Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira

Participe do fórum, é rápido e fácil

Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira
Eletrônica Silveira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
HOMENAGEM

Na vida tudo passa tudo acontece mas alguém igual a você a gente jamais esquece

Dx Blame Super A - PARTE II - Página 2 1-74


★ 22 de novembro de 1991

† 12 de março de 2016

Nosso eterno amigo, administrador e fundador deste fórum
Quem está conectado?
53 usuários online :: 1 registrado, 0 invisíveis e 52 visitantes :: 2 motores de busca

alexribeiro

O recorde de usuários online foi de 362 em Sex 9 Abr 2021 - 22:11
Últimos assuntos
» Meu irs 900 stereo
Dx Blame Super A - PARTE II - Página 2 EmptyTer 23 Abr 2024 - 18:00 por ROLDAO

» LAYOUT DA TIME ONE E OS PDF
Dx Blame Super A - PARTE II - Página 2 EmptySex 19 Abr 2024 - 20:01 por cristaltec

» PI ITALIANO 6V DETECTOR DE METAL
Dx Blame Super A - PARTE II - Página 2 EmptyQua 10 Abr 2024 - 19:10 por Fardin pezzhan

» DETECTOR DE METAIS IDX-PRO
Dx Blame Super A - PARTE II - Página 2 EmptySex 5 Abr 2024 - 19:51 por Fardin pezzhan

» Fonte Chaveada 2000W SG3525 & IR2110
Dx Blame Super A - PARTE II - Página 2 EmptyQui 4 Abr 2024 - 12:55 por sandy silva de oliveira

» Todas as revistas CTA VOL 1 A 12 - aproveitem.
Dx Blame Super A - PARTE II - Página 2 EmptyTer 2 Abr 2024 - 22:28 por Rodrigo L Santos

» >>>>>>> Sobre a criação de novos tópicos<<<<<<<<<<<<<<<
Dx Blame Super A - PARTE II - Página 2 EmptyDom 24 Mar 2024 - 16:10 por crisnich

» Defeito intermitente amplificador Ciclotron TIP5000
Dx Blame Super A - PARTE II - Página 2 EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:13 por fastaveira

» Esquema Amplificador Audio Leader AL 5.0
Dx Blame Super A - PARTE II - Página 2 EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:01 por fastaveira

» MK4000 - FONTE CHAVEADA FULL BRIDGE
Dx Blame Super A - PARTE II - Página 2 EmptyDom 17 Mar 2024 - 18:43 por sandy silva de oliveira

» amplificador class h tailandes
Dx Blame Super A - PARTE II - Página 2 EmptySex 15 Mar 2024 - 22:41 por mehuysal

» Amplificador Super Strong
Dx Blame Super A - PARTE II - Página 2 EmptyQui 14 Mar 2024 - 13:03 por Reginaldo Silva

» Amplificador Classe D UCD1500
Dx Blame Super A - PARTE II - Página 2 EmptyQua 13 Mar 2024 - 13:07 por Guille

»  NS450 - FONTE CHAVEADA PARTE 2
Dx Blame Super A - PARTE II - Página 2 EmptySeg 11 Mar 2024 - 6:55 por ffernand3s

» Amplificador Fonte Simples em teia de aranha
Dx Blame Super A - PARTE II - Página 2 EmptySex 1 Mar 2024 - 12:17 por Reginaldo Silva

Top dos mais postadores
Rafael Silveira (7816)
Dx Blame Super A - PARTE II - Página 2 I_vote_lcapDx Blame Super A - PARTE II - Página 2 I_voting_barDx Blame Super A - PARTE II - Página 2 I_vote_rcap 
Caca Silva (6057)
Dx Blame Super A - PARTE II - Página 2 I_vote_lcapDx Blame Super A - PARTE II - Página 2 I_voting_barDx Blame Super A - PARTE II - Página 2 I_vote_rcap 
renatoscp (3891)
Dx Blame Super A - PARTE II - Página 2 I_vote_lcapDx Blame Super A - PARTE II - Página 2 I_voting_barDx Blame Super A - PARTE II - Página 2 I_vote_rcap 
CMeletronica (3234)
Dx Blame Super A - PARTE II - Página 2 I_vote_lcapDx Blame Super A - PARTE II - Página 2 I_voting_barDx Blame Super A - PARTE II - Página 2 I_vote_rcap 
michel chagas (2791)
Dx Blame Super A - PARTE II - Página 2 I_vote_lcapDx Blame Super A - PARTE II - Página 2 I_voting_barDx Blame Super A - PARTE II - Página 2 I_vote_rcap 
Railson (2119)
Dx Blame Super A - PARTE II - Página 2 I_vote_lcapDx Blame Super A - PARTE II - Página 2 I_voting_barDx Blame Super A - PARTE II - Página 2 I_vote_rcap 
alexsandro rodrigues de a (1835)
Dx Blame Super A - PARTE II - Página 2 I_vote_lcapDx Blame Super A - PARTE II - Página 2 I_voting_barDx Blame Super A - PARTE II - Página 2 I_vote_rcap 
naldo santos (1625)
Dx Blame Super A - PARTE II - Página 2 I_vote_lcapDx Blame Super A - PARTE II - Página 2 I_voting_barDx Blame Super A - PARTE II - Página 2 I_vote_rcap 
ablacon64 (1222)
Dx Blame Super A - PARTE II - Página 2 I_vote_lcapDx Blame Super A - PARTE II - Página 2 I_voting_barDx Blame Super A - PARTE II - Página 2 I_vote_rcap 
gilvantexas (1061)
Dx Blame Super A - PARTE II - Página 2 I_vote_lcapDx Blame Super A - PARTE II - Página 2 I_voting_barDx Blame Super A - PARTE II - Página 2 I_vote_rcap 

Medidor de Velocidade


Dx Blame Super A - PARTE II

+47
jfeliciano
thefisher
fastaveira
amozuo
apnneto
Allan k
mojop
systemjol
naldo santos
deus efiel
Joao Pereira de Jesus
efragnani
Herr Vaan Barros
maraujo
Rogerio.slva
mjgiotto
ThePride
HYSUB
rasiel2013
kaiomy2
alexsandro candido
ablacon64
Cid.Américo
fcgfilho
gvdreis
CarlosVot
marcisiosouza
ricardoc978
edsontaubate
Cantunes
PJ Bahia
ZAS
ELETRÔNICA PEREZ
adirson
Newton J. Costa
augustoriodosul
carcass
jlg
audium
gilvantexas
Carlos Eugênio Mergulhão
ccst
Railson
Zimmer
Caca Silva
netto
Saav
51 participantes

Página 2 de 32 Anterior  1, 2, 3 ... 17 ... 32  Seguinte

Ir para baixo

Dx Blame Super A - PARTE II - Página 2 Empty Re: Dx Blame Super A - PARTE II

Mensagem por netto Seg 18 Mar 2013 - 23:15

Nossa tinha 70 paginas pulou pra 68 acho que to ficando doido, entao sr . Carlos eu andei lendo o começo do topico eu nao tinha lido ainda

pois caí aqui buscando no google resposta pro meu super A gradiente

entao fiquei mais doido pra montar o amplificador pois você falou dos harmonicos do terceiro harmonico e do segundo harmonico

eu vou montar e vou selecionar as peças do esquema eu pediria pra me passar o link do esquema

eu tenho umas peças aqui mas amanhã vou tirar fotos e te mandar o numero delas e pedir pra ti se posso usar elas ou não posso

netto
netto
Avançado
Avançado

Mensagens : 337
Data de inscrição : 12/03/2013
Idade : 34
Localização : cascavel

Ir para o topo Ir para baixo

Dx Blame Super A - PARTE II - Página 2 Empty Portuga na área é muito bom..gosto muito disso...temos o Bruno e você

Mensagem por Carlos Eugênio Mergulhão Ter 19 Mar 2013 - 7:24

Eu adoro isso... sou Mergulhão...familia de Lisboa...fabricante de talheres de prata desde 1380 pelo que me consta....mas aqui misturou com negros, com indios, com Holandês e com Italiano (Avô) daí surgiu eu....meio temperamental...mais pra Italiano mesmo.

Seja benvindo e um abração.

..................................................

Netto... da uma olhada no forum....o esquema deve aparecer..então é abrir as paginas uma por uma...principalmente as primeiras...vais ver o esquema por lá... depois copia e cola por aqui pra eu revisar pra te dizer se tem modificações feitas à posteriori...eu publico pra não ter que ficar subindo esquema pra cada um que pede.... se 10 pedir eu gasto uma hora...mas tem vezes que chegam 100 emails pra mim... daí o véio não faz outra coisa.... boto nos foruns pra não ficar repetindo igual a papagaio de pirata... e tem videos mostrando também.. descrevendo... e acho que deve ter em português também.

Não se assuste com 70 páginas..tem muita conversa também...se espremer o suco (resumir, condensar, concentrar, agrupar, filtrar e selecionar) não somarão nem 10 paginas arranjadas de forma sintética...o trabalho é de abrir e procurar imagem de esquema..não havendo então clica na pagina seguinte.

Carlos
Carlos Eugênio Mergulhão
Carlos Eugênio Mergulhão
Avançado
Avançado

Mensagens : 976
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 72
Localização : Recife - Pernambuco - Candeias

Ir para o topo Ir para baixo

Dx Blame Super A - PARTE II - Página 2 Empty Placas dependem de muitas coisas... fluxo de caixa é uma delas

Mensagem por Carlos Eugênio Mergulhão Ter 19 Mar 2013 - 7:40

Não fornecem nada de graça.... Zimmer tem que receber salário ou mexer em economias pra encomendar..tem que pagar ao encomendar e pagar ao receber... precisa de dinheiro... porisso eu sugeri a êle que pegasse encomendas primeiro pra ter certeza...que descubra o valor e já cobre por elas...mas pra fazer isso, receber adiantado, êle precisa pelo menos fazer uma, montar e mostrar como ficou.... fotografar e mostrar a qualidade e explicar o que tem de especial...o que é máscara de solda...o que é essa pintura que resiste a acetona, á alcool, a Querozene, à gasolina....que aguenta ser riscada sem saír fácilmente..que pode esfregar que não sáem as indicações... a espessura do cobre, a espessura da placa de fibra de vidro.... a quantidade de cõres aplicada...o tratamento dos furos e orifícios...enfim...os detalhes que encarecem e que no conjunto, determina a qualidade final da placa de circuito eletrõnico (PCboard - printed circuit board - placa de circuito impressa).

Então tem que ter dinheiro disponível pra investir.... e se a turma "roer a corda"..então o Zimmer e eu vamos comer placas com Ketchup e Mostarda até os gringos comprarem elas...o que acontece sem dúvida nenhuma e bem rápido porque mais de 600 já montaram meus amplificadores e não reclamaram..ou seja...não é ruím.

Estamos trabalhando..no momento Juan está fazendo a placa dêle que é copia da do Zimmer mas errando bastante na feitura e eu e Zimmer estamos corrigindo e viaja de lá pra cá e de cá pra lá.... dá trabalho verificar cada filete..comparar com o esquema...quem não faz isso nem imagina a mão de obra absurda que dá fazer o que nós fazemos...merecemos o respeito e a gratidão sim...ralamos muito pra fazer esses trecos que em ultima instância vocês vaõ usar e vão adorar.

Eu gostaria de comentar algo importante:

Não uso pré...
não recomendo pré amplificador e explico porque;

Pré amplificadores usam conectores, usam chaves, usam cabos, usam fuzíveis, usam circuitos que tem indutância, tem capacitâncias e tem resistencias.... continua na proxima mensagem porque o editor de texto está pulando que nem sapo no brejo.....


Última edição por Carlos Eugênio Mergulhão em Ter 19 Mar 2013 - 8:03, editado 1 vez(es)
Carlos Eugênio Mergulhão
Carlos Eugênio Mergulhão
Avançado
Avançado

Mensagens : 976
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 72
Localização : Recife - Pernambuco - Candeias

Ir para o topo Ir para baixo

Dx Blame Super A - PARTE II - Página 2 Empty Continuando o assunto dos pre amplificadores

Mensagem por Carlos Eugênio Mergulhão Ter 19 Mar 2013 - 7:55

então a conjugação desses fatores gera circuitos sintonizados que tendem a filtrar o sinal derivando altas frequencias para o terra ou geram oscilações espurias.... mas o pior de tudo são os controles de tonalidade incluídos que por rotação de fase corrigem a tonalidade causando altissimas taxas de distorção harmonica que nó minimo aumenta a distorção harmônica total em 100 vezes... e isso você percebe muito fácilmente... o som fica irreal..... exemplo.... saxofone arranha... se ouves o som ao vivo perceberás o arranhado caractéristico...isso é realidade..isso é fidelidade..... mas se tem distorção harmonica, que em ultima análise são os harmonicos em alto volume que vem a "enriquecer" a onda sonora a transformando em coisa bem diferente do original....muitas outras ondas superpostas a onda original...o som suaviza..não arranha mais..... se torna diferente...distorcido...baixa fidelidade.

Harmonicos são sinais gerados quando duas ou mais frequencias são presentes..... imagina um tom de 1000 ciclos e outro de 100 ciclos..... o resultado vai ser a soma, a subtração e os multiplos...vai acontecer 1100 ciclos (soma), vai acontecer 900 ciclos (subtração) vai aparecer o fundamental de 100 ciclos e vão aparecer os segundo harmônicos... 2000 ciclos, 2200 ciclos, 1800 cilcos e por aí vai....já viu a bagunça não é?..... não é não!... porque os harmônicos aparecem muito diminuiidos em volume..são fraquinhos e estão lá no fundo, bem mais baixos que o tom fundamental que é dominante mas é acrecido dessa tralha toda..... bem mais baixa a tralha tôda....mas tem mais...tem o terceiro harmônico, o quarto harmõnico, o quinto o sexto, o sétimo, o oitavo , o nono e o décimo...cada um menorzinho que o outro.

Tem amplificadores que apresentam um segundo harmônico muita alto... são os valvulados..nós gostamos dêles e muito...o segundo harmônico é agradável ao ser humano.. está presente na flauta indígena.... as válvulas são dispositivos que medem muito mau..que tecnicamente deviam ser consideradas um lixo, mas que no entanto tem som muito agradável por conta desse segundo harmônico...o som da valvula tem mais segundo harmônico terceiro harmônico que não gostamos....segue...o editor de texto pula e não vejo o texto mais........



Carlos Eugênio Mergulhão
Carlos Eugênio Mergulhão
Avançado
Avançado

Mensagens : 976
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 72
Localização : Recife - Pernambuco - Candeias

Ir para o topo Ir para baixo

Dx Blame Super A - PARTE II - Página 2 Empty O terceiro harmônico é o som característico do transistor, que sempre foi

Mensagem por Carlos Eugênio Mergulhão Ter 19 Mar 2013 - 8:02

muito criticado por gerar esses tons.... sempre foi considerado som de segunda classe.

Enfim...pre amplificadores tem transistores...cada um gera sua tralha sonora...cada peça deteriora um pouquinho... e esse é o segredo maior dos meus amplificadores..eu peço que não usem pré amplificadores, eu ajusto para que sirvam com as mais diversas fontes de sinal e peço que instalem apenas um potenciômetro de 20K, 50K ou 100K na entrada de sinal pra controlar o volume e só.

Com isso já temos uma imensa vantagem sobre todos os outros projetos do mundo e todos os sons do planeta..porque de cara eliminamos o pré amplificador e seus circuitos poluentes sonoros.... qualquer aparelho doméstico se receber o som injetado na entrada do amplificador de potência vai soar muito melhor...ajusta-se as caixas e o ambiente sonora (tapetes, cortinas, sofás de pano) para amortecer os agudos e equilibrar o som pra cancelar cerâmica que reflete agudos.... ou seja..controlamos nas caixas, nos crossovers (divisor de frequencias das caixas) e equilibramos o som para nosso gôsto pessoal sem usar pre amplificadores.

Meus amplificadores geram 8 vezes menos terceiro harmônico do que os outros..então o som é menos transistorizado e mais valvulado em suas caractéristica de assinatura sonora do que os outros..então gostamos mais... e sem os prés gostamos mais ainda.

Podemos ajustar o amplificador para receber qualquer tipo de sinal (intensidade ou volume) na entrada sem ser preciso pre amplificador para aumentar o sinal.

Para toca discos não tem saída...daí precisas do preamplificador de fono equalizado....aí não tem saída..tem que usar...mas pras demais fontes não usem pre amplificador por favor...para seu próprio bem.

Esse harmonicos, que são sons gerados naturalmente por "batimento" de frequencias são invevitáveis...mas a quantidade dêles pode ser manejada com muito trabalho e macêtes de projeto...nós gostamos (humanos gostam, terráqueos gostam) dos harmônicos pares, o segundo, o quarto, o sexto, o oitavo...e não gostamos dos impares..o terceiro, o quinto, o setimo e o nôno..... cada um dêles aparece menor que o outro....então são grandes os segundos e os terceiros comparado com a fundamental (não existe primeiro harmônico....já que êle é a fundamental em princípio).... o truque é diminuir o terceiro em comparação com o segundo.... esse é o truque que aprendi depois de 53 anos estudando o assunto...depois de mais de 5000 amplificadores montados e dezenas projetados.... taí o truque..de graça pra vocês.

Carlos
Carlos Eugênio Mergulhão
Carlos Eugênio Mergulhão
Avançado
Avançado

Mensagens : 976
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 72
Localização : Recife - Pernambuco - Candeias

Ir para o topo Ir para baixo

Dx Blame Super A - PARTE II - Página 2 Empty Re: Dx Blame Super A - PARTE II

Mensagem por gilvantexas Ter 19 Mar 2013 - 9:31

Não gosto de usar pré amplificador também não, ontem fui trocar o potenciômetro de entrada com o amplificador ligado e de repente queimou o twiteer, não sei a causa qual foi, na mesma hora queimou os dois fusíveis, mais só isso não queimou peça nenhuma.
gilvantexas
gilvantexas
Avançado
Avançado

Mensagens : 1061
Data de inscrição : 01/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Dx Blame Super A - PARTE II - Página 2 Empty Re: Dx Blame Super A - PARTE II

Mensagem por ccst Ter 19 Mar 2013 - 9:51

você é um espectáculo carlos... quando vem a portugual????
o naldo ja esta convidado e você também .... bem como gente aqui do forum...
foiu grande texto mas apercebi me porque um amplificador que fiz aqui a tempo o som era ruim... pois ja vinha com um emenso equalizador ... medios graves ..agudos etc e com pre tambem.....muito tralha mesmo ...

e tem rasao no que disse ... obrigado por mais uma explicação a turma
ccst
ccst
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 48
Data de inscrição : 10/12/2012
Idade : 35
Localização : fafe portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Dx Blame Super A - PARTE II - Página 2 Empty Tweeter queima por conta de oscilações e por conta de onda quadrada

Mensagem por Carlos Eugênio Mergulhão Ter 19 Mar 2013 - 12:18

Quando metemos o dedo na entrada de audio, alguns amplificadores oscilam e fazem isso ceifando a onda que fica quadrada.... a onda quadrada tem um componente de corrente contínua muito forte e continuo como podes ver no topo horizontal positivo da onda e no topo horizontal negativo da onda quadrada.... isso é corrente continua em alta tensão proveniente da fonte... aproximadamente a tensão da fonte está presente alí e como alterna do mais para o menos passa por dentro do capacitor de acoplamento do tweeter (2.2uf até 10uf dependendo da impedância do tweeter)... essa sobrecarga que pode chegar a 84 volts pico a pico aciona o tweeter com 200 watts RMS aproximadamente e a unidade que normalmente é de 10, 20, 30 e no máximo 50 Watts, não sobrevive ao maltrato.

Outra coisa que acontece é que ondas quadradas contem uma quantidade absurda de harmônicos o que "engorda" a onda no que diz respeito ao fator potencia... e isso é uma desgraça para tweeter...é sempre quem morre primeiro, o tweeter.

Pode ter sido o pré...no teu caso deve ter sido o pré que ocasionou isso.... e vai acontecer sempre porque os tweeters nunca aguentam alta potência... geralmente são dimensionados para 10 porcento da potencia da caixa porque no som normal e natural, as frequencias agudas geralmente estão ocupando 10 porcento do volume total.

60 porcento para graves
30 porcento para médios
10 porcento para agudos

Porisso uma caixa acustica de 100 watts tem dentro um woofer the 60 watts, um midrange de 30 watts e um tweeter de 10 watts..... porque o sinal sonoro de 100 watts vai ter essa distribuição de potencias.

Ele é fraquinho.... é o primeiro a ser danificado por isso...distorções geram harmonicos que são multiplos da frequencias fundamentais e tudo recai nas frequencias altas onde a confusão se acumula e torra o tweeter.

Esses amplificadores que oscilam não são de todo mau não.... porque fazem isso porque são sintonizados no limiar o que permite que tenham alta velocidade e as ondas sobem imediatamente..então o tempo de subida é pequeno e com isso o TIMBRE dos instrumentos é respeitado e você identifica o instrumento que está tocando pelo timbre...então é fidelidade ter tempo de subida rápido...no entanto esses amplifciadores se você mete o deo na entrada eles reprouzem os 60 ciclos da rede que seu corpo capto e oscilam um pouco também... daí voa tweeter... a contrapartida é freiar o amplificador...não voa tweeter mas em conpensação o som é ruím.

Carlos
Carlos Eugênio Mergulhão
Carlos Eugênio Mergulhão
Avançado
Avançado

Mensagens : 976
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 72
Localização : Recife - Pernambuco - Candeias

Ir para o topo Ir para baixo

Dx Blame Super A - PARTE II - Página 2 Empty Re: Dx Blame Super A - PARTE II

Mensagem por netto Ter 19 Mar 2013 - 12:48

eu tambem nao gosto muito de pre amplificador

outra coisa é que sem o pre aumenta o realismo da cena pois da mais pico e dinamismo

netto
netto
Avançado
Avançado

Mensagens : 337
Data de inscrição : 12/03/2013
Idade : 34
Localização : cascavel

Ir para o topo Ir para baixo

Dx Blame Super A - PARTE II - Página 2 Empty Re: Dx Blame Super A - PARTE II

Mensagem por Caca Silva Ter 19 Mar 2013 - 12:54

Mas não é bom usar algum tipo de circuito equalizador nem que seja passivo?. Digo isso porque ás vezes pegamos certas fontes (música) que precisam ter a tonalidade corrigida.

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Caca Silva
Caca Silva
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Mensagens : 6057
Data de inscrição : 30/01/2011
Idade : 43
Localização : Ritápolis MG

Ir para o topo Ir para baixo

Dx Blame Super A - PARTE II - Página 2 Empty Eventualmente precisamos sim

Mensagem por Carlos Eugênio Mergulhão Ter 19 Mar 2013 - 14:39

Mas primeiro ajustamos as caixas e a acustica da nossa casa... estando plano ou mais ou menos razoável a resposta da residência..então podes pensar em abafar agudos irritantes...e pra isso basta enfiar um capacitor de 100 a 220 nanofarads da entrada do amplificador de potencia para a a terra...melhor da base do primeiro transistor para a terra, através de uma chave que vai levar o sinal com fio blindado.

Na verdade se tens caixas bem ajustadas pro teu gôsto particular (para mais graves usa resistores em série nos agudos e nos médios e bobina em série com o woofer) então muito que raramente vais enfrentar essa necessidade... se a caixa está ajustada pro teu ambiente e o ambiente pra caixa....então quase nunca vais precisar de controle de tonalidade.... a não ser casos especiais do sujeito se maníaco por graves ou agudos e usar tudo no máximo.... bem.... esse cara eu espero que nem monte meu amplificador.... porque vai achar ruim, provávelmente.

Pra quem gosta de carro que arranca rápido, canta pneu e não inclina nas curvas..durinho e firme...esse vai dizer que o melhor carro do mundo, o Rolls Royce, é muito ruím..porque o Rolls não arranca assim..não canta pneu...inclina bastante, é super macio e não balança demais no entanto oscila como um barco num lago com marolas...não é durinho ao fazer as curvas e provávelmente perde nas arrancadas.. dai vai ser considerado porcaria...sem ser porcaria.

Eu peço encarecidamente ao senhores que dêem uma chance aos seus ouvidos..que ouçam sem essas tralhas todas por alguns minutos as suas musica prediletas..... de repente até gostam.... o problema é que muitos usam a tonalidade pra corrigir outras coisas erradas..como a acústica errada da casa...posições erradas das caixas e caixas sem filtro adequado... caixas ruíns...tipo falante dentro de um caixote.

Uma caixa ruim.... um pré ruim...uma fonte ruím...tudo isso pode arruinar um bom amplificador..não faz milagre...não existe milagre em audio... a qualidade final do sistema de audio é igual a qualidade do pior elemento da cadeia...caixa ruím então som ruim...fonte sonora ruim então resulta em som ruím... esse amplificador não faz milagre de geito nenhum.

O grande drama amigos..é que se o controle de tons estiver compensando um monte de coisas erradas...se tirar êle fora..então fica uma droga mesmo e não tem amplificador do mundo que resolva um monte de erros acumulados....caixa sem ajuste de ressonância, alto falantes ruíns, filtro crossover (divisor de frequências) errado... enfim..caixa sem trave de frente a fundo (sarrafo de madeira).... caixa sem peso...caixa que foi pregada e não foi colada e parafusada...caixa com falante que faz barulho sózinho...que bate no fundo, que vibra..que tá mau apertado, que o fio flexivel bate na aranha centradora...que não tem revestimento acustico interno..enfim...lambuzeira!.... então vais ter som lambuzeira mesmo.

Carlos



Última edição por Carlos Eugênio Mergulhão em Ter 19 Mar 2013 - 14:50, editado 1 vez(es)
Carlos Eugênio Mergulhão
Carlos Eugênio Mergulhão
Avançado
Avançado

Mensagens : 976
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 72
Localização : Recife - Pernambuco - Candeias

Ir para o topo Ir para baixo

Dx Blame Super A - PARTE II - Página 2 Empty Re: Dx Blame Super A - PARTE II

Mensagem por netto Ter 19 Mar 2013 - 14:44

zimmer anda sumido preciso falar com ele
netto
netto
Avançado
Avançado

Mensagens : 337
Data de inscrição : 12/03/2013
Idade : 34
Localização : cascavel

Ir para o topo Ir para baixo

Dx Blame Super A - PARTE II - Página 2 Empty Zimmer trabalha de sol a sol...das 5 da manhã até de noite

Mensagem por Carlos Eugênio Mergulhão Ter 19 Mar 2013 - 14:51

Ele lê emails no ônibus quando vai e volta do trabalho... quando consegue sinal de internet quando móvel.

De noite tem filhos, tem pais, tem mulher, tem cachorro pra dar comida, tem banho pra tomar, tem sogra, tem papagaio, gato e piriquito.... e muitas outras coisas que um marido precisa fazer..tipo dar aula de matemática pros filhos.

Eu estou quase sempre porque no trabalho tenho dois computadores..um pro trabalho e outro meu pessoal.... eu só trabalho até uma hora e chego as duas em casa...durmo a tarde inteira e a noite inteira..filhos grandes e criados... a mais nova tem quase dezoito e tenho um menino de 22 e uma menina de 30 e ninguém me dá trabalho..sou separado.... vivo perto da ex mulher que hoje é minha namorada, não tenho sogra, nem papagaio, nem piriquito, nem gato, nem cachorro..nada pra me ocupar.... graças a Deus!.....já passei por isso e estou feliz porque já tou velho e acabou essa novela maluca de familia ocupando a gente o tempo tôdo.... é eu e Deus e ela já está dizendo que está na hora da minha soneca...boa noite!

Tenha paciência.

Carlos
Carlos Eugênio Mergulhão
Carlos Eugênio Mergulhão
Avançado
Avançado

Mensagens : 976
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 72
Localização : Recife - Pernambuco - Candeias

Ir para o topo Ir para baixo

Dx Blame Super A - PARTE II - Página 2 Empty Re: Dx Blame Super A - PARTE II

Mensagem por netto Ter 19 Mar 2013 - 15:10

carlos agora vou saciar uma curiosidade que tenho desde criança hoje tenho 23 anos e mexo com eletronica desde os 10 anos

pra que que serve aquela bobina de fio enrolado na saida dos amplificadores? eu tirei de um amplificador e notei só que o som ficou um pouco menos macio seria pra amaciar o som? tem uns que nao tem essa bobina e outros tem...
netto
netto
Avançado
Avançado

Mensagens : 337
Data de inscrição : 12/03/2013
Idade : 34
Localização : cascavel

Ir para o topo Ir para baixo

Dx Blame Super A - PARTE II - Página 2 Empty Re: Dx Blame Super A - PARTE II

Mensagem por Caca Silva Ter 19 Mar 2013 - 16:47

Acho que entendi a lógica Carlos. Vou dar um exemplo. Essa semana vi com um amigo um amplificador que dá cerca de 400W por canal em 8R, amplificador profissional da Ciclotron mas vi uma coisa na fonte dele que achei estranho, apesar dele usar um transformador robusto, ele usava somente 4 capacitores de 4700uf na fonte, quer dizer, com o volume alto com certeza ele deve distorcer nos graves e já com o Super A isso não acontece já que além de sua estrutura otimizada você recomenda o uso de uma quantidade de capacitância bem maior mesmo ele não tendo tanta potência quanto esse do exemplo e no caso recentemente você ainda melhorou ele mais ainda com a Dx Suply, quer dizer ele consegue dar um grave nítido mesmo em volume alto não tendo a necessidade de atenuar os graves pra evitar distorção como acontece nos outros, claro que como você disse, tem que ter um bom sistema de caixas.

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Caca Silva
Caca Silva
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Mensagens : 6057
Data de inscrição : 30/01/2011
Idade : 43
Localização : Ritápolis MG

Ir para o topo Ir para baixo

Dx Blame Super A - PARTE II - Página 2 Empty Re: Dx Blame Super A - PARTE II

Mensagem por Zimmer Ter 19 Mar 2013 - 18:05

Esse tmabém é um dos pontos chave, capacitores são caros, por isso as indústrias colocam nas fontes apenas o mínimo necessário, até porque os profissionais para PA são para festas, onde tem cornetas, super twts...e muita gente bebada e que não entende patavina de som, tocam dentro dos 10% TDH, ninguém nota...
Não é o caso de um hi-fi ou hi end como o Super A, é pra quem quer realmente ouvir música, com qualidade...o primeiro teste que eu fiz no meu, liguei direto na saída do note, media player rodando, todos efeitos desligados e equalizador flat...não falta nada nem sobra nada, grave forte, instrumentos nítidos, se percebe o timbre perfeito de grave de piano, baixo elétrico, bumbo, médios muito agradáveis, agudos sibilantes, som de pratos principalmente os hi-hats muito gostosos de ouvir...é algo diferente, único eu diria se comparado ao que encontramos pra comprar por aí...
Zimmer
Zimmer
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 186
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 46
Localização : Rolante RS BRASIL

Ir para o topo Ir para baixo

Dx Blame Super A - PARTE II - Página 2 Empty Obrigado Zimmer... a descrição é perfeita.

Mensagem por Carlos Eugênio Mergulhão Ter 19 Mar 2013 - 18:29

Cacá, tem um video mostrando o que acontece com o som quando a filtragem da fonte cái...não sei se na tua função se tens tempo e velocidade de internet para a assistir videos, mas tem coisa interessante no meu canal de video do youtube.

Mais ou menos isso Cacá.... tem isso que falaste sim...mas é a filtragem dos 60 ciclos da rede e o fator potencia os motivos maiores dos condensadores de filtro...que tem outras consequencias tem sim....mas o fundamental é fator potencia e ausencia de ruídos que se misturam com o tom fundamental de graves..sujando e estragando a fidelidade.

Carlos
Carlos Eugênio Mergulhão
Carlos Eugênio Mergulhão
Avançado
Avançado

Mensagens : 976
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 72
Localização : Recife - Pernambuco - Candeias

Ir para o topo Ir para baixo

Dx Blame Super A - PARTE II - Página 2 Empty Re: Dx Blame Super A - PARTE II

Mensagem por Saav Ter 19 Mar 2013 - 18:32

Boa noite pessoal!!! Zimmer, até quando você está aceitando encomendas de placas?
Saav
Saav
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 130
Data de inscrição : 01/11/2012
Idade : 55
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Dx Blame Super A - PARTE II - Página 2 Empty A tal molinha na saida dos amplificadores

Mensagem por Carlos Eugênio Mergulhão Ter 19 Mar 2013 - 18:48

Essa molinha, é um indutor, uma bobina, que tem como caractéristica se opôr a passagem de altas frequencias.... é muito usada, com nucleo de ar, em filtros de caixa de som chamados de divisor de frequencias na nossa terra....no divisor ela não deixa passar agudos e então só vão graves para o alto falante de graves.

No amplificador ela tem várias funções... vou comentar as principais porque o assunto é muito longo pra forum.... dá livro essa coisa.

1) Evitar que oscilações de alta frequência atinjam a caixa de som
2) Evitar que ondas de radio atinjam o amplificador
3) Proteção contra força Contro-eletro-motriz
4) Correção de forma de onda de amplificadores.

Evitar que oscilações atinjam a caixa de som:

Oscilações são instabilidades naturais dos amplificadores por conta dos ciclos de carga e descarga de capacitores que são acumuladores de energia.... a presença de capacidades ou capacitores nas junções dos transistores, conjugado a indutância presente nos circuitos impressos cria um circuito tanque ou circuito sintonizado que é auto oscilante ou que induz o componente a oscilar.... se o transistor é de alta velocidade (hoje em dia todos são, exceto 2N3055 , MJ15004, MJ15024 e TIP41 e TIP42 e TIP35 e TIP36 e muitos outros também..mas esses vão fazer parte de video explicando cada caso conjugado com nosso Dx Super A)

Indutância no circuito impresso?

Pois é... são os filetes de cobre que são indutores.... e são retos não é.... pois são indutores de valor muito pequeno de indutancia..pico henries ao inves dos 2.2 microhenries do nosso indutor de saída dos amplificadores de audio que é 2 milhões de vezes maior.

Mas como isso é indutor?.... indutor não é uma molinha?

Isso, cada elemento curvado é um indutor..pode ter 2 centimetros de comprimento ou pode ter metros e constituir numa bobina ou molinha como falou o amigo....e parece mesmo molinha e tem esse efeito da mola no sinal também...chamado amortecimento ou damping.

Acontece que não existe reta... se meter microscopio é um conjunto de pontos..reta é uma coisa ideal concebida no cérebro humano...é uma sequencia de pontos alinhada...mas isso não é o caso..... o problema é que no Universo existe a gravitação que é uma força pouco conhecida... a gravidade que atrai um corpo ao outro..que faz a lua ficar onde está e não se despegar e se perder no espaço sideral..que faz nosso planeta e outros a girar em torno do sol...que mantem as galáxias no lugar...uma força que podíamos chamar de "braço de Deus"..porque segura tudo no lugar... então se tracarmos uma linha sobre o planeta terra, do Brasil até a Europa, ela vai ficar curva..não só porque a terra é curva (por causa da gravidade também) como porque está sob o efeito da gravitação Universal que existe em todo o Universo que não tem fim...mas se tiver fim...lá no fim tem gravidade também...então, as linhas são curvas...nada traçado na terra, nem numa folha de papel, é reta...é curva em um trilhonésimo de fração de grau mas é curva, é torta, é arqueada...então é indutor.

Filetes de cobre do impresso são indutores...e filetes de cobre do impresso também são capacitores (acumuladores de energia constituídos de duas placas metálicas e entre elas os eletrons se acumulam como se fosse um estoque de coisas empilhadas de um dos dois lados de um salão de estoque).... então temos as duas coisas que são necessárias para fazer um circuito tanque...criar uma constante de tempo de carga e descarga do capacitor e o efeito molinha do indutor e conjugadamente gera um sinal eletrico de altíssima frequencia que o transistor amplifica porque está ligado nos filetes de cobre do impresso e gera o que chamamos de oscilação que é um apito de altissima frequencia que nossos ouvidos não podem escutar mas que saturam o sistema, aquecem o amplificador, jogam corrente na caixa de som e se meter som no amplificador êle fica opaco, abafado e sem graça nenhuma.

Então amplificadores podem oscilar.... e o indutor ligado em série é um freio, um obstáculo e um fator de resistência à passagem dessa alta frequencia em direção ao alto falante vindo a atenuar essa transferência da oscilação para o alto falante.

Somado ao indutor, a molinha, temos o filtro Zobel (nome do cara que inventou) que é constituído de um capacitor (geralmente de 100n) e de uma resistência (geralmente de 10 ohms e 2 watts ou 5 watts) que remete resíduos desse sinal pra linha de terra antes que o amplificador oscile demais...ou seja...tipo um ralo de pia, antes de transbordar o ralo drena a agua.....o filtro Zobel drena a alta frequencia assim que ela se apresenta antes que ela cresça demais e afete o sistema.

Continua......
Carlos Eugênio Mergulhão
Carlos Eugênio Mergulhão
Avançado
Avançado

Mensagens : 976
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 72
Localização : Recife - Pernambuco - Candeias

Ir para o topo Ir para baixo

Dx Blame Super A - PARTE II - Página 2 Empty E vamos continuando....

Mensagem por Carlos Eugênio Mergulhão Ter 19 Mar 2013 - 18:56

Evitar que as ondas de Radio atinjam o amplificador de potencia:

No mundo moderno temos transmissões de radio em todo o lugar..são ondas magnéticas ou eletro magneticas que saem até dos fios da nossa instalação domiciliar.... aonde houver energia alternativa (AC ou CA) havera entôrno do condutor um campo magnético sendo gerado...se for Kilowatt passando alí teremos Kilowatt gerando magnetismo..... se for watts..teremos magnetismo menor..... na nossa casa esse sinal magnético atinge nossos corpos porque temos ferro na hemoglobina do sangue..que é um metal e portanto é magnético...então da fiação da parede sái uma energia invisível, eletromagnetica que vai pro seu côrpo que funciona como antena captadora e é porisso que quando você encosta o dedo na entrada do amplificador houve um ronco de 60 ciclos que é o tom da rede captado no seu corpo e transferido para o amplificador pelo injetor de sinais de 60 ciclos que seu corpo é..e a ponta do injetor é o teu dêdo.

Então temos celulares, temos Radios, temos Estação de televisão, temos maquinas energizadas, temos bobinas, temos contactores, temos relés, temos disjuntores, temos maquinas de medicina, temos maquinas de solda elétrica..tudo isso gera energia magnética que pode ser captada pelo fio que leva o som do amplificador para a caixa de som.... então o fio é uma antena...porque qualquer elemento metálico que estiver sendo atravessado, ou atingido, por campo magnético fica energizado e se transforma num transdutor (elemento que transforma o tipo de energia).... Antena é um transdutor...o fio do alto falante é metálico, tem tamanho, tem comprimento e consiste num transdutor chamado ANTENA que capta ondas de radio que não podem chegar ao amplificador diferencial do amplificador (dois primeiros estagios à esquerda) porque vão ocasionar sérios problemas ao ganho, à sensibilidade e a qualidade sonora do sistema amplificador de audio.

Então a bobina não deixa esse sinal entrar no amplificador porque ela se opõe a passgem de alta frequencia e ondas eletromagnéticas quase sempre são de alta frequencia com excessão da rede elétrica e interruptores e alguns motores que geram baixa frequencia e essa a bobina não pode bloquear....

Continuando....
Carlos Eugênio Mergulhão
Carlos Eugênio Mergulhão
Avançado
Avançado

Mensagens : 976
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 72
Localização : Recife - Pernambuco - Candeias

Ir para o topo Ir para baixo

Dx Blame Super A - PARTE II - Página 2 Empty A tal da força contro-eletro-motriz

Mensagem por Carlos Eugênio Mergulhão Ter 19 Mar 2013 - 19:00

O nome em português é mais ou menos esse...mais ou menos..sei lá.

Quando mandamos sinal alternativo (som) para o alto falante, esse sinal eletrico vai ser transformado em força magnética na bobina móvel do alto falante que vai porisso mesmo se mover pra frente e pra traz... comprimindo moleculas de ar que vão entrar no seu ouvido e empurrar o martelo que empurra a bigorna que pressiona as células sensoriais da audição que manda sinal elétrico para o nervo auditivo e que vai para o céebro e você fica feliz ouvindo o som.

Mas quando a bobina se move dentro de um campo magnético, ela gera eletricidade também... esse é o principio da geração de energia eletrica..então você manda sinal e volta sinal também.... esse sinal maluquete entra no amplificador e causa a maior confusão.... então a bobina, a tal molinha..bloqueia parte disso, ou reduz, ou atenua, ou filtra, ou amortece, ou diminúi.

Seguindo......
Carlos Eugênio Mergulhão
Carlos Eugênio Mergulhão
Avançado
Avançado

Mensagens : 976
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 72
Localização : Recife - Pernambuco - Candeias

Ir para o topo Ir para baixo

Dx Blame Super A - PARTE II - Página 2 Empty Correção de forma de onda

Mensagem por Carlos Eugênio Mergulhão Ter 19 Mar 2013 - 19:14

As formas de onda de alta frequencia, quando vistas no osciloscopio, apresenta pulsos positivos e negativos chamados overshots.... pulso sobrepujantes em portugués eu acho.... e isso é deformação causada pela estranheza que o amplificador vê na carga que é alto falante mais fio.

Fio tem varios metros...e é paralelo..então é um grande capacitor de uns 200 picofarads por metro.... isso é também indutor..então a encrenca está ali..e o fator amortecimento da mola que é o indutor na saída...nesse caso não o indutor de saída mas a fiarada que consiste me indutor de saída..reage como se fosse uma mola comprimida e manda de volta um pulso positivo e negativo chamado overshot sempre que o sinal passa de um estágio pra outro...o indutor corrige isso.

Pra que corrigir.... frescura...a gente não houve overshot..mas eu tenho um amplificador corrigido assim, o Precision 1:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Eu fiz:

Dx Amplifier
Dx HRII
Dx Precision I
Dx DHR Turbo
Dx Troyan
Dx Blame ES, ST, MKII e Supercharged
Dx Blame MKII Hx
Dx Mako
Dx Trust
Dx Super A

São os que eu me lembro mas acho que estão faltando uns 4 por aí.... mais de 1000 montaram no mundo inteiro.... placas vendidas em foruns foram 500 mais ou menos

Carlos



[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



Carlos Eugênio Mergulhão
Carlos Eugênio Mergulhão
Avançado
Avançado

Mensagens : 976
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 72
Localização : Recife - Pernambuco - Candeias

Ir para o topo Ir para baixo

Dx Blame Super A - PARTE II - Página 2 Empty Re: Dx Blame Super A - PARTE II

Mensagem por netto Ter 19 Mar 2013 - 19:24

ok explicação super clara e detalhada sem frescuras entendi perfeitamente , ela serve pra evitar que saia e que entre oscilações

que podem degradar o som .

o zobel eu ja sabia que era pra drenar oscilações tem uns que ficam até quase carbonizados de tanto trabalharem ..
netto
netto
Avançado
Avançado

Mensagens : 337
Data de inscrição : 12/03/2013
Idade : 34
Localização : cascavel

Ir para o topo Ir para baixo

Dx Blame Super A - PARTE II - Página 2 Empty Obrigado Netto.... mas agora vou descansar

Mensagem por Carlos Eugênio Mergulhão Ter 19 Mar 2013 - 19:37

Aqui tem um tom de 25 ciclos, nesse video...se o amplificador é bom e a caixa é boa você ouve bem baixo porque esse tom não é bem percebido pelo ouvido humano, precisa de boa caixa (grande) e uma boa distância do ouvinte em relação à caixa por causa do comprimento de onda do som.

Se você ouve muito bem e alto..então está ouvindo harmonicos ou o ruído de 60 ciclos da fonte que está passando por conta da filtragem ruím da fonte.

Ouvir bem, nesse caso desse vídeo, é sinal de baixa qualidade do sistema amplificador, da caixa ou da fonte...ou seja..do sistema.

Tem que ouvir, o alto falante tem que se mover e muito..soprar muito ar pra fora da caixa mas ouvimos baixo.

Minha caixa só bota pra fora de 35 pra frente...pra mim esse som é fraco..tenho que ir lá pra sala a 10 metros de distancia pra sentir a pancada.

Treme tudo..porta, janela, computador, chinelo, copo...tudo sacode..mas não se ouve muito não.... fica no limiar da audição...o ouvido quase não capta..o corpo sente a vibração e ouve baixinho...no entanto você pode sentir nausea e vontade de vomitar porque essa frequencia gera isso e é usada para contenção de multidão ..como arma sonora contra agitação, protestos e violências.... a turma fica enjoada e perde a vontade de brigar....sentiu enjôo?... parabéns!...bom sistema de som.

Não sentiu?...monte um Dx Super A, ou troque a caixa, ou melhore a fonte de alimentação.

abraços,

Carlos


Carlos Eugênio Mergulhão
Carlos Eugênio Mergulhão
Avançado
Avançado

Mensagens : 976
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 72
Localização : Recife - Pernambuco - Candeias

Ir para o topo Ir para baixo

Dx Blame Super A - PARTE II - Página 2 Empty Re: Dx Blame Super A - PARTE II

Mensagem por Caca Silva Ter 19 Mar 2013 - 19:58

Carlos Eugênio Mergulhão escreveu:Cacá, tem um video mostrando o que acontece com o som quando a filtragem da fonte cái...não sei se na tua função se tens tempo e velocidade de internet para a assistir videos, mas tem coisa interessante no meu canal de video do youtube.

Mais ou menos isso Cacá.... tem isso que falaste sim...mas é a filtragem dos 60 ciclos da rede e o fator potencia os motivos maiores dos condensadores de filtro...que tem outras consequencias tem sim....mas o fundamental é fator potencia e ausencia de ruídos que se misturam com o tom fundamental de graves..sujando e estragando a fidelidade.

Carlos

Obrigado Carlos tanto tempo quanto conexão eu não estou tendo dos melhores mas vou dar um jeito de assistir sim.

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Caca Silva
Caca Silva
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Mensagens : 6057
Data de inscrição : 30/01/2011
Idade : 43
Localização : Ritápolis MG

Ir para o topo Ir para baixo

Dx Blame Super A - PARTE II - Página 2 Empty Re: Dx Blame Super A - PARTE II

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 32 Anterior  1, 2, 3 ... 17 ... 32  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos