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Mensagem por HYSUB Qui 26 Set 2013 - 11:24

renatoscp escreveu:Netto, qual amplificador vc utilizou pra fazer esse teste do miller?

Pois isso realmente é um saco...  Principalmente em simuladores, onde a simulação leva em conta que estamos utilizando componentes IDENTICOS aos originais...

E é aí que eu repito:

É ILUSÃO medir "harmonicos" em simulador e depois adotar isso na realidade e chamar de "melhor amplificador do mundo"....

Eh Renato....sou partidario da sua opiniao, so podemos chamar de "melhor do mundo" se conhecermos TODOS os artefatos similares e nao copiarmos e mudarmos uns componentes e sairmos por ai como o dono do pedaco.
Esta pessoa se comporta no forum gringo, como diria o grande Nelson Rodrigues, com "complexo de vira lata" e aqui se mostra como se fosse o "ultimo biscoito do pacote".
Ele ja foi expulso de alguns foruns por nao tolerar q se conteste-o.....ele se acha o dono da verdade...portanto uma pessoa q nao e sociavel.

Um forte abraco


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Mensagem por systemjol Qui 26 Set 2013 - 13:31

Concordo também,e muitas vezes os simuladores dão erros que na prática quando voce monta o projeto não aparece.Costumo usar simuladores somente para o modo grosso de funcionamento,se um circuito oscila ou não,se está polarizado corretamente etc.Principalmente o Multisim,que apesar de ser o mais fácil de mexer e muito poderoso,é cheio de manias.Experimente montar um class d nele todo de uma vez,desde a parte de oscilador até o filtro de saída,ele simplesmente não simula e pede pra corrigir os erros,depois de um tempão nao consegue corrigir os erros de divergencia que ele mesmo encontrou.Gosto muito do CircuitMaker.
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Comentários Sobre Amplificadores  - Página 7 Empty Re: Comentários Sobre Amplificadores

Mensagem por systemjol Qui 26 Set 2013 - 13:36

renatoscp escreveu:Claro...  Nem que seja apenas pra conferir...
Neto,já ouvi vários técnicos dizerem que em amplificadores com transistores de saída em paralelo,ou seja,4 ou mais na saída,quando se queima um ou dois deles,teremos que trocar todos.Há mesmo essa necessidade?Ou trocamos apenas os transistores ruins?
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Mensagem por netto Sáb 5 Out 2013 - 20:38

Olá pessoal, tava com saudades de vocês, estive muito ocupado e sem tempo pra navegar na net.

Vi que o pau anda quebrando feio por aqui he he, fico feliz pois vi que algumas pessoas andaram acordando.

Não podemos ficar tolerando gente que vive esnobando os outros, desprezando a inteligência e a dignidade das pessoas. Todos merecem respeito e consideração.

Humildade sempre

Então, pra quem não me conhece muito sou irmão de Acronaudio do autoforum, meu mano,  que se cadastrou aqui a algum tempo como mk/audio. Participa pouco e nem sabia, ele que me contou duas inscrições.

Ele me ensinou muita coisa, e não sei nem metade do que ele sabe, agora até moro meio distante dele.

Renatão, os testes eu faço sempre em amplificadores automotivos, que são baratos e oferecem uma gama imensa de circuitos e possibilidades de testes. As harmônicas tem muito a ver com o layout também, até mesmo a distância da fonte com relação ao circuito do amplificador influencia no timbre, eu diria que uma fonte mais longe, com trilhas mais longas proporciona um som mais espalhado e calmo, já uma fonte mais próxima, com trilhas mais curtas proporciona um melhor fator de amortecimento e um melhor detalhamento sonoro, um som mais duro na verdade.

Hysub, de fato não existe o melhor amplificador do mundo, o que mais se aproxima da perfeição seria aqueles tal de hi-end,  que é capaz de reproduzir a música da forma mais real possível, mas exige caixas a altura, um bom sacd, bom DAC, e um tratamento acústico de ponta na sala. O pior é que num dia de chuva você pode acabar achando isso sem graça e querer ouvir um velho Akai ou Polivox com duas caixinhas master 100...

O melhor amplificador é aquele que nos agrada, que faz você ficar horas e horas ouvindo boa música sem querer desligar o mesmo. Eu digo que o melhor é aquele que faz você se sobressaltar da cadeira pra dançar e ao mesmo tempo fazer você pegar no sono, seria este o ideal.

Systemjol se o power usa transistores de saída em paralelo e queimar um apenas, e você conseguir um idêntico ao original não precisa trocar todos,  desde que teste os outros pra ver se não estão com fuga / etc.

No caso de você não achar um idêntico ao original aí sim é bom trocar todos pra que fiquem todos o mais eletricamente parecido possível pra evitar distorção e ao mesmo tempo equalizar a distribuição de calor e corrente em todos por igual.

valeu.
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Mensagem por CMeletronica Sáb 5 Out 2013 - 21:08

falou bem amigo , o pouco que te conheço ja gostei do teu pensamento é isso ai mesmo amigo o melhor é o que nos agrada e faz bem aos nossos ouvidos
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Mensagem por jlg Dom 6 Out 2013 - 0:40

Às vezes, o amplificador mais fiel não é o mais agradável de se ouvir, como é o caso das válvulas. Ainda não ouví o som de um valvulado, mas se alguém souber como simula-lo com transistor seria interessante postar o esqueminha.

O que parece ser lixo, as vezes pode trazer um efeito interessante para o amplificador. Descobri isso ligando a entrada do amplificador transistorizado na saída de um amplificador com CI de uns 5w, porém com uma fonte subdimensionada. Isso funcionou como um compressor, deixando o som muito mais encorpado e gostoso de se ouvir. Como o som é limitado pelo transformador desse amplificador que funciona como pré e não pelo seu ci, os picos tem um corte mais suaves e o melhor, parece que tem mais potencia do que realmente tem.
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Mensagem por renatoscp Dom 6 Out 2013 - 10:41

jlg escreveu:Às vezes, o amplificador mais fiel não é o mais agradável de se ouvir, como é o caso das válvulas. Ainda não ouví o som de um valvulado, mas se alguém souber como simula-lo com transistor seria interessante postar o esqueminha.

O que parece ser lixo, as vezes pode trazer um efeito interessante para o amplificador. Descobri isso ligando a entrada do amplificador transistorizado na saída de um amplificador com CI de uns 5w, porém com uma fonte subdimensionada. Isso funcionou como um compressor, deixando o som muito mais encorpado e gostoso de se ouvir. Como o som é limitado pelo transformador desse amplificador que funciona como pré e não pelo seu ci, os picos tem um corte mais suaves e o melhor, parece que tem mais potencia do que realmente tem.
Amigo, o recurso já existe (ou pelo menos tentaram rs)... Produz um efeito bem interessante que alguns comparam à um valvulado, porém, não igual, pois válvulas conduzem de maneira completamente diferente, costumam dizer que som de valvulado é "quente" devido ao fato de que as válvulas trabalham aquecidas rsrs...

O recurso é o bootstrap, vários amplificadores utilizam esse recurso, alguns abusam dele... Na verdade, eu também gosto do som de um que utilize, mas amplificadores com bootstrap não ficam legais com um pré-tonal em sua entrada, então, por esse motivo, geralmente são usados ligados diretamente nas saídas das fontes de sinais, ajustando-se o ganho...

Usar bootstrap com pré-tonal é o mesmo que colocar açúcar no chocolate...

Estou desenvolvendo um projeto que terá opção de bootstrap em ON ou OFF, assim fica mais flexível à qualquer tipo de aplicação...

No exemplo da imagem abaixo, o bootstrap é formado pelo capacitor C6 de 100uF, que leva um sinal diretamente da saída do amplificador à um divisor resistivo cuja extremidade superior vai ao positivo do sistema, a inferior vai ao controlador de corrente, e no center tape dos resistores, o capacitor entrega sinal das saídas. Esse recurso faz com que a corrente na base dos excitadores "oscile" conforme a intensidade de sinal nas saídas... Teoricamente, isso seria ruim, mas na prática, produz um som gostoso de se ouvir... Realça os graves, dá um certo "brilho" ao som, mas na minha opinião, não é esse recurso que faz se assemelhar ao valvulado...

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Mensagem por Caca Silva Dom 6 Out 2013 - 11:29

Olha estava pensando uma coisa de certa forma os prés tonais alteram a frequência da fonte ou para mais ou para menos então isso acaba sendo uma distorção né...ainda mais se forem usados de maneira incoveniente. Lembro uma vez de estudar sobre um recurso que elevava os baixos graves e os altos agudos, os estremos da faixa para fazer o som parecer ser melhor que é na verdade, eles chamavam de loudness.

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Mensagem por jlg Dom 6 Out 2013 - 16:01

renatoscp escreveu:
Amigo, o recurso já existe (ou pelo menos tentaram rs)...  Produz um efeito bem interessante que alguns comparam à um valvulado, porém, não igual, pois válvulas conduzem de maneira completamente diferente, costumam dizer que som de valvulado é "quente" devido ao fato de que as válvulas trabalham aquecidas rsrs...

O recurso é o bootstrap...
Ainda não tinha me tocado que era essa a função do bootstrap, apesar de já tê-lo usado em vários amplificadores.
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Mensagem por renatoscp Dom 6 Out 2013 - 21:21

jlg escreveu:Ainda não tinha me tocado que era essa a função do bootstrap, apesar de já tê-lo usado em vários amplificadores.
Na verdade é uma tentativa... Abrilhanta bem o som, mas como eu disse, nada tem a ver com válvulas...
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Mensagem por jlg Dom 6 Out 2013 - 23:16

O par diferencial, ou duplo par diferencial é uma coisa que as vezes falamos que este ou aquele é melhor sem ao menos saber sua verdadeira função.

Qual a verdadeira função do par diferencial?

Em alguns amplificadores não tem ele, como no esquema postado acima.
Qual a vantagem de ter o par diferencial no amplificador?
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Mensagem por mk audio Seg 7 Out 2013 - 23:18

jlg escreveu:O par diferencial, ou duplo par diferencial é uma coisa que as vezes falamos que este ou aquele é melhor sem ao menos saber sua verdadeira função.

Qual a verdadeira função do par diferencial?

Em alguns amplificadores não tem ele, como no esquema postado acima.
Qual a vantagem de ter o par diferencial no amplificador?
Boa noite pessoal - pergunta interessante

Amplificadores de menor potencia e sem muito compromisso podem usar somente 1 transistor pra excitar todos os estagios seguintes. Ja amplificadores mais potente precisam mesmo do par diferencial por questoes de fidelidade e questoes de seguranca. Quanto eh um transistor, como no esquema postado acima este unico excita todo o amplificador e recebe sinal da saida (realimentacao negativa) em seu emissor, esse sinal da saida fecha o transistor evitando oscilacoes e distorcao, mas com menor eficiencia do que o par diferencial,  gerando mais distorcoes, perdendo dinamica e ainda sobrecarregaria muito esse transistor se o amplificador tiver mais potencia

Por isso em amplificadores mais fortes e com mais qualidade eh usado o par diferencial (dois transistores). O primeiro transistor recebe o sinal e o amplifica pros estagios seguintes e o outro tansistor recebe o sinal da saida (realimentacao negativa) e conduz tensao da fonte de corrente constante fechando o primeiro, evitando oscilacoes e distorcao com mais eficiencia que um so transistor. Se estes dois transistores forem de ganho identico ou casados a realimentacao negativa fica mais eficiente, reduzindo ainda mais a dht e melhorando o fator de amortecimento. Usando uma bela fonte de corrente constante pra alimentar esses dois transistores, se consegue isolar melhor esse par diferencial, que eh um circuito de transcondutancia e se consegue melhorar ainda mais a fidelidade do amplificador como dinamica, linearidade, ruido, etc

Sobre o circuito que usa o tal bootstraping ele eh do jeito que RENATOSCP falou, ou seja da uma turbinada no driver melhorando a sonoridade do amplificador. Em amplificadores com mais compromisso esse artificio nao eh bem vindo. O uso desse circuito com esse capacitor ligado na saida, faz uma realimentacao positiva local, alterando o tempo de chaveamento. Sem esse capacitor ou desligando ele o som fica anemico por causa das diferencas na simetria desse tipo de projeto

O som do valvulado nao pode ser imitado nao. Eu ja ouvi valvulados e o som so pode ser imitado com circuitos classe D com o clock alterado como prometem os classe D do futuro, tem um chip da tripath que tem o clock pra imitar um valvulado mas ainda eh bem rudimentar

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Mensagem por netto Sex 11 Out 2013 - 23:40

Bela explicação mano albino 

Os amplificadores com o bootstrap tem lá suas vantagens mesmo, eu gosto muito pra ouvir uma fm por exemplo, já pra ouvir um cd é melhor um ampli de mais fidelidade mesmo.

valeu.
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Mensagem por CMeletronica Seg 2 Dez 2013 - 13:55

este forum é mesmo uma escola so da gente fera em projetos , aqui podemos achar desde fontes , amplificadores de audio , projetos de testes e muito mais e com este caras feras ninguem fica com duvida . otima explicação sobre boostrap
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Mensagem por lessil Seg 2 Dez 2013 - 18:48

Dei uma olhada em todo o tópico, más não achei nada sobre amortecimento.
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Mensagem por CMeletronica Seg 2 Dez 2013 - 19:27

é amigo vamos espera que o logo alguem vem com a explicação afinal não sabemos de tudo né rsrsrsrsr
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Mensagem por audium Ter 3 Dez 2013 - 0:01

De: Edu Silva <edusilva§bahianet.com.br>
Data: Ter, 16 de Nov de 1999 9:52 pm

Fator de amortecimento pode ser definido como a capacidade de um amplificador de controlar o movimento de um alto-falante, impedindo que este continue a se mover depois de cessado o impulso que deu origem a esse movimento. Quanto maior o fator de amortecimento, maior essa capacidade, o que se traduz em graves mais secos e definidos.

Explicando em linguagem simples: quando um amp reproduz um sinal de áudio, o alto-falante ligado em sua saída irá se mover, acompanhando-o dentro do possível. Terminado esse sinal, o falante deveria parar imediatamente, mas pela sua inércia, tende a continuar se movendo, só indo parar mais tarde. Durante esse pequeno intervalo de tempo (entre o fim do sinal e o término do movimento), é gerada pelo falante uma tensão elétrica contrária, que tende a voltar para o amp. Um amp com maior fator de amortecimento tem melhores condições de manipular essa tensão contrária, e evitar seus efeitos colaterais.

Vejam que drivers de médios e agudos, por serem bem mais leves que falantes de cone, apresentam menor inércia, portanto afetam menos o amp. Aliás, só para recordar: inércia (simplificando um pouco) pode ser definida como a tendência de um corpo físico em permanecer no estado em que está - seja parado ou em movimento. Em bom português, é preguiça mesmo...  

Agora, para quem gosta de números, vamos ver qual a sua relação com o comprimento e bitola dos cabos:

O fator de amortecimento (FA) é definido como sendo a razão entre a impedância da carga (Zcarga) e a do amp + a resistência do cabo (Zfonte).

Ou seja:

FA = Zcarga / Zfonte

Onde:

FA = Fator de Amortecimento

Zcarga = Impedância do falante (carga)

Zfonte = Impedância de saída do amp + resistência total do cabo


Um exemplo: suponhamos que temos um amp com impedância de saída de 0,08 ohms, ligado a um falante de 8 ohms através de um cabo curto e grosso (resistência desprezível). Pela fórmula, o fator de amortecimento do sistema seria:

FA = 8/0,08 = 100

Continua aqui:
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Veja que se o amp estiver ligado diretamente no falante (caso semelhante caixa ativa) a formula se aproxima do real.

Sobre válvulas, uma grande diferença comparada a qualquer amp é sua distorção aos harmônicos, em particular os impares muito baixo (aos nossos ouvidos soa bem harmônicos pares impares não).

Se você medir com instrumentos de precisão um amplificador valvulado vera que ele tem muito mais distorção que um transistorizado.
Mas porque é agradável de ouvir? Esta relacionada em particular aos tais harmônicas.

Amp valvulados colorem um pouco o som, mas é agradável, o chamado som quente (aveludado) esta em parte ligado a esses dois fatores e um detalhe que ia esquecendo, quando você satura aos poucos o estagio tanto do pré como do amp valvulado a senoide não vai ficando quadrada como acontece com amp transistorizado.

Resumindo funciona como um compressor natural.

Acho que é um dos motivos da válvula ser usada um pré de mic profissional pré guitarra baixo etc.

Não da pra simular por suas características intrínsecas.

Mas nem um dos mundos é perfeito e desde a tomada até o falante muita coisa acontece.

Legal! Netto não sabia que o MK era seu parente, lembro do estresse gerado com seu irmão, comigo aconteceu também:lol!: 

Acho normal,concordar,discordar,debater,ter seu ponto de vista, mas com respeito.
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Mensagem por CMeletronica Ter 3 Dez 2013 - 0:04

eu sabia sempre tem um professor pra passar seus conhecimentos pra todos aqui , valeu amigo pela otima explicação
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Mensagem por audium Ter 3 Dez 2013 - 0:20

Professor que nada! aluno!

Professores que tive mesmo Solon Do Vale,Pedruzi,Edu Silva,Homero Sette entre outros, da internet, como aqui mesmo que estamos sempre aprendendo relembrando...

Uma fonte boa sobre amplificadores: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
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Comentários Sobre Amplificadores  - Página 7 Empty Re: Comentários Sobre Amplificadores

Mensagem por lessil Ter 3 Dez 2013 - 8:23

Entendi sua explicação sobre fator de amortecimento, más na pratica, como identifico se um projeto de amplificador tem amortecimento ?
Ex. dizem que o time 702 tem um grave seco ( apesar de ser um bom amplificador ), já o amplificador da behringer já tem amortecimento, que tem grave bem macio, gostaria se possível na pratica como o amigo explicou na página anterior ( 11 ) deste tópico a respeito do bootstrap em que ele explicou e mostrou no esquema como identificar, ou se eu posso em um projeto que eu já tenha inserir algum componente que me ajude nessa parte .
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Comentários Sobre Amplificadores  - Página 7 Empty Re: Comentários Sobre Amplificadores

Mensagem por renatoscp Ter 3 Dez 2013 - 20:43

lessil escreveu:Entendi sua explicação sobre fator de amortecimento, más na pratica, como identifico se um projeto de amplificador tem amortecimento ?
Ex. dizem que o time 702 tem um grave seco ( apesar de ser um bom amplificador ), já o amplificador da behringer já tem amortecimento, que tem grave bem macio, gostaria se possível na pratica como o amigo explicou na página anterior ( 11 ) deste tópico a respeito do bootstrap em que ele explicou e mostrou no esquema como identificar, ou se eu posso em um projeto que eu já tenha inserir algum componente que me ajude nessa parte .    
Exatamente Lessil... O bootstrap muda TUDO, principalmente em relação aos graves... No Debunker deixei uma combinação mais "agressiva" (resistores + capacitor de bootstrap) por existir a opção de COM e SEM bootstrap... Mas nada impede que essa combinação seja alterada à gosto, não só no amplificador que eu fiz, mas em qualquer amplificador que possua o bootstrap, até mesmo integrados...

Se vc reparar no famoso TDA7294, vai notar que ele tem um pino dedicado à um capacitor de bootstrap externo, e isso existe exatamente pra que tenhamos a escolha de opção COM, SEM, valores distintos, etc:

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Comentários Sobre Amplificadores  - Página 7 Empty Re: Comentários Sobre Amplificadores

Mensagem por CMeletronica Ter 3 Dez 2013 - 21:54

sim amigo e ja vi em alguns datahseets que aumenta um pouco a potencia com boostrap pois nas informaçoes em trabalho convencional a potencia é uma em boostrap é outra
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Mensagem por lessil Ter 3 Dez 2013 - 23:07

O bootstrap, eu citei como exemplo, más a pergunta era referente a amortecimento, como identificar, como inserir amortecimento ?
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Comentários Sobre Amplificadores  - Página 7 Empty Re: Comentários Sobre Amplificadores

Mensagem por renatoscp Qua 4 Dez 2013 - 7:20

lessil escreveu:O  bootstrap, eu citei como exemplo, más a pergunta era referente a amortecimento, como identificar, como inserir amortecimento ?
Osciloscópio e gerador de funções...
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Comentários Sobre Amplificadores  - Página 7 Empty Re: Comentários Sobre Amplificadores

Mensagem por CMeletronica Qui 5 Dez 2013 - 8:51

amigo renato pelo que entendi ele que ver a explicação no esquema pra entender melhor o funcionamento ,onde atua , como fazer , o que pode ser alterado .
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