Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira

Participe do fórum, é rápido e fácil

Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira
Eletrônica Silveira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
HOMENAGEM

Na vida tudo passa tudo acontece mas alguém igual a você a gente jamais esquece

AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 1-74


★ 22 de novembro de 1991

† 12 de março de 2016

Nosso eterno amigo, administrador e fundador deste fórum
Quem está conectado?
45 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 45 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 362 em Sex 9 Abr 2021 - 22:11
Últimos assuntos
» Amplificador endonesia
AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 EmptyHoje à(s) 6:31 por Claudio Fernando

» MK4000 - FONTE CHAVEADA FULL BRIDGE
AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 EmptyQua 15 maio 2024 - 17:47 por rgb audio

» Ajuda com projeto de fonte para 4000 voltz
AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 EmptyQua 15 maio 2024 - 9:56 por JeanCastilhoa

» esquema studio r z1
AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 EmptySex 10 maio 2024 - 16:50 por luiz h souza

» Todas as revistas CTA VOL 1 A 12 - aproveitem.
AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 EmptyTer 7 maio 2024 - 21:53 por sergiopbastos

» Meu irs 900 stereo
AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 EmptyQua 1 maio 2024 - 17:40 por sandy silva de oliveira

» LAYOUT DA TIME ONE E OS PDF
AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 EmptyDom 14 Abr 2024 - 12:58 por ROLDAO

» PI ITALIANO 6V DETECTOR DE METAL
AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 EmptyQua 10 Abr 2024 - 19:10 por Fardin pezzhan

» DETECTOR DE METAIS IDX-PRO
AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 EmptySex 5 Abr 2024 - 19:51 por Fardin pezzhan

» Fonte Chaveada 2000W SG3525 & IR2110
AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 EmptyQui 4 Abr 2024 - 12:55 por sandy silva de oliveira

» >>>>>>> Sobre a criação de novos tópicos<<<<<<<<<<<<<<<
AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 EmptyDom 24 Mar 2024 - 16:10 por crisnich

» Defeito intermitente amplificador Ciclotron TIP5000
AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:13 por fastaveira

» Esquema Amplificador Audio Leader AL 5.0
AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:01 por fastaveira

» amplificador class h tailandes
AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 EmptySex 15 Mar 2024 - 22:41 por mehuysal

» Amplificador Super Strong
AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 EmptyQui 14 Mar 2024 - 13:03 por Reginaldo Silva

Top dos mais postadores
Rafael Silveira (7816)
AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 I_vote_lcapAMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 I_voting_barAMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 I_vote_rcap 
Caca Silva (6057)
AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 I_vote_lcapAMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 I_voting_barAMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 I_vote_rcap 
renatoscp (3891)
AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 I_vote_lcapAMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 I_voting_barAMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 I_vote_rcap 
CMeletronica (3234)
AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 I_vote_lcapAMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 I_voting_barAMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 I_vote_rcap 
michel chagas (2791)
AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 I_vote_lcapAMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 I_voting_barAMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 I_vote_rcap 
Railson (2119)
AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 I_vote_lcapAMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 I_voting_barAMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 I_vote_rcap 
alexsandro rodrigues de a (1835)
AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 I_vote_lcapAMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 I_voting_barAMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 I_vote_rcap 
naldo santos (1625)
AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 I_vote_lcapAMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 I_voting_barAMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 I_vote_rcap 
ablacon64 (1222)
AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 I_vote_lcapAMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 I_voting_barAMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 I_vote_rcap 
gilvantexas (1061)
AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 I_vote_lcapAMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 I_voting_barAMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 I_vote_rcap 

Medidor de Velocidade


AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01)

+49
gabriel7302
Luciano dj
marcos antonio calsa
valdevino
ELETRÔNICA PEREZ
sandro03
CMeletronica
michael@
sebastião cardoso pe
cumatam
alexsouza1
luiz jeronimo
emerson luis
betotora
batista junior
fastaveira
CarlosVot
neuton
DÃO Audio
marcomputter
Wando48
ricardoc978
marcelo donato
sigla
jairojls
fernandolive
Giullia
percival a.dos santos
FEIO DJ
edysom
lipemixsom
amcstudioa
Caca Silva
acaciocelso da silva
lessil
Mario Mota
audium
garcias
jlg
gvdreis
foxeletronic
paulynhoalves
djanderson
naldo santos
renatoscp
sandy silva de oliveira
gilvantexas
kaiomy2
djluizmusic
53 participantes

Página 16 de 40 Anterior  1 ... 9 ... 15, 16, 17 ... 28 ... 40  Seguinte

Ir para baixo

AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 Empty Re: AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01)

Mensagem por percival a.dos santos Ter 14 maio 2013 - 21:49

boa noite tenho uma duvida como foi colocado os bds do modulo bx junto do dissipador. percival moro aqui em macapa.
percival a.dos santos
percival a.dos santos
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 5
Data de inscrição : 20/04/2013
Idade : 54
Localização : macapa

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 Empty Re: AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01)

Mensagem por percival a.dos santos Ter 14 maio 2013 - 21:55

djluizmusic voce poderia me enviar fotos de como foi colocado os bds junto ao dissipador de calor .
percival a.dos santos
percival a.dos santos
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 5
Data de inscrição : 20/04/2013
Idade : 54
Localização : macapa

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 Empty Re: AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01)

Mensagem por Mario Mota Qua 15 maio 2013 - 8:24

Bom dia Percival!
Nesta montagem os BDs ficaram no centro da placa não fazendo contato com o dissipador e portanto a função de controle de corrente nas BIAS por super aquecimento deixado para um outro dispositivo.
Mario Mota
Mario Mota
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 927
Data de inscrição : 03/11/2012
Idade : 62
Localização : Belém/Pará/Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 Empty Re: AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01)

Mensagem por percival a.dos santos Qua 15 maio 2013 - 13:54

boa tarde mario mota, obrigado pela respota mais qual parte do circuito esta responsavel pela função de controle de corrente nas BIAS por super aquecimento.
percival a.dos santos
percival a.dos santos
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 5
Data de inscrição : 20/04/2013
Idade : 54
Localização : macapa

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 Empty Re: AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01)

Mensagem por Mario Mota Qua 15 maio 2013 - 14:08

renatoscp escreveu:

Olha... Vamos fazer as contas na configuração original:

2K7 + 2K7 + 2K7 = 8K1

Sabemos que em paralelo com um dos 2K7 existe um trimpot, de valor desconhecido no esquema original, então, mesmo com esse trimpot aberto completamente, um dos resistores de 2K7 terá seu valor reduzido, e o final disso ficaria um pouco inferior aos 8K1, e se fechar o trimpot completamente, teriamos 5K4, correto? Ou seja, um ajuste entre 5K4 e algo em torno de uns 7K8.

Agora, na nova configuração:



5K6 + 2K (trimpot) = 7,6K

Ou seja, com o trimpot completamente fechado, teriamos o valor do resistor (5K6), e com ele completamente aberto, os 7K6 da soma dos 2, então, teriamos:

Configuração esquema original: 5K4 à 7K8 (aprox.)

Configuração da placa nova: 5K6 à 7K6.

Sendo assim, não creio que o problema seja este, e sim outro... Mas analisem, e dê suas opiniões!

Abçs!
Renato está correto em suas colocações e ainda afirmo que somente com os resistores de 2K7 em serie o amplificador fica totalmente operacional com variações de voltagem que vão de 50 ate 80Volts. Ficando o ajuste de BIAS conforme o valor de voltagem selecionado e a quantidade de transistores utilizados, podemos adiantar o valor de VBE fica entre 0,7 a 0,5V nos transistores de saída.
Mario Mota
Mario Mota
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 927
Data de inscrição : 03/11/2012
Idade : 62
Localização : Belém/Pará/Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 Empty Re: AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01)

Mensagem por Mario Mota Qua 15 maio 2013 - 14:19

Percival como estamos usando este amplificador sem o sistema de proteção de curto um controle de freios por aquecimento excessivo seria piada já que vamos contar com resfriamento atraves de ventilação forçada e super dissipador para trabalhos super brutais chegado ate 1ohms na saída com uma quantidade de 20 transistores em paralelo. Você pode colocar os dois transistores em uma placa menor fixar no dissipador e fazer jamps de fios ate a outra placa maior.
Mario Mota
Mario Mota
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 927
Data de inscrição : 03/11/2012
Idade : 62
Localização : Belém/Pará/Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 Empty Re: AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01)

Mensagem por percival a.dos santos Qua 15 maio 2013 - 14:42

mario gostei da resposta obrigado.
percival a.dos santos
percival a.dos santos
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 5
Data de inscrição : 20/04/2013
Idade : 54
Localização : macapa

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 Empty Re: AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01)

Mensagem por renatoscp Qua 15 maio 2013 - 14:43

Mario Mota escreveu:Percival como estamos usando este amplificador sem o sistema de proteção de curto um controle de freios por aquecimento excessivo seria piada já que vamos contar com resfriamento atraves de ventilação forçada e super dissipador para trabalhos super brutais chegado ate 1ohms na saída com uma quantidade de 20 transistores em paralelo. Você pode colocar os dois transistores em uma placa menor fixar no dissipador e fazer jamps de fios ate a outra placa maior.

Isso, exatamente... Ressantando Mario, que trata-se de um amplificador para aplicações profissionais, e sendo assim, na minha opinião, qualquer tipo de limitador de corrente por aquecimento poderia comprometer o funcionamento erroneamente, cabendo ao utilizador saber o quanto ele deve ou não exigir do sistema, com testes prévios e calculando uma tolerancia para os transistores de saida...

renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 3891
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 43
Localização : Santa Cruz das Palmeiras - SP

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 Empty Re: AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01)

Mensagem por percival a.dos santos Qua 15 maio 2013 - 14:54

renatospc agora entendi melhor olimitador e como trabalha em automatico mais omelhor e trabalhar em manual porque eo operador quem manda.
percival a.dos santos
percival a.dos santos
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 5
Data de inscrição : 20/04/2013
Idade : 54
Localização : macapa

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 Empty Re: AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01)

Mensagem por djanderson Qua 15 maio 2013 - 19:59

Mario Mota escreveu:
Renato está correto em suas colocações e ainda afirmo que somente com os resistores de 2K7 em serie o amplificador fica totalmente operacional com variações de voltagem que vão de 50 ate 80Volts. Ficando o ajuste de BIAS conforme o valor de voltagem selecionado e a quantidade de transistores utilizados, podemos adiantar o valor de VBE fica entre 0,7 a 0,5V nos transistores de saída.

Correto Mário!!
Acho que com tensões acima de 80 volts simétricos deve-se usar o ajuste, mas nas tensões de 50v ate 80v que voce mencionou acima, na minha opinião não necessita do trimpot.

abraço a todos.
djanderson
djanderson
Avançado
Avançado

Mensagens : 435
Data de inscrição : 13/02/2013
Idade : 42
Localização : Mocajuba -Pa

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 Empty Re: AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01)

Mensagem por lipemixsom Qui 16 maio 2013 - 0:02

Boa noite a todos. Resolvi meu problema. Primeiro invertir o bd 140 para ficar emissor do 139 , para a base do 140. Ai segui a opinião do amigo aqui no forum pedido para eu mudar o resistor de 8k2 se nao estou enganado para 4k7. So que eu nao tinha esse resistor e coloquei 3k8 e deixei o 5k6 em série com o tripont. So que mudei para um valor maior de vez de dois coloquei um de 10k por nao ter de 5. E deu certo. Uso por enquanto 55 simétrico. Realmente e a tensao baixa. Um grande abraço a todos e se forem usar com essa tensão façam como eu fiz. Mas achei interessante a configuração dos bd que acho que no esquema esta errado. Boa noite. Deus os abençoe a todos deste fórum.
lipemixsom
lipemixsom
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 217
Data de inscrição : 26/02/2013
Idade : 39
Localização : joao pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 Empty Re: AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01)

Mensagem por lipemixsom Qui 16 maio 2013 - 0:04

Amanha tiro ima foto e posto aqui ok? Abraço
lipemixsom
lipemixsom
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 217
Data de inscrição : 26/02/2013
Idade : 39
Localização : joao pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 Empty Re: AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01)

Mensagem por renatoscp Qui 16 maio 2013 - 0:28

lipemixsom escreveu:Boa noite a todos. Resolvi meu problema. Primeiro invertir o bd 140 para ficar emissor do 139 , para a base do 140. Ai segui a opinião do amigo aqui no forum pedido para eu mudar o resistor de 8k2 se nao estou enganado para 4k7. So que eu nao tinha esse resistor e coloquei 3k8 e deixei o 5k6 em série com o tripont. So que mudei para um valor maior de vez de dois coloquei um de 10k por nao ter de 5. E deu certo. Uso por enquanto 55 simétrico. Realmente e a tensao baixa. Um grande abraço a todos e se forem usar com essa tensão façam como eu fiz. Mas achei interessante a configuração dos bd que acho que no esquema esta errado. Boa noite. Deus os abençoe a todos deste fórum.

Mario... Procede?? Se o amigo estiver certo teremos que corrigir o esquema e a placa...
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 3891
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 43
Localização : Santa Cruz das Palmeiras - SP

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 Empty Re: AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01)

Mensagem por Mario Mota Qui 16 maio 2013 - 7:14

Renato estamos falando de um circuito muito estável e o controle de BIAS é só um detalhe neste projeto. Como já havia comentado o circuito tem a fase positiva e negativa amplificado separadamente deixando bem simétrico ao longo da amplificação o sinal.
O controle central (BIAS) tem por finalidade o ajuste de corrente que vão circular no transistores de saída bem como a igualdade do sinal amplificado, isso em poucas palavras. Então bastaria um resistor entre os dois estagio e o resultado já seria satisfatório. Em relação a um controle de BIAS mais elaborado vamos ter que entra em teoria é a parte que não quero comentar pois acho o forum muito pratico.
O fato do Arranjo do amigo funcionar, vamos supor que ele tenha colocado um resistor variável entre os estagio e quando move o cursor a uma variação. se fosse com um diodo em serie seria melhor já daria direção no sinal e etc.. etc.. e tal já estamos entrando em teoria.
A verdade o sistema ta certo e aceita uma gama muito grande de variáveis.
Mario Mota
Mario Mota
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 927
Data de inscrição : 03/11/2012
Idade : 62
Localização : Belém/Pará/Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 Empty Re: AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01)

Mensagem por renatoscp Qui 16 maio 2013 - 7:23

Mario Mota escreveu:Renato estamos falando de um circuito muito estável e o controle de BIAS é só um detalhe neste projeto. Como já havia comentado o circuito tem a fase positiva e negativa amplificado separadamente deixando bem simétrico ao longo da amplificação o sinal.
O controle central (BIAS) tem por finalidade o ajuste de corrente que vão circular no transistores de saída bem como a igualdade do sinal amplificado, isso em poucas palavras. Então bastaria um resistor entre os dois estagio e o resultado já seria satisfatório. Em relação a um controle de BIAS mais elaborado vamos ter que entra em teoria é a parte que não quero comentar pois acho o forum muito pratico.
O fato do Arranjo do amigo funcionar, vamos supor que ele tenha colocado um resistor variável entre os estagio e quando move o cursor a uma variação. se fosse com um diodo em serie seria melhor já daria direção no sinal e etc.. etc.. e tal já estamos entrando em teoria.
A verdade o sistema ta certo e aceita uma gama muito grande de variáveis.

Sim, Mário, mas não me expressei bem... Me referi ao fato dele ter "virado" um BD de posição e com isso, conseguir o acerto... Não seria esse um erro no projeto? Pois sabemos que o controle de bias mesmo que fizado pelos resistores de 2K7, está presente lá!! E alterando o valor desses resistores (ou pot) teria que atuar... E no caso, atuou depois que o amigo fez a inversão do transistor... É esse ponto que eu gostaria que analisasse....

Abço!
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 3891
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 43
Localização : Santa Cruz das Palmeiras - SP

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 Empty Re: AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01)

Mensagem por Mario Mota Qui 16 maio 2013 - 10:17

Renato então vamos a questão levantada, pois a minha versão está funcionando perfeito e com ajuste.
O amplificador BX está polarizado para funcionamento em classe AB e para evitar a "distorção de crossover" ou seja som desagradável e que fica parecendo engasgado na voz muito comum em classe B acho-se melhor aplicar uma pequena tensão de polarização no transistor de saída que no caso fica em torno de 0,5 ate 0,7 aceitável para não provocar o super aquecimento dos transistores de saída. esta corrente agora circulado é chamada de corrente de repouso o valor para driblar o distorção de crossover e manter integridade dos transistores de saída.
O primeiro passo era estabelecer os valores de polarização para atingir o objetivo então era só usar a lei de ohms e tudo bem, mas a amplificação é um processo dinâmico e os valores estão sujeito a variação de temperatura então a junção do semicondutores apresentam esta características passando a ser usado em conjunto com resistores.
Chega de teoria e para polarizar as saídas bastaria dois diodos 1N4007 para um tensão de alimentação de 65volts. Também só com um transistor ou com em configuração em darlingtom etc...
Renato este amplificador aceita mudanças e é pau para toda obra muito seguro não sei como foi descontinuado.
Não tem erro na sua versão e fico com o Naldo mudou a tensão tem que polarizar.
Mario Mota
Mario Mota
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 927
Data de inscrição : 03/11/2012
Idade : 62
Localização : Belém/Pará/Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 Empty Re: AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01)

Mensagem por renatoscp Qui 16 maio 2013 - 12:00

Mario Mota escreveu:Renato então vamos a questão levantada, pois a minha versão está funcionando perfeito e com ajuste.
O amplificador BX está polarizado para funcionamento em classe AB e para evitar a "distorção de crossover" ou seja som desagradável e que fica parecendo engasgado na voz muito comum em classe B acho-se melhor aplicar uma pequena tensão de polarização no transistor de saída que no caso fica em torno de 0,5 ate 0,7 aceitável para não provocar o super aquecimento dos transistores de saída. esta corrente agora circulado é chamada de corrente de repouso o valor para driblar o distorção de crossover e manter integridade dos transistores de saída.
O primeiro passo era estabelecer os valores de polarização para atingir o objetivo então era só usar a lei de ohms e tudo bem, mas a amplificação é um processo dinâmico e os valores estão sujeito a variação de temperatura então a junção do semicondutores apresentam esta características passando a ser usado em conjunto com resistores.
Chega de teoria e para polarizar as saídas bastaria dois diodos 1N4007 para um tensão de alimentação de 65volts. Também só com um transistor ou com em configuração em darlingtom etc...
Renato este amplificador aceita mudanças e é pau para toda obra muito seguro não sei como foi descontinuado.
Não tem erro na sua versão e fico com o Naldo mudou a tensão tem que polarizar.

Beleza então... Minha preocupação era se a placa não tinha erros, sendo assim.... Pau na maquina!

Já vi também muito amplificador usando os 2 diodos... Mas sinceramente, nada como um ajuste manual pra vc poder atuar da maneira que achar melhor...

E por falar nisso... Caso se faça necessário, com o uso de componentes de qualidade inferior, onde é que podemos mexer para zerar o off-set nesse circuito Mario?

Abço!
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 3891
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 43
Localização : Santa Cruz das Palmeiras - SP

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 Empty Re: AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01)

Mensagem por Mario Mota Qui 16 maio 2013 - 21:17

Renato siga o exemplo no esquema o valor do trimpot de ajuste é de 47K e do outro resistor tambem 47K.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Mario Mota
Mario Mota
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 927
Data de inscrição : 03/11/2012
Idade : 62
Localização : Belém/Pará/Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 Empty Re: AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01)

Mensagem por renatoscp Qui 16 maio 2013 - 21:56

Valeu Mario! Isso ainda vai ser útil pra muita gente....
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 3891
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 43
Localização : Santa Cruz das Palmeiras - SP

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 Empty Re: AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01)

Mensagem por lipemixsom Sex 17 maio 2013 - 20:47

E ai blz. Renato. Estive olhando umas fotos que tirei do bx de um amigo e segue o esquema.
A placa tb esta seguindo o esquema so muda a questão dos resistotes. A posição dos bcs que sao usados no bx e igual a dos bds. Ai eu te pergunto. Pq seguindo o certo nao funciona e quando inverto o bd ele funciona a bias? Estou viajando agora...kkkkk vou tirar e fazer segundo o esquema e tentar entender isso. Me desculpem o abuso. Abraço a todos.
lipemixsom
lipemixsom
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 217
Data de inscrição : 26/02/2013
Idade : 39
Localização : joao pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 Empty Re: AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01)

Mensagem por renatoscp Sex 17 maio 2013 - 22:57

lipemixsom escreveu:E ai blz. Renato. Estive olhando umas fotos que tirei do bx de um amigo e segue o esquema.
A placa tb esta seguindo o esquema so muda a questão dos resistotes. A posição dos bcs que sao usados no bx e igual a dos bds. Ai eu te pergunto. Pq seguindo o certo nao funciona e quando inverto o bd ele funciona a bias? Estou viajando agora...kkkkk vou tirar e fazer segundo o esquema e tentar entender isso. Me desculpem o abuso. Abraço a todos.

Também não entendi... rsrs... Mas se conseguir desvendar esse mistério, posta ai!!

Abçs!
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 3891
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 43
Localização : Santa Cruz das Palmeiras - SP

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 Empty Re: AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01)

Mensagem por lipemixsom Sex 17 maio 2013 - 23:23

Renato e a todos. Boa noite. Creio que descobrir o misterio junto a um amigo. Ele fez o amp tb seguindo a placa e ontem testando tb, descobri que com a lâmpada em série com o trafo ele não regula bias de maneira nenhuma. A placa esta totalmente correta.

Peço desculpas a vcs por ter feito vcs perderem tempo com isso.

Esta tudo correto gente.
Mais uma vez desculpas.
Um grande abraço e fiquem com Deus.
lipemixsom
lipemixsom
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 217
Data de inscrição : 26/02/2013
Idade : 39
Localização : joao pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 Empty Re: AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01)

Mensagem por renatoscp Sáb 18 maio 2013 - 7:16

lipemixsom escreveu:Renato e a todos. Boa noite. Creio que descobrir o misterio junto a um amigo. Ele fez o amp tb seguindo a placa e ontem testando tb, descobri que com a lâmpada em série com o trafo ele não regula bias de maneira nenhuma. A placa esta totalmente correta.

Peço desculpas a vcs por ter feito vcs perderem tempo com isso.

Esta tudo correto gente.
Mais uma vez desculpas.
Um grande abraço e fiquem com Deus.

Que isso Lipe... Agradeço por vc ter testado, montado... E fico feliz por realmente não ter erros...

Se possível, quando tiver um tempinho, tenta fazer um video dele dando umas pancadas e bota aqui pra gente desfrutar rsrs

Abçoo!!
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 3891
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 43
Localização : Santa Cruz das Palmeiras - SP

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 Empty Re: AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01)

Mensagem por naldo santos Sáb 18 maio 2013 - 7:46

renatoscp escreveu:

Que isso Lipe... Agradeço por vc ter testado, montado... E fico feliz por realmente não ter erros...

Se possível, quando tiver um tempinho, tenta fazer um video dele dando umas pancadas e bota aqui pra gente desfrutar rsrs

Abçoo!!
É isso ai apoiado!!! queremos videos!!!!rsrsrs Positivo

_________________
Naldo Santos.

só sei que nada sei!!!
naldo santos
naldo santos
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 1625
Data de inscrição : 30/08/2012
Idade : 51
Localização : salvador-ba

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 Empty Re: AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01)

Mensagem por lipemixsom Sáb 18 maio 2013 - 9:52

Blz vou fazer mesmo. Grande abraço.
lipemixsom
lipemixsom
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 217
Data de inscrição : 26/02/2013
Idade : 39
Localização : joao pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01) - Página 16 Empty Re: AMPLIFICADOR Studio R Mod BX (parte 01)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 16 de 40 Anterior  1 ... 9 ... 15, 16, 17 ... 28 ... 40  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos