Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira

Participe do fórum, é rápido e fácil

Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira
Eletrônica Silveira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
HOMENAGEM

Na vida tudo passa tudo acontece mas alguém igual a você a gente jamais esquece

2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 1-74


★ 22 de novembro de 1991

† 12 de março de 2016

Nosso eterno amigo, administrador e fundador deste fórum
Quem está conectado?
253 usuários online :: 1 registrado, 0 invisíveis e 252 visitantes :: 1 motor de busca

del guimaraes solidade

O recorde de usuários online foi de 362 em Sex 9 Abr 2021 - 22:11
Últimos assuntos
» Meu irs 900 stereo
2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 EmptyTer 23 Abr 2024 - 18:00 por ROLDAO

» LAYOUT DA TIME ONE E OS PDF
2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 EmptySex 19 Abr 2024 - 20:01 por cristaltec

» PI ITALIANO 6V DETECTOR DE METAL
2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 EmptyQua 10 Abr 2024 - 19:10 por Fardin pezzhan

» DETECTOR DE METAIS IDX-PRO
2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 EmptySex 5 Abr 2024 - 19:51 por Fardin pezzhan

» Fonte Chaveada 2000W SG3525 & IR2110
2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 EmptyQui 4 Abr 2024 - 12:55 por sandy silva de oliveira

» Todas as revistas CTA VOL 1 A 12 - aproveitem.
2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 EmptyTer 2 Abr 2024 - 22:28 por Rodrigo L Santos

» >>>>>>> Sobre a criação de novos tópicos<<<<<<<<<<<<<<<
2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 EmptyDom 24 Mar 2024 - 16:10 por crisnich

» Defeito intermitente amplificador Ciclotron TIP5000
2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:13 por fastaveira

» Esquema Amplificador Audio Leader AL 5.0
2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:01 por fastaveira

» MK4000 - FONTE CHAVEADA FULL BRIDGE
2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 EmptyDom 17 Mar 2024 - 18:43 por sandy silva de oliveira

» amplificador class h tailandes
2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 EmptySex 15 Mar 2024 - 22:41 por mehuysal

» Amplificador Super Strong
2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 EmptyQui 14 Mar 2024 - 13:03 por Reginaldo Silva

» Amplificador Classe D UCD1500
2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 EmptyQua 13 Mar 2024 - 13:07 por Guille

»  NS450 - FONTE CHAVEADA PARTE 2
2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 EmptySeg 11 Mar 2024 - 6:55 por ffernand3s

» Amplificador Fonte Simples em teia de aranha
2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 EmptySex 1 Mar 2024 - 12:17 por Reginaldo Silva

Top dos mais postadores
Rafael Silveira (7816)
2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 I_vote_lcap2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 I_voting_bar2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 I_vote_rcap 
Caca Silva (6057)
2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 I_vote_lcap2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 I_voting_bar2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 I_vote_rcap 
renatoscp (3891)
2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 I_vote_lcap2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 I_voting_bar2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 I_vote_rcap 
CMeletronica (3234)
2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 I_vote_lcap2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 I_voting_bar2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 I_vote_rcap 
michel chagas (2791)
2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 I_vote_lcap2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 I_voting_bar2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 I_vote_rcap 
Railson (2119)
2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 I_vote_lcap2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 I_voting_bar2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 I_vote_rcap 
alexsandro rodrigues de a (1835)
2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 I_vote_lcap2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 I_voting_bar2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 I_vote_rcap 
naldo santos (1625)
2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 I_vote_lcap2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 I_voting_bar2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 I_vote_rcap 
ablacon64 (1222)
2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 I_vote_lcap2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 I_voting_bar2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 I_vote_rcap 
gilvantexas (1061)
2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 I_vote_lcap2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 I_voting_bar2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 I_vote_rcap 

Medidor de Velocidade


2 Amplificadores Class D para montar

+83
cleitonizaltino
rogatte
amaury20000
Eletronica Silva
Allyson Souza Santos
marcelodonato
lgeorg12
criseletron
leonardo silvva
gilmarnet
albert_emule
EXFLACO
cristianojcaudio
rodrigosomnatal
Dierson Silva
raphaelmc
renan_sangiorgio
fernandoveio
elias eqs
jetrosilva
amcstudioa
ECC
Daniel Queiroz
repasom
diego.souza420
plautz
jrsb72
Noral som
reinaldo jose da silva
djbernardo1
j.carneiro
mmcmoises
wellersond
cido zener
infocompsalgueiro
marcos paulo viana
j.lopes
michael@
Valdenilton Santos França
Anderson M
Andrew Lebon
CarlosVot
EdyGuitar
wellington lima
shaullin
MP_line
lipemixsom
chaves_paulo
valdevino
audium
Gerson-2
lessil
rasiel2013
breaniak
Guilherme Felipe
rgb audio
marcelo donato
alexsandro candido
louroimortaldotempo
jocelio
CMeletronica
acroz
brian silva
Shaullin Silva
djbertinho
euripedes t matos
drigo
emerson luis
djcleivan
renatoscp
dr_als_house
thefisher
wenderson
naldo santos
deus efiel
Mario Mota
foxeletronic
neuton
sandy silva de oliveira
djanderson
Caca Silva
ELETRÔNICA PEREZ
systemjol
87 participantes

Página 11 de 40 Anterior  1 ... 7 ... 10, 11, 12 ... 25 ... 40  Seguinte

Ir para baixo

2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 Empty Re: 2 Amplificadores Class D para montar

Mensagem por jocelio Sáb 21 Dez 2013 - 7:02

alexsandro candido escreveu:[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
nossa amigo ficou muito bom vc tem abilidades em smd qual o progama vc utiliza ...
jocelio
jocelio
Avançado
Avançado

Mensagens : 394
Data de inscrição : 20/11/2013
Idade : 32
Localização : bayeux pb

Ir para o topo Ir para baixo

2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 Empty placa amplificador e fonte tem como compartilhar layout das placas

Mensagem por marcelo donato Qua 1 Jan 2014 - 14:45

deus efiel escreveu:[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
meus a gradesimentos aos amigos do foru . e logo que eu tiver uma enternet de futuro eu postarei um video delas tocando joel muito obrigado mesmo.
marcelo donato
marcelo donato
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 16
Data de inscrição : 07/06/2013
Idade : 45
Localização : Petrópolis-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 Empty Re: 2 Amplificadores Class D para montar

Mensagem por sandy silva de oliveira Qua 1 Jan 2014 - 15:05

caro deusefiel vc conseguiu fazer esses dois amps funcionarem bem em estereo? como fez isso.
sandy silva de oliveira
sandy silva de oliveira
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 614
Data de inscrição : 23/12/2012
Idade : 40
Localização : goiania goias

Ir para o topo Ir para baixo

2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 Empty Re: 2 Amplificadores Class D para montar

Mensagem por deus efiel Qua 1 Jan 2014 - 15:56

sandy feliz 2014 muito feli sidade
fis duas placas de cordo com os modelo da triell com duas fonte que oamigo renato e leandro postou de presente pranos e soum pre sinho balaseado pra da mas um ganho naspla queinhas ficou legal .mas mas como eu quemeil muito ci 2092 deixe ele na estate de casa ligado dusa caixa com cada uma um sub 2k um esnk de 8 polegadas um tuity e um coneta .agrora goste desse aqui
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] quemonte e nao quemou nada ele sorta com um diodo 1n4148 ivetido ,elefica procimo ao tripode
deus efiel
deus efiel
Avançado
Avançado

Mensagens : 501
Data de inscrição : 24/02/2013
Idade : 41
Localização : fortaleza -ce

Ir para o topo Ir para baixo

2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 Empty Re: 2 Amplificadores Class D para montar

Mensagem por sandy silva de oliveira Qui 2 Jan 2014 - 0:15

deus efiel escreveu:sandy feliz 2014 muito feli sidade
                                                                                                             fis duas placas de cordo com os modelo da triell com duas fonte que oamigo renato e leandro postou de presente pranos  e soum pre sinho balaseado pra da mas um ganho naspla queinhas ficou legal .mas mas como eu quemeil muito ci 2092  deixe ele na estate de casa ligado dusa caixa com cada uma um sub 2k um esnk de 8 polegadas um tuity e um coneta .agrora goste desse aqui
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] quemonte e nao quemou nada ele sorta com um diodo 1n4148 ivetido ,elefica procimo ao tripode

muito obrigado amigo e feliz ano novo para vc tambem.
sandy silva de oliveira
sandy silva de oliveira
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 614
Data de inscrição : 23/12/2012
Idade : 40
Localização : goiania goias

Ir para o topo Ir para baixo

2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 Empty Re: 2 Amplificadores Class D para montar

Mensagem por systemjol Ter 14 Jan 2014 - 8:09

E aí pessoal,segue um vídeo que fiz de duas unidade de amplificador class d IRS2092 funcionando em estéreo.Há um tempo atrás o Sandy me pediu para fazer isso pra verificar se havia ruidos.

Bom,vendo o vídeo depois no pc notei que o ruído que percebi parece ser amplificado pelo mic do celular,pois pessoalmente ele é quase imperceptível,portanto não levem em conta isso...Breve farei um novo vídeo usando ele com fonte chaveada pra ver como fica.

systemjol
systemjol
Avançado
Avançado

Mensagens : 919
Data de inscrição : 24/12/2012
Idade : 38
Localização : Almenara-MG

Ir para o topo Ir para baixo

2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 Empty Re: 2 Amplificadores Class D para montar

Mensagem por sandy silva de oliveira Ter 14 Jan 2014 - 11:51

cara muito obrigado pela ajuda joel agora me animei em fazer o meu tao sonhado home teacher de grande potencia, ja tinha todas as pecas para isso, mas agora e maos a obra, novamente ao joel muitisssimo obrigado por dispor de seu tempo para me ajudar nessa nova empreitada. antes que me esqueca adorei a musica.
sandy silva de oliveira
sandy silva de oliveira
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 614
Data de inscrição : 23/12/2012
Idade : 40
Localização : goiania goias

Ir para o topo Ir para baixo

2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 Empty Re: 2 Amplificadores Class D para montar

Mensagem por deus efiel Qua 15 Jan 2014 - 23:43

muito legal joel
é oh lede fica ligado da mesma maneira do t500 taramps
quantas vouta esse induto tem
deus efiel
deus efiel
Avançado
Avançado

Mensagens : 501
Data de inscrição : 24/02/2013
Idade : 41
Localização : fortaleza -ce

Ir para o topo Ir para baixo

2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 Empty Re: 2 Amplificadores Class D para montar

Mensagem por systemjol Qui 16 Jan 2014 - 8:16

deus efiel escreveu:muito legal joel
é oh lede fica ligado da mesma maneira do t500 taramps  
quantas vouta esse induto tem

Entre 12~16 voltas fio 16 awg,só lembrando que tem que deixar um espaço entre a chapa I e a E do trafo,de uns 2mm (gap).
systemjol
systemjol
Avançado
Avançado

Mensagens : 919
Data de inscrição : 24/12/2012
Idade : 38
Localização : Almenara-MG

Ir para o topo Ir para baixo

2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 Empty Re: 2 Amplificadores Class D para montar

Mensagem por jocelio Qui 16 Jan 2014 - 13:54

Amigo eu estava tentando montar o antigo da triell ja queimei 5 irs rsrsr agora desistir dele e vou fazer um outro esta sua montagem não tem fonte auxiliar não e aquela dos 12v bias ja e ligado no propio circuito e isso ...
jocelio
jocelio
Avançado
Avançado

Mensagens : 394
Data de inscrição : 20/11/2013
Idade : 32
Localização : bayeux pb

Ir para o topo Ir para baixo

2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 Empty Re: 2 Amplificadores Class D para montar

Mensagem por systemjol Qui 16 Jan 2014 - 15:51

jocelio escreveu:Amigo eu estava tentando montar o antigo da triell ja queimei 5 irs rsrsr agora desistir dele e vou fazer um outro esta sua montagem não tem fonte auxiliar não e aquela dos 12v bias ja e ligado no propio circuito e isso ...

Isso mesmo,assim fica bem melhor,pode montar que é confiavel.
systemjol
systemjol
Avançado
Avançado

Mensagens : 919
Data de inscrição : 24/12/2012
Idade : 38
Localização : Almenara-MG

Ir para o topo Ir para baixo

2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 Empty Re: 2 Amplificadores Class D para montar

Mensagem por jocelio Qui 16 Jan 2014 - 16:01

systemjol escreveu:

Isso mesmo,assim fica bem melhor,pode montar que é confiavel.
amigo Systemjol posta ai novamente o esquema e semana que vem postarei um video do funcionamento do meu premeiro class D com a sua ajuda pois o da triell que uza 6 fets ja me levou 5 irs2092 rsrsr e so tenho mais 2 akiii  Sad   queria muito ser expert no asunto como os amigos aqui do forum mais um dia eu xego ao nivel dos amigos akii obrigado des de já ...
jocelio
jocelio
Avançado
Avançado

Mensagens : 394
Data de inscrição : 20/11/2013
Idade : 32
Localização : bayeux pb

Ir para o topo Ir para baixo

2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 Empty Re: 2 Amplificadores Class D para montar

Mensagem por systemjol Qui 16 Jan 2014 - 20:49

jocelio escreveu:
amigo Systemjol posta ai novamente o esquema e semana que vem postarei um video do funcionamento do meu premeiro class D com a sua ajuda pois o da triell que uza 6 fets ja me levou 5 irs2092 rsrsr e so tenho mais 2 akiii  Sad   queria muito ser expert no asunto como os amigos aqui do forum mais um dia eu xego ao nivel dos amigos akii  obrigado des de já ...

Jocelio,segue o link pro projeto.Contém dois layouts,um pra mosfets grandes e outro pros pequenos.
Quero que voce me diga qual a tensão da fonte que voce pretende usar e qual mosfet voce vai usar.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
systemjol
systemjol
Avançado
Avançado

Mensagens : 919
Data de inscrição : 24/12/2012
Idade : 38
Localização : Almenara-MG

Ir para o topo Ir para baixo

2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 Empty Re: 2 Amplificadores Class D para montar

Mensagem por rgb audio Sex 17 Jan 2014 - 0:07

ola amigo otimo projetor midiga qual a voutagem masima desse amplificadoe e quantos rms esse amplificador tei posso colocar os transsitor irf540 sera que fica legal
rgb audio
rgb audio
Avançado
Avançado

Mensagens : 358
Data de inscrição : 04/02/2013
Idade : 38
Localização : serra

Ir para o topo Ir para baixo

2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 Empty Re: 2 Amplificadores Class D para montar

Mensagem por systemjol Sex 17 Jan 2014 - 8:08

rgb audio escreveu:ola amigo otimo projetor midiga qual a voutagem masima desse amplificadoe e quantos rms esse amplificador tei posso colocar os transsitor irf540 sera que fica legal

Pode usar tensões de até 95+95 com o IRS2092.A potência será de acordo com a tensão usada e se o mosfet usado suportar.O IRFBA90N20 pode sr usado até 90+90 e suporta 2 ohms,podendo ultrapassar 1500w.Pode usar o IRF540 sim,mas o ideal é que ele tenha as letras N ou Z no final,e fica limitado a uma tensão de alimentação de 45+45v.
systemjol
systemjol
Avançado
Avançado

Mensagens : 919
Data de inscrição : 24/12/2012
Idade : 38
Localização : Almenara-MG

Ir para o topo Ir para baixo

2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 Empty Re: 2 Amplificadores Class D para montar

Mensagem por jocelio Sex 17 Jan 2014 - 8:43

systemjol escreveu:

Jocelio,segue o link pro projeto.Contém dois layouts,um pra mosfets grandes e outro pros pequenos.
Quero que voce me diga qual a tensão da fonte que voce pretende usar e qual mosfet voce vai usar.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ola amigo Systemjol eu tenho aqui uma fonte de 40 0 40 e os transistores eu tenho o irfp90n20D e muito obrigado por esta me ajudando  Positivo Positivo cheers  ....
jocelio
jocelio
Avançado
Avançado

Mensagens : 394
Data de inscrição : 20/11/2013
Idade : 32
Localização : bayeux pb

Ir para o topo Ir para baixo

2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 Empty Re: 2 Amplificadores Class D para montar

Mensagem por systemjol Sex 17 Jan 2014 - 9:23

jocelio escreveu:
Ola amigo Systemjol eu tenho aqui uma fonte de 40 0 40 e os transistores eu tenho o irfp90n20D e muito obrigado por esta me ajudando  Positivo Positivo cheers  ....

OK,use os resistores de zener que regula 5v6 com valor de 3k9 3 ou 5w.Se voce não tiver,pode usar 4k7 tambem.Também coloque um capacitor com valor entre 470nF até 3u3 por 250v entre o +b e o -b (não o gnd),ele melhora mais ainda a forma de onda final.Solde ele por baixo da placa proximo aos mosfts,já deixei um lugar pra isso.Também coloque os diodos de 1n4148 em paralelo com os resistores de gate se voce for usar a placa pra mosfet grande,pois acabei esquecendo desse detalhe,pode soldar por baixo mesmo.
Com esses mosfets aí voce consegue até 1 ohm ou menos ainda nessa voltagem,desde que seu trafo suporte.
Qualquer dúvida estou aqui.
systemjol
systemjol
Avançado
Avançado

Mensagens : 919
Data de inscrição : 24/12/2012
Idade : 38
Localização : Almenara-MG

Ir para o topo Ir para baixo

2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 Empty Re: 2 Amplificadores Class D para montar

Mensagem por jocelio Sex 17 Jan 2014 - 13:43

systemjol escreveu:

OK,use os resistores de zener que regula 5v6 com valor de 3k9 3 ou 5w.Se voce não tiver,pode usar 4k7 tambem.Também coloque um capacitor com valor entre 470nF até 3u3 por 250v entre o +b e o -b (não o gnd),ele melhora mais ainda a forma de onda final.Solde ele por baixo da placa proximo aos mosfts,já deixei um lugar pra isso.Também coloque os diodos de 1n4148 em paralelo com os resistores de gate se voce for usar a placa pra mosfet grande,pois acabei esquecendo desse detalhe,pode soldar por baixo mesmo.
Com esses mosfets aí voce consegue até 1 ohm ou menos ainda nessa voltagem,desde que seu trafo suporte.
Qualquer dúvida estou aqui.
nossa amigo tudo isso que impedancia baixa rsrsr vc sabe qual fonte aki do forum e mais recomendada para este amplificador tocar em 2 ohm eu tenho todos os componentes para montar aquela de 1.2k sem ci ela aguenta tocar ele em 2 ohm amanha vou cofecsionar a placa desde ja muito obrigado novamente amigo pela a ajuda  Very Happy  ...
jocelio
jocelio
Avançado
Avançado

Mensagens : 394
Data de inscrição : 20/11/2013
Idade : 32
Localização : bayeux pb

Ir para o topo Ir para baixo

2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 Empty Re: 2 Amplificadores Class D para montar

Mensagem por systemjol Sex 17 Jan 2014 - 16:58

jocelio escreveu:
  nossa amigo tudo isso que impedancia baixa rsrsr  vc sabe qual fonte aki do forum e mais recomendada para este amplificador tocar em 2 ohm  eu tenho todos os componentes para montar aquela de 1.2k sem ci ela aguenta tocar ele em 2 ohm amanha vou cofecsionar a placa  desde ja muito obrigado novamente  amigo pela a ajuda  Very Happy  ...

Cara sobre fonte chaveada já to quase desistindo delas,o indutor de saída é muito complicado,todo o resto é tranquilo,mas o maldito indutor...Certa vez coloquei dois trafos de mini system aiwa de 56+56v em paralelo e aguentou os 2 ohms,pois os class d não consomem quase nada,toda a energia da fonte é passada pros alto falantes.
Essa área de áudio em eletronica é algo muito confuso quado falamos em alimentação.Exemplo,se voce projeta um amplificador pra 2 ohms,e supondo que a parte do amplicficador,digo os transistores suportem essa carga tranquilamente,se for usar uma fonte com 70+70,daria 35 amperes de corrente,e sabemos que essa fonte de 35 amperes é praticamente impossível de se conseguir.70vx35a=2400w!!!
Como vê são números astronomicos,prefiro fazer um amp sem me preocupar com a potencia que vai dar,simplesmente projeto ele,escolho um trafo e uso sempre no mínimo 4 ohms,pois assim não terei problema de alto consumo,uso dois falantes de 8 ohms.Aí ligo e ouço o som,se gostei beleza,quero dizer,não me atento a potencia.Geralmente a maioria do pessoal aqui do forum e de outros tambem,quando postamos um amp já pergunta logo "quantos watts ele fornece"?Essa é uma pergunta totalmente incompleta,e se fosse completa não precisava nem eles perguntarem,pois qualquer pessoa que queira montar um amp deve saber calcular a potencia aproximada que ele fornecerá de acordo com a fonte que usar.
EX:quero um amplificador,do que preciso?Dos altofa lantes,primeiramente,voce dimensiona um amplificador pelos alto falantes que possui.OK,possuo dois dois alto falantes de 8 ohms e 300w (os meus são esses,da NOVIK)
Próximo passo,o trafo.Preciso saber qual tensão será capaz de produzir uma potencia de no mínimo 300w em 8 ohms.O ideal seria 600w,mas vou deixar em 500w: V=raiz quadrada 500*8 =63V.O amplificador se for Classe AB terá 70% de rendimento,então deve-se dividir 63V dividido por 0,7=90V,no caso será uma fonte de 90+90 pra fornecer 500w em 8 ohms.Acorrente máxima será:Imax=Vcc/8 ohms=11 amperes.Logo,a potencia da fonte será:90V*11=990W.Se for em classe d,a eficiencia pode ser de 85%,mas em alguns casos pode chegar a 95%,então vou deixar em 90%.63V dividido por 0,9=70.Logo a tensão da fonte pode cair pra 70+70.A corrente será:70V/8 ohms=8,7 amperes.A potencia será:70*8,7=600w.Ou seja,o amp transformará 100w de energia em calor à máxima potencia,e os outros 500w em áudio.Próximo passo,a escolha dos transistores de saída.A corrente máxima será de 8,7 amperes.Pode-se usar em class d um par de 52n15,ou IRFB4227,ou IRFP90N20,ou IRFB31N20.Se for em class ab,aí deve-se deixar uns 2 amperes no máximo pra cada transistor,ou seja,8,7a/2=5,logo use 5 pares de 2SC5200/1943.
Todos esses cálculos pra 8 ohms.Se inventar de colocar em 4 ohms,muda tudo,a tensão da fonte pode permanecer a mesma,mas a corrente deve ser dobrada,os transistores em class ab deve-se acrescentar mais uns 3 pares,e em class d não apenas não use o 31n20,os outros aguentam numa boa.
Resumo,se for ficar atentando a esse negocio de quantos watt dá,desanimará qualquer um,o melhor é montar e escutar pra ver como fica,e esquecer de amplificadores de 900,1500,3200 (kkkkkk) watts,isso é quase impossível de se fazer em casa e é um exagero sem igual.Com um amplificador de 100w e uma caixa (que é o que realmente interessa,uma caixa grande,não caixa de som de carro,espremida,sem espaço pra todas as frequencias serem reproduzidas)voce tera um belo brinquedo pra perturbar os vizinhos.O meu uso 8 ohms e fonte de mini system aiwa com 50+50,as telhas da minha casa dessem tudo,sempre tenho que tá voltando elas pro lugar rsrsrsrs.


systemjol
systemjol
Avançado
Avançado

Mensagens : 919
Data de inscrição : 24/12/2012
Idade : 38
Localização : Almenara-MG

Ir para o topo Ir para baixo

2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 Empty Re: 2 Amplificadores Class D para montar

Mensagem por CMeletronica Sex 17 Jan 2014 - 17:32

Falou tudo mesmo eu tambem acho que se deve buscar a qualidade primeiro e de preferencia a que te agrade , pois vamos pensar pra que tanta potencia se colocarmos um fone no ouvido 1W é muito alto ja agrava nossa audição então pra que 1000W em um ambiente fechado rsrsr
avatar
CMeletronica
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 3234
Data de inscrição : 30/01/2013
Idade : 44
Localização : TRÊS RIOS

Ir para o topo Ir para baixo

2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 Empty Re: 2 Amplificadores Class D para montar

Mensagem por jocelio Sex 17 Jan 2014 - 18:43

systemjol escreveu:

Cara sobre fonte chaveada já to quase desistindo delas,o indutor de saída é muito complicado,todo o resto é tranquilo,mas o maldito indutor...Certa vez coloquei dois trafos de mini system aiwa de 56+56v em paralelo e aguentou os 2 ohms,pois os class d não consomem quase nada,toda a energia da fonte é passada pros alto falantes.
Essa área de áudio em eletronica é algo muito confuso quado falamos em alimentação.Exemplo,se voce projeta um amplificador pra 2 ohms,e supondo que a parte do amplicficador,digo os transistores suportem essa carga tranquilamente,se for usar uma fonte com 70+70,daria 35 amperes de corrente,e sabemos que essa fonte de 35 amperes é praticamente impossível de se conseguir.70vx35a=2400w!!!
Como vê são números astronomicos,prefiro fazer um amp sem me preocupar com a potencia que vai dar,simplesmente projeto ele,escolho um trafo e uso sempre no mínimo 4 ohms,pois assim não terei problema de alto consumo,uso dois falantes de 8 ohms.Aí ligo e ouço o som,se gostei beleza,quero dizer,não me atento a potencia.Geralmente a maioria do pessoal aqui do forum e de outros tambem,quando postamos um amp já pergunta logo "quantos watts ele fornece"?Essa é uma pergunta totalmente incompleta,e se fosse completa não precisava nem eles perguntarem,pois qualquer pessoa que queira montar um amp deve saber calcular a potencia aproximada que ele fornecerá de acordo com a fonte que usar.
EX:quero um amplificador,do que preciso?Dos altofa lantes,primeiramente,voce dimensiona um amplificador  pelos alto falantes que possui.OK,possuo dois dois alto falantes de 8 ohms e 300w (os meus são esses,da NOVIK)
Próximo passo,o trafo.Preciso saber qual tensão será capaz de produzir uma potencia de no mínimo 300w em 8 ohms.O ideal seria 600w,mas vou deixar em 500w: V=raiz quadrada 500*8 =63V.O amplificador se for Classe AB terá 70% de rendimento,então deve-se dividir 63V dividido por 0,7=90V,no caso será uma fonte de 90+90 pra fornecer 500w em 8 ohms.Acorrente máxima será:Imax=Vcc/8 ohms=11 amperes.Logo,a potencia da fonte será:90V*11=990W.Se for em classe d,a eficiencia pode ser de 85%,mas em alguns casos pode chegar a 95%,então vou deixar em 90%.63V dividido por 0,9=70.Logo a tensão da fonte pode cair pra 70+70.A corrente será:70V/8 ohms=8,7 amperes.A potencia será:70*8,7=600w.Ou seja,o amp transformará 100w de energia em calor à máxima potencia,e os outros 500w em áudio.Próximo passo,a escolha dos transistores de saída.A corrente máxima será de 8,7 amperes.Pode-se usar em class d um par de 52n15,ou IRFB4227,ou IRFP90N20,ou IRFB31N20.Se for em class ab,aí deve-se deixar uns 2 amperes no máximo pra cada transistor,ou seja,8,7a/2=5,logo use 5 pares de 2SC5200/1943.
Todos esses cálculos pra 8 ohms.Se inventar de colocar em 4 ohms,muda tudo,a tensão da fonte pode permanecer a mesma,mas a corrente deve ser dobrada,os transistores em class ab deve-se acrescentar mais uns 3 pares,e em class d não apenas não use o 31n20,os outros aguentam numa boa.
Resumo,se for ficar atentando a esse negocio de quantos watt dá,desanimará qualquer um,o melhor é montar e escutar pra ver como fica,e esquecer de amplificadores de 900,1500,3200 (kkkkkk) watts,isso é quase impossível de se fazer em casa e é um exagero sem igual.Com um amplificador de 100w e uma caixa (que é o que realmente interessa,uma caixa grande,não caixa de som de carro,espremida,sem espaço pra todas as frequencias serem reproduzidas)voce tera um belo brinquedo pra perturbar os vizinhos.O meu uso 8 ohms e fonte de mini system aiwa com 50+50,as telhas da minha casa dessem tudo,sempre tenho que tá voltando elas pro lugar rsrsrsrs.


Nossa amigo systemjol acabei de aprender bastante agora  Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy   cheers  nossa so tenho a te agradecer por toda as informaçoes meus sinceros agradecimentos amigo muito obrigado  Very Happy ...
jocelio
jocelio
Avançado
Avançado

Mensagens : 394
Data de inscrição : 20/11/2013
Idade : 32
Localização : bayeux pb

Ir para o topo Ir para baixo

2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 Empty Re: 2 Amplificadores Class D para montar

Mensagem por rgb audio Sex 17 Jan 2014 - 19:24

ola systemjol qual transistor vc recomenda para colocar no amplificador para comsequi 500 rms com uma voltagem de 60x60 vutis
rgb audio
rgb audio
Avançado
Avançado

Mensagens : 358
Data de inscrição : 04/02/2013
Idade : 38
Localização : serra

Ir para o topo Ir para baixo

2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 Empty Re: 2 Amplificadores Class D para montar

Mensagem por renatoscp Sex 17 Jan 2014 - 19:29

Realmente, parabéns pela excelente explicação System... O pessoal se confunde mesmo, às vezes se torna até cansativo dizer que amplificador não "dá" potência nenhuma... O que entrega potência (sonora) é a relação entre a fonte e a impedância de saída... Amplificador apenas tem que "aguentar" isso tudo sem fritar e perder qualidade...

Somada à comparação que o Mário fez com o caminhão (motor, carreta, carga, etc), torna-se completa.

E ainda tem gente que venera "mestre dos amplificadores", tão educado quanto uma mula...

Um abço!!
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 3891
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 43
Localização : Santa Cruz das Palmeiras - SP

Ir para o topo Ir para baixo

2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 Empty Re: 2 Amplificadores Class D para montar

Mensagem por emerson luis Sex 17 Jan 2014 - 20:59

POIS É RENATO,JA CANSEI DE FALAR,O POVO TRAZ AMPLIFICADOR AQUI DE ATÉ 5000w,NÃO DA NEM A PAU...SE DER 800 700 É MUITO,NÃO EXISTE NO BRASIL UMA LEI QUE DETERMINA QUE É OBRIGADO OS FABRICANTES DIZEREM A POTENCIA REAL...O POVO PAGA CARO POR UM NUMERO ESTAMPADO...SE EU FALO QUE FAÇO UMA POTENCIA DE 500wREAIS EM 4R POR 1000r$ O CARA DA RISADA,E FALA...""NA CASAS BAHIA TEM SOM DE 10.000 POR 4.000R$,VOU FALAR OQ PARA UM CARA DESSES.SÓ POSSO CHAMAR DE LEIGO,PRA NÃO CHAMAR DE BURRO...AGORA SE EU PEGAR O NS E FALAR QUE DA 2000w E COLOCAR UM FALANTE DE 18P A 200W EM 4 R,E LÓGICO QUE VAI DAR UM MEGA SOM,E O CARA ACREDITA QUE É MESMO DE 2000W,INFELIZMENTE É ASSIM QUE ACONTECE NO BRASIL...UMA MENTIRA ATRAS DA OUTRA
emerson luis
emerson luis
Avançado
Avançado

Mensagens : 917
Data de inscrição : 23/06/2013
Idade : 39
Localização : dourados matogrosso do sul

Ir para o topo Ir para baixo

2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 Empty Re: 2 Amplificadores Class D para montar

Mensagem por jocelio Sáb 18 Jan 2014 - 8:36

Verdade amigos eu montava amplificadores antigamente com 2 pares de transistores e o pesoal gostava muito axo que mal xegava 250w rms e fazia muito barulho . quero montar este clas D para mim mesmo pois tenho dois subes que comprei eles sao de 700w rms cada a 4 homos .mais vejo que o amplificador não vai ser nenhum problema e sim a fonte ...
jocelio
jocelio
Avançado
Avançado

Mensagens : 394
Data de inscrição : 20/11/2013
Idade : 32
Localização : bayeux pb

Ir para o topo Ir para baixo

2 Amplificadores Class D para montar - Página 11 Empty Re: 2 Amplificadores Class D para montar

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 11 de 40 Anterior  1 ... 7 ... 10, 11, 12 ... 25 ... 40  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos