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Mensagem por netto Qua 26 Jun 2013 - 23:56

Então galera,

estou abrindo este tópico pra discutirmos sobre componentes de qualidade em amplificadores, vamos analisar cada componente, desde os mais tops aos mais comuns, que temos nas lojas e tentar chegar a uma conclusão  se exercem ou não influência na qualidade final da sonoridade em amplificadores, bem como vamos analisar sobre cabos tanto pra caixas acústicas como pra transferência de sinal de áudio na entrada dos amplificadores, que são os chamados cabos RCA.

Todas as opiniões serão bem vindas e quem não quiser postar poderá apenas acompanhar aquilo que formos expondo, ou poderá também postar discordando do que quiser ou achar que deve discordar este tópico é livre a todos, por isso todos são bem vindos e podem postar concordando ou discordando a vontade. Positivo


Última edição por netto em Sáb 5 Out 2013 - 21:00, editado 1 vez(es)
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Comentários Sobre Amplificadores  Empty Vem de infância

Mensagem por netto Qui 27 Jun 2013 - 0:14

Então pessoal,

até tenho pouca idade ainda isso ajuda na parte auditiva, e bom ouvido, gosto muito de música, tenho uma pequena bandinha de música, não tocamos em público, apenas em casa e por hobie.

Desde pequeno sempre fui muito voltado a sons, som sempre me hipnotizou desde criança, eu não podia ver algum instrumento musical em alguma loja que ficava completamente embriagado, parecia coisa de outro mundo, uma guitarra me fascinava, saia chorando querendo que minha mãe comprasse um pianinho ou harpinha de brinquedo.

Som de gaita mesmo que de boca me chamavam a atenção, meus brinquedos eram quase todos produtores de sons, tinha flauta, violãozinho de brinquedo, pianinho de brinquedo, gaita de boca, e no fundo do quintal eu pegava uns tambores e ficava criando sons batendo com pedaço de madeira.

Gostava muito de ouvir a noite o barulho e o som de relógio automático, colocava no ouvido no escuro e ficava ouvindo o som e achava lindo, bem como rádio, ficava colocando o rádio a pilha em diversos lugares tentando melhorar a acústica.

Sempre fui muito ligado a sons e música por isso até desenvolvi uma boa capacidade auditiva, que agora me faz avaliar muito bem um amplificador de potência de áudio!
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Mensagem por netto Qui 27 Jun 2013 - 0:44

Tenho montado, em mais ou menos 3 anos, mais de 12 amplificadores, dentre mosfetados e bipolares, destes 12 o que mais gostei foi um esquema do engenheiro Fabio Maurício Timi, é um esquema complexo,  mas cujo som é muito bom, dinâmico, limpo  e muito musical, sem ser colorido, colorido seria muita assinatura sônica, tipo acornetado, ou agúdos muito brilhantes, ou graves com muito reverb, médio agudos muito metálicos, etc

O segundo que mais gostei foi um muito simples, mas que por possuir fonte independente pra alimentar os drivers deixa o som muito limpo e dinâmico, em breve posto o esquema dos dois pra vocês.

Montei a poucos dias o DX Super A e é um amplificador até bom,  satisfaz muito bem uma audição agradável, o ponto que pecou é que ele é muito colorido e congestionado, minha fonte de sinal é um player denon e um toca discos laser nakamichi.

Montei uma época um esquema da Luxman, do amplificador LC31, esquema muito simplesinho e fiquei surpreso com o timbre dele, ele é colorido mas tem um colorido que não incomoda, talvez pela baixa potência, slew rate, etc.
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Mensagem por netto Qui 27 Jun 2013 - 0:56

Muita gente acha que capacitores não fazem diferença na qualidade de som.

É errado dizer que não fazem diferença, como um cara tem dito em outro tópico. O certo é dizer que fazem pouca diferença.

Mas este 'pouco' apesar de pouco é algo e se é algo tem que ser considerado e muito. A algum tempo testei alguns capacitores de diversos tipos, voltagem de isolamento, capacitancia, testei em fontes, testei em entrada e acoplamento de audio, testei em desacoplamento.

Em fonte os resultados foram grandes, fiz um teste em um amplificador automotivo. Ele usa 8 capacitores de 4700 uf x 50 volts, sendo 4 por ramo de fonte, a fonte é simétrica. Coloquei capacitores de poliéster de 0,33uf, sendo 1 em paralelo com cada capacitor eletrolítico, e o som final do amplificador mudou muito, não pra melhor, mas ficou diferente.

Na faixa de agudos, deu a impressão dos agudos ficarem mais agudos, brilhantes e pareceu que os graves ficaram mais ralos, com menos presença, os médios ficaram mais abafados e menos acornetados, não ficou melhor o som, mas diferente, não sei nem entendo qual a razão disso, se tiver alguém que entenda pra explicar que esteja a vontade.

Por falta de dinheiro e tempo não pude testar outros valores e tipos nesta fonte, pra ver se mudaria o resultado, ou melhoraria, pois o cliente queria rápido o módulo e tive que fechar e entregar, mas fica aí esta curiosidade pra vocês, lembrando que a fonte do amplificador automotivo é uma fonte chaveada, não é uma comum com transformador de rede.

Os resultados mais impressionantes de capacitores, seus tipos e valores fica pro próximo post, vou falar de cabos de áudio speakers e RCA também, mas agora já estou com sono vou dormir he he
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Mensagem por netto Qui 27 Jun 2013 - 20:58

Então pessoal, dando sequencia e este artigo, testei vários capacitores, de diversos tipos, tando em pré amplificadores quanto em amplificadores, em equalização e acoplamento de sinal de áudio.

Notei que capacitores de cerâmica, tendem a deixar passar mais médio agudos, o som fica mais metálico, é como se realçasse as frequências na casa dos 5 khz, já capacitores de poliéster dão a impressão de que se realça a faixa de médios, na faixa de 1 khz, e outros tipos realçam menos, na faixa de 10khz.

Tinha um pré amplificador a CI, e neste CI tinha um terminal, que colocando um capacitor nele ao terra, dava uma espécie de ganho nas frequências altas, e usava pra teste ou pra equalizar diversos valores de capacitores e resistores, se colocasse um capacitor de 100pf em série com um resistor, dependendo do valor do resistor havia ganho na faixa de médios, e valores bem baixos de capacitor sem resistor em série dava ganho somente em agudos, e foi assim que percebi que cada tipo de capacitor dava um timbre diferente, com o uso do resistor em série.

Os capacitores de disco, aqueles usados em transmissores e receptores de rádio davam um médio metálico e realçado na faixa de 5 khz, já os de poliéster davam mais realce na faixa de médios de 1khz, muito interessante.

No acoplamento de áudio, na entrada de amplificadores, testei diversos capacitores eletrolíticos, de diversas marcas, e notei que capacitores de valores de isolamento de tensão mais baixos davam um som mais vivo e colorido, enquanto de tensão mais alta davam um som mais neutro e frio, isto valeu também pra realimentação negativa. Notei que capacitores eletrolíticos de tamanho maior, mesmo com a mesma voltagem, tendiam a um som mais vivo e detalhado, enquanto que capacitores da mesma voltagem, mas menores, davam um som mais pobre, e um grave mais compassado, menos embolado, ao contrário dos grandes, que davam grave mais forte, mesmo com as mesmas características de capacitância e tensão de trabalho.

No acoplamento de sinal de áudio, notei que capacitores em MKP tinha a melhor sonoridade, sem embolar graves, e com agúdos e médios detalhados, porém são muito grandes e dependendo layout da placa do circuito são inviáveis de colocar ou adaptar.
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Mensagem por netto Qui 27 Jun 2013 - 21:10

Em fonte notei que o uso de vários capacitores eletrolíticos (aqueles de valores bem altos) em paralelo tendem a dar um certo reverb nos graves, dá pra consertar esse defeito engrossando as trilhas que ligam eles em paralelo com um fio rígido bem grosso, assim as ressonâncias geradas diminuem.

Eu mesmo prefiro usar somente dois capacitores de 10.000uf do que 10 de 1.000uf em cada ramo da fonte, este ultimo sistema da muito reverb e deixa os graves embolados, testem aí e tirem suas conclusões.

Uma fonte longe do amplificador notei que tende a dar um grave mais profundo e 'amplificado por cima', já uma fonte bem próxima do circuito de amplificação tende a deixar todo o espectro de frequências mais detalhado e os graves ficam com mais soco e duros, fiz um teste em um receiver model s106 da gradiente, a fonte dele é meia longe da placa de amplificação, e é ligada por uns fios finos e rígidos, o som deste receiver é musical, e em volume baixo muito bom de ouvir, porém se aumentar o volume embola muito.

Tirei os fios finos e coloquei fios grossos ligando a plaqueta da fonte à placa de amplificação e a sonoridade mudou totalmente, ficou um som mais agressivo e detalhado, mas não ficou legal de ouvir, então tirei os fios grossos e mantive os originais. Notei que a simetria desta fiação também influenciava no timbre, se o ramo positivo tiver fios mais compridos que o negativo pareceu dar um realce nos graves, deixando mais coloridos e profundos, já o contrário pareceu dar uma realçada nos agúdos, muito interessante o efeito da fiação no timbre dos amplificadores.

Uma curiosidade, o amplificador gradiente model 120 tem o mesmo circuito da placa de amplificação destes receivers s106, s126, porém a sonoridade do model 120 é muito superior, eu acredito que seja por conta do layout da placa e a disposição dos componentes, não consegui ver outra explicação já que este tipo de amplifcador não possui pré nem equalizador separado, a equalização é feita através da própria malha de realimentação negativa dos operacionais ca3080 e ca3094, que são equivalente aos pares diferenciais em amplificadores.
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Mensagem por netto Qui 27 Jun 2013 - 21:24

Os cabos de audio, tanto pra caixa de som como RCA exercem influência na qualidade sonora, vamos falar primeiramente nas características de um cabo.

Um cabo tem 3 características como indutancia, capacitancia, e resistencia.

Quanto menor estes três fatores melhor a qualidade de áudio final que o cabo entrega as caixas acústicas.

Existe um terceiro efeito, chamado efeito skin, ou efeito de pele, que é um fenômeno que faz com que frequências baixas viajem pelo interior dos cabos, enquanto frequências elevadas viajam para a periferia do cabo, daí o efeito skin ou efeito de pele.

Por isso as antenas são ocas, justamente pra minimizar este efeito, além de deixar a antena mais leve.

A idutância de um cabo é proporcional ao tamanho e ao distanciamento entre eles, por isso é bom manter os dois cabos próximos pra minimizar a indutância, mas temos com isso outro efeito nocivo  que é o aumento da capacitância. Ambas estas características deterioram o sinal, dando perdas nos agudos, note que um fio comprido colocado em uma caixa, com mais de 20 metros atenua muito os agudos da musica.

Por isso o bom cabo tem que ter um projeto de engenharia, com o distanciamento correto, calculado pelo diâmetro do cabo, e deve ter um bom dielétrico, pra minimizar estes efeitos. Quanto ao efeito skin, o que se faz pra minimizar é construir cabos com um tubo não condutivo dentro da fiação, e calcular o diâmetro, formando pares trançados, assim minimiza-se os efeitos de capacitância e indutância, e o efeito skin também.

Vejam que os cabos de radio frequência são trançados, como os cabos de rede, justamente pra minimizar estes efeitos.http://pt.wikipedia.org/wiki/Cabo_de_par_tran%C3%A7ado

Um bom cabo que leve em consideração estes fatores que citamos acima já supre completamente o que se precisa pra uma boa entrega de som nas caixas, e não precisamos comprar cabos de fortunas pra ter um som de qualidade. Um cabo muito caro é desperdício de dinheiro, e não é melhor que um bom cabo bem construído levando em consideração a redução do efeito skin, capacitância, indutância e resistência. Positivo
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Mensagem por netto Qui 27 Jun 2013 - 21:42

Em cabos RCA, o negócio da capacitância é mais nocivo ainda, pois o sinal que trafega nele é muito fraco, com pouca voltagem, além disso o cabo RCA precisa ter muita blindagem pra evitar ruídos da rede elétrica ou de motor de carro, no caso de cabo RCA automotivo.

O que ocorre é que esta blindagem aumenta muito a capacitância, dando uma perda muito grande nas frequências altas;

Os cabos RCA mais baratos não tem muita blindagem e levam uma leve vantagem nesta parte da capacitância, mas o fio condutor central é muito fino e esses cabos tem muita resistência, medi um dia um de carro, com 5 metros deu 4 ohms de resistência!

Então um bom cabo RCA tem que ter baixa resistência em ohms por metro, pra isso tem que ter um condutor mais robusto, com um condutor mais robusto e de diâmetro mais elevado se aumenta a capacitância, e também um bom cabo RCA tem que ter boa blindagem, e esta blindagem também aumenta a capacitância.

O segredo está em diminuir esta capacitância, e por isso é investido muito no dielétrico do cabo, e outras coisas mais complexas,


Cabos fazem muita diferença sim, já vi e conheci pessoas que ganharam campeonato de qualidade de som automotivo na Iasca que investiram apenas em bons cabos, então pra quem diz que não faz diferença fica a dica,

bem vou ficando por aqui, espero que tenham gostado deste artigo, até ia postar mais coisa mas vi que o pessoal daqui deste fórum não participa muito, ao contrário do autoforum e ht forum, por isso vou agradecendo a quem leu e apreciou e estamos a disposição pra qualquer dúvida,

abraço a todos.
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Mensagem por ricardoc978 Sex 28 Jun 2013 - 11:15

Netto ao contrário do que você disse, muitas pessoas leram seu tópico. Gostei muito e algumas coisas que você disse eu não sabia. Diferenças entre capacitores eu sabia tipos e capacitancia também, sabia também sobre os cabos pois podem melhorar ou piorar um som. Só tenho que agradecer pelo post.
Abraços
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Mensagem por audium Sex 28 Jun 2013 - 17:21

Netto, os testes que vc fez nas fontes dos gradientes influenciam no fator de amortecimento, semelhante ao colocar fio longo e fio curto na saída do amp e caixa som.

Capacitores influenciam sim, material, forma do dielétrico, já testou os capacitores planos? Em acoplamento e desacoplamento.
Capacitor baixo ESR em fontes lineares e chaveadas, capacitores sólidos em fonte chaveada duram mais etc.
Engenheiro Fabio Maurício Timi eu acompanhava sua antiga pagina, tem bons projetos e fala sobre capacitores como não usar capacitor cerâmico na linha de áudio.

Este amp DX super A vc chegou a usar ele com bias 700ma ou até 1A com menos de 2 w por canal?
Qual amp você montou do TIME?

Uma das maneiras de termos ouvido apurado é ouvirmos orquestra ao vivo olharmos os músicos e prestar atenção em cada nota e na totalidade do conjunto,
Um bom toca discos cápsula magnética e agulha muito boas e disco vinil importado bem gravado com um bom pré amplificador fono, ajuda muito.

Nós, aprendemos testando,ouvindo,lendo argumentos dos outros comparando etc.
Note que com mudanças de tipos de capacitores,cabos,entre outros melhoramos a qualidade sem elevar tanto o custo final.
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Mensagem por sandy silva de oliveira Sex 28 Jun 2013 - 19:15

to acompanhando tambem apesar de nao ter muito no que acrescentar,mmas surgiu uma duvida que da minha regiao nunguem consegue resolver, pois bem sabe o ruido do motor do carro que sai no som, como tira aquele danado. tem gente que fala en aterrar o cabo rca na trazeira do cd player, ja fiz isso e tem vez que faz e piorar. e pensando bem, o cabo ja nao se aterraria? pois a parte de fora do cabo ligado ao cd player ja o liga no gnd?
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Mensagem por netto Sex 28 Jun 2013 - 22:21

Obrigado Ricardo, existe muito mais coisa no mundo do áudio, mas não é uma ciência exata,

então Audium, acho que não é só o dumping que a mudança do cabeamento interno dos receivers s-106 mudava não, tinha mais coisa em jogo, talvez as harmônicas do amplificador, sei lá. Pelo sim pelo não achei melhor deixar original mesmo...

Segue o esquema do amplificador do F M Timi que montei, muito bom e foi o melhor que já montei até hoje, muito correto, sem colorido,  rápido, detalhado e musical, só é super difícil fazer o layout, e chato de montar, mas vale muito a pena, usei todos os componentes que pede no circuito, os transistores de saída comprei usado mas originais na cor verde e preto, os outros todos em TO-39 encomendei da Farnell

[img][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] [/img]


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Mensagem por netto Sex 28 Jun 2013 - 22:41

Sandy tem alguns cds players que queimam um fusível interno em SMD, bem pequeno, que aterra o cabo RCA, então nestes casos da pra ligar por fora, na carcaça do aparelho como te sugeriram, mas se não resolveu então o problema é outro.

Qual modulo você está usando? Pois tem alguns módulos que entram em curto um diodo interno e coloca em curto os dois terras, o terra interno da fonte do modulo com o terra do cd player, aí é defeito no modulo.

Veja se o fio dos alto falantes da porta ou o próprio borne de algum alto falante não está encostando na lataria do carro.

O que você pode fazer é comprar um cabo RCA de melhor qualidade, ajuda muito.

Faz os seguintes procedimentos que ajuda bastante:

Aterre o cd player no mesmo local onde é aterrado o modulo, faça isso desligando o fio negativo preto original do carro que vai no cd player, e deixa ele pra lá, e puxe um fio do cd player até o ponto onde é fixado o negativo do modulo, isso diminui a diferença de potencial e melhora os efeitos de ground loop e diminui os ruídos, no mais veja também o estado dos cabos de vela do seu carro e não passe os cabos RCA perto das linhas de alimentação.

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Mensagem por renatoscp Sex 28 Jun 2013 - 22:52

Netto, to acompanhando, parabéns pela iniciativa. Achei legal o fato de vc abordar todos os amplificadores hi-fi mais conhecidos que vc montou, e dar sua opinião sobre eles, isso ajuda muito na escolha de quem for montar.

Quanto à componentes bons e ruins, claro que existem diferenças, isso é indiscutível. Por que existem marcas e preços diferentes para um mesmo equipamento, como uma TV ou um Som por exemplo? Placas mãe de PC? Pega uma xing ling e bota do lado de uma top de linha, compare os componentes, principalmente os capacitores. É pura ignorância dizer que são iguais...

Abçs!
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Mensagem por audium Sex 28 Jun 2013 - 23:47

Esse 1450 é muito bom eu tenho este esq.
E quanto ao super A qual corrente Bias usou? E no teste estava abaixo 2 w por canal?
No seu caso vc diz que ele colore o som, eu não montei este ainda, só analisei o esq.
Já ouvi diversos amp dentre eles os valvulados de ótima qualidade, é bom para comparar isso em estúdio de gravação.
Você chegou a fazer o layout?
Vejo um elo muito importante na linha do áudio que faz muita diferença, que é o sonofletor,por experiencia propria,vejo muitos erros, ums até basicos, mas que degradam o som.
Parabéns por seu 1450:Very Happy 
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Mensagem por netto Sex 28 Jun 2013 - 23:50

Renato tive um colega que tinha um cd player top da pioneer, modelo dex 99rs, coisa fina mesmo, por dentro precisava ver os componentes, pra você ter uma idéia, pode colar o ouvido no alto falante numa madrugada e aumentar todo o volume do cd player (sem sinal é claro, senão você ficará surdo he he) que você não ouve um chiado e hiss sequer. Pega um outro modelo baratinho, ha! Até no volume zero você ouve um hiss infernal...

Da uma olhada nos capacitores do pré deste amplificador (aqueles brancos), quem fala que não faz diferença que diga porque um fabricante colocaria peças de custo elevado no aparelho? Pra perder dinheiro, ir a falência?

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Acreditamos que o projetista não esteja rasgando dinheiro não é, he he.

Na verdade eu mesmo não compraria comonentes tão caros, como disse acima, tem cabos que tem todos os bons requisitos de um bom cabo (baixa capacitância, baixa indutância, baixa resistência, baixo efeito skin) e nem por isso custa fortunas.
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Mensagem por renatoscp Sáb 29 Jun 2013 - 0:00

Também já vi excelentes comentários sobre esse 1450, mas realmente é um esquema muito complexo, tem muitas proteções também, alguns blocos nada tem a ver com a sonorização dele... Nunca achei o PCB dele, apenas o esquema espalhado aos 4 cantos. Vc fez o PCB neto? Tem pra disponibilizar?

Abçs!
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Mensagem por netto Sáb 29 Jun 2013 - 0:06

Então Audium, você se refere ao DX Super A? Não fiz o layout, comprei a placa de um vendedor, montei ele com transistores de saída em TO-3, que havia retirado de um amplificador Sansui, achei o som melhor que o dos MJL recomendados, com os MJL que comprei de Newton o som ficou ainda mais colorido e saturado, já com os TO-3, que tem ganho mais baixo e velocidade de 15mhz o som ficou muito melhor. Sim montei e ajustei em Super A mesmo (super Aquecido he he), de acordo com as recomendações de ajustes que o vendedor me passou, testei sem o super A ativado e ficou um amplificador simples, e não ouvi nada que pudesse impressionar, não ficou ruim, mas apenas com o Super A Ativado é que ele fica legal.

Vou remontar ele com os valores originais  do esquema original que é de Douglas Self (pelo que se dessume dos autos) e ver como se comporta e tirar as conclusões, me parece que o esquema original não usa aquele capacitor bootstraping dando ponta  pé no traseiro dos drivers, eu mesmo nunca achei legal isso, fica algo muito rudimentar e não sei se não degrada a fidelidade de audio em troca de um gravezinho mais gordinho.
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Mensagem por renatoscp Sáb 29 Jun 2013 - 0:14

Pois é... é nesse aspecto que o projeto do APEX (que também foi baseado no de Douglas Self) leva vantagem em relação aos Blames para quem não gosta do efeito produzido pelo bootstrap, veja:

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Mensagem por netto Sáb 29 Jun 2013 - 0:35

Renato o amplificador do FM é mesmo ótimo, e não é difícil entender, ele usa duplo diferencial cada um muito bem alimentado, tem várias etapas em todo o circuito que mantem a corrente bem constante em cada etapa, o que traz velocidade e ataque, a realimentação negativa acho que é o segredo da sonoridade dele, veja que é bem elaborada e ainda tem um sistema que faz um monitoramento e controle constante dela, tornando este feedback eficiente sem precisar ser exagerado.

Agora quem fez o layout foi um colega, Rogério o nome dele, era técnico também mas louco por informática e programação, ele tinha um programinha pra fazer o layout e outro pouco útil que criava o circuito. Agora ele trabalha com informática, deu um trabalhão da bexiga fazer este layout, e ao fazer a placa e montar, aquecia alguns componentes e chegando queimar alguns. Depois vimos que estava faltando umas ligações, ele refez o layout, depois de tudo pronto ainda ficou com mau acabamento, feião mesmo é a palavra certa. Um layout melhor é provável que aumente ainda mais o desempenho do amplificador.

Muitos jumpers tiveram de ser usados, mas ele funciona muito bem; e que som fora de sério, desce que é um espetáculo atingindo subgraves e graves, e sobe sem dó nem piedade, os médios são cristalinos e no foco certinho (não são metálicos ou frios) não é coloridão (é hi fi mesmo), montei ele em um chassi de um amplificador antigo da polivox, aproveitei somente a fonte, é coisa feia mesmo, vou ver se Rogério tem o layout ou pode fazer um mais bem feito e passo pra vocês.

Os testes que faço são todos com um cd player automotivo que tenho de ótima qualidade e um toca discos laser residencial da nakamichi, com o primeiro eu equalizo de diversas formas pra ouvir o desempenho em todo o espectro e equilíbrio tonal do amplificador, e com o nakamichi consigo verificar direito o palco largo e a dinâmica do amplificador (dinâmica é a banda tocar fraquinha e o amplificador reproduzir fraquinha, e a banda tocar forte e o amplificador reproduzir forte, se ele não acompanhar isso então tem pouca dinâmica)

Fabio M Timi é um engenheiro mesmo, inteligente, não é 'mechilhão',  e é um orgulho termos ele no Brasil juntamente com Salvatore da Polivox e EXAUDI (já conversei com salvatore por telefone a alguns anos mas foi uma raridade kkk) veja ele no rodapé desta página  http://www.audiorama.com.br/lojavirtual/exaudi.htm  .

F M Timi deve ter um baita conhecimento sobre áudio, no site dele ele mesmo confeccionava alguns cabos pra venda e parece que fabricou alguns pré amplificadores e parou por aí mesmo,  já vi e tenho outros esquemas dele mais simples e outro mais complexo ainda do que este, vou tentar achar em meus arquivos e passo pra vocês.
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Mensagem por netto Sáb 29 Jun 2013 - 1:06

Sim Renato eu não gosto mesmo do capacitor bootstrap, ele dá mesmo um efeito que engorda os graves, acho o som até legal, mas não é algo de respeito, pega um amplificador gradiente model 126, que usa um circuito sem este bootstrap, e pega um model 120 que usa o bootstrap, o 126 ganha de longe em fidelidade e refinamento, inclusive os da linha compo como o 126 e 246 eram projetos muito melhores se não me engano da JVC, enquanto o 120 e 160 era da gradiente, não eram ruins mas não tinham o refinamento dos da linha compo.
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Mensagem por cesar.filho.eletro Sáb 29 Jun 2013 - 10:54

Netto parabéns pelo a explicação estou aprendendo bastante .... Gostaria que vc colocasse fotos dos amplificadores que vc montou se puder fazer uns vídeos mostrando a qualidade dos mesmo sei q n da para comparar ouvindo o som de vídeo mas pelo menos para termos uma ideia do seu trabalho com som nas montagens!
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Mensagem por netto Sáb 29 Jun 2013 - 12:37

Opa obrigado Cesar, sim vou postar fotos, tenho no momento só dois, os outros alguns vendi outros emprestei pra colegas, quanto a vídeo não adianta, tem que ser uma câmera boa senão capta só médios e ainda distorcidos.
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Mensagem por ricardoc978 Sáb 29 Jun 2013 - 20:51

Netto, se não me engano o 126 que já tive um fonte de+ ou- 35 V tem um som do caramba! muito bom, e acho que são todos da gradiente ou da polyvox, não estou lembrando agora mas, vou ver em casa e depois confirmo.
Também tive um reciver 1450 (polyvox?), me desfiz dele pois só tocava FM, não tinha AM. mas era um excelente aparelho.
quanto ao capacitor de bootstrap, em certos aparelhos ele é vital pois no valor correto, dá um realce aos graves, uma pancada um pouco firme e um pouco colorida mas, gosto é gosto e isso eu não influencio ninguem.
Abraços.
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Mensagem por netto Sáb 29 Jun 2013 - 22:08

Então Ricardo que bom que você apesar de jovem né porque 40 anos gosta destas reliquias antigas, eu mesmo passei a gostar porque meu avô fazia coleção de receivers antigos e amplficadores, ele tem desde polivox até um techniks, o mais moderno é um akai aa-a35, esse eu acho ruim mas não é a saída, é o pré dele que é mal equalizado, a saída é boa, usa 3 stks de primeira linha.

Os amplificadores que usam o bootstrap são bons sim, mas se você der uma olhada em diversos esquemas de amplificadores mais hi fi vai ver que a maioria não usa este circuito, pode pegar qualquer esquema da Rotel, Pioneer, etc.

Eu acho super musical o bootstrap, fica mais profundo o grave e da um colorido legal, mas se você pegar caixas boas que já são musicais, e uma boa fonte de sinal como um bom toca discos laser vai ver que os que não usam bootstrap ganham de longe em qualidade de som, por exemplo o model 360 da gradiente usa bootstrap, já o 366 não usa, a primeira vista o 360 soa mais musical, mas num teste mais rigoroso o 366 ganha dele.
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