Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira

Participe do fórum, é rápido e fácil

Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira
Eletrônica Silveira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
HOMENAGEM

Na vida tudo passa tudo acontece mas alguém igual a você a gente jamais esquece

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 1-74


★ 22 de novembro de 1991

† 12 de março de 2016

Nosso eterno amigo, administrador e fundador deste fórum
Quem está conectado?
219 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 219 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 362 em Sex 9 Abr 2021 - 22:11
Últimos assuntos
» Meu irs 900 stereo
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 EmptyTer 23 Abr 2024 - 18:00 por ROLDAO

» LAYOUT DA TIME ONE E OS PDF
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 EmptySex 19 Abr 2024 - 20:01 por cristaltec

» PI ITALIANO 6V DETECTOR DE METAL
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 EmptyQua 10 Abr 2024 - 19:10 por Fardin pezzhan

» DETECTOR DE METAIS IDX-PRO
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 EmptySex 5 Abr 2024 - 19:51 por Fardin pezzhan

» Fonte Chaveada 2000W SG3525 & IR2110
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 EmptyQui 4 Abr 2024 - 12:55 por sandy silva de oliveira

» Todas as revistas CTA VOL 1 A 12 - aproveitem.
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 EmptyTer 2 Abr 2024 - 22:28 por Rodrigo L Santos

» >>>>>>> Sobre a criação de novos tópicos<<<<<<<<<<<<<<<
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 EmptyDom 24 Mar 2024 - 16:10 por crisnich

» Defeito intermitente amplificador Ciclotron TIP5000
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:13 por fastaveira

» Esquema Amplificador Audio Leader AL 5.0
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:01 por fastaveira

» MK4000 - FONTE CHAVEADA FULL BRIDGE
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 EmptyDom 17 Mar 2024 - 18:43 por sandy silva de oliveira

» amplificador class h tailandes
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 EmptySex 15 Mar 2024 - 22:41 por mehuysal

» Amplificador Super Strong
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 EmptyQui 14 Mar 2024 - 13:03 por Reginaldo Silva

» Amplificador Classe D UCD1500
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 EmptyQua 13 Mar 2024 - 13:07 por Guille

»  NS450 - FONTE CHAVEADA PARTE 2
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 EmptySeg 11 Mar 2024 - 6:55 por ffernand3s

» Amplificador Fonte Simples em teia de aranha
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 EmptySex 1 Mar 2024 - 12:17 por Reginaldo Silva

Top dos mais postadores
Rafael Silveira (7816)
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 I_vote_lcapAMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 I_voting_barAMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 I_vote_rcap 
Caca Silva (6057)
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 I_vote_lcapAMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 I_voting_barAMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 I_vote_rcap 
renatoscp (3891)
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 I_vote_lcapAMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 I_voting_barAMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 I_vote_rcap 
CMeletronica (3234)
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 I_vote_lcapAMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 I_voting_barAMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 I_vote_rcap 
michel chagas (2791)
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 I_vote_lcapAMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 I_voting_barAMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 I_vote_rcap 
Railson (2119)
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 I_vote_lcapAMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 I_voting_barAMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 I_vote_rcap 
alexsandro rodrigues de a (1835)
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 I_vote_lcapAMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 I_voting_barAMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 I_vote_rcap 
naldo santos (1625)
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 I_vote_lcapAMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 I_voting_barAMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 I_vote_rcap 
ablacon64 (1222)
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 I_vote_lcapAMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 I_voting_barAMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 I_vote_rcap 
gilvantexas (1061)
AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 I_vote_lcapAMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 I_voting_barAMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 I_vote_rcap 

Medidor de Velocidade


AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

+74
CristianLP
gersonmix_
demoledor1200
rgb audio
fernandowoodstock
deus efiel
Idemar
power-10kv
Daniel Queiroz
FEITOSA INFO_SOUND
matos nascimento
acacio celso
walles
Dj Marcio Eventos
birkaran 1111
djdanieldorneles
carlimtecsom@gmail.com
infocompsalgueiro
Noral som
Carlinhos Som
thiagomaromba
maiko_bito
MaiconnKoczeski
bruno_pc
dinelson
jose luiz duarte epaminon
alanjb27
dell sonorizacao e ilumin
evilasiomarlene
audium
ELETRÔNICA PEREZ
guinaldo
systemjol
danyel.azevedo
alex jhonn
exciter
ray silva
Ademir
janio pereira
CHARLESTRON
Dierson Silva
Rogerio.slva
ysk2
CARLOS91
amozuo
LAVINDO
martha78
Andrew Lebon
Shaullin Silva
Isaias Pereira
Wando48
lessil
wellingtonmatheus
gvdreis
foxeletronic
naldo santos
SILVA
renatoscp
alexsandro rodrigues de a
djcleivan
CarlosVot
michael@
neudsonbr
Mario Mota
Islande Barbosa
Roni Augusto Gass
del guimaraes solidade
betotora
amcstudioa
lipemixsom
djanderson
chaves_paulo
sandro03
emerson luis
78 participantes

Página 29 de 36 Anterior  1 ... 16 ... 28, 29, 30 ... 32 ... 36  Seguinte

Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por Mario Mota Dom 19 Jul 2015 - 16:17

Maiko e Machael retire o resistor de 220R deixando só o capacitor na saída e nas BIAS levante o transistor BD139 e sua polarização e coloque apenas um diodo um 1N5407 e faça o teste, vai tocar apena um pouco rouco em baixo volume porem dará para ter uma visão melhor do amplificador.
Mario Mota
Mario Mota
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 927
Data de inscrição : 03/11/2012
Idade : 62
Localização : Belém/Pará/Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por maiko_bito Dom 19 Jul 2015 - 16:21

vou tentar fazer isso amigo Mario... eu me recordo que quando tentei colocar o Master Sound em 150vDC ele fazia mesma coisa sempre explodia, o que me permitiu tocar sem explodir foi mudar o resistor do ganho que naquele projeto original era 66k para 90vDC eu mudei ele pra 100k e o resistor da entrada fechando curto com entrada e terra também mudei de 66k pra 100k deixando o amplificador em equilibrio com isso ele já parou de explodir... creio que no caso do Mex não seja muito diferente ele pode ta trabalhando com muito ganho fechado, em algum lugar vai acabar tendo que dissipar isso
maiko_bito
maiko_bito
Avançado
Avançado

Mensagens : 273
Data de inscrição : 12/03/2015
Idade : 35
Localização : Pérola D Oeste - PR

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por maiko_bito Dom 19 Jul 2015 - 16:55

abri o ganho com 100k e coloquei 3 diodos no biass ta tocando forte direto na rede só que um pouco rouco com som baixo... o resistor 2k2 mudei pra 4k7... to com uma carga de 8 ohms na saida, vou experimentar com 4 ohms agora
maiko_bito
maiko_bito
Avançado
Avançado

Mensagens : 273
Data de inscrição : 12/03/2015
Idade : 35
Localização : Pérola D Oeste - PR

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por maiko_bito Dom 19 Jul 2015 - 17:05

vish queimou denovo... mesmo com 4k7 de reistência no biass e 3 diodos limitando... show pirotécnico kkkkkk desta vez toquei uns 15 minutos com som bem alto e forte, porém explodiu denovo com todos os transistores frios, do nada a musica deu uma "golpeada" de baixa frequência e dai então arrebentou tudo... com todo o respeito ao amigo Mario creio que em classe H ele funcione porém não em AB, em baixo volume ele toca muito bem, mas com volume alto ele queima, em classe H com volume alto ele chavearia a tensão alta na saida e pode ser que isso o salvaria de queimar talvez... eu vou ver se tento novamente com ele ou largo, eu queria um amplificador em torno de 800W RMS em 8 Ohms mesmo que necessário fazer bridge.. pensei em usar o Studio R porém ele promete ser forte somente nas baixas impedâncias e isso não e agrada... mas em fim, to largando agora, a noite tento mais um pouco meus componentes estão acabando
maiko_bito
maiko_bito
Avançado
Avançado

Mensagens : 273
Data de inscrição : 12/03/2015
Idade : 35
Localização : Pérola D Oeste - PR

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por evilasiomarlene Dom 19 Jul 2015 - 19:40

este foi o problema que deu aqui sr. mario só que em H esplodiram os mesmos componentes eheheheh.
faça como eu maiko não desista porque a cada explosão é uma nova emoção kkkkkkkk.
estou com o meu na bancada também mas no momento trocando tudo que explodiu,
acompanhando.
evilasiomarlene
evilasiomarlene
Avançado
Avançado

Mensagens : 259
Data de inscrição : 22/02/2014
Idade : 59
Localização : curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por evilasiomarlene Dom 19 Jul 2015 - 19:45

notei alguns poréns sr. mario com 72vdc+- em AB a bias fixa em +-230mv mesmo alterando
o resistor de 1k por um trimpot de 2k2 a bias não ajusta porque será? e se mantem nos mesmos
230mv vbe medidos nos trs de saida.
evilasiomarlene
evilasiomarlene
Avançado
Avançado

Mensagens : 259
Data de inscrição : 22/02/2014
Idade : 59
Localização : curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por Mario Mota Dom 19 Jul 2015 - 19:45

Amigo Maiko a studior BX aqui divulgada trabalha em ponte com 90 volts chegará a essa potencia com uma boa amperagem.
Eu tenho um MEX aquele postado pelo PS trabalhando em Classe AB sem problemas com fonte de autotrafo de 90 volts com 32 transistores sendo usado em mediograve a bastante tempo sem reclamações e um outro menor com 20 transistores nas alta. Logico que cada um com modificações para atender o trabalho especifico.
Mario Mota
Mario Mota
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 927
Data de inscrição : 03/11/2012
Idade : 62
Localização : Belém/Pará/Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por maiko_bito Dom 19 Jul 2015 - 20:10

Amigo Mario, quando vi ele funcionar aqueles poucos segundos da primeira vez foi surpreendente, grave muito forte, pena que durou pouco hehehe... eu tive a mesma impressão que o outro colega comentou, mudei o resistor do biass até com trimpote mas não ajusta, altera o valor da resistência e o biass fica na mesma... eu ainda acredito que os BFs logo apos o BD139 não suportem ser ligados direto na fonte, até por que como você disse que usa um com 32 transistores para medio grave... eu coloquei 20 transistores, mas no meu caso submeti a subgraves de 25Hz e dai então ele explodiu desta ultima vez... eu vou aguardar a chegada de mais componentes estou sem MJ15032 e 15033 para tentar novamente, mas vou comprar muitos pares e vou tentar novamente, vamos fazer funcionar... o pouco que vi tocar me agradou
maiko_bito
maiko_bito
Avançado
Avançado

Mensagens : 273
Data de inscrição : 12/03/2015
Idade : 35
Localização : Pérola D Oeste - PR

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por alexsandro rodrigues de a Dom 19 Jul 2015 - 20:17

para testar utilize resistores de 100 R 1/4 W na etapa drive entre os emissores e base dos transistores seguintes, isso vai limitar a corrente evitando a queima dos transistores.

veja exemplo no esquema do BX.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

utilize fusível de 1 a 3 Amperes na alimentação + e - para evitar queima de muitos componentes e alto falante. depois de testado e tudo ok troque os fusíveis para ter uma amperagem com valores compatível com a potencia.
alexsandro rodrigues de a
alexsandro rodrigues de a
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 1835
Data de inscrição : 12/12/2013
Idade : 47
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por alexsandro rodrigues de a Dom 19 Jul 2015 - 20:24

faça teste com apenas um par de transistores de saída ate resolver o problema.
se tiver erro vai queimar apenas 1 par.

com apenas um par de saída vc pode testar até 100 a 120 W RMS é um bom volume a 8 ohms.

utilize dissipador nos transistores do drive.

verifique a resistência da bobina do seu alto falante ele pode esta em curto.
alexsandro rodrigues de a
alexsandro rodrigues de a
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 1835
Data de inscrição : 12/12/2013
Idade : 47
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por evilasiomarlene Dom 19 Jul 2015 - 22:28

o problema é que o bias não ajusta mesmo colocando o resistor de 1k em curto permanece em 240mv de vbe
na saida estou usando 140+70+0+70+140dc nos driver 2sc5200 e 1943 fica em 46mv de vbe estou usando
com lampada em série funciona normal em 4ohms em volume baixo fica rouco erguendo volume fica bom
e a lampada acende só estou em dúvida no bias porque não ajusta. também não tentei ligar direto porque
de uma vez já explodi tudo e agora mestres?????
evilasiomarlene
evilasiomarlene
Avançado
Avançado

Mensagens : 259
Data de inscrição : 22/02/2014
Idade : 59
Localização : curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por maiko_bito Seg 20 Jul 2015 - 11:28

alexsandro rodrigues de a escreveu:para testar utilize resistores de 100 R 1/4 W na etapa drive entre os emissores e base dos transistores seguintes, isso vai limitar a corrente evitando a queima dos transistores.

veja exemplo no esquema do BX.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

utilize fusível de 1 a 3 Amperes na alimentação + e - para evitar queima de muitos componentes e alto falante. depois de testado e tudo ok troque os fusíveis para ter uma amperagem com valores compatível com a potencia.


Este esquema do BX não é o que eu conheço... percebi que este tem BC639 e BC640.... o que eu vi tinha BD139 e BD140 no lugar dos BC... eu só não montei antes por falta de BD 140... da certo com os BCs?

no BX o biass tem que ser ajustado manualmente? outra coisa, pra ligar em voltagens mais altas tipo 75+75 AC devo alterar algo no diagrama?

tenho percebido tanto no Mex quanto no Studio R BX que tem 4 diodos em série como limite do biass, uma vez eu coloquei 4 em um amplificador para testar, deu um ganho notavel nos graves mas tocou uns 20 minutos e torrou 4 pares na saida.... por isso tenho medo.... outra coisa essa história de usar 2SA1943 e 2SC5200 como drivers finais, não gera problemas? eu me recordo que eu vivia queimando transistores de tempo em tempo enquanto eu fazia isso... um dia resolvi deixar os MJE15032 e MJE15033 como drivers finais e parei de queimar transistores... tipo eu acho que até rola colocar os 2SA e 2SC como drivers mas dai tem que ter uma quantia X minima de pares na saida pra dar conta de consumir a corrente liberada por eles... do contrário com poucos queima, ou colocar resistor alto na base... eu comprei pela internet uma vez placas prontas de amplificadores e o cara que fez elas me recomendava usar 100R na base de cada transistor de saida, achei muito alto, por sinal agora o mesmo vendedor está vendendo um amplificador idêntico ao Mex no site do OLX se você observar a posição dos componentes na placa já de cara da pra se ligar que é o Mex.... Acho que vou tentar o Studio R... alguém sabe onde consigo o layout da PCB de uma versão testada?
maiko_bito
maiko_bito
Avançado
Avançado

Mensagens : 273
Data de inscrição : 12/03/2015
Idade : 35
Localização : Pérola D Oeste - PR

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por maiko_bito Seg 20 Jul 2015 - 11:34

no comentário anterior falei sobre um vendedor vendendo o Mex pronto, vejam o anuncio

[url=ba.olx.com.br/regiao-de-feira-de-santana-e-alagoinhas/audio-tv-video-e-fotografia/amplificador-de-1400-w-66581565?xtmc=Amplificador&xtnp=1&xtcr=44]ba.olx.com.br/regiao-de-feira-de-santana-e-alagoinhas/audio-tv-video-e-fotografia/amplificador-de-1400-w-66581565?xtmc=Amplificador&xtnp=1&xtcr=44[/url]

eu já comprei uma placa dela antes pelo OLX mesmo, na cega depositei e ela me mandou, toca muito bem é uma excitadora de 1200wRMS a 2 Ohms conforme ela afirma, tem 4 etapas de drivers até largar nos transistores e entrada com CI operacional...
da segunda vez confiei novamente e depositei pra ela 300 reais por uma compra mais grande "incluindo essa placa que me parece ser o Mex" ela enviou mas dai o correio me quebrou, o correio entrou em greve, quando voltou as atividades os produtos não chegaram eu entrei em contato com os correios e eles me falaram que a mercadoria foi estraviada e que eles não poderiam me pagar ela pois não tinha seguro.... em fim não cheguei a pegar essa placa em mãos pra testar... mas se vocês observarem cuidadosamente a imagem percebam que é idêntico ao mex
maiko_bito
maiko_bito
Avançado
Avançado

Mensagens : 273
Data de inscrição : 12/03/2015
Idade : 35
Localização : Pérola D Oeste - PR

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por alexsandro rodrigues de a Seg 20 Jul 2015 - 12:07

Observações:

Verifique erros de montagem porque se ele foi montado e esta funcionando indica erro de montagem e não de projeto.
Contudo vamos aos pontos críticos.

1º a etapa do drive com triplo darligton tem uma queda de tensão de 0,6 V por transistor são 3 + 1 saída então são 4x 0,6 = 2,4V por lado + e – total são 4,8 volts
Verifique a possibilidade de trabalhar com transistor darligton aqueles que são dois no mesmo invólucro para etapa do bias porque apenas um transistor para dar essa queda de tensão pode ter ficado insuficiente.

Imprima o esquema e vá anotando as tensões nos pontos principais da esquerda para a direita quem tiver uma placa do bx faça a comparação e poste os resultados.

Use dois leds transparente vermelho e verde e resistores de carga de 6k8 1W na saída do alto falante para visualizar tensão DC tanto positiva quanto negativa um led e ligado inversamente polarizado na saída desta forma quanto tem voltagem AC acende os dois mas quando tem dc acende apenas um, led vermelho para o positivo e verde para o negativo, mas lembre-se o led só acende com tensões maiores que 1,6 V ou mas isso evita ligar o alto falante com tensão alta na saída.

Coloque led na régua de saída um para o positivo e outro para o negativo em caso de sobrecarga ou curto eles apaga e vc localiza rapidamente onde esta o problema. Use resistor de 10k 1 W.

Utilize resistor de carga de 220 a 470 R x 10 W em serie com a alimentação para fazer os testes coloque um multímetro analógico para medir a voltagem em paralelo com o resistor de carga de modo a fazer um amperímetro DC.
Depois de ajustado o bias e offset substitua os resistores de carga por fusíveis comece com fusíveis de baixa amperagem como 1 amperes e vá trocando por valores maior proporcional ao volume.

Substitua o circuito do bias pelo circuito do BX ou seja use o circuito do Bias do BX e veja o resultado.

Se mesmo assim não resolveu Por ultimo use a régua de saída igual ao do BX.
alexsandro rodrigues de a
alexsandro rodrigues de a
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 1835
Data de inscrição : 12/12/2013
Idade : 47
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por alexsandro rodrigues de a Seg 20 Jul 2015 - 12:25

maiko bito escreveu:att: maiko_bito

Resposta no texto em R

Este esquema do BX não é o que eu conheço... percebi que este tem BC639 e BC640.... o que eu vi tinha BD139 e BD140 no lugar dos BC... eu só não montei antes por falta de BD 140... da certo com os BCs?
R: Sim o original utilizava BC o bd e mas potente eles são fixados no dissipador de calor com isolantes e pasta térmica.

no BX o biass tem que ser ajustado manualmente? outra coisa, pra ligar em voltagens mais altas tipo 75+75 AC devo alterar algo no diagrama?
R: o ajuste e manual no trimpot a corrente ideal de bias e no resistor de 10R do ultimo drive = 51 mA

tenho percebido tanto no Mex quanto no Studio R BX que tem 4 diodos em série como limite do biass, uma vez eu coloquei 4 em um amplificador para testar, deu um ganho notavel nos graves mas tocou uns 20 minutos e torrou 4 pares na saida.... por isso tenho medo....
R: não é possível fazer comparação de um projeto com outro, o BX e de outra topologia com triplo darlignton e bias duplo simétrico.
outra coisa essa história de usar 2SA1943 e 2SC5200 como drivers finais, não gera problemas? eu me recordo que eu vivia queimando transistores de tempo em tempo enquanto eu fazia isso... um dia resolvi deixar os MJE15032 e MJE15033 como drivers finais e parei de queimar transistores... tipo eu acho que até rola colocar os 2SA e 2SC como drivers mas dai tem que ter uma quantia X minima de pares na saida pra dar conta de consumir a corrente liberada por eles... do contrário com poucos queima, ou colocar resistor alto na base... eu comprei pela internet uma vez placas prontas de amplificadores e o cara que fez elas me recomendava usar 100R na base de cada transistor de saida, achei muito alto, por sinal agora o mesmo vendedor está vendendo um amplificador idêntico ao Mex no site do OLX se você observar a posição dos componentes na placa já de cara da pra se ligar que é o Mex....
R: não é possível fazer comparação de um projeto com outro, o BX e de outra topologia com resistor de 10R limitador de tensão e corrente e bias.
Acho que vou tentar o Studio R... alguém sabe onde consigo o layout da PCB de uma versão testada?
R: CM eletrônica disponibiliza a placa.
alexsandro rodrigues de a
alexsandro rodrigues de a
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 1835
Data de inscrição : 12/12/2013
Idade : 47
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por alexsandro rodrigues de a Seg 20 Jul 2015 - 12:27

a placa bx funciona sem alteração ate 106 a 110VDC simetrico
alexsandro rodrigues de a
alexsandro rodrigues de a
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 1835
Data de inscrição : 12/12/2013
Idade : 47
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por Mario Mota Seg 20 Jul 2015 - 13:31

receita de bolo para ajustar corrente de repouso coloque em serie com alimentação um resistor bla bla bla bla.... e com um multímetro em voltagem dc escala bem baixa verificar a queda de tensão no resistor bla bla bla.... sabendo que o valor fica em torno de 25 a 40 mA por transistor bla bla bla.... tanto e multiplicador de VBE como por diodos bla bla bla...
Amigos desculpas, porem todas estas informações já estão disponível no fórum muito explicado pelo Renato e outros.
Quanto ao Mex é um multiplicador de VBE o controle de BIAS e tem que ser polarizado igual a um amplificador de emissor comum para o funcionamento ou como polarizado por diodos onde o resistor é responsável pelo controle de corrente e no multiplicador o resistor entre base e emissor. Agora a tensão e a corrente é que determina o valor dos resistores e o tipo de semi condutor empregado.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Mario Mota
Mario Mota
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 927
Data de inscrição : 03/11/2012
Idade : 62
Localização : Belém/Pará/Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por Mario Mota Seg 20 Jul 2015 - 13:32

receita de bolo para ajustar corrente de repouso coloque em serie com alimentação um resistor bla bla bla bla.... e com um multímetro em voltagem dc escala bem baixa verificar a queda de tensão no resistor bla bla bla.... sabendo que o valor fica em torno de 25 a 40 mA por transistor bla bla bla.... tanto e multiplicador de VBE como por diodos bla bla bla...
Amigos desculpas, porem todas estas informações já estão disponível no fórum muito explicado pelo Renato e outros.
Quanto ao Mex é um multiplicador de VBE o controle de BIAS e tem que ser polarizado igual a um amplificador de emissor comum para o funcionamento ou como polarizado por diodos onde o resistor é responsável pelo controle de corrente e no multiplicador o resistor entre base e emissor. Agora a tensão e a corrente é que determina o valor dos resistores e o tipo de semi condutor empregado.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Mario Mota
Mario Mota
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 927
Data de inscrição : 03/11/2012
Idade : 62
Localização : Belém/Pará/Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por maiko_bito Seg 20 Jul 2015 - 14:45

Boa tarde,

Obrigado pela explicação amigos, primeiramente quero lembralos de que não desisti do Mex só estou sem MJE15032 e MJE15033 estou aguardando, fiz a compra hoje devo receber no prazo de uns 5 dias, comprei vários pares e vou voltar a tentar... mostrei o link do amplificador igual ao Mex a venda pra mostrar que se de fato for o Mex e estão comercializando é por que o amplificador funciona mesmo, acho que pra vender tem que ter muita certeza... Vou tentar da forma como me foi orientado e acompanhando com o multimetro, porém agora o amigo Mario mencionou algo que eu semrpe tive dúvidas e nunca lembro de peguntar... qual a diferença de usar Multiplicador de VBE ou polarização por diodos? ambas funcionam.... me parece que a de diodos se torna fixa, mais segura, livre de oscilar e acabar queimando tudo.... ja com multiplicador de VBE a base do transistor fica em excitação por um equilibrio de resistores, de forma a mudar o valor da passagem entre coletor e emissor conforme a excitação, isso pode servir para encontrar o ponto ideal, mas não trás riscos? uma oscilação na energia ou algo assim....e teria no caso alguma vantagem? quando o amplificador opera com pouco ou com muito volume este multiplicador varia a passagem de corrente? são dúvidas que tenho, se alguém souber e tiver a paciência de me explicar fico muito agradecido.... e quanto ao amigo Mario, me desculpe se faltei com o devido respeito ao seu projeto pois não era minha intenção, estou ansioso por voltar a tentar, eu não me importo com a queima de peças com tanto que eu consiga chegar a um resultado... quanto ao Studio R BX eu perguntei pois sou acostumado a levar 3, 4 ou mais projetos simultaneamente, e vi que ele não usa os MJE15032 e MJE15033 conforme o diagrama que o amigo mostrou, e neste caso na espera das peças chegarem posso ir lidando no Studio R
maiko_bito
maiko_bito
Avançado
Avançado

Mensagens : 273
Data de inscrição : 12/03/2015
Idade : 35
Localização : Pérola D Oeste - PR

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por Mario Mota Seg 20 Jul 2015 - 15:08

Amigo Maiko tudo bem, não houve ofensa, só quero chamar atenção que as informações estão no fórum, fica a impressão que estamos negando as mesma.
Quanto ao amplificador que você viu no anuncio é o MEX.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Mario Mota
Mario Mota
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 927
Data de inscrição : 03/11/2012
Idade : 62
Localização : Belém/Pará/Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por alexsandro rodrigues de a Seg 20 Jul 2015 - 19:04

maiko bito escreveu:qual a diferença de usar Multiplicador de VBE ou polarização por diodos? ambas funcionam.... me parece que a de diodos se torna fixa, mais segura, livre de oscilar e acabar queimando tudo.... ja com multiplicador de VBE a base do transistor fica em excitação por um equilibrio de resistores, de forma a mudar o valor da passagem entre coletor e emissor conforme a excitação, isso pode servir para encontrar o ponto ideal, mas não trás riscos? uma oscilação na energia ou algo assim....e teria no caso alguma vantagem? quando o amplificador opera com pouco ou com muito volume este multiplicador varia a passagem de corrente? são dúvidas que tenho, se alguém souber e tiver a paciência de me explicar fico muito agradecido....

R: o multiplicador vbe feita com transistor e mais eficiente por ser construído com transistor tem uma resposta mas próxima aos transistores de saída porque tem o mesmo material e pode ser fixado no dissipador da mesma forma, e ele se ajusta automaticamente conforme a temperatura e potencia controlando a corrente de bias de uma forma proporcional.

o circuito com diodos são utilizados em amplificadores de menor potencia tem uma resposta de modo a variar conforme a temperatura apenas, e deve ser fixado no dissipador com uma boa isolação elétrica.
alexsandro rodrigues de a
alexsandro rodrigues de a
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 1835
Data de inscrição : 12/12/2013
Idade : 47
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por evilasiomarlene Qua 22 Jul 2015 - 14:18

é uma pena que o forum virou em confeitaria, e nem todos tem a mesma inteligencia, portanto a solução
é ficar só acompanhando e ver a desenvoltura dos mestres. e desde já pedindo desculpas pelos atrapalhos
e incomodos das perguntas, não era intensão estressar os mestres. burro precisa baixar a orelha e aprender
sem incomodar ninguém.
evilasiomarlene
evilasiomarlene
Avançado
Avançado

Mensagens : 259
Data de inscrição : 22/02/2014
Idade : 59
Localização : curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por alexsandro rodrigues de a Qua 22 Jul 2015 - 18:04

A solução e compartilhar o conhecimento é problemas, essa é a forma mas fácil de perceber os erros de montagem ou aperfeiçoamento do circuito, lembre-se que quando montamos aprendemos pouco, mas quando temos problemas na montagem descobrimos muitos detalhes e como funciona as etapas dos circuitos, temos problemas ainda de componentes a forma de identificar é isolando as etapas e testando as tensões nos pontos críticos, fotos do circuito e da placa ajuda bastante então mãos a obra.
alexsandro rodrigues de a
alexsandro rodrigues de a
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 1835
Data de inscrição : 12/12/2013
Idade : 47
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por evilasiomarlene Qua 22 Jul 2015 - 20:03

com certeza seu alexsandro concordo com o sr. e não é por falta de ler o tópico porque já reli 5 vezes,
e sobre os ajustes com resistor, tensão off set, também já aprendi muito, mas deixa pra lá, e desde já
agradeço muito a sua atenção, depois vou tirar fotos da montagem e conto com o sr. em alguma dica
abraço e até mais.
evilasiomarlene
evilasiomarlene
Avançado
Avançado

Mensagens : 259
Data de inscrição : 22/02/2014
Idade : 59
Localização : curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por evilasiomarlene Qua 22 Jul 2015 - 21:16

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
esta é minha régua teste que usei na BX.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
cobre mex e steep
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
fonte
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
steep
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
steepp
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
pci lateral
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
pci cima
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
pci fren
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
cima com defeito da explosão
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
cobre pci e steep
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

espero que dê para visualizar as placas pelas fotos,
vamos lá então.
fonte 140+70+0+70+140.
off set 8mv
bias fixo medido entre base e emissor dos trs da régua +-240mv eis a questão da dúvida, mesmo
colocando o resistor de 1k em curto o vbe não altera.
vbe driver 2sc - 2sa = 40mv.
medição realizada em 4ohms, entrada em curto, lampada série, ligado em 220v.
está aí amigo alexsandro espero que tenha algo errado porque só estou com a metado dos cabelos.eheheheh.
abraço. se tiver alguma duvida referente as fotos é só perguntar.

evilasiomarlene
evilasiomarlene
Avançado
Avançado

Mensagens : 259
Data de inscrição : 22/02/2014
Idade : 59
Localização : curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA - Página 29 Empty Re: AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 29 de 36 Anterior  1 ... 16 ... 28, 29, 30 ... 32 ... 36  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos