Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira

Participe do fórum, é rápido e fácil

Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira
Eletrônica Silveira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
HOMENAGEM

Na vida tudo passa tudo acontece mas alguém igual a você a gente jamais esquece

Comentários Sobre Amplificadores  - Página 6 1-74


★ 22 de novembro de 1991

† 12 de março de 2016

Nosso eterno amigo, administrador e fundador deste fórum
Quem está conectado?
32 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 32 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 362 em Sex 9 Abr 2021 - 22:11
Últimos assuntos
» esquema studio r z1
Comentários Sobre Amplificadores  - Página 6 EmptyOntem à(s) 16:50 por luiz h souza

» Todas as revistas CTA VOL 1 A 12 - aproveitem.
Comentários Sobre Amplificadores  - Página 6 EmptyTer 7 maio 2024 - 21:53 por sergiopbastos

» Meu irs 900 stereo
Comentários Sobre Amplificadores  - Página 6 EmptyQua 1 maio 2024 - 17:40 por sandy silva de oliveira

» LAYOUT DA TIME ONE E OS PDF
Comentários Sobre Amplificadores  - Página 6 EmptyDom 14 Abr 2024 - 12:58 por ROLDAO

» PI ITALIANO 6V DETECTOR DE METAL
Comentários Sobre Amplificadores  - Página 6 EmptyQua 10 Abr 2024 - 19:10 por Fardin pezzhan

» DETECTOR DE METAIS IDX-PRO
Comentários Sobre Amplificadores  - Página 6 EmptySex 5 Abr 2024 - 19:51 por Fardin pezzhan

» Fonte Chaveada 2000W SG3525 & IR2110
Comentários Sobre Amplificadores  - Página 6 EmptyQui 4 Abr 2024 - 12:55 por sandy silva de oliveira

» >>>>>>> Sobre a criação de novos tópicos<<<<<<<<<<<<<<<
Comentários Sobre Amplificadores  - Página 6 EmptyDom 24 Mar 2024 - 16:10 por crisnich

» Defeito intermitente amplificador Ciclotron TIP5000
Comentários Sobre Amplificadores  - Página 6 EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:13 por fastaveira

» Esquema Amplificador Audio Leader AL 5.0
Comentários Sobre Amplificadores  - Página 6 EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:01 por fastaveira

» MK4000 - FONTE CHAVEADA FULL BRIDGE
Comentários Sobre Amplificadores  - Página 6 EmptyDom 17 Mar 2024 - 18:43 por sandy silva de oliveira

» amplificador class h tailandes
Comentários Sobre Amplificadores  - Página 6 EmptySex 15 Mar 2024 - 22:41 por mehuysal

» Amplificador Super Strong
Comentários Sobre Amplificadores  - Página 6 EmptyQui 14 Mar 2024 - 13:03 por Reginaldo Silva

» Amplificador Classe D UCD1500
Comentários Sobre Amplificadores  - Página 6 EmptyQua 13 Mar 2024 - 13:07 por Guille

»  NS450 - FONTE CHAVEADA PARTE 2
Comentários Sobre Amplificadores  - Página 6 EmptySeg 11 Mar 2024 - 6:55 por ffernand3s

Top dos mais postadores
Rafael Silveira (7816)
Comentários Sobre Amplificadores  - Página 6 I_vote_lcapComentários Sobre Amplificadores  - Página 6 I_voting_barComentários Sobre Amplificadores  - Página 6 I_vote_rcap 
Caca Silva (6057)
Comentários Sobre Amplificadores  - Página 6 I_vote_lcapComentários Sobre Amplificadores  - Página 6 I_voting_barComentários Sobre Amplificadores  - Página 6 I_vote_rcap 
renatoscp (3891)
Comentários Sobre Amplificadores  - Página 6 I_vote_lcapComentários Sobre Amplificadores  - Página 6 I_voting_barComentários Sobre Amplificadores  - Página 6 I_vote_rcap 
CMeletronica (3234)
Comentários Sobre Amplificadores  - Página 6 I_vote_lcapComentários Sobre Amplificadores  - Página 6 I_voting_barComentários Sobre Amplificadores  - Página 6 I_vote_rcap 
michel chagas (2791)
Comentários Sobre Amplificadores  - Página 6 I_vote_lcapComentários Sobre Amplificadores  - Página 6 I_voting_barComentários Sobre Amplificadores  - Página 6 I_vote_rcap 
Railson (2119)
Comentários Sobre Amplificadores  - Página 6 I_vote_lcapComentários Sobre Amplificadores  - Página 6 I_voting_barComentários Sobre Amplificadores  - Página 6 I_vote_rcap 
alexsandro rodrigues de a (1835)
Comentários Sobre Amplificadores  - Página 6 I_vote_lcapComentários Sobre Amplificadores  - Página 6 I_voting_barComentários Sobre Amplificadores  - Página 6 I_vote_rcap 
naldo santos (1625)
Comentários Sobre Amplificadores  - Página 6 I_vote_lcapComentários Sobre Amplificadores  - Página 6 I_voting_barComentários Sobre Amplificadores  - Página 6 I_vote_rcap 
ablacon64 (1222)
Comentários Sobre Amplificadores  - Página 6 I_vote_lcapComentários Sobre Amplificadores  - Página 6 I_voting_barComentários Sobre Amplificadores  - Página 6 I_vote_rcap 
gilvantexas (1061)
Comentários Sobre Amplificadores  - Página 6 I_vote_lcapComentários Sobre Amplificadores  - Página 6 I_voting_barComentários Sobre Amplificadores  - Página 6 I_vote_rcap 

Medidor de Velocidade


Comentários Sobre Amplificadores

+24
lessil
mk audio
jlg
CMeletronica
Caca Silva
adirson
elton figueiroa silvestre
edsontaubate
farjon
Cantunes
thefisher
systemjol
dr_als_house
fastaveira
Rogerio.slva
naldo santos
Mario Mota
HYSUB
cesar.filho.eletro
renatoscp
sandy silva de oliveira
audium
ricardoc978
netto
28 participantes

Página 6 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ir para baixo

Comentários Sobre Amplificadores  - Página 6 Empty Re: Comentários Sobre Amplificadores

Mensagem por adirson Qui 15 Ago 2013 - 13:41

amigo netto como vc faz para medir o hfe dos transistores.
vc usa aquela escala que vem em alguns multimetros?qual vc recomendaria?
adirson
adirson
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 180
Data de inscrição : 12/04/2012
Idade : 57
Localização : nova iguaçu rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Comentários Sobre Amplificadores  - Página 6 Empty Re: Comentários Sobre Amplificadores

Mensagem por netto Qui 22 Ago 2013 - 22:16

Grande Dr Ricardo,

sim o projeto do Fabio é muito bom, repare que o esquema tem um monte de componentes que procuram manter as tensões bem constantes em cada ponto, isso traz mais dinâmica, ataque, reduz a coloração pois as partes do circuito ficam mais independentes e isso não gera ressonâncias que tornam o som metálico, ou colorido, caso queira te envio o layout da placa pra você,

valeu
netto
netto
Avançado
Avançado

Mensagens : 337
Data de inscrição : 12/03/2013
Idade : 34
Localização : cascavel

Ir para o topo Ir para baixo

Comentários Sobre Amplificadores  - Página 6 Empty Re: Comentários Sobre Amplificadores

Mensagem por netto Qui 22 Ago 2013 - 22:18

Elton

vou pesquisar sobre esse amplificador, muito interessante

valeu
netto
netto
Avançado
Avançado

Mensagens : 337
Data de inscrição : 12/03/2013
Idade : 34
Localização : cascavel

Ir para o topo Ir para baixo

Comentários Sobre Amplificadores  - Página 6 Empty Re: Comentários Sobre Amplificadores

Mensagem por netto Qui 22 Ago 2013 - 22:25

Adirson

olha eu meço o hfe em um multi-teste, eu adaptei um sistema pra soldar os transistores e aguardar a temperatura estabilizar, pois as vezes a gente mede transistores usados com terminais curtos que precisam ser soldados pro teste.

Pra medir o hfe, meu multi-teste tem uma única escala, e você deve colocar o transistor a ser medido e aguardar uns 3 minutos ou mais até a temperatura estabilizar, pois se você colocar a mão no transistor o hfe já sobe por causa da temperatura dos dedos. É bom medir e casar o hfe de todos no mesmo dia e horário, pois se medir em dias e horários diferentes o hfe pode sair errado devido a mudanças na temperatura ambiente do dia ou horário. Por exemplo ao meio dia um transistor pode dar 300 de hfe e a noite pode cair pra 210 de hfe he he.

Pares é bom montar na placa juntos um do outro, encostados ou unidos com silicone e pasta térmica pra que o hfe seja sempre igual por causa da temperatura interna do amplificador, é bom também colocar eles distante de peças que aquecem muito, e distantes de ventoinhas que hora ligam e hora desligam.

valeu


Última edição por netto em Qui 22 Ago 2013 - 22:39, editado 1 vez(es)
netto
netto
Avançado
Avançado

Mensagens : 337
Data de inscrição : 12/03/2013
Idade : 34
Localização : cascavel

Ir para o topo Ir para baixo

Comentários Sobre Amplificadores  - Página 6 Empty Re: Comentários Sobre Amplificadores

Mensagem por ricardoc978 Qui 22 Ago 2013 - 22:29

Boa noite meu caro Netto, pode me enviar sim por favor, não sómente esse mas, qualquer projeto de amplificador interessante.
coleciono esquemas, alguns melhores e outros nem tanto. como disse antes gostei muito do F.T.
Abraços.
ricardoc978
ricardoc978
Avançado
Avançado

Mensagens : 413
Data de inscrição : 12/12/2012
Idade : 51
Localização : rio de janeiro-rj

Ir para o topo Ir para baixo

Comentários Sobre Amplificadores  - Página 6 Empty Re: Comentários Sobre Amplificadores

Mensagem por netto Qui 22 Ago 2013 - 22:49

Ricardo me manda mp com seu e-mail que eu mando o layout do F.M pra lá

valeu
netto
netto
Avançado
Avançado

Mensagens : 337
Data de inscrição : 12/03/2013
Idade : 34
Localização : cascavel

Ir para o topo Ir para baixo

Comentários Sobre Amplificadores  - Página 6 Empty Re: Comentários Sobre Amplificadores

Mensagem por Rogerio.slva Qui 22 Ago 2013 - 23:03

netto escreveu:Ricardo me manda mp com seu e-mail que eu mando o layout do F.M pra lá

valeu
Netto,

posso pegar este gancho também? Caso positivo, segue meu email: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Abs.
Rogerio Silva
Rogerio.slva
Rogerio.slva
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 56
Data de inscrição : 16/02/2013
Idade : 40
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Comentários Sobre Amplificadores  - Página 6 Empty Re: Comentários Sobre Amplificadores

Mensagem por edsontaubate Qui 22 Ago 2013 - 23:10

Opa +1 Very Happy  [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
edsontaubate
edsontaubate
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 151
Data de inscrição : 06/04/2012
Idade : 58
Localização : Taubaté SP

Ir para o topo Ir para baixo

Comentários Sobre Amplificadores  - Página 6 Empty Re: Comentários Sobre Amplificadores

Mensagem por netto Sex 23 Ago 2013 - 0:11

To mandando pra vocês se não tiver na caixa de entrada da uma olhada na pasta de spam

valeu
netto
netto
Avançado
Avançado

Mensagens : 337
Data de inscrição : 12/03/2013
Idade : 34
Localização : cascavel

Ir para o topo Ir para baixo

Comentários Sobre Amplificadores  - Página 6 Empty Re: Comentários Sobre Amplificadores

Mensagem por Rogerio.slva Sex 23 Ago 2013 - 7:17

netto escreveu:To mandando pra vocês se não tiver na caixa de entrada da uma olhada na pasta de spam

valeu
Neto, obrigado.

Este layout é novo? Tinha falado num layout feio, esse tá bem bacana.

Abs.

Rogerio
Rogerio.slva
Rogerio.slva
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 56
Data de inscrição : 16/02/2013
Idade : 40
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Comentários Sobre Amplificadores  - Página 6 Empty Re: Comentários Sobre Amplificadores

Mensagem por ricardoc978 Sex 23 Ago 2013 - 9:03

Netto te mandei uma MP, e de antemão agradeço pela gentileza e educação.
Abraços
ricardoc978
ricardoc978
Avançado
Avançado

Mensagens : 413
Data de inscrição : 12/12/2012
Idade : 51
Localização : rio de janeiro-rj

Ir para o topo Ir para baixo

Comentários Sobre Amplificadores  - Página 6 Empty Re: Comentários Sobre Amplificadores

Mensagem por adirson Sex 23 Ago 2013 - 10:25

netto muito obrigado pelos esclarecimentos a respeito da mediçao do beta dos transistores.
adirson
adirson
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 180
Data de inscrição : 12/04/2012
Idade : 57
Localização : nova iguaçu rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Comentários Sobre Amplificadores  - Página 6 Empty Re: Comentários Sobre Amplificadores

Mensagem por netto Sex 23 Ago 2013 - 11:35

Não ha de que Adirson, podem perguntar a vontade, o que eu souber eu repasso, e o que eu não souber eu pergunto pra colegas mais conhecedores que eu conheço e repasso pra vocês

valeu
netto
netto
Avançado
Avançado

Mensagens : 337
Data de inscrição : 12/03/2013
Idade : 34
Localização : cascavel

Ir para o topo Ir para baixo

Comentários Sobre Amplificadores  - Página 6 Empty Re: Comentários Sobre Amplificadores

Mensagem por netto Sex 23 Ago 2013 - 11:38

Sim Rogerio, é um layout mais novo, porém antes de montar analise ele de acordo com o esquema pra ver se não tem nenhum erro, mas acho que está perfeito.

Valewww
netto
netto
Avançado
Avançado

Mensagens : 337
Data de inscrição : 12/03/2013
Idade : 34
Localização : cascavel

Ir para o topo Ir para baixo

Comentários Sobre Amplificadores  - Página 6 Empty Re: Comentários Sobre Amplificadores

Mensagem por netto Sex 23 Ago 2013 - 11:39

Ricardo

ja te respondi a MP fico no aguardo

valeu
netto
netto
Avançado
Avançado

Mensagens : 337
Data de inscrição : 12/03/2013
Idade : 34
Localização : cascavel

Ir para o topo Ir para baixo

Comentários Sobre Amplificadores  - Página 6 Empty Re: Comentários Sobre Amplificadores

Mensagem por fastaveira Sáb 24 Ago 2013 - 15:10

Boa tarde Netto tudo bem, por acaso é o layout o qual eu desenhei do amplificador FM1450? Caso positivo, você deu uma analisada se não havia erros?

Abraços.

Fabrício S. Taveira
fastaveira
fastaveira
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 87
Data de inscrição : 22/05/2013
Idade : 43
Localização : Urupês-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Comentários Sobre Amplificadores  - Página 6 Empty Re: Comentários Sobre Amplificadores

Mensagem por netto Sáb 24 Ago 2013 - 15:38

Fastaveira nem lembro, tenho uns 3 ou 4 modelos do fm 1450, o seu não tive tempo de olhar ainda, mas vou analisar quando tiver tempo, da um trabalhinho bom he he

valeu abraços
netto
netto
Avançado
Avançado

Mensagens : 337
Data de inscrição : 12/03/2013
Idade : 34
Localização : cascavel

Ir para o topo Ir para baixo

Comentários Sobre Amplificadores  - Página 6 Empty Re: Comentários Sobre Amplificadores

Mensagem por netto Seg 26 Ago 2013 - 23:45

Pessoal estive testando agora alguns fatos intrigantes.

Peguei um amplificador que usa transistores 2sc5198 e 2sa1941, e estive fazendo testes com troca de capacitor miller, pra ouvir as diferenças no timbre dos agudos.

Então, acabei por curiosidade retirando esses capacitores fora e o amplificador funcionou normalmente, sem aquecer, com agudos mais brilhantes e esquisitos, isso em volume baixo.

Então coloquei outros transistores também 2sc5198 e 2sa1941, porém estes tem a serigrafia um pouco diferente, mais escura, está escrito ATA logo acima, deve ser o fabricante, e veja só, coloquei estes transistores pra ver as diferenças de timbre com relação aos anteriores, e no que liguei a fonte os transistores quase pegaram fogo em questão de 1 segundo, a sorte minha foi que fui rápido e desliguei a fonte. Voltei a colocar os capacitores miller e eles não aqueceram e funcionaram normal.

Ou seja, sem os capacitores miller estes últimos transistores do fabricante ATA aquecem imediatamente mesmo sem sinal, e os outros transistores anteriores, do  fabricante toshiba não aquecem!!

Eu conclui que os que aquecem são mais rápidos e melhores, e os que não aquecem são mais lentos e não oscilam, mas os que não aquecem são da toshiba originais do amplificador, e estes outros que aqueceram são da ATA, que deve ser da china e retirados de um módulo, agora fiquei na dúvida qual os melhores ou piores he he.

valeu aguardo a dica e resposta de quem é mais entendido no assunto.
netto
netto
Avançado
Avançado

Mensagens : 337
Data de inscrição : 12/03/2013
Idade : 34
Localização : cascavel

Ir para o topo Ir para baixo

Comentários Sobre Amplificadores  - Página 6 Empty Re: Comentários Sobre Amplificadores

Mensagem por farjon Ter 27 Ago 2013 - 0:29

Netto, boa noite. Creio que diferenças na "fórmula" do transistor.  Sem o capacitor Miller (ou Cdom, como alguns chamam) a compensação em frequência da realimentação fica dependendo dos componentes.  O Miller existindo ele fica como "dominante" e diminui a sensibilidade da compensação aos componentes. Ainda pode haver mudanças de timbre em função de trocas, é questão de testar como você tem feito.
farjon
farjon
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 23
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 64
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Comentários Sobre Amplificadores  - Página 6 Empty Re: Comentários Sobre Amplificadores

Mensagem por netto Ter 27 Ago 2013 - 10:08

Farjon realmente me impressionei com este fenomeno, eu sei que sem o capacitor miller há chances do amplificador oscilar e aquecer os transistores de saída, mas não sabia que dois transistores do mesmo código (2sc5198/2sa1941) porém de fabricantes diferentes dariam tanta diferença de oscilação, sendo que um não oscila e outro oscila.

É só ligar a fonte e eles em 1 segundo quase queimam, nota a placa estava fora do dissipador de calor.

abrs
netto
netto
Avançado
Avançado

Mensagens : 337
Data de inscrição : 12/03/2013
Idade : 34
Localização : cascavel

Ir para o topo Ir para baixo

Comentários Sobre Amplificadores  - Página 6 Empty Re: Comentários Sobre Amplificadores

Mensagem por farjon Ter 27 Ago 2013 - 11:23

netto escreveu:Farjon realmente me impressionei com este fenomeno ...dois transistores do mesmo código (2sc5198/2sa1941) porém de fabricantes diferentes dariam tanta diferença ...
Algo do tipo 2 bolos de chocolate de padarias diferentes nâo têm o mesmo gosto.
farjon
farjon
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 23
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 64
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Comentários Sobre Amplificadores  - Página 6 Empty Re: Comentários Sobre Amplificadores

Mensagem por netto Ter 27 Ago 2013 - 15:50

Sim Farjon, mas no caso de componentes devem os fabricantes pelo menos obedecer um pouco os datasheets he he

abraços e valeu pelas informações
netto
netto
Avançado
Avançado

Mensagens : 337
Data de inscrição : 12/03/2013
Idade : 34
Localização : cascavel

Ir para o topo Ir para baixo

Comentários Sobre Amplificadores  - Página 6 Empty Re: Comentários Sobre Amplificadores

Mensagem por renatoscp Dom 15 Set 2013 - 19:38

Netto, qual amplificador vc utilizou pra fazer esse teste do miller?

Pois isso realmente é um saco... Principalmente em simuladores, onde a simulação leva em conta que estamos utilizando componentes IDENTICOS aos originais...

E é aí que eu repito:

É ILUSÃO medir "harmonicos" em simulador e depois adotar isso na realidade e chamar de "melhor amplificador do mundo"....
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 3891
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 43
Localização : Santa Cruz das Palmeiras - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Comentários Sobre Amplificadores  - Página 6 Empty Re: Comentários Sobre Amplificadores

Mensagem por Caca Silva Seg 16 Set 2013 - 12:36

Renato uma curiosidade então, quando um amplificador queima os transistores de saída após a sua troca deve-se refazer o ajuste de BIAS?

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Caca Silva
Caca Silva
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Mensagens : 6057
Data de inscrição : 30/01/2011
Idade : 43
Localização : Ritápolis MG

Ir para o topo Ir para baixo

Comentários Sobre Amplificadores  - Página 6 Empty Re: Comentários Sobre Amplificadores

Mensagem por renatoscp Seg 16 Set 2013 - 14:05

cacabest escreveu:Renato uma curiosidade então, quando um amplificador queima os transistores de saída após a sua troca deve-se refazer o ajuste de BIAS?
Claro... Nem que seja apenas pra conferir...
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 3891
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 43
Localização : Santa Cruz das Palmeiras - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Comentários Sobre Amplificadores  - Página 6 Empty Re: Comentários Sobre Amplificadores

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 6 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos