Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira

Participe do fórum, é rápido e fácil

Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira
Eletrônica Silveira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
HOMENAGEM

Na vida tudo passa tudo acontece mas alguém igual a você a gente jamais esquece

GRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  1-74


★ 22 de novembro de 1991

† 12 de março de 2016

Nosso eterno amigo, administrador e fundador deste fórum
Quem está conectado?
73 usuários online :: 1 registrado, 0 invisíveis e 72 visitantes :: 2 motores de busca

sandy silva de oliveira

O recorde de usuários online foi de 362 em Sex 9 Abr 2021 - 22:11
Últimos assuntos
» Meu irs 900 stereo
GRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  EmptyOntem à(s) 17:40 por sandy silva de oliveira

» LAYOUT DA TIME ONE E OS PDF
GRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  EmptySex 19 Abr 2024 - 20:01 por cristaltec

» PI ITALIANO 6V DETECTOR DE METAL
GRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  EmptyQua 10 Abr 2024 - 19:10 por Fardin pezzhan

» DETECTOR DE METAIS IDX-PRO
GRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  EmptySex 5 Abr 2024 - 19:51 por Fardin pezzhan

» Fonte Chaveada 2000W SG3525 & IR2110
GRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  EmptyQui 4 Abr 2024 - 12:55 por sandy silva de oliveira

» Todas as revistas CTA VOL 1 A 12 - aproveitem.
GRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  EmptyTer 2 Abr 2024 - 22:28 por Rodrigo L Santos

» >>>>>>> Sobre a criação de novos tópicos<<<<<<<<<<<<<<<
GRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  EmptyDom 24 Mar 2024 - 16:10 por crisnich

» Defeito intermitente amplificador Ciclotron TIP5000
GRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:13 por fastaveira

» Esquema Amplificador Audio Leader AL 5.0
GRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:01 por fastaveira

» MK4000 - FONTE CHAVEADA FULL BRIDGE
GRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  EmptyDom 17 Mar 2024 - 18:43 por sandy silva de oliveira

» amplificador class h tailandes
GRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  EmptySex 15 Mar 2024 - 22:41 por mehuysal

» Amplificador Super Strong
GRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  EmptyQui 14 Mar 2024 - 13:03 por Reginaldo Silva

» Amplificador Classe D UCD1500
GRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  EmptyQua 13 Mar 2024 - 13:07 por Guille

»  NS450 - FONTE CHAVEADA PARTE 2
GRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  EmptySeg 11 Mar 2024 - 6:55 por ffernand3s

» Amplificador Fonte Simples em teia de aranha
GRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  EmptySex 1 Mar 2024 - 12:17 por Reginaldo Silva

Top dos mais postadores
Rafael Silveira (7816)
GRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  I_vote_lcapGRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  I_voting_barGRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  I_vote_rcap 
Caca Silva (6057)
GRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  I_vote_lcapGRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  I_voting_barGRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  I_vote_rcap 
renatoscp (3891)
GRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  I_vote_lcapGRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  I_voting_barGRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  I_vote_rcap 
CMeletronica (3234)
GRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  I_vote_lcapGRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  I_voting_barGRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  I_vote_rcap 
michel chagas (2791)
GRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  I_vote_lcapGRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  I_voting_barGRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  I_vote_rcap 
Railson (2119)
GRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  I_vote_lcapGRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  I_voting_barGRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  I_vote_rcap 
alexsandro rodrigues de a (1835)
GRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  I_vote_lcapGRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  I_voting_barGRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  I_vote_rcap 
naldo santos (1625)
GRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  I_vote_lcapGRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  I_voting_barGRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  I_vote_rcap 
ablacon64 (1222)
GRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  I_vote_lcapGRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  I_voting_barGRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  I_vote_rcap 
gilvantexas (1061)
GRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  I_vote_lcapGRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  I_voting_barGRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  I_vote_rcap 

Medidor de Velocidade


GRADIENTE ESOTECH HA-2 AJUSTE DO BIAS E OFFSET

+2
farjon
Marcos Aurelio Rocha
6 participantes

Ir para baixo

GRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  Empty GRADIENTE ESOTECH HA-2 AJUSTE DO BIAS E OFFSET

Mensagem por Marcos Aurelio Rocha Sáb 2 Nov 2013 - 18:01

Senhores amigos tecnicos "mais experientes" pois sou novato nessa área fantástica da eletrônica , estou reformando minha Potencia Gradiente Ha-2 um clássico nacional em matéria de power vintage. sei medir os transistores , diodos, cis , resistores troquei a fiação medi as tensões, mas estou apanhando por não ter "ainda" a noção da medição da tensão de offset e ajustar a corrente de repouso do bias. e olha que na internet tem post sobre esse ajuste mas na Polyvox Pm-5000 mas nada sobre um ajuste decente e realmente explicativo sobre tal ajuste para a nossa Brazuca Esotech Ha-2. se vocês puderem me ajudar no caminho das pedras poderemos ajudar quem sabe umas dezenas de novos técnicos que não sabe esse procedimento tão necessário para a proteção dos drivers e seção amplificadora. Detalhe, som sem grave sem "potencia" e vai sumindo aos poucos. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Marcos Aurelio Rocha
Marcos Aurelio Rocha
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 13
Data de inscrição : 02/11/2013
Idade : 48
Localização : Ferraz de Vasconcelos

Ir para o topo Ir para baixo

GRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  Empty Re: GRADIENTE ESOTECH HA-2 AJUSTE DO BIAS E OFFSET

Mensagem por farjon Sáb 2 Nov 2013 - 19:58

Marcos Aurelio Rocha escreveu:  se vocês puderem me ajudar no caminho das pedras poderemos ajudar quem sabe umas dezenas de novos técnicos que não sabe esse procedimento tão necessário para a proteção dos drivers e seção amplificadora.
Marcos,

Boa noite.

No HA-II, não há ajuste de offset. O circuito formado pelo 741 e componentes associados é um "servo" que visa manter o offset zerado na saída.  Se este circuito estiver com problemas, experimente começar trocando os pequenos eletrolíticos do mesmo. Não o elimine.

Não estou com o manual de serviço em mãos, agora, mas pelo que tenho de outras anotações a especificação original da corrente quiescente do HA-II é de 20 mA por transistor. Isto corresponde a 20mA x 0,47 Ohms = 9,4mV medidos em cima de um dos resistores de 0,47 ohm da saída. Tal ajuste pode ser feito ajustando-se com cuidado o valor de R132 (resistor variável) de modo que a tensão sobre R155 ou R156 ou R161 ou R162 seja 9,4mV.

Como curiosidade, o valor teórico ótimo de bias para a configuração de saída do HA-II com resistores de emissor de 0,47 Ohms é de 59mA por transistor. Isto corresponde a 59mA x 0,47 Ohms = 27,7mV medidos em cima de um dos resistores de 0,47 ohm da saída. Mas a Gradiente deve ter usado os 20mA para não aquecer demais o amplificador com a corrente quiescente, por isto ele deve estar em local ventilado, fora de estante ou rack. Mas, alguns relatam melhoria no som com isto.

Sugestão: Ajuste o amplificador no padrão (9,4mV). Depois que estiver revisado e estabilizado, experimente o valor maior (27,7mV) observando se a temperatura dos dissipadores não será excessiva. Deve ser possível manter a mão sobre os dissipadores. Estou assumindo que o HA-II estará revisado e sem problemas.

Se houver dúvidas, volte a escrever.  Tentarei achar o manual de serviço.
farjon
farjon
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 23
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 63
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

GRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  Empty Re: GRADIENTE ESOTECH HA-2 AJUSTE DO BIAS E OFFSET

Mensagem por Marcos Aurelio Rocha Sáb 2 Nov 2013 - 20:38

Farjon , rapaz, você é o cara. por isso dizem que esse garoto tem o som mais refinado que o Pm-5000 offset por servo "Ca741" o ic101 por isso apenas um potenciômetro. o R132. estou salvando sua descrição pois é de muito valor. você deve ter feito vários powers desse tipo!!! beleza vou regular nesses padrões que você me descreveu. bom agora mais detalhes técnicos do power, a placa da fonte parece estar perfeita inclusive medida por um amigo técnico das antigas , porém ao testar as duas placas de drivers com os transistores amplificadores em seus dissipadores os drivers c2238b esquentam muito e eu desligo para não haver queima "embora tenha vários deles é chato ficar trocando toda hora kkk" e tenho vários toshibas 1301 e o 3280 ou seja se queimar não esquento em procurar, e são originais. mas o som sai fraco "muito" e falhado dai vai sumindo.... ou seja ,,, são os 2238 indo pro espaço, o problema esta então ?!?!? ou na placa da fonte mesmo.Question( ou na pci 321b onde sai toda o cabeamento primário para os drivers 2238 e 968. passa seu email que mando o esquema em Pdf. eu tenho ele . obrigado amigo carioca.
Marcos Aurelio Rocha
Marcos Aurelio Rocha
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 13
Data de inscrição : 02/11/2013
Idade : 48
Localização : Ferraz de Vasconcelos

Ir para o topo Ir para baixo

GRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  Empty Re: GRADIENTE ESOTECH HA-2 AJUSTE DO BIAS E OFFSET

Mensagem por Marcos Aurelio Rocha Sáb 2 Nov 2013 - 20:40

Link do esquema [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Marcos Aurelio Rocha
Marcos Aurelio Rocha
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 13
Data de inscrição : 02/11/2013
Idade : 48
Localização : Ferraz de Vasconcelos

Ir para o topo Ir para baixo

GRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  Empty Re: GRADIENTE ESOTECH HA-2 AJUSTE DO BIAS E OFFSET

Mensagem por Marcos Aurelio Rocha Sáb 2 Nov 2013 - 20:51

Ah detalhe , o Amigo meu técnico disse que eu poderia trocar os resistores da placa da fonte os nfr 25 de 22r e os r507 de 3k9 cr68 por resistores de fio de 5w, pois ele disse que dissipariam melhor o calor além de os mais antigos mesmo medindo seus valores certos no multi-teste poderiam alterar os valores com o aquecimento. e troquei os r137,r143 e r148 por resistores de fio de 5w também. sendo que os originais eram Cr68 os r143 e r137 de 10Ω e r148 de 22Ω . fiz alguma besteira ou pode ser ou os que pus são equivalentes?? Obrigado de novo.
Marcos Aurelio Rocha
Marcos Aurelio Rocha
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 13
Data de inscrição : 02/11/2013
Idade : 48
Localização : Ferraz de Vasconcelos

Ir para o topo Ir para baixo

GRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  Empty Re: GRADIENTE ESOTECH HA-2 AJUSTE DO BIAS E OFFSET

Mensagem por Gregho Dom 3 Nov 2013 - 14:23

Amigos,
Montei um Leach com 4 pares por canal. Fiz os ajustes da corrente de bias e de offset. Com relação ao último, um canal ficou com algo em torno de 15 mv e o outro com - 1,5 mv. Neste último caso o valor ficou menor, porém negativo. Sei que os 15 mv de um canal está satisfatório. Contudo tenho dúvidas com relação ao fato do valor do outro ser negativo, embora muito baixo. Isto teria alguma influência negativa no desempenho?
Gregho
Gregho
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 13
Data de inscrição : 11/06/2011
Idade : 57
Localização : BETIM/MG

Ir para o topo Ir para baixo

GRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  Empty Re: GRADIENTE ESOTECH HA-2 AJUSTE DO BIAS E OFFSET

Mensagem por Marcos Aurelio Rocha Seg 4 Nov 2013 - 12:21

Olá senhores técnicos , obrigado pela ajuda, bom um amigo "mais experiente" de outro forum me elucidou que o som saindo "por soquinho" se dá por conta de defeito no circuito exitador do amp. como posso testar sua polarização sem alimentação já que os Transistores 2sa2238 esquentam logo após a energização? ou o circuito exitador é formado pelos c2240 e a970? amigos de novo muito obrigado.
Marcos Aurelio Rocha
Marcos Aurelio Rocha
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 13
Data de inscrição : 02/11/2013
Idade : 48
Localização : Ferraz de Vasconcelos

Ir para o topo Ir para baixo

GRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  Empty Re: GRADIENTE ESOTECH HA-2 AJUSTE DO BIAS E OFFSET

Mensagem por farjon Ter 5 Nov 2013 - 1:16

Marcos Aurelio Rocha escreveu:Ah detalhe , o Amigo meu técnico disse que eu poderia trocar os resistores da placa da fonte os nfr 25 de 22r e os r507 de 3k9 cr68 por resistores de fio de 5w, pois ele disse que dissipariam melhor o calor além de os mais antigos mesmo medindo seus valores certos no multi-teste poderiam alterar os valores com o aquecimento. e troquei os r137,r143 e r148 por resistores de fio de 5w também. sendo que os originais eram Cr68 os r143 e r137 de 10Ω e r148  de 22Ω . fiz alguma besteira ou pode ser ou os que pus são equivalentes??  Obrigado de novo.
Em princípio não deve dar problemas se os valores são os mesmos dos resistores originais. Mediu com multímetro os resistores antes de montar?

As tensões de alimentação medidas no circuito são as mesmas que estão no esquema?  

Quando o amplificador falha, é nos dois canais ou em um só?  As tensões de alimentação mudam quando falha?

Os capacitores eletrolíticos ainda são os originais?
farjon
farjon
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 23
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 63
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

GRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  Empty Re: GRADIENTE ESOTECH HA-2 AJUSTE DO BIAS E OFFSET

Mensagem por Marcos Aurelio Rocha Ter 5 Nov 2013 - 13:33

Olá Farjon, boa tarde. ok então fico aliviado quanto aos resistores, segui o esquema original para a escolha pois sei que estes são mais "esquentadinhos" mesmo por isso os resistores de fio de 5 watts. as tensão estão ok vindo da placa da fonte, porem notei que ela esta alta 39 volts no emissor dos C2238 em vez de marcar +38v esta marcando +77 volts , tá ruim o negócio né !!!! mas montei somente um canal o outro esta desmontado . com os fios dos capacitores de 5000µf / 70v (ELE) os fios laranja e azul. isso pode influenciar no mal funcionamento? eu devo montar os dois canais então? segue uma foto do tr onde a tensão esta 39v acima.[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Marcos Aurelio Rocha
Marcos Aurelio Rocha
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 13
Data de inscrição : 02/11/2013
Idade : 48
Localização : Ferraz de Vasconcelos

Ir para o topo Ir para baixo

GRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  Empty Re: GRADIENTE ESOTECH HA-2 AJUSTE DO BIAS E OFFSET

Mensagem por Marcos Aurelio Rocha Ter 5 Nov 2013 - 13:36

Os capacitores eu troquei os siemens 2200µ/10v radiais pelos 2200µ/25v axiais. sei que é recomendado que eu ponha no máximo 2200µ/16v mas não achei tal valor.
Marcos Aurelio Rocha
Marcos Aurelio Rocha
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 13
Data de inscrição : 02/11/2013
Idade : 48
Localização : Ferraz de Vasconcelos

Ir para o topo Ir para baixo

GRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  Empty Re: GRADIENTE ESOTECH HA-2 AJUSTE DO BIAS E OFFSET

Mensagem por farjon Ter 5 Nov 2013 - 23:21

Marcos Aurelio Rocha escreveu: as tensão estão ok vindo da placa da fonte, porem notei que ela esta alta 39 volts no emissor dos C2238 em vez de marcar +38v esta marcando +77 volts , tá ruim o negócio né !!!! mas montei somente um canal o outro esta desmontado . com os fios dos capacitores de 5000µf / 70v  (ELE) os fios laranja e azul. isso pode influenciar no mal funcionamento? eu devo montar os dois canais então?  segue uma foto do tr onde a tensão esta 39v acima.[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Êita ferro...  Twisted Evil  

Se as tensões medidas não são as mesmas do esquema, não vai funcionar direito...

Com calma, meça as tensões nas placas da fonte, do amplificador, reveja a fiação e volte quando estiver tudo correto.

Não monte o segundo canal enquanto não souber o que está errado no primeiro.
farjon
farjon
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 23
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 63
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

GRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  Empty Re: GRADIENTE ESOTECH HA-2 AJUSTE DO BIAS E OFFSET

Mensagem por Marcos Aurelio Rocha Qua 6 Nov 2013 - 11:24

Ok pode deixar estou com uns trabalhos juntos mas faço um pente fino em tudo. até mais amigo Farjon.
Marcos Aurelio Rocha
Marcos Aurelio Rocha
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 13
Data de inscrição : 02/11/2013
Idade : 48
Localização : Ferraz de Vasconcelos

Ir para o topo Ir para baixo

GRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  Empty Re: GRADIENTE ESOTECH HA-2 AJUSTE DO BIAS E OFFSET

Mensagem por CMeletronica Qua 6 Nov 2013 - 11:27

Tudo com calma se resolve vc não pode ja ir pensando que vai dar errado e ter medo do problema tem que encarar de frente
avatar
CMeletronica
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 3234
Data de inscrição : 30/01/2013
Idade : 44
Localização : TRÊS RIOS

Ir para o topo Ir para baixo

GRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  Empty Re: GRADIENTE ESOTECH HA-2 AJUSTE DO BIAS E OFFSET

Mensagem por Marcos Aurelio Rocha Qua 6 Nov 2013 - 11:31

Ah pode deixar sou certo que darei conta desse e dos vários que virão. dominando um o resto é parecido. gosto do desafio.
Marcos Aurelio Rocha
Marcos Aurelio Rocha
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 13
Data de inscrição : 02/11/2013
Idade : 48
Localização : Ferraz de Vasconcelos

Ir para o topo Ir para baixo

GRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  Empty Re: GRADIENTE ESOTECH HA-2 AJUSTE DO BIAS E OFFSET

Mensagem por Alexandre Travi Qui 23 Jan 2014 - 14:14

Oi Marcos, como esta ficando o HA-II ? conseguiu avançar? sei que não precisa dizer mas é bom lembrar .. sempre colocar a Lâmpada em série para proteger o aparelho.. Abraço.
Alexandre Travi
Alexandre Travi
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 2
Data de inscrição : 23/01/2014
Idade : 60
Localização : Caxias do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

GRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  Empty Re: GRADIENTE ESOTECH HA-2 AJUSTE DO BIAS E OFFSET

Mensagem por Marcos Aurelio Rocha Qui 23 Jan 2014 - 15:04

Óla queridos estou com ele no momento refazendo a serigrafia, um profissional proximo aqui no Itaim Paulista esta fazendo as placas serigráficas. a parte eletrônica estou trocando os amplificadores toshibas. a lâmpada série é um importante coringa para aparelhos de audio de uso profissional. mais novidades e até fotos eu vou por quando do final do projeto. até mais e boas energias. Wink 
Marcos Aurelio Rocha
Marcos Aurelio Rocha
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 13
Data de inscrição : 02/11/2013
Idade : 48
Localização : Ferraz de Vasconcelos

Ir para o topo Ir para baixo

GRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  Empty Re: GRADIENTE ESOTECH HA-2 AJUSTE DO BIAS E OFFSET

Mensagem por Minondas Sex 21 Mar 2014 - 17:53

Ainda que já passado algum tempo do post, gostaria de pegar carona e indagar sobre um amplificador PA 400 da Cygnus. Este power teve trocados todos os seus eletrolíticos. Já li comentários de que tem gente que deixa o bias em 100 mA pois o resultado sonoro é melhor do que o valor indicado (acho que é 20 mA por transístor de saída). O que dizem?
Minondas
Minondas
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 198
Data de inscrição : 01/09/2012
Idade : 55
Localização : interior de são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

GRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  Empty Re: GRADIENTE ESOTECH HA-2 AJUSTE DO BIAS E OFFSET

Mensagem por Marcos Aurelio Rocha Sáb 22 Mar 2014 - 0:52

Caro minondas o recomendado para ajustar no resistor de saída é bem menos que isso. cerca de 20mA já é o bastante se não os amp fritam. tem um video no Yt do Antonio Mergulhão ensinando a regulagem e seus critérios. vá com calma na regulagem. fui.
Marcos Aurelio Rocha
Marcos Aurelio Rocha
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 13
Data de inscrição : 02/11/2013
Idade : 48
Localização : Ferraz de Vasconcelos

Ir para o topo Ir para baixo

GRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  Empty Re: GRADIENTE ESOTECH HA-2 AJUSTE DO BIAS E OFFSET

Mensagem por Minondas Seg 24 Mar 2014 - 20:03

Marcos,

Eu não fiz isso.  Me parece que quem menciona esse negócio de usar 100 mA nos PA 400 é o Rui Fernando Costa, alegando que isso poderia ser usado desde que o amplificador ficasse em local com ventilação suficiente.  Ele alega que isso traz melhorias sonoras.  A regulagem do meu está em 30 mA, mas quando eu o comprei (usado) ele estava com uns 120 mA por canal (não por transístor, mas digo medindo a corrente no lugar do fusível, sem carga e sem sinal).  Eu acho que vi esse video do Mergulhão; acho que era baseado na tensão sobre o resistor de emissor, não é?
Minondas
Minondas
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 198
Data de inscrição : 01/09/2012
Idade : 55
Localização : interior de são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

GRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  Empty Re: GRADIENTE ESOTECH HA-2 AJUSTE DO BIAS E OFFSET

Mensagem por Marcos Aurelio Rocha Seg 24 Mar 2014 - 22:55

Isso mesmo o do Carlos Mergulhão é sobre o Resistor de emissor. há entendi você esta medindo o consumo total em repouso né? sim pode usar sim nesse nível mas fazer isso com meus transistores toshibas originais acho que eu não o faria não, mas se for para uma festinha porque não kkk mas reza o cuidado, vá com calma pois não queremos torra-los né kkk sei que você quer um som com agudos "quentes" isso?
Marcos Aurelio Rocha
Marcos Aurelio Rocha
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 13
Data de inscrição : 02/11/2013
Idade : 48
Localização : Ferraz de Vasconcelos

Ir para o topo Ir para baixo

GRADIENTE ESOTECH HA-2  AJUSTE DO BIAS E OFFSET  Empty Re: GRADIENTE ESOTECH HA-2 AJUSTE DO BIAS E OFFSET

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos