Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira

Participe do fórum, é rápido e fácil

Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira
Eletrônica Silveira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
HOMENAGEM

Na vida tudo passa tudo acontece mas alguém igual a você a gente jamais esquece

Fonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 1-74


★ 22 de novembro de 1991

† 12 de março de 2016

Nosso eterno amigo, administrador e fundador deste fórum
Quem está conectado?
73 usuários online :: 1 registrado, 0 invisíveis e 72 visitantes :: 1 motor de busca

Francisco constantino

O recorde de usuários online foi de 362 em Sex 9 Abr 2021 - 22:11
Últimos assuntos
» Meu irs 900 stereo
Fonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 EmptyQua 1 maio 2024 - 17:40 por sandy silva de oliveira

» LAYOUT DA TIME ONE E OS PDF
Fonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 EmptyDom 14 Abr 2024 - 12:58 por ROLDAO

» PI ITALIANO 6V DETECTOR DE METAL
Fonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 EmptyQua 10 Abr 2024 - 19:10 por Fardin pezzhan

» DETECTOR DE METAIS IDX-PRO
Fonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 EmptySex 5 Abr 2024 - 19:51 por Fardin pezzhan

» Fonte Chaveada 2000W SG3525 & IR2110
Fonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 EmptyQui 4 Abr 2024 - 12:55 por sandy silva de oliveira

» Todas as revistas CTA VOL 1 A 12 - aproveitem.
Fonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 EmptyTer 2 Abr 2024 - 22:28 por Rodrigo L Santos

» >>>>>>> Sobre a criação de novos tópicos<<<<<<<<<<<<<<<
Fonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 EmptyDom 24 Mar 2024 - 16:10 por crisnich

» Defeito intermitente amplificador Ciclotron TIP5000
Fonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:13 por fastaveira

» Esquema Amplificador Audio Leader AL 5.0
Fonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:01 por fastaveira

» MK4000 - FONTE CHAVEADA FULL BRIDGE
Fonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 EmptyDom 17 Mar 2024 - 18:43 por sandy silva de oliveira

» amplificador class h tailandes
Fonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 EmptySex 15 Mar 2024 - 22:41 por mehuysal

» Amplificador Super Strong
Fonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 EmptyQui 14 Mar 2024 - 13:03 por Reginaldo Silva

» Amplificador Classe D UCD1500
Fonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 EmptyQua 13 Mar 2024 - 13:07 por Guille

»  NS450 - FONTE CHAVEADA PARTE 2
Fonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 EmptySeg 11 Mar 2024 - 6:55 por ffernand3s

» Amplificador Fonte Simples em teia de aranha
Fonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 EmptySex 1 Mar 2024 - 12:17 por Reginaldo Silva

Top dos mais postadores
Rafael Silveira (7816)
Fonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 I_vote_lcapFonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 I_voting_barFonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 I_vote_rcap 
Caca Silva (6057)
Fonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 I_vote_lcapFonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 I_voting_barFonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 I_vote_rcap 
renatoscp (3891)
Fonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 I_vote_lcapFonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 I_voting_barFonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 I_vote_rcap 
CMeletronica (3234)
Fonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 I_vote_lcapFonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 I_voting_barFonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 I_vote_rcap 
michel chagas (2791)
Fonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 I_vote_lcapFonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 I_voting_barFonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 I_vote_rcap 
Railson (2119)
Fonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 I_vote_lcapFonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 I_voting_barFonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 I_vote_rcap 
alexsandro rodrigues de a (1835)
Fonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 I_vote_lcapFonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 I_voting_barFonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 I_vote_rcap 
naldo santos (1625)
Fonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 I_vote_lcapFonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 I_voting_barFonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 I_vote_rcap 
ablacon64 (1222)
Fonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 I_vote_lcapFonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 I_voting_barFonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 I_vote_rcap 
gilvantexas (1061)
Fonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 I_vote_lcapFonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 I_voting_barFonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 I_vote_rcap 

Medidor de Velocidade


Fonte chaveada x fonte automotiva

+45
manatec
gilmarnet
MME
flaviano vieira
Humberto pedro Barbosa
GlauberGPC
chaves_paulo
jeffersonjsa
fabiosilvadaeletronica
valmir queiroz
rodrigosomnatal
nt eletronica
breaniak
edidigital
djbertinho
CMeletronica
Serial
Andrezinhojat
deus efiel
Caca Silva
ray silva
Cicero Gamby
Marcelo MBA
Sinvaldo Aguiar Fernandes
systemjol
valdevino
marcosrequiao
renatoscp
louroimortaldotempo
giovani kovalski
Heidern
marcisiosouza
emerson luis
Niltonkleber
Jeferson Nalepa
RICARDO CARREIRO
dr_als_house
joab ribeiro
eletroguapo
rgb audio
bucanian
wenderson
ELETRÔNICA PEREZ
sandy silva de oliveira
foxeletronic
49 participantes

Página 5 de 14 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 9 ... 14  Seguinte

Ir para baixo

Fonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 Empty Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por wenderson Qua 3 Jul 2013 - 18:39

no primario so 2 da e no secundario uns 15x
wenderson
wenderson
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 238
Data de inscrição : 25/11/2012
Idade : 39
Localização : itumbiara go

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 Empty Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por foxeletronic Qua 3 Jul 2013 - 22:45

Jeferson, capricha nos capacitores de entrada como o Wenderson falou e não esqueça de reforçar os de saída tambem se conseguir coloca de 4700mf, pois uma das principais causas de queda de tensão quando coloca carga está justamente relacionado nesses 2 pontos. Sucesso aí.
foxeletronic
foxeletronic
Avançado
Avançado

Mensagens : 771
Data de inscrição : 24/12/2012
Idade : 59
Localização : Capitão- RS

http://www.foxeletronic.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 Empty Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por Niltonkleber Qui 4 Jul 2013 - 1:13

wenderson escreveu:nao tem amigo esta que vc postou nao teria como postar o esquema para nos colocarmos nesta ai


qi o esquema. http://imageshack.us/content_round.php?page=done&l=img96/7189/jxl8.png
Niltonkleber
Niltonkleber
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 20
Data de inscrição : 24/06/2013
Idade : 48
Localização : Salvador bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 Empty Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por Jeferson Nalepa Qui 4 Jul 2013 - 12:20

foxeletronic escreveu:Jeferson, capricha nos capacitores de entrada como o Wenderson falou e não esqueça de reforçar os de saída tambem se conseguir coloca de 4700mf, pois uma das principais causas de queda de tensão quando coloca carga está justamente relacionado nesses 2 pontos. Sucesso aí.

Comprei os capacitores hoje, mas não achei de 200 x 2.200uF, o maior que achei foi de 250 x 560uf comprei 6 da Epcos excelente marca, e os de saida comprei 6 de 10.000uf também Epcos mas são de 16V vou ter que regular a fonte certinho primeiro nos testes com um capacitor maior, pra depois soldar os mesmos vai ficar meio apertadinho na placa mas vai valer a pena :-)
to com uma duvida, os diodos que eu comprei no ML achei muito leve acho que deve ser falsificado, os dois diodos não tem o peso de um irfp360 que comprei, e o diodo também veio meio fosco, to com pé a traz com estes diodos.

https://2img.net/r/ihimg/f/543/w3d3.jpg/
Jeferson Nalepa
Jeferson Nalepa
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 40
Data de inscrição : 11/06/2013
Idade : 37
Localização : Marialva - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 Empty Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por ELETRÔNICA PEREZ Qui 4 Jul 2013 - 14:06

Jeferson,que imagem bonita aquela dos capacitores.Já começou o seu projeto bem,escolhendo capacitores de boa qualidade,nesse caso ai o capacitor influencia muito na potencia e na durabilidade da fonte.

Vi uma foto de uma fonte com um dissipador bem robusto,onde conseguiu comprar aquele modelo ?
ELETRÔNICA PEREZ
ELETRÔNICA PEREZ
Parceiro do Fórum
Parceiro do Fórum

Mensagens : 856
Data de inscrição : 14/01/2013
Idade : 44
Localização : Orizona-Goiás

http://www.eletronicaperez.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 Empty Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por wenderson Qui 4 Jul 2013 - 16:23

Ola a todos introduzi a proteçao que o amigo passou para esta fonte mas este e outra versao com trafo driver e cap de entrada de 2200ufx200 https://2img.net/r/ihimg/f/35/jwwn.jpg/ em breve postarei pdf para quem queira montar.
wenderson
wenderson
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 238
Data de inscrição : 25/11/2012
Idade : 39
Localização : itumbiara go

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 Empty Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por Jeferson Nalepa Qui 4 Jul 2013 - 17:37

leandromp escreveu:Jeferson,que imagem bonita aquela dos capacitores.Já começou o seu projeto bem,escolhendo capacitores de boa qualidade,nesse caso ai o capacitor influencia muito na potencia e na durabilidade da fonte.

Vi uma foto de uma fonte com um dissipador bem robusto,onde conseguiu comprar aquele modelo ?

Então é o dissipador que eu vou fazer os testes aqui na fonte eu coloquei os componentes e tirei a foto so pra ver como ia ficar, mas estou providenciando um igual só que pega a largura toda da placa. Eu trabalho numa usina de alcool e açucar, e la queima muita soft-starter e eles jogão no ferro velho, dai da pra aproveitar os dissipadores, neste caso é soh 1 parte dos 8 dicipadores que tinha numa soft de 250HP.
Jeferson Nalepa
Jeferson Nalepa
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 40
Data de inscrição : 11/06/2013
Idade : 37
Localização : Marialva - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 Empty Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por Jeferson Nalepa Qui 4 Jul 2013 - 17:41

wenderson escreveu:Ola a todos introduzi a proteçao que o amigo passou para esta fonte mas este e outra versao com trafo driver e cap de entrada de 2200ufx200  https://2img.net/r/ihimg/f/35/jwwn.jpg/ em breve postarei pdf para quem queira montar.

Cara vc tem um ótimo talento pra isso ! vai fazer uma com ir2110 ? eu não manjo nada de trafo driver.
Jeferson Nalepa
Jeferson Nalepa
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 40
Data de inscrição : 11/06/2013
Idade : 37
Localização : Marialva - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 Empty Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por ELETRÔNICA PEREZ Qui 4 Jul 2013 - 19:38

Caramba,esse motor desse ser um 'monstro' rsrsrs.

Me diga ai,quantos amperes pretende retirar da fonte ?
ELETRÔNICA PEREZ
ELETRÔNICA PEREZ
Parceiro do Fórum
Parceiro do Fórum

Mensagens : 856
Data de inscrição : 14/01/2013
Idade : 44
Localização : Orizona-Goiás

http://www.eletronicaperez.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 Empty Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por Jeferson Nalepa Qui 4 Jul 2013 - 19:46

leandromp escreveu:Caramba,esse  motor desse ser um 'monstro' rsrsrs.

Me diga ai,quantos amperes pretende retirar da fonte ?

Então cara eu também estou na duvida, acabei de perguntar pra um amigo em outro forum, segundo o Wenderson é pra 100A,
mas este layout esta sem proteção contra sobre carga e curto-circuito na saida, eu vou levar a corrente até que os irfp cheguem a uns 80 graus estabilizados, mas não tenho base de até onde eu posso chegar pelos irfp360, os diodos são pra 80A cada um, da pra empurrar ateh 140 150A neles, minha duvida mesmo são nos irfp360. :-).
se tiver alguma informação de alguem que conseguiu uma boa corrente com este irfp fico grato se puder ajudar !
Jeferson Nalepa
Jeferson Nalepa
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 40
Data de inscrição : 11/06/2013
Idade : 37
Localização : Marialva - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 Empty Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por Niltonkleber Qui 4 Jul 2013 - 23:02

Jeferson Nalepa escreveu:

Então cara eu também estou na duvida, acabei de perguntar pra um amigo em outro forum, segundo o  Wenderson é pra 100A,
mas este layout esta sem proteção contra sobre carga e curto-circuito na saida, eu vou levar a corrente até que os irfp cheguem a uns 80 graus estabilizados, mas não tenho base de até onde eu posso chegar pelos irfp360, os diodos são pra 80A cada um, da pra empurrar ateh 140 150A neles, minha duvida mesmo são nos irfp360. :-).
se tiver alguma informação de alguem que conseguiu uma boa corrente com este irfp fico grato se puder ajudar  !

E... acho meio dificio tirar 100 aperes so com um par de irfp 360, só pra ter uma ideia tenho uma inverssora de solda eletrica de 150A ela usa 10 mosfets IRFP460.e um baita trafo ETD59 mais cada circuito é diferente do outro quem sabe agente não tira uns 190A dessa fonte rs.
Niltonkleber
Niltonkleber
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 20
Data de inscrição : 24/06/2013
Idade : 48
Localização : Salvador bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 Empty Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por sandy silva de oliveira Sex 5 Jul 2013 - 0:44

bom ja que estamos por aki vou deixar minha duvida, o que tenho que fazer no lay pra trocar os irfp360 por igbt IRGP4063D seria s trocar um pelo outro ou tria que fazer alguma alteracao? segue o datasheet do igbt https://tctbrasil.websiteseguro.com/loja/Adm/userfiles/20100329032452irgp4063dpbf.pdf
sandy silva de oliveira
sandy silva de oliveira
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 615
Data de inscrição : 23/12/2012
Idade : 40
Localização : goiania goias

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 Empty Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por emerson luis Sex 5 Jul 2013 - 0:56

boa noite a todos,sou novo por aqui e ainda não sei como postar meus esquemas,ja montei todos os q tenho e estou a procura de um ampli usando irfp260,alguém pode me ajudar,desde ja agradeço
emerson luis
emerson luis
Avançado
Avançado

Mensagens : 917
Data de inscrição : 23/06/2013
Idade : 39
Localização : dourados matogrosso do sul

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 Empty Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por sandy silva de oliveira Sex 5 Jul 2013 - 1:12

emerson luis escreveu:boa noite a todos,sou novo por aqui e ainda não sei como postar meus esquemas,ja  montei todos os q tenho e estou a procura de um ampli usando irfp260,alguém pode me ajudar,desde ja agradeço

pode tentar esse aqui https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t4566-amplificador-hifi-classe-d-com-ir2110-ucd?highlight=amplificador
ou esse aqui
https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t4566-amplificador-hifi-classe-d-com-ir2110-ucd?highlight=amplificador
sandy silva de oliveira
sandy silva de oliveira
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 615
Data de inscrição : 23/12/2012
Idade : 40
Localização : goiania goias

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 Empty Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por ELETRÔNICA PEREZ Sex 5 Jul 2013 - 10:51

Então Jeferson,100A em 14,4 volts dá 1440w,usando o irfp360 A 80° você consegue chavear +- 16A,se sua rede for 110v dá 1760w,se for 220v dá 3520W,teoricamente daria para conseguir essas potencias,desconsiderando a corrente de peak,se sua fonte tiver um rendimento com mais de 80%,e o principal,usar componentes originais da IR,que são os melhores.Te recomendo o 37n50,para o seu caso,assim você dará mais folga para os chaveadores.

Sandy,como é você que está projetando a fonte,pode substituir tranquilamente os fets,pelos igbts,terá menos calor e consequentemente mais potencia.

ELETRÔNICA PEREZ
ELETRÔNICA PEREZ
Parceiro do Fórum
Parceiro do Fórum

Mensagens : 856
Data de inscrição : 14/01/2013
Idade : 44
Localização : Orizona-Goiás

http://www.eletronicaperez.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 Empty Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por Jeferson Nalepa Sex 5 Jul 2013 - 14:53

leandromp escreveu:Então Jeferson,100A em 14,4 volts dá 1440w,usando o irfp360 A 80° você consegue chavear  +- 16A,se sua rede for 110v dá 1760w,se for 220v dá 3520W,teoricamente daria para conseguir essas potencias,desconsiderando a corrente de peak,se sua fonte tiver um rendimento com mais de 80%,e o principal,usar componentes originais da IR,que são os melhores.Te recomendo o 37n50,para o seu caso,assim você dará mais folga para os chaveadores.

Sandy,como é você que está projetando a fonte,pode substituir tranquilamente os fets,pelos igbts,terá menos calor e consequentemente mais potencia.


Então, não vou ficar tentando forçar muito não, como é minha primeira experiencia vou fazer os testes monitorando sempre a temperatura dos fets. espero bons resultados :-). dai na minha proxima fonte eu uso uns fets mais parrudos talvez quem sabe eu não tente uma full bridge!
Ja estou soldando as peças ateh sabado jah quero postar o resultado dos testes aqui pra vcs, e também vou precisar de ajuda de vcs no enrolamento do toroide principal e do toroide de filtro de saida. abraços Jeferson.
Jeferson Nalepa
Jeferson Nalepa
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 40
Data de inscrição : 11/06/2013
Idade : 37
Localização : Marialva - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 Empty Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por ELETRÔNICA PEREZ Sex 5 Jul 2013 - 15:33

Jerferson,se tiver como monitorar a corrente de entrada AC e do Duty,também é ótimo,assim você acompanha a eficiência em tempo real.

Sobre a full,depois que lançaram esse igbt aqui http://www.irf.com/product-info/datasheets/data/irgp4066dpbf.pdf eu meio que descentrei delas,porque com esse modelo daria para chavear uns 5K.Eu fiz uns testes aqui usando dois trafos driver em full com irfp460,mais até agora nada,não sei se escolhi o fet errado com, (vces com 500v ) ou se errei na construção do trafos,mais por enquanto vou deixar as experiências de lado com full,já imaginou queimando 4 irfp 460 a cada teste de carga.......Dureza rsrsr.
ELETRÔNICA PEREZ
ELETRÔNICA PEREZ
Parceiro do Fórum
Parceiro do Fórum

Mensagens : 856
Data de inscrição : 14/01/2013
Idade : 44
Localização : Orizona-Goiás

http://www.eletronicaperez.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 Empty Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por marcisiosouza Sex 5 Jul 2013 - 15:47

aqui os meus problemas nem sao mais a temperatura e sim quando ou o ir2110 estoura ou os fets. dessa vez os irfp nao sei se queimaram pois nao tirei da palca para testar, mas o ir2110 estourou e a "tampa" dele saiu.
jeferson podes começar com uma potencia menor, para quem nunca montou uma smps é meio complicado lidar com corrente tao alta logo de cara.
marcisiosouza
marcisiosouza
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 27
Data de inscrição : 15/06/2012
Idade : 35
Localização : belem-pa

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 Empty Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por Jeferson Nalepa Sex 5 Jul 2013 - 16:44

marcisiosouza escreveu:aqui os meus problemas nem sao mais a temperatura e sim quando ou o ir2110 estoura ou os fets. dessa vez os irfp nao sei se queimaram pois nao tirei da palca para testar, mas o ir2110 estourou e a "tampa" dele saiu.
jeferson podes começar com uma potencia menor, para quem nunca montou uma smps é meio complicado lidar com corrente tao alta logo de cara.

Pois é marcisio, fui meio teimoso mesmo, e olha que eu nem tenho osciloscópio vou ver se compro um daqueles que ponha na entrada USB do pc soh pra quebrar um galho^^, mas dai marcisio quando estou o ir2110 e os fets chega danificar outros componentes ou so costuma queimar eles mesmo?
aqui paguei 11R$ no ir2110 e 24R$ nos dois IRFP360.
Jeferson Nalepa
Jeferson Nalepa
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 40
Data de inscrição : 11/06/2013
Idade : 37
Localização : Marialva - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 Empty Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por Jeferson Nalepa Sex 5 Jul 2013 - 16:46

leandromp escreveu:Jerferson,se tiver como monitorar a corrente de entrada AC e do Duty,também é ótimo,assim você acompanha a eficiência em tempo real.

Sobre a full,depois que lançaram esse igbt aqui http://www.irf.com/product-info/datasheets/data/irgp4066dpbf.pdf eu meio que descentrei delas,porque com esse modelo daria para chavear uns 5K.Eu fiz uns testes aqui usando dois trafos driver em full com irfp460,mais até agora nada,não sei se escolhi o fet errado com, (vces com 500v ) ou se errei na construção do trafos,mais por enquanto vou deixar as experiências de lado com full,já imaginou queimando 4 irfp 460 a cada teste de carga.......Dureza rsrsr.

Desculpe a noobse ou falta de conhecimeto, mas a corrente do Duty eu meço com amperimetro convencional ? ou estou falando besteira? em que ponto eu meço o Duty?
Jeferson Nalepa
Jeferson Nalepa
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 40
Data de inscrição : 11/06/2013
Idade : 37
Localização : Marialva - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 Empty Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por ELETRÔNICA PEREZ Sex 5 Jul 2013 - 17:32

Há sim o duty, você pode conferir com um osciloscópio digital,dá pra ver no analógico também,mais é bem difícil,eu confiro aqui usando um icel AD7900 que tem essa função,dai o resultado é mostrado em %,com um valor próximo a 50% ,Esse valor também é adota em algumas fontes automotivas comerciais também,até o ponto de proteção,começar a 'agir' e baixar o duty lá para uns 10%.

Para verificar o Duty monitore umas das saídas do OUT do ci oscilador ou confira diretamente no Gate do fet.
ELETRÔNICA PEREZ
ELETRÔNICA PEREZ
Parceiro do Fórum
Parceiro do Fórum

Mensagens : 856
Data de inscrição : 14/01/2013
Idade : 44
Localização : Orizona-Goiás

http://www.eletronicaperez.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 Empty Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por ELETRÔNICA PEREZ Sáb 6 Jul 2013 - 0:12

Peguei essa fonte essa semana,não dá para entender o que acontece.

ELETRÔNICA PEREZ
ELETRÔNICA PEREZ
Parceiro do Fórum
Parceiro do Fórum

Mensagens : 856
Data de inscrição : 14/01/2013
Idade : 44
Localização : Orizona-Goiás

http://www.eletronicaperez.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 Empty Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por Jeferson Nalepa Dom 7 Jul 2013 - 13:08

Pessoal chegou a hora de enrolar o trafo, em 50KHz deu 19.2 no primario, no secundário deu apenas 1.8 voltas achei muito pouco, talvez se enrolar o secundário só com estas voltas vai pegar muita pouca area do nucleu e posso ter problemas com queda de tensão, fiz com 2000 Gaus. Com 1500 Gaus deu 25.6 voltas no primario e 2.46 no secundário. Posso arredondar 26 no primário e 3 + 3 no secundário ? fio 18AWG 4 fios em paralelo, no primário secção 0,817 x densidade 4 = 3,268 x 4 fios = 13,07A
Secundário fio 17AWG 18 fios em paralelo, secção 1,039 x densidade 6 = 6,234 x 18 fios = 112,21A.

https://2img.net/r/ihimg/f/844/uxvn.jpg/
https://2img.net/r/ihimg/f/849/19ae.jpg/
https://2img.net/r/ihimg/f/849/4q4x.jpg/

Jeferson Nalepa
Jeferson Nalepa
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 40
Data de inscrição : 11/06/2013
Idade : 37
Localização : Marialva - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 Empty Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por sandy silva de oliveira Dom 7 Jul 2013 - 14:09

eu usei o segundo calculo e deu certo so que 23 primario e 3+3 secumdario 4 fios 21 em paralelo primario e 20 fios 21 secudario
sandy silva de oliveira
sandy silva de oliveira
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 615
Data de inscrição : 23/12/2012
Idade : 40
Localização : goiania goias

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 Empty Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por Jeferson Nalepa Dom 7 Jul 2013 - 14:40

Tem algum problema se enrolar o primario com espaguet ?
Jeferson Nalepa
Jeferson Nalepa
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 40
Data de inscrição : 11/06/2013
Idade : 37
Localização : Marialva - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada x fonte automotiva - Página 5 Empty Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 5 de 14 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 9 ... 14  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos