Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira

Participe do fórum, é rápido e fácil

Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira
Eletrônica Silveira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
HOMENAGEM

Na vida tudo passa tudo acontece mas alguém igual a você a gente jamais esquece

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 1-74


★ 22 de novembro de 1991

† 12 de março de 2016

Nosso eterno amigo, administrador e fundador deste fórum
Quem está conectado?
48 usuários online :: 2 registrados, 0 invisíveis e 46 visitantes :: 2 motores de busca

luiz h souza, rogatte

O recorde de usuários online foi de 362 em Sex 9 Abr 2021 - 22:11
Últimos assuntos
» esquema studio r z1
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 EmptySex 10 maio 2024 - 16:50 por luiz h souza

» Todas as revistas CTA VOL 1 A 12 - aproveitem.
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 EmptyTer 7 maio 2024 - 21:53 por sergiopbastos

» Meu irs 900 stereo
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 EmptyQua 1 maio 2024 - 17:40 por sandy silva de oliveira

» LAYOUT DA TIME ONE E OS PDF
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 EmptyDom 14 Abr 2024 - 12:58 por ROLDAO

» PI ITALIANO 6V DETECTOR DE METAL
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 EmptyQua 10 Abr 2024 - 19:10 por Fardin pezzhan

» DETECTOR DE METAIS IDX-PRO
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 EmptySex 5 Abr 2024 - 19:51 por Fardin pezzhan

» Fonte Chaveada 2000W SG3525 & IR2110
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 EmptyQui 4 Abr 2024 - 12:55 por sandy silva de oliveira

» >>>>>>> Sobre a criação de novos tópicos<<<<<<<<<<<<<<<
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 EmptyDom 24 Mar 2024 - 16:10 por crisnich

» Defeito intermitente amplificador Ciclotron TIP5000
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:13 por fastaveira

» Esquema Amplificador Audio Leader AL 5.0
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:01 por fastaveira

» MK4000 - FONTE CHAVEADA FULL BRIDGE
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 EmptyDom 17 Mar 2024 - 18:43 por sandy silva de oliveira

» amplificador class h tailandes
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 EmptySex 15 Mar 2024 - 22:41 por mehuysal

» Amplificador Super Strong
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 EmptyQui 14 Mar 2024 - 13:03 por Reginaldo Silva

» Amplificador Classe D UCD1500
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 EmptyQua 13 Mar 2024 - 13:07 por Guille

»  NS450 - FONTE CHAVEADA PARTE 2
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 EmptySeg 11 Mar 2024 - 6:55 por ffernand3s

Top dos mais postadores
Rafael Silveira (7816)
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 I_vote_lcapAMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 I_voting_barAMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 I_vote_rcap 
Caca Silva (6057)
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 I_vote_lcapAMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 I_voting_barAMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 I_vote_rcap 
renatoscp (3891)
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 I_vote_lcapAMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 I_voting_barAMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 I_vote_rcap 
CMeletronica (3234)
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 I_vote_lcapAMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 I_voting_barAMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 I_vote_rcap 
michel chagas (2791)
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 I_vote_lcapAMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 I_voting_barAMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 I_vote_rcap 
Railson (2119)
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 I_vote_lcapAMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 I_voting_barAMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 I_vote_rcap 
alexsandro rodrigues de a (1835)
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 I_vote_lcapAMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 I_voting_barAMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 I_vote_rcap 
naldo santos (1625)
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 I_vote_lcapAMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 I_voting_barAMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 I_vote_rcap 
ablacon64 (1222)
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 I_vote_lcapAMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 I_voting_barAMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 I_vote_rcap 
gilvantexas (1061)
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 I_vote_lcapAMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 I_voting_barAMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 I_vote_rcap 

Medidor de Velocidade


AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

+74
CristianLP
gersonmix_
demoledor1200
rgb audio
fernandowoodstock
deus efiel
Idemar
power-10kv
Daniel Queiroz
FEITOSA INFO_SOUND
matos nascimento
acacio celso
walles
Dj Marcio Eventos
birkaran 1111
djdanieldorneles
carlimtecsom@gmail.com
infocompsalgueiro
Noral som
Carlinhos Som
thiagomaromba
maiko_bito
MaiconnKoczeski
bruno_pc
dinelson
jose luiz duarte epaminon
alanjb27
dell sonorizacao e ilumin
evilasiomarlene
audium
ELETRÔNICA PEREZ
guinaldo
systemjol
danyel.azevedo
alex jhonn
exciter
ray silva
Ademir
janio pereira
CHARLESTRON
Dierson Silva
Rogerio.slva
ysk2
CARLOS91
amozuo
LAVINDO
martha78
Andrew Lebon
Shaullin Silva
Isaias Pereira
Wando48
lessil
wellingtonmatheus
gvdreis
foxeletronic
naldo santos
SILVA
renatoscp
alexsandro rodrigues de a
djcleivan
CarlosVot
michael@
neudsonbr
Mario Mota
Islande Barbosa
Roni Augusto Gass
del guimaraes solidade
betotora
amcstudioa
lipemixsom
djanderson
chaves_paulo
sandro03
emerson luis
78 participantes

Página 25 de 36 Anterior  1 ... 14 ... 24, 25, 26 ... 30 ... 36  Seguinte

Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por michael@ Seg 15 Jun 2015 - 11:13

MaiconnKoczeski escreveu:[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

veja se vai aparecer, são fotos do amplificador montado, estou no trabalho agora, a noite consigo tirar fotos detalhadas e vou até desenhar o esquema pra publicar aqui... é muito semelhante a esse do prof Mario, porém o meu é fonte única,  acho que dai fica classificado como AB

Positivo Positivo Positivo Positivo muito bom !!
michael@
michael@
Avançado
Avançado

Mensagens : 861
Data de inscrição : 01/10/2013
Idade : 35
Localização : RJ Guapimirim

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por MaiconnKoczeski Seg 15 Jun 2015 - 11:20

aquela lampada atras é para dar partida com consumo limitado em 100w até carregar os capacitores, para ter uma maior vida util dos capacitores e não ter risco de problemas, eu fiz ele dar partida em 20 segundos... a lampada acende toda, e vai se apagando na medida que os capacitores carregam, em seguida bate alguns reles e ele fica ligado direto na rede, e também aciona a saida... to usando ele com 6 subwoofers automotivos bobina dupla de 400w rms cada, no total são 12 bobinas de 4 Ohms cada, ta tudo em série... e mesmo assim toca um absurdo! experimentamos ligar em 16 Ohms a alguns dias atras, e resultou em 4 subwoofers com bobina comprometida, a impedância delas baixou ou seja derreteu um pouquinho hehe... ele não solta nada de DC na saida, fiz uma placa de proteção na saida também, ta tocando bacana, mas tive que me bater bastante a funcionar, ele puxava muito o grave baixo de 20Hz ou até menos, pois fazia muito movimento mecânico nos subwoofers, então eu fiz um filtro subsonico com TL072 para cortar abaixo de 25, ai resolveu consegui tirar até mais rendimento dele... o transformador foi retirado de uma antiga potência 3500W de consumo 110+110v, capacitores 50.000 UF cada
MaiconnKoczeski
MaiconnKoczeski
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 121
Data de inscrição : 15/06/2015
Idade : 35
Localização : Pérola D Oeste - PR

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por MaiconnKoczeski Seg 15 Jun 2015 - 11:25

eu não consigo tocar com ele a menos de 16 Ohms, creio que até não poderia, são 2 amplificadores como eu disse antes quase iguais ao do prof Mário, ligados em ponte, eu coloquei 2 CIs operacionais em uma plaquinha na entrada para fazer inversão da polaridade de um dos canais... e na saida uso só os 2 positivos um de cada amplificador ignorando o GND do amplificador... ficou muito bom, mas tenho curiosidade quanto ao do prof Mário, vou chegar em casa a noite e acho que vou adaptar aquele BD no biass pra ver como fica huauhauahuhauha não vou me segurar, sabendo que da pra fazer isso! hehe
MaiconnKoczeski
MaiconnKoczeski
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 121
Data de inscrição : 15/06/2015
Idade : 35
Localização : Pérola D Oeste - PR

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por MaiconnKoczeski Seg 15 Jun 2015 - 13:37

Quero deixar uma pergunta ao amigo Mario Mota. Eu comentei anteriormente que este seu amplificador tem uma semelhança grande com o meu amplificador de uso particular que montei a algum tempo, pelo fato dos BFs na entrada, o posicionamento deles, alguns resistores iguais... os prédrivers e drivers todos iguais e nas mesmas posições, mas eu opero com 110+110v com voltagem única, configurando AB, e antes dos BF422 e 423 da entrada eu tenho mais 2BF ligados entre a alimentação do amplificador e os emissores deles, formando um tipo amplificador de erro pra manter estabilizada a tensão neles mesmo que os transistores de saida puxem bastante (lembrando que toco tudo na mesma fonte)... além disso a sua versão tem um BD139 no biass que me chamou a atenção, a minha versão só usa 3 diodos em série, eu gostaria de saber de você, esta sua versão espera 2 fontes de alimentação, teria como alguém me disponibilizar uma versão com apenas 1 alimentação? configurando AB, tanto faz seja ela alta ou baixa voltagem, depois eu adapto aos meus componentes, gostaria de saber se é possível, o seu modelo me pareceu mais complexo que o meu, que por sinal já funciona muito bem estou tocando com ele a um bom tempo. Fico agradecido a qualquer informação.
MaiconnKoczeski
MaiconnKoczeski
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 121
Data de inscrição : 15/06/2015
Idade : 35
Localização : Pérola D Oeste - PR

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por alexsandro rodrigues de a Seg 15 Jun 2015 - 13:44

o transistor do bias é obrigatório e deve ficar no dissipador com isolante e pasta térmica.

os capacitores da fonte são para quantos volts ?

por que vc usa os canais em bridge (ponte) isso aumenta a impedância de saída e dobra a potencia mas e o mesmo potencial das duas placas individuais do sistema, sua fonte e de tensão muito alta dispensa o uso desta técnica que e para fontes de baixa tensão e alto falantes de impedância alta 8 ohms.
alexsandro rodrigues de a
alexsandro rodrigues de a
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 1835
Data de inscrição : 12/12/2013
Idade : 47
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por alexsandro rodrigues de a Seg 15 Jun 2015 - 13:50

MaiconnKoczeski escreveu:eu tenho mais 2BF ligados entre a alimentação do amplificador e os emissores deles, formando um tipo amplificador de erro pra manter estabilizada a tensão neles mesmo que os transistores de saida puxem bastante (lembrando que toco tudo na mesma fonte)

Fonte de corrente constante= estabilizador de corrente.
alexsandro rodrigues de a
alexsandro rodrigues de a
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 1835
Data de inscrição : 12/12/2013
Idade : 47
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por MaiconnKoczeski Seg 15 Jun 2015 - 13:55

Amigo Alexsandro eu sou fã de impedâncias altas, acho mais "musical" tenho minhas teorias sobre isso, e consigo mais fácilmente o grave aveludado em 25Hz que procuro... já com 4 a 8 Ohms fica agressivo, excursão rápida porém mais rijo e seco o grave (bom para locais aberto) que não é o meu caso já que uso dentro de casa, quanto a voltagem da fonte, este trafo é enrolado a 110+110 e isolado com uma massa no meio dele, eu não consigo desmontar para alterar ele, e usar um chaveamento com redução achei complicado de mais, aquece, ocupa bastante espaço, melhor não, já que eu gosto de impedância alta, por que não liberar tudo isso e tentar jogar o máximo pra saida não é? quanto a ligação em ponte também foi uma tentativa de soltar mais voltagem RMS na saida, também pensando em tocar em impedância alta, o minimo que eu posso chegar a tocar é 16 Ohms, atualmente tocando em 48 Ohms, o comportamento é estranho, uma agressividade imensa com o cone dos altofalantes, parece que o amplificador está brincando com o altofalante, qualquer mizero sinal de entrada ele consegue "desbocar" os altofalantes, e sinceramente achei um show isso! como não é nada comercial nem mesmo para passar por uma prova de fogo, eu deixei assim, eu ligo ele 1 ou 2 horas por dia no máximo, tem se comportado muito bem até agora... mas vendo este esquema do amigo Mário, fiquei em duvida e pensando em migrar para esse esquema com o BD no ajuste, ou tentar derivar, tirar o que é bom do modelo que eu já uso e mesclar com o modelo do amplificador do amigo Mario, seria interessante isso. Eu uso métodos atrasados para fazer as coisas, eu não sigo lógica, sou do tipo que liga na lampada em série, vai testando e acompanhando com multimetro, quando a configuração ficou boa eu paro ali mesmo... por isso estou perguntando por um modelo AB do amplificador do amigo Mario, me adiantaria muito o progresso
MaiconnKoczeski
MaiconnKoczeski
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 121
Data de inscrição : 15/06/2015
Idade : 35
Localização : Pérola D Oeste - PR

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por alexsandro rodrigues de a Seg 15 Jun 2015 - 13:59

pode usar uma fonte simétrica sem o step drive sim sendo que a potencia fica um pouco reduzida e vai aquecer mais na classe AB.

o uso de apenas diodos para o bias não é indicado para essa faixa de elevada potencia

a impedância minima em bridge e de 4 ohms.
devemos evitar o uso do bridge use apenas se for necessário porque aumenta a distorção assim como entrega muita potencia para os alto falantes.
alexsandro rodrigues de a
alexsandro rodrigues de a
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 1835
Data de inscrição : 12/12/2013
Idade : 47
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por MaiconnKoczeski Seg 15 Jun 2015 - 14:04

teve um caso em que ligamos por curiosidade 10 falantes e conseguimos 16 ohms, mas o que ocorreu foi o comprometimento de algumas bobinas que eram 4 ohms e passaram a medir 3,11 ohms depois do teste, notamos um cheiro de verniz na hora do teste, mas achei que fosse do amplificador depois percebi que era dos falantes... em baixa impedância ficou quase inviável usar... eu gostaria de mudar isso, deixar ele mais musical e menos robusto... eu vejo que há um disperdicio enorme de energia com excursão, eu acho que ele tem bastante força mas baixo fator de amortecimento, eu coloquei um filtro subsonico para 25Hz e um filtro passa baixa em 40Hz... obrigando ele a trabalhar dentro deste interválo de frequência, me resolveu muito usando estes filtros, agora o altofalante excursiona super firme, porém acho que ainda deixa um pouco a desejar, como diria (já vi alguns melhores) hehehe... quanto aos capacitores da fonte são para 100v por isso a ligação em série, tive medo de explodir eles, dobrei a voltagem ligando em série e perdi capacitância, mas ficou aceitavel mesmo assim, são 8 capacitores de 50.000UF X 100v
MaiconnKoczeski
MaiconnKoczeski
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 121
Data de inscrição : 15/06/2015
Idade : 35
Localização : Pérola D Oeste - PR

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por alexsandro rodrigues de a Seg 15 Jun 2015 - 14:10

seu amplificador e extremamente potente e indispensável o uso de crossover para evitar frequências abaixo de 25 a 35 hz os sub graves nesta faixa tem potencial suficiente para derreter o cobre das bobinas dos alto falantes.
quanto ao som aveludado o MEX ou BX já tem essa características mesmo sem o uso de bridge.

seu transformador tem tensão muito alta note que os capacitores cerâmicos devem ter tensão de 500 V menos os da entrada de sinal que pode ser de 50V caso não utilize os capacitores indicados pode ter oscilação e queima dos componentes e alto falantes.
alexsandro rodrigues de a
alexsandro rodrigues de a
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 1835
Data de inscrição : 12/12/2013
Idade : 47
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por alexsandro rodrigues de a Seg 15 Jun 2015 - 14:19

eu gosto de som aveludado mas nunca utilizei bridge, uso um Studio BX.
quanto ao fator de amortecimento o seu não esta baixo esta altíssimo.
alexsandro rodrigues de a
alexsandro rodrigues de a
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 1835
Data de inscrição : 12/12/2013
Idade : 47
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por MaiconnKoczeski Seg 15 Jun 2015 - 14:26

eu tinha um problema no inicio com queima de transistores queimava os transistores de saida a cada pouco tempo, quando soltava algum cabo da entrada, que dava aquele barulhão de audio, imediatamente a luz da casa toda ficava meia fase, e o amplificador levantava fogo e tapava de fumaça, até que descobri os MJE15033 e MJE1532... antes eu usava 2SA1943 e 2SC5200 como drivers finais, e se alguém quiser uma dica de amigo, é perigoso fazer isso rsrsrsrs pelomenos em alta voltagem é... era sensivel qualquer encostadinha cabo quebrado já dava aquele barrulhão tinha que corre pra tomada, gastei muito dinheiro com transistor que queimava, agora estabilizou com esses novos drivers, e o ganho ficou paralelamente ao que era... crio que uso poucos transistores, pretendo colocar mais 10 pares, mas como podem ver o espaço está pequeno... a fonte cai um pouco ao tocar, dos 110v quando ta tocando com muita força vem pra 99v mas dai a rede da casa que é 127 também ja vem pra pra 109, 105... da sinal, as lampadas amarelam dentro de casa rsrs... eu acho que ele é um amplificador forte porém não tem eficiência, é meio robusto "chucro" eu diria...
MaiconnKoczeski
MaiconnKoczeski
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 121
Data de inscrição : 15/06/2015
Idade : 35
Localização : Pérola D Oeste - PR

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por alexsandro rodrigues de a Seg 15 Jun 2015 - 14:36

o melhor é vc vender essa sua fonte e comprar uma de tensão menor própria para o projeto do mex ou BX
a sua fonte com 110 + 110 AVC vai dar 155 + 155 DCV = 310 Volts DC total.
alexsandro rodrigues de a
alexsandro rodrigues de a
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 1835
Data de inscrição : 12/12/2013
Idade : 47
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por MaiconnKoczeski Seg 15 Jun 2015 - 14:42

vou ver o que faço, eu to com bastante componentes (fora o transformador) para montar outro... to pensando em deixar este de lado e comprar outro trafo e montar outro, só pra me divertir novamente
MaiconnKoczeski
MaiconnKoczeski
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 121
Data de inscrição : 15/06/2015
Idade : 35
Localização : Pérola D Oeste - PR

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por alexsandro rodrigues de a Seg 15 Jun 2015 - 14:47

sim é mais recomendável.
alexsandro rodrigues de a
alexsandro rodrigues de a
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 1835
Data de inscrição : 12/12/2013
Idade : 47
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por alexsandro rodrigues de a Seg 15 Jun 2015 - 14:50

mario ficamos aguardando as suas dicas quanto a este assunto da fonte qual seria a indicada.
alexsandro rodrigues de a
alexsandro rodrigues de a
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 1835
Data de inscrição : 12/12/2013
Idade : 47
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por MaiconnKoczeski Seg 15 Jun 2015 - 16:28

Amplificador que usei como ponto de partida pra fazer o meu... segue diagrama original, no site onde peguei prometia 1000W RMS em 2 Ohms, embora acredito que não passava de 500.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


abaixo o esquema após minhas alterações e utilizando ele hoje em alta voltagem... lembrando que eu uso em ponte 2 amplificadores destes para somar a potência

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

MaiconnKoczeski
MaiconnKoczeski
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 121
Data de inscrição : 15/06/2015
Idade : 35
Localização : Pérola D Oeste - PR

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por MaiconnKoczeski Seg 15 Jun 2015 - 16:34

é semelhante ao do amigo Mario, porém o meu é mais (pobre), rsrsrs, gostaria de comentar com os amigos presentes aqui, sobre o resistor que destaquei na imagem após minhas alterações, estou usando aquele valor altíssimo naquele MJE sendo que já vi amplificadores quase idênticos usando 220R no mesmo local, ja vi até com 22R no mesmo local... estou achando que aquele resistor ali pode estar segurando o desempenho e gerando um gargalo ali... também posso estar errado, eu pretendo testar com um valor bem mais baixo ali mas ainda não tive tempo.
MaiconnKoczeski
MaiconnKoczeski
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 121
Data de inscrição : 15/06/2015
Idade : 35
Localização : Pérola D Oeste - PR

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por systemjol Seg 15 Jun 2015 - 17:32

Vou fazer uma breve análise do seu esquema baseado no que sei.Voce está usando um trafo de 110+110,que depois de retificado e filtrado dará algo próximo a 150+150vdc.Como saida voce está usando 2sc5200 que é pra 250 e em 150 fica um pouco apertado pra ele.Analisando a curva SOA no datasheet do 2sc5200,em 150v ele só pode conduzir 150mA por transistor,isso daria 30w de dissipação,é pouco pra ele,então subi para 400mA por transistor,que daria 75w,que é a metade da potencia total dele e o recomendado.Como voce só tem 4 pares,seu circuito fica limitado a 2A,que multiplicado por 150v daria 300w.Qualquer corrente acima disso coloca os transistores em perigo.Em dois ohms seu circuito drenaria 75A da fonte,logo os 2A que calculei ficam bem longe disso.Aliás,seguindo minha conta de 400mA por transistor voce precisaria de 140 pares de transistor,teoricamente.Portanto,se voce já ligou do jeito que está ai nao sei como funcionou sem ir tudo pelos ares.Para essa tensão use NJW4281,que voce só vai achar no exterior e custa 30 reais cada um,são pra 350v e 250w.Quanto aos resistores de 2k2,vamos a lei de ohm,em 150v e 2k2 voce teria no máximo 68mA no estágio de VAS (estágio amplificador de tensão),o que é mais que suficiente.
Terceira análise,eu e até alguns caras que entendem bastante de amplificadores compartilhamos da mesma opinião sobre o estágio de entrada com duplo par diferencial,que na nossa opinião é ruim.Prefiro com apensa um par e com fontes de tensão.Pra mim nao importa de o sturio bx,rx usa assim,é minha opinião.Acontece que é muito dificil achar os 4 transistores com o mesmo ganho e características,ainda mais aqui no Brasil.Isso causa muitos problemas.Outro problema desse circuito é que o estagio de entrada,vas e driver é muito simples pra um amplificador que operará em 150+150v e 2 ohms,precisaria de uns 2 ou tres estágios de drivers,e muitas fontes de corrente na entrada,pra tornar o mais estável e seguro possível.
Tudo isso é minha opinião,se tiver errado preciso que alguém me corrija por favor.
systemjol
systemjol
Avançado
Avançado

Mensagens : 919
Data de inscrição : 24/12/2012
Idade : 38
Localização : Almenara-MG

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por systemjol Seg 15 Jun 2015 - 17:33

Putz,agora que olhei,voce disse que ainda usa esse circuito em bridge?Aí complica tudo pelo dobro...
systemjol
systemjol
Avançado
Avançado

Mensagens : 919
Data de inscrição : 24/12/2012
Idade : 38
Localização : Almenara-MG

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por MaiconnKoczeski Seg 15 Jun 2015 - 17:38

amigo systemjol, me desculpe pelo meu erro, eu esqueci de apagar o "2 Ohms" na segunda imagem, se você observar os comentários anteriores da página 41 verá que comentei sobre a ligação.... eu ligo a 48 Ohms, são 12 bobinas em série... o minimo que cheguei a ligar foi 16 Ohms, mas o resultado foi terrivel para os altofalantes... quanto a segunda imagem não implementei por causa do espaço mas se você ler o comentário no centro da imagem, eu uso com 10 pares por canal, e uso 2 projetos idênticos em ponte
MaiconnKoczeski
MaiconnKoczeski
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 121
Data de inscrição : 15/06/2015
Idade : 35
Localização : Pérola D Oeste - PR

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por MaiconnKoczeski Seg 15 Jun 2015 - 17:40

sim, uso em bridge, e por isso mantenho um cuidado com a impedância, nunca liguei a menos de 16 Ohms... e você está certo em seus comentários, este amplificador já "explodiu" várias vezes, mas agora está estabilizado quando passei a usar novos drivers
MaiconnKoczeski
MaiconnKoczeski
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 121
Data de inscrição : 15/06/2015
Idade : 35
Localização : Pérola D Oeste - PR

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por MaiconnKoczeski Seg 15 Jun 2015 - 17:44

quanto ao diferencial da entrada com 4 transistores, eu compartilho da mesma opinião sua, eu já tive oportunidade de testar o mesmo amplificador lado a lado com os 2 tipos de entrada adaptados, e te digo... com 4 transistores é mais forte, mais alto, porém muito mais complicado, gera distorção com facilidade, tem maior dificuldade em algumas faixas de respostas... além do problema de ficar rouco com volume bem baixinho pra tirar aquilo tem que lidar umas 2 horas nos resistores até acertar rsrsrsrs.... já os com entrada simples é um show de qualidade, resposta abrangente, porém mais fracos aparentemente tem menor ganho
MaiconnKoczeski
MaiconnKoczeski
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 121
Data de inscrição : 15/06/2015
Idade : 35
Localização : Pérola D Oeste - PR

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por MaiconnKoczeski Seg 15 Jun 2015 - 19:41

Bom pelo que vejo a versão do Sr. Mario Mota é um progresso grande para mim caso eu venha a migrar, vou aguardar uma opinião dele quanto a alimentação do amplificador dele, se consigo converter em AB e utilizar uma única alimentação. Fico no aguardo, desde já agradeço a todos pela atenção.
MaiconnKoczeski
MaiconnKoczeski
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 121
Data de inscrição : 15/06/2015
Idade : 35
Localização : Pérola D Oeste - PR

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por Mario Mota Seg 15 Jun 2015 - 19:48

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Uma sugestão de amplificador com entrada diferencial por fase e ajuste automático de offset
Mario Mota
Mario Mota
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 927
Data de inscrição : 03/11/2012
Idade : 62
Localização : Belém/Pará/Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 25 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 25 de 36 Anterior  1 ... 14 ... 24, 25, 26 ... 30 ... 36  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos