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Alerta de limite de velocidade 1-74


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Mensagem por Railson Dom 11 Set 2011 - 22:13


Diagrama de circuito

Alerta de limite de velocidade 016w



Partes:
R1, R2, R19 1K Resistores 1/4W
R3-R6, R13, R17 100K 1/4W Resistores
R7, R15 1M 1/4W Resistores
R8 50K 1/2W Trimmer Cermet
R9 470R Resistor 1/4W
Resistor 1/4W R10 470K
R11 100K 1/2W Trimmer Cermet (ver notas)
R12 220K 1/4W Resistor (veja notas)
R14, R16 68K 1/4W Resistores
R18 22K Resistor 1/4W
R20 150R Resistor 1/4W (ver notas)
C1, C7 100UF 25V capacitores eletrolíticos
C2, C3 poliéster 330nF 63V Capacitores
C4-C6 4μ7 capacitores eletrolíticos de 25V
D1, D5 Red LEDs 3 ou 5 mm.
D2, D3 1N4148 75V 150mA Diodes
D4 BZX79C7V5 7.5V Zener 500mW
IC1 CA3140 ou TL061 Op-amp IC
IC2 4069 Hex Inverter IC
IC3 4098 ou 4528 dual monoestável Multivibrador IC
Q1, Q2 BC238 25V 100mA NPN Transistor
L1 indutor miniatura 10mH (ver notas)
BZ1 sirene Piezo (incorporando oscilador 3KHz)
SW1 Mudar Slider SPST
B1 9V PP3 Bateria (ver notas)
Clip para bateria PP3

Finalidade do dispositivo:
Este circuito foi projetado para alertar o condutor do veículo que ele atingiu o limite máximo de velocidade fixo (ou seja, em uma auto-estrada). Ele elimina a necessidade de olhar para o conta-giros e se distrair da condução.
Há uma estreita relação entre a rotação do motor e velocidade do veículo, de modo que este dispositivo controla RPM, começando a apitar e piscar um LED uma vez por segundo, quando a velocidade máxima fixada é atingido.
Sua característica marcante reside no fato de que nenhuma conexão é necessária a partir de circuito para motor.

Operação do circuito:
IC1 formas um amplificador diferencial para os pulsos eletromagnéticos gerados pelo motor acendendo-plugs, captada por bobina L1 sensor. IC2A ainda amplifica os pulsos e IC2B para inversores IC2F fornecer quadratura pulso limpo. O multivibrador monoestável IC3A é utilizado como um discriminador de freqüência, o seu pino 6 indo firmemente alta quando o limite de velocidade (resolvido por R11) é atingido. IC3b, os transistores e componentes associados fornecer timings para a parte de sinalização, formado por LED D5 e BZ1 sirene piezo. D3 introduz uma pequena quantidade de histerese.

Notas:
D1 é necessária a set-up para monitorar a emissão de faíscas-fichas, permitindo encontrar facilmente a melhor colocação para o dispositivo no painel de instrumentos ou próximo a ela. Após o ajuste é feito, D1 & R9 pode ser omitido ou desligados, com economia de bateria.
Durante a operação anterior R8 deve ser ajustada para obter melhores resultados. A melhor definição deste trimmer é geralmente obtida quando o seu valor situa-se entre 10 e 20K.
Você deve fazer esta definição em primeiro lugar quando o motor está ligado, mas o veículo está parado.
A configuração mais simples final pode ser feita com a ajuda de uma segunda pessoa. Conduzir o veículo e atingir a velocidade necessária. O ajudante deve ajustar o trimmer R11 até que o dispositivo opera o sinal sonoro e D5. Redução da velocidade do carro é o sinal sonoro deve parar.
L1 pode ser um indutor 10mH pequenas normalmente vendido na forma de uma caixa de plástico pequena rectangular. Se você precisa de uma maior sensibilidade que você pode construir uma bobina especial, enrolamento 130-150 voltas de 0,2 mm. fio esmaltado sobre a 5 cm. diâmetro anterior (por exemplo, uma lata). Extrair a bobina do antigo e fita-lo com fita isolante, assim, fazer uma bobina stand-alone.
Desenho atual do circuito é de aprox. 10mA. Se você pretende usar a bateria do carro 12V, você pode conectar o dispositivo ao acendedor. Neste caso deve ser R20 330R.
Dependendo do número do motor cilindros, R11 pode não ser capaz de configurar o dispositivo corretamente. Em alguns casos, você deve usar R11 = R12 = 200K e 100K ou menos.
Se você precisa de set-up do dispositivo no banco, uma condição sine variável ou gerador de onda quadrada é necessária.
Para calcular a relação de freqüência para RPM em um motor de quatro cursos que você pode utilizar a seguinte fórmula:
Hz = (Número de cilindros * RPM) / 120.
Para um motor de dois cursos a fórmula é: Hz = (Número de cilindros * RPM) / 60.
Assim, para um carro com um motor de quatro cursos e quatro cilindros a freqüência resultante @ 3000 RPM é de 100Hz.
Desligar temporariamente C2 do pino IC1 6. Conecte a saída do gerador para C2 e terra. Definir frequência do gerador para 100Hz e regular ie R11 até ouvir os bipes e LED D5 flashes. Redução da freqüência de 99 ou 98 Hz, bip e piscar deve parar.
Este circuito não é adequado para motores Diesel.

Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

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Mensagem por Mauro Rogerio Seg 12 Set 2011 - 9:04

complexo
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Mensagem por Convidad Qua 28 Set 2011 - 13:19

valeu
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Mensagem por marcos fernandes Sáb 18 Ago 2012 - 1:11

Mauro, como faço pra baixar o diagrama do circuito do Alerta de Limite de Velocidade. Gostaria de montar. obrigado
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Mensagem por alisson.ar Dom 19 Ago 2012 - 15:01

marcos fernandes escreveu:Mauro, como faço pra baixar o diagrama do circuito do Alerta de Limite de Velocidade. Gostaria de montar. obrigado

Tá aí amigão! Positivo

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Mensagem por Mauro Rogerio Dom 19 Ago 2012 - 23:30

alisson.ar escreveu:

Tá aí amigão! Positivo

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Boa alisson valeu amigo Lendo
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