Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira

Participe do fórum, é rápido e fácil

Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira
Eletrônica Silveira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
HOMENAGEM

Na vida tudo passa tudo acontece mas alguém igual a você a gente jamais esquece

Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 1-74


★ 22 de novembro de 1991

† 12 de março de 2016

Nosso eterno amigo, administrador e fundador deste fórum
Quem está conectado?
60 usuários online :: 1 registrado, 0 invisíveis e 59 visitantes :: 1 motor de busca

Guga47056

O recorde de usuários online foi de 362 em Sex 9 Abr 2021 - 22:11
Últimos assuntos
» Meu irs 900 stereo
Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 EmptyTer 23 Abr 2024 - 18:00 por ROLDAO

» LAYOUT DA TIME ONE E OS PDF
Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 EmptySex 19 Abr 2024 - 20:01 por cristaltec

» PI ITALIANO 6V DETECTOR DE METAL
Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 EmptyQua 10 Abr 2024 - 19:10 por Fardin pezzhan

» DETECTOR DE METAIS IDX-PRO
Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 EmptySex 5 Abr 2024 - 19:51 por Fardin pezzhan

» Fonte Chaveada 2000W SG3525 & IR2110
Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 EmptyQui 4 Abr 2024 - 12:55 por sandy silva de oliveira

» Todas as revistas CTA VOL 1 A 12 - aproveitem.
Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 EmptyTer 2 Abr 2024 - 22:28 por Rodrigo L Santos

» >>>>>>> Sobre a criação de novos tópicos<<<<<<<<<<<<<<<
Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 EmptyDom 24 Mar 2024 - 16:10 por crisnich

» Defeito intermitente amplificador Ciclotron TIP5000
Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:13 por fastaveira

» Esquema Amplificador Audio Leader AL 5.0
Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:01 por fastaveira

» MK4000 - FONTE CHAVEADA FULL BRIDGE
Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 EmptyDom 17 Mar 2024 - 18:43 por sandy silva de oliveira

» amplificador class h tailandes
Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 EmptySex 15 Mar 2024 - 22:41 por mehuysal

» Amplificador Super Strong
Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 EmptyQui 14 Mar 2024 - 13:03 por Reginaldo Silva

» Amplificador Classe D UCD1500
Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 EmptyQua 13 Mar 2024 - 13:07 por Guille

»  NS450 - FONTE CHAVEADA PARTE 2
Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 EmptySeg 11 Mar 2024 - 6:55 por ffernand3s

» Amplificador Fonte Simples em teia de aranha
Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 EmptySex 1 Mar 2024 - 12:17 por Reginaldo Silva

Top dos mais postadores
Rafael Silveira (7816)
Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 I_vote_lcapAjuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 I_voting_barAjuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 I_vote_rcap 
Caca Silva (6057)
Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 I_vote_lcapAjuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 I_voting_barAjuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 I_vote_rcap 
renatoscp (3891)
Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 I_vote_lcapAjuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 I_voting_barAjuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 I_vote_rcap 
CMeletronica (3234)
Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 I_vote_lcapAjuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 I_voting_barAjuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 I_vote_rcap 
michel chagas (2791)
Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 I_vote_lcapAjuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 I_voting_barAjuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 I_vote_rcap 
Railson (2119)
Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 I_vote_lcapAjuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 I_voting_barAjuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 I_vote_rcap 
alexsandro rodrigues de a (1835)
Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 I_vote_lcapAjuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 I_voting_barAjuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 I_vote_rcap 
naldo santos (1625)
Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 I_vote_lcapAjuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 I_voting_barAjuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 I_vote_rcap 
ablacon64 (1222)
Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 I_vote_lcapAjuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 I_voting_barAjuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 I_vote_rcap 
gilvantexas (1061)
Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 I_vote_lcapAjuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 I_voting_barAjuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 I_vote_rcap 

Medidor de Velocidade


Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída

+9
leonardo silvva
emerson luis
foxeletronic
ELETRÔNICA PEREZ
mroberto98
albert_emule
rodrigosomnatal
D.F.
juli@no
13 participantes

Página 4 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para baixo

Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 Empty Re: Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída

Mensagem por mroberto98 Qui 29 maio 2014 - 1:41

Se e uma half, vc pode ligar em 110Vac e sera dobrado pra 300Vdc...

Pro trafo ira 150Vdc!

Na pior condição, será quando a rede abaixar um pouco, e o tanto que vc deixara cair e vc que decide! Se sua fonte conseguir operar com uma rede bem baixa, melhor que as outras vai ser!

Se vc escolhe por exemplo ate 100Vac, vai ter 282Vdc nos capacitores ou 141V para o trafo.

Ai vem os ripples nos capacitores, e na pior condiçao o ripple atinge 200Vdc nos capacitores ou 100V para o trafo.

Entao o trafo vc calcula para ter uns 16V no secundario com 100V no primario.



mroberto98
mroberto98
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 36
Data de inscrição : 28/05/2014
Idade : 26
Localização : Paraná

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 Empty Re: Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída

Mensagem por ELETRÔNICA PEREZ Qui 29 maio 2014 - 7:57

Bom dia pessoal.

Estava dando uma olhada no tópico,vi o pessoal comentar sobre a fonte Banda,eu tenho uma aqui,vou ver se consigo por em funcionamento,para 'pegar' a frequencia dela.

Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 1003887q
ELETRÔNICA PEREZ
ELETRÔNICA PEREZ
Parceiro do Fórum
Parceiro do Fórum

Mensagens : 856
Data de inscrição : 14/01/2013
Idade : 44
Localização : Orizona-Goiás

http://www.eletronicaperez.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 Empty Re: Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída

Mensagem por albert_emule Qui 29 maio 2014 - 21:35

juli@no escreveu:Não me expressei bem, quis dizer que estão trocando os transistores IGBTs (híbridos) por transistores MOSFETS (efeito de campo de semicondutor por metal óxido).
Mas creio que vc entendeu, já que agiu no sarcasmo. kkk

Cara, o IGBT já é a evolução do mosfet srsrsrsr.
O IGBT costuma até ser mais rápido que um mosfet no chaveamento, mas uma característica dele pode confundir: freqüência com velocidade de chaveamento.
O IGBT em alguns casos consegue chavear mais rápido que um mosfet, mas só é recomendando que ele trabalhe em baixa freqüência. IGBT trava sabia? rsrsrs. É um efeito SCR parasita.

O igbt ainda tem uma outra característica muito interessante:
Coeficiente de temperatura negativo. Quanto mais quente fica, menor é a queda de tensão entre coletor e emissor quando em ON.

O mosfet funciona ao contrário:
Quando mais quente, maior a resistência.
Já reparou que os mosfets de alta tensão costumam ter resistência Dreno Sorce ON maior?
Isso não ocorre no IGBT. Ele tem apenas uma queda de tensão das junções. Ocorre que a partir de determinadas tensões aquelas quedas de tensão das junções dos IGBTs dão menos perdas que a resistência Dreno Source do mosfet rsrsrs. Por isso que em alta tensão e potência é mais recomendado IGBT.

Mas existem circuitos que foram projetados para trabalharem com alta freqüência, acima de 40Khz. Aí o projetista as vezes escolhe usar mosfets rsrsrs.


Os transistores mais modernos ainda estão em laboratório. São feito de materiais que são raros e por isso caro. Ainda estão muito distante da nossa realidade.

Já viu o transistor 100% eficiente?
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=transistor-quantico-sem-semicondutor&id=010110130701#.U4fSIHJdWuI


albert_emule
albert_emule
Avançado
Avançado

Mensagens : 403
Data de inscrição : 15/02/2014
Idade : 41
Localização : Salvador BA

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 Empty Re: Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída

Mensagem por rodrigosomnatal Sex 30 maio 2014 - 1:07

ELETRÔNICA PEREZ escreveu:Bom dia pessoal.

Estava dando uma olhada no tópico,vi o pessoal comentar sobre a fonte Banda,eu tenho uma aqui,vou ver se consigo por em funcionamento,para 'pegar' a frequencia dela.

Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 1003887q
boa noite leandro... , muito obrigado cara por me dar uma mãozinha com a foto pois praticamente fui crucificado por ter dito que minha humilde fonte trabalha bem sem o INDUTOR. LEANDRO me diz uma coisa: e sobre half-bridge só se conseguir 600W...???kkkk
rodrigosomnatal
rodrigosomnatal
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 160
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 39
Localização : natalrn

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 Empty Re: Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída

Mensagem por rodrigosomnatal Sex 30 maio 2014 - 1:23

mroberto98 escreveu:Cara pensava que IGBT era um transistor! Juro por Deus!!!
e ai amigo............ que DERRAPADA EM...........kkkkkkkkkkkkkkkkkk, falando nisso mudou sua opinião sobre potência das half............rsrsrsrsr Very Happy Very Happy 
rodrigosomnatal
rodrigosomnatal
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 160
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 39
Localização : natalrn

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 Empty Re: Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída

Mensagem por mroberto98 Sex 30 maio 2014 - 1:41

Cara ja provado que a sua fonte so funciona sem indutor pq o proprio primario ja esta limitando essa potência!

mroberto98
mroberto98
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 36
Data de inscrição : 28/05/2014
Idade : 26
Localização : Paraná

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 Empty Re: Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída

Mensagem por mroberto98 Sex 30 maio 2014 - 1:43

Quer me provar algo? Poste duas fotos: uma medindo diretamente a saida do trafo, e a outra medindo diretamente nos terminais do primario com osciloscipio!
mroberto98
mroberto98
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 36
Data de inscrição : 28/05/2014
Idade : 26
Localização : Paraná

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 Empty Re: Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída

Mensagem por rodrigosomnatal Sex 30 maio 2014 - 1:58

olha amigo. graças a meu DEUS, eu tenho ociloscopio,gerador e frequencimetro... mas não vim aqui para querer provar ou ate mesmo contradizer ninguem, sou apenas um pobre técnico em eletronica que sustento minha mulher e meus filhos com essa profissão que AMO MUITO! desde criança e infelizmente tive vontade de compartilhar a alegria que tive com essa fonte simples mais que é as condições que meus conhecimentos me deram de monta-la.. por isso não vou mais me entrometer no meio de mestres... como você. só fico triste é com a revolta de (alguns)seres humanos com alguem que de certa maneira tem seus conhecimentos limitado... sinceramente é nessas horas que pensamos em DESISTIR!
rodrigosomnatal
rodrigosomnatal
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 160
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 39
Localização : natalrn

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 Empty Re: Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída

Mensagem por rodrigosomnatal Sex 30 maio 2014 - 2:01

mroberto98 escreveu:Quer me provar algo? Poste duas fotos: uma medindo diretamente a saida do trafo, e a outra medindo diretamente nos terminais do primario com osciloscipio!
muito obrigado!!!! e que DEUS te abençoe!!!
rodrigosomnatal
rodrigosomnatal
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 160
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 39
Localização : natalrn

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 Empty Re: Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída

Mensagem por mroberto98 Sex 30 maio 2014 - 2:11

Bom, quem não deve não teme não é msm? Kkkkkkkkk

Vc vem falar que sua fonte funciona sem indutor e funciona! Ok eu acredito que funcione!

E isso deve se ao fato de alguma limitação ja vinda do primario!

Mas falar que seu circuito half no primário esta perfeito ai é mentira ja que não tem indutor!

mroberto98
mroberto98
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 36
Data de inscrição : 28/05/2014
Idade : 26
Localização : Paraná

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 Empty Re: Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída

Mensagem por rodrigosomnatal Sex 30 maio 2014 - 2:11

ha: juliano desculpa ai cara, por essas respostas inúteis que postei em seu tópico... prometo que não ira acontecer mais!!!! abç!
rodrigosomnatal
rodrigosomnatal
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 160
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 39
Localização : natalrn

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 Empty Re: Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída

Mensagem por mroberto98 Sex 30 maio 2014 - 2:13

Mas quando vc puder faz uma full bridge boa com essa msm potencia e experimente não colocar indutor na saída pra ver se não explode os chaveadores! Kkkkkkkkkkkkk
mroberto98
mroberto98
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 36
Data de inscrição : 28/05/2014
Idade : 26
Localização : Paraná

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 Empty Re: Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída

Mensagem por rodrigosomnatal Sex 30 maio 2014 - 2:29

mroberto98 escreveu:Mas quando vc puder faz uma full bridge boa com essa msm potencia e experimente não colocar indutor na saída pra ver se não explode os chaveadores! Kkkkkkkkkkkkk
faz o seguinte: procura discutir teu conhecimento da idade da pedra com pessoas que suportem gente como vc! e a proposito procura acompanhar a evolução dos componentes!kkk....
rodrigosomnatal
rodrigosomnatal
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 160
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 39
Localização : natalrn

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 Empty Re: Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída

Mensagem por mroberto98 Sex 30 maio 2014 - 2:48

Infelizmente não da pra discutir um assunto de forma didatica com uma pessoa que desconhece o funcionamento da ARQUITETURA da fonte e não dos componentes!

Não sei que teima em componentes se o problema não é eles! Você saberia disso se pelo menos entendesse a fonte!
mroberto98
mroberto98
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 36
Data de inscrição : 28/05/2014
Idade : 26
Localização : Paraná

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 Empty Re: Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída

Mensagem por rodrigosomnatal Sex 30 maio 2014 - 3:12

mroberto98 escreveu:Infelizmente não da pra discutir um assunto de forma didatica com uma pessoa que desconhece o funcionamento da ARQUITETURA da fonte e não dos componentes!

Não sei que teima em componentes se o problema não é eles! Você saberia disso se pelo menos entendesse a fonte!
so te digo uma coisa: vc não nasceu sabendo de tudo, e meu querido: conheço muitos por ai formados em suas respectivas profissões que estão em situações muito ruim. por isso, digo mais:eu sou muito agradecido a DEUS por ter me dado o dom de fazer o que faço hoje. e não sera um misero ser como vc que irar me desanimar.... vou seguir com meus projetos da maneira que posso e assim sou muuuuuuuuuuuito feliz!!!!!!!!!ok!!!! e te digo mais: LIVROS ASSIM COMO O CONHECIMENTO EVOLUEM DE ACORDO COM DESCORBERTAS QUE SÃO FEITAS ENTÃO MEU CARO.... "PRÁTICA É O QUE NOS LEVA A PERFEIÇÃO!!!! E sem mais......................
rodrigosomnatal
rodrigosomnatal
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 160
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 39
Localização : natalrn

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 Empty Re: Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída

Mensagem por ELETRÔNICA PEREZ Sex 30 maio 2014 - 9:46

Então Rodrigo,acredito que para a eletrônica não existe barreiras,o que existe é recomendações para cada topologia.Eu também já li sobre as half que seriam indicada para potencias até 500W,mais de qual ano ? Há 20 anos atrás...hoje em dia. já existem no mercado fontes até os 2k.

Acho a maior confusão sobre isso,se dá porque quando vc lê,por exemplo uma monografia está escrito lá 500,600w para a full,não está errado acadêmica mente,porque o autor usou referencia de um livro,e esse livro já teve 20 edições e não foi atualizado,então a informação está desatualizada.

Falando em topologias,a maior diferença que vi,foi nas fontes flyback,que eram recomendadas para até uns 200W,mais dai, algum empresa vem e usa essa topologia para fabricar um inversores de solda.
ELETRÔNICA PEREZ
ELETRÔNICA PEREZ
Parceiro do Fórum
Parceiro do Fórum

Mensagens : 856
Data de inscrição : 14/01/2013
Idade : 44
Localização : Orizona-Goiás

http://www.eletronicaperez.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 Empty Re: Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída

Mensagem por albert_emule Sex 30 maio 2014 - 10:35

Calma rsrsrsrs.

Não é que não se possa construir fontes half bridge com potências maiores. Poder pode kkkkk
O problema é que pode ficar economicamente inviável. Já explico:

Pode precisar de mais capacitância na entrada e capacitores são caros.

Pode precisar de transistores que suportem correntes maiores, pois na half bridge os transistores estão submetidos à metade da tensão da rede. Logo a corrente de consumo na entrada será bem maior.


Contando estes dois detalhes montar uma full bridge para esta faixa de potência, pode ficar mais barato.
Uma ou duas para uso próprio não vejo problema nenhum. Mas quando são montadas para vender pode dar um certo prejuízo desnecessário.
Por isso é importante analisar qual topologia fica mais barata.


Eu por exemplo, quero fazer uns carregadores de bateria com tensão de saída de 13.8V e corrente de no máximo 8A.
Eu poderia escolher estre:
Flyback
Half bridge
Full bridge
Escolhi fazer uma Flyback auto oscilante.
Está topologia coube em meu projeto pois a potência é baixa: Mas ou menos 100W.
Calculo que com esta topologia que escolhi eu gastaria aproximadamente R$ 20,00 e conseguiria vender por até R$ 100,00.

Veja que a escolha da topologia é muito importante economicamente falando.


Última edição por albert_emule em Sex 30 maio 2014 - 10:56, editado 2 vez(es)
albert_emule
albert_emule
Avançado
Avançado

Mensagens : 403
Data de inscrição : 15/02/2014
Idade : 41
Localização : Salvador BA

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 Empty Re: Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída

Mensagem por albert_emule Sex 30 maio 2014 - 10:37

ELETRÔNICA PEREZ escreveu:Então Rodrigo,acredito que para a eletrônica não existe barreiras,o que existe é recomendações para cada topologia.Eu também já li sobre as half que seriam indicada para potencias até 500W,mais de qual ano ? Há 20 anos atrás...hoje em dia. já existem no mercado fontes até os 2k.

Acho a maior confusão sobre isso,se dá porque quando vc lê,por exemplo uma monografia está escrito lá 500,600w para a full,não está errado acadêmica mente,porque o autor usou referencia de um livro,e esse livro já teve 20 edições e não foi atualizado,então a informação está desatualizada.

Falando em topologias,a maior diferença que vi,foi nas fontes flyback,que eram recomendadas para até uns 200W,mais dai, algum empresa vem e usa essa topologia para fabricar um inversores de solda.

Tenho esquema de um amplificador importado que usa esta fonte flyback na potência de 10Kw
albert_emule
albert_emule
Avançado
Avançado

Mensagens : 403
Data de inscrição : 15/02/2014
Idade : 41
Localização : Salvador BA

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 Empty Re: Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída

Mensagem por foxeletronic Sex 30 maio 2014 - 20:16

Grupo laben
foxeletronic
foxeletronic
Avançado
Avançado

Mensagens : 771
Data de inscrição : 24/12/2012
Idade : 59
Localização : Capitão- RS

http://www.foxeletronic.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 Empty Re: Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída

Mensagem por rodrigosomnatal Sex 30 maio 2014 - 22:02

ELETRÔNICA PEREZ escreveu:Então Rodrigo,acredito que para a eletrônica não existe barreiras,o que existe é recomendações para cada topologia.Eu também já li sobre as half que seriam indicada para potencias até 500W,mais de qual ano ? Há 20 anos atrás...hoje em dia. já existem no mercado fontes até os 2k.

Acho a maior confusão sobre isso,se dá porque quando vc lê,por exemplo uma monografia está escrito lá 500,600w para a full,não está errado acadêmica mente,porque o autor usou referencia de um livro,e esse livro já teve 20 edições e não foi atualizado,então a informação está desatualizada.

Falando em topologias,a maior diferença que vi,foi nas fontes flyback,que eram recomendadas para até uns 200W,mais dai, algum empresa vem e usa essa topologia para fabricar um inversores de solda.
obrigado Leandro.. é que acho que só vc ate agora entendeu o que eu tentei (a minha maneira) explicar!!! MUITO OBRIGADO LENDRO... são pessoas como vc, renatoscp, naldo santos, cm eletronica e outros tantos que enchem-me de orgulho por poder participar deste forum um forte abç...!!!!
rodrigosomnatal
rodrigosomnatal
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 160
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 39
Localização : natalrn

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 Empty Re: Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída

Mensagem por mroberto98 Sex 30 maio 2014 - 22:25

Qual valor vc colocou aquele capacitor que fica em serie com o trafo? 1uF como normalmente se usa em todas as half?
mroberto98
mroberto98
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 36
Data de inscrição : 28/05/2014
Idade : 26
Localização : Paraná

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 Empty Re: Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída

Mensagem por rodrigosomnatal Sex 30 maio 2014 - 22:32

mroberto98 escreveu:Qual valor vc colocou aquele capacitor que fica em serie com o trafo? 1uF como normalmente se usa em todas as half?
amigo eu não deveria mas vou te respoder: usei 5x 470nf/400v.


Última edição por rodrigosomnatal em Sáb 31 maio 2014 - 1:37, editado 1 vez(es)
rodrigosomnatal
rodrigosomnatal
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 160
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 39
Localização : natalrn

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 Empty Re: Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída

Mensagem por rodrigosomnatal Sex 30 maio 2014 - 22:37

CAPACITOR DE BLOQUEIO!
rodrigosomnatal
rodrigosomnatal
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 160
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 39
Localização : natalrn

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 Empty Re: Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída

Mensagem por mroberto98 Sex 30 maio 2014 - 22:42

Sim é o de bloqueio... É um de poliéster em serie com o primario do trafo!

Mas esses 5x 470uF sao o do filtro da rede elétrica certo? 5 pra cada lado.
mroberto98
mroberto98
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 36
Data de inscrição : 28/05/2014
Idade : 26
Localização : Paraná

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 Empty Re: Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída

Mensagem por rodrigosomnatal Sex 30 maio 2014 - 22:46

mroberto98 escreveu:Sim é o de bloqueio... É um de poliéster em serie com o primario do trafo!

Mas esses 5x 470uF sao o do filtro da rede elétrica certo? 5 pra cada lado.
NÃO SENHOR, SÃO DO PONTO FLOAT ATE O PRIMÁRIO DO TRAFO! NO FILTRO DA REDE USO SÓ 2 DE 100K/400V!
rodrigosomnatal
rodrigosomnatal
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 160
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 39
Localização : natalrn

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída - Página 4 Empty Re: Ajuda em fonte chaveada Half-bridge - Ajuste de tensão de saída

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos