Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira

Participe do fórum, é rápido e fácil

Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira
Eletrônica Silveira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
HOMENAGEM

Na vida tudo passa tudo acontece mas alguém igual a você a gente jamais esquece

Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 1-74


★ 22 de novembro de 1991

† 12 de março de 2016

Nosso eterno amigo, administrador e fundador deste fórum
Quem está conectado?
22 usuários online :: 1 registrado, 0 invisíveis e 21 visitantes :: 1 motor de busca

deo

O recorde de usuários online foi de 362 em Sex 9 Abr 2021 - 22:11
Últimos assuntos
» MK4000 - FONTE CHAVEADA FULL BRIDGE
Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 EmptyQua 15 maio 2024 - 17:47 por rgb audio

» Ajuda com projeto de fonte para 4000 voltz
Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 EmptyQua 15 maio 2024 - 9:56 por JeanCastilhoa

» esquema studio r z1
Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 EmptySex 10 maio 2024 - 16:50 por luiz h souza

» Todas as revistas CTA VOL 1 A 12 - aproveitem.
Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 EmptyTer 7 maio 2024 - 21:53 por sergiopbastos

» Meu irs 900 stereo
Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 EmptyQua 1 maio 2024 - 17:40 por sandy silva de oliveira

» LAYOUT DA TIME ONE E OS PDF
Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 EmptyDom 14 Abr 2024 - 12:58 por ROLDAO

» PI ITALIANO 6V DETECTOR DE METAL
Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 EmptyQua 10 Abr 2024 - 19:10 por Fardin pezzhan

» DETECTOR DE METAIS IDX-PRO
Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 EmptySex 5 Abr 2024 - 19:51 por Fardin pezzhan

» Fonte Chaveada 2000W SG3525 & IR2110
Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 EmptyQui 4 Abr 2024 - 12:55 por sandy silva de oliveira

» >>>>>>> Sobre a criação de novos tópicos<<<<<<<<<<<<<<<
Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 EmptyDom 24 Mar 2024 - 16:10 por crisnich

» Defeito intermitente amplificador Ciclotron TIP5000
Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:13 por fastaveira

» Esquema Amplificador Audio Leader AL 5.0
Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:01 por fastaveira

» amplificador class h tailandes
Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 EmptySex 15 Mar 2024 - 22:41 por mehuysal

» Amplificador Super Strong
Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 EmptyQui 14 Mar 2024 - 13:03 por Reginaldo Silva

» Amplificador Classe D UCD1500
Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 EmptyQua 13 Mar 2024 - 13:07 por Guille

Top dos mais postadores
Rafael Silveira (7816)
Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 I_vote_lcapFonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 I_voting_barFonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 I_vote_rcap 
Caca Silva (6057)
Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 I_vote_lcapFonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 I_voting_barFonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 I_vote_rcap 
renatoscp (3891)
Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 I_vote_lcapFonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 I_voting_barFonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 I_vote_rcap 
CMeletronica (3234)
Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 I_vote_lcapFonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 I_voting_barFonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 I_vote_rcap 
michel chagas (2791)
Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 I_vote_lcapFonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 I_voting_barFonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 I_vote_rcap 
Railson (2119)
Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 I_vote_lcapFonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 I_voting_barFonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 I_vote_rcap 
alexsandro rodrigues de a (1835)
Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 I_vote_lcapFonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 I_voting_barFonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 I_vote_rcap 
naldo santos (1625)
Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 I_vote_lcapFonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 I_voting_barFonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 I_vote_rcap 
ablacon64 (1222)
Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 I_vote_lcapFonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 I_voting_barFonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 I_vote_rcap 
gilvantexas (1061)
Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 I_vote_lcapFonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 I_voting_barFonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 I_vote_rcap 

Medidor de Velocidade


Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI

+36
ELETRÔNICA PEREZ
uashington
HenriqueRnR
Mauro Rogerio
Florisvaldo
johnatan
CMeletronica
viana
sidnei da silva chagas
djanderson
fatech
audium
bucanian
Sergio-Marcos
Valfer
joab ribeiro
Caca Silva
joaoraffa
Fernando Cuzziol
rgb audio
morg2004
Carlos Eugênio Mergulhão
sandy silva de oliveira
hermiltonsilva
Railson
euripedes taveira de mato
edsontaubate
gvdreis
lessil
kaiomy2
gilvantexas
naldo santos
Rodolfo0023
cezar_kz
alqudwa
renatoscp
40 participantes

Página 5 de 13 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 11, 12, 13  Seguinte

Ir para baixo

Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 Empty Re: Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI

Mensagem por hermiltonsilva Sex 28 Dez 2012 - 17:08

Ela ta esquentando o trafo, eu até desenrolei e enrolei novamente com outro fio mais ta a mesma coisa, eu enrolei pra uma voltagem de 45+45 volts e eu uso ela em 220v, o primario do trafo ta com 90 voltas de fio 26 AWG conforme esquema, tô usando ainda dois transistores KSE13007 que nem ficam mornos, o resto ta como no esquema.
Não sei se é o sentido do enrolmento pois enrolei o secundario no sentido contrario ao primario, e também não da pra saber se é o primario que ta esquentando pois ta tudo isolado e ambos bem lacrados.
Tenho o esquema de uma fonte semelhante usando dois mje13009, ja até fiz um PCB no proteus falta agora fazer a placa e montar pra ver como fica, depois posto todo material aqui para os senhores conferirem.
hermiltonsilva
hermiltonsilva
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 44
Data de inscrição : 08/11/2012
Idade : 48
Localização : CIDELÃNDIA-MA

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 Empty Re: Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI

Mensagem por hermiltonsilva Sex 28 Dez 2012 - 17:10

Ah, e o trafo esquenta sem carga na saida.
hermiltonsilva
hermiltonsilva
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 44
Data de inscrição : 08/11/2012
Idade : 48
Localização : CIDELÃNDIA-MA

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 Empty Re: Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI

Mensagem por sandy silva de oliveira Sex 28 Dez 2012 - 18:40

acredito que o aquecimento possa ser algum fiu que esteja um pouco descascado o esmalte e encostando um no outro ou possivelmente no ferrite de uma verificada
sandy silva de oliveira
sandy silva de oliveira
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 615
Data de inscrição : 23/12/2012
Idade : 40
Localização : goiania goias

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 Empty Re: Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI

Mensagem por naldo santos Sex 28 Dez 2012 - 20:52

Caro hermilton !!! o grande segredo desta fonte é o sentido das voltas e bitola dos fios acredito que tem algo errado ai pois a primeira que montei segui tudo como no esquema e deu tudo certo.
obs. no esquema do trafo os pontos pretos nas bobinas é quem determina o inicio do enrolamento da bobina.

_________________
Naldo Santos.

só sei que nada sei!!!
naldo santos
naldo santos
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 1625
Data de inscrição : 30/08/2012
Idade : 51
Localização : salvador-ba

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 Empty Re: Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI

Mensagem por renatoscp Sáb 29 Dez 2012 - 8:06

Hermilton.... Com certeza ABSOLUTA , vc mesmo citou o problema, refaça o trafo... Todo trafo, toroidal ou não, tem que ser respeitado a ligação das voltas, senão ele próprio se consome. Começo e fim de enrolamentos tem que ser marcados pra serem ligados como no esquema...

Antes de refazer, experimente trocar as pontas dos enrolamentos que vc diz que estão trocados, faça o teste e poste os resultados pra gente ok?

Abço...
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 3891
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 43
Localização : Santa Cruz das Palmeiras - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 Empty Re: Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI

Mensagem por hermiltonsilva Sáb 29 Dez 2012 - 19:26

Valeu pessoal, vou seguir as dicas direitinho depois posto o resultado, um abraço a todos, bom final de samana e de ano, de ja desejo um feliz ano novo a todos, muita paz e alegrias.
hermiltonsilva
hermiltonsilva
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 44
Data de inscrição : 08/11/2012
Idade : 48
Localização : CIDELÃNDIA-MA

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 Empty NOVA PLACA

Mensagem por renatoscp Sáb 29 Dez 2012 - 19:55

Pessoal, fiz uma nova placa, afim de tentar "padronizar" essa danada, visto que várias pessoas montaram já e disseram que funcionou bem...

Na minha tentativa de padronização, procurei saber com o mestre Naldo sobre qual toróide utilizar, e ele rapidamente me indicou o T157-2, por ser um bom toroide e padrão para várias fontes chaveadas, e também, utilizei como dissipador um pequeno cooler de processador reaproveitado de qualquer PC, por ser uma peça fácil de encontrar, nova ou usada em sucatas, pequena, de grande dissipassão por possuir a ventoinha parafusada em cima.

Adicionei na placa um regulador 7812 pra fornecer energia pra essa ventoinha, e substitui os 2 capacitores despolarizados de 1uF x 350V por 6 de 330nF x 350V, pelo fato que esses são mais fáceis de encontrar, mais baratos e de melhor aproveitamento.

Por favor, fiquem à vontade pra indicar melhorias, caso achem necessário alteração de algo, basta dizer que eu farei na medida do possível.

Segue as imagens:

Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 Placa01

Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 Placa02

Abçs!!
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 3891
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 43
Localização : Santa Cruz das Palmeiras - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 Empty Re: Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI

Mensagem por sandy silva de oliveira Dom 30 Dez 2012 - 13:10

obrigado pelo projeto sera de grande valia para mim e ficou muito bonito a placa parabens
sandy silva de oliveira
sandy silva de oliveira
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 615
Data de inscrição : 23/12/2012
Idade : 40
Localização : goiania goias

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 Empty Re: Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI

Mensagem por naldo santos Dom 30 Dez 2012 - 14:36

renatoscp escreveu:Pessoal, fiz uma nova placa, afim de tentar "padronizar" essa danada, visto que várias pessoas montaram já e disseram que funcionou bem...

Na minha tentativa de padronização, procurei saber com o mestre Naldo sobre qual toróide utilizar, e ele rapidamente me indicou o T157-2, por ser um bom toroide e padrão para várias fontes chaveadas, e também, utilizei como dissipador um pequeno cooler de processador reaproveitado de qualquer PC, por ser uma peça fácil de encontrar, nova ou usada em sucatas, pequena, de grande dissipassão por possuir a ventoinha parafusada em cima.

Adicionei na placa um regulador 7812 pra fornecer energia pra essa ventoinha, e substitui os 2 capacitores despolarizados de 1uF x 350V por 6 de 330nF x 350V, pelo fato que esses são mais fáceis de encontrar, mais baratos e de melhor aproveitamento.

Por favor, fiquem à vontade pra indicar melhorias, caso achem necessário alteração de algo, basta dizer que eu farei na medida do possível.

Segue as imagens:

Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 Placa01

Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 Placa02

Abçs!!

Parabéns meu Irmão ficou realmente linda sua versão da placa !!! Olé

Abraços e Próspero Ano Novo!!!!! santa
naldo santos
naldo santos
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 1625
Data de inscrição : 30/08/2012
Idade : 51
Localização : salvador-ba

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 Empty Re: Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI

Mensagem por renatoscp Dom 30 Dez 2012 - 15:31

Opaa, excelente ano novo a vc tbm irmão, e a todos do fórum....

A placa ficou meia boca, mas consegui fazer o que eu queria, que era meter os 2 transistores de lado nela num dissipador barato e bom, e padronizar o toróide, usei sua idéia rs... Do T157, vi tbm que existe um acima do T157, vc já notou?

Dá uma olhada nesse PFD aqui:

BAIXAR

Só num sei onde comprar rs.... Parece que só tem no Ebay...
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 3891
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 43
Localização : Santa Cruz das Palmeiras - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 Empty Re: Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI

Mensagem por renatoscp Dom 30 Dez 2012 - 16:05

Uma idéia que tive, é utilizar toróides de fontes de PC queimadas... Esses toroides, geralmente os da saida 5V das fontes de PC, sempre possuem o mesmo tamanh, são padrão para várias marcas de fontes, e essas fontes a gente encontra aos baldes queimadas pelas lojas de informatica da vida...

Por serem pequenos, poderiamos empilhar 2 deles ou então colar lado a lado e enrolar da forma abaixo, dessa maneira eu acho mais fácil de enrolar:

Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 Toroidefontepc

Se os fios passarem, creio que de certo, para correntes não muito altas...
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 3891
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 43
Localização : Santa Cruz das Palmeiras - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 Empty Re: Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI

Mensagem por naldo santos Dom 30 Dez 2012 - 17:53

Na lógica é pra funcionar porem na prática não sei se esta configuração dará um bom resultado farei um teste para ver mas não acredito muito que funcione bem pois a area de junção das toroides é muito pequena pelo fato de serem circulares apenas uma pequena area é quem une as duas toroides e isso gera perdas fazendo esta configuração ineficiente para este fim.

_________________
Naldo Santos.

só sei que nada sei!!!
naldo santos
naldo santos
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 1625
Data de inscrição : 30/08/2012
Idade : 51
Localização : salvador-ba

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 Empty Re: Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI

Mensagem por renatoscp Dom 30 Dez 2012 - 19:15

naldo santos escreveu:Na lógica é pra funcionar porem na prática não sei se esta configuração dará um bom resultado farei um teste para ver mas não acredito muito que funcione bem pois a area de junção das toroides é muito pequena pelo fato de serem circulares apenas uma pequena area é quem une as duas toroides e isso gera perdas fazendo esta configuração ineficiente para este fim.

Já vi várias configurações assim na net Naldo, eu acredito que funcione sim, olha:

Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 Pa14

Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 Fp9

Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 Fp8

Nessas fotos o cara aproveitou toroides de fonte de PC.... Essa junção que vc diz, na verdade, também é duplicada, pois será as duas paredes, uma de cada toróide, e elas não precism ter sequer nenhum contato entre si, precisam apenas que os fios de cobre passem pelas duas...

Mas se vc puder realmente testar, nossa, não terei nem como lhe agradecer... Vc tem a fonte pronta num tem? Testa pra mim velho... Se não vou ter que montar uma inteira pra testar rsrs kkkkkkkk....

Vou aproveitar uns transistores de fonte de PC também, eles são mirradinhos mas suportam mais corrente que os BU508, somente operam num limite de voltagem menor, mas mesmo assim suficiente pros 220V... O resto é sucata...

Abço!
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 3891
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 43
Localização : Santa Cruz das Palmeiras - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 Empty Re: Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI

Mensagem por naldo santos Dom 30 Dez 2012 - 19:41

olha a configuração que essas toroides estão é pra filtro e não trafo obs. esta fonte nossa ela é auto oscilante ou seja aquelas 2 bobinas pequenas nas extremidades do trafo é quem oscila e faz os trasistores chavearem e você não vai conseguir fazer elas oscilarem em harmonia se elas não estiverem na mesma toroide é isso que esta pegando nesta configuração acima!!! o mundo dos transformadores principalmente os toroidais é muito complicado tem uma leis que tem que ser seguidas pois do contrario só sai fogo!!rsrsrsrs comecei a estudar mas os calculos estavam me deixando mais maluco do que já sou ai pulei fora.rsrsrsrs sugiro que olhe isso aqui e entendera mais ou menos o que quero dizer :



este aqui é outra versão com dois trasistores:

naldo santos
naldo santos
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 1625
Data de inscrição : 30/08/2012
Idade : 51
Localização : salvador-ba

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 Empty Re: Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI

Mensagem por renatoscp Seg 31 Dez 2012 - 0:07

Legal, muito legal... Mas... São tomé só acredita vendo e testando! rsrs... Ainda acho que funciona, e se não funcionar, eu colo um no outro em cima mesmo, aumentando a largura e formando um só, ai funciona com certeza!! rsrs
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 3891
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 43
Localização : Santa Cruz das Palmeiras - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 Empty Re: Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI

Mensagem por sandy silva de oliveira Qui 3 Jan 2013 - 0:46

renatoscp escreveu:Pessoal, fiz uma nova placa, afim de tentar "padronizar" essa danada, visto que várias pessoas montaram já e disseram que funcionou bem...

Na minha tentativa de padronização, procurei saber com o mestre Naldo sobre qual toróide utilizar, e ele rapidamente me indicou o T157-2, por ser um bom toroide e padrão para várias fontes chaveadas, e também, utilizei como dissipador um pequeno cooler de processador reaproveitado de qualquer PC, por ser uma peça fácil de encontrar, nova ou usada em sucatas, pequena, de grande dissipassão por possuir a ventoinha parafusada em cima.

Adicionei na placa um regulador 7812 pra fornecer energia pra essa ventoinha, e substitui os 2 capacitores despolarizados de 1uF x 350V por 6 de 330nF x 350V, pelo fato que esses são mais fáceis de encontrar, mais baratos e de melhor aproveitamento.

Por favor, fiquem à vontade pra indicar melhorias, caso achem necessário alteração de algo, basta dizer que eu farei na medida do possível.

Segue as imagens:

Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 Placa01

Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 Placa02

Abçs!!

caro amigo tentei fazer essa fonte e ainda nao tive exito logicamente fiz alguma coisa errada
pra comecar nao consegui encontrar os ba 159 aki em goiania entao me indicaram para substituiçao os by 448
os capacitores de 220nf por 350v foram substituidos por dois de 22k por 400v (foram indicados pelos vendedores da loja de componentes) mas o resistor de 220k foi pro saco e o capacitor de 100x 350v esta aquecendo detalhe liguei o projeto em serie com uma lampada de 40w e ela pisca e apaga na hora que ponho o projeto na tomada
duvidas o ba pode ser substituido pelo by se nao qual o melhor substituto para o ba e em qual carcaça conseguiria encontrar o ba?
o cap de 22k/400v esta correto?
e agora como resolvo meu problema?
sandy silva de oliveira
sandy silva de oliveira
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 615
Data de inscrição : 23/12/2012
Idade : 40
Localização : goiania goias

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 Empty Re: Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI

Mensagem por naldo santos Qui 3 Jan 2013 - 12:06

Caro amigo!

De inicio verifique se o capacitor de 100u/350V não esta invertido(polaridade)
pois seria a explicação para o mesmo esta aquecendo, ou a inversão dos diodos primarios(ligados a rede) e lembre-se que para 220V são 90 voltas na bobina principal do trafo e 45 voltas para 110V e me diz qual transistor esta usando pois se estiver tudo certinho o seu problema é o trafo.

Abraços!!

Naldo Santos.

_________________
Naldo Santos.

só sei que nada sei!!!
naldo santos
naldo santos
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 1625
Data de inscrição : 30/08/2012
Idade : 51
Localização : salvador-ba

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 Empty Re: Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI

Mensagem por sandy silva de oliveira Qui 3 Jan 2013 - 18:23

estou usando bus 508 e fiz o trafo como manda o figurino 90voltas no primario e 30x2 secundario mais uma pregunta nao deveria oscilar na entrada do trafo primario?
sandy silva de oliveira
sandy silva de oliveira
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 615
Data de inscrição : 23/12/2012
Idade : 40
Localização : goiania goias

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 Empty Re: Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI

Mensagem por renatoscp Qui 3 Jan 2013 - 19:03

sandy silva de oliveira escreveu:estou usando bus 508 e fiz o trafo como manda o figurino 90voltas no primario e 30x2 secundario mais uma pregunta nao deveria oscilar na entrada do trafo primario?

Amigo, capacitores de 22K são na realidade 22nF, se vc substituiu 220nF por 22nF não funcionará mesmo... Quanto a oscilar, o que faz essa fonte oscilar são os dois enrolamentos curtos no primário (o de 2 voltas), ligados ao capacitor e ao diodo... Esse diodo que vc utilizou não é diodo rápido, pode ser que o problema esteja ai... Utilize diodos para chaveamento, reaproveite ele de fonte de PC, em fontes de PC tem quase tudo que vc precisa... Vou postar logo abaixo uma versão que utiliza sucata de fonte de PC...

Abçs
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 3891
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 43
Localização : Santa Cruz das Palmeiras - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 Empty PLACA PARA APROVEITAMENTO DE SUCATA ATX

Mensagem por renatoscp Qui 3 Jan 2013 - 19:17

Estou postando uma versão de placa par quem quer aproveitar sucata de fonte ATX... Pode ser reaproveitado os transistores de chaveamento, o dissipador interno deles (desde que não seja minusculo de fontes baratas), e o principal: O transformador, que é o modelo ERL 35, utilizado na maioria das fontes ATX de maior potencia (fontes baratinhas, as mais fracas utilizam o ERL 28, que é pequeno e com certeza não comportará os novos fios de cobre).

Existem 2 tipos de ERL 35, ambos possuem o mesmo formato, mas um deles é mais "comprido". Esse último, possui suas dimensões bem próximas ao nucleo EE pedido no esquema principal da fonte, então, dêem preferencia a ele. O segundo, bem menor, talvez não comporte os fios da bitola do esquema, e nesse caso, teríamos que diminuir a espessura do fio, o que comprometerá a potencia final.

Fotos dos trafos:

Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 Dsc07672k

Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 Dsc07673

Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 Dsc07676z

Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 Dsc07678h

Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 Dsc07681h

Na última foto, pode-se notar uma placa de fonte ATX, com um bom dissipador que pode ser utilizado.

Placas para essa versão:

Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 Placa01l

Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 Placa02

Esta placa, apesar de ter ficado menor que a enterior, abriga 4 capacitores de 2200uF nas saidas negativa e positiva, totalizando 4400uF por lado, sendo que assim, não se torna necessário utilizaçao de mais filtros para a maioria dos projetos de audio, desde que respeitando a potencia da fonte.

Ao enrolar o trafo, observar o desenho (circuito) do PCB a fim de deixar os fios nas suas posições corretas. Os pinos do trafo podem ser retirados, e nos furos, o fio pode ser "passado" pra depois ser soldado diretamente na placa.

Abçss!!!
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 3891
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 43
Localização : Santa Cruz das Palmeiras - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 Empty Re: Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI

Mensagem por renatoscp Qui 3 Jan 2013 - 20:03

Errata:

Quem for montar, favor soldar essas duas ilhas juntas:

Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 Errata

Desculpem a falha...

Abçs!
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 3891
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 43
Localização : Santa Cruz das Palmeiras - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 Empty Re: Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI

Mensagem por sandy silva de oliveira Sex 4 Jan 2013 - 0:20

renatoscp escreveu:

Amigo, capacitores de 22K são na realidade 22nF, se vc substituiu 220nF por 22nF não funcionará mesmo... Quanto a oscilar, o que faz essa fonte oscilar são os dois enrolamentos curtos no primário (o de 2 voltas), ligados ao capacitor e ao diodo... Esse diodo que vc utilizou não é diodo rápido, pode ser que o problema esteja ai... Utilize diodos para chaveamento, reaproveite ele de fonte de PC, em fontes de PC tem quase tudo que vc precisa... Vou postar logo abaixo uma versão que utiliza sucata de fonte de PC...

Abçs
caro amigo concordo com vc em genero numero e grau sobre o capacitor de 22k mas os vendedores insistem em me entregar esses capacitores esqueci de colocar na minha citacao a cima que tambem tem esses enrolamentos de duas voltas de cada lado do meu trafo estarei substituindo amanha mesmo esses itens que foram citados apenas pelos originais do projeto para ter resultado e obrigado pela ajuda
sandy silva de oliveira
sandy silva de oliveira
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 615
Data de inscrição : 23/12/2012
Idade : 40
Localização : goiania goias

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 Empty Re: Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI

Mensagem por sandy silva de oliveira Sex 4 Jan 2013 - 18:57

e realmente; so posso ter feito o trafo errado mesmo, o resistor de 220k esta esquentando e nada de ocilacao alguem tem uma ideia?
sandy silva de oliveira
sandy silva de oliveira
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 615
Data de inscrição : 23/12/2012
Idade : 40
Localização : goiania goias

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 Empty Re: Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI

Mensagem por renatoscp Sex 4 Jan 2013 - 19:03

sandy silva de oliveira escreveu:e realmente; so posso ter feito o trafo errado mesmo, o resistor de 220k esta esquentando e nada de ocilacao alguem tem uma ideia?

Amigão, vc colocou os capacitores corretos de 220nF e trocou os diodos pelos corretos também? Se não fizer isso não vai oscilar mesmo...
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 3891
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 43
Localização : Santa Cruz das Palmeiras - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 Empty Re: Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI

Mensagem por sandy silva de oliveira Sex 4 Jan 2013 - 20:01

sim os capacitores de 22k tirei coloquei de ceramica 224k por 400v os diodos byv 95 sao diodos rapidos o cap 6k8 or 400 poliester troquei os bus por novos apesar de no multimetro estarem dando o mesmo resultado que os novos o dificil e que nao acho os ba 159 pra tirar a duvida
sandy silva de oliveira
sandy silva de oliveira
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 615
Data de inscrição : 23/12/2012
Idade : 40
Localização : goiania goias

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI - Página 5 Empty Re: Fonte chaveada simétrica SIMPLES sem CI

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 5 de 13 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 11, 12, 13  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos