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Mensagem por louroimortaldotempo Qua 17 Jul 2013 - 22:18

aqui tem jeferson: http://www.opoen.com.br/home/produto/codigo:15052,familia_id:80/mica-silglass-cinza-1mx70mm-ims-1000
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Fonte chaveada x fonte automotiva - Página 8 Empty Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por Heidern Qui 18 Jul 2013 - 14:12

Qual melhor isolador para os fet e os diodos de saida mica ou aquele plastico convencional ? no caso da mica é necessario aplicar a pasta termica ?

As fontes de Pc vem com aquele isolador elastomero, parece funcionar bem, mas EU ACHO melhor o bom e velho isolador de mica + pasta térmica.

depende muito do seu projeto; se tiver aquecendo muito use mica e tiver uma temperatura aceitável do componente pode usar qualquer um!

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Mensagem por Jeferson Nalepa Sex 19 Jul 2013 - 1:01

Ta zica "amansar" o SG3525 aqui quando eu ligo a fonte na rede em serie com a lampada a frequencia dispara no gate dos fets, e leva a tensão pra quase 17V,
enrolei o trafo com 26 voltas primario e 2+2 o secundario. Alguem tem auguma dica ?

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Mensagem por sandy silva de oliveira Sex 19 Jul 2013 - 6:56

ta funcionando certinho sem carga? entao oe direto na rede por que se colocar carga nela com a lampada em serie ela vai ficar doida. outra coisa se seu multimetro nao for true rms isso tbm pode ocorrer de ficar meio doido mesmo, mas mesmo se for coloca seu multimetro mais longe da sua fonte que ela manda uma interferencia lascada para ele.
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Mensagem por wenderson Sex 19 Jul 2013 - 8:08

Ola amigo blz cara para estas fontes funcionar 100% tem que abaixar a frequencia de operaçao delas para uns 24k dai vai amentar o numero de espira no trafo amentando a induçao no circuito coloque 44 esp primario e 4+4 secun. coloque dois resistor em serie de 15k no rt e com mesmo cap para ct rd 22r
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Mensagem por Heidern Sex 19 Jul 2013 - 8:33

2 + 2 esp são pouco para o secundário! no mínimo do mínimo 3+3! da uma conferida nos cálculos do TR de Potencia!

coloque mais dados ai..
qual é o primário da fonte? e o secundário?
tem fator de regulagem?

use frequência mais baixa; mesmo que use mais espiras no TR de Potencia assim vc não corre o risco de perdas e saturação do núcleo.


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Mensagem por Jeferson Nalepa Sex 19 Jul 2013 - 16:27

A rede aqui é 127V estou usando o dobrador, coloquei direto na ponte retificadora 127V (sem usar o dobrador) ai estabilizou a frequencia a tensão de saida ficou certinha, acho que ficou poucas espiras no primario.
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Mensagem por wenderson Sex 19 Jul 2013 - 19:26

e cara tive este problema com esta fonte tbm e o remidio e diminuir a frequencia de trabalho da fonte e com isso vc aumenta por consequencia as espiras no enrrolamento coloque a uns 25k.
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Mensagem por Jeferson Nalepa Sex 19 Jul 2013 - 21:40

Mudei para 34 espiras no primario ai que piorou tudo mesmo, ai tirei umas espiras ficou com 23 no primari e ponhei 3+3 secudario, a tensão estabilizou em quase 15V e sem carga a frequencia ficou em torno de 12Khz e com uma pequena carga dispara para mais de 500Khz.
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Mensagem por sandy silva de oliveira Sáb 20 Jul 2013 - 8:32

bom jefersom nao seria o problema da sua fonte talvez o 4n25? nao e ele quem faz a regulagem da frequencia quando e indentificado queda de tensao no secundario vazendo a fonte chavear mais rapido paara manter a tensao?
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Mensagem por ELETRÔNICA PEREZ Sáb 20 Jul 2013 - 8:36

Conseguir arrumar a usina,fiquei surpreendido com a potencia.

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Mensagem por sandy silva de oliveira Sáb 20 Jul 2013 - 8:37

outra coisa vi que vc tirou o termoretratil do trafo e que suas espiras do secundario estao amontoadas apenas em uma parte do toroide, te aconselho a espalhar elas por toda a superficie do mesmo almentando a eficiencio dele.
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Mensagem por renatoscp Sáb 20 Jul 2013 - 8:48

Bom dia Wenderson...
Parte desse layout é um pouco familiar pra mim rsrsr....

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Abçs!!
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Mensagem por wenderson Sáb 20 Jul 2013 - 11:54

e ai blz renato e peguei um pouco da sua kkkkkkkkkk.
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Mensagem por ELETRÔNICA PEREZ Sáb 20 Jul 2013 - 14:45

Está bem parecida com a fonte do Renato mesmo rsrsrs,alias uma ótima ideia em usar um banco capacitativo,podendo aproveitar os capacitores de fonte at,atx ...
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Mensagem por renatoscp Sáb 20 Jul 2013 - 16:37

Gente me diz uma coisa...
Pro que tanta gente procura tanto essas fontes 220 pra 14V?? Qual a principal aplicação já que é tanto procurada? Carregar baterias?
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Mensagem por Jeferson Nalepa Sáb 20 Jul 2013 - 17:17

sandy silva de oliveira escreveu:outra coisa vi que vc tirou o termoretratil do trafo e que suas espiras do secundario estao amontoadas apenas em uma parte do toroide, te aconselho a espalhar elas por toda a superficie do mesmo almentando a eficiencio dele.

Boa Tarde! Sandy, então cara testei o 4N25 aqui e esta OK, em relação ao termoretratil eu nao estou colocando porque ainda estou fazendo testes, e só ta com 2 fios 17AWG no secundario é soh para testes mesmo, mas assim que conseguir fazer ela funcionar redondinha eu acerto as bitolas dos fios e ponho o espaguete certinho ^^ . fiz o teste com 22 espiras no primario deu um resultado bem melhor, mas a tensão ficou alta mesmo regulando o trimpot a tensão mais baixa que consegui foi 14.9V, agora acabei de enrolar o primario de novo com 24 espiras e secundario com 3+3 vamos ver noque da :-) Abraços e obrigado pelas dicas.
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Mensagem por sandy silva de oliveira Sáb 20 Jul 2013 - 18:52

Fonte chaveada x fonte automotiva - Página 8 5qpe

boa noite meu querido irmao renato, e simples o por que da procura dessas fontes, com o crecimento da utilizacao de som altomotivos, viu se uma necessidade de se utilizar fontes de energia muito grande, por exemplo essa montana de uma equipe de som de goiania que faz festas em varios lugares de goias e ate mesmo do brasil eis um exemplo de um carro com som altomotivo daqui.
dai vem o problema como alimentar 4 modulos de 1200wrms e em media mais 4 de 800wrms( isso nao se aplica ao veiculo da foto pois deve ser mais forte que isso), sao duas opçoes a primeira consiste em instalar nao somente 1 alternador de 120A num carro que geralmente usa um de 70A mas sim 4 ou 5 de 120A alem do gasto com combustivel por que durante uma festa de umas 5 horas o veiculo fica ligado o tempo todo, dai a necessidade de fontes que convertam de 220 ou 110 para os 14,5 volts que e o que as modulos precisam para entregar sua forca maxima, mas isso ligadas a sei la 4 ou 5 baterias de caminhao de 150A, gerralmente veiculos como o da foto usam fontes chaveadas de 600A da spark chamadas usinas. no meu caso como meu som do carro foi teletransportado para a sala de tv(teletransportado como diria dr_house) precisaria de apenas uma de 150A para resolver meu problema. espero ter ajudado a tirar sua duvida meu amigo.
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Mensagem por marcosrequiao Sáb 20 Jul 2013 - 19:07

Olá pessoal! sou novo por aqui e estava querendo montar essa fonte, mas não estou conseguindo baixar o material que estava disponivel e foi removido.
Alguem poderia disponibilizar?

Atenciosamente,

Marcos.
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Mensagem por renatoscp Sáb 20 Jul 2013 - 20:40

sandy silva de oliveira escreveu:Fonte chaveada x fonte automotiva - Página 8 5qpe

boa noite meu querido irmao renato, e simples o por que da procura dessas fontes, com o crecimento da utilizacao de som altomotivos, viu se uma necessidade de se utilizar fontes de energia muito grande, por exemplo essa montana de uma equipe de som de goiania que faz festas em varios lugares de goias e ate mesmo do brasil eis um exemplo de um carro com som altomotivo daqui.
dai vem o problema como alimentar 4 modulos de 1200wrms e em media mais 4 de 800wrms( isso nao se aplica ao veiculo da foto pois deve ser mais forte que isso), sao duas opçoes a primeira consiste em instalar nao somente 1 alternador de 120A num carro que geralmente usa um de 70A mas sim 4 ou 5 de 120A alem do gasto com combustivel por que durante uma festa de umas 5 horas o veiculo fica ligado o tempo todo, dai a necessidade de fontes que convertam de 220 ou 110 para os 14,5 volts que e o que as modulos precisam para entregar sua forca maxima, mas isso ligadas a sei la 4 ou 5 baterias de caminhao de 150A, gerralmente veiculos como o da foto usam fontes chaveadas de 600A da spark chamadas usinas. no meu caso como meu som do carro foi teletransportado para a sala de tv(teletransportado como diria dr_house) precisaria de apenas uma de 150A para resolver meu problema. espero ter ajudado a tirar sua duvida meu amigo.

Pois é... Era realmente o que eu imaginava... Mas sinceramente... Sabemos que qualquer módulo automotivo possui internamente um oscilador DC-DC que transforma os 13,8V da bateria em +XX -XX V (+60 -60 por exemplo), pois todo amplificador usa esse conceito de alimentação...

Então... Olha o que estamos fazendo...

Transformando 220 em 13,8V, usando baterias pra armazenar esses 13,8, depois o módulo pega esses 13,8 e transforma em tensão maior... Já imaginou que perda desgraçada??? rsrsrs...

Uma solução muito mais inteligente seria aplicar um conversor AC-DC diretamente sobre a tensão simétrica do próprio módulo...

Claro que pra isso seria necessário abrir o módulo e retirar 3 fios, com uso de diodos funcionaria com a bateria e a tensão da fonte simultaneamente sem problemas, sem necessidade de se usar bateria alguma de caminhão...

Problema é exatamente a necessidade de abrir o módulo né... Pra instaladores mais "padrão" de som automotivo isso seria uma tremenda dor de cabeça rs..

Abçs!
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Mensagem por Jeferson Nalepa Sáb 20 Jul 2013 - 20:46

renatoscp escreveu:

Pois é...  Era realmente o que eu imaginava...  Mas sinceramente...  Sabemos que qualquer módulo automotivo possui internamente um oscilador DC-DC que transforma os 13,8V da bateria em +XX -XX V (+60 -60 por exemplo), pois todo amplificador usa esse conceito de alimentação...

Então...  Olha o que estamos fazendo...

Transformando 220 em 13,8V, usando baterias pra armazenar esses 13,8, depois o módulo pega esses 13,8 e transforma em tensão maior...  Já imaginou que perda desgraçada???  rsrsrs...

Uma solução muito mais inteligente seria aplicar um conversor AC-DC diretamente sobre a tensão simétrica do próprio módulo...

Claro que pra isso seria necessário abrir o módulo e retirar 3 fios, com uso de diodos funcionaria com a bateria e a tensão da fonte simultaneamente sem problemas, sem necessidade de se usar bateria alguma de caminhão...

Problema é exatamente a necessidade de abrir o módulo né...  Pra instaladores mais "padrão" de som automotivo isso seria uma tremenda dor de cabeça rs..

Abçs!

Em modulos taramp's e stetsom acima de 3KW rms, o pessoal ta pegando 127Vca da direto da rede usando uma ponte retificadora e ligando direto nos capacitores da saida da fonte do modulo, vi um video estes dias no youtube, funciona !
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Mensagem por Heidern Seg 22 Jul 2013 - 11:13

renatoscp escreveu:Transformando 220 em 13,8V, usando baterias pra armazenar esses 13,8, depois o módulo pega esses 13,8 e transforma em tensão maior... Já imaginou que perda desgraçada??? rsrsrs...

Uma solução muito mais inteligente seria aplicar um conversor AC-DC diretamente sobre a tensão simétrica do próprio módulo...


Já pensei nisso há anos desde quando eu tinha 14 anos quando eu já fazia meus primeiros transformadores 110/220 para 12 v 50A

na época eu montava vários DBK 6000 turbinados e pensei a mesma coisa dai o transformador ficava com uma tensão mais alta e corrente mais baixa, mais sempre teria que abrir o modulo e puxar os famosos fios e ligar externo! muitos clientes com módulos novinhos não aceitavam isso! por isso que fica a fonte com alta corrente desperdiçando já que vai ser convertida novamente!

uma pena isso.... sendo que poderia evitar tanta corrente assim!


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Mensagem por ELETRÔNICA PEREZ Seg 22 Jul 2013 - 13:26

Para algumas marcas,bastaria usar os três fios,no caso da taramp's precisaria de alimentar a entrada normal dela,por causa do 5V que alimentam o pic,alias foi isso que fizeram naquele vídeo do youtube.Alguns módulos da marca banda,usam um transformador TC no primário,e é por ele que vem a proteção de sobrecarga e outros usam espiras diferentes no secundário,para alimentar os drives IR e a etapa do pré amplificador.Com esse sistema economizaria uns 20% de energia mas...perderíamos toda proteção que os módulos automotivos tem.imaginem um curto nos transistores/fets de saídas iria torrar os falantes.Em alguns projetos a proteção age diretamente no pwm oscilador da fonte,diminuindo o ciclo,caso haja temperatura excessiva e também por  sub e sobre tensão.
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Mensagem por valdevino Seg 22 Jul 2013 - 22:33

Voces tem toda razao, acho que poderia ate usar potencia de som profissional, assim nao desperdiçaria tanta energia com estas brincadeirinhas
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Mensagem por sandy silva de oliveira Ter 23 Jul 2013 - 17:05

o dificil seria arrumar um projeto de 5000rms pra som profissional, e tem uutro agravante, tipo se fizesse isso de montar um amp de 220v no carro vc teria que ter tbm um inversom de tipo uns 10k de potencia se o cara fosse fazer uma festa perto de um lago ou chacara para alimentar dos 12v do carro msm.
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