HOMENAGEM
† 12 de março de 2016
Quem está conectado?
Há 140 usuários online :: 1 registrado, 0 invisíveis e 139 visitantes :: 1 motor de buscaArta
O recorde de usuários online foi de 490 em Dom 20 Out 2024 - 0:30
Últimos assuntos
Top dos mais postadores
Rafael Silveira (7816) | ||||
Caca Silva (6057) | ||||
renatoscp (3891) | ||||
CMeletronica (3234) | ||||
michel chagas (2791) | ||||
Railson (2119) | ||||
alexsandro rodrigues de a (1835) | ||||
naldo santos (1625) | ||||
ablacon64 (1222) | ||||
gilvantexas (1061) |
Tópicos semelhantes
Medidor de Velocidade
FONTE CHAVEADA 800W COM PROTEÇÃO CONTRA CURTO - IR2153
+50
Elanio Batista
dapia
maiko_bito
enif
manoloduda
junior machado
Guilherme Felipe
Peddo
j cicero
jonatanactos
gvdreis
Bruno Kappaun
aadf
HYSUB
louroimortaldotempo
ADRIANO BLAS
microbit
ziltecs
magnowilliancba44
Egnaldo nilton
Alessandro Moreira
silvamarcelo
lgeorg12
Bruno.1.Santos
Ualisson
rasiel2017
Kroika
infocompsalgueiro
pabloescorpio46
MME
blanko001
proex
Charles Monty
hermiltonsilva
rogatte
amozuo
arthurnerd
audium
Everaldo K. Maus
fabricio369
hellder
rgb audio
Isaac José
CMeletronica
wandows
Bolasha
phissico
lynos
Wesleysantana025
renatoscp
54 participantes
Página 5 de 10
Página 5 de 10 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10
Re: FONTE CHAVEADA 800W COM PROTEÇÃO CONTRA CURTO - IR2153
infocompsalgueiro escreveu:é possivel na fonte auxiliar no pino 8 está com a tensão maior que 15v se o zener usado for de 15v?
O led está aceso ? Ele também serve como uma pequena carga, se estiver dando acima de 15V com led aceso e sem o IR2153 tem algo errado.
Esta fonte pode parecer complexa e difícil de montar a primeira vista, mas simplificamos ao máximo possível após algumas configurações e vários testes utilizando fontes já montadas e protoboard, utilizando componentes de fácil aquisição e vou explicar aqui passo a passo as etapas de como executei o projeto após vários testes e configurações.
1° Etapa de alimentação auxiliar, montando toda a etapa primária, sem instalar o IR2153, o Led deve ficar aceso e tensão nos pinos 4 e 8 por volta dos 15 volts. A construção do indutor de 4.7mH, pode ser feito utilizando um núcleo EE19 facilmente encontrado em fontes de ATX de PC, um único enrolamento de 150 a 170 aspiras funciona perfeitamente, transistor 13007 também é encontrado em fontes ATX. ( Sempre utilize uma lâmpada em série na entrada de tensão 110-220 )
2° Etapa instalar o IR2153 e verificar a oscilação nos transformadores EE35, utilizados também em fontes de PC, os 2 devem ser idênticos. Eu utilizei 40 aspiras em um único enrolamento para o primário que dá uma média de 3,7 volts por aspiras no secundário, nos testes utilizei 15 aspiras com fio duplo pois sobra espaço no núcleo por seu um único enrolamento no secundário, e isto lhe confere um aumento na corrente.
3° Etapa proteção, utilizando o mesmo núcleo EE19, 20 aspiras+ 2 aspiras, utilize o trimpot todo para a esquerda, verifique a existência de corrente no secundário dos trafos e faça um pré-ajuste de carga.
4° Etapa monte a retificação de saída, com estanho nas trilhas como reforço para suportar a corrente, ajuste o trimpot de proteção para a corrente desejada ( Ajuste vai variar de acordo com a construção do trafo e retificação )
Não exige grandes valores de capacitores no secundário devido que pela sua frequencia, a re-carga deles é feita muito mais rapidamente do que em fonte linear, sendo que somente neste ítem já proporciona uma grande economia no orçamento de uma fonte desta potência.
Seguindo estas etapas e testando a cada passo vc. terá uma fonte SMPS de grande potência com baixo custo.
Enjoy !
1° Etapa de alimentação auxiliar, montando toda a etapa primária, sem instalar o IR2153, o Led deve ficar aceso e tensão nos pinos 4 e 8 por volta dos 15 volts. A construção do indutor de 4.7mH, pode ser feito utilizando um núcleo EE19 facilmente encontrado em fontes de ATX de PC, um único enrolamento de 150 a 170 aspiras funciona perfeitamente, transistor 13007 também é encontrado em fontes ATX. ( Sempre utilize uma lâmpada em série na entrada de tensão 110-220 )
2° Etapa instalar o IR2153 e verificar a oscilação nos transformadores EE35, utilizados também em fontes de PC, os 2 devem ser idênticos. Eu utilizei 40 aspiras em um único enrolamento para o primário que dá uma média de 3,7 volts por aspiras no secundário, nos testes utilizei 15 aspiras com fio duplo pois sobra espaço no núcleo por seu um único enrolamento no secundário, e isto lhe confere um aumento na corrente.
3° Etapa proteção, utilizando o mesmo núcleo EE19, 20 aspiras+ 2 aspiras, utilize o trimpot todo para a esquerda, verifique a existência de corrente no secundário dos trafos e faça um pré-ajuste de carga.
4° Etapa monte a retificação de saída, com estanho nas trilhas como reforço para suportar a corrente, ajuste o trimpot de proteção para a corrente desejada ( Ajuste vai variar de acordo com a construção do trafo e retificação )
Não exige grandes valores de capacitores no secundário devido que pela sua frequencia, a re-carga deles é feita muito mais rapidamente do que em fonte linear, sendo que somente neste ítem já proporciona uma grande economia no orçamento de uma fonte desta potência.
Seguindo estas etapas e testando a cada passo vc. terá uma fonte SMPS de grande potência com baixo custo.
Enjoy !
testei com um indutor de lambada economia funcionou mas aquece de mais o mje13007 agora uma pergunta que ainda nao testei será que se enrolar um indutor em um bastão de ferrite também funcionaria acredito que qualquer indutor de 4,7uH
ziltecs- Nível 2
Nosso intuito ao projetar e testar este circuito e placa, era que se pudesse ter componentes acessíveis e de baixo custo, e que qualquer um com um pouco de experiência pudesse montar.
Foram testes e mais testes em protoboard até chegar no que achamos ser a melhor configuração.
Montei 03 ( Três ) placas, todas funcionaram dentro dos parâmetros.
Disponibilizamos todos os arquivos, vídeos do funcionamento, imagens e passo-a-passo da montagem, etc, etc.
O projeto é Free, Open, quem quiser pode fazer modificações a vontade. Eu posso garantir que da forma como estão os arquivos, seguindo os componentes, e os passos de montagem a risca, funciona super bem, quaisquer mudanças nesses parâmetros obviamente ficam por conta de quem quiser modificar.
Foram testes e mais testes em protoboard até chegar no que achamos ser a melhor configuração.
Disponibilizamos todos os arquivos, vídeos do funcionamento, imagens e passo-a-passo da montagem, etc, etc.
O projeto é Free, Open, quem quiser pode fazer modificações a vontade. Eu posso garantir que da forma como estão os arquivos, seguindo os componentes, e os passos de montagem a risca, funciona super bem, quaisquer mudanças nesses parâmetros obviamente ficam por conta de quem quiser modificar.
lgeorg12 escreveu:Nosso intuito ao projetar e testar este circuito e placa, era que se pudesse ter componentes acessíveis e de baixo custo, e que qualquer um com um pouco de experiência pudesse montar.
Com certeza lgeorg12, funciona e funciona bem eu estou comentando apenas para titulo didático e ampliando as possibilidades o circuito e ótimo e 100% funcional e mais, ainda abre espaço para adaptações e claro com o voce mesmo mencionou por conta e risco de quem for fazer tais modificações.
ziltecs- Nível 2
Com certeza, quantas mais experiências tiverem, sobre oque funciona, e oque não funciona melhor a todos que compartilham este Fórum.
o led acendeu normal, só não fiz o teste com ventilador de cpu ainda, pode ser até meu multímetro não tenho certeza mas mediu 17,5v, o indutor coloquei o nucleo ee19 e medi com indutímetro o valor aprox. de 4,8uh, o indutor pode provocar o aumento de tensão?ou o que poderia ser?
infocompsalgueiro- Nível 2
infocompsalgueiro escreveu:o led acendeu normal, só não fiz o teste com ventilador de cpu ainda, pode ser até meu multímetro não tenho certeza mas mediu 17,5v, o indutor coloquei o nucleo ee19 e medi com indutímetro o valor aprox. de 4,8uh, o indutor pode provocar o aumento de tensão?ou o que poderia ser?
Provávelmente com consumo ele vá cair, teste e veja se oscila os mosfet's com o IR
Olá cm, voce já tem a placa dessa fonte disponivel ?
Kroika- Nível 2
amigo ainda não tenho que acertar umas coisas com o Luciano pra poder fazer ela
CMeletronica- CONVIDADO DE HONRA
quando fazer a placa vou comprar.bom projeto
rasiel2017- Nível 1
Hay que mencionar que los núcleos EE19 no deben tener gap, si el núcleo posee gap hay que cambiar por otro ya que la inductancia de 4.7mhy apenas llega a 1mhy a causa del gap o
Charles Monty- Nível 1
Charles Monty escreveu:Hay que mencionar que los núcleos EE19 no deben tener gap, si el núcleo posee gap hay que cambiar por otro ya que la inductancia de 4.7mhy apenas llega a 1mhy a causa del gap o
A maioria dos EE19 possuem GAP, eu passei o número aproximado de aspiras necessárias para alcançar a indutância de 4,7mH para quem não possui indutímetro, que seria em torno de 150 aspiras, sendo que construí uns 05 trafos destes para testes.
A espessura do fio pode ser numero 26 ou não .
hellder- Nível 2
hellder escreveu:A espessura do fio pode ser numero 26 ou não .
Ideal é mais fino que 26 e novo, eu utilizei a título de testes, o mesmo fio original dos trafinhos, e nenhum me deu problema, até porque não trafega muita corrente por ele.
Hola, los capacitores de 220nf en fuente auxiliar se pueden colocar de 100v???
Charles Monty- Nível 1
Amigo, o tamanho da pci é 20x10cm?
Ualisson- Nível 1
Ualisson escreveu:Amigo, o tamanho da pci é 20x10cm?
Sim, adequamos este tamanho padrão para facilitar , PCB de fibra é mais indicada.
Montei a fonte, tem voltagem normal, 7.2 + 7.2v pois resolvi montar para 14.4v deixei o potenciometro todo para a esquerda, liguei uma lampada 12v 5w e a voltagem cai para 13v... girei o potenciometro para a direita e mesmo assim continua caindo... estou usando o mosfet controlador de carga o irf1404... daí surge a dúvida, o controlador de corrente não está funcionado ou eu errei no enrrolamento de algum trafo?
Ualisson- Nível 1
Ualisson escreveu:Montei a fonte, tem voltagem normal, 7.2 + 7.2v pois resolvi montar para 14.4v deixei o potenciometro todo para a esquerda, liguei uma lampada 12v 5w e a voltagem cai para 13v... girei o potenciometro para a direita e mesmo assim continua caindo... estou usando o mosfet controlador de carga o irf1404... daí surge a dúvida, o controlador de corrente não está funcionado ou eu errei no enrrolamento de algum trafo?
Controlador de corrente ?
Essa fonte foi projetada com proteção contra sobre-carga, desativando a alimentação ao IR2153 evitando assim a sua queima e a dos mosfet's, o ajuste do trimpot é para determinar com qual corrente ela vai acionar a proteção. Ou vc está se referindo a uma queda na tensão usando uma carga baixa ? Neste caso com certeza tem algo errado nos trafos principais.
Amigo, desculpa o equívoco quanto a proteção contra sobre-carga... Mas, ela está realmente caindo a tensão com pouca carga, pois a lâmpada que usei no teste, tem apenas 5w... mas vou montar novamente os trafos... desde já, obrigado.
Ualisson- Nível 1
Boa noite gente
Eles podem indicar qual tensão os capacitores de 220nf devem ser.
Obrigado
Eles podem indicar qual tensão os capacitores de 220nf devem ser.
Obrigado
Charles Monty- Nível 1
Parabéns pelo projeto, e também pela iniciativa de compartilhar!
Apenas uma dúvida, conhecendo-se o sentido do fluxo eletromagnético nos transformadores de saída, seja através de uma marcação na hora da montagem ou mesmo a verificação com um osciloscópio, pode-se eliminar 4 diodos das pontes retificadoras do secundário, 2 diodos da ponte superior e 2 da ponte inferior, correto?
Por que no meu entendimento eu posso ligar um transformador de saída ao outro, derivar o terra deste ponto e retificar as extremidades, uma vez que a corrente não é alternada, e sim um DC pulsado.
Apenas uma dúvida, conhecendo-se o sentido do fluxo eletromagnético nos transformadores de saída, seja através de uma marcação na hora da montagem ou mesmo a verificação com um osciloscópio, pode-se eliminar 4 diodos das pontes retificadoras do secundário, 2 diodos da ponte superior e 2 da ponte inferior, correto?
Por que no meu entendimento eu posso ligar um transformador de saída ao outro, derivar o terra deste ponto e retificar as extremidades, uma vez que a corrente não é alternada, e sim um DC pulsado.
Bruno.1.Santos- Nível 1
Bruno.1.Santos escreveu:Parabéns pelo projeto, e também pela iniciativa de compartilhar!
Teoricamente, sim, vc estaria trocando 2 retificadores de onda completa por um retificador de meia onda, e sim, se vc ligar os transformadores da maneira que mencionou, vai funcionar. Porém, fiz questão de se utilizar dessa maneira por alguns motivos, entre eles, a possibilidade de se utilizar diodos de menor corrente de trabalho (eliminando dissipadores) e também padronizar uma placa onde seja possível a montagem de apenas um trafo, e apenas um "lado", dependendo da necessidade, uma fonte não simétrica.
Vale lembrar também que o aproveitamento de um retificador meia onda é metade do de onda completa, teoricamente eliminando os diodos e jumpeando não faria diferença, mas em testes passados comparando os dois tipos de retificação pude observar a necessidade de utilização de capacitores de filtro de maior tamanho.
Mas sim, funciona, fique à vontade.
Att.
renatoscp- MODERADOR
Entendi,
é que na verdade nós chamamos de retificador esses diodos no secundário de fontes chaveadas mas as bibliografias não chamam, pois a função deles não é retificar e sim limitar a passagem de corrente em um único sentido, impedindo assim que o transformador desmagnetize no secundário e gere uma tensão reversa sobre a carga.
Tendo isto em vista, você não tem a parte negativa da onda para retificar, são pulsos positivos, devido ao duty cycle do PWM nos mosfet's você tem corrente em um determinado período de tempo e no outro não tem, você consegue a tensão simétrica através de dois enrolamentos do transformador colocados em série, ou dois transformadores em série como você colocou.
A grande sacada em usar um ponte de onda completa como você utilizou é não precisar se atentar ao sentido de enrolamento dos transformadores, porém isso aumenta o custo do projeto e em regime você sempre vai trabalhar apenas com dois diodos em cada ponte.
Entenda que eu não estou querendo colocar defeito no seu projeto, está ótimo, tenho muita vontade de construir um home theater para utilizar em minha casa e essa fonte é uma boa opção. Estou apenas expondo meu ponto de vista para talvez ajudar nos próximos projetos.
De qualquer forma, obrigado mais uma vez pelo projeto, obrigado pela atenção e um forte abraço!
é que na verdade nós chamamos de retificador esses diodos no secundário de fontes chaveadas mas as bibliografias não chamam, pois a função deles não é retificar e sim limitar a passagem de corrente em um único sentido, impedindo assim que o transformador desmagnetize no secundário e gere uma tensão reversa sobre a carga.
Tendo isto em vista, você não tem a parte negativa da onda para retificar, são pulsos positivos, devido ao duty cycle do PWM nos mosfet's você tem corrente em um determinado período de tempo e no outro não tem, você consegue a tensão simétrica através de dois enrolamentos do transformador colocados em série, ou dois transformadores em série como você colocou.
A grande sacada em usar um ponte de onda completa como você utilizou é não precisar se atentar ao sentido de enrolamento dos transformadores, porém isso aumenta o custo do projeto e em regime você sempre vai trabalhar apenas com dois diodos em cada ponte.
Entenda que eu não estou querendo colocar defeito no seu projeto, está ótimo, tenho muita vontade de construir um home theater para utilizar em minha casa e essa fonte é uma boa opção. Estou apenas expondo meu ponto de vista para talvez ajudar nos próximos projetos.
De qualquer forma, obrigado mais uma vez pelo projeto, obrigado pela atenção e um forte abraço!
Bruno.1.Santos- Nível 1
Página 5 de 10 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10