Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira

Participe do fórum, é rápido e fácil

Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira
Eletrônica Silveira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
HOMENAGEM

Na vida tudo passa tudo acontece mas alguém igual a você a gente jamais esquece

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 1-74


★ 22 de novembro de 1991

† 12 de março de 2016

Nosso eterno amigo, administrador e fundador deste fórum
Quem está conectado?
61 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 61 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 362 em Sex 9 Abr 2021 - 22:11
Últimos assuntos
» Meu irs 900 stereo
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 EmptyTer 23 Abr 2024 - 18:00 por ROLDAO

» LAYOUT DA TIME ONE E OS PDF
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 EmptySex 19 Abr 2024 - 20:01 por cristaltec

» PI ITALIANO 6V DETECTOR DE METAL
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 EmptyQua 10 Abr 2024 - 19:10 por Fardin pezzhan

» DETECTOR DE METAIS IDX-PRO
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 EmptySex 5 Abr 2024 - 19:51 por Fardin pezzhan

» Fonte Chaveada 2000W SG3525 & IR2110
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 EmptyQui 4 Abr 2024 - 12:55 por sandy silva de oliveira

» Todas as revistas CTA VOL 1 A 12 - aproveitem.
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 EmptyTer 2 Abr 2024 - 22:28 por Rodrigo L Santos

» >>>>>>> Sobre a criação de novos tópicos<<<<<<<<<<<<<<<
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 EmptyDom 24 Mar 2024 - 16:10 por crisnich

» Defeito intermitente amplificador Ciclotron TIP5000
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:13 por fastaveira

» Esquema Amplificador Audio Leader AL 5.0
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:01 por fastaveira

» MK4000 - FONTE CHAVEADA FULL BRIDGE
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 EmptyDom 17 Mar 2024 - 18:43 por sandy silva de oliveira

» amplificador class h tailandes
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 EmptySex 15 Mar 2024 - 22:41 por mehuysal

» Amplificador Super Strong
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 EmptyQui 14 Mar 2024 - 13:03 por Reginaldo Silva

» Amplificador Classe D UCD1500
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 EmptyQua 13 Mar 2024 - 13:07 por Guille

»  NS450 - FONTE CHAVEADA PARTE 2
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 EmptySeg 11 Mar 2024 - 6:55 por ffernand3s

» Amplificador Fonte Simples em teia de aranha
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 EmptySex 1 Mar 2024 - 12:17 por Reginaldo Silva

Top dos mais postadores
Rafael Silveira (7816)
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 I_vote_lcapAMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 I_voting_barAMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 I_vote_rcap 
Caca Silva (6057)
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 I_vote_lcapAMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 I_voting_barAMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 I_vote_rcap 
renatoscp (3891)
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 I_vote_lcapAMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 I_voting_barAMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 I_vote_rcap 
CMeletronica (3234)
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 I_vote_lcapAMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 I_voting_barAMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 I_vote_rcap 
michel chagas (2791)
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 I_vote_lcapAMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 I_voting_barAMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 I_vote_rcap 
Railson (2119)
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 I_vote_lcapAMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 I_voting_barAMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 I_vote_rcap 
alexsandro rodrigues de a (1835)
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 I_vote_lcapAMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 I_voting_barAMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 I_vote_rcap 
naldo santos (1625)
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 I_vote_lcapAMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 I_voting_barAMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 I_vote_rcap 
ablacon64 (1222)
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 I_vote_lcapAMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 I_voting_barAMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 I_vote_rcap 
gilvantexas (1061)
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 I_vote_lcapAMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 I_voting_barAMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 I_vote_rcap 

Medidor de Velocidade


AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

+74
CristianLP
gersonmix_
demoledor1200
rgb audio
fernandowoodstock
deus efiel
Idemar
power-10kv
Daniel Queiroz
FEITOSA INFO_SOUND
matos nascimento
acacio celso
walles
Dj Marcio Eventos
birkaran 1111
djdanieldorneles
carlimtecsom@gmail.com
infocompsalgueiro
Noral som
Carlinhos Som
thiagomaromba
maiko_bito
MaiconnKoczeski
bruno_pc
dinelson
jose luiz duarte epaminon
alanjb27
dell sonorizacao e ilumin
evilasiomarlene
audium
ELETRÔNICA PEREZ
guinaldo
systemjol
danyel.azevedo
alex jhonn
exciter
ray silva
Ademir
janio pereira
CHARLESTRON
Dierson Silva
Rogerio.slva
ysk2
CARLOS91
amozuo
LAVINDO
martha78
Andrew Lebon
Shaullin Silva
Isaias Pereira
Wando48
lessil
wellingtonmatheus
gvdreis
foxeletronic
naldo santos
SILVA
renatoscp
alexsandro rodrigues de a
djcleivan
CarlosVot
michael@
neudsonbr
Mario Mota
Islande Barbosa
Roni Augusto Gass
del guimaraes solidade
betotora
amcstudioa
lipemixsom
djanderson
chaves_paulo
sandro03
emerson luis
78 participantes

Página 26 de 36 Anterior  1 ... 14 ... 25, 26, 27 ... 31 ... 36  Seguinte

Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por Mario Mota Seg 15 Jun 2015 - 19:52

O MEX pode ser usado em classe AB com alimentação de +-100 volts, porem o amigo gosta de usar alta impedância igual aos valvulados, com entrada diferencial simples, terá que usar fets nos pares diferencial para manter as mesma características dos valvulados.
Mario Mota
Mario Mota
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 927
Data de inscrição : 03/11/2012
Idade : 62
Localização : Belém/Pará/Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por MaiconnKoczeski Seg 15 Jun 2015 - 19:56

Olá Amigo Mario Mota. Tudo certo?

Então amigo, eu gosto de alta impedância porém uso ela até por falta de opção, se o Sr. acompanhou as conversas anteriores aqui no tópico, então deve ter visto que o que eu tenho aqui é um "projeto de amplificador" rsrs... ele funciona só com impedância alta, creio que submetido a baixas ele deverá queimar... já estou providenciando um transformador de 75+75AC não sei se serviria para ligar o MEX em modo AB... Caso o amigo tenha disponibilidade de me mostrar como eu faria a junção das alimentações em uma única de 100+100 eu ficaria muito grato, estou batendo atrás de um diagrama assim a muito tempo, pra falar a verdade encontrei muitos, mas geralmente com componentes complicados de encontrar.
MaiconnKoczeski
MaiconnKoczeski
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 121
Data de inscrição : 15/06/2015
Idade : 35
Localização : Pérola D Oeste - PR

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por MaiconnKoczeski Seg 15 Jun 2015 - 19:57

para mim seria ideal 8 Ohms
MaiconnKoczeski
MaiconnKoczeski
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 121
Data de inscrição : 15/06/2015
Idade : 35
Localização : Pérola D Oeste - PR

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por Mario Mota Seg 15 Jun 2015 - 20:32

Somente faça a interligação dos ponto de alta e baixa (Jumper) muito simples assim.
Mario Mota
Mario Mota
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 927
Data de inscrição : 03/11/2012
Idade : 62
Localização : Belém/Pará/Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por MaiconnKoczeski Seg 15 Jun 2015 - 23:50

Obrigado Mario Mota. Daqui pra diante eu assumo hehe, obrigado a todos, volto quando tiver novidades.
MaiconnKoczeski
MaiconnKoczeski
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 121
Data de inscrição : 15/06/2015
Idade : 35
Localização : Pérola D Oeste - PR

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por MaiconnKoczeski Ter 16 Jun 2015 - 1:00

mais uma dúvida rápida antes de iniciar... tenho visto que, a parte da entrada ja está preparada para receber alta tensão, a saida, o MJE1532 e 1533 trabalham muito bem com alta tensão, os de saida 2SC5200 e2SA1943 também trabalham perfeitamente com alta tensão, dai entra a dúvida... por que aplicar baixa tensão nessa etapa? com baixa eles geram maior ganho? ou é pra evitar desperdício de energia por parte da fonte? eu posso estar errado, mas acreditava que quanto mais voltagem melhor seria o rendimento dos transistores...

aproveitando, vejam a segunda imagem que passei

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

aquele resistor apontado ali, por que motivos ele é tão alto de valor, alguém sabe me explicar a função dele? em amplificadores muito semelhantes tenho percebido um valor extremamente baixo ali, coisa de 220r ou menos... alguém sabe se posso alterar ele? terei problemas?
MaiconnKoczeski
MaiconnKoczeski
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 121
Data de inscrição : 15/06/2015
Idade : 35
Localização : Pérola D Oeste - PR

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por systemjol Ter 16 Jun 2015 - 8:18

Então,referente a primeira pergunta,o porque de os class h usarem tensão baixa na saída em determinados momentos,é pura lei de ohm,se voce alimentar um amplificador com 50v,ele tiver drenando 1a da fonte,isso indica que o trasistor de saida esta dissipando 50w,mas se o mesmo amplificador for alimentado por 100v,ele dissipará 100w,a idéia é que em volumes baixos o amplificador funcione em baixa tensão para que nao cause desperdício de energia,e quando em alto volume chaveie automaticamente para a tensão mais alta e poderá fornecer mais potencia.Nesse ponto,não acho que esses amplificadores sejam eficientes,pois quem vai usá-los são pessoas que fazem uso extremo deles,em eventos,festas etc,isso quer dizer que o tempo todo o amp estará usando a fonte mais alta,pois nem dá tempo de o volume abaixar pra chavear a fonte baixa.Nesse ponto ele fucniona exclusivamente como um class ab.
Sobre o resistor,como disse na resposta anterior,ele limita a corrente máxima nos mje340/350,se ficar muito alto,circulará pouca corrente,e polarizará demais o próximo estágio,mas se ficar muito baixo,circulará muita corrente,e a queda de tensão será baixa,causando uma má polarização do próximo estágio.Não é só chegar e mudar o valor,tem que simular,testar na prática,verificar se nao ha perdas e distorções etc.Uma corrente de 10ma para o setor de VAS já esta bom,e 1ma A 5mA para o prar difernecial é o valor tipico.
systemjol
systemjol
Avançado
Avançado

Mensagens : 919
Data de inscrição : 24/12/2012
Idade : 38
Localização : Almenara-MG

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por MaiconnKoczeski Ter 16 Jun 2015 - 9:00

obrigado systemjol, então não é alterando esse resistor que vou obter mais desempenho de meu amplificador... eu to em dúvida se os transistores de saida não estão passando fome, pois eu uso MJE15032 e MJE15033 como drivers finais de saida, deles já parte para os transistores de saida... eu vi que esses MJE largam uma corrente máxima de 5 Amperes no emissor... já os transistores de saida 2SA1943 e 2SC5200 tem um limite de 5 amperes na base, o que iria combinar certinho com os MJE... mas a dúvida é a seguinte, como são vários em paralelo, os 5A soltados em ipotese máxima dos drivers pode não ser suficiente para excitar 10 pares de transistor por canal, certo? ou seja cada driver terá que sustentar 10 transistor... e se cada driver solta isso, é pouco ao meu ver...o que você diria?
quanto a voltagem, no meu caso eu só ligo pra ouvir alto, para som baixo eu tenho outros equipamentos voltado a qualidade, esse é pra tocar alto mesmo, então com economia não vou me preocupar, sendo assim, quanto mais alta a tensão, vou arrancar mais desempenho dele, seria isso? esse transformador é 110+110 X 3500W de consumo não sei se isso significa 15 ou 30 amperes... o pessoal tem costume de dividir o consumo pela voltagem de trabalho, mas não sei se é a voltagem máxima ponta a ponta ou pega meia enrolagem... se for 15A seria pouco pra tanto transistor, acho que só não ta recaindo tanto por causa dos capacitores
MaiconnKoczeski
MaiconnKoczeski
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 121
Data de inscrição : 15/06/2015
Idade : 35
Localização : Pérola D Oeste - PR

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por MaiconnKoczeski Ter 16 Jun 2015 - 9:13

Eu digo isso pois ontem a noite, como estava frio pra caramba liguei em 8 Ohms pra ver, abri 16 Ohms depois fechei voltando a 8, e liguei nele, toquei pro uns 50 minutos com o som mediano, os transistores de saida apesar da impedância bem mais baixa do que de costume mal apenas sairam da temperatura ambiente, eu tenho 2 coolers ali perto dos dissipadores, mas se eu deixar o sensor decidir, eles nunca ligam, só em dia de muito calor aquece muito pouca coisa... por isso creio eu que posso estar deixando de aproveitar eles, devem estar dissipando uma mixaria, mesmo assim o som é muito forte... estive pensando em ligar um par de 2SA1943 e 2SC5200 depois dos MJ15032 e MJ15033 e saindo deste par de 2SA1943 e 2SC5200 dai vai para o bloco de saida, sendo assim os novos transistores passariam a ser drivers, e os antigos MJEs um tipo de pré-drivers... sera que isso melhora, ou piora o desempenho?
percebi que o som ficou mais robusto um pouco depois que mudei os resistores das bases dos transistores de saida, eu usava 10R por resistor, mudando para 4,7R o grave deu uma encorpada.
MaiconnKoczeski
MaiconnKoczeski
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 121
Data de inscrição : 15/06/2015
Idade : 35
Localização : Pérola D Oeste - PR

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por alexsandro rodrigues de a Ter 16 Jun 2015 - 9:59

MaiconnKoczeski

Resposta:
1 sua fonte e de 3500 W por 110+110VAC
A= 3500/110+110= 15,9 A para os dois canais.
Ou seja, cada canal vai ter a metade de 15,9 = 7,95A

Com essa corrente e voltagem alta fica inviável a utilização em baixas impedância como as de 2 ohms /4 ohms o transformador vai aquecer por não ter corrente o suficiente assim como os transistores.
Os transformadores que tem essa tensão tem uma corrente muito alta 40A. ou mais e funciona em 4 ohms.

Resumo: quanto maior a tensão e corrente maior potencia não adianta ter apenas a tensão alta porque isso obriga a trabalhar apenas com altas impedâncias.
O ideal e ter uma tensão e corrente equilibrada para a potencia desejada.

Quanto à diminuição do valor do resistor vai dar mais corrente na etapa do multiplicador de voltagem aquecendo mais os mesmos e dando maior potencia.

Não utilize mais um par de drive para isso vc deve modificar todo o projeto do bias pois vai ter mais 1,2 V em acréscimo nesta etapa.

Para ter um amplificador com triplo darligton no drive e melhor partir de um projeto já pronto e comprovadamente funcional como o MEX ou BX.

Dica: Para ter maior controle no volume do seu amplificador sem alterar muito é só substituir o potenciômetro de entrada para um de 500K logarítmico.
alexsandro rodrigues de a
alexsandro rodrigues de a
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 1835
Data de inscrição : 12/12/2013
Idade : 47
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por alexsandro rodrigues de a Ter 16 Jun 2015 - 10:02

Mario link não funciona.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Uma sugestão de amplificador com entrada diferencial por fase e ajuste automático de offset

se for possível manda para min:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
alexsandro rodrigues de a
alexsandro rodrigues de a
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 1835
Data de inscrição : 12/12/2013
Idade : 47
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por MaiconnKoczeski Ter 16 Jun 2015 - 10:07

eu percebi que o mex tem um ajuste de bias com o BD139 logo no inicio da etapa dos drivers, e mais a frente tem 4 diodos em série, eu achei arriscado 4 diodos, com 3 a corrente já fica meio no limite, com 4 temo que queime tudo... mas vou construir para ver no que da.... quanto ao transformador, ele foi retirado de uma antiga potência, pode ser bem como você fala, os antigos tinham costume de tocar tudo em série mesmo, então corrente alta pode ser que não era prioridade na epoca
MaiconnKoczeski
MaiconnKoczeski
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 121
Data de inscrição : 15/06/2015
Idade : 35
Localização : Pérola D Oeste - PR

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por alexsandro rodrigues de a Ter 16 Jun 2015 - 13:51

esses 4 diodos em serie serve de proteção garantindo tensão máxima de bias de 0,6 V x 4 = 2,4 Volts não há risco de queimar por isso na pratica tem maior proteção.
alexsandro rodrigues de a
alexsandro rodrigues de a
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 1835
Data de inscrição : 12/12/2013
Idade : 47
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por MaiconnKoczeski Ter 16 Jun 2015 - 14:13

hum, digo isso por que fiz besteira uma vez... construi um amplificador, que ficou funcional e bacana, havia 3 diodos, eu coloquei 4, aparentemente quando liguei o som ficou muito melhor, mais forte, mais limpo, eu gostei mesmo, e derrepente do nada queimou 8 transistores da saida, queimaram frios sem aquecer... talvez o problema não foi esse, mas dai pra diante eu fiquei com pé atras quando vejo vários diodos...
MaiconnKoczeski
MaiconnKoczeski
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 121
Data de inscrição : 15/06/2015
Idade : 35
Localização : Pérola D Oeste - PR

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por MaiconnKoczeski Ter 16 Jun 2015 - 14:18

o amplificador que queimou com 4 diodos era este

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

ali no video estava com 3 diodos ainda... quando coloquei 4 tocou muito melhor, mas foi segundos apenas kkkkk
MaiconnKoczeski
MaiconnKoczeski
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 121
Data de inscrição : 15/06/2015
Idade : 35
Localização : Pérola D Oeste - PR

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por MaiconnKoczeski Ter 16 Jun 2015 - 17:57

potênciometro logarítmico? isso vem ser aquelas barras que da pra posicionar na vertical ou na horizontal? eu tenho alguns de 400 e poucos K ... como isso pode aumentar a entrada do meu amplificador? ele deixa passar mais que um comum?
MaiconnKoczeski
MaiconnKoczeski
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 121
Data de inscrição : 15/06/2015
Idade : 35
Localização : Pérola D Oeste - PR

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por alexsandro rodrigues de a Ter 16 Jun 2015 - 19:11

veja na pagina 9 onde informa a utilização de transistor darlington para o bias.

nota: esses 4 diodos não são para ajuste automático de bias e sim de proteção para evitar excesso de tensão no bias.

não podemos comparar um projeto com o outro são de topologias diferentes o que pode ter em comum e ser de classe AB.

o BX tem alta polarização 51 ma para corrente de bias no primeiro par de transistores de saída e não apresenta nenhum vestígio de distorção por crossover
alexsandro rodrigues de a
alexsandro rodrigues de a
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 1835
Data de inscrição : 12/12/2013
Idade : 47
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 Empty transformador isolador

Mensagem por dinelson Sex 19 Jun 2015 - 19:16

Mario Mota escreveu:Bom dia a todos!
Voltando ao assunto isolador com transformadorzinho de 600:600 e o circuito de ajuste ao qual ele é adaptado posto o circuito em anexo com transformador de áudio da MAIWA 600:600 importado EI14.
A alimentação do CI TL071 é feito com resistor abaixado de tensão e zener como regulador retirado da tensão não isolada (mais baixa) este conversor tem filtros com capacitores de 470 microfarads em paralelo com 100nanofarads.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Sr. Mário eu bobinei uns transformadores que de uma sucata em média de 200ma e utilizei eles, bobinei com fio 42 , 2.700 espiras dando 600 holms no primário e 2.700 no secundário, liguei na saída da mesa e no secundário liguei na entrada do amplificador e não notei diferença audível na resposta de frequência e tb no volume , eu queria saber o seguinte neste caso não preciso colocar este pré em suma citado, eu comprei um box passivo e contei as espiras deu 3.050 do fio 42 no primário e 150 espiras no secundário mas fica muito baixo ai neste caso eu teria de préamplificar o sinal ... qual a sua sugestão neste caso e qual o correto..
dinelson
dinelson
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 65
Data de inscrição : 09/03/2014
Idade : 56
Localização : maringa

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por Mario Mota Ter 23 Jun 2015 - 13:04

Boa tarde amigo Dinelson!
O seu transformador isolador já está no ideal e não gera ruídos e nem perde o ganho, então não há necessidade de pré amplificador.
Amigo em relação a banda passante qual a sua opinião?
Mario Mota
Mario Mota
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 927
Data de inscrição : 03/11/2012
Idade : 62
Localização : Belém/Pará/Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por Mario Mota Ter 23 Jun 2015 - 13:04

Boa tarde amigo Dinelson!
O seu transformador isolador já está no ideal e não gera ruídos e nem perde o ganho, então não há necessidade de pré amplificador.
Amigo em relação a banda passante qual a sua opinião?
Mario Mota
Mario Mota
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 927
Data de inscrição : 03/11/2012
Idade : 62
Localização : Belém/Pará/Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por alexsandro rodrigues de a Ter 23 Jun 2015 - 17:27

utilize o que tem a mesma quantidade de espiras no primário e no secundário, ele terá melhor rendimento é o mais correto.
alexsandro rodrigues de a
alexsandro rodrigues de a
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 1835
Data de inscrição : 12/12/2013
Idade : 47
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 Empty tranformador isolador

Mensagem por dinelson Ter 23 Jun 2015 - 22:25

Mario Mota escreveu:Boa tarde amigo Dinelson!
O seu transformador isolador já está no ideal e não gera ruídos e nem perde o ganho, então não há necessidade de pré amplificador.
Amigo em relação a banda passante qual a sua opinião?
eu notei boa resposta nas frequências que eu quero utilizar... mas de ouvido e meu ouvido está me dando resposta até uns 15k em tom audivel
dinelson
dinelson
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 65
Data de inscrição : 09/03/2014
Idade : 56
Localização : maringa

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 Empty transformador isolador

Mensagem por dinelson Ter 23 Jun 2015 - 22:31

alexsandro rodrigues de a escreveu:utilize o que tem a mesma quantidade de espiras no primário e no secundário, ele terá melhor rendimento é o mais correto.
mano obrigado pela resposta , mas eu tenho uma dúvida "porque 600holms" não poderia ser 200 por exemplo , me recordo que a alguns anos trabalhei na YANKEE onde fabricava na época uns módulos de potencia e rebobinei muitos drives para ele e me recordo muito pouco mas no primário tinha muito menos espiras , lógico que no caso da época seria pegar o sinal da saída do toca fitas e ou cd e derivar dois secundários para exitar os transistores de saída ... e casar a impedância... e o sinal era de uma voltagem bem superior a de uma saída de uma mesa...
dinelson
dinelson
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 65
Data de inscrição : 09/03/2014
Idade : 56
Localização : maringa

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por alexsandro rodrigues de a Qua 24 Jun 2015 - 9:43

essa e outra técnica para uma necessidade de casar impedancia diferente do trafinho isolador que tem a função apenas de isolar o primário do secundário
o motivo de utilizar 600+600 e de ter o maior rendimento possível na transferência de sinal com a melhor resposta de frequência audível entre 20 a 16K max 20K naturalmente frequências maiores serão reduzidas.
alexsandro rodrigues de a
alexsandro rodrigues de a
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 1835
Data de inscrição : 12/12/2013
Idade : 47
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por dinelson Qua 24 Jun 2015 - 20:05

alexsandro rodrigues de a escreveu:essa e outra técnica para uma necessidade de casar impedancia diferente do trafinho isolador que tem a função apenas de isolar o primário do secundário
o motivo de utilizar 600+600 e de ter o maior rendimento possível na transferência de sinal com a melhor resposta de frequência audível entre 20 a 16K max 20K naturalmente frequências maiores serão reduzidas.  
legal entendí o motivo...
dinelson
dinelson
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 65
Data de inscrição : 09/03/2014
Idade : 56
Localização : maringa

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 26 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 26 de 36 Anterior  1 ... 14 ... 25, 26, 27 ... 31 ... 36  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos