatoscp Ter 16 Abr 2013 - 23:13

Muito bom Leandro... Mesmo que for necessário espremer um pouco ou aumentar alguns milimetros na placa, será viável... Vi que vc colocou dissipador no MJ. Me diga... Esquenta muito? Faz um favor pra mim... Quando terminar os testes, faz um esquematico da sua complementação, se possível ok? A gente manda bala na placa!
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 3891
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 43
Localização : Santa Cruz das Palmeiras - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 Empty Re: Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões

Mensagem por ELETRÔNICA PEREZ Qua 17 Abr 2013 - 10:14

Valeu Renato.

Não pude fazer testes de potencia ainda,por causa da minha ponte reificadora que estou usando,só 6 A,mais acredito que com aquele núcleo que estou usando e fets adequados,consiga algo entre 1200W sem saturar o núcleo,veja que ele é bem menor,o original, tudo vai depender muito do acerto do núcleo.

O Mj não esquentou nada aqui,mais acredito se deixar ligado por algumas horas ele ficara morno,digo isso porque tenho outra fonte aqui,e usa o mesmo sistema.

Depois eu passo os valores de tudo que usei aqui,junto com o esqueminha da alimentação.
ELETRÔNICA PEREZ
ELETRÔNICA PEREZ
Parceiro do Fórum
Parceiro do Fórum

Mensagens : 856
Data de inscrição : 14/01/2013
Idade : 44
Localização : Orizona-Goiás

http://www.eletronicaperez.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 Empty Re: Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões

Mensagem por renatoscp Qua 17 Abr 2013 - 12:25

leandromp escreveu: Valeu Renato.

Não pude fazer testes de potencia ainda,por causa da minha ponte reificadora que estou usando,só 6 A,mais acredito que com aquele núcleo que estou usando e fets adequados,consiga algo entre 1200W sem saturar o núcleo,veja que ele é bem menor,o original, tudo vai depender muito do acerto do núcleo.

O Mj não esquentou nada aqui,mais acredito se deixar ligado por algumas horas ele ficara morno,digo isso porque tenho outra fonte aqui,e usa o mesmo sistema.

Depois eu passo os valores de tudo que usei aqui,junto com o esqueminha da alimentação.

Beleza Leandro, fico no aguardo...
Quanto ao toróide, note que eu fiz a placa deixando um bom epaço pra ele, pra que possam ser usados vários tamanhos diferentes, conforme cada necessidade...

Abço!
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 3891
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 43
Localização : Santa Cruz das Palmeiras - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 Empty Re: Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões

Mensagem por sandy silva de oliveira Qua 17 Abr 2013 - 18:33

so umlembrete essa topologia da fonte nao e muito recomendada para grandes potencias, para maior potencia teriamos que usar uma fullbridg.
sandy silva de oliveira
sandy silva de oliveira
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 614
Data de inscrição : 23/12/2012
Idade : 40
Localização : goiania goias

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 Empty Re: Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões

Mensagem por renatoscp Qua 17 Abr 2013 - 18:40

sandy silva de oliveira escreveu:so umlembrete essa topologia da fonte nao e muito recomendada para grandes potencias, para maior potencia teriamos que usar uma fullbridg.

Sim Sandy, mas ela aguenta bem o embaralhado pelo fato de possuir um feedback, que estabiliza quedas... Se o toroide e os transistores chaveadores aguentarem bem dá um caldo...
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 3891
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 43
Localização : Santa Cruz das Palmeiras - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 Empty Re: Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões

Mensagem por sandy silva de oliveira Qui 18 Abr 2013 - 12:03

leandromp escreveu: Então Renato,a alimentação das fontes ATX,são provenientes de uma fonte chaveada do tipo flyback.

Depois de horas de testes práticos,descobri que não é conveniente usar fonte capacitativa nesse projeto,esse recurso só será eficaz em fonte com soft start,mais longo que esse, o NTC usado nesse projeto,tem uma resposta muita rápida,e não há tempo hábil para carregar o capacitor eletrolítico que seria usado como fonte auxiliar.

Tentei também,resistores vindo dos pontos de B+ com 150 e 300 Volts,funcionaram mas...o uso de grandes resistores para diminuir a corrente se tornou inviável nesse caso,alem da tensão demorar para alcançar os 12 volts que precisamos,o correto seria a tensão alta 300 volts,chegar logo após o pwm já está ativo,evitando que os dois fets possam conduzir simultaneamente e entrar em curto.

O único recurso que me sobrou,foi o uso de transistor MJ13007/9 ou tip 50 + um diodo zener de 18 v e três resistores,um de 4,7 a 15K por 5W e dois de 39K por 2W.Pronto assim funcionou perfeitamente sem aquecimento dos mesmos.

Renato usando a fonte capacitativa,até funciona nesse projeto ,mais caso tenha alguma carga na saída,a fonte não atingira a sua tensão máxima de saída,os pulsos não atingiram os 4,5 vpp ao menos. E outra sabe o que acontece caso,quando se retira a alimentação ac e retorna novamente ? eu sei......bum,lá se vai o seu driver e os dois fets 'embora' .Mais isso usando a fonte capacitativa.

Então encerro os testes com a alimentação,e depois te passo maiores detalhes.

Caso,algum colega tenha dificuldade na montagens é só postar.


entao leandomp somos da mesma regiao porem nao estou encontrando o resistor de 510R onde comprou? ja tive na rua 68 e nao encontrei.
sandy silva de oliveira
sandy silva de oliveira
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 614
Data de inscrição : 23/12/2012
Idade : 40
Localização : goiania goias

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 Empty Re: Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões

Mensagem por wenderson Qui 18 Abr 2013 - 15:30

e amigo renato 510R o lugar mais facil e na farnell mas vendem 50 peças mas e 1 centavo cada
wenderson
wenderson
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 238
Data de inscrição : 25/11/2012
Idade : 39
Localização : itumbiara go

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 Empty Re: Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões

Mensagem por renatoscp Qui 18 Abr 2013 - 16:06

http://www.soldafria.com.br/resistor-de-510r-carbono-5-14w-p-132.html

http://www.soldafria.com.br/resistor-de-precisao-510k-1-14w-p-2293.html

http://www.milcomp.com.br/produtos.asp?procura=510R&image.x=0&image.y=0

http://www.farnellnewark.com.br/resistorfilmemetal510r200v0125wax,product,9343300,4600154.aspx

http://www.farnellnewark.com.br/resistor05w1510r,product,9340670,4600154.aspx

Como eu disse, é valor comercial rsrs... Se não estão achando é pq na loja onde vcs estão procurando tá em falta ou não tá comprando!!!
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 3891
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 43
Localização : Santa Cruz das Palmeiras - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 Empty Re: Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões

Mensagem por bucanian Qui 18 Abr 2013 - 16:12

Olá, acredito que possa ligar um resistor de 560 ohms sem problemas, ou então um de 330 ohms com um de 180 ohms em série.
bucanian
bucanian
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 57
Data de inscrição : 04/06/2012
Idade : 61
Localização : sp

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 Empty Resistor

Mensagem por ELETRÔNICA PEREZ Qui 18 Abr 2013 - 19:26

Sandy,eu compro muita coisa lá 68,na loja do Wendel,mais o resistor eu não encontrei não,e olha que tenho mais 30 sucatas de Tv aqui,usei um de 390+120 = 510,mais prático que isso é usar um resistor de 470R e um trimpot em série.
ELETRÔNICA PEREZ
ELETRÔNICA PEREZ
Parceiro do Fórum
Parceiro do Fórum

Mensagens : 856
Data de inscrição : 14/01/2013
Idade : 44
Localização : Orizona-Goiás

http://www.eletronicaperez.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 Empty Re: Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões

Mensagem por renatoscp Qui 18 Abr 2013 - 21:58

Existe um modo (errado) de se fazer as coisas, sempre rs... Se vc pegar um resistor de carbono de 470K, e com calma, e um estilete, ir "raspando" o corpo dele de um lado, de forma igualada, tirando material, com a ajuda de um multimetro vc consegue aumentar a resistencia dele facilmente pra 510R ou mais que isso... Depois, basta soldar o lado raspado pra baixo (virado para a placa) e ninguém vê...

Mas pelamordedeus... Se alguém perguntar digam que viram no google, na ferinha de ciencia da escola, ou no putero sei lá, mas num digam que fui eu que ensinei essa poha... rsrsrsrs
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 3891
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 43
Localização : Santa Cruz das Palmeiras - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 Empty Re: Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões

Mensagem por sandy silva de oliveira Qui 18 Abr 2013 - 22:22

que nada vou dar nome e telefone caso alguem precise de uma aula.kkk
sandy silva de oliveira
sandy silva de oliveira
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 614
Data de inscrição : 23/12/2012
Idade : 40
Localização : goiania goias

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 Empty Re: Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões

Mensagem por foxeletronic Sex 19 Abr 2013 - 22:37

KKKKK, Renato você não foi o primeiro a fazer isso, o resto não preciso nem falar!!!!!!!! Quem não tem cachorro caça com o gato!!!

E tem mais, de um trafo de micro ondas de 220 v transformar ele para 110 v raspando os fios de cobre lá pela metade do enrolamento que fica exposto e soldar um fio e ligar em 110 v e a mais de 2 anos de uso está funcionando....
Toda palavra tem um significado por isso que ela existe e se chama ( GAMBIARA). Eita mundo véio......
foxeletronic
foxeletronic
Avançado
Avançado

Mensagens : 771
Data de inscrição : 24/12/2012
Idade : 59
Localização : Capitão- RS

http://www.foxeletronic.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 Empty Re: Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões

Mensagem por daurioalmeida Ter 23 Abr 2013 - 21:37

cade o restante galera?
daurioalmeida
daurioalmeida
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 2
Data de inscrição : 17/04/2013
Idade : 43
Localização : nazarezinho

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 Empty Re: Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões

Mensagem por renatoscp Ter 23 Abr 2013 - 22:50

Calma Daurio... Num tive tempo de mecher na placa ainda rs... Vou fazer um rascunho e mandar pro Leandro dar um confere... Demora mais sai!!! rsrs
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 3891
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 43
Localização : Santa Cruz das Palmeiras - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 Empty Re: Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões

Mensagem por deus efiel Sex 26 Abr 2013 - 8:29

Oi ''renatoscp'' Gostaria de saber como aumentar a tensão de saida dessa fonte para 80v dc .

Aguardo seu retorno!
deus efiel
deus efiel
Avançado
Avançado

Mensagens : 501
Data de inscrição : 24/02/2013
Idade : 41
Localização : fortaleza -ce

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões - Página 7 Empty Re: Fonte chaveada com SG3525 - 2 versões

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 7 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos