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Mensagem por alexsandro rodrigues de a Qui 1 maio 2014 - 12:38

Fsimoesjr agora a nossa esperança é vc para definitivamente termos as respostas no fórum.

Mario Mota escreveu:Ao amigo Mario Mota que pergunta: Bom dia a todos! Peço ajuda aos amigos que gostam da Studior para podermos refazer o esquema elétrico da serie X, já que afirmam que tem erro no esquema que circula na net.
Quais estes erros? “Tópico Studio R BX 2”
Resposta: Ótima pergunta Sr. Mario, então vamos descobri, peço o empenho de quem já montou.
Atualizado. 2014
1º o primeiro erro e o próprio esquema que tem erros proposital informação do eng. Sr Rui da Studio R para evitar copias, bem os erros são visível apenas para quem já tem experiência a intenção e de filtrar os montadores e diminuir as chances de iniciantes terem êxito, contudo essa idéia deixa uma brecha os que conseguirem estão criando um novo esquema.
Podemos adaptar vários circuitos modificando a idéia original criando um novo projeto ainda melhor e mais robusto um bom exemplo: colocando mais transistores na saída, instalando exaustores silenciosos com ajuda de termostatos digital e proteção efetiva contra curto e dc na saída.  
2º o esquema esta bloqueado para impressão, mas já circula o esquema sem o bloqueio de impressão.
Vamos ao jogo do X erros!
3º Os diodos zener D1 e D2 2x6V2A (serial) . diodos zener não funciona bem em serie e melhor colocar os zener de 12V 1W.
4º O capacitor de entrada 10/63 é NP ( não polarizado)
5º  T1,T2,T8,T9,T10,T13T17 São NPN e os emissores para baixo no esquema não da pra ver os emissores
6º R25 =  22ohms
7º R26 = 22 ohms
8º C10 = 220pf 500v
9º fio 18 0M e ligado no terminal M
10º R15= 100 ohms
11º R17= 10 ohms
12º transistor T7 e T10 melhor usar MJE 15032/15033 e ter os resistores de mesmo valor no lado positivo e negativo a utilização dos transitores TIP 50 e MJE 5731 pode resultar em ganhos diferentes e resistores de polarização darlington também diferentes!
13º Bobina na saída tem resistor de 10R 5W em paralelo com a bobina.

14º quantidade de transistores de saída 8 pares não vai fornecer 5600 W RMS nem com limitador vi os mais potentes transistores que estão a venda são os da on MJL 4281A/4302A tem potencia máxima de 230w RMSos que estão no esquema MJW 21194/21193 tem potencia máxima de 200W RMS
E utilizado 15 pares por para 5600Wrms por canal e não 8 como no esquema! Mas podemos fazer com menos transistores e termos uma potencia menor. O fabricante recomenda utilizar a metade da potência RMS, para potencia Musical ele se sai bem apenas em teste de 1khz em teste continuo houve aquecimento excessivo devido a baixa quantidade de transistores.
Mais utilizado em musica ele se saiu muito bem com resposta de freqüência de ótima qualidade.
Afinal de contas ninguém compra um amplificador para ouvir um apito de 1Khz.
Para termos 5600 W RMS continuo é possível apenas com o modelo X12 veja que o teste foi feito com a metade da potencia e não com potencia Máxima. Pagina 15
Nota: o mesmo critério é utilizado para todos os Amplificadores da Studio e não apenas os da serie X.
DISTORÇÃO HARMONICA
1KHz @ 1/2 potência
X1: 0,015%, 2 ohms
0,008%, 4 ohms
0,005%, 8 ohms
XD: 0,02%, 2 ohms
0,015%, 4 ohms
0,008%, 8 ohms
X3-X5: 0,09%, 2 ohms
0,05%, 4 ohms
0,02%, 8 ohms
X8-X12: 0,1%, 2 ohms
0,07%, 4 ohms
0,04%, 8 ohms
OBS: O texto pode ter modificação sem aviso prévio, devido a novas informações postadas e confirmadas.


Última edição por alexsandro rodrigues de a em Seg 5 maio 2014 - 15:49, editado 2 vez(es)
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Amplificador Heavy Duty e X5 (Studio HD)Modulos de proteção.1 - Página 11 Empty Re: Amplificador Heavy Duty e X5 (Studio HD)Modulos de proteção.1

Mensagem por Fsimoesjr Qui 1 maio 2014 - 12:45

alexsandro rodrigues de a escreveu:Fsimoesrj o Z700 tem características idênticas ao do X5 em relação à placa balanceada veja a informação do Manual do Z 700 e Z 500. Sensibilidade de entrada de 775mV e Impedância 10K
E possível fazer essa placa com entrada balanceada ou não balanceada assim como a saída também e pode ter a função bridge veja que a placa do Andrew Lebon usa o mesmo integrado o TL 072 que pode ser até o original da Studio com ainda menos distorção o LM 833 para isso tem que fazer o esquema e estudar as modificações no circuito.
Outro ponto importante e que a sensibilidade e ajustável manualmente tanto na serie Z como na X onde a mais alta esta em 775mV a media em 1,55V
DISTORÇÃO HARMONICA
1KHz @ 1/2 da potência nominal
0,05%, 4 ohms
0,02%, 8 ohms
DISTORÇÃO HARMONICA 20Hz-20KHz@ potência nominal menor ou igual a 0,2%
RESPOSTA DEFREQUÊNCIA 20Hz a 20khz, +/- 0,7dB.
Fator de amortecimento Maior que 2000 a 8 ohms @ 40Hz
RUÍDO 105 dBA em relação a potência máxima.

SENSIBILIDADE 775mVRMS para a potência nominal ou 1,55V selecionável.
IMPEDÂNCIA DE ENTRADA 10 Kilohms balanceada

Nota: Baixa sensibilidade pode reduzir a potencia máxima assim como a alta pode gerar ruídos por isso um controle manual e o ideal veja o manual. Paginas 9 e 14

ESCOLHA A SENSIBILIDADE CORRETA PARA SEU AMPLIFICADOR DE ACORDO COM A SENSIBILIDADE DO RESTANTE DE SEU EQUIPAMENTO. AJUSTES NÃO ADEQUADOS DE SENSIBILIDADE PODEM SATURAR O AMPLIFICADOR, GERANDO RUÍDO EXCESSIVO OU DISTORÇÃO, OU AINDA PREJUDICAR O APROVEITAMENTO TOTAL DA POTÊNCIA.

Conclusão a placa é muito boa e pode ter ainda mais recursos

A pinagem do TL e do LM é igual.
Gostei muito do circuito do Andrew. Faz as duas coisas com apenas dois CI. Muito bom.
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Amplificador Heavy Duty e X5 (Studio HD)Modulos de proteção.1 - Página 11 Empty Re: Amplificador Heavy Duty e X5 (Studio HD)Modulos de proteção.1

Mensagem por alexsandro rodrigues de a Qui 1 maio 2014 - 13:27

Fsimoesjr, veja a cima o jogo dos erros da serie X e tente nos ajudar com os valores dos componentes tem muitos querendo montar com essa duvida.
Forte abraço e obrigado pelas fotos

O poder e de vocês.
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Mensagem por alexsandro rodrigues de a Qui 1 maio 2014 - 13:53

Fsimoesjr, amigo se for possível posta uma foto da bobina da rede zobel do X5 e verifica a quantidade de espiras e tamanho do núcleo em mm ?
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Mensagem por Fsimoesjr Qui 1 maio 2014 - 15:32

Eu contei 8 pares + 2 transistores de potência por canal.
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Mensagem por alexsandro rodrigues de a Qui 1 maio 2014 - 17:53

Dimensionamento do Alto Transformador, Disjuntor e Fusível.

SERIE X
PESO / POTÊNCIA NOMINAL e CONSUMO MÁXIMO POTENCIA DO TRANSFORMADOR.
Nota: Informações do Manual.
X1 = 15,5kg / 1.200 W RMS,  
TRAFO  220V-10A = 2200 w (20A nas versões de 115 à 127V)

XD = 15,5kg / 3.600 W RMS,
TRAFO 220V-21A = 4620w (41A nas versões de 115 à 127V)

X3 = 16kg / 3.600 W RMS,    
TRAFO 220V-21A = 4620w (41A nas versões de 115 à 127V)

X5 = 16,5kg / 5.600 W RMS,  
TRAFO 220V-32A = 7040w (64A nas versões de 115 à 127V)

X8 = 17,5kg / 8.000 W RMS,    
TRAFO 220V-50A = 11,000w (100A nas versões de 115 à 127V)

X12 = 17,8kg / 11.000 W RMS,
TRAFO  220V-68A = 14.690w (136A nas versões de 115 à 127V)


CONSUMO EXATO X1 e XD: 1,55 vezes a potência de saída utilizada.
X3-X5: 1,35 vezes a potência de saída utilizada.
X8-X12: 1,33 vezes a potência de saída utilizada.

TABELA DE POTÊNCIA SENOIDAL (Watts RMS):
Válida para rede de 230V/60Hz, distorção harmônica 1% a 1KHz. Para variações de tensão da rede de 10%, as
potências podem variar até + ou - 22% (Norma IEC268).


IMPEDANCIA--------X1----- X3 E XD-----X5-------X8------X12
2ohms-2 canais   1.200W     3.600W    5.600W    8.000W 11.000W
4ohms-2 canais   1.000W     2.240W    3.500W    4.700W   6.400W
8ohms-2 canais      600W     1.280W    2.000W    2.600W   3.500W
2ohms-1 canal        700W     2.150W    3.340W    4.200W   5.700W
4ohms-1 canal        420W     1.250W    1.950W    2.500W   3.500W
8ohms-1 canal        360W     700W       1.100W    1.380W   1.900W
1,5ohms-2 canais 1.200W     3.600W    5.600W     8.600W  13.000W

VA e a unidade de medida de potencia utilizada para transformadores e        auto transformadores o seu valor corresponde a 70% da potencia em Watts ex 1000VA e igual a 700W a formula é VA x 0,7 = Watts
Circulo mágico da lei de ohms com as principais formulas da eletrônica.

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Mensagem por alexsandro rodrigues de a Qui 1 maio 2014 - 18:08

Formulas:

Uma imagem vale mais que mil palavras.

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Mensagem por neudsonbr Qui 1 maio 2014 - 21:20

alexsandro rodrigues de a escreveu:

ATT: Sandro03 foi muito bom para todos pois desta forma levantamos todas as possibilidades, acredito que vc estava usando a segunda bobina na fonte de sinal, dessa forma o campo magnético fica mais fraco devido esta mais distante da ferragem provocando ruídos, o correto seria a primeira bobina no sinal de áudio a segunda que é enrolada por cima e que vai para o amplificador, outra observação e para inversão de fase quando trocamos os fios o ruido diminui.

Muito bem a perseverança e a chave do sucesso!

complementando o que o amigo Alexandro falou e testes feito por mim, e ele mim auxiliando, e apostilas encontrada na net  descobrimos que o vivo do sinal de qualquer reprodutor tem que ser ligado no fio que vai dar a primeira volta do núcleo, ele que é responsável por criar o campo magnético por estar mais próximo do núcleo, e o que termina o terra do entrada, se inverter gera ruídos e se usar o secundário ai que o ruido aumenta, existe uma posição correta de uso tanto do primário quanto do secundário, falo isso porque os teste que fiz foi de um feito de fabrica e já ligado isolando e reproduzia perfeito e o que fiz seguindo ele fez ruido, ai refiz ele (o de fabrica) e vi a posição e quantidade de expiras e o mesmo trafinho com o mesmo fio que eu tinha usado não fez ruido algum por conta da posição certa modo de fazer: primeiro fio que enrolar é o vivo do sinal, acabou de contar as expiras, fio terra da entrada de sinal, coloque algum isolante fita ou algo que vc use para isola, depois o  fio que começa a enrolar o secundário e o terra da exitadora e o fim vivo da exitadora ai vc faz o que eu fiz coloca taps entre 400 a 600 mais o que eu tinha pronto tava 600/450+100esp.+100esp./600 voltas de fio 36 awg núcleo de 17 mm por 20 mm , testei com um programa reprodutor de sinal e o trafinho reproduziu entre 20Hz a 17KHZ tanto o que eu fiz como o de fabrica foi oque deu para escultar depois disso nada. mim corrijam se eu tiver errado ok vlw.

editado as 22:14 fiz teste de inversão e deu oque eu falei ruido de sinal no auto falante fica tammmmmmmmmmm... inverto e fica calado o amp nem parece que ta ligado


Última edição por neudsonbr em Sáb 3 maio 2014 - 13:36, editado 2 vez(es)
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Mensagem por Fsimoesjr Sex 2 maio 2014 - 11:18

neudsonbr escreveu:

complementando o que o amigo Alexandro falou e testes feito por mim, e ele mim auxiliando, e apostilas encontrada na net  descobrimos que o vivo do sinal de qualquer reprodutor tem que ser ligado no fio que vai dar a primeira volta do núcleo ele que é responsável por criar campo magnético por estar mais próximo do núcleo, e o que termina o terra do entrada se inverter gera ruídos e se usar o secundário ai que o ruido aumenta existe uma posição correta de uso tanto do primário quanto do secundário falo isso porque os teste que fiz foi de um feito de fabrica e já ligado isolando e reproduzia perfeito e o eu que fiz seguindo ele fez ruido, ai refiz ele (o de fabrica) e vi a posição e quantidade de expiras e o mesmo trafinho com o mesmo fio que eu tinha usado não fez ruido algum por conta da posição certa modo de fazer: primeiro fio que enrolar é o vivo do sinal, acabou de contar as expiras fio terra da entrada de sinal, coloque algum isolante fita ou algo que vc use para isola depois  fio que começa a enrolar o secundário terra da exitadora e o fim vivo da exitadora ai vc faz o que eu fiz coloca taps entre 400 a 600 mais o que eu tinha pronto tava 600/450+100esp.+100esp./600 voltas de fio 36 awg núcleo de 17 mm por 20 mm , testei com um programa reprodutor de sinal e o trafinho reproduziu entre 20Hz a 17KHZ tanto o que eu fiz como o de fabrica foi oque deu para escultar depois disso nada. mim corrijam se eu tiver errado ok vlw.

editado as 22:14 fiz teste de inversão e deu oque eu falei ruido de sinal no auto falante fica tammmmmmmmmmm... inverto e fica calado o amp nem parece que ta ligado


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Mensagem por neudsonbr Sáb 3 maio 2014 - 2:52

Grande ensinamento para quem usa trafinho. Valeu.[/quote]

Agradeço simões!! tudo oq sei e por causa do sr, do mario e meu amigo alexandro que vem mim ajudando muito tirando minhas duvidas sempre, nao sei nada de eletrônica mais me dedico muito a estudar e aprender o que quero aprender e venho aprendendo muito com vcs.
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Amplificador Heavy Duty e X5 (Studio HD)Modulos de proteção.1 - Página 11 Empty Re: Amplificador Heavy Duty e X5 (Studio HD)Modulos de proteção.1

Mensagem por Fsimoesjr Sáb 3 maio 2014 - 7:46

neudsonbr escreveu:Grande ensinamento para quem usa trafinho. Valeu.
Agradeço simões!! tudo oq sei e por causa do sr, do mario e meu amigo alexandro que vem mim ajudando muito tirando minhas duvidas sempre, nao sei nada de eletrônica mais me dedico muito a estudar e aprender o que quero aprender e venho aprendendo muito com vcs.

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Mensagem por sandro03 Sáb 3 maio 2014 - 11:03

o meu trafinho depois das dicas dos amigos aqui, ficou otimo
uma boa opçao tambem é usar uma plaquinha de pré antes do trafinho com uma fonte isolada e dar um bom ganho para nao precisar te tanto ganho depois do trafinho, com isso eu eliminei totalmente os ruidos e nem pareçe que tou usando trafinho. quanto menos ganho vc preciose depois do trafinho fica melhor.

se eu estiver errado os amigos mim corrijam por favor!
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Mensagem por alexsandro rodrigues de a Sáb 3 maio 2014 - 13:25

sandro03 escreveu:o meu trafinho depois das dicas dos amigos aqui, ficou otimo
uma boa opçao tambem é usar uma plaquinha de pré antes do trafinho com uma fonte isolada e dar um bom ganho para nao precisar te tanto ganho depois do trafinho, com isso eu eliminei totalmente os ruidos e nem pareçe que tou usando trafinho. quanto menos ganho vc preciose depois do trafinho fica melhor.

se eu estiver errado os amigos mim corrijam por favor!
Correto amigo sua informação procede foi muito boa as sua observações.
Pois quem teve a sorte de principiante nunca vai saber de tantos detalhes que fazem a diferença, apenas em ligar o fio errado já temos um grande ruído, o segredo e identificar os fios das bobinas.
Ex: 1 e 2 para o primário 3 e 4 para o secundário.
1 entrada de sinal
2 terra
3 entrada do amplificador
4 terra
O trafinho deve ter a mesma quantidade de espiras nas duas bobinas, entre 450 a 600 espiras funcionou bem, a utilização de pré amplificador antes (alimentação isolada) e depois do trafinho(alimentação não isolada) vai melhorar ainda mais a qualidade, também é verdade de que quanto menor o ganho do amplificador menor também será o ruído.
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Mensagem por alexsandro rodrigues de a Sáb 3 maio 2014 - 16:24

Limiter de Frequencia. (Sistemas de alto desempenho.)
O Crossover ativo
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No crossover ativo, você poderá selecionar a seu critério e de forma rápida, através dos comandos
seletores, os diferentes cortes de freqüências desejados, para combinar com os tipos de drivers (alto-falantes) disponíveis no sistema.

Em sistemas de sonorizações que utilizam crossovers ativos, seus respectivos amplificadores de
potência trabalham com menores temperaturas em seus dissipadores de calor. Isto ocorre porque estes amplificadores não trabalham em regime “full-range” ,(todas as freqüências) mas sim em vias com frequências limitadas, o que proporciona um headroom dinâmico muito maior, ou seja, é permitido um certo descanso a estes amplificadores de potência, enquanto a sua determinada faixa de frequência de trabalho não está recebendo sinal ou recebendo-o em nível bem menor, de acordo com a áudio programação (música, fala, etc...).

A divisão em potencia elétrica e de 60% para sub graves e graves, 30% para médios e 10% para agudos.

Note que é um desperdício de energia enviar agudos e médios para alto falantes de sub grave e graves onde ele vai transformar essa energia em calor podemos ter economia de 40% da energia elétrica deixando o sistema bem mais seguro na questão de temperatura e desempenho.

Em um sistema de som, cada via necessita de níveis de potência diferentes entre si, que também
variam de acordo com o tipo e característica de driver (alto-falante) disponível. No caso de se utilizar o crossover ativo, isto é muito simples, pois cada via possui controle de nível de ganho e isto pode rapidamente ser ajustado.

Vantagens do filtro Ativo — Linkwitz-Riley
Devido às ações tecnicamente superiores do filtro (Linkwitz-Riley de 4ª ordem) é que eles foram
selecionados para utilização. Entre suas superioridades técnicas podemos destacar: A diferença de fase nos pontos de crossover, com relação a bandas de frequências adjacentes, é próxima de zero grau nos crossovers ativos de 24dB por oitava.

Observação: Não se esqueça que para cada 3dB de reforço em uma determinada faixa de áudio, será necessário um acréscimo de 100% da potência anterior em sua respectiva via de amplificação. Você tem essa potência disponível? Se não tem, terá uma “bruta” sobrecarga, causando grande distorção.
Se você possui um P.A. com grande reserva de potência, tudo bem, faça as contas e vá adiante.
Viu como determinar corretamente a potência necessária em cada via de amplificação é de suma importância?
Digamos que pretendemos aumentar a região dos graves em 3dB. Esta via estava com os amplificadores de potência liberando 200 watts RMS antes de você realizar o primeiro reforço de 3dB. Ao realizá-lo, ocorre o seguinte: 200 watts RMS + 3dB = 200 x 2 = 400 watts RMS necessários para evitar sobrecarga.
Se você quiser adicionar novamente um reforço de 3dB no equalizador gráfico ou no crossover, nesta mesma faixa, então necessitaremos de 400 watts RMS + 3dB = 400 x 2 = 800 watts RMS de potência necessária. Sentiu o drama? Caso ainda necessite de mais um reforço de 3dB nesta mesma faixa de frequência, neste caso, resultaria em1600 watts RMS necessários. Viu como a utilização de reforço de vias de saídas do crossover ou bandas do equalizador gráfico, sem bom senso para saber se tem essa reserva de potência (headroom) “detona” o sistema?



Você pode acertar o ganho de cada via, com a ajuda de um RTA
(analisador de espectro em tempo real) “VU Meter Bargraph de LED Profissional” com um gerador de ruído rosa e microfone plano calibrado.
este equipamento é importantíssimo para o ajuste em qualquer sistema de som. Se não houver nenhum analisador disponível, pode-se obter um ajuste, utilizando um medidor de SPL (medidor de pressão sonora) e um gerador de tom variável.

A importância de um analisador em tempo real (RTA) em seu sistema não pode ser desprezada, pois economizará tempo e proporcionará consistência, precisão e nitidez, muito maiores do que se fosse ajustado através do ouvido humano.

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Mensagem por alexsandro rodrigues de a Sáb 3 maio 2014 - 16:52

Sistema de amplificador Triamped System

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Em um único Amplificador temos 6 canais 2 para sub graves e graves 2 para médios e 2 para tweeters.

Os 2 Canais de sub graves são compostos de 8 pares de transistores por canal e alimentação com  auto trafo de + - 106 VDC
Os 2 Canais de médios são compostos de 4 pares de transistores por canal
alimentação de trafo isolado  com + - 70 VDC
Os 2 Canais de agudos são compostos de 3 pares de transistores por canal
alimentação de trafo isolado  com + - 70 VDC

Nota: São dois transformadores um Auto transoformador para sub graves e graves e um Transformador isolado com menor tensão para médios e agudos
“Transformador isolado” porque estes alto falantes de médio e agudos são mais sensível a transientes presentes quando utilizamos alto transformadores que devem utilizar varisitores para evitar picos de tensão.
Outro motivo e limitar a potência com uma menor voltagem ficando limitada a potencia máxima para os médios e agudos.
A ultima observação é que um par de transistores e utilizada como Drive
( topologia do BX e X5.) exitador dos saídas então quando falo que são 3 pares para cada canal do agudo são 1 para o drive e 2 para os Saídas


Última edição por alexsandro rodrigues de a em Sáb 3 maio 2014 - 23:29, editado 2 vez(es)
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Mensagem por betotora Sáb 3 maio 2014 - 18:40

alexsandro rodrigues de a escreveu:Limiter de Frequencia. (Sistemas de alto desempenho.)
O Crossover ativo
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No crossover ativo, você poderá selecionar a seu critério e de forma rápida, através dos comandos
seletores, os diferentes cortes de freqüências desejados, para combinar com os tipos de drivers (alto-falantes) disponíveis no sistema.

Em sistemas de sonorizações que utilizam crossovers ativos, seus respectivos amplificadores de
potência trabalham com menores temperaturas em seus dissipadores de calor. Isto ocorre porque estes amplificadores não trabalham em regime “full-range” ,(todas as freqüências) mas sim em vias com frequências limitadas, o que proporciona um headroom dinâmico muito maior, ou seja, é permitido um certo descanso a estes amplificadores de potência, enquanto a sua determinada faixa de frequência de trabalho não está recebendo sinal ou recebendo-o em nível bem menor, de acordo com a áudio programação (música, fala, etc...).

A divisão em potencia elétrica e de 60% para sub graves e graves, 30% para médios e 10% para agudos.

Note que é um desperdício de energia enviar agudos e médios para alto falantes de sub grave e graves onde ele vai transformar essa energia em calor podemos ter economia de 40% da energia elétrica deixando o sistema bem mais seguro na questão de temperatura e desempenho.

Em um sistema de som, cada via necessita de níveis de potência diferentes entre si, que também
variam de acordo com o tipo e característica de driver (alto-falante) disponível. No caso de se utilizar o crossover ativo, isto é muito simples, pois cada via possui controle de nível de ganho e isto pode rapidamente ser ajustado.

Vantagens do filtro Ativo — Linkwitz-Riley
Devido às ações tecnicamente superiores do filtro (Linkwitz-Riley de 4ª ordem) é que eles foram
selecionados para utilização. Entre suas superioridades técnicas podemos destacar: A diferença de fase nos pontos de crossover, com relação a bandas de frequências adjacentes, é próxima de zero grau nos crossovers ativos de 24dB por oitava.

Observação: Não se esqueça que para cada 3dB de reforço em uma determinada faixa de áudio, será necessário um acréscimo de 100% da potência anterior em sua respectiva via de amplificação. Você tem essa potência disponível? Se não tem, terá uma “bruta” sobrecarga, causando grande distorção.
Se você possui um P.A. com grande reserva de potência, tudo bem, faça as contas e vá adiante.
Viu como determinar corretamente a potência necessária em cada via de amplificação é de suma importância?
Digamos que pretendemos aumentar a região dos graves em 3dB. Esta via estava com os amplificadores de potência liberando 200 watts RMS antes de você realizar o primeiro reforço de 3dB. Ao realizá-lo, ocorre o seguinte: 200 watts RMS + 3dB = 200 x 2 = 400 watts RMS necessários para evitar sobrecarga.
Se você quiser adicionar novamente um reforço de 3dB no equalizador gráfico ou no crossover, nesta mesma faixa, então necessitaremos de 400 watts RMS + 3dB = 400 x 2 = 800 watts RMS de potência necessária. Sentiu o drama? Caso ainda necessite de mais um reforço de 3dB nesta mesma faixa de frequência, neste caso, resultaria em1600 watts RMS necessários. Viu como a utilização de reforço de vias de saídas do crossover ou bandas do equalizador gráfico, sem bom senso para saber se tem essa reserva de potência (headroom) “detona” o sistema?



Você pode acertar o ganho de cada via, com a ajuda de um RTA
(analisador de espectro em tempo real) “VU Meter Bargraph de LED Profissional” com um gerador de ruído rosa e microfone plano calibrado.
este equipamento é importantíssimo para o ajuste em qualquer sistema de som. Se não houver nenhum analisador disponível, pode-se obter um ajuste, utilizando um medidor de SPL (medidor de pressão sonora) e um gerador de tom variável.

A importância de um analisador em tempo real (RTA) em seu sistema não pode ser desprezada, pois economizará tempo e proporcionará consistência, precisão e nitidez, muito maiores do que se fosse ajustado através do ouvido humano.

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Alexsandro, como vai?, eu ja montei esse crossover, funciona muito bem, se quiser que eu poste as fotos, farei com o maior prazer, é só dizer um abraço. Betotora
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Mensagem por alexsandro rodrigues de a Sáb 3 maio 2014 - 23:24

Betotora escreveu:Alexsandro, como vai?, eu ja montei esse crossover, funciona muito bem, se quiser que eu poste as fotos, farei com o maior prazer, é só dizer um abraço. Betotora

Sim amigo vai ser ótimo, uma confirmação de funcionamento com fotos.
Agradeço desde já a sua colaboração.
Forte abraço.
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Mensagem por michael@ Dom 4 maio 2014 - 17:44

Andrew Lebon escreveu:[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
boa tarde eu tenho um layout parecido com esse olha [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
michael@
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Mensagem por Andrew Lebon Dom 4 maio 2014 - 20:58

Hi Michael
greetings where is the limiter section on pcb
warm regards
andrew
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Mensagem por michael@ Dom 4 maio 2014 - 21:45

Andrew Lebon escreveu:Hi Michael
          greetings where is the limiter section on pcb
warm regards
andrew
Good night Andrew lebon are seeing in the scheme because I have it and I will long Ainda ñ tested!
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Mensagem por alexsandro rodrigues de a Seg 5 maio 2014 - 10:23

Att: Michel esquema do pre balanceado.

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não foi testado
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Mensagem por michael@ Seg 5 maio 2014 - 14:00

alexsandro rodrigues de a escreveu:Att: Michel esquema do pre balanceado.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

não foi testado
Alexsandro vc ja testou esse esquema !!
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Mensagem por djcleivan Seg 5 maio 2014 - 14:13

eu ja fiz esse esquema e funciona perfeitamente
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Mensagem por michael@ Seg 5 maio 2014 - 14:28

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Alguem sabe me dizer como que faz essa ligação em mono e bridge !!!
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Mensagem por Wando48 Seg 5 maio 2014 - 15:18

Estou acompanhando! em breve irei montar a minha X5 conto com a ajuda de todos vcs!
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